Vous êtes sur la page 1sur 11

North American Division Portuguese Ministry

Treinamento de Instrutores Bblicos

TESTES DOS DONS ESPIRITUAIS

I - DESCOBRINDO OS DONS ESPIRITUAIS


A DONS DA FALA
Penso Que Tenho Este Dom Posso Ter No Penso Que Tenha

1 Palavra de Conhecimento Habilidade de acumular e reter uma proviso de conhecimentos da Palavra de Deus para atender s necessidades disponveis. 2 Palavra de Sabedoria Habilidade de penetrar em um assunto ou tema, vendo a questo em seus variados aspectos e comunicando sbio conselho da Palavra de Deus. 3 Evangelismo Habilidade de apresentar o evangelho de Jesus de maneira to persuasiva que as pessoas so levadas a se tornarem seus discpulos. 4 Ensino Habilidade de pesquisar, comprovar e apresentar a verdade de maneira efetiva. Ensinar a Palavra de Deus claramente. 5 Exortao Esta palavra derivada da mesma palavra que Jesus usou para Confortador(Esprito Santo) e encorajar. Tambm a habilidade para estimular pessoas ao no servio de Deus. 6 Profecia Ser inspirado por Deus para partilhar a Palavra de Deus atravs do ministrio da pregao, trazendo instrues e conselhos que promovem o crescimento espiritual. 7 Lnguas Habilidade de falar em uma lngua estrangeira no previamente aprendida. 8 Interpretao de Lnguas Habilidade de interpretar lnguas de tal maneira que outros entendam e possam ser edificados pela expresso. 9 Pastor-Mestre Habilidade de conduzir, aconselhar e encorajar crentes em seu relacionamento com Cristo e no servio pela igreja e comunidade. Tambm aquele que capacita e equipa. 10 Apstolo Este dom significa ser enviado Algum comissionado a iniciar novas igrejas e que exerce liderana espiritual sobre certos nmeros de igrejas. Paulo iniciou seu apostolado ao tempo em que foi ordenado e enviado. . 11 Missionrio Habilidade de ministrar em outras culturas. 12 Liderana Habilidade de inspirar e guiar outros em vrios ministrios dentro do corpo de Cristo. O dom exercitado com a atitude de servo.

B DONS DE SERVIO

Penso Que Tenho Este Dom

Posso Ter

No Penso Que Tenho

1 F Um tipo especial de f que habilita o seu possuidor a ter a viso do que Deus deseja ser feito e a inabalvel confiana de realiz-lo apesar dos obstculos. 2 Cura Habilidade de invocar em seu auxlio o poder restaurador de Deus, de tal maneira que pessoas em necessidade recebam a cura. 3 Discernimento de espritos Habilidade de perceber entre a verdade e o erro, e entre a influncia de espritos maus e os bons anjos nos limites do reino sobrenatural. 4 Socorros Um dom que habilita a pessoa a ver necessidades prticas e preench-las. O exerccio deste Dom geralmente auxilia ou alivia pessoa com o dom da pregao ou ensino a fim de ministrar a Palavra de Deus. 5 Administrao(Governos) Esta palavra deriva o seu significado de um verbo significando dirigir, como timoneiro ou piloto de navio. a habilidade de guiar o corpo de Cristo para determinados objetivos, guardando o navio(a igreja) em seu curso. Tambm a habilidade de planejar e promover projetos que atendam s necessidades da causa de Deus. 6 Misericrdia Habilidade de sentir empatia, confortar ou ajudar aqueles que esto em problemas ou aflitos. Especial sensibilidade para com pessoas que esto feridas. 7 Liberalidade Habilidade de partilhar os bens com alegria e avidez, de tal maneira que pessoas so ajudadas e a obra de Deus avana. 8 Hospitalidade Habilidade de abrir o prprio lar, graciosamente, de tal maneira que os convidados so postos vontade e so refrescados tanto fisicamente quanto espiritualmente. 9 Servio Habilidade de ministrar s necessidades do pobre, do doente e do estrangeiro. Tambm a disposio de servir sob a liderana de outros sem qualquer pensamento de distino ou recompensa. 10 Milagres Habilidade de realizar atos sobrenaturais que glorificam a Deus e autenticam a mensagem de Salvao aos descrentes. s vezes manifestada em enfrentamento com espritos maus.

