Vous êtes sur la page 1sur 10

Sair

6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

FALHAS EM VLVULAS DE SEGURANA: LEVANTAMENTO ESTATSTICO DURANTE PARADAS DE MANUTENO

Autores: Juvncio Vieira Santos (PETROBRAS/ENGENHARIA/IERN) Edneu Jatkoski (PETROBRAS/REPLAN) Glaydston Emmerick Evangelista (PETROBRAS/FAFEN-SE) Fernando Teixeira Gazini (TBG/DVL)

Trabalho apresentado na IEV - Conferencia Internacional sobre Evaluacin de Integridad y Extensin de Vida de Equipos Industriales, realizada em agosto de 2002, em Salvador-BA.

As informaes e opinies contidas responsabilidade do (s) autor(es).

neste

trabalho

so

de

exclusiva

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

SINOPSE Anlise dos resultados da inspeo e Teste de Recepo (TR) de vlvulas de segurana e alvio de presso (PSVs) de unidades de processo e utilidades de refinaria e petroqumica, realizados aps as campanhas operacionais, mostram que pode ser grande a quantidade de ocorrncias de falhas ocultas nesses dispositivos. Levantamento de dados efetuado ao longo de vrios anos, revela que pode ser significativo o percentual de vlvulas que, durante a inspeo e teste, abrem fora da presso de calibrao, que no abrem, que apresentam-se obstrudas, que vazam antes ou aps abertura, e que apresentam falhas em componentes. Os aumentos dos prazos de inspeo dos equipamentos devem considerar a possibilidade de aumento de ocorrncias de falhas ocultas nas vlvulas de segurana e alvio. indispensvel, a adoo de um plano de inspeo e de medidas adequadas para deteco e tratamento dos problemas de funcionamento destas vlvulas. O objetivo desse trabalho demonstrar que no basta confiar no desempenho operacional das vlvulas de segurana e alvio durante a campanha para determinar o grau de confiabilidade. de elevada importncia considerar, junto com o desempenho operacional, os resultados da inspeo e do Teste de Recepo de todo o conjunto de vlvulas de segurana e alvio de unidades de processo e utilidades, para garantir a desejada confiabilidade desses dispositivos durante as futuras campanhas operacionais.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

1. INTRODUO De acordo com a NR-13 as vlvulas de segurana devem ser inspecionadas e recalibradas pelo menos, simultaneamente com os vasos de presso e caldeiras por ocasio da sua inspeo interna. Entretanto, h um importante fato que deve ser considerado: o aumento dos prazos de campanha ate os limites mximos estabelecidos pela NR-13 poder proporcionar uma reduo da confiabilidade das vlvulas de segurana e alvio, com conseqentes reflexos na segurana dos equipamentos e instalaes. Anlise estatstica dos resultados da inspeo e Teste de Recepo (TR) efetuados em vlvulas de segurana durante paradas gerais de manuteno, ao final de campanha operacional de unidades de processo e utilidades; mostram que pode ser significativo o percentual de vlvulas que abrem fora da presso de calibrao, que no abrem, que se apresentam obstrudas, que vazam antes ou aps abertura, e que apresentam falhas em seus componentes. A confiabilidade de vlvulas de segurana no deve ser aferida exclusivamente em funo do seu desempenho durante a campanha operacional. Isto porque muitas vlvulas no falham ou no apresentam problemas de mau funcionamento, simplesmente porque no so solicitadas quando esto em operao, gerando a falsa impresso de que esto cumprindo eficazmente a sua importante funo de segurana. Quando se constata que alto o nmero de vlvulas reprovadas no Teste de Recepo (TR), necessrio que se aprofunde a investigao sobre as causas dessas ocorrncias e que se analise as conseqncias em termos de risco operacional que a falha de cada uma dessas vlvulas causaria. Se necessrio, a vlvula deve ser substituda, podendo ainda, ser instalada uma vlvula redundante para tornar possvel uma reduo da campanha, at que se elimine a causa que levou falha. Com base em fartos levantamentos de campo e em literaturas afins, o objetivo desse trabalho demonstrar que no basta confiar no desempenho operacional das vlvulas de segurana durante a campanha para determinar o grau de confiabilidade. de elevada importncia considerar, junto com o desempenho operacional, os resultados dos Testes de Recepo de todo o conjunto de vlvulas de segurana e alvio de unidades de processo e utilidades, para garantir a desejada confiabilidade operacional desses dispositivos. 2. DESENVOLVIMENTO 2.1 DADOS DE UNIDADES DE PROCESSO DE REFINO Inicialmente foi feito um levantamento somente com os dados do teste de recepo das 138 vlvulas (99 de segurana/alvio e 39 de alvio) inspecionadas na parada da unidade de craqueamento cataltico em 1991, aps uma campanha operacional de 3 anos. Esses dados esto apresentados na tabela 1.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

