Vous êtes sur la page 1sur 5

PintaTudo Multisuperfcies.

xml

Pgina 1 de 5

Boletim Tcnico
Produto PintaTudo Multisuperfcies Descrio PintaTudo um produto a base de gua, inovador e verstil especialmente desenvolvido para proporcionar mxima proteo em diversos tipos de superfcies. Possui baixssimo odor, permitindo que o processo de pintura seja agradvel e ainda possibilitando que os ambientes sejam utilizados rapidamente. Oferece beleza e sofisticao s superfcies com finssimo acabamento. Possui super cobertura e rendimento trazendo economia para sua obra. Sua frmula contm antimofo e antialgas que previne as superfcies contra a ao do tempo e proporciona excelente durabilidade, permitindo maior facilidade de limpeza. Resiste muito bem remoo e ao polimento. Indicado para diversas superfcies como paredes de alvenaria, madeiras, galvanizados, PVC, alumnio, ferros e azulejos tanto em ambientes externos como internos. Composio Bsica Emulso Acrlica modificada, pigmentos orgnicos e inorgnicos, cargas inertes, aditivos e gua. Cores Alm das cores do catlogo possvel obter mltiplas cores utilizando o Sistema Tintomtrico The Voice of Color. Textura Lisa e Acabamento Semibrilho. Rendimento Referncial At 60 m2/galo de 3,6L/demo Varivel de acordo com a diluio, rugosidade e absoro do substrato, preparao da superfcie, mtodo e tcnicas de aplicao. OBSERVAES: - Para obter um rendimento mais preciso, para fins de oramento e de acordo com o sistema de pintura a ser utilizado, solicitamos manter contato com o departamento tcnico da empresa; O rendimento acima descrito uma mdia de 3 demos desta tinta aplicada sobre uma superfcie lisa e selada. -Considerar nas aplicaes pistola um fator adicional de perda. Prazo de Armazenagem 36 meses a partir da data de fabricao, em local coberto, sombra, seco e ventilado, desde que a embalagem no tenha sido aberta, danificada por ao qumica, fsica ou outros agentes externos. Mtodos de Aplicao e Diluio Para aplicaes com rolo de l e pincel diluir a 10% com gua. Para aplicao pistola diluir com at 20% de gua.

http://la.web.ppg.com/sites/brazil/_layouts/Print.FormServer.aspx

08/12/2010

PintaTudo Multisuperfcies.xml

Pgina 2 de 5

Secagem Ao toque: 1 hora. Entre Demos: 4 horas. Final: 6 horas. A 25C e 60% de umidade relativa do ar. Preparao da Superfcie A superfcie dever estar limpa e seca, curada, lisa e nivelada, isenta de partculas soltas, leos, ceras, graxas, mofo, sais solveis ou qualquer outra sujidade, com textura e grau de absoro uniforme. Antes de iniciar a pintura, observe as orientaes abaixo: Madeira: Lixar e remover completamente o p. Nunca pintar sobre madeira verde e ou mida. Para madeira resinosa, aplicar Fundo Branco Fosco conforme recomendao. Ferro: Lixar levemente e remover completamente o p. Aplicar Fundo Anticorrosivo Zarco conforme recomendao. Alumnio: Lixar levemente e remover completamente o p. Galvanizado: Lixar levemente e remover completamente o p. Azulejo: Limpar a superfcie com detergente neutro. Efetuar nova limpeza com lcool ou gua. Aplicar Galvacryl - Fundo Para Galvanizados conforme recomendao. PVC: Limpar a superfcie com detergente neutro. Fazer nova limpeza com lcool ou gua. Gesso, concreto e blocos de cimento: Lixe e elimine o p. Aplicar previamente Fundo Preparador Renner. Reboco Novo: Aguardar a cura e secagem por no mnimo 28 dias, lixar e eliminar o p. Aplicar Selador Acrlico Renner. Caso no seja possvel, aguardar a cura, esperar a secagem da superfcie e aplicar uma demo de Fundo Preparador Renner. Para uma parede bem nivelada / lisa, aplicar Massa Acrlica Renner (exterior) ou Massa Corrida Renner (interior). Reboco fraco, caiao e partes soltas: Lixar e eliminar o p e partes soltas. Aplicar Fundo Preparador Renner. Imperfeies acentuadas na superfcie: Lixar e eliminar o p. Corrigir com Massa Acrlica Renner (exteriores) ou Massa Corrida Renner (interiores). Partes mofadas: Lavar com soluo de gua e gua sanitria em partes iguais, esperar 6 horas e enxaguar bem. Aguardar a secagem para pintar. Superfcies com brilho: Lixe at retirar o brilho. Eliminar o p existente. Limpar com pano umedecido com gua e aguardar a secagem. Superfcies com gordura ou graxa: Lavar com soluo de gua e detergente neutro, e enxaguar. Aguardar a secagem para pintar. Superfcies em bom estado: Lixar e eliminar o p. Superfcies com umidade: Identificar a origem e tratar de maneira adequada.

