Vous êtes sur la page 1sur 16

Produtos da linguagem: a hora e a vez de Macaba1 Productos del lenguaje: la hora y la vez de Macaba Products of language: the time

and turn of Macaba


Goiamrico Felcio Carneiro dos Santos2

Resumo
Na ordem do mercado dos bens simblicos, em A hora da estrela, no estaria presentificada a enunciao discursiva da linguagem-produto? No teramos, nessa trama textual clariceana, uma linguagem no acessvel, desafiadora, que fala de seus processos, de suas carncias, driblando inteis tentativas de decifrar, interpretar a vida e o destino de uma invisvel Macaba repleta de silncios? Nessa obra, que mais claramente prenuncia a morte de uma estrela que explode sem experimentar o fulgor, a intensidade da vida plena, no teramos a representao de uma linguagem em crise por ser autoconsciente de sua precariedade? Nessa enunciao romanesca clariceana, a linguagem-produto se instaura, qual uma esfinge devoradora, apontando para os abismos dos nossos macabeicos destinos. Palavras-chave: Linguagem. Comunicao. Produto. Bens simblicos. Consumo. Clarice Lispector.

Resumen
En el orden del mercado de los bienes simblicos, en A hora da estrela [La hora de la estrella] no estara presentificada la enunciacin discursiva del len1 Trabalho apresentado no 6 Simpsio Nacional Comunicao e Prticas de Consumo. Programa de Mestrado em Comunicao e Prticas de Consumo da ESPM/SP, Campus lvaro Alvim, So Paulo, 11-12 ago. 2008. 2 Poeta, mestre em Estudos da Linguagem, doutor em Letras, integra a linha de pesquisa Mdia e Cultura e coordenador do Programa de Ps-Graduao (stricto sensu) em Comunicao da Facomb Faculdade de Comunicao e Biblioteconomia da UFG. E-mail: goiamerico@uol.com.br.

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o pa u l o v o l . 6 n . 16 p. 73-88 j u l . 2009

d o s s i

74 d o s s i

produtos da linguagem

guaje-producto? No tendramos, en esta trama textual clariceana, un lenguaje no accesible, desafiador que habla de sus procesos, de sus carencias, esquivando intiles tentativas de descifrar, interpretar la vida y el destino de una invisible Macaba repleta de silencios? En esta obra, que ms claramente prenuncia la muerte de una estrella que explota sin experimentar el fulgor, la intensidad de la vida llena, no tendramos la representacin de un lenguaje en crisis por ser auto-consciente de su precariedad? En esta enunciacin romanesca clariceana, el lenguaje-producto se instaura, como una esfinge devoradora, sealando los abismos de los nuestros macabicos destinos. Palabras-clave: Lenguaje. Comunicacin. Producto. Bienes simblicos. Consumo. Clarice Lispector.

Abstract
In the order of the symbolic goods market, in A hora da estrela, wouldnt the discursive enunciation of the language-product be rendered present? Wouldnt we have, in this Clarician textual tessitura, an inaccessible and defying language that bespeaks of its processes, of its lacks, escaping any attempts of deciphering or interpreting the life and destiny of an invisible Macaba full of silences? In this work, the one that most clearly foresees the death of a star that explodes without experiencing the full intensity of life, wouldnt we have the representation of a language in crisis for being self-conscious of its precariousness? In this Clarician Romanesque enunciation, the language-product come to being, as a devouring sphinx pointing to the abysses of our Macabeanian destinies. Keywords: Language. Communication. Symbolic goods. Consumption. Clarice Lispector.

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

A linguagem experimentum
Nos meus livros publicados, assim como naqueles que eu no escrevi, vem luz uma nica reflexo obstinada: o que significa h linguagem, o que significa eu falo?
Giorgio Agamben

