Vous êtes sur la page 1sur 8

INDSTRIA NO BRASIL Classificao O setor industrial de transformao pode ser classificado quanto ao tipo de indstria.

Assim, podemos falar em: *indstria de base aquela que vai produzir para outros setores industriais. Podemos a incluir o setor pesado como a siderurgia, a qumica e os de equipamentos e mquinas como a mecnica e metalrgica. *indstria de bens de consumo produz diretamente para o consumidor final. Pode ser subdividida em durvel (consumo e/ou reposio de longo prazo) como a automobilstica, eletro-eletrnicos, e no-durvel (consumo e/ou reposio de curto prazo) como a txtil e alimentcia. Localizao das indstrias A concentrao das indstrias em determinados lugares depende de certos fatores que passamos a analisar abaixo: *proximidade de matrias-primas mais importante no caso de setores industriais que lidam com grandes volumes de matria-prima, como o setor pesado. A siderurgia, por exemplo, necessita de grandes quantidades de ferro e mangans. Essa proximidade reduz o custo com o transporte e garante maior eficincia na continuidade das atividades desenvolvidas pela empresa. *oferta de energia um dos insumos mais importantes para o setor industrial a energia. Determinados setores consomem muita energia, como a indstria de base. A siderurgia requer o uso do carvo mineral, a indstria que produz alumnio requer muita energia eltrica. A no interrupo do fornecimento da energia um fator essencial para a sobrevivncia dessas empresas e, em alguns casos, o custo final de seus produtos fortemente influenciado pelo custo da energia. *mo-de-obra disponvel isso explica o porque das indstrias concentrarem-se em reas urbanas onde podem contar com essa oferta de mo-de-obra. Evidentemente, alguns setores requerem mo-de-obra mais qualificada e procuram cidades onde existam centros universitrios e de pesquisa. *mercado consumidor no caso das indstrias de bens de consumo, a proximidade do mercado consumidor reduz o custo final do produto no varejo pelo menor custo do transporte at os pontos de venda. Grandes concentraes urbanas atraem mais indstrias que, assim, podem ficar prximas de um grande mercado consumidor. *boa rede de transportes essencial para garantir a circulao das matrias-primas, da energia e do produto acabado. A saturao dos transportes em algumas reas urbanas tem afugentado algumas empresas desses locais. Alm desses fatores claro que precisamos lembrar de polticas de fomento ao desenvolvimento industrial incluindo isenes de impostos e facilidades para exportao. Assim como importante tambm entender que o elevado custo da mo-de-obra, movimento sindical forte e problemas como enchentes, espao fsico disponvel (para uma eventual expanso) e

falta de segurana motivam indstrias a procurarem novos locais para sua instalao. Breve histrico Vamos fazer uma anlise histrica do desenvolvimento do setor industrial no Brasil. Inicialmente precisamos lembrar que durante o perodo colonial o Brasil sofreu fortes restries por parte da Coroa portuguesa que impedia a instalao de indstrias em nosso pas que concorressem com sua produo ou que ferissem seus interesses comerciais na Europa e no Mundo. Mesmo aps a independncia o desenvolvimento industrial foi seriamente limitado pelas relaes comerciais com os ingleses, maior potncia da poca. Em 1844, com a adoo de tarifas protecionistas mais elevadas, o Imprio comea a tomar medidas para promover o desenvolvimento do setor industrial no Brasil. Outros fatores trouxeram contribuio ou foram muito relevantes nesse desenvolvimento: *cafeicultura foi responsvel pela atrao dos imigrantes. Parte deles fixou-se em reas urbanas constituindo a mo-de-obra assalariada para a indstria e, ao mesmo tempo, mercado consumidor. Alm disso, a cafeicultura permitiu um acmulo de capitais, mais tarde aplicado em atividades diversificadas, no setor bancrio e industrial, e contribuiu para a expanso da rede ferroviria e melhoria das instalaes porturias, melhorando a rede de transporte. *as Guerras Mundiais durante as Guerras Mundiais, com a dificuldade de manter o comrcio importador com a Europa, procura se desenvolver aqui no Brasil uma industrializao para substituio dos produtos importados e atender o mercado consumidor interno. *governos de Getlio Vargas a crise na cafeicultura, as mudanas polticas do perodo Vargas (substituio de uma oligarquia exportadora pela burguesia urbana e industrial) desviam os investimentos para o setor secundrio. Impulsiona-se a indstria de base com a criao da CSN (Companhia Siderurgia Nacional), em 1946 e da PETROBRAS em 1953. Tambm aps o trmino da Segunda Guerra Mundial as importaes de equipamentos industriais apresentam um aumento o que indica uma fase de crescimento nesse setor. *governo de JK atravs do Plano de Metas ampliam-se os investimentos na infraestrutura necessria para o desenvolvimento da indstria (energia, rede de transportes). Comea a aumentar a participao do Estado em setores estratgicos como energia, minerao, transportes e criam-se estmulos para a atrao dos investimentos estrangeiros tanto no setor pesado como na indstria de bens de consumo durveis (automobilstica). *governos militares trata-se de uma fase que alterna perodos de estagnao e recesso com outros de forte crescimento (como no milagre brasileiro entre 1969 e 1973). Amplia-se a diversificao da indstria no Brasil. Adota-se uma poltica de incentivos s exportaes, continua a atrao do capital estrangeiro setores de tecnologia mais avanada comeam a mostrar uma maior evoluo (setor aeronutico, blico, nuclear e espacial). A poltica salarial adotada prejudicial aos trabalhadores e o modelo econmico que seguido leva a maior concentrao de renda no perodo.