II - DESCOBRINDO OS MEUS DONS


Estas citaes tm sido satisfatoriamente experimentados em minha vida ou Eu creio que tenho dons para isto. Como fazer a contagem do seu teste:

Muito = 3
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42.

Algum = 2

Pouco = 1

Nada = 0

( ) Desfruto de responsabilidade do crescimento espiritual de um grupo cristo. ( ) Capacito pessoas a aprender verdades bblicas em detalhes. ( ) Aplico a verdade efetivamente em minha prpria vida. ( ) Tenho a capacidade de descobrir novas verdades atravs do estudo. ( ) Encorajo verbalmente o hesitante, o atribulado e o desanimado. ( ) Claramente percebo a diferena entre verdade e erro. ( ) Administro sabiamente o dinheiro para ajudar liberalmente a obra do Senhor. ( ) Auxilio os lderes, aliviando-os para que eles desempenhem sua funes essenciais. ( ) Trabalho alegremente com pessoas ignoradas pela maioria. ( ) Adapto-me facilmente em cultura diferente da minha. ( ) Conduzo outros deciso para salvao pela f em Cristo. ( ) Providencio alimento/abrigo graciosamente aos necessitados. ( ) Creio que Deus sempre cumpre suas promessas, apesar das evidncias circunstanciais. ( ) Persuado outros a avanar alcanando objetivos bblicos. ( ) Facilmente delego importantes responsabilidades a outros. ( ) Em nome do Senhor, eu curo enfermidades. ( ) Quando orando por outros, geralmente perco a noo do tempo. ( ) Gosto de ser convidado a realizar servios na igreja. ( ) Dedico-me com sacrifcio aos jovens e extraviados. ( ) Explico claramente os ensinos da Bblia a outros. ( ) Adoro trabalhar solues para problemas complicados. ( ) Tenho compreenso acerca de verdades que trazem convico a outros cristos. ( ) Sou um instrumento para despertar o indiferente ,redirecionar e a encorajar muitos realidade espiritual. ( ) Julgo sabiamente entre o correto e o errado. ( ) Do recursos e dinheiro para promover a obra do Senhor. ( ) Recepciono ou limpo a igreja com relativa facilidade. ( ) Ajudo ao desfavorecido. ( ) Aprendo outra lngua para ministrar a diferente cultura. ( ) Partilho alegremente o testemunho de minha converso. ( ) Providencio abrigo para convidados ou visitantes. ( ) Geralmente fico mais entusiasmado com o futuro do que com o passado. ( ) Sei onde quero chegar e percebo que outros cristos inclinados a seguir-me. ( ) Consigo organizar idias, pessoas, coisas para um ministrio mais efetivo. ( ) Em nome do senhor curo pessoas emocionalmente enfermas. ( ) Valorizo a importncia d orao de maneira mais acentuada do que a mdia dos cristos. ( ) Realizo prazerosamente os trabalhos rotineiros da igreja, que aborreceriam aos outros. ( ) Conheo intimamente e sou bem conhecido por aqueles a quem lidero e sirvo. ( ) Fao com que difceis verdades bblicas sejam facilmente compreendidas a outros. ( ) Escolho dentre muitas alternativas bblicas uma opo que geralmente funciona. ( ) Compreendo e domino fatos e princpios da verdade bblica. ( ) Desperto e desafio verbalmente aqueles que parecem apticos. ( ) Tendo a olhar alm da superfcie e questionar os motivos das pessoas.

