Vous êtes sur la page 1sur 12

COLGIO ESTADUAL YEDA BARRADAS CARNEIRO

Cnicas de: Elipse, Hiprbole e Parbola

Conceio da Feira Bahia


Novembro/2011

ALUNAS: DEYSE F SANTOS, IOLANDA ALMEIDA, EVANILDO SRIE: 2M3

Trabalho digitado apresentado, ao Colgio Estadual Yeda Barradas Carneiro, como requisito final para obteno de nota para a disciplina de Geometria durante o perodo da IV unidade sobre a orientao da Prof Joseane.

Conceio da Feira - Bahia 2011

CNICAS DE ELIPSE
Uma elipse a interseco de uma superfcie cnica com um plano que a corta numa curva fechada. Em geometria, uma elipse um tipo de seco cnica: se uma superfcie cnica cortada com plano que no passe pela base e que no intercepte as duas folhas do com, a interseco entre o cone e o plano uma elipse. Para uma prova elementar disto, veja esfera de Dandelin. Em alguns contextos, pode se considerar o crculo e o segmento de reta como casos especiais de elipses, no caso do crculo, o plano que corta cone paralelo sua base. A elipse tem dois focos, que no caso do crculo so sobreposto. O segmento de reta que passa pelos dois focos chama-se eixo maior, e o segmento de reta que passa pelo ponto mdio do eixo maior e perpendicular a ele chama-se eixo menor. Fixando o comprimento do eixo maior e diminuindo o do eixo menor obtm-se elipses cada vez mais prximas de um segmento de reta. A elipse tambm a interseco de uma superfcie cilndrica com um plano que a corta numa curva fechada. As medidas da elipse so dadas pela metade dos eixos maior e menor sendo chamadas, respectivamente, de semi-eixo maior (a) e semi-eixo menor (b).

(1) Elipse definio.


Ao seccionarmos com um plano curva denominada elipse

a superfcie de um cone, conforme figura, resulta em uma

Elipse .

Elipse
o conjunto dos pontos P de um plano de modo que a soma das distncias de constante. Assim: B

Elementos da elipse
a

A A 2b F f 0 f F

2a

Considerando, num plano , dois pontos distintos, F1 e F2, e sendo 2a um nmero real maior que a distncia entre F1 e F2, chamamos de elipse o conjunto dos pontos do plano tais que a soma das distncias desses pontos a F1 e F2 seja sempre igual a 2a. Por exemplo, sendo P, Q, R, S, F1 e F2 pontos de um mesmo plano e F1F2 < 2a, temos:

A figura obtida uma elipse. Observaes: (1) A Terra descreve uma trajetria elptica em torno do sol, que um dos focos dessa trajetria. A lua em torno da terra e os demais satlites em relao a seus respectivos planetas tambm apresentam esse comportamento. (2) O cometa de Halley segue uma rbita elptica, tendo o Sol como um dos focos. (3) As elipses so chamadas cnicas porque ficam configuradas pelo corte feito em um cone circular reto por um plano oblquo em relao sua base.

Elementos
Observe a elipse a seguir. Nela, consideramos os seguintes elementos:

focos: os pontos F1 e F2 centro: o ponto O, que o ponto mdio de semi-eixo maior: a semi-eixo menor: b semi-distncia focal: c vrtices: os pontos A1, A2, B1, B2 eixo maior: eixo menor: distncia focal:

Relao fundamental Na figura acima, aplicando o Teorema de Pitgoras ao tri6angulo OF2B2, retngulo em O, podemos escrever a seguinte relao fundamental: a2 =b2 + c2 Excentricidade Chamamos de excentricidade o nmero real e tal que:

Pela definio de elipse, 2c < 2a, ento c < a e, conseqentemente, 0 < e < 1. Observao: Quando os focos so muito prximos, ou seja, c muito pequeno, a elipse se aproxima de uma circunferncia.

Equaes
Vamos considerar os seguintes casos: a) elipse com centro na origem e eixo maior horizontal Sendo c a semi-distncia focal, os focos da elipse so F1(-c, 0) e F2(c, 0):

Aplicando a definio de elipse , obtemos a equao da elipse:

b) elipse com centro na origem e eixo maior vertical Nessas condies, a equao da elipse :

CNICAS DE HIPRBOLE
Considerando, num plano , dois pontos distintos, F1 e F2, e sendo 2a um nmero real menor que a distncia entre F1 e F2, chamamos de hiprbole o conjunto dos pontos do plano tais que o mdulo da diferena das distncias desses pontos a F1 e F2 seja sempre igual a 2 a. Por exemplo, sendo P, Q, R, S, F1 e F2 pontos de um mesmo plano e F1F2 = 2c, temos:

