Vous êtes sur la page 1sur 16

O Cotidiano dos Jovens na

Elaborado por Alex Morais confidencialalex@ig.com.br Presidente da Curia de Jovens da Legio de Maria Carapicuba / SP Narrador: Abel: Nando: Lia: Dudu: Me:
Cena 1

drogas!

Pai: Personagem 7: Personagem 8: Personagem 9: Policial 1: Policial 2:

Narrador: Num sbado de manh, Abel resmunga, por que no encontra nada pra ser feito, ou seja, de interesse que lhe agrada, pois tem muita coisa que pode ser feito, e no faz, principalmente na idade dele, pode ajudar em casa, estudar, ect., e pelo que eu conheo, ele uma pessoa que acaba indo ao embalo, de algumas pessoas, agora s torcer para que no acontea nada de mal, pra ele, e por falar nele, olha ele resmungando: Abel: mesmo!, hoje sbado e no tenho nada pra fazer, caramba, que chatice ficar em casa, agentando minha me encher minhas pacincias! Ah! Vou dar um role, quem sabe no encontro alguma coisa de interessante para eu fazer?! Narrador: No disse pra vocs? Que coisa, s reclama. Nesse momento comea entrar em cena Nando, Lia.... e Narrador continua falando! Narrador: Que legal!!! Agora acaba de chegar uns amigos dele, eles participam da legio, pelo que estou vendo algo de bom vai acontecer! melhor eu sair de cena, se no perde a graa, fui !!! Nando: Fala Abel, quanto tempo? Sumiu! Lia: O que acontece com voc? Abel: Comigo nada! Porqu? Lia: Como nada, voc no apareceu mais por aqui! Abel: Ah! Realmente, tive uns compromissos pra eu fazer. Nando: Legal, voc era o cara aqui do pedao, e de repente some, que isso?!!! Lia: O pior que j faz um tempinho que voc tomou ch de sumio! Nando: O Pessoal aqui s vezes pergunta de voc! Abel: Nesses finais de semana, surgiram alguns compromissos pra mim, ai, fico sem tempo de aparecer por aqui! Lia: E por acaso voc vai hoje na reunio? Abel: Que reunio?

O Cotidiano dos Jovens na

drogas!

Lia: Como que reunio, voc est enjoado de ser convidado, a reunio da Legio de Maria? Abel: To, falando pra vocs, to cheio de compromisso, e vocs no acreditam, talvez no vai dar pra eu ir hoje! Lia: Por qu? Abel: Infelizmente, vou ter que sair! Nando: No querendo ser enxerido, voc vai aonde?! Abel: Cara chato! j disse que no prximo sbado eu vou! Nando: Certo!!!! O pior que j faz um tempo que estamos te chamando, vamos a! Abel: Estou falando srio, no vai dar hoje, mas, eu disse que talvez eu no v hoje, ento, se tudo ocorrer bem, eu vou! Lia: Legal, estamos contando com sua presena! Voc vai gostar, por que ser um legionrio ser soldado de Maria, e s tende a ganhar com isso, eu te garanto! Nem que for pra nos visitar, apenas conhecer um pouco de nossa reunio! Abel: Ah! No sei se vai dar! Nando: realmente muito bom, estar l na reunio! Lia: verdade, e o comportamento do pessoal, como se fosse uma segunda famlia, e voc muito bem acolhido entre os legionrios, sem preconceito, te aceitam como grande cidado seguidor de Deus, capaz de trabalhar junto com eles, ajudando ao prximo! Nando: Isso voc tem razo! Eles aceitam as pessoas como elas so, por que te aceitaram e no falam nada! Abel: Ah ah ah aha! Gostei dessa, essa foi boa. Tudo bem, me convenceram! Vou fazer um esforo pra estar na reunio! Lia: Aeeeee, estou gostando de ver! Espero voc l! Abel: pode deixar! Nando: o papo ta bom, mas acho que j vou, certo?! Abel: Certo! Lia: Acho que tambm vou! Nando: Falou, Abel! Abel: Falou! Todos vo embora... Cena 2 Abel, ele caminhando reflete:

O Cotidiano dos Jovens na

drogas!