43. ( ) Sinto profundamente comovido quando confrontado com urgentes necessidades financeiras na causa de Deus. 44. ( ) Datilografo arquivo ou registro cifras curtas referentes obra do Senhor. 45. ( ) Visito hospitais, prises ou abrigos e sinto-me realizado. 46. ( ) Sou capaz de relacionar-me bem com cristos de diferentes raas, lnguas ou culturas. 47. ( ) Explico claramente as verdades bblicas de tal maneira que conduzo pessoas ao Senhor Jesus. 48. ( ) Tendo um gesto especial de fazer com que os estranhos se sintam bem em casa. 49. ( ) Confio na presena e no poder de Deus para o impossvel. 50. ( ) Influencio outros a alcanar alvos bblicos. 51. ( ) Sou capaz de estabelecer alvos e fazer planos prticos para alcan-los. 52. ( ) Em nome do Senhor , trato de forma bem sucedida pessoas espiritualmente enfermas. 53. ( ) Orao um dos meus exerccios espirituais favoritos. 54. ( ) Sinto satisfao em realizar tarefas domsticas para a glria de Deus. 55. ( ) Ajudo aos cristos necessitados guiando-os a relevantes pores da Bblia e orando com eles. 56. ( ) Comunico verdades bblicas a outros que produzem mudanas em atitudes, valores ou conduta. 57. ( ) Quando fao nomeaes de pessoas a determinadas funes, geralmente resultam em acertada seleo. 58. ( ) Estudo e leio bastante para aprender verdades bblicas. 59. ( ) Sou apto a aconselhar efetivamente o hesitante, o culpado e o viciado. 60. ( ) Sou perspicaz em reconhecer o dom espiritual dos cristos. 61. ( ) Tenho habilidade de ganhar muito dinheiro para a obra de Deus. 62. ( ) Distribuo literatura evanglica ou folhetos em minha comunidade. 63. ( ) Levo um doente em resguardo para um passeio ou dou-lhe assistncia de maneira prtica. 64. ( ) Gosto da vida em pases estrangeiros. 65. ( ) Enfatizo a mensagem que fundamentalmente o evangelho da salvao. 66. ( ) Tenho uma genuna simpatia e apreciao por cada visitante ou convidado. 67. ( ) Sinto-me seguro em conhecer a especfica vontade de Deus para o futuro de Sua obra, mesmo quando outros hesitam. 68. ( ) Lidero outros a enfrentar as dificuldades na obra do Senhor. 69. ( ) Tenho habilidade em dirigir um grupo a fazer decises juntos. 70. ( ) Oro de tal maneira que a cura se realiza. 71. ( ) Deus constantemente responde a minhas oraes de maneira tangvel. 72. ( ) Prefiro ser dirigido na realizao de tarefas a delegar ordens. 73. ( ) Consigo restaurar pessoas que tm se afastado da comunidade crist. 74. ( ) Treino cristos a serem obedientes discpulos de Cristo. 75. ( ) Sinto uma extraordinria presena de Deus quando importantes decises necessitam ser tomadas. 76. ( ) Consigo perceber destacados e importantes fatos das Escrituras . 77. ( ) Conforto os cristos em sua aflio ou sofrimento. 78. ( ) Consigo perceber um impostor ou embusteiro antes que sua falsificao esteja claramente evidente. 79. ( ) Mantenho um razovel padro de vida a fim de economizar para a obra do Senhor. 80. ( ) Gosto de ajudar como professor numa classe bblica. 81. ( ) Converso animadamente com aqueles que esto na priso ou solitrios enfermos em convalescena. 82. ( ) Tenho habilidade em aprender lnguas estrangeiras. 83. ( ) Estou continuamente buscando descrentes para ganh-los para Cristo. 84. ( ) Gosto de Ter forasteiros em minha casa. 85. ( ) Confio na fidelidade de Deus quando tudo parece escuro. 86. ( ) Outros me seguem porque tenho o conhecimento que contribui para a edificao de minha igreja. 87. ( ) Consigo recrutar cristos e p-los a trabalhar, exercitando seus dons. 88. ( ) Ajudo efetivamente aqueles que so indecisos ou irresolutos.

89. ( ) s vezes encontro-me orando quando deveria estar fazendo outras coisas. 90. ( ) Gosto quando outros expressam uma necessidade por minha ajuda.

RESULTADOS DO TESTE DE DONS ESPIRITUAIS


Nome: _________________________________________________________
Coloque o valor numrico correspondente em cada resposta prximo ao nmero de cada questo.

Muito: 3 Algumas vezes: 2 Pouco: 1 Nada: 0 Agora some os cinco nmeros de cada fileira, colocando-o na coluna do total:

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17

19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35.

Valor das Respostas 37. 55. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 56. 57. 58. 59. 60. 61. 62 63. 64. 65. 66. 67. 68. 69. 70 71.

