Vous êtes sur la page 1sur 34

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

O ltimo Ato Volume V Luiza Regina Reis

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

SOBRE A AUTORA Luiza Regina Reis autora de mais de vintes peas teatrais que abordam os mais diversificados temas religiosos. Desde menina sempre gostou de teatro. Escreveu sua primeira pea aos 16 anos, uma historia de suspense, escrita para uma apresentao na aula de teatro da escola. O resultado foi to interessante que, impulsionou sua paixo para escrita e pelo teatro.

Aos 18 anos, Luiza Regina Reis se converteu ao cristianismo. Na Igreja que congregava, foi convidada a desenvolver um Ministrio de teatro com jovens. Creu no chamado ministerial e colocou-se a disposio para que seus conhecimentos pudessem ser aproveitados para levar a palavra de Deus a outras pessoas atravs do teatro.

Luiza escreveu a maioria das peas que produziu e que foram apresentadas na igreja que congregava. Suas obras j foram encenadas por grupos de teatro em igrejas localizadas nos Estados do Rio de Janeiro, So Paulo, Minas Gerais, Esprito Santo, Bahia e Rio Grande do Sul. Incluindo tambm, igrejas na Califrnia e em Nova Iorque. Sua pea mais conhecida se chama Os Desaparecidos, uma adaptao para teatro de um texto homnimo, sobre a profecia do arrebatamento descrita na Bblia.

Alm disso, Luiza Regina Reis diretora e produtora teatral, alm de professora de teatro e workshops para igrejas e grupos teatrais. Ao longo de mais de dez anos, ela tem colaborado e incentivado o teatro como ministrio dentro das igrejas. Seu ministrio como escritora e produtora de teatro evanglico tem vencido barreiras e preconceitos e comprovado que o teatro ministerial uma poderosa arma para ganhar almas para o reino de Deus. Contato direto - luizareginareis@bol.com.br Website - www.arenadecristo.net

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

INDICE

Prefcio

O que em mim mudou nesses anos................................................................................. 07

Textos A rvore Torta............................................................................................................... 08 Sonhos Roubados .......................................................................................................... 12 Xadrez .......................................................................................................................... 21

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

A todos que praticam nas Igrejas o teatro que no perdeu sua essncia genuna.

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

PREFCIO

O que em mim mudou nesses anos

Mudou que Teatro no mais s evangelismo, eu passei a ver, at mesmo o teatro religioso, como formador de opinio, de reflexo, de provocao, de tomada de conscincia e principalmente, fonte de cultura e de apelo social. J vo fazer duas dcadas de minha vida dedicada ao teatro cristo e continuo afirmando que mais importante que pensar em ofertar a Deus atravs do teatro que este teatro tenha qualidade tcnica e esta oferta, valor real para Deus. Pois ele no obrigado a aceitar qualquer oferta. Hoje no preciso que ningum me revele que meu chamado ministerial o teatro. Eu no tenho dvidas quanto a isso. Hoje tambm no escrevo mais textos doutrinrios (aqueles textos que a gente escreve pra ensinar ao povo quanto ao dzimo, oferta etc que vai muito mais de acordo com os interesses da Igreja do que de fato com a essncia do teatro questionador, reflexivo e provocador. Hoje eu escrevo o que acredito, no que vivo e no que prego. Hoje recebo carinhosamente em minha vida pessoas ligadas ao teatro religioso, mas no propriamente evanglicas. Nesse caminho de teatro cristo conheci e fiz amigos catlicos, protestantes e at mesmo os crentes (aqueles mais fervorosos, que geralmente costumam atirar pedras em mim por aceitar catlicos). Agradeo a Deus por mudar meu corao e por me tornar genuinamente amorosa e amvel com todos os seres humanos. Sinto falta de dirigir uma Companhia. Desde 2002 no tenho cuidado de uma companhia, apenas realizado montagens encomendadas.