Abel: Puxa, pelo que eles falaram senti firmeza, mas to com uma coragem, que nem imagina... No sei mesmo se vou hoje, deveria ter falado pra eles passarem em casa pra me chamar, ai seria melhor. Ah! Acho que vou deixar pra ir Sbado que vm! O pior que mancada eu faltar de novo, eu sei disso, acho que vou fazer um esforo pra eu ir hoje, no vou faltar! Narrador: Alem de tudo preguioso!!! De repente, aparece Dudu, e pergunta: Dudu: e aeh, voc por aqui? Ah! Foi bom te encontrar... Por acaso, fez a sua parte do trabalho de escola? Se no fez, voc vai ferrar nosso grupo, ai eu quero ver! Abel: Ta pensando o que? Mas claro que fiz, s uma coisa, pra quando ? Dudu: Pra quarta-feira, na terceira aula! Aquela professora chata, parece com Binladem! Qualquer hora pode te atacar, Alis, Ela parece Guga, por causa de seu cabelo assombroso, mas x prala! Hoje o pessoal est combinando de ir a uma festa! Abel: , vai ter festa? Aonde? Festa de quem? Dudu: Pensei que j soubesse, a festa da Tonha, vamos l? Abel: Quando ? Dudu: E o que vai ter de mina, no brincadeira! Vamos l, vai ser legal! por isso que os caras pediram pra te chamar! Abel: Que legal. Dudu: E por falar nisso o Beto e o Z vo pra l, foi eles que pediram pra que eu te chamasse! Abel: E quando vai ser? Dudu: Hoje, comea agora tarde, que ns vamos em galera em um carro, e se quiser ir tem que estar l s seis! que vamos ajudar preparar a festa, por isso vamos mais cedo! Abel: O pior que no sei se vai dar pra eu ir, talvez no vai dar!!! Dudu: U, fez maior presso, e agora no vai mais, ta brincando! Voc se lembra dessas ultimas festas que aconteceu, No lembra? Foi legal no ? Abel: Quase apanhamos na discusso que houve l do marquinhos, e dessa vez eu tenho umas coisas pra ser feito! Dudu: Tinha que ser logo hoje?! Abel: Eu quem pergunto !!! Tinha que ser muito cedo?! Dudu: Como muito cedo, bom o azar vai ser o seu! Abel: Puxa, ser que o pessoal no espera mais um pouco? S mais meia hora! Dudu: No sei, mas acho que no! Abel: Srio tinha que ser logo hoje?!

O Cotidiano dos Jovens na

drogas!

Dudu: No ontem, mongo. Ta brincando, lgico, ainda bem que hoje! Puxa cara, vamos ai! Vou falar pra eles que voc vai! Certo?! Abel: O pior que no da pra eu ir, mas, tudo bem, eu vou!!! E por falar nisso, voc me disse que vai ter uma par de minas, l? Dudu: Ela convidou a nossa sala! O pessoal disse que vai! To falando que vai ser da hora! Abel: Ento quer dizer que ela convidou o pessoal? beleza! Dudu: Com cerveja, eu acho que sim, at parece que no! Abel: Caramba!!! Ser que eu posso dar um toque em mais dois colegas, talvez eles vo festa?! Dudu: Bom, a festa no minha, mas chama l, qualquer coisa! Eu avisarei o pessoal, pra ficar junto com eles! Abel: Aee, valeu, vou l falar com eles! Dudu: Confirmado? Posso falar que voc vai? Abel: Pode falar, eu vou! Dudu: Ento combinado, vou indo, por que eu tenho que avisar os outros Abel: Certo, valeu por me avisar! Qualquer coisa te aviso antes! Dudu: Tudo bem Eles se despedem, e Abel fica resmungando: Abel: Caramba, o pior que o pessoal est me cobrando, por que no estou indo s reunies, e agora, no sei se vou pra reunio ou se eu vou, pra festa, mas a festa vai ser da hora, o pior que eu acho que no vai dar tempo e agora so 15:00 hs. Ah!!! Eu acho que se eu faltar mais essa reunio, no vai fazer muita diferena, no vou hoje e sbado que vem eu vou! Cena 3! Me: Pai, o Abel, ultimamente, anda to estranho, o que ser que acontece com ele? Pai: Ele, parece normal, se mudou, isso se mudou, no fez tanta diferena! Me: Como no? Abel, est parecendo com uns amigos estranhos aqui, o pior que eles no parecem que freqentam a igreja, e o Abel, ia pelo menos na Missa, mas agora parece que nem na Missa, est indo mais, Quase todo final de Semana ele sai noite, e fala que retiro, muito estranho! Estou ficando preocupada com ele! Pai: Deixa de bobagem mulher, no acontece nada com ele, e, ele sempre foi um bom freqentador da igreja! Ele s no participa dos encontros da igreja, mas vai a Missa, e alem de tudo, ele no vai fazer nenhum tipo de bobagem! Me: As aparncias enganam, algo acontece com ele, tudo bem que teve um pessoal convidando ele para a Legio de Maria, ser que ele est participando? Mas o que eu sei que a reunio as 17:00 hs, e, em qualquer reunio da Legio s uma hora de durao, mas no indica que pode ir at mais tarde!

