Vous êtes sur la page 1sur 8

CURSO DE PS-GRADUAO LATO SENSU ESPECIALIZAO

MBA em Gesto Financeira, Controladoria e Auditoria

Coordenao Acadmica:

Professor Fabiano Simes Coelho

Cdigo SIGA: TMBAGFC*06/01

OBJETIVO: Objetivo 1. Formar executivos financeiros. 2. Capacitar seus participantes a utilizarem os conceitos e prticas financeiras para maiores responsabilidade no processo decisrio. 3. Permitir os participantes estruturar informaes e oferecer condies para o desenvolvimento da capacidade de reflexo, anlise e sntese. 4. Promover a colaborao e a integrao entre os participantes

PBLICO ALVO: Pblico Alvo Profissionais que exeram funes para as quais indispensvel uma viso profunda de Finanas e Controladoria. Profissionais liberais que visam aprimorar seus conhecimentos para viabilizar seu crescimento na carreira, abrindo novas possibilidades de atuao. Administradores que, embora atuem em outras reas, percebam a importncia do conhecimento de Finanas e Controladoria, no seu desenvolvimento profissional.

METODOLOGIA DO TCC Aulas expositivas e trabalhos em grupo.

CARGA HORRIA TOTAL: 432 horas aula

Cdigo SIGA: TMBAGFC*06/01

1) Anlise Econmico Financeira


Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Principais Usurios das demonstraes Financeiras.Analista Interno Versus Analista Externo.Preparao das demonstraes Financeiras Para Anlise e Seus Objetivos.Critrios de Anlise das demonstraes Contbeis:.Anlise Vertical, Anlise Horizontal, Diferenas Absolutas e Quocientes.Principais Indicadores Econmico-Financeiros:.Indicadores de Liquidez, Estrutura de Capital,.Rentabilidade e ndices Operacionais de Giro do Estoque,.Prazo Mdio de Pagamento e Prazo Mdio de Recebimento.A Importncia das Notas Explicativas.Relatrio da Diretoria e Parecer de Auditoria.

2) Auditoria das Demonstraes Financeiras


Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Noes gerais sobre Auditoria.Normas relativas Pessoa do Auditor.Normas de Execuo do Trabalho.Planejamento e Superviso.Programas de Auditoria.Avaliao dos Controles Internos.Papis de Trabalho.Identificao das demonstraes Contbeis e Responsabilidade do Auditor.Adequao aos Princpios Contbeis.Tipos de Parecer de Auditoria: Limpo ou sem Ressalvas, Com Ressalva, Absten o de Opinio e Adverso.

3) Contabilidade Financeira
Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Conceitos Fundamentais de Contabilidade.Patrimnio.Patrimnio Lquido.Apurao de Resultado e o Levantamento do Balano.Perodo Contbil.Princpio da Realizao de Receitas.Princpio da Contraposio de Receitas e despesas.Contabilizao de Receitas e despesas.Diferena entre Despesa, Custo e Investimento.Apropriao Pr Rata Temporis.Receitas e despesas Financeiras.Depreciao.Estrutura e Elaborao de demonstraes Financeiras.Balano Patrimonial.Demonstrativo de Resultado.Demonstrativo das Mutaes Patrimoniais.Mtodos de Avaliao de Investimentos.Mtodo do Custo Corrigido.Mtodo de Equivalncia Patrimonial.Principais Alteraes da Lei 6.404.Novas demonstraes Financeiras.Critrios de Classificao.Atualizao Monetria de Balano.

Cdigo SIGA: TMBAGFC*06/01

4) Contabiblidade Avanada
Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Mtodos de Avaliao de Investimentos: Mtodo de Custo e Equivalncia Patrimonial.Critrios de Contabilizao do Resultado de Equivalncia Patrimonial.Conceito de Controladas, Coligadas e Equiparadas.Resultado no Realizado.Eliminao do Lucro nos Estoques, Investimentos e Imobilizado.Principais Aspectos da Instruo CVM 247.Consolidao das demonstraes Financeiras.

