Vous êtes sur la page 1sur 23

SUMRIO

1.0 INTRODUO..................................................................................................................................................2 2.0 CONTABILIDADE...........................................................................................................................................3 2.1 CAMPOS DE ATUAO DA CONTABILIDADE..............................................................................................................3 2.2 INTERESSADOS NAS INFORMAES CONTBEIS...........................................................................................................3 2.3 CONCEITO DE CONTA...........................................................................................................................................4 2.3.1 Teoria das Contas...................................................................................................................................4 2.3.1.1 Teoria Personalstica...........................................................................................................................4 2.3.1.2 Teoria Materialstica ..........................................................................................................................5 2.3.1.3 Teoria Patrimonialista.........................................................................................................................5 2.3 TCNICAS CONTBEIS..........................................................................................................................................5 2.3.1 Escriturao............................................................................................................................................5 2.3.1.1 Contas do Balano Patrimonial..........................................................................................................6 2.3.2 Demonstraes contbeis.....................................................................................................................21 2.3.3 Anlise de Balanos .............................................................................................................................21 2.3.4 Auditoria...............................................................................................................................................21 3.0 CONCLUSO..................................................................................................................................................22 4.0 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ........................................................................................................23

1.0 INTRODUO
A Contabilidade a cincia que tem por objeto o patrimnio das entidades e por objetivo o controle desse patrimnio, com a finalidade de fornecer informaes a seus usurios. O ideal principal da Contabilidade controlar o patrimnio. Na Contabilidade, os objetivos esto definidos como as informaes que devero ser geradas para que os diversos usurios possam tomar conhecimento da situao da organizao em dado momento, com a finalidade de tomar as decises que considerarem necessrias. Para cada usurio da Contabilidade possvel a avaliao da situao econmica e financeira da entidade, bem como se pode fazer inferncias sobre suas tendncias futuras.

2.0 CONTABILIDADE
A contabilidade pelo seu conjunto de princpios normas e procedimentos prprios uma cincia com o objetivo de conhecer a situao patrimonial das pessoas e suas mutaes. Estuda e controla o patrimnio das entidades, mediante o registro, a demonstrao expositiva e a interpretao dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informaes sobre sua composio e variaes, bem como sobre o resultado econmico decorrente da gesto da riqueza patrimonial. Tambm segundo outro conceito, a cincia que estuda e pratica as funes de orientao, de controle e de registro relativo aos atos da administrao econmica. A contabilidade tem por objetivo o patrimnio administrvel e em constante alterao, bem como controlar o patrimnio e fornecer informaes a quem delas necessitar.

2.1 CAMPOS DE ATUAO DA CONTABILIDADE A contabilidade tem um vasto campo de atuao, podendo atuar nas pessoas fsicas e nas pessoas jurdicas, com finalidade lucrativa ou no, inclusive as de Direito Pblico como a Unio, Estados, Distrito federal e Municpios. Por seu objetivo, o patrimnio, e suas finalidades fcil concluir a importncia da contabilidade e, como conseqncia, a amplitude do seu campo de atuao.

2.2 INTERESSADOS NAS INFORMAES CONTBEIS a) Empregado da empresa tem interesse por ser a empresa, a sua fonte individual de recursos traduzidos pelo salrio, gratificaes e participaes nos lucros. normalmente, o responsvel pela manuteno de sua famlia devendo haver, portanto o esforo pessoal para os bons resultados da sua fonte de renda; b) Scios /Acionistas podem ter como principal interesse o retorno do investimento feito nas empresas e a segurana da aplicao; c) Administradores ou outros responsveis pelas decises necessitam alm de outras, informaes que os scios ou acionistas precisam;

d) Fornecedores e emprestadores de dinheiro as informaes que necessitam so ligadas rentabilidade e garantia de retorno dos capitais investidos; e) Governo tem dois interesses, um deles o financiamento da atividade governamental, para o bem-estar de toda a populao, necessita de recursos que em grande parte, vem da atividade empresarial sob forma de tributos. E outra sobre o desenvolvimento em reas geogrficas, setores de atividades e outras que convenientemente compiladas, podem orientar a poltica de desenvolvimento da nao; f) Pessoas em geral todos somos interessados nas informaes fornecidas pela contabilidade em sentido amplo, quando potencialmente investidores de recursos ou, mesmo de forma restrita, a do nosso dia-a-dia, conciliando renda com gastos.

2.3 CONCEITO DE CONTA Pode ser definido, como o registro de dbitos e crditos da mesma natureza, identificados por um ttulo que qualifica um componente de patrimnio ou uma variao patrimonial, representao das mutaes patrimoniais de uma mesma espcie e agrupadas sob um ttulo, referentes a uma pessoa.

