Vous êtes sur la page 1sur 4

Nome: Danilo da Silva Hipolito RA: 094726 ST002 Ingles Tcnico Prof.

Maria Anglica

Bluetooth
Bluetooth uma especificao industrial para rea pessoal de rede sem fio(PANs), primeiro desenvolvido por Ericsson, depois formalizado pelo Grupo de Especial de Interesse no Bluetooth (SIG). O SIG foi formalmente anunciado em 20 de maio de 1999. Foi estabelecidos por Sony Ericson, IBM, Intel, Toshiba e Nokia, e depois aderido por muitas outras companhias como Associaes ou Adotando membros.

Introduo
O Sistema nomeado aps um dinarmaqus rei Harald Blatand (Harold Bluetooth em Ingls), Rei da Dinamarca e da Noruega , de 935 e 936 respectivamente, de 940 conhecidos pela sua unificao antes do conflito entre tribos da Dinamarca, Noruega e Sucia. Bluetooth tambm planejou para unificar diferentes tecnologias como computadores e celulares. O Logotipo do Bluetooth funde-se o nrdico poema finlands de H e B. Bluetooth provm um modo para conexo e troca de informaes entre dispositivos como BIPs (PDAs), celulares, notebook, computadores, impressoras e cameras digitais com segurana, de baixo custo, disponvel globalmente restrito a uma faixa de rdio-frequencia. Bluetooth permite que esses dispositivos conversem um com outro quando eles entram no intervalo, mesmo se no estiver no mesmo espao, quando eles esto a 10 metros (32 ps um do outro).

Atualmente
A verso de envio atualmente para consumidores com Bluetooth embutido e porta USB 1.1. um padro de rdio sem fio projetado para consumir pouca energia. Com um curto alcance (de 10 a 100 metros) e com um baixo costo de microchip transceptor em cada dispositivo. Pode ser usado para conectar perifricos sem fio, como impressoras ou teclados de computadores, ou tem comunicadores PDAs com outro prximo PDAs ou computadores. Celulares com tecnologia Bluetooth embutido tem sido fabricados em grande numero, e so capazes para conectar com computadores, PDAs e , especificamente , dispositivos de handfree(mos livres). BMW o primeiro motor veicular fabricado com tecnologia Bluetooth instalado em seus carros, adicion-lo como uma opo sobre a sua srie3, srie 5 e veiculos X5. Desde eles, outras fbricas tem seguido o exemplo, com muitos veculos, incluindo o 2004 Toyota Prius e o 2004 Lexus LS430. O kit Bluetooth de carros permite que os usurios com celulares com Bluetooth fazer uso de algumas

funcionalidades do telefone, tal como fazendo ligaes, enquanto o telefone em si pode ser deixado no bagageiro. Como sempre, o modelo tambm inclue suporte para mais dispositivos poderosos de longa-distancia adequado para construo de uma rede local (LAN) sem fio. Todo dispositivo Bluetooth pode simultaneamente manter-se a 7 conexes, mas somente 1 conexo ativa por vez. Estes grupos(maximo de 8 dispositivos: 1 principal e 7 dependentes)so chamados piconets. A especificao Bluetooth, tambm habilita a possibilidade de conectar 2 piconetworks um com outro, com um dispositivo principal atuando como um canal. Estes dispositivos ainda esta por vir, pensam na suposio de aparecer dentro de dois anos. Todos os dispositvos podem ser configurados para constantemente anunciar a presena para prximos dispositivos mais velhos para estabelecer a conexo. Tambm possvel proteo com senhas para conexo entre dois dispositivos de modo que ninguem pode entrar na rede. O protocolo de operaes na licena livre ISM band de 2.45GHz. Atinge uma velocidade de 723.1 kbits/s. Em mais velhos para evitar interferencia com outros protocolos que utilizam banda de 2.45GHz, o protocolo de Bluetooth divide a banda em 79 canais e canais de mudana at 1600 vezes por segundo. Bluethoth no deveria ser compararado com Wi-Fi, que um protocolo mais rpido com hardware mais caro que cobre distancias maiores e usurios de vrias faixas de frequencias, enquanto Bluethoot uma substituio de cabos criando uma rede pessoal entre diferentes dispositivos, Wi-Fi uma substituio para acesso em rede local. Muitos Adaptadores de Bluetoth USB esto disponveis, alguns dos quais incluem adaptador IrDA.

Bluetooth Embutido.
Os Dispositivos e mdulos de Bluetooth sendo disponibilizados, que vm embutidos com uma pilha anda um padro de porta UART. O protocolo UART pode ser to simples quanto as indstria, padro protocolo AT, permite que os dispositivos sejam configurados por modo de substituio de cabos. Isso significa que s agora leva uma questo de horas (em vez de semana) para permitir a misso de cominunicao sem fio via porta UART.

Futuro do Bluetooth
O Bluetooth SIG est trabalhando nas verses 1.2 e 2.0 bluetooth Taxa de Dados Melhorada (EDR) e tem espectativa para ser finalizado em Q4 de 2004, tal ter a melhoria de dados para 2.1Mbit/s.