O Cotidiano dos Jovens na


Pai: J me disseram isso tambm!

drogas!

Me: Ahhh no, eu vou ter uma conversa sria com ele, quando chegar! Pai: Cuidado mulher, pra no ter mais um de seus piripaques, e pra no dizer bobagem, por que voc s vezes enche as pacincias! Me: Como ? O que voc disse? Pai: Quem? Eu? No disse nada! Och! Me: Bom, por que se dissesse algo, ai, eu ia acertar as contas com voc! Pai: Deixa de bobagem mulher! Me: Mas que ele anda estranho, anda!!!! Eles e aqueles outros amigos de escola que na verdade so uns bardeneiros, j chegam atacando a geladeira! Pai: Nisso voc tem razo, qualquer hora eu acerto as contas com aqueles filhos da me! Me: Calma, nh! Pai: No vem me acalmar, no, agora quem est bravo sou eu! Me: Aquele moleque me mata de sofrimento, s apronta! Ser que ele est usando droga?! Pai: Depois eu digo que s diz bobagem, no acredita! Me: Como ? O que voc disse! Pai: Eu, nada! Me: Ento ta! Cena 4 Dudu: Lia, at que enfim, conseguimos convencer o Abel de participar da Legio! Lia: Voc acha mesmo, pra mim, parece mesmo que ele estava de brincadeira com agente, quem sabe? Dudu: Nisso voc tem razo, um pouco difcil dele ir, mas no to impossvel! Lia: No sei, notei que ele anda um pouco estranho, at parece que...... (fica pensativo) Dudu: Parece o que? Lia: Nada no deixa pra l! Dudu: Ser que o que eu imagino? Lia: O que? Dudu: Ele tava de brincadeira!!!! Lia: Tu s chato heim! No foi isso, que ele parece que no arruma nada pra fazer, e acaba se ocupando de outra forma. Ele fala, que est muito ocupado, mas na verdade, a ocupao dele, outra,

O Cotidiano dos Jovens na

drogas!

por que a me dele, estava falando comigo, sobre ele, e percebi, que ela anda muito preocupada e imagina que esteja nos caminhos das drogas, e at na escola j falta um bocado, est comeado a ficar bastante relaxado, em seus trabalhos de escola. Dudu: Ah nisso no tanta novidade! Lia: No, parece que esse um caso especfico! Dudu: E o que podemos fazer? Lia: Ainda temos tempo de ajud-lo, e mesmo que se complique vamos tentar fazer alguma coisa? Dudu: Afinal de contas esse um de nossos trabalhos! No ? Lia: Vamos aguardar a presena dele hoje na reunio, pra ver se ele vai hoje! Dudu: Tudo bem! Lia: Tudo bem! Pai entra em cena: Pai: Fala rapaziada, vocs viram o Abel? Dudu: No, por que? Pai: No que a me dele anda bastante preocupada com o jeito dele, mas eu no vejo tanta diferena! Dudu: que comentvamos! E ns convidamos ele pra participar da reunio, ele disse que vai hoje! Pai: Vocs acham que ele vai mesmo? Dudu: Tambm dissemos isso, mas no impossvel! Pai: Tudo bem, pelo menos vou tentar acalm-la, dizendo isso! Puxa, ser que vocs no podem fazer alguma coisa, pra descobrir se acontece alguma coisa com ele? Lia: Pode deixar, vamos tentar fazer alguma coisa! Pai: Puxa, fico agradecido, assim vocs vo me ajudar e muito! Vocs no sabem como chata a me dele! Bom agora acho que vou indo, pra dar o recado! Vo l em casa, tomar um caf qualquer hora, passear, certo? Dudu: Tudo bem, pode deixar! Pai: Falou rapaziada! Pai sai de cena! Lia: Ta vendo s? Eu disse pra voc que ele anda preocupando a famlia dele! Dudu: Realmente! Nossa parece que o negcio est ficando preto! Lia: Bom vamos aguardar a reunio!