Em suas reflexes acerca da infncia no plano de uma historizao do sentido da vida experienciada pelo humano, Giorgio Agamben no concebe a existncia humana, no plano de sua imanncia, fora da experincia da linguagem. A inferncia de Agamben concebida tendo a linguagem como pura exterioridade; uma linguagem exarada de suas foras primevas, pura potncia, incontida, avassaladora, situada no fora do pensamento, aqum e alm das possibilidades do dizvel. As consideraes de Agamben nos levam a compreender que a experincia da linguagem, inexoravelmente, torna-se dolorosa inclusive para todo autor soterrado pelo peso da conscincia de sua responsabilidade com o dizer por meio de inauditas palavras. Via uma linguagem primeiramente experienciada por ele, escritor/inventor de linguagens, que assim se considera responsvel pelo papel de dizer o no dito, provocando o estranhamento no leitor, nos termos propostos pela teoria da literatura dos formalistas russos. Tal estratgia discursiva empreendida pelos escritores mais experimentados e, por isso, conscientes de seus papis face escrita: o inarredvel comprometimento com a forma, a estrutura de linguagem deve se constituir no maior embate. Nessa perspectiva, os escritos tendem a se tornar perenes, podendo atingir o status de escritura,3 que assim pode provocar uma nova experincia de leitura, um novo efeito discursivo por eles, os formalistas russos, denominada literariedade da linguagem.
3 O termo se refere ao sentido conferido por Roland Barthes, como criture, escritura, a escrita que dura.

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o pa u l o v o l . 6 n . 16 p. 73-88 j u l . 2009

d o s s i

goiamrico felcio carneiro dos santos

75

76 d o s s i

produtos da linguagem

Mas esses autores que atingiram esse grau de maioridade em suas escrituras podem, tambm, por meio de outra estratgia discursiva, transferir aos seus personagens esse mal-estar que lhes provoca a linguagem. Nessa estratgia discursiva, ocorre outra categoria literria, assim denominada: a morte do autor4 (BARThES, 1998, p. 210). Tal estratgia enseja o apagamento do autor para o surgimento das vozes das personagens que, assim, assumem os interditos, os no ditos pelo autor. Nesse papel, as personagens tambm se veem s voltas com o experimentum da linguagem. Essa experienciao no simplesmente provoca a ausncia do que dizer, quando se impe o indizvel, mas leva a personagem a um estgio primevo da sua existncia, a fase pr-lingustica vivida pela infncia que, ainda assim, ao contrrio do que comumente pode-se pensar, no se v fora da linguagem (AGAMBEN, 2007, p. 11). dessa perspectiva que Martin heidegger nos impele a pensar que qualquer experincia que vivemos, qualquer acontecimento, se d pelo fato de que fazer uma experincia com algo, seja com uma coisa, com um ser humano, com um deus, significa que esse algo nos atropela, nos vem ao encontro, chega at ns, nos avassala e transforma (hEidEGGER, 2003, p. 121). Sabemos que a linguagem preexiste palavra, contudo, essa modalidade discursiva no pode ter existncia fora dos limites da linguagem. Assim, entendemos com heidegger que fazer experincia com a linguagem algo bem distinto de se adquirir conhecimentos sobre a linguagem (idem, p. 122). Na senda do pensamento de heidegger, vemos que a experincia com a palavra implica que a linguagem que reivindica o Ser para que, em um de seus movimentos, possa o homem se elevar enquanto sujeito de sua histria, ao se harmonizar, integrar-se em harmonia com a linguagem (idem, ibidem). Renitentemente, as reflexes de heidegger acerca da essncia da linguagem nos levam ainda a perguntar:
4 Esse termo literrio que veio a se constituir em categoria, ou conceito literrio, tambm foi formulado por Roland Barthes, num seminal ensaio A morte do autor, inserido em sua obra Ensaios crticos.

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

Mas onde a linguagem como linguagem vem palavra? Raramente, l onde no encontramos a palavra certa para dizer o que nos concerne, o que nos provoca, oprime ou entusiasma. Nesse momento, ficamos sem dizer o que queramos dizer e, assim, sem nos darmos bem conta, a prpria linguagem nos toca, muito de longe, por instantes e fugidamente, com o seu vigor (idem, p. 123).

A linguagem torna-se um ser autnomo, fugidio, que tanto pode comparecer quanto pode ficar sombra quando solicitada a nos fornecer a palavra exata para que possamos expressar algo, algum desejo, alguma palavra de ordem. Nesse jogo inebriante e perigoso, vemos que onde falta a palavra, a linguagem se insinua, nos toca e... nos aoita! Assim, como bem nos diz o poeta Stefan George, no ltimo verso de seu fortssimo poema, A palavra, que to agudamente provoca as reflexes de heidegger acerca da essncia da linguagem: Nenhuma coisa seja onde a palavra faltar. A linguagem-produto Vemos assim que o infinito da linguagem torna-se um jogo perigoso, constituindo o pharmakon, que tanto pode provocar desconfiana quanto xtase, conforme vemos em Fedro. , pois, nesse discurso apologtico que nos sentimos ensejados a apressadamente considerar uma condenao socrtica dessa nova possibilidade de jogos verbais capazes de, ao mesmo tempo, esclarecer, mentir, levar ao ldico, falsa sensao de verdade. Poderamos, nessa senda heideggeriana, pensar a palavra como no s um produto da linguagem, mas tambm como um produto disponvel no mercado dos bens simblicos? Seria a palavra um produto nem sempre acessvel que tanto pode livrar o ser de inconvenincias quanto pode se constituir num perigo? Estaramos condenados ao experimentum da linguagem como um frmaco veneno, remdio ou cosmtico conforme nos admoesta o mestre Plato em Fedro? Se entendemos, sem maiores dificuldades, que a palavra pode ser constituda como um produto da linguagem, resta agora buscar uma

