Vous êtes sur la page 1sur 2

TR IBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

P R O C E S S O TC01.965/05
Administrao Direta. Prefeitura Municipal de Campina Grande. Dispensa de Licitao n 18/2005. Irregularidade. Recomendao.

ACRDO AC2 - TC - 02177/2011


RELATRIO
Tratam os presentes autos de processo da Dispensa de Licitao n 018/05, realizada pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, objetivando a contratao de servios especializados na elaborao de planos e projetos urbansticos, no valor de R$ 75.000,00. Em 08 de novembro de 2007, a 1 Cmara deste TCE baixou a Resoluo RC1 TC 240/2007 para assinar o prazo de 30 (trinta) dias ao Prefeito Municipal de Campina Grande, Sr. Veneziano Vital do Rego Segundo Neto, para apresentao dos documentos de regularidade da empresa contratada junto ao FGTS e ao sistema de Previdncia Social, sob pena de multa. Os autos retornaram Auditoria que verificou serem os documentos anexados rplicas dos j existentes no processo, restando no cumprida a deciso cameral.

PARECER DO MINISTRIO PBLICO JUNTO AO TRIBUNAL-MPjTCE


A Representante do MPjTCE, Isabella Barbosa Marinho Falco, emitiu parecer, nos autos, concluindo se fazer necessrio esclarecimento a respeito do entendimento acerca da natureza autrquica da URBEMA. Ao referir-se que a URBEMA uma Empresa Pblica de natureza autrquica, o PARQUET se refere natureza de suas atividades, de cunho essencialmente pblico. Contudo, no que tange sua organizao e estrutura, est submetida ao regime das empresas pblicas, pois esta a indicao da Receita Federal em pesquisa realizada pela rede mundial de computadores. Diante das constataes evidenciadas, e atrelada aplicao do direito no caso concreto, o Parquet pugna pela irregularidade da dispensa de licitao e conseqente contrato, por no restar comprovada a observncia do art. 195, I, 3, da CF; para que seja feita recomendao Administrao Municipal no sentido de que respeite as diretrizes normativas traadas pela lei que traz tona normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos; e, pela aplicao de multa autoridade responsvel, haja vista o descumprimento de normas regedoras da espcie, consoante ensinamento do artigo 56 da LOTCE/PB.

OUTRAS OBSERVAES
Durante o binio 2009/2010, este Relator assumiu a Presidncia deste Tribunal, e, em 01.08.2011, este processo foi devolvido ao meu gabinete, por fora do Memorando n 101/11 da 2 Cmara.

TR IBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

VOTO DO RELATOR
O Relator vota de acordo com o MPjTCE, pela irregularidade da dispensa de licitao e conseqente contrato, por no restar comprovada a observncia do art. 195, I, 3, da CF, recomendando-se Administrao Municipal no sentido de que respeite as diretrizes normativas traadas pela Lei 8666/93.

DECISO DA 2. CMARA DO TCE/PB


Vistos, relatados e discutidos os autos do PROCESSO TC-01965/05, os MEMBROS DA 2 Cmara do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, unanimidade, na sesso realizada nesta data, ACORDAM em:
I. Julgar irregular a dispensa de licitao e conseqente contrato, por descumprimento do art. 195, I, 3, da CF. II. Recomendar Administrao Municipal no sentido de que respeite as diretrizes normativas traadas pela lei 8666/93.
Publique-se, intime-se, registre-se e cumpra-se. Sala das Sesses da 2. Cmara do TCE-Pb Plenrio Cons. Adalton Colho Costa. Joo Pessoa, 04 de outubro de 2011.

______________________________________________________ Conselheiro Arnbio Alves Viana - Presidente

_____________________________________________________ Conselheiro Nominando Diniz Relator

_____________________________________________________ Representante do Ministrio Pblico junto ao Tribunal

TC01.965/05

Vous aimerez peut-être aussi