Vous êtes sur la page 1sur 4

Impugnao de Registro de Candidatura "Impugnao" um termo jurdico utilizado para expressar, dentre outras conceituaes, oposio; refutao pretenso

so de outrem; conjunto de razes com que se contraria pedido. O registro de uma candidatura pode ser impugnado segundo as determinaes expostas neste curso. Estrutura do Curso: 1-Eleies Municipais - Impugnao de Registro de Candidatura 1.1-Introduo Pg. 1 - " Impugnao &...Impugnao" um termo jurdico utilizado para expressar, dentre outras conceituaes, oposio; refutao pretenso de outrem; conjunto de razes com que se contraria pedido.

A lei complementar n 64, de 18 de maio de 1990, regula o procedimento utilizado para impugnao de registro de candidatura.

1.2-Sujeitos PEm seu artigo 3, estabelece os agentes capazes de propor Ao de Impugnao de Registro de Candidatura, quais sejam: - candidatos; - partidos polticos; - coligaes; - Ministrio Pblico. "Art. 3 Caber a qualquer candidato, a partido poltico, coligao ou ao Ministrio Pblico, no prazo de 5 (cinco) dias, contados da publicao do pedido de registro do candidato, impugn-lo em petio fundamentada." (Lei Complementar n 64/90)

Da leitura do artigo em questo, depreende-se que o cidado comum no competente para a propositura de impugnao de registro de candidatos No entanto, o art. 39 da resoluo n 21.609/04 do TSE prev tal possibilidade, podendo o eleitor, no gozo de seus direitos polticos, comunicar, ao juiz competente para o registro da candidatura, as causas de inelegibilidade do candidato, atravs de petio fundamentada. Para isto, dever ser observado o mesmo prazo previsto no caput do art. 3 da Lei Complementar n 64/90: - 5 (cinco) dias, contados da publicao do pedido de registro do candidato. "No entanto, o art. 39 da resoluo n 21.609/04 do TSE prev tal possibilidade, podendo o eleitor, no gozo de seus direitos polticos, comunicar, ao juiz competente para o registro da candidatura, as causas de inelegibilidade do candidato, atravs de petio fundamentada. Para isto, dever ser observado o mesmo prazo previsto no caput do art. 3 da Lei Complementar n 64/90: - 5 (cinco) dias, contados da publicao do pedido de registro do candidato. A impugnao argida por causa de inelegibilidade apresentada pelo cidado comum ser examinada tal qual a impugnao requerida pelos sujeitos citados no art. 3 da Lei Complementar n 64/90, diferenciando-se apenas pela ilegitimidade que tem o cidado de interpor recursos. Com relao ao Ministrio Pblico, assim define, ainda, a Lei Complementar n 64/90, em seu art.3: " 1 A impugnao, por parte do candidato, partido poltico ou coligao, no impede a ao do Ministrio Pblico no mesmo sentido. 2 No poder impugnar o registro de candidato o representante do Ministrio Pblico que, nos 4 (quatro) anos anteriores, tenha disputado cargo eletivo, integrado diretrio de partido ou exercido atividade poltico--partidria." Na propositura da Ao de Impugnao de Registro de Candidatos, o autor (impugnante) deve especificar que meios de prova pretende utilizar para comprovar os fatos alegados, podendo arrolar,no mximo, 6 (seis) testemunhas. O meio mais comum a prova documental, devendo o autor junt-la inicial.
Prazo para impugnao de 5 (cinco) dias, contados da publicao do pedido de registro do candidato. Notificao da impugnao ao impugnado.

Prazo de 7 (sete) dias, aps a notificao, para contestao, a partir da data em que terminar o prazo para impugnao. Na contestao, o impugnado dever apresentar todos os meios de provas necessrios sua defesa, inclusive a testemunhal. O juiz poder designar a inquirio das testemunhas arroladas pelas partes, quando julgar relevante, nos 4 (quatro) dias subseqentes apresentao da contestao. O juiz, ou o relator poder, tambm, nos 5 (cinco) dias seguintes, determinar diligncias, de ofcio ou a requerimento das partes. Encerrado o prazo de dilao probatria, vista s partes, pelo prazo comum de 5 (cinco) dias, para apresentar alegaes necessrias. O Ministrio Pblico poder, tambm, apresentar alegaes finais, pelo mesmo prazo, desde que no seja o autor da impugnao.

Encerrado o prazo para alegaes finais, os autos sero conclusos ao juiz, ou ao Relator, para sentena ou julgamento pelo Tribuna

g. 2 - Em seu artigo 3, es... Pg. 3 - " Art. 3 Cabe... Pg. 4 - No entanto, o art. 3... Pg. 5 - A impugnao argida... Pg. 6 - Com relao ao Minis... 1.3-Provas Pg. 7 - Na propositura da A... 1.4-Passo a passo da impugnao Pg. 8 - Prazo para impugna... Pg. 9 - O juiz poder design... Pg. 10 - Encerrado o prazo d... Pg. 11 - Nos pedidos de regi... Pg. 12 - Se o juiz eleitoral ...

Pg. 13 - No Tribunal Regiona... Pg. 14 - Das decises dos Tri... Pg. 15 - Entenda como funcion... Pg. 16 - O registro ser nega... Pg. 17 - Observaes:O partid... 1.5-Campanha com registro indeferido Pg. 18 - A Resoluo n 21.61... Pg. 19 - Isto quer dizer que,... Pg. 20 - Porm, seus votos s... 1.6-Crime Eleitoral Pg. 21 - Art. 25 Constitui c...

Vous aimerez peut-être aussi