Vous êtes sur la page 1sur 3

ANTROPOLIA Conceituao A antropologia tem uma dimenso biolgica, enquanto antropologia fsica; uma dimenso sociocultural, antropologia social

e/ ou antropologia cultura; e uma dimenso filosfica,antropologia filosfica se empenha em responder indagao: o que e o homem. Apesar da diversidade dos seus campos de interesse, quando seu foco e o homem e a cultura. Um conhecimento completo do homem, uma conceituao mais ampla a define como a cincia que estuda o homem. O seu interesse esta no homem com um todo ser bilogo cultura. Tenta compreender a existncia humana em todos os seus aspectos, no espao, partindo do principio da estrutura biopsiquica. Busca tambm a compreenso das manifestaes culturais, do comportamento e da vida social. 1.2 Objeto de Estudo A antropologia como cincia do biolgico e do cultural tem seus objeto de estudo definidos o homem e suas obras. O objeto da antropologia engloba as formas fsicas primitivas e atuais do homem e suas manifestaes cultuais. Interessa-se, preferencialmente, pelos grupos simples, culturalmente diferenciados, e tambm pelo conhecimento de todas as sociedades humanas, letradas ou grafas, extintas ou vivas, existentes nas varias regies da Terra. Atribui se ao antroplogo a tarefa de proceder a generalizaes, formulando princpios explicativos da formatao e desenvolvimento das sociedades e culturas humanas. 1.4 Divises e Campo da Antropologia A cincia da humanidade e da cultura tem um campo de investigao extremamente vasto: no espaado, toda a terra habitada no tempo, pelo menos dois milhes de anos e todas as populaes socialmente organizadas. Divide se em dois grandes campos de estudo, com objetivos definidos e interesses tericos prprios. Antropologia Fsica ou Biolgica e Antropologia Cultural. 1.4.1 Antropologia Fsica SOMATOLOGIA: Descreve diferenas fsicas individuais e diferenas sexuais. RACIOLOGIA: Interessa-se pela historia racial do homem, preocupando se com a classificao da espcie humana em raas, coma miscigenao (mistura de raas), caractersticas fsicas etc. ANTROPOMETRIA: Usa as tcnicas de medio, procedimento quantitativo que fornece medidas do corpo humano, elaboradas por instrumentos especiais. ESTUDOS COMPARATIVOS DO CRESCIMENTO: Os somatologos ampliaram seu campo de estudo, no sentido de conhecer as diferenas grupais relacionadas aos indicies de crescimento e as outros aspectos correlatos: alimentao, exerccios fsicos, maturidade sexual, etc.

1.4.2 Antropologia Cultural ARQUEOLOGIA: Estuda as culturas do passado.. ETNOGRAFIA: Preocupa com a descrio das sociedades humanas. ETNOLOGIA: Preocupa se com a analise, a interpretao e a comparao entre as mais variadas culturas existentes, considerando suas semelhanas e diferenas. LINGSTICA: O mas auto suficiente, em funo da independncia que envolve o seu conhecimento. A linguagem um meio de comunicao e tambm um instrumento de pensamento. A grande diversidade de lngua acompanha a grande variedade de culturas, cada uma delas com suas formas e estruturas bsicas definidas. FOLCLORE: Campo de investigao da Antropologia Cultural, definindo se como o estudo da cultura espontnea dos grupos humanos rurais ou urbanizados. Preocupa- se com os fatos da cultura material e espiritual que, originados espontaneamente, permanecem no seio do povo, tendo determinada funo. ANTROPOLOGIA SOCIAL: Estudo dos processos culturais e da estrutura social, seu interesse esta centrado na sociedade e nas instituies. O antroplogo social e aquele que, levando em conta as diferenas existentes entre grupo humanos, preocupase em conhecer as relaes sociais que as reagem. CULTURA E PERSONALIDADE. Constituem aspecto que abre a analise antropolgica em um novo campo de investigao. O individuo no e visto com um simples receptor e portados de cultura, mas como um agente de mudana cultural, desempenhando papel dinmico e inovador. 1.5 Cincias Afins Como cincia social, oferece e recebe dados tericos e metodolgicos da Sociologia, da Historia, da Psicologia, da Geografia, da Economia e da Cincia Poltica. Como cincia biolgica ou natural, liga-se a Biologia, a Gentica, a Anatomia, a Fisiologia, a Embriologia, a Medicina, Tambm a Geologia, a Zoologia, a Botnica, A Qumica e a Fsica vem oferecendo indispensvel contribuio aos estudos antropolgicos na busca da compreenso dos problemas comuns a todas essas disciplinas. A Antropologia vem firmando se como cincia do homem que exige, cada vez mais, a cooperao entre os seus especialistas e os outras cincias,pois cada serie de problemas requer a utilizao de mtodos especficos altamente tcnicos. 1.5.1 Sociologia Mantm relaes mais intimas com a Antropologia, em funo de seus interesses tericos e prticos, salvaguardando a especificidade de cada uma. A Antropologia e Sociologia auxiliam se na compreenso do carter global do homem, enquanto reunindo em sociedade. Ambas valem se de teorias, conceitos, mtodos e tcnicas, desenvolvidas pelo seus especialistas.

1.5.2 Psicologia A antropologia ocupa se com o comportamento grupal e a Psicologia, do comportamento individual. Os antroplogos buscam, os dados levantados pelo psiclogos, explicaes para a complexidade das culturas e do comportamento humano e para a interpretao dos sistemas cultuais relacionados com os tipos de personalidade correspondentes. Fatores biolgicos, ambientais e culturais so as variveis explicativas das diferenas individuais, que terminam os diversos tipos de personalidade bsica das culturas. 1.5.3 Economia e Poltica As relaes interdisciplinares com a Economia e a Poltica so justificadas, uma vez que a Antropologia, ao seu preocupar com a globalidade da cultura, enfatiza o conhecimento das instituies econmicas e polticas. Todo grupo humano, por mais simples que seja, tem sua organizao econmica sistematizada, com base nos recursos disponveis e no trabalho realizado. A economia, tendo criado uma serie de teorias, e capaz de explicar de modo geral, todo o procedimento econmico humano. Por outro lado, a Antropologia, documentando numerosos sistemas existentes na Terra, tem uma perspectiva mais ampla das organizaes econmicas. Toda sociedade se organiza politicamente atravs de um complexo de instituies que regular o poder, a ordem e a integridade do grupo. A poltica se desenvolveu no sentido de compreender as varias modalidades de forma de governo e de Estado, por outro, os focos de interesse da Antropologia, sob esse aspecto, so intensos. O intercambio de idias enriquece o campo das duas cincias do homem.

Vous aimerez peut-être aussi