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

Esse volume adrenaltico, eu critico o modo como o teatro tem sido feito dentro das igrejas. Como vendemos sua essncia e o tornamos mercadolgico e doutrinrio. Retrocedemos sculos. Voltamos a fazer teatro medieval do terror. Em Xadrex minha critica bem clara, inclusive dou nome aos bois traidores da genuna essncia do teatro. Xadrez tambm critica o espetculo que se faz em Nome de Deus em algumas igrejas para amedrontar fieis com batalhas espirituais sem fim entre o bem e o mal. Esse texto de 2008. Sonhos Roubados um texto encomendado, escrito em 2010, que no foi utilizado apelo encomendador, e por ser de minha autoria resolvo publicar. Ele fala da responsabilidade individual. De se viver a vida em busca de sonhos e realiz-los ao invs de buscar culpados pelas nossas frustraes. Nesse texto, voc vai descobrir quem anda sabotando seus sonhos, roubando-os e impedindo que eles se realizem. A Arvore Torta um texto bonitinho, de 2009, sobre uma historia que ouvi de um pastor e adaptei pra teatro. Tudo comeou quando eu perguntei pra ele assim: Pastor, se eu quiser exortar algum que est agindo errado, tem problema em eu agir com aspereza (ser ignorante)? Em ser rude? Ai ele me respondeu com essa historinha... Bem, claro que eu criei nome pro jardineiro, etc, mas a essncia do que ele me contou como exemplo est toda a. Divirta-se e delicie-se! A Luiza Regina Reis continua sendo a Luiza Regina Reis.

"Bem aventurado aquele que no se condena naquilo que aprova." (RM 14:22)

A autora

So Bernardo do Campo, 2011.

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

A RVORE TORTA

SINOPSE Uma histria de um jardineiro que queria de qualquer maneira endireitar uma rvore torta. PERSONAGENS Narrador Jardineiro Faruk

Faruk: Significa severo. A honestidade e o rigor consigo mesmo e com os outros so as principais caractersticas de quem tem esse nome. Meticuloso e sistemtico.

Ato 1 Narrador entra em cena. Narrador Era uma vez, num lugar bem perto de vocs, num tempo dito hoje, um homem chamado Faruk e um dilema.

Jardineiro entra em cena. Ele olha a arvore. Fica irritado. Comea a reclamar.

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

Jardineiro Faruk Assim no possvel. O que est acontecendo com essa rvore? Eu cuido de voc com tanto carinho. Lancei suas sementes na terra. Reguei dias e mais dias e agora que voc est crescendo, resolveu crescer torta? Ah no. Isso no vai ficar assim.

Sai de cena e entra novamente com um martelo, mas o pblico no v o martelo. Jardineiro Faruk um absurdo. Uma chateao. Ter que endireitar uma arvore. Se voc continuar crescendo assim, vai ficar desequilibrada e qualquer ventinho vai te jogar no cho. Que chateao! Uma rvore torta no meu jardim. Ah mas eu vou dar um jeitinho em voc. Ah se vou! Jardineiro com um movimento rpido, tira o martelo das costas e comea a dar marteladas na rvore. Jardineiro Faruk Preste ateno! (ameaando) Endireita agora ou te derrubo! (bate com mais fora e grita) Endireita!!! Toma jeito, sua rvore ingrata! (bate com mais fora e comea a se descontrolar) Vai apanhar at endireitar! Pode demorar mil anos, mas ou voc toma jeito, ou vou te tombar no cho. Aqui no meio jardim, no tem essa de pau que nasce torto morre torto no! Aqui eu conserto o que ta errado! Na fora do meu brao! (irado) Anda logo, eu no quero perder a pacincia! Eu te corto todinha e te lano no fogo e voc vai virar carvo! Vou te lanar no fogo!!!(gritando) Fogo!! Endireita! (Bate com toda a fora e as luzes se apagam). Narrador Nossa, Faruk...Quanta violncia! Ser que a fora bruta pode vencer a vontade de viver torta? Vamos ver.