A anlise desses dados mostra que: a) 44 vlvulas de segurana e alvio, de um total de 138, cerca de 31,9 %, atenderam plenamente os requisitos quanto presso de abertura e vedao; b) 80 vlvulas (58%) atenderam o requisito de abrir dentro das tolerncias de calibrao; destas, 29 (26,1%) no mantiveram boa vedao; c) 17 vlvulas (12,3%) abriram abaixo da presso de ajuste ou vazaram antes de abrir; provavelmente devem ter causado perdas de produto; d) 13 vlvulas (9,4%) abriram entre 100% e 120% da presso de ajuste, no apresentando portanto risco segurana, porque no causariam sobrepressurizao nos equipamentos que estavam a proteger; e) 18 vlvulas (13%) abriram entre 20% a 40% acima da presso de ajuste, o que configura uma situao pouco segura em termos de excesso de presso; f) 10 vlvulas (7,2%) abriram acima de 40 % da presso de ajuste, o que configura uma situao insegura e no aceitvel em termos de risco para os equipamentos protegidos. CONDIO VLVULAS VLVULAS TOTAL SEGURANA ALVIO Qtde. % Qtde. % Qtde % Vlvulas que abriram dentro das 37 37,4 7 17,1 44 31,9 tolerncias e mantiveram vedao. Vlvulas que abriram dentro das 29 29,3 7 17,1 36 26,1 tolerncias, mas no mantiveram vedao. Vlvulas que abriram com presso at 10 10,1 3 7,3 13 9,4 20% acima da presso de ajuste Vlvulas que abriram com presso 0 0 18 43,9 18 13 entre 20% a 40% acima da presso de ajuste Vlvulas que abriram com presso 7 7,1 3 7,3 10 7,2 superior a 40% da presso de ajuste Vlvulas que abriram com presso 5 5,1 1 2,4 6 4,3 inferior a 95% da presso de ajuste Vlvulas que vazaram antes de abrir 11 11,1 0 0 11 8 Tabela 1: Resumo dos resultados de inspeo e teste de recepo durante parada de unidade de craqueamento cataltico em 1991. Na poca no foram analisadas as causas que levaram ao mau funcionamento no teste de recepo destas vlvulas. Posteriormente, em 1996 e 1999, foi feito nas paradas de uma unidade de destilao atmosfrica e a vcuo, aps campanhas operacionais de 4 e 3 anos respectivamente, um levantamento mais detalhado dos resultados do teste de recepo das vlvulas de segurana e alvio, com o objetivo de determinar a disponibilidade das vlvulas e os prazos mais adequados de inspeo, pela razo de se estar objetivando uma campanha de 5 anos para esta unidade. Vide dados do levantamento na tabela 2 abaixo.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

Com os dados foi calculada a disponibilidade das vlvulas de segurana dessas unidades. Foi considerado que as vlvulas de segurana e alvio tem comportamento distinto das vlvulas de alvio, e portanto foi determinada separadamente a disponibilidade para cada tipo de vlvula. Determinou-se que vlvulas que abriam com presso entre 10% at 50% acima da presso de ajuste apresentavam falha, e que as vlvulas que abriam com presso acima de 50% da presso de ajuste apresentavam falha crtica. De um total de 105 vlvulas que foram inspecionadas em cada parada, 18 vlvulas de segurana e alvio apresentaram falhas (sendo 6 falhas crticas) e 32 vlvulas de alvio apresentaram falhas (10 crticas). As disponibilidades calculadas foram de 93% para as vlvulas de segurana e alvio e de 80% para as vlvulas de alvio, que so muito baixas. recomendvel trabalhar com disponibilidade mnima de 95%, e vlvulas mais crticas prximo de 100%. Foram analisados, para cada vlvula que falhou, a condio de liberao, a probabilidade de falha e a conseqncia da falha em termos de risco. Das 13 vlvulas de segurana e alvio que falharam, 6 apresentaram alto risco de falha, e 2 apresentaram risco de falha mdio. Das 25 vlvulas de alvio que falharam apenas 1 apresentou risco elevado de falha, em razo da maioria das vlvulas trabalhar com gua de resfriamento. Cinco das 7 vlvulas que apresentaram risco alto de falha eram liberveis em campanha, e as 2 vlvulas que no eram liberveis tinham mais 3 vlvulas similares protegendo o mesmo equipamento. A causa principal de abertura acima da presso de ajuste presena de produto de corroso ou sujeira na entrada da vlvula; este problema ocorre tambm nas linhas de entrada e descarga das vlvulas e em geral desabilita a proteo proporcionada pela vlvula. RESULTADO DA INSPEO PARADA MAR-ABR/99 PARADA FEV-MAR/96 Qtde. Vl. % Vl. Qtde.Vl. % Vl. Seg. Seg. Seg. Seg.

