Vous êtes sur la page 1sur 9

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE

FACULDADE DE CINCIAS
DEPARTAMENTO DE QUMICA

Disciplina: PRTICAS LABORATORIAIS


(MDULO DE QUMICA ORGNICA)

SEPARAO E DETERMINAO DE COMPONENTES DE Tema: LEO ESSENCIAL DE EUCALPTO COM BASE NA CROMATOGRAFIA EM COLUNA E CROMATOGRAFIA EM CAMADA FINA

Discente:

CONDOEIRA, SILVA BENEDITO

Docente:

Prof. Dr. FELISBERTO PAGULA dr AMELIA FURVELA

MAPUTO, SETEMBRO DE 2011


1

1. INTRODUO

A cromatografia uma tcnica analtica, qualitativa, que permite separar os componentes de uma mistura atendendo a propriedades como a solubilidade, tamanho e massa. Baseia-se nas diferentes velocidades de deslocamento das molculas atravs de um meio poroso fase estacionria -, quando arrastadas por um eluente (lquido ou gasoso) em movimento fase mvel [1].

A distino entre os principais mtodos cromatogrficos feita em termos das propriedades da fase mvel. Cinco so os principais tipos de cromatografia [2,3]: 1) A cromatografia em coluna, 2) Cromatografia em papel, 3) Cromatografia em camada delgada, 4) Cromatografia gasosa e 5) Cromatografia lquida.

Neste trabalho, foi empregue a cromatografia em coluna e cromatografia em camada fina ou camada delgada.

1.1. Cromatografia em camada fina ou TLC

A fase estacionria um slido (slica ou alumina) depositado em camada fina e uniforme sobre um suporte slido inerte. A fase mvel, um lquido de baixa viscosidade, evolui atravs da fase estacionria, mais vulgarmente de baixo para cima, por capilaridade. A revelao e identificao das substncias podem ser feita por visualizao directa (quando possuem cor) ou pela utilizao de reveladores adequados.
[2,3]

Figura 1: Fases da Cromatografia em Camada Delgada


2

O factor de reteno (Rf) definido como sendo o quociente entre a distncia percorrida por um dado composto e a distncia percorrida pelo solvente. Por exemplo, se o composto A percorreu 1,9 cm, e o solvente percorreu 4,7 cm, o Rf de 0,40 [4].

1.2. Cromatografia em Coluna. a tcnica de separao cuja fase estacionria acontece dentro de um tubo. Utiliza-se uma coluna de vidro se aberta na parte superior e munida de uma torneira na extremidade inferior, por onde sai o lquido (eludo). Dentro da coluna encontra-se se constituda slido no a por caso fase um da

estacionria enchimento to

cromatografia de adsoro, ou por uma fase lquida no caso da cromatografia de partio. A fase mvel lquida em ambos os casos. A ordem de eluio das substncias na coluna depender da sua polaridade [5].
Figura 2: Ilustrao de uma coluna cromatogrfica

Esta tcnica muito utilizada para isolamento de produtos naturais e purificao de zada produtos de reaces qumicas [6]. 1.3. leo Essencial do Eucalipto As folhas de eucalipto (Folia eucalypti) tm um cheiro aromtico muito agradvel e so Folia eucalypti) um pouco acres ao paladar. Contm em mdia 1,5% de leo essencial, alm de tanino, substncias amargas, resinas e 6 % de cinzas O leo de eucalipto obtm margas, cinzas. obtm-se mediante destilao das folhas de diversas espcies de eucalipto. Forma um lquido transparente ou de cor levemente amarelada, de cheiro penetrante, mas de sabor refrescante. O leo penetrante, de eucalipto contm cineol ou eucaliptol at 70%, alm de pineno, canfeno, sexquiterpenos e aldedo valrico [7].

2. Objectivo Separar os componentes do leo essencial de eucalipto usando as tcnicas de cromatografia de coluna (CC) e cromatografia em camada fina (TLC).