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

10

Ato 2 As luzes se acendem. Jardineiro caminha at chegar ao pblico. Com o mesmo movimento anterior, ele tira uma bblia que estava escondida nas costas. Jardineiro Faruk Presta ateno! Se converte agora ou o coisa ruim vai te destruir. (grita face a face com o publico como aqueles pregadores fanticos que ficam nas praas) Filho do coisa ruim! Pecador! (bate de leve, mas parecendo forte, com a bblia na cabea das pessoas) Se converte! Se arrepende ou ento o lago de fogo vai te consumir. Se converte! Endemoniado! Deus vai te arrancar e te lanar no fogo eterno. Ei voc, deixa essa vida de pecado. O Fogo vai te pegar! Se converte! (Grita com toda a fora e as luzes se apagam).

Narrador

Nossa! Quanta violncia! Ser que a fora bruta pode vencer a vontade de viver torta?

Ato 3 Nesta cena o narrador ir falar enquanto o Jardineiro far a encenao. Narrador Porque assim diz o Senhor dos Exrcitos, o Deus-Todo Poderoso, que no seja por fora, nem por violncia, mas pelo poder de Deus. Antes de julgarmos a arvore, precisamos ajuda-la. No h necessidade de sermos rudes. Usar palavras ameaa-

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

11

doras. Todos precisam um dia de um suporte. De algum para, ao nosso lado, nos sustentar nos momentos de dificuldades. No se desentorta nada com a fora bruta. Mas com pacincia, perseverana, f e amor. Sabendo que para tudo h tempo no cu e na terra. E o tempo de Deus no como o nosso tempo. No devemos julgar, mas estar ao lado, com sinceridade e solidariedade. De que adianta falar com dureza, h salvao nessas palavras? Ou elas podero gerar mgoa no corao? Existe uma arvore que Deus colocou no seu caminho. Ela ainda est crescendo, no possui frutos ainda e talvez seja torta. Ser que suas palavras a ajudaro a encontrar a direo do alto, ou ser que voc leva uma mensagem to rudes a ponto de desencoraja-la? Jardineiro Faruk entra em cena. Ele traz um pedao de pau grande o suficiente quanto a arvore. Ele vem andando em posio de ataque. De repente ele levanta o pau e parecendo que vai bater na arvora, na verdade ele crava o pau ao lado da arvore. Ele tira do bolso de trs da calca uma corda fina. E amarra a corda na arvora e no pau. Para que o pau sirva de sustentao para a arvore.

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

12

SONHOS ROUBADOS

Sinopse O que o sonho? Qual a leitura que a Bblia, a filosofia, a psicologia, a cincia, a mitologia grega e o prprio homem fazem do sonho? O texto dividido em 3 partes fala do sono, do sonhos e a realidade do despertar. Na primeira parte traa um paralelo ao momento em que se est prestes a dormir, onde os pensamentos vem a cabea, se misturam gerando um caos que nos deixa inquietos. Na segunda parte, o homem est confuso se est acordado, quando de fato dorme. Na 3 parte ele acorda e se d conta que sua vida no passa de sonhos no realizados e diante de tal tomada de conscincia ele apresenta seu questionamento final e surpreendido pela resposta que a vida lhe d.