Pa 1,1Pt e fechamento 32 30,5 normal 1,1Pt < Pa 1,5Pt e 2 2 fechamento normal 9 8,6 24 23 1,1Pt < Pa 1,5Pt 44 42 Pa 1,1Pt e no fecharam 12 11,4 Pa 1,1Pt e vazaram direto Pa > 1,5Pt 11 10,5 6 5,7 85 81 75 71,4 Pa 1,1Pt 94 89,5 99 94,3 Pa 1,5Pt Pt = Presso de Ajuste Pa = Presso de Abertura no teste Tabela 2: Resumo dos resultados de teste de recepo durante parada de unidade de destilao atmosfrica e a vcuo. Aps essa anlise foi decidido, como regra geral, estabelecer campanhas de 30 meses para as vlvulas que apresentaram falha. Para as demais vlvulas foi recomendado acompanhar o prazo de inspeo do equipamento protegido.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

Foto 1: PSV-2035, que no abriu devido incrustao e sujeira em todo o interior.

Foto 2: PSV-2035, que no abriu devido incrustao e sujeira em todo o interior.

Foto 3: PSV-2035, corroso na mola.

Foto 4: PSV-2103B com acmulo de produto de corroso.

2.2 DADOS DE UMA PETROQUMICA Em 2001, durante uma parada geral de unidades de processo e de utilidades de uma petroqumica, aps uma campanha operacional de 3 anos, 110 vlvulas de segurana e alvio de presso foram submetidas a servios de inspeo, manuteno e calibrao. Algumas das vlvulas estavam em operao h mais tempo que a campanha inicialmente estabelecida, dada a dificuldade de liberao. Do total, apenas 61 foram aprovadas no Teste de Recepo (TR). Uma anlise mais apurada do estado geral destas vlvulas e das causas de reprovao das outras 49 (44,5 %) revelou o seguinte: 2.2.1. Os principais motivos de reprovao no TR foram os seguintes: a) 9 vlvulas abriram abaixo da Presso de Teste (PT). A causa no foi bem esclarecida. 6

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

b) 11 vlvulas vazaram direto devido falha ou desgaste de componentes (especialmente mola, fole e sedes de vedao), ou devido a sujeira. c) Falta de estanqueidade aps abertura, causada por falha de componentes ou desgaste nas sedes de vedao. d) 3 vlvulas no abriram at 1,5 x PT, devido a aprisionamento causado por incrustao, corroso e a sujeira nas regies guiadas, devido obstruo, falha do fole e anis de vedao. e) Das 3 vlvulas enquadradas no item acima, 2 estavam operando em campanhas maiores que as inicialmente recomendadas. f) Nas vlvulas tipo piloto operado era ainda mais evidente a necessidade de manuteno. 2.2.2 Mesmo entre as 61 aprovadas foi observado que a maioria j estava necessitando de manuteno/inspeo, naquela ocasio, dado ao grau de sujeira, deteriorao de componentes no metlicos (juntas, anis O e lacres), e oxidao de roscas de parafusos. Este fato contra indicava praticar aumento da prxima campanha das citadas vlvulas. 2.2.3 A maioria das que falharam no TR ou que, mesmo sendo aprovadas j apresentavam necessidade de manuteno/inspeo, representava pequeno risco para a segurana, porm comprometiam a confiabilidade operacional, apesar de no terem apresentado ocorrncias operacionais. Ver tabela 3 e fotos 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11 abaixo.

RESULTADO DA INSPEO Total de vlvulas trabalhadas Total de aprovadas no TR Pa 0,95 Pt 0,95 Pt Pa 1,1 Pt 1,1Pt < Pa 1,5Pt No abriram at 1,5Pt Vazaram direto Com peas danificadas

Quanti dades 110 61 9 23 4 3 11 16

% 100 55,5 8,2 20,1 3,6 2,7 10 14,5

Observaes

2 engripadas principais componentes danificados: fole (5), haste, disco, suporte de disco e mola.