5) Economia Empresarial
Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Ciclo de Negcios: Tendncia de Longo Prazo e desvios Conjunturais.PIB, PNB, Recesso, Expanso, Estabilizao.Modelos Econmicos.Ciclo de Negcios e a Inflao.Papel da demanda Agregada.Tipos de desemprego.Inflao Inercial e Equao da Inflao.Planos de Estabilizao Brasileiros.Balano de Pagamentos e cmbio.decomposio de Pagamentos e Movimento de Reservas.Balano Comercial e seus determinantes.Conta de Capital e seus determinantes.Interao da Conta de Capital e do Balano Comercial.Moeda e Sistema Financeiro.Propriedade da Moeda e suas Funes.Regimes Monetrios.Moeda Bancria.Alavancagem dos Bancos.Papel do Banco Central.Crise Recente: PROER.O Modelo de Crescimento Harrod-domar: Equaes Bsicas.Papel de Poupana e de Eficincia.Exemplos Modernos: URSS, EUA, frica, China, Brasil.Modelo de Conjuntura.Fluxo Circular Produto-Renda-despesa.Perturbaes de Fluxo Circular.Papel do BACEN.Monetaristas Versus Keynesianos.

6) Finanas Corporativas
Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Viso Panormica de Finanas Corporativas: Papel e as Funes do Administrador Financeiro.Introduo a Anlise de Risco.Mercado Eficiente e Mercado Perfeito.Fontes de Financiamentos.Capital Prprio e de Terceiros.Curto e Longo Prazo.Custo de Capital.Risco E Retorno.O Beta e o Modelo CAPM.Custos do Capital Prprio e do Capital de Terceiros.CMPC.Endividamento e Beneficio Fiscal.Estrutura de Capital.Aes e Dividendos: Avaliao de Aes.Com e sem Reinvestimentos.Relevncia e Teorias sobre Polticas de Dividendos.Critrios para Classificao de Projetos.Taxa Mdia de Retorno Contbil.Payback Simples e descontado, TIR, VPL e ndice de Lucratividade.Capital de Giro e Estoques: Dimensionamento e Financiamento.Dimensionamento da Necessidade do Capital de Giro.Administrao de Estoques.

Cdigo SIGA: TMBAGFC*06/01

7) Gesto de Custos
Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Conceitos Bsicos de Custos.Classificao dos Custos.Fixos e Variveis, Diretos e Indiretos.Departamentalizao e Rateio de Custos.Centros de Custos de Produo.Centros de Custos de Apoio.Critrios de Rateio.Sistema de Apurao de Custos por Absoro.Conceito e objetivo.Sistema simplificado.Custeamento por Centros de Custos.Sistema de Custeio por Atividade - ABC.Definio de Processos e Atividades.Procedimentos para coleta de dados.Atividades que agregam e no agregam valor.Rateio convencional e direcionamento de Custos.Roteiro de Implantao.Custeio Varivel/Direto.Margem de Contribuio.Ponto de Equilbrio.Alavancagem.Teoria das Restries.Despesas e Ganhos.Restries (Gargalos) Internos e Externos.Mix de Produo e Vendas.Formao de Preo de Vendas.Preo, Margem e Mark Up.Impostos Incidentes sobre o Preo.Preos e Custos Vista e Prazo.

8) Matemtica Financeira
Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Juros Simples.Conceito de Juros Simples.Desconto de Duplicatas.Desconto de Ttulos.Valor de Face e Valor de Mercado.Juros Compostos.Conceito de Juros Compostos.Valor do Dinheiro no Tempo.Valor Presente e Valor Futuro.Valor Presente Liquido e Taxa Interna de Retorno.Taxa de desconto.Valor e Custo.Problemas da TIR.Equivalncia de Taxas de Juros.Perodos de Capitalizao.Taxas Anuais, Mensais e Dirias.Equivalncia de Fluxos de Caixa.Perpetuidades e Anuidades.Sistemas de amortizao.Tabela Price, SAC, SAM.

9) Oramento Empresarial e Fluxo de Caixa


Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Conceito de Oramento.Finalidade do Oramento.Mecanismos Oramentrios.Implantao do Sistema Oramentrio.Elaborao do Oramento nas Diversas reas:.Oramento de Vendas, Produo Operacional, despesas Operacionais.Consolidao do Oramento: Balano Projetado, Resultado Projetado, Fluxo-de-Caixa Projetado.

Cdigo SIGA: TMBAGFC*06/01

10) Planejamento Tributrio


Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Obrigao Tributria.Fato Gerador, Base de Clculos e Alquotas.Apurao dos Impostos e Pagamentos: COFINS, IPI, ICMS, ISS e Imposto de Renda.Dedutibilidade de despesas, Perdas no Recebimento de Crdito,.Rendimentos no Exterior e Preos de Transferncia.

11) Administrao de Capital de Giro


Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Determinao do capital de giro.Ciclo operacional e ciclo de caixa na empresa.prazos mdios e rotao dos estoques.Contas a receber e contas a pagar.Fontes e necessidades de capital de giro.

