Vous êtes sur la page 1sur 3

REDAO VESTIBULAR UEM

Prof. Adriana Gava ARTIGO DE OPINIO comum encontrarmos circulando no rdio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polmicos que exigem uma posio por parte dos ouvintes, espectadores e leitores, por isso o autor geralmente apresenta seu ponto de vista sobre o tema em questo atravs do artigo de opinio. O artigo de opinio fundamentado em impresses pessoais do autor do texto e, por isso, so fceis de contestar. um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor alm de expor seu ponto de vista, deve sustent-lo atravs de informaes coerentes e admissveis. Logo, as ideias defendidas no artigo de opinio so de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, alm de assinar o texto no final. Uma caracterstica muito peculiar deste tipo de gnero textual a persuaso, que consiste na tentativa do emissor de convencer o destinatrio, neste caso, o leitor, a adotar a opinio apresentada. Por este motivo, comum presenciarmos descries detalhadas, apelo emotivo, acusaes, humor satrico, ironia e fontes de informaes precisas.

A VIOLNCIA DOMSTICA Cada vez mais mulheres so vtimas de maus tratos em Portugal. Todos os dias estas mulheres so espancadas brutalmente pelos maridos, que muitas vezes chegam a casa embriagados. No entanto no so s as mulheres que sofrem espancadas pelos seus cnjuges. Tambm existem casos de homens que so agredidos pelas companheiras. A falta de apoio e compreenso por parte das autoridades j levaram mulheres a morrer vtimas de maus tratos. Mas o que pode levar alguns homens a agredirem as mulheres? Talvez crises entre o casal, problemas financeiros ou problemas psicolgicos do agressor. Seja quais forem as razes, nada justifica que se agridam mulheres e, por vezes, crianas inocentemente. Ser que d prazer agredir algum? Ser que as vtimas continuam a amar os companheiros? Ser que algum que agredido conseguir manter a serenidade psicolgica? Conclumos que estas atitudes so de desequilbrio e razo alguma pode justific-las, j que magoar algum psicolgica e fisicamente um ato desumano. Numa relao entre duas pessoas, onde a confiana, o amor, a fidelidade e a amizade devem existir, no faz sentido haver violncia entre ambos. Nos casos em que existem crianas, estas so as mais afetadas psicologicamente. Ser que bonito ver os nossos pais, as duas pessoas de quem mais amamos, em conflitos que envolvem violncia? Decerto que no! A violncia domstica no pode continuar a existir. As vtimas devem receber apoio psicolgico e devem ser incentivadas a denunciar seus agressores para que o crime no se repita. Joana Graa e Ana Margarida Pereira

Dicas para artigo de opinio A simplicidade da linguagem no incompatvel com a riqueza de contedo. Quanto mais agradvel e fluente a leitura, maiores as chances da fixao das informaes do texto. pelo primeiro pargrafo que se conquista o leitor. Criatividade e informaes instigantes no devem ser economizadas na abertura do texto, mas no devem ser priorizadas, em detrimento do ncleo temtico proposto.

Proposta de Artigo de Opinio


A coletnea a seguir contm gneros e suportes distintos. A partir dela, escreva um Artigo e Opinio, em que voc se manifeste, com provas e argumentos, sobre a questo da liberdade da imprensa e a possibilidade de certo controle da mdia. Seu papel ser semelhante ao de um articulista/jornalista, conhecedor da temtica, cujo texto seria publicado num jornal local.

Texto 1 LIBERDADE DE MANIFESTAO PENSAMENTO E DA INFORMAO DO

Texto 4 A imprensa em foco Os Estados Unidos viveram em 1971 e vivem agora o mesmo dilema: qual o limite da imprensa? Ela deve ser censurada quando divulga documentos militares? No caso dos Papis do Pentgono, sobre a guerra do Vietn, o impasse foi decidido na Justia. Agora, novo debate comea com os documentos do Wikileaks. Na Amrica Latina, tentam pr a imprensa a reboque dos governos. [...] Na Amrica Latina, o governo da Venezuela fechou uma rede de televiso, 32 rdios, duas TVs regionais, ameaa e prende jornalistas, instiga agresses fsicas a empresas e profissionais e tem ampliado de forma extravagante a imprensa paga direta ou indiretamente pelo dinheiro pblico. Na Argentina, o casal que governa o pas mandou sobre o grupo Clarn fiscais tributrios, pressionou anunciantes privados, cancelou licena para servios de provedor de internet, tenta estatizar a empresa de papel de imprensa e j falou em estatizar a prpria imprensa. Na ditadura de Cuba surgem cada vez mais furos no projeto de uma imprensa monoltica. Blogs, twiters furam o bloqueio. No Ir, as cenas de assassinato da estudante Neda correram mundo depois de gravadas por um celular e enviadas pelo twiter. A China, no alto do seu poder, tenta com todos os recursos tecnolgicos evitar que saia qualquer notcia inconveniente como a do prmio Nobel para Liu Xiaobo, mas ainda assim um blog chins que postou apenas duas aspas com o texto em branco bateu recordes de visitas e apoios. Se os jornalistas contornaram proibies em outros momentos e regimes, mais facilmente conseguiro agora. Por isso o melhor que os neocensores sejam sensatos, atualizem-se, e abandonem seus velhos projetos. LEITO, Mriam; GRIBEL, lvaro. A imprensa em foco. Disponvel em: <http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/ 2010/10/26>. Acesso em: 1 out. 2010. 2 Texto 5 Hipocrisia Geral: Liberdade de expresso para quem? O recente episdio da demisso do jornalista Felipe Milanez, editor da revista National Geographic Brasil, publicada pela Editora Abril, por ter criticado, via Twitter, a revista Veja, revelador da hipocrisia geral que envolve as