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o pa u l o v o l . 6 n . 16 p. 73-88 j u l . 2009

d o s s i

goiamrico felcio carneiro dos santos

77

78 d o s s i

produtos da linguagem

compreenso plausvel para o sentido da palavra-linguagem como produto. Para isso, vejamos qual o sentido que se d ao termo produto e que nos permite obter, assim, o conceito do que seja assente como produto. Philip Kotler, em sua definio do conceito produtos, pondera que
as empresas, em sua maioria, se definem pelos produtos. Respondendo pergunta: de que maneira as empresas decidem o que vender?, Kotler aponta quatro caminhos possveis para a oferta de produtos tangveis e intangveis: 1. vender algo que j existe; 2. fabricar algo que algum pede; 3. antecipar-se a algo que ser pedido; 4. fabricar algo que ningum pede, mas que dar grande prazer aos clientes (KOTLER, 2003, p. 185).

Esses quatro caminhos encontrados pelas empresas para ofertar seus produtos, no so confluentes com as motivaes que impelem um escritor a se entregar s suas experienciaes com a linguagem? No teremos aqui um modelo de constituio das tramas discursivas, da construo das personagens, da constituio dos enredos, das tramas que do o leitmotiv para suas obras? Conforme a constituio terica do mercado dos bens simblicos, levada a cabo por Pierre Bourdieu,
tudo leva a crer que a constituio da obra de arte como mercadoria e a apario, devido aos progressos da diviso de trabalho, de uma categoria articulada de produtores de bens simblicos especificamente destinados ao mercado propiciaram condies favorveis a uma teoria pura da arte da arte enquanto tal instaurando uma dissociao entre a arte como simples mercadoria e a arte como pura significao (BOURdiEU, 2001, p. 103).

Como vimos no esteio da longa histria da literatura, os autores, na construo de suas tramas romanescas, pem-se sombra e, qual demiurgos, colocam em cena personagens que assumem suas mltiplas vozes atravs de inmeros disfarces, ou personas, personagem-autor, que cumprem papis de alter ego dos escritores, narradores homo, auto e heterodiegticos, que cumprem seus destinos dentro dos planos da objetividade, da subjetividade, da conscincia ou inconscincia das aes por eles perpetradas ou sofridas.

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

Em A hora da estrela, a escrita de Clarice Lispector nos coloca no caminho de uma personagem que vive uma dolorosa via-crcis em sua experincia citadina, vivendo seu flagelo cotidiano, s voltas com o experimentum da linguagem, que implacavelmente a aoita. A personagem Macaba estaria entregue prpria sorte pela simples razo de que, na economia das trocas simblicas, a palavra seria um produto da linguagem da qual ela se encontra apartada? Qual seria a resposta de Macaba caso lhe fosse repassada esta questo interposta por heidegger na abertura se seu ensaio A essncia da linguagem: Supondo-se que algum nos lance subitamente a pergunta que relao vocs mantm com a lngua e a linguagem que vocs falam?, no haveramos de ficar sem resposta. Logo encontraramos um fio condutor, uma referncia capaz de nos orientar por caminhos seguros (hEidEGGER, 2003, p. 121). Como falantes da linguagem, segundo heidegger, apenas a fala tem o condo de nos aproximar de uma linguagem que, ainda assim, se mantm arredia, obscura, relutante em nos propiciar o dizvel, o determinado, o plenamente claro. Assim, arriscamos a pergunta: qual seria a experincia dizvel por Macaba em relao ao seu experimentum da linguagem? No estaria aqui a chave de leitura desse romance cuja personagem severina se enreda e se enrola com essa personagem sem nome e reconhecimento por parte dos intrpretes, uma personagem-linguagem opaca, sibilina, enigmtica e cruel a ponto de levar Macaba a falsas epifanias, enredando-a enquanto no chega o momento do destino fatal? Nossa proposta de leitura para essa narrativa do priplo de uma nordestina sem eira nem beira rumo sua hora de estrela uma histria do desencontro de linguagens. Ou, a antissaga do prottipo de uma anti-herona, da linhagem dos Macabeus povo hebreu guerreiro de ndole bravia, heroica e trgica, pois se colocavam sob incomensurveis perigos em defesa de seus territrios. Pobre Macaba, sem territrio a defender, a no ser o territrio constitudo pelo seu mirrado corpo desapercebido, no desejado! Pobre personagem sem provas a vencer, sem destino a cumprir, a no ser ficar sob a mira e as artimanhas de um narrador que a coloca como cobaia a experienciar e comprovar as teses deterministas