2.3.1 Teoria das Contas Muitos foram os estudiosos que se dedicaram ao estudo das contas e dezenas de teorias, durante anos foram apresentadas. Mas restam hoje trs teorias ainda usuais seja pela facilidade no entendimento, como tambm pela estrutura de classificao das contas apresentadas.

2.3.1.1 Teoria Personalstica Tambm conhecida como Personalista das Contas, seus maiores divulgadores foram, Marchi, Cerboni, Rossi. Essa teoria classifica as contas em: Contas de Agentes Consignatrios, de Correspondentes e do Proprietrio.

2.3.1.2 Teoria Materialstica Tambm chamada de Materialidade das Contas, com Fbio Besta, Morrisson, Kester e Durmarchey principalmente. Classifica as contas em Integrais ou Elementares e contas Diferenciadas ou Derivadas.

2.3.1.3 Teoria Patrimonialista Esta teoria faz conjuno com a Teoria Moderna da Contabilidade. Ou seja, a teoria usada atualmente, a qual classifica as contas em Patrimoniais e de Resultado.

2.3 TCNICAS CONTBEIS Para atingir os objetivos a contabilidade se utiliza de tcnicas prprias: Escriturao, Demonstraes Contbeis, Anlise de Balanos e Auditoria.

2.3.1 Escriturao a tcnica pela qual as ocorrncias com efeitos no patrimnio so registradas. A escriturao um meio utilizado para possibilitar, pela agregao dos diversos fatos ocorridos, a elaborao de demonstrativos capazes de formar a posio da riqueza patrimonial. Ou seja, cuida do registro dos fatos contbeis mediante, claro, normas e princpios prprios da contabilidade possibilitando o entendimento e a extrao das informaes sobre a situao patrimonial. Os mtodos de Escriturao podem ser classificados em: Mtodo das Partidas Simples e Mtodo das Partidas Dobradas. No mtodo das Partidas Simples so escrituradas apenas as contas correspondentes para controle dos direitos e obrigaes. No considera em seus registros os bens e os elementos formadores da situao lquida. O Mtodo das Partidas Dobradas usado universalmente para a escriturao. Movimenta toda a estrutura patrimonial e de resultados preconizando a igualdade dos

elementos positivos e negativos do patrimnio. Este mtodo tem um princpio fundamental: No h devedor sem credor e vice-versa. Uma medida absolutamente necessria para a boa execuo dos registros contbeis a planificao das contas. Segundo Hilrio Franco (1991, p. 65), o Plano de Contas consiste na elaborao prvia de completo elenco de todas as contas necessrias aos registros contbeis da empresa, com sua respectiva classificao e codificao. O Plano de Contas no propicia apenas a uniformidade dos registros, como tambm economiza tempo ao executor da escriturao, pois diante de cada fato a ser elencado, ele encontrar no plano o guia para o registro correto, evitando se assim diferentes contas para o registro de fatos de forma idntica. Todo elenco de contas no deve ser rgido ou fixo, devendo permitir modificaes durante o perodo de sua execuo, pois podem surgir novos imprevistos que obrigue a criar novas contas e cancelar outras. Tambm deve-se ater, que os planos variam de cada tipo de organizao e de acordo com as circunstncias.

2.3.1.1 Contas do Balano Patrimonial

A empresa deve manter escriturao contbil com base na legislao comercial e com observncia das Normas Brasileiras de Contabilidade. O balano patrimonial uma das demonstraes contbeis que visa a evidenciar, de forma sinttica, a situao patrimonial da empresa e dos atos e fatos consignados na escriturao contbil. Essa demonstrao deve ser estruturada de acordo com os preceitos da Lei 6.404/76 (chamada Lei das S/A) e segundo os Princpios Fundamentais de Contabilidade. Tal estrutura de contas, dentro do conceito legal da prpria Lei 6.404/76 (artigos 176 a 182 e artigo 187), em sntese, se compe de:

