Vous êtes sur la page 1sur 4

EXERCCIOS OBS: RESPOSTAS EM NEGRITO 1.

O modelo de Thomson props que o tomo seria formado por uma esfera de carga __________, contendo, em sua superfcie __________ incrustados, possuidores de carga eltrica __________. A alternativa que completa CORRETAMENTE a frase : a) neutra / prtons e eltrons / positiva e negativa. b) Positiva / prtons / positiva. c) Negativa / eltrons / negativa. d) Positiva / eltrons / negativa. 2. Prton e eltron possuem: a) massas iguais e cargas eltricas de mesmo sinal. b) Massas diferentes e cargas eltricas de mesmo sinal. c) Massas diferentes e cargas eltricas de sinais opostos. d) Massas iguais e cargas eltricas de sinais opostos. A experincia de Rutherford permitiu: a) Evidenciar que o modelo de Thomson estava correto. b) A descoberta do eltron. c) A descoberta do prton. d) Evidenciar que a maior parte do tomo vazia. Qual das afirmaes CORRETA, considerando-se o modelo de Rutherford? a) o ncleo a regio de menor massa do tomo. b) Os prtons e os eltrons localizam-se no ncleo. c) O tomo apresenta, predominantemente, espao vazio. d) A regio central do tomo chamada de eletrosfera. Os tomos de um mesmo elemento qumico no precisam apresentar em comum; a) O nmero atmico. b) O nmero de prtons e c) O nmero de nutrons. d) O smbolo qumico. Para que um tomo neutro do elemento qumico ferro 2+ se transforme no on Fe , ele deve: a) perder 2 prtons. b) Receber 2 prtons. c) Perder 2 eltrons. d)Receber 2 eltrons. e) Perder 1 eltron e receber 1 prton. Para o nion do enxofre binegativo, podemos afirmar que o nmero de prtons e o de eltrons, respectivamente, so: (Dado: enxofre, Z = 16) a) 16 e 16. b) 16 e 18. c) 18 e 16. d) 16 e) 14.

a) 27 prtons. d) 21 prtons.

b) 27 eltrons. e) 21 eltrons.

c) 52 nutrons.
127

O nion monovalente derivado do tomo de 53I est presente em alguns xaropes contra a tosse. Sobre este on correto afirmar que possui: a) 54 prtons. b) 52 eltrons. c) 73 nutrons. d) 74 nutrons. e) 75 nutrons. 10 O modelo atmico de Bohr introduziu importantes inovaes em relao aos modelos anteriores. Entre elas, podemos citar: a) A matria descontnua. b) A existncia de nutrons. c) A matria possui natureza eltrica. d) A idia de nveis de energia. e) A explicao da experincia de Rutherford. 11. De acordo com o modelo de Bohr, a luz vista durante o teste da chama emitida: a. quando os tomos se quebram em vrios pedaos. b. Pelos eltrons quando so promovidos a nveis de menor energia. c. Pelos eltrons quando retornam, aps a excitao, a nveis de menor energia. d. Quando o ncleo do tomo se quebra em dois pedaos devido ao aquecimento.

3.

4.

12. O chamado Diagrama de Pauling apresenta a: e. distribuio dos eltrons nos nveis de energia. f. Posio dos eltrons na eletrosfera. g. Ordem crescente de energia para os subnveis. h. Cor da luz emitida nos saltos dos eltrons. 13. A representao 3p deve ser interpretada da seguinte maneira: a) o nvel "p" do terceiro subnvel apresenta 2 eltrons. b) O segundo nvel do subnvel "p" apresenta 3 eltrons. c) O subnvel "p" do segundo nvel apresenta 3 eltrons. d) O terceiro subnvel do segundo nvel apresenta "p" eltrons. e) O subnvel "p" do terceiro nvel apresenta 2 eltrons. 14. Qual a funo do sulfeto de zinco utilizado na experincia de Rutherford? R: O sulfeto de zinco emite luz ao ser excitado por feixes de eltrons ou partculas radioativas, dessa forma ele serviu como base para saber se os feixes de polnio passariam pela fina lmina de ouro. 15. D as principais partculas subatmicas e suas caractersticas eltricas. R: Prton, com localizao no ncleo, possuindo uma carga positiva, junto com o Prton no ncleo se encontram os nutrons com carga neutra, ou seja, sem carga eltrica, fora do ncleo, na eletrosfera, existe o Eltron, com carga negativa.
2

5.

6.

7.