http://la.web.ppg.com/sites/brazil/_layouts/Print.FormServer.aspx

08/12/2010

PintaTudo Multisuperfcies.xml

Pgina 3 de 5

Produtos Auxiliares e/ou Acabamentos ALVENARIA Seladores: Multiselador Aquoso Pigmentado, Aquabloc - Bloqueador de Umidade, Fundo Preparador Renner, Selador Acrlico Renner. Massas: Massa Acrlica, Multimassa Tapa-Tudo (uso para correes localizadas). Texturas: Adornare Textura Lisa, Adornare Textura Mdia, Adornare Textura Rstica. MADEIRA Fundos: Multiselador Aquoso Pigmentado, Fundo Branco Fosco. Massas: Massa para Madeira, Multimassa Tapa-Tudo ( uso em correes localizadas) METAL Primers: Fundo Anticorrosivo Zarco (metais ferrosos), Galvacryl - Fundo Para Galvanizados (metais no ferrosos). Sistemas de Pintura Aps a correta preparao de superfcie, conforme acima, aplicar: 1 demo de um dos seladores/fundos/primers indicados nos "Produtos Auxiliares", dependendo da superfcie a ser pintada + 2 a 3 demos do acabamento, conforme diluio recomendada, ou 1 demo de um dos seladores/fundos/primers indicados nos "Produtos Auxiliares", dependendo da superfcie a ser pintada + Massa/Textura indicadas nos "Produtos Auxiliares" + 1 demo de um dos seladores/fundos/primers indicados dependendo da superfcie a ser pintada + 2 ou 3 demos do acabamento, conforme diluio recomendada.

Recomendaes para Manuteno de Pintura Para garantir os benefcios de durabilidade, aguardar no mnimo 2 semanas para limpeza da superfcie pintada. Para a manuteno do aspecto esttico da pintura, recomendamos que sejam feitas limpezas peridicas anuais da superfcie pintada para a remoo de maresia, poluio, microorganismos e outros contaminantes/sujeiras; Para limpeza da superfcie pintada, usar detergente lquido neutro e esponja macia. A limpeza dever ser efetuada de forma suave e homognea, em toda a superfcie pintada. Enxaguar com gua limpa. O uso de produtos abrasivos pode danificar a superfcie pintada; em caso de grandes extenses, utilizar o sabo lquido neutro, lavando com hidro-jato a baixa presso. No limpar a pintura com pano seco, pois poder ocorrer o polimento da superfcie; No recomendamos o uso de equipamentos do tipo "Vaporetto" pois podem gerar manchamentos indesejveis; Para manchas mais agressivas, como caneta, lpis, gorduras, respingos de alimentos, etc., que no sejam removveis utilizando o procedimento acima citado, deve ser realizada a repintura de toda a superfcie atingida; Quanto ao aparecimento de mofo, a superfcie deve ser limpa utilizando uma soluo de gua sanitria e gua na proporo de 1:1. Este procedimento deve ser repetido aps 15 dias para evitar o reaparecimento do problema; Caso necessrio efetuar reparos/retoques de pintura, pintar a parede por inteiro at uma descontinuidade (como um canto), pois a tinta sofre um envelhecimento natural, e quando retocada somente em uma parte de uma parede, pode ocorrer diferena de aspecto, textura e cor;