Personagens Homem Bblia Cincia Filosofia Psicologia Mitologia

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

13

PARTE 01 O CAOS DOS PENSAMENTOS CENA 01 A INQUIETAO [PERSONAGENS EM CENA FALAM AO MESMO TEMPO AS 6 PRIMEIRAS FRASES ABAIXO, REPETINDO-AS UMAS 3 VEZES] HOMEM O sonho uma experincia que possui significados distintos para o homem. O homem sonha enquanto dorme. O homem tem sonhos quando est acordado. PSICOLOGIA O sonho uma ferramenta da psiqu, com smbolos e arqutipos, que buscam o equilbrio por meio da compensao. uma forma do inconsciente se expressar. BBLIA O sonho narrado na bblia e no Tor. Jac, Jos e Daniel receberam de Deus a habilidade de interpretar os sonhos que previam o futuro. FILOSOFIA O sonho, para a filosofia ocidental, ctica quanto ao tema religio e sonhos, alegam que no haveria controle consciente durante os sonhos. CINCIA O sonho uma experincia de imaginao do inconsciente durante nosso perodo de sono. MITOLOGIA O sonho na mitologia grega. Os Hipnos o Deus Grego do sono e seu filho Morpheu o deus grego dos sonhos. Oniros eram as mil personificaes dos sonhos. -----

TODOS [caminham no meio do pblico e interagem: olho no olho, parando em frente das pessoas sem toclas] Quais so os seus sonhos? Quais so os seus sonhos? Quais so os seus sonhos? Quais so os seus sonhos? Quais so os seus sonhos? Quais so os seus sonhos? [PERSONAGENS CONGELAM POR UNS 20 SEGUNDOS]

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

14

TODOS [caminham no meio do pblico e interagem: olho no olho, parando em frente das pessoas sem toclas] Mas por que sonhar? Por qu? Por qu? Porque sonhar?

CENA 02 REPETIO, REPETIO HOMEM Sonhar fugir pela janela da liberdade. Sonhar no limitar-se. s vezes eu sonho e acordo no mesmo lugar onde eu fui dormir. TODOS Mas sonhar preciso? PSICOLOGIA O contedo do sonho a realizao dos desejos. Por meio da interpretao simblica, revela o desejo do sonhador por trs dos aparentes absurdos da narrativa. CIENCIA O sono o perodo de conservao e recuperao de energia fsica. Caracteriza-se pela secreo do hormnio do crescimento em grandes quantidades. HOMEM Todas as noites volto a sonhar. Sempre, sempre o mesmo sonho. Estremeo. Desperto. O que ser que tudo isso quer dizer? Mil pensamentos ecoam na minha cabea. CIENCIA O sono uma das muitas ocorrncias biolgicas que tem lugar mesma hora, cada 24 horas. marcado por uma intensa atividade cerebral e pela ocorrncia de determinadas funes que so muito importantes para o organismo. PSICOLOGIA Algumas vezes voc ter sonhos repetitivos, num carrossel entre o inconsciente e o consciente. CIENCIA Durante o sono o indivduo passa por ciclos repetitivos, comeando pelo estgio 1 progredindo at o estgio 4, regride para o estgio 2, e entra em sono REM. Volta de novo ao estgio 2 e assim se repete novamente todo o ciclo. TODOS Mil pensamentos ecoam na minha cabea. Mil pensamentos ecoam na minha cabea. Mil pensamentos ecoam na minha cabea. Mil pensamentos ecoam na minha cabea.