ATIVO
CIRCULANTE REALIZVEL A LONGO PRAZO PERMANENTE

PASSIVO
CIRCULANTE EXIGVEL A LONGO PRAZO RESULTADO DE EXERCCIOS FUTUROS PATRIMNIO LQUIDO

DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO


RECEITAS CUSTOS E DESPESAS A seguir Plano de Contas com as principais contas do Ativo, Passivo e Demonstrativo de Resultado de Exerccio.
PLANO DE CONTAS 1 - ATIVO 11 ATIVO CIRCULANTE 111 - DISPONIBILIDADES 1111 - Caixa 1111.01 - Caixa Geral 1112 - Banco conta Movimento 1112.01 1112.02 1113 - Aplicao de Liquidez Imediata 1113.01 112 - CRDITOS 1121 - Duplicatas a receber 1121.01 - Duplicatas a Receber 1121.02 - ( - ) Proviso p/ Devedores Duvidosos 1121.98 - ( - ) Duplicatas Descontadas 1122 - Outros Crditos 1122.01 - Contas a Receber 1122.02 - Ttulos a Receber 1123 - Crditos de Funcionrios 1123.01 - Adiantamento a Funcionrios 1123.02 - Emprstimos a Funcionrios 1123.03 - Adiantamentos de Frias 1123.04 - Adiantamentos p/despesas de viagens 1124 - Adiantamentos 1124.01 - Adiantamento a Fornecedores 1124.02 - Adiantamento a Representantes 1124.03 -

1125 - Antecipao a Recuperar 1125.01 - Icms a Recuperar 1125.02 - IRRF a Compensar 1125.03 - PIS a Recuperar 1125,04 - COFINS a Recuperar 113 - INVESTIMENTOS TEMPORRIOS 1131 - Aplicaes Financeiras 1131.01 - Aplicaes a Prazo Fixo 114 - ESTOQUES 1141 - Produtos de Revenda 1141.01 - Mercadorias 1141.02 1141.98 - ( - ) Proviso p/ Desvalorizao do Estoque 1141.99 - ( - ) Proviso p/ Perdas em Estoque 1142 - Almoxarifado 1142.01 - Material de Limpeza 1142.02 - Material de Manuteno 1142.03 - Ferramentas 1142.04 - Impressos e Mat. P/ Escritrio 1142.05 115 - DESPESAS DO EXERCCIO SEGUINTE PAGAS ANTECIPADAMENTE 1151 - Despesas Antecipadas 1151.01 - Juros a Apropriar 1151.02 - Prmios de Seguros a Apropriar 1151.03 - Encargos Financeiros a Apropriar 1151.04 - Aluguis a Apropriar 12 ATIVO REALIZVEL A LONGO PRAZO 121 - CRDITOS 1211 - Duplicatas a Receber L.P. 1211.01 - Duplicatas a Receber 1211.02 - ( - ) Duplicatas Descontadas 1212 - Crditos de Associados 1213.01 - Crditos a Scios 1213.02 - Emprstimo a Soc. Controladas/Coligadas 1213 - Depsitos Judiciais 1214.01 - Depsitos Judiciais "A" 122 - INVESTIMENTOS 1221 - Crditos Financeiros 1221.01 - Aplicaes a Prazo Fixo 123 - DESPESAS ANTECIPADAS 1223 - Despesas Antecipadas 1223.01 - Prmios de Seguros a Apropriar Lgo Pzo 1223.02 -

13 -

ATIVO PERMANENTE 131 - INVESTIMENTOS 1311 - Aes 1312 - Terrenos 1313 - Participaes Permanentes em Outras Sociedades 1314 - Obra de Arte 1315 - ( - ) Proviso p/ Perdas em Investimentos Permanentes 1316 132 - IMOBILIZADO 1321 - Terrenos 1321.01 - Terreno "A" 1322 - Edifcios 1322.01 - Edifcio "A" 1322.02 - ( - ) Depreciao Acum. De Edifcios 1323 - Mquinas e Equipamentos 1323.01 - Mquinas e Equipamentos 1323.02 - ( - ) Depreciao Acumulada de Maq. e Equip. 1324 - Veculos 1324.01 - Veculos 1324.02 - ( - ) Depreciao Acumulada Veculo 1325 - Instalaes 1325.01 - Instalaes 1325.02 - ( - ) Depreciao Acumulada Instalaes 1326 - Mveis e Utenslios 1326.01 - Mveis e Utenslios 1326.02 - (-) Depreciao Acum.Moveis e Utenslios 1327 - Computadores e Perifricos 1327.01 - Computadores e Perifricos 1327.02 - ( - ) Depreciao Acumulada de Comp. E Perif. 1328 - Imobilizado em Andamento 1328.01 - Imobilizado em Andamento 1328.02 1329 - Consrcio - Veculos 1329.01 - Veculo"A" 1329.02 1330 - Imobilizaes Intangveis 1330.01 - Marcas e Patentes 1330.02 - ( - ) Amortizao Acum.De Marcas e Patentes 1330.03 - Benfeitorias em Prdios de Terceiros 1330.04 - (-) Amortiz.-Benfeit. Prdios de Terceiros 1330.05 1330.06 133 - ATIVO DIFERIDO

