Vous êtes sur la page 1sur 3

ESCOLA ESTADUAL SENADOR ANTNIO MARTINS Estudo dirigido de Biologia Nomes: _________________________________ N:____ , ____ , ____ Turma:_____ Valor:

5,0 _____ Data: ____/____/______ Professora Hellen

Nota:

Revendo conceitos bsicos:


1 Conceitue os seguintes termos: Populao: Comunidade: Ecossistema: Biosfera: Fatores abiticos: Organismo autotrfico: Organismo heterotrfico: Produtor: Consumidor primrio: Consumidor secundrio: Consumidor tercirio: Decompositor: Cadeia alimentar:

b) Em Ecologia, a POPULAO inclui todos os indivduos de uma mesma rea, pertencentes ou no a vrias espcies. c) Em Ecologia, o ECOSSISTEMA a poro da terra biologicamente habitada. d) Em Ecologia, a BIOSFERA o conjunto formado pela comunidade de indivduos vivos e o meio ambiente inerente. e) Nenhuma das anteriores.

Parte 2 Cadeias alimentares


1) Os principais produtores da cadeia biolgica marinha so: a) protozorios e coppodes; b) medusas e corais; c) diatomceas e dinoflagelados; d) organismos da fauna planctnica; e) organismos da fauna bentnica. 2) As espcies de capim que crescem nos campos da Austrlia podem ser diferentes das que existem na Amrica ou na frica, mas todas tm a mesma funo: so produtores dos ecossistemas de campo. Nos campos da Austrlia vivem cangurus, nos da frica h zebras e na Amrica do Norte h bises. Todos esses animais exercem em seus ecossistemas a funo de: a) consumidores primrios b) consumidores secundrios c) consumidores tercirios d) decompositores e) parasitas 3) No ecossistema a seguir esquematizado, esto representados, de 1 a 8, os componentes de uma comunidade bitica. Entre eles encontram-se: produtores, consumidores primrios, secundrios e consumidores tercirios.

Parte 1 Introduo Ecologia


1) O conjunto do ambiente fsico e dos organismos que nele vivem conhecido como: a) bitopo b) ecossistema c) biomassa d) bioma e) comunidade 2) Ao conjunto de indivduos de diferentes espcies habitando determinada rea d-se o nome de: a) ecossistema b) comunidade c) populao d) bioma e) biosfera 3) Com relao aos conceitos de HABITAT e NICHO ECOLGICO, marque a opo correta relacionada abaixo: a) cobra e gavio ocupam o mesmo habitat. b) pre e cobra esto no mesmo nicho ecolgico. c) gavio, cobra e pre esto no mesmo nicho ecolgico. d) cobras neste mesmo local ocupam o mesmo nicho ecolgico. e) pres podem ocupar o mesmo habitat, mas tm nichos ecolgicos diferentes. 4) O ambiente descrito, com inmeros animais e vegetais, beira de um charco de gua doce que, durante o dia, sofre flutuaes de temperatura, luminosidade, maior ou menor pH e at alteraes de salinidade, poder ser classificado como um exemplo de: a) biosfera b) bitipo c) biomassa d) ectone e) ecossistema 5) Suponha que em um terreno coberto de capim gordura vivem savas, gafanhotos, pardais, pres e ratos-do-campo. Nesta regio esto presentes: a) cinco populaes. b) seis populaes. c) duas comunidades. d) seis comunidades. e) dois ecossistemas. 6) Indivduos de diversas espcies, que habitam determinada regio, constituem: a) um bioma. b) uma sociedade. c) uma populao. d) uma comunidade. e) um ecossistema. 7) A posio de uma espcie num ecossistema ao nvel de desempenho funcional chama-se: a) nicho ecolgico b) habitat preferencial c) plasticidade ecolgica 8) Assinale a alternativa CORRETA: a) Em Ecologia, a COMUNIDADE inclui grupos de indivduos de uma mesma espcie de organismos. d) produtividade primria e) territorialidade social

No quadro abaixo, assinale a opo que classifica corretamente os componentes do ecossistema:


Consumidores primrios Consumidores secundrios Consumidores tercirios

Produtores

a) b) c) d) e)

