Vous êtes sur la page 1sur 3

Escola de Negcios Curso: Cincias Contbeis Disciplina: Sociologia Profa.

Delma de Andrade

Estudo Dirigido 1

1. Quais foram as circunstncias de ordem histricas, intelectuais e prticas que contriburam para o surgimento da Sociologia?
A sua formao constitui um acontecimento complexo para o qual concorreram circunstncias histricas e intelectuais e intenes prticas. O seu surgimento ocorre num momento histrico determinado, coincidente com os ltimos momentos da desagregao da sociedade feudal e da consolidao da civilizao capitalista. A criao da sociologia no obra de um s filsofo ou cientista, mas o trabalho de vrios pensadores empenhados em compreender as situaes novas de existncia que estavam em curso. As transformaes econmicas, polticas e culturas verificadas no sculo XVII, marca de forma indelvel a sociologia. As revolues industrial e francesa patrocinam a instalao definitiva da sociedade capitalista. 2.

Qual a importncia dos acontecimentos ocorridos durante a Revoluo Industrial para a Sociologia?

Este fenmeno, o da revoluo industrial, determinou o aparecimento do proletariado e o papel histrico que ele desempenharia na sociedade capitalista. Os seus efeitos catastrficos para a classe trabalhadora geraram sentimentos de revolta traduzidos externamente na forma de destruio de mquinas, sabotagens, exploso de oficinas, roubos e outros crimes, que deram lugar criao de associaes livres e sindicatos que permitiram o dilogo de classes organizadas, cientes de seus interesses com os proprietrios dos instrumentos de trabalho.

3.

Quais foram os precursores da Sociologia e qual eram as suas preocupaes?

Os precursores da sociologia se encontravam entre militantes polticos e entre as pessoas que se preocupavam com os problemas sociais. Entre eles estavam os pensadores: Owen (1771-1858), William Thompson (1775-1833), Jeremy Bentham (1748-1832), etc., cujos escritos foram de importncia capital para a formao e constituio de um saber sobre a sociedade. Pensadores como Edmund Burke (1729-1797). Joseph de Maistre (1754-1821), Louis de Bonald (1754-1840), Saint-Simon, Auguste Comte e Emile Durkheim, e outros que procuraram desmontar todo o iderio dos filsofos do sculo XVIII, atacando suas concepes do homem, da sociedade e da religio, posicionando-se abertamente contra as crenas iluministas.

4.

Como o pensamento filosfico contribuiu para propagar os avanos da cincia?

Restabelecendo a ordem nas ideias e nos conhecimentos, criando um conjunto de crenas comuns a todos os homens, organizar a realidade.

5. Apresente alguns avanos alcanados pelo pensamento social do sculo XVIII


Preocupados com a ordem e a estabilidade, com a coesao social, enfatizariam a imporrancia da autoridade, da hierarquia, da tradic;ao e dos valores morais para a conservac;ao da vida social. 6.

Quem foram os Iluministas, quais foram suas concepes e posicionamento; cite os pensadores iluministas e suas principais contriburam para os avanos do pensamento social ? Os iluministas, enquanto idelogos da burguesia, com posies
revolucionrias, atacavam firmemente os fundamentos da sociedade feudal e seus privilgios e as restries que esta impunha aos interesses econmicos e polticos da burguesia. Estes iluministas reformularam as idias e procedimentos de seus antecessores como Descartes, Bacon, Hobbes: ao invs de usarem a deduo como a maioria dos pensadores do sculo XVII, os iluministas insistiam numa explicao da realidade baseado no modelo das cincias da natureza, influenciados mais por Newton (modelo de conhecimento baseado na observao, experimentao e acumulao de dados), do que por Descartes (mtodo de investigao baseado na deduo). As ideias iluministas foram espalhadas pelo mundo a partir do trabalho dos filsofos iluministas, como Locke, Voltaire, Montesquieu, Rousseau e Diderot.

7.

No plano prtico, O que foi a burguesia, qual o papel que ela representou e as transformaes que ela provocou no sculo XVIII ?

A burguesia, ao tomar o poder em 1789, insurgiu-se definitivamente contra os fundamentos da sociedade feudal, ao construir um Estado que assegurasse sua autonomia diante da Igreja e que incentivasse e protegesse a empresa capitalista. Neste contexto se situam a abolio das corporaes e dos grmios e a promulgao de legislao que limitava os poderes patriarcais na famlia, coibindo os abusos da autoridade do pai e forando-o a uma diviso igualitria da propriedade. Confiscou propriedades da Igreja, suprimiu os votos monsticos e responsabilizou o Estado pela educao. Acabou com antigos privilgios de classe e amparou e incentivou o empresrio. 8.

Qual foi a reao dos pensadores sociais como Tocqueville, Durkheim, Augusto Comte diante da Revoluo Francesa e de que maneira eles observavam a realidade social ?

O choque da revoluo foi to intenso, que aps quase setenta anos de seu triunfo, o pensador francs Alexis de Tocqueville disse dela: A revoluo segue seu curso: medida que vai aparecendo a cabea do monstro, descobre-se que, aps ter destrudo as instituies polticas, ela suprime as instituies civis e muda, em seguida, as leis, os usos, os costumes e at a lngua; aps ter arruinado a estrutura do governo, mexe nos fundamentos da sociedade e parece querer agredir at Deus... Este espanto tambm foi partilhado por outros como Durkheim, Sant-Simon, Comte, Le Play, 9.

Que tipo de trabalho os pensadores franceses desenvolveram inspirados na Revoluo Francesa?

No final do sculo passado, o matemtico francs Henri Poicar referiu-se sociologia como cincia de muitos mtodos e poucos resultados. Ao que tudo indica, atualmente poucos duvidam dos resultados alcanados pela sociologia. A sua realidade atestada pelas inmeras pesquisas dos socilogos, pela sua presena nas universidades e empresas e nos organismos estatais. Ao lado desta crescente presena da sociologia no nosso dia-a-dia, continua porm chamando a ateno de todos os que se interessam por ela os frequentes e acirrados debates travados em seu interior sobre o seu objeto de estudo e seus mtodos de investigao. 10.

Qual a contribuio da Revoluo Francesa para os avanos do pensamento social?

11. Para os primeiros socilogos qual seria o papel e a tarefa da nova cincia no contexto da Revoluo Francesa?

Vous aimerez peut-être aussi