O Cotidiano dos Jovens na


Dudu: Ento vamos embora! Lia: Vamos Cena 5 A reunio se passa e: Dudu: O que ser que aconteceu com ele? Lia: O pior que ele no veio, ser que ele est em casa? Dudu: No sei, no sou adivinho! Lia: E agora, vamos ligar l, pra saber? Dudu: Vamos! Lia: Espera um pouco, e se ele no estiver? Dudu: Mas pra isso que vamos ligar, pra saber!

drogas!

Lia: Eu sei! seu...., que se ele no estiver vai aumentar a preocupao dos pais! Dudu: Mas como vamos saber? Lia: Tive uma idia, vamos l no Personagem 7, e vamos tentar saber, se ele est l! Dudu: Tomara que hoje no chova! Lia: Porqu? Dudu: que voc teve uma idia brilhante! Lia: Vamos parar de brincadeira! Dudu: Ento vamos l, saber! Lia: Vamos Quando os dois ameaam sair em direo vizinha, ela entra em cena! Personagem 7: Oi, como vocs esto? Dudu: Graas a Deus, tudo bem, e a senhora? Personagem 7: Graas a Deus bem! Lia: Escuta s, a senhora viu o Abel, p a? Personagem 7: O Abel, nem te conto! O Dudu afasta o Lia de perto da Personagem 7, e exclama, _Essa mulher uma grande fofoqueira, logo vamos saber o que acontece, espera s! Personagem 7: O que? Falaram de mim?

O Cotidiano dos Jovens na


Dudu: Quem, imagina, era sobre outra coisa! Lia: Ento nos conte!

drogas!

Personagem 7: Ele ultimamente anda to estranho e alm de tudo coloca a famlia dele num sofrimento que vocs nem imaginam! Dudu e Lia: No, no, no!!!! Lia: Continua! Personagem 7: Agora a tarde mesmo, vieram uns colegas numa baguna s, buscar ele, e pelo que fiquei sabendo, ele foi numa festa, que estava sendo organizada pelo pessoal, da sala de aula dele! Agora, fiquei sabendo tambm que ele diz que para uma tal de Legio que ele ia hoje! Mas no est parecendo Legio nenhuma! Lia: Realmente no Legio! Dudu: Fica quieto! Ta vendo que essa mulher no sabe ficar quieta?! Lia: mesmo! Disfara! Dudu: Senhora muito obrigada, por nos avisar! Vamos embora Lia? Lia: Vamos! Os dois retirando-se comentam: Dudu: Viu s, o que est acontecendo com ele? Lia: Estou vendo, e temos que fazer algo, vamos tentar ir nessa festa, que sabe no encontramos ele l! Dudu: Est falando srio? Lia: Porque? no h nada demais, e me convidaram pra ir, mas, no quis! Dudu: Voc acha que no vamos ser expulso de l? Lia: Imagina, um, eu fui convidado pelo pessoal, e eu os conheo, e disseram que se eu resolvesse ir, no teria problema nenhum, e voc vai estar junto comigo, ai podemos tentar ficar junto com ele! Quem sabe no descobrimos algo? Dudu: to falando que hoje pode ter um temporal!!! Lia: Vamos logo que a festa est ainda pra comear, ser as 9:30 da noite! Dudu: Ento vamos! Narrador: O que ser que eles esto planejando? Os dois saem de cena! Pai: Me, eu conversei com aqueles rapazes que so da Legio, sobre esse assunto de que o Abel anda muito estranho, e eles toparam nos ajudar! Eu at convidei eles para vir nos visitar!

