Vous êtes sur la page 1sur 6

PERGUNTAS SOBRE REVESTIMENTOS EM GESSO

1. Qual a espessura mnima/mxima que deve ter uma parede/teto revestida com gesso ? Por qu? No existe uma espessura mnima ou mxima para a parede ou teto em si. Mas em relao ao rebocodas mesmas, no se deve ultrapassar 1,5 cm para que se mantenha uma reduo de custos. Rebocos muito acima disso podem vir a se tornar um bloco monoltico se movimentando em separado da parede e ocasionando fissuras.

2. Quais as precaues a serem tomadas com a base (parede/teto) antes de se iniciar o revestimento?
Assim como no reboco de cimento, imprescindvel que paredes e tetos estejam no esquadro e prumo, evitando gastos maiores por m execuo na alvenaria. importante tambm a limpeza da superfcie de aplicao. Estes cuidados so muito semelhantes aos necessrios para a aplicao do reboco de cimento.

3. O reboco em gesso deve ser feito preferencialmente de baixo para cima, de cima para baixo ou tanto faz?
Normalmente executado de baixo para cima, mas no uma ordem obrigatria.

4. Qual o rendimento mdio, em m2, do revestimento (reboco) de gesso (teto/paredes)?


Um saco de gesso de 40 kg MVS Revest produz em mdia 4 m2 de revestimento de parede direto na alvenaria. No caso de lajes macias no teto este rendimento aumenta para at 8 m2.

5. Nas requadraes de vigas, pilares e detalhes arquitetnicos diversos existe alguma dificuldade, vantagem ou diferena gritante em relao ao reboco tradicional, ou seja, com cimento-areia-cal?
O gesso possui invariavelmente caractersticas plsticas que produzem melhor acabamento em todos os aspectos quando comparado ao reboco de cimento.

6.

Quando no se recomendado

o revestimento com gesso?


O revestimento com gesso s no recomendado em reas de contato direto com a chuva, ou seja, nas paredes externas e ainda assim apenas na face voltada para a chuva. A face interna pode ser revestida sem problema algum. O que agride o gesso no o molhar da gua e sim o atrito repetitivo causado pelos pingos de chuva e pela abraso de agentes externos.

7. Por ser suscetvel a gua, o revestimento de tetos e paredes com gesso s deve ser iniciado/executado quando a edificao estiver totalmente fechada, coberta e revestida, de modo a no receber guas de chuva e deteriorar assim o revestimento, ao contrrio do revestimento tradicional. Isto no tem causado problemas, dificultando a opo das construtoras por tal revestimento?
Existe uma imagem errada do derretimento do gesso em contato com a gua, isso obviamente no procede. Tanto o reboco de gesso quanto o reboco de cimento so suscetveis a absorver a umidade, mas isso no impede que sejam utilizados em ambientes midos. Claro que ningum vai rebocar uma parede externa embaixo de chuva seja com gesso ou com cimento ou qualquer outro material. Quanto s paredes internas, tanto o gesso quanto o cimento podem ser executados tranquilamente e com as mesmas precaues.

8. Qual o consumo de gesso por 1 cm / m2 de revestimento?


Em mdia, 10 kg fazem 1 m2 .

9. Quanto custa a mo-de-obra por m2 de revestimento?


Isto varia de regio para regio. Esta informao ser mais precisa consultando-se fornecedores de servio no local da obra.

10. Existe alguma ferramenta ou equipamento necessrio perfeita execuo do revestimento?


Desempeno de ao, Esptula, Caixote de madeira para transporte do material pronto para ser aplicado e rgua.

11. Quais os dados tcnicos do

gesso para revestimento de tetos e paredes como:


Embalagens, peso, validade, tempo de cura, preo, tempo de preparo, reaproveitamento e outros? O MVS Revest vendido em sacos de papel de 40 kg com validade de 6 meses (se estocado de maneira adequada). O tempo de pega inicial se d com 15-18 min. E o final com 40-45 min.

12. Porque as construtoras desta regio do sul do Brasil deveriam substituir o revestimento interno de paredes e tetos por gesso?
Inmeras vantagens indicam a utilizao do revestimento em gesso: Conforto o gesso tem a caracterstica de isolante trmico e acstico, mantendo a temperatura interna do ambiente isolada do exterior, alm de manter uma acstica otimizada. Velocidade de aplicao O gesso aplicado em uma nica etapa. J o reboco em cimento aplicado em duas etapas, primeiro o chapisco e segundo o reboco. Organizao da obra No reboco de gesso necessrio apenas 1 insumo, o gesso, enquanto que no reboco de cimento adiciona-se mais areia e cal. Ou seja, menos insumos, menos reas de estoque, maior organizao e menor custo. Reduo das Perdas As perdas na etapa de revestimento so significativas para o empreendimento. A utilizao de gesso permite a reduo dessas perdas, primeiro por ser realizada em apenas uma etapa e segundo por ser utilizada em pores menores, obrigando o profissional a dosar melhor a sua aplicao. Preo Um saco de gesso pelo menos 3 vezes mais barato que um saco de cimento. Sem contar os custos indiretos como a areia e cal necessrias ao cimento e o tempo de mo de obra maior para execuo. Pintura Como o revestimento em gesso possui granulometria mais fina, obtm-se gasto mnimo ou zero com massa PVA, reduzindo e muito o custo da pintura final. Acabamento Acabamento superior em todos os aspectos. Mesmo antes da pintura se percebe facilmente a gritante diferena entre o revestimento em cimento e em gesso. 13. No caso de vazamentos hidrulicos, infiltraes externas (janelas p.e.) e ambientes midos como banheiros e cozinhas/reas de servio, tambm recomendvel o mesmo tipo de revestimento em gesso? Existe gesso com composies diferentes para estas

reas? Existe impermeabilizao sugerida/recomendada?

