Vous êtes sur la page 1sur 4

FACULDADE CATLICA DE UBERLNDIA Curso de Psicopedagogia Institucional mdulo: A Psicopedagogia nas instituies Professora: Sandra Meira de O. R.

. Arantes Aluna: Gesivnia M. Nardon Diniz

ATIVIDADE REFLEXIVA
1) Como voc define, a partir deste mdulo, o que seja: a) A Psicopedagogia na rea educacional? O psicopedagogo tem como objetivo o estudo das relaes do ensino-aprendizagem. Na rea educacional o psicopedagogo estar preocupado com as relaes entre o aluno, sua famlia, o professor, a escola, a direo e coordenadores. a rea onde o psicopedagogo tem um tempo maior para fazer a interveno. Sua interveno vem da observao do grupo como um todo, e no s no aluno. a rea que mais se encontra psicopedagogos atuando. O seu trabalho de estar evitando ou atenuando os problemas de aprendizagem dentro da escola. Caso o profissional detectar que o problema de aprendizagem no poder ser resolvido dentro da instituio, cabe ele encaminhar um outro profissional.

b) A Psicopedagogia na rea empresarial? O psicopedagogo tem como objetivo o estudo das questes e processos de aprendizagem. Nesta rea o psicopedagogo tem um tempo bem menor para fazer a sua interveno, que varia de dois a trs encontros, podendo se estender. Sua preocupao est em avaliar as relaes entre departamentos, sites, gerencias e lderes. O profissional no olha o grupo como um todo, principalmente quando se tem um trabalho numa empresa grande. Geralmente feito um trabalho psicopedagogico em grupos de uma mesma rea. O psicopedagogo leva em conta seus diferentes setores de atuao, sua misso e metas. A interveno vem para desenvolver suas capacidades cognitivas e habilidades criativas profissionais, visando adaptaes s condies de trabalho que a empresa esteja exigindo do profissional.

c) A Psicopedagogia na rea da sade? O psicopedagogo vem para buscar a relao de vida e morte. Seu trabalho est no acolhimento, vnculo, relaes interdisciplinares. Utiliza o seu conhecimento e

habilidade para criar um mundo com uma qualidade de vida melhor. Sua atuao no s com o paciente, ele tambm est ali para trabalhar com a famlia, os mdicos, o hospital e acompanhantes. Proporcionando aos pacientes e familiares uma boa recuperao. Sua preocupao est em desenvolver as estruturas cognitivas e melhorar a auto-estima. O trabalho do psicopedagogo hospitalar ainda no conhecimento por muito.

d) A Psicopedagogia na rea social?

2) Quais so os maiores desafios do psicopedagogo, na atualidade? Os maiores desafios do psicopedagogo esto em resgatar problemas centrais ou fundamentais na vida do individuo. Como distinguir o que seria o erro, um fracasso ou um desafio para se vencer. Estabelecer condies humanas entre os indivduos, pois para se obter um aprendizado essencial a integridade fsica e mental do indivduo. Fazer com que o individuo se organize no seu espao. Se reconhea no seu mundo e no seu interior. Descobrir que as incertezas que enfrentamos faz parte do desenvolvimento do saber. Criar as incertezas e fazer a compreenso daquilo que aprender.

3) Defina transdisciplinaridade e interdisciplinaridade e, posteriormente, argumente em que medida estas abordagens podem compor o quadro dos desafios de um psicopedagogo? Interdisciplinaridade a ao de unir os vrios contedos do contexto. J a transdisciplinaridade a ao de levar o trabalho para fora do contexto, trabalhar e trazer de volta para discutir a interdisciplinaridade. O psicopedagogo busca a compreenso e identificao dos fenmenos humanos e do conhecimento. Para isso ele trabalha uma dinmica interativa e na construo da aprendizagem, individual e coletiva. Ele parte da reflexo do comportamento, pensamento e sentimento do individuo, para ampliao das concepes de aprendizagem que contemplam as diversidades de contextos, as diferentes dimenses de

atuaes humanas e as mltiplas formas de perceber os problemas que favorecem o movimento de incluso na aprendizagem, em diferentes instituies e contextos sociais. 4) O que voc compreende por superviso em pscicopedagogia? Qual a importncia e a necessidade de uma superviso psicopedaggica para a formao do psicopedagogo? O supervisor vem para orientar e auxiliar seu supervisionando a novas pesquisas e prticas. O psicopedagogo no intuito de aprimoramento de trabalho profissional busca em seu supervisor o amadurecimento do olhar observador e pesquisador. Enquanto o psicopedagogo esteja levantando o seu diagnstico importante colher bastantes informaes e saber como levantar os questionamentos, frente ao problema. E o supervisor vem para resgatar a ateno, conscincia, percepo, memria, as solues de problemas e criatividade do psicopedagogo.

5) A partir da leitura dos textos 06e 07, defina: a) Em apenas um pargrafo: o que diagnstico psicopedagogico? a investigao do indivduo, durante vrios nveis e com a participao de sua famlia e a instituio. Sendo essencial relacionar o campo cognitivo, afetivo e motor. Identificar assim os obstculos ao processo de aprendizagem e levantar a sua interveno.

b) Em apenas um pargrafo: o que interveno psicopedaggica? Depois de estruturar o diagnstico, o psicopedagogo inicia a interferncia sobre o processo de aprendizagem. Com suas tcnicas e habilidades desenvolver estratgias de um trabalho para solucionar o que o seu diagnstico levantou com problema.

6) A partir da leitura do texto 08 e dos conceitos desenvolvidos nas aulas dos dias 27/10 e 03/11, descreva o foco de atuao da pscicopedagogia empresarial. Seu foco de atuao est na estrutura, normas, filosofia e praticas da empresa. Saber as normas, observar como ela se auto governa. Inter-relacionar os elementos observados. Auxiliar no aprendizado das pessoas. Desenvolvimento no progresso do colaborador em relao aos cargos e carreiras. Seu campo de atuao geralmente no de recrutamento de pessoas. Treinando e desenvolver a avaliao de desempenho. O foco da empresa custo-beneficio, assim o

psicopedagogo tende a se preocupar de privar o custo e beneficio que cada funcionrio tem para a empresa.

Vous aimerez peut-être aussi