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o pa u l o v o l . 6 n . 16 p. 73-88 j u l . 2009

d o s s i

goiamrico felcio carneiro dos santos

79

80 d o s s i

produtos da linguagem

de um romance-experincia! Outra hiptese de leitura: eis uma personagem-pretexto para que seja ensejada a enunciao discursiva de uma literatura que esteja pari passu com a modernidade tardia para a qual a linguagem-objeto a principal personagem em permanente crise... So muitas as perspectivas de interpretao, mas sigamos o trajeto aqui vislumbrado dessa personagem-cobaia, vtima da sociedade do hiperconsumo, consumida que sem que seus silentes apelos de realizao e alcance da felicidade sejam atendidos. A condenao de Macaba talvez possa ser melhor entendida a partir da premissa de don Slater de que a cultura do consumo cultura de consumo:
a noo de cultura do consumo implica que, no mundo moderno, as prticas sociais e os valores culturais, ideias, aspiraes e identidades bsicos so definidos e orientados em relao ao consumo, e no a outras dimenses sociais como trabalho ou cidadania, cosmologia religiosa ou desempenho militar. descrever uma sociedade em termos de seu consumo e supor que seus valores essenciais derivam dele uma postura que no tem precedentes: uma cultura militarista, uma cultura agrria, uma cultura martima... no uma cultura do consumo! (SLATER, 2002, p. 32).

Na contramo dos valores elencados pela aguda descrio de Slater, a personagem Macaba inveno de um narrador metamorfoseado na persona masculina. Alm disso, para ganhar foros de verossimilhana e credibilidade na escrita, que seu empreendimento inarredvel, esse narrador travestido num falso eu lrico masculino, para ficar no mesmo nvel da moa ainda sem nome, tem de se desfigurar num homem rstico, maltrapilho e braal. Que destino poderia ter na sociedade do consumo uma personagem assim apresentada: O fato que tenho nas minhas mos um destino e no entanto no me sinto com o poder de livremente inventar: sigo uma oculta linha fatal. Sou obrigado a procurar uma verdade que me ultrapassa. Por que escrevo sobre uma jovem que nem pobreza enfeitada tem? (LiSPECTOR, 1993, p. 35). Vivendo sob o imprio da lgica social do consumo, Macaba circula em meio a um mundo em que a felicidade ofertada atravs das vitrines, dos anncios de jornais e radiofnicos. Em suas peregrinaes pela urbe,

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

ela sequer ousa, racionalmente, reivindicar seu direito a um quinho de felicidade. Essa espcie de anttese dos Macabeus no tem a pretenso de encontrar a salvao para a sua parca existncia atravs do consumo. No tem ela tambm a pretenso igualdade em relao aos habitantes da urbe que no a acolhe. Nem essa conscincia, a de que h para ela um no lugar para seu ser na sociedade em que todos buscam a realizao do conforto e dos prazeres. Mais ainda: nem ao menos a necessidade de que tomada e que aflige sua existncia motivo de tormento para Macaba. Lembremos, com Jean Baudrillard, que nossa modernidade constituda pela ideologia igualitria do bem-estar:
Todo discurso sobre as necessidades assenta numa antropologia ingnua: a da propenso natural para a felicidade, inscrita em caracteres de fogo por detrs da menor publicidade para as Canrias ou para os sais de banho, a felicidade constitui a referncia absoluta da sociedade de consumo, revelando-se como equivalente autntico da salvao. Mas que felicidade esta, que assedia com tanta fora ideolgica a civilizao moderna? (BAUdRiLLARd, 1995, p. 47).