1331 - Despesas pr-operacionais 1332 - ( - ) Amortizao Acum. De desp. Pr-operacionais 1333 - Despesas com Projetos e Pesquisas 1334 - ( - ) Amortizao Acum. De Proj. e Pesquisas 1335 - Gastos de Organizao e Reorganizao 1336 - ( - ) Amortizao Acum. De Gastos de Org. e Reorganizao 1337 1338 2 - PASSIVO 21 PASSIVO CIRCULANTE 211 - OBRIGAES OPERACIONAIS 2111 - Fornecedores 2111.01 - Fornecedor "A" 2111.02 2111.03 2112.04 2112.05 2112.06 2112 - Obrigaes Financeiras 2112.01 - Emprstimos Bancrios 2112.02 - Financiamentos 2112.03 2113 - Obrigaes Trabalhistas 2113.01 - Salrios a Pagar 2113.02 - 13 Salrio a pagar 2113.03 - Frias a pagar 2113.04 - Pr-Labore a Pagar 2113.05 - Comisses a Pagar 2113.06 2113.07 2113.08 2114 - Obrigaes Sociais e Fiscais 2114.01 - FGTS a recolher 2114.02 - INSS a recolher 2114.03 - COFINS a recolher 2114.04 - PIS a recolher 2114.05 - IRRF a recolher 2114.06 - IR a recolher 2114.07 - Contribuio Social a recolher 2114.08 - ICMS a recolher 2114.09 - IPI a recolher 2114.10 2114.11 2114.12 -

2115 - Acionistas 2115.01 - Dividendos a pagar 2115.02 2116 - Outras Obrigaes 2116.01 - Seguros a pagar 2116.02 - Fretes a pagar 2116.03 - Contas a pagar 2116.04 - Aluguis a pagar 2116.05 - Adiantamento de Clientes 2116.06 - Notas promissrias a pagar 2116.07 2116.08 2116.09 212 - OBRIGAES PROVISIONADAS 2121 - Provises 2121.01 - Proviso para Imposto de Renda 2121.02 - Proviso para Contribuio Social 2121.03 - Proviso para frias 2121.04 - Proviso para 13 Salrio 2121.05 - Proviso para FGTS s/ frias 2121.06 - Proviso para INSS s/ frias 2121.07 - Proviso para FGTS s/ 13 2121.08 - Proviso para INSS s/ 13 2121.09 - Proviso para FGTS 2121.10 - Proviso para INSS 2121.11 2121.12 22 PASSIVO EXIGVEL A LONGO PRAZO 221 - OBRIGAES OPERACIONAIS 2211 - Fornecedores 2212 - Obrigaes Financeiras 2212.01 - Financiamentos 2212.02 - Ttulos a pagar 2212.03 23 RESULTADO DE EXERCCIOS FUTUROS 231 - RECEITAS DIFERIDAS 2311 - Receitas de Exerccios Futuros 2312 - Custos sobre Receitas Futuras 2313 - Despesas sobre Receitas Futuras 24 PATRIMNIO LQUIDO 241 - CAPITAL SOCIAL

2411 - Capital Subscrito 2412 - ( - ) Capital a Integralizar 242 - RESERVAS DE CAPITAL 2421 - Correo Monetria do Capital Realizado 2422 - Correo Monetria das Reservas de Capital 2423 - gio na emisso de Aes 2424 - Doaes e subvenes 2425 243 - RESERVAS DE REAVALIAES 2431 - Reavaliao de Ativos 2432 - Corr. Monetria das Reservas da Reavaliao 2433 - (-) Tributos s/ Reserva de Reavaliao 2434 244 - RESERVAS DE LUCROS 2441 - Reserva Legal 2442 - Reservas Estatutrias 2443 - Reservas p/Contingncias 2444 - Reserva de Lucros a Realizar 2445 - Reserva de Lucros p/ Expanso 2446 - Corr. Mon. Das Reservas de Lucros 2447 245 - LUCROS/ PREJUZOS ACUMULADOS 2451 - Lucros Acumulados 2451.01 - Lucros Acumulados 2451.02 - Lucro do Exerccio 2452 - Prejuzos Acumulados 2452.01 - Prejuzos Acumulados 2452.02 - Prejuzo do Exerccio 3CONTAS DE RESULTADO 31 RECEITA OPERACIONAIS 311 - RECEITA BRUTA DE VENDAS 3111 - Receita Bruta de Vendas de Mercadorias 3111.01 - Vendas a vista 3111.02 - Vendas a prazo 32 DEDUES DAS RECEITAS OPERACIONAIS 321 - Dedues da Receita Bruta 3211 - Dedues da Receita de Vendas 3211.01 - Devoluo de Vendas 3212 - Abatimentos 3212.01 - Abatimentos sobre vendas 3212.02 3213 - Impostos Incidentes sobre Vendas

