Vous êtes sur la page 1sur 5

Leonel Souza Volpato Lucas Moura Andrade

Relatrio de Eletricidade e Magnetismo n8 Lei de Faraday Fechamento do Indutor

Universidade Federal de Mato Grosso Cuiab - 2011

1. Introduo: 1.1 Objetivo: Ao energizar um circuito indutor, analisar como a corrente estabelecida no mesmo. Observar o atraso do estabelecimento dessa corrente no circuito pelo acendimento tardio de uma lmpada colocada em paralelo com outro circuito apenas resistivo. Justificar tal atraso pela Lei de Faraday da Induo Eletromagntica. 1.2 Materiais utilizados: _ Fonte energtica: Rede CEMAT 127 V, 60Hz _Varivolt: Regula a tenso obtida da fonte, podendo-se escolher a tenso nos seus terminais de sada; _Voltmetro: Ligado em paralelo nas sadas do varivolt, afere a tenso que sai do mesmo, uma vez que a graduao e regulagem do varivolt podem no estar exatas; _Disjuntor: Chave ligada na sequncia do circuito como dispositivo de segurana, e tambm para facilitar a o acionamento do circuito; _Retificador: Transforma a corrente alternada em corrente contnua; Obs.: O conjunto acima considerada nossa fonte CC; _1 Multmetro digital _2 Resistores de 10 ohms; _1 Resistor de 20 ohms; _2 Lmpadas incandescentes de 6V; _3 Bobinas indutoras ligadas em srie; _Cabos para ligao. 2. Fundamentos tericos:

A variao da energia magntica armazenada em um indutor requer uma variao de corrente, e essa variao contraposta pela fem, que determinada pelo produto da indutncia L pela taxa de variao da corrente. A partir da j podemos perceber que a corrente no indutor no pode variar de forma repentina, pois assim teramos uma fem infinita geradas em seus terminais. Quando fechamos a chave do circuito indutor a corrente no circuito 0, consequentemente toda a tenso da fonte recai sobre o indutor.

A partir desse momento a corrente no indutor cresce, e consequentemente a tenso cai, at que se atinjam os valores constantes. Para tal temos as expresses deduzidas em sala:

E com o auxlio do ATP, temos no grfico a corrente e a voltagem em um indutor:

Temos a voltagem mxima estabelecida no momento em que foi ligada a chave e decrescendo, e a corrente nula no instante zero e crescendo.

3. Procedimentos experimentais: Montado o circuito envolvendo, respectivamente, o varivolt ajustado em 6 Volts, o voltmetro e a ponte retificadora, assim como representado:

Posteriormente montamos o circuito com os dois ramos em paralelo, para que a voltagem seja a mesma nos dois.

Dessa maneira podemos observar o ascendimento tardio da lmpada da direita, devido as bobinas.

4. Resultados: Percebemos, ento, o atraso da lmpada no ramo indutor. Isso se d pela oposio que o indutor oferece a corrente. Temos a seguir, para exemplificar, o grfico da corrente i que chega lmpada no ramo indutor.

5. Concluso: Todos os objetivos foram alcanados, uma vez que uma percepo visual foi obtida com sucesso. Uma possvel fonte de erro seria uma equivocada quantificao da resistncia interna das bobinas, mas, ainda assim, no influenciariam muito no resultado da experincia, pois um circuito resistivo no se ope passagem da corrente.

Vous aimerez peut-être aussi