Parece que, natural, ingnua e inconscientemente, Macaba contesta essa ideologia igualitria do bem-estar. No acredita ela nos mitos da felicidade e da igualdade. Mesmo sendo assediada pelos produtos de consumo do dia a dia, no que concerne ao uso dos prazeres da moda e da beleza, dos quais est to distante por natureza e destino, Macaba ecoa o seu silente grito de resistncia:
Tambm esqueci de dizer que o registro que em breve vai ter que comear pois j no aguento a presso dos fatos o registro que em breve vai ter que comear escrito sob o patrocnio do refrigerante mais popular do mundo e que nem por isso me paga nada, refrigerante esse espalhado por todos os pases. Alis foi ele quem patrocinou o ltimo terremoto em Guatemala. Apesar de ter gosto do cheiro de esmalte de unhas, de Sabo Aristolino e plstico mastigado (LiSPECTOR, 1993, p. 38).

O narrador, que sofre por ter a conscincia atormentada pelos apelos comerciais e publicitrios do mundo pobre de perspectivas e de sentidos para uma existncia plena em sua essncia de ser, parece se condoer

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o pa u l o v o l . 6 n . 16 p. 73-88 j u l . 2009

d o s s i

goiamrico felcio carneiro dos santos

81

82 d o s s i

produtos da linguagem

pelo lugar onde ter de inserir a personagem para viver a sua via-crcis. Uma personagem com a qual, diga-se de passagem, esse narrador tanto se identifica. Talvez por isso mesmo, devido a essa indesejada identificao, o narrador tanto sofre, hesita, posterga a apresentao da personagem para viver as peripcias que ensejaro seu destino, sua hora de estrela, sua insero no mundo do consumo; no mundo onde os produtos esto imiscudos na vida da urbe. A oferta e a procura parece ser o leitmotiv das existncias ao redor de uma Macaba carente de tudo o que, na sociedade moderna do consumo, significa realizao: Quanto moa, ela vive num limbo impessoal, sem alcanar o pior nem o melhor. Ela somente vive, inspirando e expirando, inspirando e expirando. Nada verdade para que mais que isso? O seu viver ralo. Sim. Mas por que estou me sentindo culpado? (idem, ibidem). A carncia da personagem tanta e tamanho seu conformismo ou alheamento, que o narrador se sente quase ultrajado, a ponto de descrev-la com rudeza, implacavelmente: ningum olhava para ela na rua, ela era caf frio [...] Essa moa no sabia que ela era o que era, assim como um cachorro no sabe que cachorro. da no se sentir infeliz (idem, p. 42). Talvez por ser dada ao esquecimento seria essa propenso uma estratgia de sobrevivncia para continuar resistindo? Macaba no tinha conscincia da morte, sequer de que estava viva; esquecida do passado, do nome dos pais, da vida nordestina, essa nordestinada. Os apelos do mundo miditico concentravam sua ateno e, com isso, desviavam os pensamentos acerca da sua triste condio de sobrevivente na selva de concreto e asfalto. Ganhava novos sentidos sua precria existncia? No rdio, ela entrava em sintonia com o mundo, alimentando-se de cultura. A Rdio Relgio contava para ela as horas, os minutos, sem msica que embalasse seus impossveis sonhos. Apenas as horas anunciadas e os anncios, que tanto aglutinavam sua ateno e seus interesses, acalentavam a discreta e silente Macaba, colocando-a na ordem do cotidiano:
Todas as madrugadas ligava o rdio emprestado por uma colega de moradia, Maria da Penha, ligava bem baixinho para no acordar as outras, ligava invariavelmente a Rdio Relgio, que dava hora certa e cultura,

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

e nenhuma msica, s pingava em som de gotas que caem cada gota de minuto que passava. E sobretudo esse canal de rdio aproveitava intervalos entre as tais gotas de minutos para dar anncios comerciais ela adorava anncios (idem, p. 53).

Fora desse mundo ainda tenuemente miditico, Macaba vivia seu vazio existencial, sua pureza de santa desprevenida, inconsciente da sua imaculada existncia. Pureza, sim, apesar de ser assaltada pelos prazeres jamais realizados. Pureza tambm como forma de resistncia, pelo fato de que a no realizao dos seus prazeres chegavam at ela pelas tintas dos jornais.
Nas frgidas noites, ela, toda estremecente sob o lenol de brim, costumava ler luz de vela os anncios que recortava dos jornais velhos do escritrio. que fazia coleo de anncios. Colocava-os no lbum. havia um anncio, o mais precioso, que mostrava em cores o pote aberto de um creme para pele de mulheres que simplesmente no eram dela (idem, p. 54).