A figura obtida uma hiprbole. Observao: Os dois ramos da hiprbole so determinados por um plano paralelo ao eixo de simetria de dois cones circulares retos e opostos pelo vrtice:

Elementos
Observe a hiprbole representada a seguir. Nela, temos os seguintes elementos:

Focos: os pontos F1 e F2 Vrtices: os pontos A1 e A2

Centro da hiprbole: o ponto O, que o ponto mdio de Semi-eixo real: a Semi-eixo imaginrio: b Semi-distncia focal: c Distncia focal: Eixo real: Eixo imaginrio:

Excentricidade
Chamamos de excentricidade o nmero real e tal que:

Como c > a, temos e > 1.

Equaes
Vamos considerar os seguintes casos: a) hiprbole com centro na origem e focos no eixo Ox F1 (-c, 0) F2 (c, 0)

Aplicando a definio de hiprbole:

Obtemos a equao da hiprbole:

b) hiprbole com centro na origem e focos no eixo Oy Nessas condies, a equao da hiprbole :

Hiprbole eqiltera
Uma hiprbole chamada eqiltera quando as medidas dos semi-eixos reais e imaginrias so iguais:

a=b

Assntotas da hiprbole
Assntotas so retas que contm as diagonais do retngulo de lados 2a e 2b. Quando o eixo real horizontal, o coeficiente angular dessas retas vertical, o coeficiente . ; quando

Equao
Vamos considerar os seguintes casos: (a) eixo real horizontal e C(0 0) As assntotas passam pela origem e tm coeficiente angular so da forma: ; logo, suas equaes

b) eixo vertical e C(0, 0) As assntotas passam pela origem e tm coeficiente angular so da forma: ; logo, suas equaes

CNICAS DE PARBOLA
Dados uma reta d e um ponto F , de um plano conjunto de pontos do plano eqidistantes de F e d. , chamamos de parbola o

Assim, sendo, por exemplo, F, P, Q e R pontos de um plano plano, de modo que nenhum ponto pertena a d, temos:

e d uma reta desse mesmo

Observaes: (1) A parbola obtida seccionando-se obliquamente um cone circular reto:

(2) Os telescpios refletores mais simples tm espelhos com seces planas parablicas. (3) As trajetrias de alguns cometas so parbolas, sendo que o Sol ocupa o foco. (4) A superfcie de um lquido contido em um cilindro que gira em torno de seu eixo com velocidade constante parablica.

Elementos Observe a parbola representada a seguir. Nela, temos os seguintes elementos:

foco: o ponto F diretriz: a reta d vrtice: o ponto V parmetro: p Ento, temos que:

o vrtice V e o foco F ficam numa mesma reta, o eixo de simetria e. Assim, sempre temos .

DF =p V o ponto mdio de

Equaes Vamos considerar os seguintes casos: a) parbola com vrtice na origem, concavidade para a direita e eixo de simetria horizontal

Como a reta d tem equao

e na parbola temos:

; P(x, y); dPF = dPd (definio);

obtemos, ento, a equao da parbola: y2 = 2px b) parbola com vrtice na origem, concavidade para a esquerda e eixo de simetria horizontal Nessas condies, a equao da parbola :

y2 = -2px

c) parbola com vrtice na origem, concavidade para cima e eixo de simetria vertical x2=2py

d) parbola com vrtice na origem, concavidade para baixo e eixo de simetria vertical x2= - 2py

CONCLUSAO As cnicas hiprbole, parbola, e elipse possuem todas elas um aspecto singular: podem ser obtidas como seces de um plano que respectivamente corta todas as geratrizes da superfcie cnica, paralelo a uma geratriz da superfcie cnica Elipse: Lugar geomtrico dos pontos, no plano, tais que constante a soma das distancias de cada um desses pontos a dois pontos fixos (focos da elipse desse plano). Hiprbole: lugar geomtrico dos pontos, tais que constante o valor absoluto da diferencia das distancias de cada um desses pontos a dois pontos fixos (focos da hiprbole) do seu plano e constante o quociente das distancias de cada ponto da curva a um ponto fixo (foco) e a uma reta (diretriz) do plano da curva. (Esta curva constituda por dois braos.) Parbola: Curva plana cujos pontos distanciam igualmente de um ponto fixo (foco) e de uma reta (diretriz), ambos situados no plano da curva. Estas curvas podem ser encontradas na natureza e por isso mesmo foram objeto de estudos para diversos matemticos.

Vous aimerez peut-être aussi