1e5 3e5 4e5 1e3 1e5

2e8 4e6 1e6 2e7 4e6

3e4 1e8 3e7 6e8 3e7

6e7 2e7 2e8 4e5 2e8

4) Tendo em vista os conceitos de CADEIA e TEIA alimentar, bem como de POPULAO e COMUNIDADE, podemos afirmar que: a) A pre, a cobra e o gavio representam uma populao e um exemplo de uma cadeia alimentar. b) O conjunto de pres da regio formam uma populao e os consumidores, entredevorando-se, formam uma teia alimentar. c) Pres e cobras do charco formam uma populao e, para as cobras, as pres so produtoras de alimento. d) Pres, cobras e gavies formam uma comunidade; as cobras so consumidores primrios e os gavies consumidores secundrios. e) O conceito de produtor est associado ao fornecimento de alimento e, de consumidor, queles que o utilizam. 5) Com referncia cadeia alimentar, marque a alternativa correta: a) a energia contida no produtor diminui gradualmente, ao passar de consumidor a consumidor. b) a energia do produtor aumenta gradualmente nos diferentes elementos da cadeia alimentar. c) o potencial energtico do produtor no sofre nenhuma alterao nos diferentes segmentos da cadeia alimentar. d) na cadeia alimentar, como os animais so de tamanho diferentes , a quantidade energtica do produtor sofre oscilaes. e) a complexidade da teia alimentar no interfere com a quantidade de energia transferida, que permanece inalterada. 6) Qual das alternativas a seguir responde corretamente a seguinte questo: Que resultaria se desaparecesse do mar o fitoplncton ?

a) o equilbrio ecolgico desse ecossistema no sofreria alterao, visto que o fitoplncton constitudo por seres apenas microscpios. b) o zooplncton ocuparia o seu lugar na cadeia alimentar, mantendo assim o equilbrio ecolgico do ecossistema. c) a cadeia alimentar do ecossistema perderia o elo principal, pois do fitoplncton depende praticamente toda a matria orgnica necessria aos demais componentes biticos. d) o ecossistema no seria afetado visto que o plncton apenas um consumidor na cadeia alimentar. e) o equilbrio ecolgico no seria alterado visto que nem todos os organismos marinhos se alimentam do fitoplncton. 7) Com os elementos pre, capim, cobra, fungos e bactrias do solo, observe com ateno o diagrama a seguir. No descuidando da direo das setas e a seqncia numrica, indique a alternativa correta na sucesso de eventos.

4) (Cesgranrio-RJ) 0 equilbrio biolgico de uma comunidade depende da proporo existente entre produtores, consumidores e predadores. Assim, se: a) o nmero de produtores e consumidores aumentar, o de predadores diminuir, b) o nmero de produtores diminuir, o de consumidores e predadores aumentar. c) o nmero de consumidores diminuir, o de produtores aumentar e o de predadores diminuir. d) o nmero de predadores aumentar, o de produtores e consumidores aumentar. e) o nmero de predadores aumentar, o de produtores e consumidores diminuir.

5) Cobras que se alimentam exclusivamente de roedores so consideradas: I a) produtores. b) consumidores primrios. c) consumidores secundrios. d) consumidores tercirios, e) decompositores.

V II

a) b) c) d) e)

I Produtor Produtor Produtor Decompositor Decompositor

II Decompositor Consumidor secundrio Consumidor primrio Consumidor primrio Produtor

III Consumidor primrio Decompositor Consumidor secundrio Consumidor secundrio Consumidor primrio

III IV Consumidor secundrio Consumidor primrio Decompositor Produtor Consumidor secundrio

8) O aproveitamento das algas pelo homem torna-se cada vez mais acentuado. Em certos pases asiticos, as algas j fazem parte da dieta humana. Neste caso o homem comporta-se como: a) consumidor primrio. b) consumidor secundrio. c) consumidor tercirio. d) produtor. e) decompositor.

Parte 3 Pirmides ecolgicas


1) Com relao ao fluxo de energia em um ecossistema correto dizer que: a) a quantidade de energia que um nvel trfico recebe superior que ser transferida para o nvel seguinte. b) o fluxo de energia na cadeia alimentar unidirecional. c) a energia luminosa captada pelos organismos hetertrofos. d) em uma pirmide de energia, a base sempre ocupada pelos consumidores primrios. e) no pice de uma pirmide de energia esto colocados os produtores. 2) (S. CARLOS) Em um ecossistema, com a passagem de energia de um nvel trfico para outro, ela: a) permanece igual. b) aumenta sempre. c) diminui sempre. d) totalmente perdida. e) totalmente aproveitada.

3) Um dos perigos da utilizao de inseticidas clorados que eles so muito estveis e permanecem longo tempo nos ecossistemas. Em vista disso, dada a cadeia alimentar capim inseto pssaro cobra gavio de esperar que a maior concentrao de DDT por quilo de organismo seja encontrada em: a) cobra b) gavio c) pssaro d) inseto e) capim

Vous aimerez peut-être aussi