O Cotidiano dos Jovens na

drogas!

Me: mesmo, e por acaso voc perguntou pra eles, se ele foi pra reunio? Pai: Ah, eu no, acabei esquecendo! Me: Eu no acredito, mas tudo bem! Pai: Fica sossegada, pois no est acontecendo nada com ele! Me: tomara que no mesmo, por que ai eu quero ver, quando a situao ficar critica! Pai: Realmente! Concordo com voc! Me: Mas vamos acreditar nesses rapazes, pois eles possam fazer algo pra descobrir! Pai: Eles me falaram que voc j havia comentado sobre esse assunto, mas voc no perde tempo, quer ele fique mal visto perante os vizinhos, pode acabar piorando, se ele descobrir que voc comentou isso! Me: Ah! No foi por ocasio, que j no sei mais o que fazer! Pai: Isso no novidade! Me: O que foi? Pai: O que? Eu no disse nada, no! Me: Pelo jeito ele no vai vir embora hoje! Vamos ver se meu corao agenta mais essa vez, ai, ai....! Pai, Nh! No fica assim que voc me assusta! Para de brincadeira! Narrador: Eita, nis, agora que a casa cai, olha que acaba de chegar! Nesse momento entra em cena a Personagem 7: Personagem 7: Oi, como vocs esto? Vim fazer uma visita, pra vocs! Pai: Pronto, agora a noticia vem tona! Me: Cala a boca! Ela pode ouvir! Personagem 7: Nossa, eu fiquei sabendo que o Abel, anda muito estranho, parece at que ele..... Me: Parece o que? Personagem 7: Nada no eu estava pensando em outra coisa! Deixa pral! Me: Isso verdade, ele mudou muito ultimamente! Personagem 7: AHHHH!!! Fiquei sabendo que est havendo uma festa hoje, l daquela escola l embaixo! Pai: Me:, vamos deixar essa mulher falando sozinha, ela s traz noticia ruim! Me: Fica quieto que voc ganha mais!

O Cotidiano dos Jovens na


Personagem 7: O que acontece, me conta!

drogas!

Me: Nada no! Ento estava falando sobre a festa? Que festa essa mesmo? Personagem 7: uma festa de uma tal de Tonha, que teve um pessoal que me contou, foram eles que vieram buscar ele aqui, ai eu perguntei, e disseram que vai ser uma festa inesquecvel, muita agitao, at eu gostei do modo que eles me disseram, pelo jeito vai te muita agitao e vai durar at amanh, puxa se eles me convidasse eu poderia at ir, mas que pena que no me convidaram, e o Abel, vai estar l hoje, que legal! Pai: Ainda bem que pelo menos eles fizeram a coisa certa de no convid-la! Pois acabariam com a festa! Me: E voc diz que legal, eu nem estou sabendo dessa festa! Personagem 7: Ah! Era o que eu imaginava! Mas eu conversei agora tarde com uns rapazes que participam daquela Igreja, se no me engano so de uma tal de Legio! Eles estavam cochichando, e parecem que eles vo pra essa festa! Me: No acredito, at quem eu menos pensava que ia tomar esse tipo de atitude, est fazendo isso! Agora danou-se tudo! Pai: O Abel, at que eu posso acreditar, mas eles no vo fazer isso, no! Personagem 7: serio, mas eles no falaram diretamente pra mim, mas cochicharam, e sem querer eu ouvi a conversa! Pai: Ah! Que voc ouviu, no deixa de ser novidade! Personagem 7: Como? Pai: Nada no, eu estava falando sobre o Abel! Personagem 7: a hora passa rpido, e nem vejo, preciso ir! Pai: Ento obrigado pela visita, boa noite! Me: Obrigada mesmo! Boa noite! Personagem 7: Boa noite! Pai fala pra Me: Pai: Se ela nem v a hora passar, que anda prestando ateno nos outros, que chatice! Me: Puxa Pai:, at que ela nos ajudou, nos avisando! Mas eu continuo sem acreditar que aqueles meninos possam fazer esse tipo de coisa! Pai: Nem eu, mas reflita comigo! Eles no representam serem vndalos, Ento a nica coisa boa que pode acontecer se ele anda mesmo com m companhia, aqueles que esto junto com ele na festa, vamos ficar sabendo! E se eles foram l por que, algo de bom, eles pretendem fazer, e o pessoal da igreja vive dizendo que eles esto cheio de surpresa, e nunca demonstram que esto fazendo e seu papel de legionrio, de ajudar quem precisa! A sorte dele que tem esses amigos legionrios! Me: Verdade, e vndalos eles no so! Isso eu te garanto!