Presentifica-se aqui a insurgncia de um estado de desejo provocado pelos produtos belamente apresentados pelos apelos publicitrios. Tais produtos que chegam ao mnimo mundo de Macaba no fazem parte do seu rol de consumo; eles esto ao alcance de sua ateno, mas fora de suas possibilidades financeiras. Mesmo assim, o desejo de consumo se instaura nesses momentos de devaneios. Mas o desejo tnue, sem tormentos, sem crise de angstia ou revolta diante da impossibilidade de acesso a produtos que no estavam ao seu alcance:
Executando o fatal cacoete que pegara de piscar os olhos, ficava s imaginando com delcia: o creme era to apetitoso que se tivesse dinheiro para compr-lo no seria boba. Que pele que nada, ela o comeria, isso sim, s colheradas no pote mesmo (idem, ibidem).

Tamanho o estado de inconscincia da nordestina que ela nem pressente o final trgico de sua pobre existncia. Ao contrrio, ela se deixa enganar pelas falsas epifanias. O narrador d pistas do destino fatal que se avizinha e inevitvel. Por isso, ele procura adiar o fim da histria. Afinal, essa postergao, esse jogo de linguagem serve muito mais para que ele, narrador, ganhe tempo enquanto tenta, inutilmente,

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o pa u l o v o l . 6 n . 16 p. 73-88 j u l . 2009

d o s s i

goiamrico felcio carneiro dos santos

83

84 d o s s i

produtos da linguagem

resolver seu verdadeiro e terrvel problema existencial: sua luta com as palavras, seu embate com a linguagem:
Mas desconfio que toda essa conversa feita apenas para adiar a pobreza da histria, pois estou com medo. Antes de ter surgido na minha vida essa datilgrafa, eu era um homem at mesmo um pouco contente, apesar do mau xito de minha literatura (idem, p. 31).

A hora da estrela O narrador confessa: preciso falar da nordestina seno sufoco (idem, ibidem). Essa identificao com a personagem, essa necessidade premente de coloc-la num processo de enunciao romanesca no decorreria da necessidade de falar de si prprio, de falar de seus tormentos mais ntimos, de seus impasses e empecilhos ante a linguagem? A construo da antissaga de Macaba, seu destino funesto, no estaria se constituindo num mero pretexto para que fosse constituda uma literatura moderna, voltada sobre si mesma? Assim, a fbula se constituiria to somente na fora motivacional, apenas um pretexto para que o escritor consciente de seu ofcio possa falar dos seus tormentos na investidura da sua escrita enquanto intenta realiz-la? As intrigas da narrativa parecem ser to pouco evidentes, no se presentificam aes, acontecimentos, e a peripcia, nos termos aristotlicos, a ao maior que muda a ordem dos acontecimentos, vem a ocorrer apenas no eplogo da narrativa, no momento em que a hora da estrela se anuncia. Eis uma escrita voltada sobre si mesma, sobre seus processos. A estrutura, a necessidade de dar forma obra to mais evidente que o contedo, que este acaba sendo subsumido. Afinal, a vida da personagem Macaba no tem qualquer importncia. destarte, temos a insurgncia de uma personagem maior da narrativa: a prpria linguagem, a palavra inventada, a escrita inventiva. Ao longo da narrativa, pululam as incidncias desses processos metalingusticos, como podemos verificar nessas indagaes que inquietam o narrador:
Ser mesmo que a ao ultrapassa a palavra?

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

Mas que ao escrever que o nome real seja dado s coisas. Cada coisa uma palavra. E quando no se a tem, inventa-se-a. Esse vosso deus que nos mandou inventar. Por que escrevo? Antes de tudo porque captei o esprito da lngua e assim s vezes a forma que faz o contedo. Escrevo portanto no por causa da nordestina mas por motivo de fora maior, como se diz nos requerimentos oficiais, por fora de lei (idem, p. 32).