12) Administrao Recursos de Longo Prazo


Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Fontes de financiamento de longo prazo.Planejamento financeiro de longo prazo.Estrutura de Capital.Custo do capital.Alavancagem operacional, financeira e combinada.

13) Anlise de Projetos de Investimentos


Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Fatores a ponderar na Seleo de Investimentos. Avaliao de Rentabilidade de Ativos e Carteiras.Os efeitos da Diversificao.At onde possvel o risco? O Modelo de Avaliao de Ativos Financeiros CAPM.Aplicaes do Modelo CAPM.Diversificao Internacional e Padres de Avaliao de Performance.Gesto de Riscos de Carteiras Utilizando Contratos derivativos.Captao de Recursos Financeiros: Nacionais e Internacionais.Conceitos Bsicos de Comrcio Internacional.Configurao do Sistema Cambial Brasileiro.Importao, Exportao, Operaes Ativas Oferecidas pelo Mercado Financeiro.

Cdigo SIGA: TMBAGFC*06/01

14) Auditoria Avanada


Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Avaliaes especficas e abrangentes dos Ambientes de Negcio e de Controles das Empresas.Redesenhos dos Processos Organizacionais e Estabelecimento de Novos Fluxos de Trabalho.Relatrios Sumarizados e Pontuais a Alta Administrao.O Comprometimento com as Metas, Objetivos e o Resultado das Organizaes.O Que esperam os Executivos da Funo de Auditoria.

15) Comunicao Interpessoal


Carga Horria: 12 Horas-aula Ementa: Importncia da integrao das pessoas da organizao.Dinmicas de Integrao.Comunicao verbal e no verbal.Barreiras fsicas e interpessoais.Conflitos interpessoais e de grupo.Assertividade e as relaes em grupo.Motivao.Satisfao do funcionrio.Trabalhos em equipe.Formao e importncia para o administrador.Auto-conhecimento e importncia para o administrador.Tipos de liderana.

16) Estratgia de Empresas


Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Globalizao. Impactos no Planejamento Estratgico das Organizaes.Evoluo do Planejamento.Planejamento e Gesto Estrat gica.Metodologia de Implementao do Planejamento.Estratgia nas Organizaes.Produtos/Servios e Clientes.Viso Estratgica do Negcio.Misso Institucional.Filosofias Empresariais.Cenrios.Anlise do Ambiente Interno, Anlise do Ambiente Externo.Modelo das 5 Foras de Porter:.Concorrentes, Substitutos, Novos Entrantes, Fornecedores e Compradores.Matriz de Oportunidades X Ameaas.Vantagens Competitivas.Viso do Futuro.Estratgias Competitivas.Parmetros de Avaliao.

Cdigo SIGA: TMBAGFC*06/01

17) Jogos de Negcios


Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Anlise estrutural da indstria e de cenrios econmicos globais.Estratgias Competitivas.Elaborao de Plano Estratgico.Gesto Estratgica de Marketing.Gesto de Recursos Financeiros.Gesto de Produo.Gesto de Recursos Logsticos.Gesto de Recursos Humanos.Anlise de Ricos e tomada de decises Ttico-Operacionais.Negociao empresarial.`Feedback` de desempenho individual e/ou Coletivo.

18) Modelagem Financeira


Carga Horria: 36 Horas-aula Ementa: Modelo integrado de projeo de fluxo de caixa, DRE e balano patrimonial.Projeo de vendas (sazonalidade de vendas, mdias, mveis,.tendncias, correlao com o PIB, componente cclico).Movimentao do ativo imobilizado (novos investimentos, baixas e depreciao).Projeo dos prazos mdios de recebimento de vendas, estocagem,.pagamento a fornecedores e recolhimento de obrigaes fiscais.com base em anlise histrica e informaes das empresas.Projeo do custo de produo do perodo (custo fixo + varivel).Projeo do custo dos produtos vendidos com base na movimentao de estoques.Movimentao do ativo diferido.Projeo da necessidade de capital de giro.Projeo do fluxo de caixa operacional.Movimentao detalhada de financiamentos de longo prazo.(inclusive dvidas em moeda estrangeira e debntures).Movimentao de companhias ligadas a receber e a pagar.Projeo do resultado de equivalncia patrimonial.Imposto de renda.Movimentao simultnea dos financiamentos de curto prazo com o fluxo de caixa.Clculo do valor do caixa.Clculo do valor da empresa com base no fluxo de caixa Clculo do valor da empresa com base no fluxo.

Cdigo SIGA: TMBAGFC*06/01

Vous aimerez peut-être aussi