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

15

CENA 03 - O ENCONTRO COM MORFHEUS HOMEM O que o sonho? MITOLOGIA Para a mitologia grega, Morfeu o deus grego dos sonhos. Ele tem a habilidade de assumir qualquer forma humana e aparecer nos sonhos. CIENCIA A droga morfina tem seu nome derivado de Morfeu, visto que ela propicia ao usurio sonolncia e efeitos anlogos aos sonhos. MITOLOGIA GREGA O pai de Morpheus o Hipnos, deus do sono. Hipnos morava numa escura caverna. Ele deu nome a terapia psiquitrica da hipnose. CIENCIA Existem fatores ambientais que interferem no sono. O rudo, que cria desconforto. A temperatura inadequada impossibilita de dormir. E a sensibilidade luz. Luz. Luz. HOMEM Devo lembrar que sou um homem, e, como tal, tenho o hbito de dormir. Durante meu sono, freqentemente sonho, e no sonho tenho impresses semelhantes s que pessoas insanas tm quanto esto acordadas, ou at mesmo mais provveis. Quantas vezes j no me ocorreu, em sonhos, que eu estivesse em determinado lugar, vestido de tal maneira, sentado prximo lareira, quando, na realidade, estava na cama, dormindo. No momento presente, realmente me parece que com olhos despertos que vejo este papel, que a cabea que movimento no est adormecida, que deliberada e intencionalmente que estico meu brao e vejo minha mo. O que acontece durante o sono parece no ser to claro e distinto como as impresses que estou tendo agora. Mas ao pensar sobre tudo isso eu me relembro de que, em muitas outras ocasies, tive iluses semelhantes, enquanto dormia. Examinando cuidadosamente essas lembranas, concluo que, manifestamente, no existem indicaes certas pelas quais possa claramente distinguir as impresses que tenho, quando acordado, das que pareo ter, enquanto durmo, e fico confuso. E minha confuso tal que sou quase capaz de me persuadir que no momento estou sonhando.

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

16

PARTE 02 SONHO OU REALIDADE? CENA 04 OS SENTIDOS SO CONFIVEIS? HOMEM Pode ser que esteja sonhando agora. FILOSOFIA Os sentidos so confiveis? CIENCIA Os sentidos so confiveis! FILOSOFIA Somos enganados pelos nossos sentidos quando estamos dormindo. E so eles prprios que nos mostram que estvamos enganados quando acordamos. HOMEM Porm eu estou totalmente convencido de que no estou sonhando agora. CIENCIA Assim o sonho lcido. Uma experincia onde temos controle e capacidade direta sobre nossas aes enquanto estamos sonhando. E que temos recordao. HOMEM Acordado ou sonhando, parece impossvel que eu esteja enganado acerca de coisas to bvias. Elas parecem ser certas e, portanto, indubitveis. TODOS Ests acordado ou dormindo? Ests acordado ou dormindo? Dormindo... Dormindo...

CENA 05 O CORAO SONHADOR BIBLIA Que sonho este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua me, e teus irmos, a inclinar-nos perante ti em terra? HOMEM

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

17

Por que queres que eu me contente com o que tenho? Sim, se algo inatingvel, no motivo para eu no o querer. BIBLIA Apesar de tudo, bem sei que na sinceridade do teu corao dizeste isto. HOMEM Vivo em um sonho constante, num permanente surto, aonde consciente e inconsciente se misturam. O que vejo, o que sou e suponho no mais do que um sonho num sonho. Ser algum capaz de me entender? BIBLIA O Senhor dos Cus te entende, porque ele tambm revela seus mistrios atravs dos sonhos. HOMEM E no corao do sonho, estou sozinho. Me sinto no completo isolamento da criatura diante deste mundo. Sonho porque quero, porque necessito sonhar pra viver. BIBLIA Ento saiba que as pessoas iro te odiar por teus sonhos e por tuas palavras. HOMEM No me culpe. Eu tenho um corao sonhador! BBLIA Ento ouve agora as minhas palavras; se entre vs houver profeta, eu, o SENHOR, em viso a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele.

CENA 06 MOMENTO DO DESPERTAR PSICOLOGIA No inconsciente est todo contedo que no conseguimos acessar quando estamos acordados. Quando temos muito material reprimido, nosso inconsciente vai gerando uma presso semelhante a uma panela de presso. Os sonhos so uma maneira deste material ser liberado, so as formas que nossa mente encontra para disfarar o contedo e permitir que eles venham a tona. Se no liberamos isso nos sonhos, desenvolvemos manias, tiques, ga-ga-ga-gagueira. FILOSOFIA No se sonha, ou, se se sonha, de uma maneira interessante. necessrio aprender a estar acordado da mesma maneira: ou de maneira nenhuma ou de uma maneira interessante.