3213.01 - ICMS sobre vendas 3213.02 - PIS sobre vendas 3213.03 - COFINS sobre vendas 3213.04 33 CUSTO DAS VENDAS 331 - Custo das Mercadorias Vendidas 3311 - Custo das Mercadorias Vendidas 3311.01 - Estoque Inicial (+) 3311.02 - Compra de Mercadorias (+) 3311.03 - Fretes s/compras (+) 3311.04 - Seguro sobre Compras (+) 3311.05 - Icms s/devoluo de compras (+) 3311.06 - Icms s/compras (-) 3311.07 - PIS s/ compras (-) 3311.08 - Devoluo de compras (-) 3311.09 - Icms s/fretes (-) 3311.10 - Abatimentos s/compras (-) 3311.11 - Custo das Mercadorias Vendidas (+) 3311.12 - Estoque Final (-) 34 DESPESAS OPERACIONAIS 341 - DESPESAS COM VENDAS 3411 - Despesas com Pessoal 3411.01 - Salrios e ordenados 3411.02 - Comisses s/vendas 3411.03 - Frias 3411.04 - 13 Salrio 3411.05 - INSS 3411.06 - FGTS 3411.07 3411.08 3411.09 3412 - Despesas Diversas com Vendas 3412.01 - Propaganda e publicidade 3412.02 - Fretes e Carretos 3412.03 - gua, Luz e Telefone 3412.04 - Combustveis e Lubrificantes 3412.05 - Devedores Duvidosos 3412.06 3412.07 3413 - Encargos 3413.01 - Depreciao 3413.02 - Amortizao 3413.03

342 - DESPESAS ADMINISTRATIVAS 3421 - Despesas com Pessoal 3421.01 - Salrios e Ordenados 3421.02 - Frias 3421.03 - 13 Salrio 3421.04 - INSS 3421.05 - FGTS 3421.06 - Pr-labore 3421.07 - Mat. Expediente 3421.08 3421.09 3421.10 3422 - Outras despesas administrativas 3422.01 - IPTU 3422.02 - Aluguis 3422.03 - Viagens 3422.04 - Material de Limpeza 3422.05 - Material escritrio 3422.06 - Depreciao 3422.07 - Mat. Escritrio 3422.08 - gua, Luz e Telefone 3422.09 - Publicaes 3422.10 - Organizao e Reorganizao 3422.11 - Assinatura Jornais e Revistas 3422.123422.13 3422.14 343 - DESPESAS GERAIS 3431 - Despesas Gerais 3431.01 - Donativos e Contribuies 3431.02 - Mat. Consumo 3431.03 3431.04 3431.05 344 - RESULTADOS FINANCEIROS LQUIDOS 3441 - RECEITAS FINANCEIRAS 3441.01 - Descontos Obtidos 3441.02 - Juros Ativos 3441.03 - Receitas financeiras diversas 3441.04 - Variao Monetria Ativa 3441.05 3442 - DESPESAS FINANCEIRAS 3442.01 - Juros Passivos 3442.02 - Descontos concedidos

3442.03 - Despesas Emp. bancrias 3442.04 - Comisses e despesas bancrias 3442.05 - Variao Monetria Passiva 3442.06 - Juros e Enc. Bancrios 3442.07 3442.08 35 OUTRAS RECEITAS E DESPESAS OPERACIONAIS 351 - Outras Receitas e Despesas Operacionais 3511 - Outras Receitas Operacionais 3511.01 - Lucro na Participao em outras Sociedades 3511.02 - Recuperao de crditos 3511.03 3512 - Outras Despesas Operacionais 3512.01 - Prejuzo na Participao em outras Sociedades 3512.02 36 RESULTADO NO OPERACIONAL 361 - Resultado no Operacional 3611 - Receitas no Operacionais 3611.01 - Ganho na venda de imobilizado 3611.02 - Aluguis de Bens 3611.03 3612 - Despesas no Operacionais 3612.01 - Perda na venda de imobilizado 3612.02 37 PROVISO PARA O IMPOSTO S/A RENDA E CONTRIBUIO SOCIAL 371 - Proviso para Imposto de Renda 3711 - Proviso para pagamento do Imposto de renda 3711.01 - Proviso para I.R. 372 - Proviso para Contribuio Social 3721 - Proviso para pagamento de Contr. Social 3711.01 - Proviso para Contribuio Social 38 RESULTADO DO EXERCCIO 381 - Resultado do Exerccio 3811 - Resultado do exerccio 3811.01 - Lucro Lquido do Exerccio 3811.02 - Prejuzo Lquido do Exerccio