*redemocratizao e dcada de 1990 fase em que a economia globalizada toma fora e polticas econmicas neoliberais. Progressivamente h uma abertura do mercado interno brasileiro, at ento muito protegido, o que eleva as importaes e confirma-se a falta de competitividade do setor industrial brasileiro no mercado externo. Para competir, ou sobreviver, esse setor empreende uma rpida evoluo tecnolgica, empreende esforos pela qualidade e pela reduo de custos, o que provoca um aumento do desemprego e falncia ou venda de muitas empresas incapazes de enfrentar essa nova realidade. Ao mesmo tempo, as necessidades de diminuir o tamanho do Estado e de seus gastos (incapaz at mesmo de atuar com eficincia em setores essenciais para a sociedade) levam ao desenvolvimento de uma poltica de privatizao de empresas estatais, como no setor siderrgico (processo que leva, ao mesmo tempo, a uma capitalizao para fazer frente ao pagamento de obrigaes financeiras). Desenvolvem-se reformas no Estado, como no setor previdencirio. criado o Mercosul que, por um lado, expande o mercado de consumo para a produo industrial brasileira e, por outro, aumenta a concorrncia com as indstrias de nossos vizinhos. Apesar de tudo, chega-se ao final do sculo XX e incio do sculo XXI com a certeza de que o Brasil ainda precisa definir uma poltica industrial que permita um fortalecimento das empresas nacionais, maior criao de empregos, estmulos para o setor exportador, alm da continuidade do processo de fortalecimento das indstrias para aumentar sua qualidade e competitividade. Distribuio geogrfica das indstrias Observa-se uma tendncia maior disperso geogrfica desse setor nos ltimos quinze anos, mas ainda forte a concentrao na Regio Sudeste. Podemos destacar:

*Regio Sudeste as maiores concentraes industriais se encontram nas Regies Metropolitanas de So Paulo, do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. Destacam-se tambm a Baixada Santista (Cubato), o Vale do Paraba, a Regio de Campinas e crescimento do setor na Regio de Vitria, Tringulo Mineiro, alm de vrias cidades no oeste paulista e sul de Minas Gerais; *Regio Sul so importantes as Regies Metropolitanas de Curitiba e Porto Alegre, alm do Vale do Itaja (SC) e Serras Gachas; *Regio Nordeste as maiores concentraes industriais esto em suas regies metropolitanas: Salvador, Recife e Fortaleza; *Regio Norte pouco industrializada destacando-se a Zona Franca de Manaus e a Regio de Belm; *Regio Centro-Oeste possui um modesto setor industrial sem a formao de grandes centros. As indstrias encontram-se espalhadas pelas principais cidades da Regio. Destaques no setor industrial Passamos a analisar sucintamente alguns setores industriais de maior destaque no Brasil e que, historicamente, tem se mostrado serem os mais importantes ou pelo valor da produo ou pelo nmero de empresas e de funcionrios. Observa-se recentemente maior aquecimento em setores como o de papel e papelo (embalagens o que parece ser um sinal de aquecimento da economia), alm dos setores de borracha, metalrgico e txtil. *Siderurgia o Brasil est entre os dez maiores produtores de ao no mundo iniciando maior desenvolvimento a partir da entrada em funcionamento da CSN em 1946, no municpio de Volta Redonda RJ. A maior parte das siderrgicas brasileiras concentra-se no Sudeste devido proximidade do ferro e mangans do Quadriltero Ferrfero - MG, da boa rede de transportes (ferrovias, proximidade de portos) e do mercado consumidor (representado pelas indstrias que consomem o ao). Podemos destacar: -MG : USIMINAS, ACESITA e Belgo-Mineira; -RJ : CSN (Companhia Siderrgica Nacional); -SP : COSIPA (Companhia Siderrgica Paulista); -ES : CST (Companhia Siderrgica de Tubaro). Esse setor j foi privatizado. Busca nesse perodo a modernizao e eficincia para aumentar sua competitividade. A produo e os lucros cresceram mas enfrenta-se no mercado externo um duro protecionismo no Primeiro Mundo (EUA) que estabelece taxas e quotas para a compra do ao brasileiro. Tambm melhorou a qualidade do ao produzido aps a privatizao, assim como a diversificao de produtos fabricados pela siderurgia no Brasil.