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

18

TODOS Do que voc tem tentado escapar sonhando? HOMEM No sei se quero despertar. Tambm no sei se estou dormindo. Como saber se ao despertar realmente acordei ou ainda estou sonhando? Seria possvel sonhar pra sempre? PSICOLOGIA [PARA AO HOMEM] Em algumas pessoas a realidade to dura, que eles rompem com o mundo real, vivendo um grande sonho. HOMEM Quem disse que a vida um sonho? A vida um jogo. TODOS O que tem sido melhor pra voc: o sonho ou a realidade?

PARTE 03 TOMADA DE CONSCIENCIA CENA 07 ACORDANDO PARA A REALIDADE HOMEM Sonho que se sonha s, s um sonho que se sonha s. Mas sonho que se sonha junto, realidade. TODOS Ests realmente acordado para a realidade? FILOSOFIA Mas afinal o que a realidade? HOMEM Mas parece que a realidade do mundo gira em torno do que sonhamos. FILOSOFIA E o seu mundo tem sido do tamanho do seu sonho. HOMEM Ento acha que eu enlouqueci? Que ainda estou sonhando?

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

19

FILOSOFIA S digo que o mundo exterior pode no ser como parece. Ele pode sequer existir.

CENA 08

QUEM ROUBOU MEUS SONHOS? HOMEM Quem de vocs roubou meus sonhos? MITOLOGIA Conhece-te a ti mesmo. E sabers quem tens roubado teus sonhos. PSICOLOGIA E se j no sonhas, bem vejo que tens a morte no olhar. FILOSOFIA Ainda no percebeste? PSICOLOGIA Quem tem sido o grande sabotador? TODOS Algum est enterrando seus sonhos. HOMEM Quem enterrou meus sonhos? Quem o culpado por isso? TODOS Devemos te lembrar que a vida um sonho, mas s sonhar no viver.

FILOSOFIA Sonhar acordar-se para dentro. E seus sonhos esto ainda todos adormecidos. HOMEM Quem adormeceu meus sonhos? Eu quero uma resposta. PSICOLOGIA A resposta est dentro de voc. Olhe para si. Encare. FILOSOFIA Seus sonhos foram adormecidos pela uma pessoa que poderia t-los adormecidos.

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

20

TODOS Algum est adormecendo os seus sonhos. Quem estar adormecendo os seus sonhos? FILOSOFIA O homem livre e responsvel por tudo que faz. PSICOLOGIA Perceba o que todos j sabem e s voc ainda no v. BIBLIA No seja hipcrita. Purifique seu corao. No cauterize sua prpria conscincia. HOMEM Quem enterrou meus sonhos? Quem adormeceu meus sonhos? Quem roubou meus sonhos? [CONGELA POR UNS 20 SEGUNDOS] TODOS [OLHANDO PARA O HOMEM] Voc! [OS PERSONAGENS PEGAM CADA UM, UM ESPELHO E VO ATE O PUBLICO, FAZENDO COM QUE CADA PESSOA VEJA SUA PROPRIA IMAGEM REFLETIDA NO ESPELHO ENQUANTO FALAM O TEXTO ABAIXO] TODOS Quem roubou seus sonhos? Quem roubou seus sonhos? Quem roubou seus sonhos? [POUCO A POUCO ELES SE POSICIONAM E VIRAM O ESPELHO PARA SI MESMOS. CONTINUAM SUSSURANDO BAIXINHO] TODOS Meus sonhos foram roubados? Mas quem roubaria meus sonhos? Meus sonhos foram roubados? Mas quem roubaria meus sonhos? Meus sonhos foram roubados? Mas quem roubaria meus sonhos? [PARA DE FALAR, CONGELA E FIM]

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

21

XADREX

Personagens Jesus O inimigo

JESUS EST EM CENA, SENTADO COM UM TABULEIRO DE XADREZ NA SUA FRENTE. O INIMIGO ENTRA EM CENA.

Inimigo: Mas o que isso aqui?