3. Materiais Materiais Aquecedor elctrico Tina cromatogrfica Cadinho e almofariz Coluna cromatogrfica Placas cromatogrficas Funil e vareta de vidro Micropipetas e provetas Guilhotina Slica gel Tubos capilares Tubos de ensaio Copos de Becker Espectrmetro UV Rgua, lpis e algodo Reagentes n-hexano Vapores de iodo Soluo de vanilina Soluo de acetato de etilo Padro (S)-(-)-Citronellal (96%)

4. Parte Experimental O mtodo usado neste trabalho foi o mtodo cromatogrfico, basicamente a cromatografia em coluna e cromatografia em camada fina. 4.1.Cromatografia em Coluna do leo Essencial 1) Preparou-se, primeiro, a coluna cromatogrfica colocando uma fina camada de algodo no fundo da coluna com o auxlio de uma vareta; 2) Encheu-se de forma compacta a coluna com slica-gel at mais ou menos de 10cm da altura, 3) Pesou-se 4g de slica-gel e mediu-se 2g de leo essencial de eucalipto para um cadinho, e de seguida se homogeneizou a mistura; 4) Adicionou-se a mistura na coluna e posteriormente colocou-se uma fina camada de algodo na parte superior da coluna com o auxlio de uma vareta, 5) Preparou-se, previamente, vrios copos com misturas de n-hexano acetato de etilo em diferentes propores conferindo-os assim diferentes graus de polaridade os quais foram introduzidos, do menos polar ao mais polar, na coluna cromatogrfica um a um, isto , a medida que esgotava um solvente na coluna o outro era adicionado, entretanto, estes solventes eluam, de cima para baixo na coluna, e recolhidos em fraces atravs da torneira da coluna cromatogrfica para tubos de ensaio. As fraces foram recolhidas em 20 tubos de ensaio.
4

4.2.Cromatografia em Camada Fina (TLC) das Fraces do leo Essencial Recolhidas na Cromatografia em Coluna (CC) 1) Preparou-se uma placa cromatogrfica com 20 pontos de aplicao das amostras, com meio centmetro de separao para cada ponto; 2) Com auxlio de um tubo capilar aplicou-se no primeiro ponto de aplicao da placa cromatogrfica 3 gotas da amostra contida no tubo de ensaio 1, por conseguinte, procedeu-se do mesmo modo para os restantes 19 tubos de ensaio nos respectivos pontos de aplicao, entretanto, a cada aplicao num ponto diferente o capilar era lavado com uma soluo de n-hexano. 3) Em seguida levou-se a placa e introduziu-se numa Tina cromatogrfica contendo uma mistura de eluentes (9,3ml de n-hexano e 0,7ml de acetato de etilo), e deixou-se o solvente eluir na placa at atingir o nvel superior marcado, depois retirou-se a placa da tina e deixou-se secar a temperatura ambiente; 4.2.1. Revelao da Placa cromatogrfica Para a revelao usou-se a lmpada ultravioleta, vapor de iodo e pulverizao com a soluo de vanilina.

5. Resultados Uma vez que as manchas no eram observveis a luz visvel levou-se a placa e submeteu-se a luz ultravioleta, onde tambm nada foi observado. Por conseguinte, colocou-se a placa num excicador contendo vapores de iodo, no qual passados alguns minutos foi possvel a visualizao de algumas manchas embora sem uma boa resoluo, entretanto, marcou-se com ajuda de um lpis as manchas e deixou-se a placa por alguns minutos at que desaparecessem os vapores de iodo. E assim, levouse a placa a um nicho onde foi pulverizado (borrifado) com soluo de vanilina (1g de vanilina, 1ml de H2SO4 e etanol at perfazer um volume de 100ml), e em seguida levou-se a um aquecedor elctrico para seca-la, depois de seca a placa, fez-se o registo das manchas como mostra a figura 3.