73. 74. 75. 76. 77. 78. 79. 80. 81. 82. 83. 84. 85. 86. 87. 88. 89.

Total Dom Pastor Professor Sabedoria Conhecimento Exortao Discernimento Contribuio Socorros Misericrdia Missionrio Evangelista Hospitalidade F Liderana Administrao Cura Intercesso
6

18.

36.

54.

72.

90.

Servio

AVALIAO DO GRUPO DE DONS


Por favor, escreva abaixo os 5 maiores dons do seu teste de dons espirituais. Tambm existe o nmero de pontos alcanados em cada um. DONS 1 2 3 4 5 NMERO DE PONTOS

Meus Trs Maiores Dons


1. 2. 3.

Outros Dons
4. 5. 6.

III - COMO USAR MEUS DONS ESPIRITUAIS


Descoberta Atravs de Grupos:
Desde que os dons so dados para a edificao do corpo de Cristo, voc pode esperar receber confirmao do corpo. Em outras palavras, outros membros iro avaliar seus dons tambm. Se eles no confirmam os dons que voc pensa ter, isto pode ser uma indicao que voc no tem este dom particular. Divida em grupos de 4 ou 5.(Instrutor: tente colocar pessoas de dons similares no mesmo grupo). Escolha um grupo onde um conhece ao outro bem. Responda s questes 1 e 2 em particular antes de iniciar a discusso em grupo.

1 Escreva abaixo o nome de cada pessoa em seu grupo. Ao lado do nome de cada pessoa, escreva o que voc pensa ser os seus maiores dons. Nome Dom (s)

2 Agora liste os seus trs maiores dons dos testes realizados: a. _________________________________________________ b. _________________________________________________ c. _________________________________________________ 3 Escolha um membro do grupo e faa com que os outros membros do grupo leiam os dons que eles escreveram correspondentes a eles. 4 Liste abaixo os dons que o grupo sugere que voc tem: a. _________________________________________________ b. _________________________________________________ c. _________________________________________________ d. _________________________________________________ e. _________________________________________________ f. _________________________________________________ 5 Partilhe com o resto do grupo o que voc percebe ser o seu dom. Voc concorda com o resto do grupo?

Ateno: No considere este teste como o passo final na descoberta do seu dom. Continue a pensar, estudar e orar sobre o assunto. Discuta como outros membros da igreja, converse com os ancios e pastores. O que voc aprendeu aqui, no entanto, indica a rea que voc poder explorar mais adiante.

IV - COMO USAR MEUS DONS ESPIRITUAIS


1. Divida em grupos de dois. 2. Escolha quatro dos seus dons listados abaixo e discuta como aqueles dons podem ser usados na igreja e na comunidade para testemunhar. 3. Escreva suas concluses no espao em branco.

Dons
F Misericrdia Socorro

Como pode ser usado para testemunhar

Intercesso Exortao Ensino Pastor

Sabedoria Administrao

Evangelismo Liderana Hospitalidade Conhecimento

Liberalidade Servio Outro

V - COMO USAR MEUS DONS ESPIRITUAIS


PARA AJUDAR MEU PASTOR
Nome:____________________________________________________________ Em resposta ao Seminrio dos Dons Espirituais, creio que meus dons espirituais so: 1. _____________________________________ 2. _____________________________________ 3. _____________________________________ 4. _____________________________________ 5. _____________________________________ Eu creio que meus dons podem ser usados nas seguintes reas: ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) Recepcionista da igreja ) Dicono ou diaconisa ) Ancio ) Msica (Favor especificar ________________________________________) ) Dar estudos bblicos aps treinamento ) Lder de pequeno grupo ) Planejar eventos sociais na igreja ) Professor de Escola Sabatina ) Auxiliar no Departamento Infantil ) Grupos de orao ) Equipe de visitao ) Partilhar meu testemunho ) Evangelismo plantando novas igrejas ) Classe Bblica Jovens, domingo tarde, Escola Sabatina ) Liderana de Jovens ) Clube de Desbravadores ) Seminrios de treinamento ) Campanhas comunitrias, Assistncia Social ) Outro (Favor especificar ___________________________________________)

10

Observaes:
_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

11

Vous aimerez peut-être aussi