Art. 1 livre a manifestao do pensamento e a procura, o recebimento e a difuso de informaes ou ideias, por qualquer meio, e sem dependncia de censura, respondendo cada um, nos termos da lei, pelos abusos que cometer. BRASIL. Lei n. 5,250, de 9 de fevereiro de 1967 (atualizada at janeiro de 2000). Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L5250.htm. Acesso em: 1 out. 2010.

Texto 2 A imprensa que constri uma democracia a imprensa que fala o que quer, d opinio que quer e se manifesta do jeito que ela bem entende. ROUSSEFF, Dilma. Disponvel em: <http://www.ronaud.com/frases-pensamentoscitacoes-de/dilma-rousseff>. Acesso em: 30 out. 2010.

Texto 3 OAB SE POSICIONA CONTRA CONSELHOS DE COMUNICAO A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) se posicionou oficialmente ontem contra a iniciativa de pelo menos quatro Estados do pas de implantar conselhos de comunicao com o propsito de monitorar a mdia. Em nota assinada pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, e pelos 27 representantes estaduais, a entidade manifestou repdio aos projetos de criao de rgos vinculados ao Executivo para monitorar veculos de comunicao em diversos Estados da Federao. [...] Assim como a OAB, o diretor-geral da ABERT (Associao Brasileira das Emissoras de Rdio e Televiso), Lus Roberto Antonik, tambm afirmou que os Estados no tm competncia para regular a atuao da mdia. AZEVEDO, Reinaldo. OAB se posiciona contra conselhos de comunicao. Disponvel em: <http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral>. Acesso em: 1 out. 2010.

posies pblicas dos donos da mdia sobre liberdade de expresso e liberdade de imprensa. As relaes de trabalho nas redaes brasileiras, sabido, so hierrquicas e autoritrias. Jornalistas editores so considerados, pelos patres, como ocupando "cargos de confiana" e devedores de lealdade incondicional. Mas no se trata aqui da expresso de opinio contrria posio editorial em matria jornalstica publicada no mesmo veculo. Isso, no existe. Trata-se, na verdade, da liberdade de expresso individual "sob qualquer forma, processo ou veculo". Segundo matria publicada no Portal Imprensa, o redator-chefe da National Geographic Brasil, Matthew Shirts, confirmou que Felipe Milanez "foi demitido por comentrio do Twitter com crticas pesadas revista. A Editora Abril paga o salrio dele e tomou a deciso". Pode um jornalista profissional expressar sua posio pessoal sobre o jornalismo praticado por outro veculo cujo proprietrio o mesmo daquele em que trabalha, sem correr o risco de perder o emprego? A liberdade de expresso se aplica quando esto envolvidas relaes empregatcias? Ela ou no um direito individual universal? LIMA, Vencio A. de. Hipocrisia Geral: Liberdade de expresso para quem? Disponvel em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artig os.asp?cod=590JDB002>. Acesso em: 1 out. 2010.

A luta continua
Liberdade, um sonho humano, direito de todos, mas privilgio de poucos. Segundo o Direito Universal do Homem e do Cidado toda pessoa tem o direito de se expressar e agir livremente, o que garante aos meios de comunicao o direito de transmitir informaes e expor opinies. Quando se cria rgos pblicos para fiscalizar ou bloquear a informao tem-se a censura. Durante a sombria Ditadura Militar vivemos a censura, onde o AI5 proibia e fiscalizava qualquer manifestao contraria ao governo e foi justamente nesse perodo que muitos artistas e intelectuais desapareceram. Agora o Estado quer novamente criar rgos para monitorar a mdia. como se estivssemos voltando no tempo, mas agora j conhecemos as graves consequncias dessa medida. Pases politicamente fechados, como Cuba e China, vivenciam a falta de liberdade de expresso e desesperadamente tentam desviar das barreiras, por meio de blog e twiter, para contar ao mundo suas tristes experincias. Nesses pases a corrupo e a impunidade so fatos comuns, mas isso no exposto populao vive iludida, alienada e parada no tempo. A mdia o meio pelo qual a populao pode conhecer sua realidade e exigir mudanas, portanto, ela no pode ficar submissa ao governo. Ela deve impor medo aos governantes para que eles saibam que tudo o que fizerem ser mostrado ao povo. No podemos permitir que tentem nos censurar. Nossos antepassados conseguiram nos livrar desse mal e agora devemos continuar lutando para que a inspiradora liberdade continue a reinar.

Vous aimerez peut-être aussi