Vemos, ento, que o escritor se volta tenazmente para a forma da escrita, indagando seus procedimentos, sua validade, sua pertinncia. Tal ato se divide entre assumir ou rejeitar a tradio. Assim, no dizer de Barthes (2004, p. 5), a escrita clssica explodiu ento e a Literatura toda, de Flaubert a nossos dias, tornou-se uma problemtica da linguagem. dessa forma, constitui-se a linguagem-objeto, voltada para si mesma, incapaz de dizer o mundo sem antes dizer de si, negar-se, estraalhar-se:
Esta a consequncia: a forma literria pode doravante provocar os sentimentos existenciais que esto atados ao interior vazio de todo objeto: sentido do inslito, familiaridade, repugnncia, complacncia, uso, homicdio. h cem anos que toda escrita e assim um exerccio de domesticao foi de repulsa dessa Forma-Objeto, que o escritor fatalmente encontra em seu caminho, que ele tem de olhar, enfrentar, assumir, e que jamais pode destruir sem destruir-se a si mesmo como escritor (BARThES, 2005, p. 11).

Essa letargia de Macaba, esse estado de pureza e incapacidade para conhecer o mundo e nele se reconhecer buscando seu lugar de merecimento com as satisfaes cumpridas, com a realizao de sua cidadania, leva-a a pagar um alto preo. A nordestina no sabe identificar as falsas epifanias que a enganam, driblando-a do bom destino. Macaba tem medo das palavras. No seu encontro com Madama Carlota, esta, no momento em que vai ler o destino de Macaba para anunciar-lhe seu futuro, seu destino de felicidade, sua ltima e fatal falsa epifania, ainda a admoesta. Nos mesmos moldes que a leitora da sorte de Camilo, em A cartomante, de Machado de Assis, que d as cartas, que, todavia, Camilo no soube ler, encaminhando-se para o destino trgico, Macaba mostra mais uma vez ser pssima leitora, incapaz que se mostra para

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o pa u l o v o l . 6 n . 16 p. 73-88 j u l . 2009

d o s s i

goiamrico felcio carneiro dos santos

85

86 d o s s i

produtos da linguagem

vislumbrar os maus pressgios a ela apresentados. impossvel seria ento sequer tentar se desviar do funesto destino. Mesmo sendo completamente destituda da arrogncia e da pretenso de tudo saber que perfizeram a queda de dipo, Macaba se encaminha para o mesmo destino do infeliz prncipe tebano que fora incapaz de decifrar o enigma da esfinge:
Voc sabe o quer dizer caftina? Eu uso essa palavra porque nunca tive medo de palavras. Tem gente que se assusta com o nome das coisas. Vocezinha tem medo de palavras? Tenho, sim senhora. (LiSPECTOR, 1993, p. 93).

Essas reflexes nos colocam mais uma vez nas sendas do pensamento de heidegger acerca da essncia da linguagem. A interpretao heideggeriana acerca do poema A palavra, de Stefan George, chega mesmo a prenunciar a hora da estrela de Macaba. Sabe-se que uma estrela, no momento de finar sua luz, fica tomada de toda plenitude de seu vigor, de sua energia, de sua luz. Com Macaba tal fato se repetir. No momento em que Madama Carlota revela-lhe que a vida era ruim, ela nem conscincia disso tinha. O presente tambm revelado como nada alvissareiro. Quanto ao futuro...:
E eis que (exploso) de repente aconteceu: o rosto da madame se acendeu todo iluminado: Macaba! Tenho grandes notcias para lhe dar! Preste ateno, minha flor, porque da maior importncia o que vou lhe dizer. coisa muito sria (idem, p. 95).

Falsa epifania! Madama Carlota anuncia que a vida de Macaba daria uma reviravolta, com dias faustosos nos quais o dinheiro no faltaria, ela retornaria ao emprego e o namorado voltaria com uma proposta de casamento e, assim, seus sonhos seriam todos reconquistados. At o cabelo voltaria com o desejo de consumo do sabo Aristolino. Mas a derradeira e fatal revelao enganadora leva a nordestina sua hora de estrela: ela se casaria com um loiro estrangeiro, hans, seu prncipe encantado. Com mais essa iluso, Macaba vai para a rua, rumo ao seu destino, sentindo-se transformada: E transformada por palavras desde Moiss se sabe que a palavra divina (idem, p. 98).

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

Assim, Macaba sentindo-se encaminhar rumo a um futuro venturoso, a felicidade lhe sorrindo, com a cabea nas nuvens, vai atravessar a rua:
Ento vai dar o passo de descida da calada para atravessar a rua, o destino (exploso) sussurrou veloz e guloso: agora, j, chegou a minha vez! E enorme como um transatlntico o Mercedes amarelo pegou-a e nesse mesmo instante em algum nico lugar do mundo um cavalo como resposta empinou-se em gargalhada de relincho (idem, ibidem).