Jesus: Um tabuleiro de xadrez. Quer jogar uma partidinha?

Inimigo: Com voc?

Jesus: Ora, ora, com quem mais? Est vendo mais algum por aqui?

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

22

Inimigo: Eu diria que um tanto inapropriado... De que adianta jogar com voc se eu j sei que vou perder?

Jesus: Mas que pessimismo... Teve um dia ruim?

Inimigo: Que graa!

Jesus: Eu te dou vantagem. S comeo a comer as suas peas, depois de perder 3 minhas. Vem...

Inimigo: E eu tenho alternativa? S me resta lhe obedecer.

Jesus: Ah por favor! Leve na esportiva!

Inimigo: Fcil falar quando se voc!

Jesus: Voc comea, voc est com as brancas.

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

23

Inimigo: Sim senhor.

Jesus: E o que andas aprontando hein?

Inimigo: At parece que tu no sabes...

Jesus: Saber eu sei, mas queria ouvir de voc. Conta!

Inimigo: (come um pio e faz fora no tabuleiro) Comi o primeiro pio.

Jesus: Ei, no precisa quebrar o tabuleiro! Cuidado com as peas esse xadrez de meu pai, ele ficaria furioso contigo se voc estragar alguma coisa.

Inimigo: Muito engraado...

Jesus:

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

24

Foi s pra descontrair.

Inimigo: Voc fala demais.

Jesus: eu tenho essa tendncia. Dizem por a que sou um excelente orador.

Inimigo: E se desconcentra. Viu? Comi outro pio.

Jesus: Ah!!! Mas eu j sabia que isso ia acontecer!

Inimigo: Ta vendo? Assim no vale!

Jesus: Ora, meu caro eu sou o filho do Homem, esqueceu?

Inimigo: Ento nunca ser uma partida justa!

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

25

Jesus: tem certeza que quer falar em justia... agora?

Inimigo: Ta bom esquece!

Jesus: Esquecido!

Inimigo: Mais uma pea. Perdeste mais um pio.

Jesus: Repare, voc j comeu 3 peas, agora eu vou comear a jogar pra valer. Perfeito... Tomada enpassant. Agora voc perdeu um pio.

Inimigo: Ah ? Ento que comece a guerra...

Jesus: No h guerra. Xadrez estratgia!

Inimigo:

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

26

Estratgia de guerra.

Jesus: No travo batalhas com voc. No mais, n! Me poupe!

Inimigo: Ah... Mas o teu povo adora te ver envolvido em batalhas espirituais comigo. Eles querem ver o heri deles lutando por eles.

Jesus: Voc j foi vencido! Eu j venci essa batalha h muito tempo...

Inimigo: Mas saiba, primognito, eles adoram quando eu e voc partimos pro vale-tudo. Eles gostam!

Jesus: A interminvel luta entre o bem e o mal.

Inimigo: Faz bem pra minha reputao.

Jesus: Eu sei... Duelos espetaculares entre ns dois.

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

27

Inimigo: ... preciso se ter um grande adversrio como voc para que eu possa considerado alguma coisa...

Jesus: agora voc disse uma verdade.

Inimigo: No qualquer um que consegue ser reconhecido como seu inimigo.Agora perdeu um bispo!

Jesus: De qual denominao?

Inimigo: Que te deu hoje que o senso de humor ta afiado?

Jesus: Voc sabe como eu sou, eu perco um amigo, mas no perco a piada. No seu caso, um inimigo. (ri) Mas saiba que foi necessrio o sacrifcio deste bispo.

Inimigo: Ai ai... Nem sei por que aceitei jogar com voc.

Jesus:

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

28

Zugzwang! Agora voc esta obrigado nessa jogada a jogar e ser prejudicado. O cavalo meu. (ri)

Inimigo: Fique com ele. Eu no gosto de animais mesmo.

Jesus: No gosta de nada que eu criei.