*Qumica setor que ainda promove uma abertura e modernizao. Sua produo tambm crescente com grande destaque para o setor petroqumico. A entrada do capital estrangeiro nesse setor e a quebra do monoplio da PETROBRAS trazem a perspectiva de grande aumento da produo e de aumento dos investimentos. Outro destaque a produo de adubos e fertilizantes. Rene ainda as produes de cosmticos e perfumaria. Permanecem ainda problemas na Qumica Fina que envolve uma tecnologia mais avanada como no setor qumico-farmacutico. *Automobilstica inicialmente com forte concentrao na regio do ABC, a partir dos anos 70 inicia uma maior disperso geogrfica deslocando-se para Betim MG (FIAT) e Vale do Paraba nos anos 80 (Taubat e So Jos dos Campos). As mudanas empreendidas na dcada de 90 alteram bastante o perfil desse setor. A abertura do mercado interno provocou a necessidade de produzir um automvel de melhor qualidade. Posteriormente, a entrada de novas montadoras (como a Renault, Peugeot, Toyota, Mitsubishi e Audi) diversifica a oferta de produtos e aumenta a produo. O Brasil comea a se tornar uma plataforma de produo para vendas no s no mercado interno mas tambm para exportao. O baixo nvel de renda no pas, a ausncia de estmulos mais eficazes para o setor exportador e a ocorrncia de crises no pas ou importadas de outros, ainda tem provocado instabilidades no setor com quedas na produo e nas vendas. Trata-se tambm de uma indstria que atualmente poupa mo-deobra e terceiriza muitas etapas da produo. Geograficamente, apresenta maior disperso pelo territrio mas ainda concentrada na Regio Sudeste onde maior o mercado consumidor.

*Txtil apresenta maior crescimento aps a Segunda Guerra Mundial mas, obsoleta nos anos 80, passa a enfrentar srias dificuldades com a progressiva abertura do mercado interno, especialmente durante os anos 90 com a entrada do produto asitico que utiliza uma mo-de-obra muito barata. Essa mesma abertura facilita o re-equipamento desse setor com a compra de novas mquinas. Promove-se tambm uma modernizao administrativa e na produo. Vrias indstrias txteis no suportaram o quadro decorrente dessa abertura e fecharam as portas nos anos 90. As que sobreviveram parecem estar mais competitivas. A indstria txtil dissemina-se por todo o pas com maior concentrao nas Regies Sudeste e Sul. *Alimentcia a produo brasileira muito diversificada, de boa qualidade e conta com a presena de algumas grandes multinacionais. Tambm se encontram bastante dispersas pelo territrio com maior concentrao no Sudeste e no Sul (maior mercado consumidor, no s na quantidade mas tambm observando-se o nvel de renda da populao). um setor com fortes ligaes com a agropecuria preocupando-se com a procedncia da matriaprima (regularidade na quantidade e qualidade) e, assim, acaba por influenciar muito a vida do produtor rural. A exportao de alimentos industrializados tem apresentado crescimento. Essa indstria rene o setor do acar, leite e derivados, leos vegetais, massas, bebidas (como sucos, refrigerantes, vinho e aguardente), carne e derivados, doces, chocolate, sorvete e outros.

Observe que, apesar do aumento dos nveis de produo industrial na dcada de 1990, o nmero de empregos na indstria de transformao decaiu. uma indstria, atualmente, que procura poupar mo-de-obra, reduzir custos e aumentar sua eficincia e qualidade.

Vous aimerez peut-être aussi