Descries e definies das principais contas:

1 ATIVO
O Ativo composto pelos elementos positivos ao patrimnio: os bens e direitos, estas contas so destinaes de recursos. Ativo, portanto, so todos os bens e direitos de propriedade da empresa, expressos em moeda, eque representam benefcios presentes ou futuros para a mesma. Para ser considerado um ativo preciso preencher quatro caractersticas simultaneamente: a) Ser bens ou direitos; b) Ser de propriedade da empresa c) Ser mensurvel em dinheiro; d) Trazer benefcios presentes ou futuros. Ativo Circulante Aqui se enquadram as contas de constantes movimentaes, abrange as disponibilidades, crditos, investimentos temporrios, estoques e despesas pagas antecipadamente. 111 Disponibilidades Este grupo compreende as contas representativas de valores numerrios, disponveis em caixa ou em contas de movimento nos bancos, para livre e franca imediata utilizao. Abrange as contas Caixa, Banco Conta Movimento e Aplicao de Liquidez Imediata. 112 Crditos ou Direitos Compreendem as contas representativas de valores a receber, decorrentes da atividade operacional da empresa. Tais como crditos a receber de clientes, de empregados, de acionistas ou terceiros que mantm relao de negcio com a empresa. Compreende as contas Duplicatas a Receber, Crditos de Funcionrios, Adiantamentos, Antecipao a Recuperar e Outros Crditos. 113 Investimentos Temporrios Compreende todos os investimentos em prazos inferiores a 360 dias. Em aes, ttulos e depsitos a prazo fixo, que no representam atividade operacional da empresa. 114 Estoques Compreende todas as contas representativas de mercadorias que constituem objeto de compra e venda pela empresa. 115 Despesas do Exerccio Seguinte Representa os valores pendentes, pagos antecipadamente e que por regime de competncia referem-se ao exerccio seguinte. 12 Ativo Realizvel a Longo Prazo Este grupo registra os mesmos valores realizveis do grupo anterior, porm quando conversvel em dinheiro, em prazos superiores a 360 dias. Os direitos no derivados de vendas, e

adiantamentos ou emprstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da empresa, que no constiturem negcios usuais na explorao do objeto da empresa, sero classificados no Ativo Realizvel a Longo Prazo. Compreendem, relacionadas a Crditos, Investimentos e Despesas antecipadas. 13 Ativo Permanente So includos neste grupo todos os bens de permanncia duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade. 131 Investimentos So os investimentos em carter permanente, tais como empresas coligadas e controladas, as caues permanentes e outros que no podem ser convertidos em numerrio sem prejuzo do objetivo social da empresa. 132 Ativo Imobilizado So contas que representam os imveis, as instalaes, os mveis e demais equipamentos necessrios ao funcionamento da empresa comercial, bem como correes monetrias e as depreciaes respectivas. 133 Ativo Diferido So os gastos que beneficiam vrios exerccios, como os de instalao e os pr-operacionais, que devem por essa razo, ser amortizados em vrios exerccios. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2 PASSIVO
De forma contrria ao Ativo, onde se renem as obrigaes da empresa com terceiros, elementos negativos, que representam, por exemplo, valores que terceiros entregam ao patrimnio para seu funcionamento. Compreende o Passivo Circulante e Passivo exigvel a Longo Prazo. 21 Passivo Circulante Este grupo encerra todas as contas representativas de obrigaes que devem ser liquidadas dentro de 360 dias. Estas obrigaes podem representar valores fixos ou variveis, vencidos ou a vencer, em uma data ou em diversas datas futuras. Compreende Obrigaes Operacionais e Provisionadas. 211 Obrigaes Operacionais Fazem parte das Obrigaes Operacionais, as quais devem ser quitadas de acordo com o ciclo operacional da empresa citado acima: os Fornecedores, Obrigaes Financeiras, Trabalhistas, Sociais e Fiscais, Acionistas alm de outras obrigaes. 212 Obrigaes Provisionadas