10

O Cotidiano dos Jovens na

drogas!

Pai: Ta vendo s? Mas o jeito agentar at amanh, pois com certeza ele foi pra essa festa! Me: puxa, e agora? Ser que agento at amanh? Pai: com certeza, e para de ser chata! Voc tem uma longa vida pela frente, porque voc no pega nem gripe! Vamos que agora j muito tarde, j hora de dormir! Me: No sei se vou conseguir dormir? Pai: Ah!, ento fica ai, que eu vou, fui! Me: Espera, eu tambm vou! Pai: Ento vamos! Cena 5 Narrador: Vejamos s, as peas, no se encaixam, percebemos que, os pais ficam preocupados com a atitude de Abel, e de repente as pessoas que mais confiavam, acabam de fazer uma coisa que ningum acredita !!! E o que sabemos at agora que ele foi realmente a esta festa e o jeito ver o que acontece! Lia: Dudu, por acaso vocs viu o Abel l dentro da festa? Dudu: Eu no! Mas consegui ter certeza de que ele est aqui, vamos l dentro procur-lo, quem sabe, no encontramos ele?! Lia: Dudu, voc percebeu uma coisa, ele se enturmou, com uns caras, e percebo que eles so da pesada, so eles que passam uns baratos, l na escola, puxa quem deria ele com esses caras, ser que ele, tambm faz parte dessa turma ou est por acaso, aqui? Dudu: Boa pergunta! Lia: O jeito ver o que acontece l dentro! Dudu: Vamos! Entram em cena Personagem 8 e Personagem 9 juntos com Abel! Personagem 8: Nossa como l dentro est cheio de gente!!! Vamos ficar um pouco por aqui, depois entraremos! Personagem 9: Abel, voc aqui, que legal, imaginava que no viesse! Voc um cara mongo! No sei como veio, o cara mais zoado da sala! E alem de tudo o mais CDF!!! Abel: Pra ai! Eu no sou o cara zoado, que eu nem ligo! Personagem 9: At parece, voc fica pe da vida, quando mexem com voc! Personagem 8: verdade, e por falar nisso, lembra da ultima festa que voc foi? Aquela que voc mexeu com a namorada de marquinhos e acabou arrumando uma briga feia! Abel: Aquela briga, foi por que me apresentaram ela, e no me falaram que era namorada de marquinhos, e foi tudo uma trama, mas vamos deixar esse assunto pra l! Personagem 9: Tudo prova que voc um nerde!

11

O Cotidiano dos Jovens na

drogas!

Personagem 8: Ento vamos ver se realmente, voc um cara que ningum pode! Personagem 9, voc tem aquele bagulho ainda? Ou j acabou, se acabou trate de arrumar mais se no, ta frito!!! Personagem 9: Espera ai, to vendo! Pronto achei, e agora? Personagem 8: Abel, tem coragem de enfrentar essa? Abel: O que isso ai? Personagem 8: Como o que isso? Isso que chamamos de relaxante! O barato funciona mesmo! Garanto que se voc experimentar, vai pedir, mais! Abel: No deixa isso pra l! At parece que vou mexer com esse tipo de coisa! Personagem 9: Bom, eu acho melhor voc experimentar o barato, a voc at pode entrar na nossa, e faturar uma nota que voc nem imagina!!! Abel: No prefiro, arrumar grana de outro jeito, e no assim, vendendo, ou comprando esse bagulho, at parece que vou fazer isso! Personagem 8: Voc um bunda mole, no tem coragem nem de sentir o aroma disso! Personagem 9: No tem nada demais, nisso, te garantimos bom mesmo! Nesse momento entra em cena 2 policiais que pegam em fragrante, e pedem para que eles encostem com as mos na parede e dizem: Policial 1: Vocs esto presos, recebemos uma denuncia de que esto com drogas! Abel: Eu, no estou com nada policial! Policial 2: Cala a boca! Personagem 8: Mas policial! Policial 2: J disse calem a boca! Inclusive vocs foram pegos usando droga, e vo todos em cana! O policial 1 aproxima-se de Abel e pergunta: Policial 1: Nesse caso j que esto com drogas, deve ter mais algum l dentro passando pra outro, vamos logo, me falem se tem outro l dentro, para que possamos pegar! Abel: No policial, no tem ningum l dentro e eu tambm no estou usando isso! Policial 2: Como no? Personagem 1: Ele est sim, est mentindo! Nando: policial, ele que ofereceu o barato pra ns aqui! Abel: Imagina, logo eu, fazendo isso! Policial 1: Ah! Agora est dando uma de santinho! Garoto mimado! Policial 2: Eu j disse pra ficarem quietos! Todos esto em cana!