Figura 3: Ilustrao de uma placa cromatogrfica revalada

(a)

(b)

Figura 4: determinao de Rf da amostra (a) e do padro (b)

Com base na figura 4, possivel ver que a amostra (a) percorreu 2,8cm e o solvente ver-se 3cm, por outro lado, o padro (b) percorreu uma distncia bem prxima da amostra, o equivalente a 2,7cm e o solvente tal como em (a), percorreu 3cm. Entretanto, o factor solvente, de reteno (Rf) da amostra corresponde a 0,93 e o factor de reteno (Rf) do padro corresponde a 0,90. A relao matemtica que foi usada para determinar o dactor de reteno :

Onde:

o percurso percorrido pela amostra o percurso percorrido pelo solvente

6. Questionrio

1. Quais so as vantagens e desvantagens da cromatografia em camada fina? 2. Enumerar os mtodos de revelao destrutivos e no destrutivos?

Resposta 1:

Vantagens da TLC A cromatografia em camada fina utilizada habitualmente em anlise qualitativa e quantitativa devido sua grande sensibilidade e preciso; Pode ser utilizada, tambm, em escala preparativa para amostras de at 250mg; Pela comodidade, rapidez, baixo custo, perfeio e confiabilidade dos resultados esta tcnica cromatogrfica largamente utilizada em laboratrios clnicos e de controle de qualidade de alimentos e de cosmticos; Podem ser utilizados reveladores mais agressivos pois seu suporte mais resistente que o papel; A anlise de leos ou gordura e outras matrizes de amostra complexas possvel sem preparao da amostra; No necessita de instrumentos sofisticados e possvel processar diversas amostras (at 40) sob condies idnticas; a separao bidimensional simples, utilizando duas fases mveis distintas em diferentes direes, fornece uma qualidade de separao nica.

Desvantagens da TLC A preparao das placas complicada; A quantificao possvel, mas implica elevados custos financeiros;

Resposta 2: Os mtodos de revelao no destrutivos so: radiao UV-Vis e vapores de iodo. O mtodo de revelao destrutivo a pulverizao com a soluo de vanilina.

Concluso Neste trabalho, foi-nos possvel fazer a separao dos componentes do leo essencial do eucalipto com base na cromatografia em coluna e com base na cromatografia em camada fina fazer a respectiva identificao, entretanto, os valores de Rf da amostra bastante prximo do valor de Rf do padro, que so 0,93 e 0,90 respectivamente. Por conseguinte, foi-nos possvel isolar e identificar o (S)-(-)-Citronellal com base nestas duas tcnicas cromatogrficas.

Referncias Bibliogrficas [1] ROQUE, Francisco; Cromatografia TLQ 2; disponvel em:

http://froque.no.sapo.pt/CROMATOGRAFIA-TLQ2.pdf; acesso no dia 1 de Setembro de 2011. [2] Postado por GForum; Cromatografia; disponvel em:

http://www.gforum.tv/board/552/213174/cromatografia.html; acesso no dia 1 de Setembro de 2011. [3] Annimo 1, Qumica Orgnica Experimental IA, disponvel em:

http://www.iq.ufrgs.br/dqo/poligrafos/Poligrafo_QUI_02004_2011_1.pdf, acesso no dia 1 de Setembro de 2011. [4] http://www.spq.pt/olimpiadas/docs/2007Pratica.pdf [5] Postado por Wikipedia; Cromatografia; disponvel em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cromatografia; acesso no dia 1 de Setembro de 2011. [6] DEGANI, Ana Luiza G.; CASS, Quezia B.; VIEIRA, Paulo C.; Cromatografia Um Breve Ensaio; disponvel em:

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc07/atual.pdf; acesso no dia 1 de Setembro de 2011. [7] Annimo 2; Eucalipto; disponvel em:

http://www.jesusvoltara.com.br/saude2/04_eucalipto.htm; acesso no dia 1 de Setembro de 2011

Vous aimerez peut-être aussi