Vous êtes sur la page 1sur 18

ALEITAMENTO MATERNO

Prof. Maria Janurio Vieira Barros

Histria do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno


1970 comercializao leites modificados para lactentes, desmame precoce. 1979 assinada a Declarao OMS/UNICEF sobre nutrio infantil, alertou para as consequncias do desmame precoce. Elevado ndice Mortalidade Infantil. Assinatura em 1981 por 118 pases Cdigo Internacional de Substitutos do Leite Materno (cessar distribuio gratuita e a baixo custo de leites artificiais aos servios de sade).

Histria do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno


At 1980 a promoo do Aleitamento Materno aes isoladas. 1981 criado o Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno (PNIAM). Durao mediana do A.M. nesta poca 60 dias. Divulgao na mdia e materiais educativos distribudos populao. Parceria com organismos internacionais UNICEF e OPS.

Histria do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno


Parceria com organismos no-governamentais IBFAN, WABA, Amigas do Peito e Grupo Origem. Aes: Hospital Amigo da Criana, Norma Brasileira de Comercializao de Alimentos para lactantes, Semana Mundial de Aleitamento Materno, Projeto Carteiro Amigo da Amamentao, Projeto Bombeiro Amigo, Unidade Bsica Amiga da Amamentao. 1983 Portaria Alojamento Conjunto.

Histria do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno


1987 obrigatoriedade do Alojamento Conjunto. 1986 Centro de Referncia Nacional em Banco de Leite Humano (BLH) FIOCRUZ. Licena Maternidade e Paternidade na CLT e descanso de 2 perodos de 30 minutos por dia. 1990 dcada marcada pela implementao das aes que estavam sendo desenvolvidas no pas e principalmente pela capacitao macia de profissionais de sade.

Histria do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno


Aps 5 anos de implantao do PNIAM, aumentou durao de 2,9 para 4,2 meses em SP, 2,2 para 3,5 meses em Recife. 1989 durao mediana do A.M. no pas de 2,5 meses em 1975 para 5,5 meses. 1996 mediana 7 meses. 1999 10 meses.

ALEITAMENTO MATERNO Definies


Aleitamento Materno Exclusivo: Quando a criana s recebe leite materno, seja diretamente do seio ou ordenhado da prpria me, ou ainda, leite humano de banco de leite e no recebe nenhum outro lquido ou alimento slido.

ALEITAMENTO MATERNO Definies


Aleitamento Materno Predominante: principal fonte de alimento da criana o leite materno, sendo permitido apenas receber gua, ch, medicamentos ou soro de reidratao oral.
Aleitamento Materno total: medida ou ndice que reflete o perodo de aleitamento materno exclusivo e predominante. Aleitamento Materno parcial: Quando a criana, alm da amamentao ao peito, recebe, antes da poca adequada, outros alimentos (leite, cereais, frutas, legumes, etc.)

ANATOMIA DA MAMA
Nutrida e vascularizada por ramos da artria torcica interna e por diversos ramos da artria axilar. Tamanho, consistncia e forma variam de acordo com etnia, biotipo e grau de adiposidade. Corpo da mama: parnquima e estroma mamrio. Parnquima: poro secretria, sistema canicular, arborescente, forma de couve-flor. Estroma: tecido conjuntivo e adiposo, responsvel pela caracterstica da mama.

ANATOMIA DA MAMA
Lobos: em nmero de 15 a 25. Lbulos: 20 a 40. Alvolo mamrio (10 a 100): (0,12mm) produz o leite a medida que a criana suga; Ducto lactfero: transporta o leite dos alvolos para o seio lactfero; Seio lactfero: (0,5 a 0,8mm) estrutura onde se deposita o leite que produzido; Mamilo: de onde sai o leite para a boca da criana; Arola: parte escura ao redor do mamilo;

ANATOMIA DA MAMA
Pele: inclui os mamilos e arola. Macia, flexvel, elstica e est aderida ao tecido subctneo. Tecido subcutneo: rico em gordura e contm glndulas sebceas e sudorparas. Mamilo: poro apical da mama, localizado no centro da arola, constitudo de tecido ertil, cilndrico, dotado de grande sensibilidade, ricamente enervado. Arola: 2 a 4 cm de dimetro, tubrculos de Montgomery (produz secreo lipide).

Tipos de Mamilos

Protuso 95%

Plano 4,5%

Invertido 0,5%

Atelia: ausncia de mamilos.

FISIOLOGIA DA LACTAO
O leite materno produzido pela ao de hormnios e reflexos (fenmenos neuro-endcrino). As glndulas mamrias se preparam para lactar, atravs de hormnios estrognio e progesterona. A PROLACTINA, que o principal hormnio responsvel pela produo de leite. Ao sugar o seio, o recm-nascido estimula as terminaes nervosas, abaixo da arola, enviando um estmulo a hipfise, que libera a PROLACTINA e a OCITOCINA, provocando o reflexo da EJEO ou descida do leite.

APOJADURA descida do leite nas primeiras 72h.

REFLEXO DA PROLACTINA

REFLEXO DA OCITOCINA

TIPOS DE LEITE
Colostro - 1o a 7o dia, produo de 100ml/dia. Leite de Transio - 8o a 15o dia, produo de 500ml/dia. Leite Maduro - 16o dia em diante. Reduo da produo no 6o ms. Leite Prematuro maior teor de gordura, lipdeos e calorias, menor teor de lactose, maior quantidade de IgA e lactoferrina, menor quantidade de clcio e fsforo.