12

O Cotidiano dos Jovens na

drogas!

Nesse momento os policiais retiram todos de cena e param na delegacia! Os dois policiais de prontido juntos dos cmplices apresentam eles ao delegado, e o delegado pergunta: Delegado: mesmo, quer dizer que estavam com drogas naquela festa? Personagem 1: Estvamos conversando, somente isso!!! Delegado: Pelo jeito, a conversa estava delirante! Nando: Como o senhor sabe? Personagem 1: Cala a boca! Delegado: Quem d as ordens aqui sou eu! Abel: Eu no tenho nada a ver com isso, delegado! Delegado: Ento prova! Abel: Mas, mas, mas... Delegado: Ento vocs no tm como provar?! Eles ficam um olhando para o outro Delegado: Querem saber? Vo todos presos por contrabando! E nessa hora eles so levados para a priso, mas nesse momento eles imploram pra no serem levados! Pois muito sofrimento, estar l ! Narrador: Hoje domingo, onde Abel estaria pelo menos na missa, em que era incentivado a participar, e que atravs do caminho que ele imaginava que seria uma festa, acaba em tragdia, quem dera acabar sendo preso, com simples inteno de levar a vida numa alegria e paz, agora percebemos o sentido de que temos caminhos a seguir, e que temos que tomar cuidado na hora de escolher e saber darem ouvidos a Deus, pois Ele est convidando voc, a seguir mais essa opo que a Legio de Maria! Nossa como j sei o final, uma pena que isso venha acontecer, pais que sempre se preocuparam com o filho!!! h, o jeito refletir nesse final, ento vamos ver.... Pai: Me, o Abel j veio? Me: At agora sem noticias dele! Pai: Caramba! J so dez horas, tudo bem que s vezes ele extrapola, mas no tanto! Me: Estou com uma sensao ruim, parece que vamos ter noticia hoje! Pai: Pronto, l vem voc com essas frescuras! Me: Entendo voc que ando muito preocupada, mas sei l, est tudo estranho. Personagem 7: Bom dia! Hoje o dia est bonito, n?! Pai: Agora comeo a acredita em voc, temos noticia! melhor se preparar!

13

O Cotidiano dos Jovens na


Me: Bom dia, entre, como voc est? Pai: Por mim mandava embora! Me: Alguma novidade! Pai: No faz isso! Personagem 7: O Abel, j chegou da festa? Pai: No, por que?

drogas!

