Vous êtes sur la page 1sur 2

MANUTENO PRODUTIVA TOTAL (TPM): Uma Ferramenta para o Aumento de ndice de Eficincia Global da Empresa.

A histria da manuteno mostra que, em pouco mais de 100 anos ela evoluiu para permitir a continuidade da produo, com essa evoluo a manuteno se tornou uma ferramenta indispensvel que oferece confiana ao processo produtivo. Em pouco tempo o socorro como era chamado, passou ser denominado Manuteno Corretiva, que evolui para Manuteno Preventiva, em seguida para Manuteno Preditiva, at a criao da Manuteno Produtiva Total (TPM). At a dcada de 50, a Manuteno era Corretiva; apenas corrigia o defeito declarado. Mas neste tipo de manuteno, alm de baixa confiana, no h tempo para Programar o servio causando baixa produtividade, qualidade inconstante, alm de baixa confiana e custo muito alto. Para rebater estas caractersticas, aumentar a confiana, qualidade e produo, a manuteno passa a ter carter preventivo, ou seja, atua em intervalos prplanejados na limpeza, lubrificao, substituio ou verificao das instalaes.

Na dcada de 60, a Manuteno torna-se Preditiva, ocorre somente quando necessrio permitindo maior tempo de produo. Essa preveno feita pelo monitoramento de mquinas e equipamentos em operao o que prediz suas condies, detecta mal funcionamento, reduz custo por paradas desnecessrias, exige aparelhos modernos para inspees simples e freqentes, aumentando a qualidade e a produtividade.

No incio da dcada de 70 no Japo, surge a Manuteno Produtiva Total, com prioridade em envolver e capacitar os funcionrios a operar, detectar e solucionar falhas, ou seja, integrao da operao com a manuteno do equipamento que o operador responsvel, sendo assim, agiliza no processo produtivo sem paradas freqentes para manuteno gerando custos altos s empresas.

Com a modernizao da tecnologia hoje possvel melhorar a eficcia dos equipamentos atravs de capacitao de pessoal para realizao de manuteno autnoma e assim conseguir gerir os equipamentos desde o incio.

Na execuo da manuteno uma das prioridades o 5Ss traduzido do japons para o portugus na seguinte forma: ordem, limpeza, higiene, arrumao e disciplina, com essa prtica mais fcil chegar ao equipamento realizando o trabalho pretendido e motivando as pessoas pelo resultado obtido. A implantao da manuteno em uma empresa um projeto contnuo, sendo assim existe a possibilidade de um operador gerir a manuteno do equipamento que opera atravs de capacitao interna ou externa criando xito na execuo das tarefas planejadas e motivando o pessoal a se aperfeioar cada vez mais para ter uma qualidade de vida melhor.

Para a manuteno ser eficaz e organizada necessrio estipular os horrios para as tomadas de ao conduzindo as equipes aos procedimentos

sem interveno, e como um processo contnuo necessita de um acompanhamento para verificar os pontos fortes e fracos de seu

desenvolvimento para atuar com maior nfase.

Como os equipamentos esto cada vez mais modernos, a capacitao profissional ponto fundamental para as empresas investirem e adquirirem conhecimento a mais oferecendo cursos profissionalizantes e informatizando as atividades de manuteno. Sendo assim todo mundo ganha, ou seja, a capacitao melhora a qualidade de vida e atua diretamente no aumento da produo, eficcia e qualidade dos produtos .

Vous aimerez peut-être aussi