Obstrudas 2 1,8 Legenda: Pa=presso de abertura, Pt=presso de teste. Tabela 3: Resumo da inspeo e teste de vlvulas de segurana durante parada geral de unidades de processo e de utilidades de uma petroqumica, no ano de 2001.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

Foto 5: arranhes e mossas no mbolo da vlvula principal da SP-31 (modelo piloto operada JPV).

Foto 6: interior da PSV-601, que no abriu devido incrustao e sujeira em todo o interior, causada por falha de anel O da haste do suporte do disco.

Foto 7: Incrustao dura na superfcie da guia do suporte do disco da PSV601.

Foto 8: Incrustao dura na haste do suporte do disco da PSV-601, desmontada da guia, com auxlio de prensa hidrulica.

Foto 9: interior e conexo de sada da PSV-102 obstrudos.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

Foto 10: internos da PSV-102 presos devido sujeira.

Foto 11: parte da linha de descarga da PSV-102 obstruda.

3 - CONCLUSES A partir dos dados acima apresentados, podemos concluir o seguinte: a) Nos trs casos avaliados foi alto o nmero de PSVs reprovadas no Teste de Recepo, ou que apresentaram desgaste nos internos durante a manuteno, o que nos leva constatao de que naquelas ocasies as vlvulas apresentavam baixa confiabilidade operacional. b) As PSVs reprovadas, obstrudas, engripadas ou com desgaste relevante de suas peas, apresentavam alta possibilidade de falhar em operao, podendo comprometer significativamente a segurana e a continuidade operacional. c) Mesmo sendo pequeno o nmero de vlvulas que no abriram ou abriram acima do limite tolervel, e dada a ameaa que representam para a segurana, necessrio sempre avaliar detalhadamente as causas de falhas de funcionamento dessas vlvulas e adotar providncias que possam mitigar as possibilidades de reincidncia desses casos. d) Para cada vlvula que falhou, devem ser analisadas a condio de liberao e a conseqncia da falha em termos de risco. e) Vlvulas que apresentam alto risco devem ter a campanha reduzida at que as causas de falha sejam plenamente compreendidas e resolvidas. f) O elevado nmero de PSVs reprovadas na inspeo e no Teste de Recepo, revela que pode ser elevada a possibilidade de ocorrncia de falha oculta em nesse tipo de dispositivo de segurana, podendo ainda ser agravada com o aumento das campanhas at o limite estabelecido pela NR-13 g) importante estabelecer os prazos de campanha das PSVs em funo do seu histrico, conforme limites da legislao, e no em funo exclusivamente do equipamento protegido. A melhoria da confiabilidade operacional passa por alterao dos prazos de campanhas de algumas vlvulas, no as atrelando s campanhas dos equipamentos protegidos.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

4- RECOMENDAES a) b) c) d) Reduzir e adequar campanhas das PSVs que no apresentem bom desempenho durante a manuteno/inspeo, mesmo que aparentemente no tenham apresentado problemas na ltima campanha. Determinar para cada vlvula que abra fora da presso de ajuste, as causas dessa ocorrncia; verificar condio de liberao e analisar conseqncia da falha. Efetuar limpeza das linhas de entrada e descarga das vlvulas que possam apresentar corroso, formao de depsitos ou incrustao. PSVs que abram acima da presso de ajuste, que sejam crticas quanto segurana e continuidade operacional e cujas causas no sejam claramente identificadas ou que sejam de difcil soluo, devem ser substitudas e ou ter uma PSV redundante instalada, a fim de permitir execuo de inspeo/manuteno em campanha. Ao determinar prazo de campanha operacional de unidades de processo e utilidades, considerar junto com o limite estabelecido por normas, o histrico de inspeo e manuteno das PSVs, alm do seu desempenho na ltima campanha. Utilizar, sempre que possvel, equipamento de teste de abertura de campo para avaliar o funcionamento das PSVs, auxiliando na deteco de possveis falhas ocultas. Considerar, previamente, aes necessrias para tratar adequadamente os casos de PSVs que venham a apresentar problemas durante o teste de campo.

e)

f) g)

5- REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS NR-13 Caldeiras e Vasos de Presso API-576 Inspection of Pressure-Relieving Devices API-510 Pressure Vessel Inspection Code: Maintenance Inspection, Rating, Repair, and Alteration

10

Vous aimerez peut-être aussi