Personagem 7: Era o que eu imaginava, estou ouvindo um comentrio que o Abel encontra-se preso na delegacia l do centro da cidade! Me: Nooo, no acredito nisso, meu filho preso, isso uma calnia! Personagem 7: O melhor mtodo ir l verificar realmente se ele! Me: o que vamos fazer, n Pai?! Pai: Ns vamos, mas ela vai junto! E se no for verdade, ela vai ver! A senhora tambm vai! Personagem 7: Mas que preciso ir agora, eu s estava de passagem! Eu s vim avisar! Pai: Ento suma da nossa frente! Me; No seja mal educado! Personagem 7: Tchau, Tchau, talvez eu venha a tarde aqui hoje fazer uma visita pra vocs! Pai: Tem certeza que voc vai querer vir? Personagem 7: Tudo bem, qualquer outra hora! Tchau e bom dia! Ela sae de cena. Me: Mas eu no consigo, acreditar, muito triste o que ele fez, e agora o que eu fao para merecer isso! Narrador: Esto vendo como so as coisas?! O pior que ningum est sabendo, se realmente verdade tudo que acontece, essa pea um exemplo do cotidiano dos jovens nas drogas, ou seja, o convvio que s vezes podem ter, e no sabem, se sabem, colocam em mente que no h volta, e que todos esqueceram dele, alem de tudo, colocam as pessoas que esto querendo bem, em sofrimento e angstia, nosso futuro ns mesmos que preparamos, mas o importante que temos que prepara junto com Deus, e nossa Me querida! Que atende nossos pedidos de filhos e nos acolhe intercedendo a nosso Pai que Deus no esquecendo de seu filho que sofreu por ns! Me: Meu Deus, diz que isso no verdade, meu filho preso, eu que fiz de tudo, para que ele seguisse seu caminho, e agora meu Deus! Pai: verdade! Mas ele um cabea de bagre, no presta ateno em nossos conselhos! Me: Meu corao est apertado, o que fao pai? Pai: No se preocupe, deve ser um mal entendido! O jeito ir l, conversar com o Delegado!

14

O Cotidiano dos Jovens na


Me: Ento vamos! Cena da Delegacia!

drogas!

Policial 1: Senhor Delegado, tem dois senhores l fora, dizendo que so pais de Abel, posso mandar entrar? Delegado: Com certeza! Mande-os agora! Eles entram em cena. Delegado: Os senhores que so pais de Abel?! Me: Ento verdade mesmo que ele est preso? Delegado: Sim, mas por que ele foi pego com outros rapazes, que estavam com drogas, e tudo indica que ele tambm estava! Me: Olha, senhor delegado, meu filho pode ser tudo mas, no nenhum traficante, no! Eu tenho como provar de que ele no disso, e Pai: Dorinha , o que voc tem? Fale Comigo, algum me ajude! (Entra Abel e legionrias) Abel: Pai o que esta acontecendo, o que aconteceu com a minha me? Pai: Filho voc esteve preso? Sua me passou mal porque a Sr Zefa veio contar essa noticia. Abel: pai eu acabei fazendo uma escolha errada e fui parar na delegacia sem ter feito nada; Mas graas as minhas amigas legionrias eu consegui provar minha inocncia. (Lia se aproxima do pai, enquanto Nando vai ver se a me esta viva) Lia: Sr Manoel c/ o Abel est tudo bem, mas agora temos que nos preocupar c/ dona Dora. Nando: Lia, por um lado vc tem razo, mas os cuidados do Sr Manoel tero que te com o Abel tero que ser outros, infelizmente D. Dora faleceu. Abel: No, Eu posso acreditar que perdi a minha me! Pai: Filho, fica calmo, agora vamos precisar ser forte e nos unir para conseguirmos superar a perda de sua me. Lia: No que vocs precisarem de ns, estaremos aqui para ajudar. Abel: Eu j me decidi , vou voltar p/ a Legio de Maria, pois isso tudo que a minha me mais queria. Pai: Esteja sua me onde estiver, agora tenho certeza que ela est realmente feliz... Narrador: Esto vendo como so as coisas?! Essa pea um cotidiano dos jovens nas drogas, ou seja, o convvio que s vezes podem ter, e no sabem, colocam em mente que no h volta, e que todos

15

O Cotidiano dos Jovens na

drogas!

esqueceram dele, alem de tudo colocam as pessoas que esto querendo bem em sofrimento e angustia, nosso futuro a gente que faz, mas o importante preparar ele junto de Deus, e nossa Me querida! Que atende nossos pedidos de Filhos e intercedi a Deus por ns! (...) Esto vendo como so as coisas ?! Essa pea um exemplo dos jovens nas drogas ,ou seja , Infelizmente o nosso amigo Abel pagou um preo caro por querer se diverti, e acabou perdendo a companhia da sua me, mas no fim conseguiu encontrar seu caminho e se tornar um soldado de Maria.

16

Vous aimerez peut-être aussi