Futuro uso do Bluetooth


Uma das maneiras da Tecnologia Bluetooth tornar-se til em Voices over IP. Quando VOIP comeou torna-se mais generalizado, as empresas puderam achar necessrio empregar telefones fisicos para hardware de telefones analogicos hoje em dia. Bluetooth podem talvez ser usados para comunicao entre telefones sem fio e computadores escutados por VOIP e com um Componente Perifrico de intercomunicao de infravermelho atuando com base para telefones sem fio. O telefone sem fio poder ento exigir apenas um cuidado com a alimentao. Bluetooth poder

naturalmente ser usado aqui para permitir o telefone sem fio permanecer operacional por um perodo razoavelmente longo.

Bluetooth 1.2
A Verso anteriormente compativel com 1.1 e importante reforo inclui: - Adaptador de Frequencia Hopping (AFH), tal melhora na resistencia de interferencia de rdio por evitar usar frenquencias aglomeradas na seqncia de hopping - Maior velocidade de trasmission na prtica - Estende conexes sncronas (eSCO), tal melhora qualidade de voz para audio links por permisso de retransmisso de pacotes corrompidos.

Bluetooth 2.0
No h informaes definitivas sobre o que estar includo no 2.0, mas alguns detalhes de pesquisas cientificas foram lanados pela Ericsson. Non-hopping introduo canal de banda estreita. 1. Esse canal pode ser usado para publicidade do Bluetooth servios de perfis oferecidos por vrios dispositivos de alto volumes de Bluetooth simultaneamente, uma vez que no h necessidade de fazer handshaking com cada dispositivo. Atualmente o processo de handshaking ocorre em aproximadamente um segundo (Teoricamente o minimo de 1,24s, mas na pratica muito mais tempo, pois o radio Bluetooh esta operando entre 70 canais com as informaes de outros canais at encontrar o par). 2. Decriptografar a informao como em tempo real e horrios de transportes pblicos, o congestionamento do trafico bsico de informao e o avano do trafico de orientao de direes podem ser transmitidos por dispositivos de passagens com alta velocidade. Conexes com velocidade superior; Mltiplos nveis de velocidade. Em Novembro de 2003, de Ben e Adam Laurie para A.L. Digital Ltda. Descoberto falhas na segurana do bluetooth que pode levar a divulgao de dados pessoais. Em um sub-seqente experimento Martin Herfurt do grupo trifinite era capaz de fazer um teste de campo nas frias mostrando a importncia e o problema para o mundo. Um novo ataque chamado de BlueBug era usado para o experimento. Em Abril de 2004, consultores de Segurana @Stake revelaram a falha na segurana, onde foi possvel invadir a conservao do Bluetooth baseado na rede sem fio para inverter a engenharia do PIN. Esse um dos conceitos que foram levantados sobre a segurana das comunicaes Bluetooth. Em 2004 a primeira pretenso do vrus usando o Bluetooth para

Conceitos de Segurana

espalhar entre si nos telefones moveis apareceu do Symban OS. O vrus era escrito em uma prova de conceito por Kaspersky Labs e requer uso para confirma a instalao software desconhecido antes que ele possa se propagar. Por isso, ele no pode ser considerado como uma falha de segurana de qualquer Bluetooth ou o Symbian OS. Ele no est propagando na selva. Em Agosto de 2004, registro de experimento de ajuste mundial (vista tambm como Bluetooth sniping) mostrou que com antenas direcionais a faixa radio de bluetooth de classe 2 poderia ser estendida para uma milha. Isso possibilita ataques para acessos vulnerais de dispositivos bluetooth para distancia alm da esperada. Bluetooth usa o SAFER+ algoritmo para autenticao e chave de gerao.

O Passado do Bluetooth
Verses 1.0 e 1.0B tinham numerosos problemas e os vrios fabricantes tinham grandes dificuldades em marcar seus produtos interoperveis 1.0 e 1.0B alm disso tinha obrigao na transmisso do processo de handshaking pelo Dispositivo de Hardware de Endereamento do Bluetooth(BD_ADDR), impossvel representar anonimamente o nvel do protocolo, qual era a principal retrocedente para servios planejados para serem usados em ambientes de Bluetooth, tal como Consumerium.

Perfis de Bluetooth
Em ordem o uso do Bluetooth, um dispositivo deve ser capaz de interceptar determinados perfis de Bluetooth. Estes definem as possveis aplicaes. O perfil so definidos em seguida: Perfil de Acesso Genrico (GAP); Servios de Descoberta de Aplicaes de Perfis (SDAP); Perfil de telefone sem fio (CTP); Perfil de Interfone (IP); Perfil de Ponto Serial (SPP); Perfil Headset (HSP); Perfil de rede de trabalho Dial-up (DUNP); Perfil de Fax; Perfil de Acesso a LAN (LAP); Perfil de Objeto de Troca Genrico (GOEP); Perfil de Objeto de Impulso (FTP); Perfil de Sincronizao (SP).

Esse perfil permite sincronizar itens de Gerencia Pessoal de Informao (PIM). Como esse perfil originado a partir de especificaes infravermelhas mas foi adaptado para bluetooth SIG para fazer parte de uma principal caracterstica do Bluetooth, alm disso ele referencia para IrMc Synchronization. Perfil Hand-Free (HFP); Perfil de Acesso SIM (SAP); Compatibilidade dos produtos com perfis podem ser verificados em Qualificao de web-site.

Vous aimerez peut-être aussi