Vous êtes sur la page 1sur 4

Associao Caruaruense de Ensino Superior ASCES

Processo Civil I

16 de Novembro Caruaru 2011

Associao Caruaruense de Ensino Superior ASCES

Processo Civil I Prof: Hodir Flvio

Aluna: Tamilys Sales 4 Periodo Noturno - 1

16 de Novembro Caruaru 2011

Processo Civil I

1-Diferencie assistncia simples de assistncia litisconsorcial. R: A simples ou adesiva, quando o terceiro interessado no est diretamente interessado, apenas no querendo ser desfavoravelmente atingido pela sentena que vai solucionar a lide entre A e B, intervindo no processo apenas como auxiliar de uma das partes, praticando atos processuais na inteno de ajudar conseguir a sentena favorvel. J o litisconsorcial o terceiro tem interesse direto ao litgio, ou seja, defendendo direito prprio, passando a atuar no processo com a inteno de uma sentena favorvel ao assistido, porm no porque sua situao jurdica pode sofrer efeitos negativos, mas porque essa acabar sendo diretamente atingida pela sentena.

2-Quais os requisitos da tutela antecipada? R: No nosso CPC em seu art. 273 traz claramente suas caractersticas. No caput esto os obrigatrios o qual a parte precisa requerer essa antecipao, pois o juiz no pode fazer isso de ofcio, e ter que existir uma prova inequvoca com verossimilhana. Mas os incisos I e II desse mesmo artigo traz os requisitos alternativos, no primeiro a parte tem que provar que acontecendo a demora do tramite normal do processo acarretar ao titular do direito um dano grave ou at mesmo irreparvel, e o segundo quando ocorre um abuso do direito de defesa ou o manifesto propsito protelatrio do ru.

3-Diferencie tutela antecipada de julgamento antecipado da lide. R: A tutela antecipada, como visto na questo anterior, se localiza no art. 237 do CPC, e essa no finaliza a tramitao do processo, mas sim antecipar os direitos que, possivelmente, lhe sero dados no final de todo o decorrer do tramite. J o julgamento antecipado da lide no. Previsto no art. 330 do CPC, ele no antecipar apenas um direito, se esse existir, mas antecipar o julgamento, dando fim a tramitao do processo. E como foi visto anteriormente os requisitos para a tutela antecipada citarei os necessrios para o julgamento antecipado da lide, os quais so apenas dois, o de quando o mrito for de questo unicamente de direito, ou at mesmo de direito e de fato, no existir necessidade de produo de provas em audincia, ou se no processo o ru for revel.

4-Quais as hipteses de cabimento de denunciao a lide? R: Neste caso a lei est bem clara em seu contedo, o nosso CPC em seu artigo 70 traz em seus incisos as hipteses. Sendo elas: I - ao alienante, na ao em que terceiro reivindica a coisa, cujo domnio foi transferido parte, a fim de que esta possa exercer o direito que da evico lhe resulta;

II - ao proprietrio ou ao possuidor indireto quando, por fora de obrigao ou direito, em casos como o do usufruturio, do credor pignoratcio, do locatrio, o ru, citado em nome prprio, exera a posse direta da coisa demandada; III - quele que estiver obrigado, pela lei ou pelo contrato, a indenizar, em ao regressiva, o prejuzo do que perder a demanda.

5-O que so providencias preliminares? R: Providencia preliminar nada mais do que a preparao do juiz para o julgamento da causa, como por exemplo, a nomeao de um curador, se o ru pedir interveno de terceiros, intimao do autor por causa de documentos juntados pelo ru e etc. Esto citadas nos artigos 324 a 328 no CPC definido-se como o conjunto de aes possveis de serem tomadas pelo julgador depois de decorrido o prazo de resposta do ru, seja ela direta ou indireta. Mas se no houver necessidade, ou se j cumpridas tais providencias, explica o art. 328 que (...) o juiz proferir julgamento conforme o estado do processo (...).

Vous aimerez peut-être aussi