8. Quantos eltrons possui o on Ca ? (Dado: clcio, Z = 20) a) 42. b) 40. c) 20. d) 18. e) 2. 9. O on 24 Cr , presente no rubi, apresenta:
52 3+

2+

16. Por que Rutherford colocou o material radioativo, P, dentro de um recipiente de chumbo? R: O Polnio foi colocado dentro de um recipiente de Chumbo, que continha uma fenda, para direcionar os feixes das partculas alfa do Polnio em direo a lmina de Ouro. O uso do chumbo foi devido a sua propriedade de conter ou retardar a penetrao de certas partculas radioativas. 17. Por que Rutherford, na sua experincia, usou uma fina lmina de ouro e no uma barra de ouro? R: Foi usada uma lmina finssima devido aos modelos atmicos anteriores, que diziam que os tomos eram esferas rgidas, enfileiradas, praticamente sem espaos vazios, para evitar possveis crticas de que a as partculas alfa no atravessariam uma barra de ouro, ele procurou eliminar ao mximo a espessura da lmina deixando-a ao ponto de ser translcida, lembrando tambm que o ouro o metal mais malevel de todos, facilitando essa eliminao ao mximo da espessura da lmina. 18. De acordo com o modelo de Bohr, como eram as rbitas dos eltrons? R: De acordo com Bohr, os eltrons movimentavam-se ao redor do ncleo em trajetrias circulares, de energia quantizada e fixa.

d) 24. R: e) 29. R: 23. Um tomo apresenta 18 eltrons no terceiro nvel energtico. Distribua esses eltrons nos subnveis energticos correspondentes a esse nvel. R:

24. O tomo de um elemento apresenta, nos nveis energticos, os seguintes nmeros de eltrons, 2, 8, 14 e 2. Distribua esses eltrons nos subnveis energticos correspondentes.

25. Sabendo-se que o Csio tem nmero atmico 55, diga em quais nveis ele apresenta 18 eltrons. a) 2 e 3. b) 2 e 4. c) 2 e 5. d) 3 e 4 e) 3 e 5. 26. A ltima camada de um tomo possui a 2 4 configurao eletrnica 3s 3p . Qual o nmero atmico desse elemento? R: Z = 16

19. Com base no modelo de Bohr: a) Onde esto localizados os eltrons? R: Na eletrosfera. b) Qual a condio para que um eltron permanea em uma determinada camada? R: Cada camada possui uma quantidade de energia fixa, se o eltron ganha ou perde energia ele se desloca entre essas camadas de energia. c) O que acontece com um eltron quando recebe energia? R: O eltron muda para uma camada mais energtica. d) O que acontece com o eltron quando cessado o fornecimento de energia a ele? R: Ele retorna a sua camada energtica de origem, liberando a energia extra em forma de ondas eletromagnticas (luz).

27. Um tomo de um certo elemento qumico possui 30 nutrons e uma distribuio eletrnica que termina em 8 d . Determine o nmero de massa (A) e o nmero atmico (Z) desse elemento. R: Professor, descobri que o elemento o Nquel, Z = 28 e A = 58, porm descobri isso procurando na internet e no consegui entender como descobrir isso no papel atravs desses dados.

28.

Dada

estrutura

do

hidrocarboneto:

, indique as hibridaes dos carbonos. R: sp2, sp2, sp3, sp2, sp2

20. Desenhe o diagrama de Linus Pauling.

29. considere as frmulas e ngulos de ligaes dados a seguir: Frmula ngulo H2O 105 NH3 107 CH4 10928' BeH2 180

21. Coloque em ordem crescente de energia os subnveis: 4p, 4d, 4f, 5s e 6s. R: 4p < 5s < 4d < 6s < 4f

22. D a distribuio eletrnica nos subnveis e nos nveis de energia dos elementos cujos nmeros atmicos so: a. 18. R: b) 28. R: c) 35. R:

As formas geomtricas destas molculas so, respectivamente: a) tetradrica, tetradrica, tetradrica, angular. b) angular, piramidal, tetradrica, angular. c) angular, piramidal, tetradrica, linear. d) angular, angular, piramidal, trigonal. e) trigonal, trigonal, piramidal, angular.

30. Considerando a representao de Lewis para o dixido de enxofre, mostrada abaixo, julgue os itens que se seguem:

(1) Pela Teoria da Repulso dos Pares de eltrons da Camada de Valncia, a molcula de SO2 deve ser linear. (2) Nessa representao, a ligao entre o oxignio da esquerda e o enxofre tipicamente uma ligao inica. (3) A Teoria do Octeto explica a estabilidade das ligaes do dixido de enxofre, apesar de no ser suficiente para explicar ligaes qumicas de todas as substncias. So corretas as afirmaes: a) 1 b) 2 c) 3 d) 1 e 2 e) 2 e 3

Vous aimerez peut-être aussi