Vous êtes sur la page 1sur 1

LECIONRIO DOMINICAL ANO B 1 Domingo DO ADVENTO TEXTOS BBLICOS: BBLIA J. F.

DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA

cf. LECIONRIO em: CCT - Consultation on Common Texts, (www.commontexts.org/Default.html) - DESENHO: www.servicioskoinonia.org/cerezo/

FIQUEMOS ALERTAS, POIS DEUS EST CHEGANDO


1 Leitura: O silncio de Deus
64:1

Evangelho: Deus est sempre chegando Oh! Se fendesses os cus e descesses!

Leitura do Livro do Profeta Isaas (Is 63,16b-17;64,1.3b-8) ...Tu, SENHOR, s nosso Pai; nosso Redentor o teu nome desde a antiguidade. 17 SENHOR, por que nos fazes desviar dos teus caminhos? Por que endureces o nosso corao, para que te no temamos? Volta, por amor dos teus servos e das tribos da tua herana. [...] 64:1 Oh! Se fendesses os cus e descesses! Se os montes tremessem na tua presena, [...] 3b desceste, e os montes tremeram tua presena. 4 Porque desde a antiguidade no se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus alm de ti, que trabalha para aquele que nele espera. 5 Sais ao encontro daquele que com alegria pratica justia, daqueles que se lembram de ti nos teus caminhos; eis que te iraste, porque pecamos; por muito tempo temos pecado e havemos de ser salvos? 6 Mas todos ns somos como o imundo, e todas as nossas justias, como trapo da imundcia; todos ns murchamos como a folha, e as nossas iniqidades, como um vento, nos arrebatam. 7 J ningum h que invoque o teu nome, que se desperte e te detenha;
porque escondes de ns o rosto e nos consomes por causa das nossas iniqidades.
8 Mas agora, SENHOR, tu s nosso Pai, ns somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos ns, obra das tuas mos. 16b

Salmos responsorial: 80.1ac-2b,14-15, 17-18 (R/3) R. 3 Restaura-nos, Deus; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos. ouvidos, pastor de Israel, ... tu que ests entronizado acima dos querubins, mostra o teu esplendor. 2b desperta o teu poder e vem salvar-nos. R.
14 1 D

Deus dos Exrcitos, volta-te, ns te rogamos, olha do cu, e v, e visita esta vinha; 15 protege o que a tua mo direita plantou, o sarmento que para ti fortaleceste. R.
17 Seja

a tua mo sobre o povo da tua destra, sobre o filho do homem que fortaleceste para ti. 18 E assim no nos apartaremos de ti; vivifica-nos, e invocaremos o teu nome. R. 2 Leitura: Chamados comunho plena com Jesus Cristo 7 ... aguardando vs a revelao de nosso Senhor Jesus Cristo Leitura da Primeira Carta de Paulo aos Corntios (1Cor 1,3-9) [Irmos:] a vs outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 4 Sempre dou graas a [meu] Deus a vosso respeito, a propsito da sua graa, que vos foi dada em Cristo Jesus; 5 porque, em tudo, fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento; 6 assim como o testemunho de Cristo tem sido confirmado em vs, 7 de maneira que no vos falte nenhum dom, aguardando vs a revelao de nosso Senhor Jesus Cristo, 8 o qual tambm vos confirmar at ao fim, para serdes irrepreensveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 Fiel Deus, pelo qual fostes chamados comunho de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.
3 graa

35 Vigiai, pois, porque no sabeis quando vir o dono da casa...

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 13, 33-37) [Naqueles dias, Jesus disse a seus discpulos:] 33 Estai de sobreaviso, vigiai [e orai]; porque no sabeis quando ser o tempo. 34 como um homem que, ausentando-se do pas, deixa a sua casa, d autoridade aos seus servos, a cada um a sua obrigao, e ao porteiro ordena que vigie. 35 Vigiai, pois, porque no sabeis quando vir o dono da casa: se tarde, se meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manh; 36 para que, vindo ele inesperadamente, no vos ache dormindo. 37 O que, porm, vos digo, digo a todos: vigiai! Orao do dia (Livro de Orao Comum LOC, pg. 111 1 Domingo do Advento) Deus Onipotente, d-nos a graa de rejeitar as obras das trevas e vestir-nos das armas da luz, durante esta vida mortal, em que teu Filho Jesus Cristo, com grande humildade, veio visitar-nos; a fim de que, no ltimo dia, quando ele vier em sua gloriosa majestade, para julgar os vivos e os mortos, ressuscitemos para a vida imortal, mediante Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espirito Santo, agora e sempre. Amm.

Aclamao ao Evangelho (Sl 84,7) Mostra-nos, SENHOR, a tua misericrdia e concede-nos a tua salvao.

Vous aimerez peut-être aussi