Inimigo: Nem eu e nem os humanos. Eles tm destrudo tudo. Destroem a natureza, destroem suas prprias vidas e a vida dos outros. Sinceramente no entendo como voc os ama.

Jesus: Voc esqueceu o significado da palavra amar. Amar exige sacrificar. Significa perder para ganhar. Como farei agora com este pio. Mais um sacrifcio. O pio dar sua vida para salvar o Rei. Assim como eu dei a minha vida para salva-los.

Inimigo: Essa conversa me d alergia.

Jesus: Preste ateno aos detalhes tticos. Agora foi voc que perdeu a torre.

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

29

Inimigo: No entendo... Porque voc me convidou pra jogar xadrez?

Jesus: Porque eu sou gentil.

Inimigo: Sei... Gentil! E eu sou teimoso e compulsivo, j vais dizer.

Jesus: Orelha de burro!

Inimigo: Orelha de burro?

Jesus: Sim... o que voc acabou de fazer, uma jogada lateral desnecessria.

Jesus: E preste mais ateno no jogo, no precisa me dar vantagens s porque eu sou o Filho de Deus. Jogue pra valer homem!

Inimigo:

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

30

Eu estou jogando pra valer!

Jesus: No parece.

Inimigo: Este jogo me lembra a luta entre o bem e o mal... J reparou como eles retratam voc e eu?

Jesus: Sim, infelizmente eu j reparei.

Inimigo: Pois . Eu sempre sou mais forte que voc! Eu sempre apareo ameaando, gritando, maldizendo, imperando e sempre no comando da situao... todo poderoso! (ri)

Jesus: (ri) Ah eu sei... Humanos gostam mesmo de ver os viles triunfando em cena. natural do ser humano!

Inimigo: Mas sempre me dou mal no final. De que adianta?

Jesus:

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

31

No pra menos, n? Voce no pode fugir do seu destino! Da sua cena final!

Inimigo: Que cena final?

Jesus: A do Lago de fogo e enxofre! a sua cena final.

Inimigo: Obrigada por me lembrar.

Jesus: Mas e eu? J parou pra pensar como eles me retratam? Nos filmes e principalmente nas peas teatrais, eu sou aquele, quase figurante, que entra nos minutinhos finais e ganha a briga contigo sem fazer esforo.

Inimigo: Ento... Est reclamando do que?

Jesus: Reclamando? Eu sou o coitado que sempre leva chicotadas e carrega uma cruz. Venho levando chicotadas h sculos! Sculos! Chega n?

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

32

Inimigo: (ri)

Jesus: Isso um dejavu sem fim! Queria que eles me mostrassem como eu realmente sou. No sou este pobre coitado. chato ser rotulado desse jeito!

Inimigo: Eu que o diga.

Jesus: Voc fez por merecer. Voc mudou!

Inimigo: E voc me expulsou de l.

Jesus: Ora o que voc queria? Pensamos em te mandar pra marte... Se voc quiser... ainda h tempo...

Inimigo: Quanto sarcasmo! No obrigada.

Jesus:

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

33

Se voc quer assim... Ataque duplo.

Inimigo: Droga!

Jesus: Opa olha a boca suja!

Inimigo: Olha, prefiro ficar aqui mesmo na terra. Com toda a minha riqueza, meus seguidores, minha autoridade, poder... meu jardim.

Jesus: Meu caro, o inimigo no tem jardim. O inimigo no tem nada.

Inimigo: humpt!

Jesus: Xeque. Xeque-mate!

Inimigo: Eu sabia!

Coleo O ltimo Ato Volume 5 Textos Teatrais

34

Jesus: E ainda assim teimou jogar.... Quanta caturrice!

Inimigo: Voc! Voc!

Jesus: (faz um passe de mgica e aparece um nariz de palhao na mo de Jesus e ele coloca no nariz do inimigo) Otrio!

Vous aimerez peut-être aussi