alguma

O MVS Revest recomendado para reas secas.Em reas molhadas utilizam-se aditivos para impermeabilizar o gesso e torna-lo hidrofugante, so blocos chamados de Hidrofugados. comum v-los em feiras de construo, normalmente coloca-se uma torneira aberta com gua corrente sobre o mesmo no nicio da feira e ele permanece l at o fim da mesma sem sofrer dano algum sua estrutura.No caso de vazamentos hidrulicos, o gesso ainda apresenta a vantagem de ser facilmente removvel para execuo dos reparos, bem como ser muito mais barato na hora de se refazer o acabamento. O forro de gesso comumente utilizado em banheiros, apesar da sujeio umidade do ambiente.

14. Aps revestir uma parede com gesso, qual aplicao dever ser feita para garantir um acabamento igual ou superior ao reboco normal? Massa corrida?
O acabamento do reboco de Gesso j por si s superior ao do reboco de cimento. Sua superfcie j lisa e pronta para receber pintura. Para melhorar o acabamento utiliza-se massa corrida numa quantidade equivalente a de retoques aps a primeira demo.

15. Se for necessria a aplicao de massa corrida, qual o consumo por m2, menor ou maior que o consumo sobre parede convencional?
A quantidade equivalente a retoques de primeira demo. O consumo vai variar de acordo com a aplicao do acabamento.

16. Existe alguma recomendao para tintas?


J existem hoje tintas especficas para gesso, entretanto as tintas normais funcionam perfeitamente com o material.

17. Alguns bons profissionais do ramo (pedreiros) precisariam de quanto tempo de curso ou de prtica para estarem aptos a executarem os servios com gesso sem orientao alguma?
A aplicao bem simples. Um bom pedreiro com uma semana de treinamento j estaria apto. O mais importante que o profissional acostumado a trabalhar com cimento perceba que ele vai precisar

trabalhar com pores menores, pois o tempo de trabalhabilidade do gesso menor do que o que ele est acostumado.

18. Quais os Estados que utilizam gesso para revestimento no Brasil e quais seus respectivos consumos?
So Paulo, Minas Gerais, Gois, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraba, Cear, Par, Maranho.

19. Quais as empresa, construtoras e empreendimentos conhecidos, de renome que possam ser utilizadas como referncia nas vendas?
Moura Dubeux e Queiroz Galvo (Pernambuco), Gyncasa e Cemaco (Goinia), Froilan (Braslia). Essas so construtoras de nosso prximo relacionamento que podem atestar a qualidade da utilizao do Gesso como Revestimento. Praticamente todas as construtoras de grande porte em Pernambuco utilizam o mesmo.

20. possvel que vocs me enviem fotos digitais pela internet a fim de fazer uma melhor divulgao?
Temos material completo de divulgao que podemos enviar para reproduo e mostrurio. Este material inclui Folder Explicativo, Lminas com especificaes e Banners.

21. Qual a meta, se existir, de prazo (tempo) para se fazer a substituio integral do revestimento convencional por revestimento com gesso no Brasil, ou ser que vamos ficar sempre com as duas opes?
A tendncia uma coexistncia por um bom tempo j que nenhuma das duas indstrias hoje capaz de suprir a demanda do mercado Brasileiro.

22. A MVS poder, a seu custo, enviar 02 (duas) (?) pessoas para executar revestimentos em edificaes de algumas empresas a ttulo de amostra e divulgao do produto/servio?
Este trabalho j foi feito em outras regies e podemos estudar isto para outras regies com certeza. Acreditamos nesse tipo de iniciativa.

23. Sobre o revestimento de gesso

posso aplicar revestimentos diversos como azulejos, pastilhas, madeira(laminado), papel de parede, espelhos e outros?
Todos esses materiais podem ser aplicados sobre o gesso revestimento, inclusive utilizando a argamassa convencional se for o caso.

24. O que no pode ser colocado sobre o gesso?


No indicada a utilizao direta do gesso em contato com ferro em virtude da oxidao causada pelo sulfato.

25. Qual o prazo, aps aplicao do gesso para se iniciar os trabalhos de pintura?
Depende da regio por causa do clima. A pintura deve ser aplicada sobre a superfcie seca, dependendo da umidade relativa do ar na regio, essa secagem do revestimento varia bastante.

26. necessrio a aplicao de selador nas paredes antes da pintura?


Sim, necessrio a aplicao do selador para garantir qualidade no revestimento, muito embora essa utilizao seja muitas vezes suprimida na construo de casas populares.Hoje existem casas populares totalmente executadas, tanto paredes internas quanto externas, em blocos de gesso sem nem sequer pilares de sustentao de concreto. Claro que nesse tipo de aplicao utilizam-se aditivos para a fabricao do gesso, fazendo com que os blocos de gesso absorvam menos a umidade do que as cermicas comuns.

Vous aimerez peut-être aussi