Nesta conta so agregadas as contas que sofrem proviso, como para IR, INSS, FGTS, 13 e Contribuio Social. 22 Passivo Exigvel a Longo Prazo Este grupo registra os mesmos valores circulantes do grupo anterior, porm quando exigveis em prazos superiores a 360 dias. Fazem parte as Obrigaes Operacionais, com suas respectivas contas, Fornecedores e Obrigaes Financeira, com prazo superior a 360dias. 23 Resultado de Exerccios futuros Correspondem basicamente s receitas diferidas, isto , ao antigo grupo denominado Passivo Pendente, diminudo dos custos correspondentes. Contm as Receitas diferidas. 24 Patrimnio Lquido No balano Patrimonial a diferena entre o valor dos Ativos e Passivos e Resultado de Exerccios futuros, o qual valor contbil pertence aos scios ou acionistas. 241 Capital Social A conta do Capital Social discriminar o montante subscrito, e por deduo, a parcela ainda no realizada. a parcela do patrimnio lquido de uma empresa ou entidade que represente investimento na forma de aes (se for sociedade annima) ou quotas (se for uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada) efetuado na companhia pelos proprietrios ou acionistas, o qual abrange no somente as parcelas entregues pelos acionistas, mas tambm os valores obtidos pela empresa e que, por deciso dos acionistas ou proprietrios, so incorporados no capital social. 242 Reservas de Capital Sero classificadas assim, os gios sobre capital recebidos, o produto da alienao de partes beneficirias e bnus de subscrio, o prmio precebido na emisso de debntures, as doaes e subvenes recebidas para investimento, o resultado da correo monetria do capital realizado, enquanto no capitalizado. 243 Reservas de Reavaliaes Sero classificadas as contrapartidas de aumento de valor atribudos a elementos do ativo em virtude de novas avaliaes com base em laudo. 244 Reserva de Lucros Aqui sero classificadas como reservas de lucros as contas constitudas pela apropriao dos lucros da empresa.

245 Lucros / Prejuzos Acumulados

Esta conta representa o saldo remanescente dos lucros ou prejuzos lquidos das apropriaes para reservas de lucros e dos dividendos distribudos, saldo esse que faz parte do patrinnio lquido na data do balano. Essa conta representa a interligao entre o balano e a Demonstrao do Resultado de Exercicio. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3 CONTAS DE RESULTADO
So as contas que provocam alterao no patrimnio. Evidenciam a dinmica patrimonial, ou seja, os motivos pelos quais o patrimnio cresceu ou decresceu. So contas de resultado as representativas das receitas, custos e despesas. 31 Recitas Operacionais Consiste nas receitas operacionais brutas de um produto ou servio. 311 Receita Bruta de Vendas So as receitas obtidas nas vendas vista e a prazo. 32 Dedues das Receitas Operacionais So os abatimentos de receita, fazem parte vendas canceladas, abatimentos e impostos incidentes sobre vendas. 33 Custo das Vendas Corresponde ao Custo das Mercadorais e Servios Vendidos, os quais so deduzidos, gerando o lucro bruto. Compem, Estoques, Compra de Mercadorias, ICMS, Devolues de Compras, entre outras. 34 Despesas Operacionais Constituem-se das despesas pagas ou incorridas para vender produtos e administrar a empresa. Abrangem tambm as despesas lquidas para financiar suas operaes. 341 Despesas com Vendas Representam os gastos de promoo, colocao e distribuio dos produtos da empresa, bem como os riscos assumidos pela venda, contando dessa categoria despesas como: pessoal da rea de vendas marketing, distribuio de pessoal no administrativo interno de vendas, comisses, gastos com garantia do produto vendido, perdas estimadas dos valores a receber, proviso para crditos de liquidao duvidosa, entre outras. 342 Despesas Administrativas Representam os gastos, pagos ou incorridos, para a direo ou gesto da empresa, e constituemse de vrias atividades gerais que beneficiam todas as fases do negcio ou objeto social.