Eis que o Mercedes amarelo brilha como fogo na nada fulgurante trajetria de Macaba. O Mercedes que a acolhe para as npcias com a morte, ironicamente, ostenta no cap uma reluzente estrela de quatro pontas. Essa marca identitria do cobiado produto encontra-se cristalizada na mente dos consumidores como signo de brilho social e tambm de produto que dura, impe-se sobre as demais marcas automotivas, e subitamente far explodir (implodir?) o corpo sem luz da imprevidente Macaba em sua hora de estrela. Macaba parece cumprir o mesmo destino das estrelas que fulguram a mais intensa luz no exato momento de morrer. Nessa morte-vida, nesse renascer em estrela an, ou um buraco negro, que a tudo atrai para o seu enigma abissal a luz, os corpos, os sons, o que conhecemos como matria viva: e da cabea um fio de sangue inesperadamente vermelho e rico. O que queria dizer que apesar de tudo ela pertencia a uma resistente raa an teimosa que um dia vai talvez reivindicar o direito ao grito (idem, ibidem). Nas sendas dessa falsa epifania, essa personagem parece mesmo cumprir um destino antittico ao dos mitolgicos Macabeus que, em suas gestas, em seus gritos de guerra, eram impulsionados para as sagas heroicas a que davam a vida para, assim, realizar suas grandes faanhas: vencer os inimigos, conquistar territrios e o direito ao ecoar de seus gritos, memria que guardamos dos grandes heris. E assim, mais uma vez, Macaba se engana por acreditar que finalmente ter a experienciao da mudana do seu destino. Sequer atina com o impacto que a deixa prostrada no cho, acreditando que sua

c o m u n i c a o , m d i a e c o n s u m o s o pa u l o v o l . 6 n . 16 p. 73-88 j u l . 2009

d o s s i

goiamrico felcio carneiro dos santos

87

88 d o s s i

produtos da linguagem

queda no era nada, pensou, era apenas um empurro (idem, ibidem). At em seu momento de agonia derradeira, a nordestina se deixa levar por uma particular reflexo metafsica, dando como comeo aquele que seria o seu derradeiro momento, sopro de vida: hoje, pensou ela, hoje o meu primeiro dia de minha vida: nasci (idem, p. 99). No ltimo verso de seu poema A palavra, Stefan George prenuncia que Nenhuma coisa seja onde a palavra faltar. Na audcia de reformulao do verso do poeta, heidegger como que sentencia a tragicidade de Macaba, a sua hora da estrela: nenhuma coisa onde falta a palavra (hEidEGGER, 2003, p. 125).

Referncias
AGAMBEN, G. Infncia e histria. Belo horizonte: UFMG, 2007. BARThES, R. Ensaios crticos. So Paulo: Cultrix, 1998. . A escrita e o silncio. in: O grau zero da escrita. Trad. de Mario Laranjeira. So Paulo: Martins Fontes, 2005. BAUdRiLLARd, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edies 70, 1995. BOURdiEU, P. O poder simblico. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. . A economia das trocas simblicas. 5. ed. Trad., introd., org. e seleo: Sergio Miceli. So Paulo: Perspectiva, 2001. dANGELO, A. C. Consumo global, cultura local. Comunicao, Mdia e Consumo ESPM, So Paulo, v. 13, n. 4, ano 12, p. 108-114, jul.-ago. 2006. FEAThERSTONE, M. Cultura de consumo e ps-modernismo. So Paulo: Nobel, 1990. FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das cincias humanas. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1981. hEidEGGER, M. A caminho da linguagem. Trad. de Mrcia de S C. Schuback. Petrpolis: Vozes; Bragana Paulista: So Francisco, 2003. LiPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal. Ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. LiSPECTOR, C. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993. ROChA, M. E. M. Publicidade e cultura de consumo. Encruzilhada de sentidos. Fronteiras Estudos Miditicos, So Leopoldo, v. ii, n. 1, p. 115-130, dez. 2000. SLATER, d. Cultura de consumo & modernidade. So Paulo: Nobel, 2002.

e s c o l a s u p e r i o r d e p r o pa g a n d a e m a r k e t i n g

Vous aimerez peut-être aussi