http://la.web.ppg.com/sites/brazil/_layouts/Print.FormServer.aspx

08/12/2010

PintaTudo Multisuperfcies.xml

Pgina 4 de 5

Recomendaes Gerais A durabilidade e a integridade da pintura depende das condies e qualidade do substrato a ser pintado. Problemas de substrato ou de pinturas antigas, tais como: desagregao, deteriorao, descascamento, infiltraes de umidade, desplacamento, fissuras, trincas, proliferao de microorganismos, sujeiras e outros contaminantes/problemas, comprometero a integridade do acabamento bem como sua durabilidade e desempenho. Assim sendo, para evitar estes problemas, fundamental a preparao da superfcie, bem como seguir todos os procedimentos e recomendaes descritos na embalagem, nesse boletim tcnico e no Manual Prtico de Aplicaes; Homogeneizar bem o produto antes de utiliz-lo; Para um melhor nivelamento e acabamento final da pintura, utilizar um rolo de plo baixo; Limpar gotas e respingos de tinta com os solventes recomendados para a diluio da tinta, enquanto ainda estiverem midos. Os instrumentos e utenslios utilizados na pintura devem ser limpos com os solventes recomendados para a diluio da tinta, logo aps o encerramento da jornada de trabalho; Utilizar somente produtos recomendados pela empresa, tais como fundos, primers, seladores, solventes, massas, texturas, etc., para evitar problemas de compatibilidade entre os produtos e obter o mximo desempenho da pintura; Para uma cobertura perfeita e uniforme da superfcie, dependendo das condies de porosidade, uniformidade, textura, contraste e cor, poder ser necessrio maior nmero de demos. Recomenda-se adquirir a quantidade de tinta suficiente para efetuar toda a pintura, sempre que possvel do mesmo lote, para evitar pequenas diferenas que possam existir entre produtos de lotes de fabricao diferentes. Caso no seja possvel utilizar somente produtos de mesmo lote, fazer as emendas em uma descontinuidade de parede (como um canto). Emendas no mesmo pano devem ser evitadas. Caso no seja possvel, efetu-las enquanto a tinta ainda estiver mida, utilizando tcnica adequada para evitar diferena de cor e textura. Este material foi desenvolvido com base no melhor do nosso conhecimento tcnico, fornecendo informaes gerais sobre nossos produtos e usos, no podendo ser consideradas como garantia de propriedades especficas de cada produto ou de suas aplicaes. Desta forma, nos reservamos o direito de alterar estas informaes sem aviso prvio, em funo do aprimoramento e evoluo contnua do conhecimento tcnico. As informaes so vlidas nica e exclusivamente para as aplicaes descritas neste BT. Para aplicaes diferentes das especificadas ou outras recomendaes, consulte nosso Servio Atendimento ao Consumidor - SAC (0800-512380).

http://la.web.ppg.com/sites/brazil/_layouts/Print.FormServer.aspx

08/12/2010

PintaTudo Multisuperfcies.xml

Pgina 5 de 5

Condioes Ambientais de Aplicao Aplicar com temperatura entre 10 e 40 C., e com umidade relativa do ar entre 40 e 80%; pinturas fora destas condies, podero apresentar problemas de secagem, aderncia, corrugamento, marcas de rolo, manchas de brilho e cor, dentre outros problemas. No recomendamos efetuar pinturas externamente, se num perodo de 24 H est sendo esperado chuva ou condensao intensa de umidade (nevoeiro, sereno, maresia, ...). A pintura sobre superfcies aquecidas e/ou com incidncia direta do sol devem ser evitadas, pois caso contrrio podero ocorrer problemas de falta de aderncia, corrugamento, marcas de rolo, manchas de brilho e cor; No aplicar em ambientes fechados sem circulao de ar, por questes de segurana, sade e para que a tinta possa secar/curar adequadamente, sem deixar manchas ou pegajosidade. Aps perodo de chuva, aguardar pelo menos 3 dias de tempo bom, para a parede secar, antes de efetuar a aplicao. Aplicaes dentro dos limites acima especificados, mas com temperatura superior a 30 C e/ou com umidade relativa do ar prxima a 40%, provocam secagem muito rpida, podendo ocorrer problemas de falta de aderncia, marcas de rolo, manchas de brilho e cor. Nestes casos, recomendamos aplicar em horrios de menor temperatura, sem incidncia direta do sol.

Recomendaes de Sade e Segurana ATENO! Produto pode ser nocivo por contato com a pele ou olhos, inalao e ingesto. Manter a embalagem bem fechada, em lugar fresco e bem ventilado, afastada de chamas, fascas ou outras fontes de ignio, fora do alcance de crianas e animais, longe de alimentos e bebidas. Ao aplicar o produto, o ambiente deve ser ventilado. Usar luvas, culos de segurana e mscara respiratria. Se a inalao causar dificuldade respiratria, remover a pessoa para local ventilado. Se necessrio aplicar manobras de reanimao cardiorrespiratria. Em caso de contato do produto com a pele ou com os olhos, lavar imediatamente com bastante gua (pelo menos 15 min). Em caso de ingesto, no provocar vmito. Em todos estes casos, procurar auxlio mdico levando a embalagem do produto. Em caso de incndio utilizar extintores de p qumico, gs carbnico ou espuma mecnica. No reutilizar a embalagem. Em caso de vazamento, sinalizar e isolar o local e absorver o material derramado com areia, terra seca ou outro material absorvente e no combustvel. Recolher o material para descarte posterior. No classificado como carga perigosa. Para maiores informaes recomenda-se a consulta da FISPQ Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos. Verso 1.0 Data de Reviso 7/12/2010

http://la.web.ppg.com/sites/brazil/_layouts/Print.FormServer.aspx

08/12/2010

Vous aimerez peut-être aussi