Contam nessa categoria itens como Honorrios da Administrao, Salrios e Encargos do Pessoal Administrativo, Despesas Legais, Material de Escritrio entre outros. 343 Despesas Gerais Cada empresa deve classificar estas despesas, fazem parte, Donativos, Contribuiess, Material de Consumo, e demais relacionadas. 344 Resultados Financeiros Lquidos Compem esta conta as Receitas Financeiras e Despesas Financeiras. Onde so includos os juros, descontos e a atualizao monetria prefixada, alm de outros tipos de receitas ou despesas oriundas de aplicaes temporrias em ttulos. 35 Outras Receitas e Despesas Operacionais Engloba os resultados de atividades principais e acessrias, e essas outras receitas e despesas operacionais so atividades acessrias do objeto da empresa. Constituem os Lucros ou Prejuzos de Participao em Outras Sociedades e Recuperao de Crditos. 36 Resultado No Operacional O Grupo de Resultado No Operacional limita-se a pequeno nmero de operaes. Fazem parte os lucros ou prejuzos na venda ou baixas de bem do Ativo Permanente. Compem as Receitas No Operacionais e Despesas No Opercionais. 37 Proviso para Imposto S/A Renda e Contribuio Social Sero registrados o valor do Imposto de Renda e Contribuio Social, onde so apuradas no prprio exerccio e no final do exerccio respectivamente. 38 Resultado do Exerccio A Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE) a demonstrao contbil dinmica que se destina a evidenciar a formao do resultado lquido do exerccio, atravs do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princpio contbil do regime de competncia, podendo ser lucro com tambm prejuzo. A demonstrao do resultado do exerccio, oferece uma sntese financeira dos resultados operacionais e no operacionais da empresa em certo perodo.

2.3.2 Demonstraes contbeis Podem ser apresentadas sob diversos ngulos informativos. Algumas podem ser explicadas como se fosse uma consolidao dos fatos registrados ou escriturados. Tambm podem ser considerados para elaborao de quadros tcnicos que apresentam dados extrados dos registros contbeis da empresa. As demonstraes financeiras mais conhecidas so o Balano Patrimonial e a Demonstrao do Resultado do Exerccio.

2.3.3 Anlise de Balanos a tcnica pela qual determina-se a capacidade de pagamento da empresa, o grau de solvncia a evoluo da empresa a estrutura patrimonial e outras. Pela anlise dos balanos possvel comparar a situao da empresa dentro do setor de que faz parte. Apresenta quocientes teis para os interessados na riqueza patrimonial, efetivos e potenciais, auxiliandoos, pela relao entre elementos naquele perodo e pela evoluo durante anos, a interpretar os demonstrativos apresentados.

2.3.4 Auditoria a tcnica pela qual verificada a qualidade da informao prestada confirmando, ou no se os demonstrativos apresentados representam com fidelidade a situao patrimonial. Na auditoria examina-se os documentos geradores da transformao patrimonial e a estrutura dos demonstrativos contbeis, elaborando-se um parecer conclusivo sobre a correta utilizao dos procedimentos e princpios contbeis, inclusive a fidedignidade da informao.

3.0 CONCLUSO
A contabilidade permite a padronizao de procedimento e de parmetros econmicofinanceiros, facilitando uma melhor e mais correta avaliao da situao e do desempenho da empresa. Alm disso, somente por intermdio da contabilidade a empresa pode se mostrar oficialmente para os agentes com os quais se relaciona, ou seja, o Estado/Governo (que cobra impostos e emite leis e regulamentos), os credores (que concedem emprstimos e financiamentos e analisam riscos), os clientes (que compram os produtos ou usam os servios da empresa, exigindo qualidade e preos adequados), os concorrentes (que acompanham as estratgias e polticas para se tornarem mais eficientes), os fornecedores (que vendem seus produtos e querem certeza de pagamento), os scios ou acionistas (que investem recursos e querem remunerao compensatria), os administradores (que dirigem o negcio), os parceiros, em fim o mercado de uma maneira geral. Finalmente tudo isso contabilidade, s cabe empresa ento, efetuar de forma correta e otimizada seus registros e movimentaes, bem como administr-las bem e ter bons resultados econmicos. as anlises, para que saiba

4.0 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CONTBEIS, Portal. Plano de Contas. Disponvel em:<http://www.contabeis.com.br/ downloads/PlanoContas.doc> Acesso em: 16/11/2008. FRANCO, Hilrio. Contabilidade Comercial. So Paulo. Atlas. 1991. INSTITUTO POLITCNICO DE ENSINO DISTNCIA. Apostila Curso de Contabilidade. So Paulo, 2007 IUDCIBUS, Srgio; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de Contabilidade das Sociedades por Aes. So Paulo. Atlas. 2003. NOGUEIRA, Denlson. Introduo Contabilidade. Disponvel em:<http:// www.denilson.adm.br/Teoria.pdf> Acesso em: 20/11/2008.ZANLUCA, C. J. Como elaborar um Plano de Contas Contbil. Disponvel em: <http://www.portaldecontabilidade. com.br/guia/planodecontas.htm> Acesso em: 15/11/2008.

Vous aimerez peut-être aussi