COMPOSIO DO LEITE MATERNO


Leite Materno Protenas Lipdeos Quantidade adequada e fcil de digerir Suficiente em cidos graxos essenciais, lipase para digesto Suficiente Quantidade adequada Pouca quantidade, boa absoro Suficiente Presente Presente Leite Animal Excesso, difcil de digerir Deficiente em cidos graxos essenciais, no apresenta lipase Deficiente de A e C Excesso Pouca quantidade, m absoro Precisa de mais Ausente Ausente Leite Artificial Parcialmente modificado Deficiente em cidos graxos essenciais, no apresenta lipase Vitaminas adicionadas Parcialmente correto Adicionado, m absoro Pode precisar de mais Ausente Ausente

Vitaminas Minerais Ferro gua Propriedades Antiinfecciosas Fatores de Crescimento


Fonte: OMS/CDR/93.6

COMPOSIO DO COLOSTRO
Propriedade Rico em anticorpos Muitos leuccitos Laxante Fatores de crescimento Rico em vitamina A Importncia Protege contra infeces e alergias. Protege contra infeces. Expulsa o mecnio, ajuda a prevenir a ictercia. Acelera a maturao intestinal, previne alergia e intolerncia. Reduz a gravidade de algumas infeces (como sarampo e diarria); previne doenas oculares causadas por deficincia de vitamina A.

Fonte: OMS/CDR/93.6

ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO


Iniciar na primeira meia hora de vida. - RN alerta e atento.
Criar ambiente tranquilo e de apoio; Propiciar conforto fsico; Promover contato ntimo; Evitar sedativos e analgsicos, uso criterioso. Manter RN aquecido com campo aquecido e seco, com contato pele-a-pele.

10

ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO


Oferecer somente o leite materno durante os 6 primeiros meses de vida. UNICEF/SBP 2001.

ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO


Aps 6 meses continuar amamentando at dois anos de idade ou mais e introduzir os alimentos da famlia.

11

ORIENTAO NA GESTAO
-Examinar as mamas no pr-natal; -Orientar uso de suti com orifcio central para exposio de mamilo; -Recomendar banho de sol por 15 min, at as 10h da manh e aps as 16h da tarde, ou banho de luz com lmpadas de 40w, cerca de um palmo de distncia; -Ordenha contra-indicada; -Orientar a pega correta.

ESTMULO PARA A MULHER AMAMENTAR


Estmulo de que tipo? Psicolgicos, moral, fsico, mecnico. Estmulo de quem? De mim, de voc, da sociedade, poltica, cientfica, religiosa, estudantil, operria, da equipe de sade. Estmulo de que forma? Em relao a vantagens, tcnicas , intercorrncias, Incentivos, ajuda, auxilio.

12

BENEFCIO DO ALEITAMENTO MATERNO PARA MULHER


Protege a sade da me; Ajuda o tero a recuperar seu tamanho normal reduzindo o risco de hemorragia; Reduz o risco de cncer de mama e de ovrio; Ajuda a retardar uma nova gravidez.

BENEFCIOS DO ALEITAMENTO MATERNO PARA O BEB


Obtm satisfao oral mxima, segurana, estabilidade emocional. Livre de riscos relacionados alimentao artificial. Dorme tranqilamente. Apresenta curva de peso ascendente. Apresenta temperatura corporal uniforme. Panculo adiposo tem desenvolvimento mais perfeito. Possui olhos brilhantes, pele sedosa e rsea. mais alegre, mais seguro e mais inteligente.

13

TCNICAS DE AMAMENTAO
A criana deve estar acordada e com fome. A criana deve estar vestida confortavelmente. Higienizao da mama com o prprio leite. A posio, a nutriz deve escolher. Para interromper a mamada usar o dedo mnimo. O tempo da mamada deve durar para satisfazer o beb. O beb deve eructar depois da mamada.

POSIES PARA AMAMENTAR


Iniciar a amamentao pela mama mais cheia; Local confortvel escolhido pela purpera; Depende de vrios fatores tipo de parto, dia de puerprio, estado psicoemocional. Durao varivel, a criana satisfaz em 15 a 30 minutos, porm deve-se deixar a criana na mama enquanto estiver sugando.

14

POSIES PARA AMAMENTAR

POSIES PARA AMAMENTAR

15

POSIES PARA AMAMENTAR

PEGA CORRETA
-Boca bem aberta abocanhando toda a parte inferior da arola e parte superior. -Verifica-se suces longas, seguidas de pausas e pequenas suces, observando-se a deglutio. -Pega correta nunca di, dor significa pega incorreta. -Arola deve estar malevel.

16

PEGA CORRETA

PEGA CORRETA

17

MASSAGEM E ORDENHA

INTERPRETAR A MAMADA
Inspecionar as bochechas da criana para ver se est sugando. Ver se a lngua est debaixo do mamilo. Observar rudo que a criana faz ao mamar. Remover a criana da mama para testar o grau de suco. Respeitar o ritmo de cada beb e me.

18

Vous aimerez peut-être aussi