Vous êtes sur la page 1sur 4

ESCOLA EBI DE CASTELO DO NEIVA

Cincias Naturais - 9ano


Ficha de trabalho n.1
Nome: __________________________________________________ N ____ Turma: ____

NOES BSICAS DE HEREDITARIEDADE 1. Indica, com uma cruz, a resposta correcta. Todas as clulas humanas... com excepo das clulas reprodutoras, possuem 22 cromossomas. possuem um programa gentico. tm os mesmos genes activos. Nenhuma das anteriores. 2. Com as opes seguintes, completa correctamente a afirmao: - genoma - DNA - genes -caractersticas -rvores genealgicas -sucesses - difcil

Embora seja __________________________ estudar a transmisso gentica na espcie humana, os geneticistas utilizam mtodos que permitem analisar directamente o __________________________ de modo a saber que __________________________ esto presentes no __________________________ e que informaes encerram. Estes cientistas utilizam um outro mtodo, mais antigo mas muito til, que o estabelecimento de __________________________ das famlias. Este mtodo permite seguir o modo como determinadas __________________________ se transmitem, de gerao em gerao. 3. Estabelece a correspondncia correcta.

Mendel estudou a transmisso hereditria da cor da corola das ervilheiras-de-jardim, contribuindo para o desenvolvimento da Gentica. De acordo com os seus trabalhos: VV... Branco... v v... o fentipo das ervilheiras que apresentam dois genes recessivos no seu gentipo. o gentipo das ervilheiras que apresentam corolas com cor branca. ... o gentipo das ervilheiras que apresentam corola com cor vermelha.

1/4

Ficha de preparao para a II ficha de avaliao.

O material gentico contido no ncleo das clulas de extrema importncia. A grande molcula que constitui a parte mais importante dos cromossomas ... Uma caracterstica que pode estar presente no gentipo sem se manifestar ... Uma caracterstica que, quando est presente no gentipo, se manifesta sempre ... dominante. o DNA. recessiva.

4. Classifica as seguintes afirmaes em verdadeiras (V) ou falsas (F). As caractersticas hereditrias... V F apenas so transmitidas pelos autossomas. V F podem dever-se a genes presentes nos cromossomas sexuais. V F recessivas podem no se manifestar em todas as geraes. V F dominantes so sempre transmitidas pelo pai. V F no dependem do gentipo dos indivduos, mas sim do seu fentipo. 5. Como sabes, as experincias de Mendel com as ervilheiras-de-jardim contriburam muito para compreender o modo como se transmitem os caracteres hereditrios. Representa o cruzamento Vv x vv (V- flor vermelha e v flor branca), por meio de um xadrez mendeliano, e classifica as afirmaes seguintes como verdadeiras ou falsas.

V F O gene que condiciona a cor branca das corolas, quando na presena do gene que condiciona a cor vermelha, no se manifesta. V F O gene que condiciona a cor branca das corolas dominante porque aparece na descendncia resultante do cruzamento entre plantas de corolas vermelhas. V F Para obter este resultado, ambos os progenitores tm de possuir o gene que condiciona a cor branca da corola, mesmo que esta caracterstica no se manifeste no seu fentipo. V F Os descendentes que possuem gentipo Vv, fenotipicamente apresentam corolas cor-de-rosa, cor que resulta da mistura do vermelho com o branco. V F Os descendentes que apresentam dois genes recessivos no seu gentipo manifestam a caracterstica condicionada por esses genes no fentipo e surgem em menor proporo. 6 . A cada um dos termos da coluna I faa corresponder a afirmao da coluna II.

Coluna I
1. 2. 3. 4. 5.

Coluna II A . Estrutura celular geralmente filamentosa onde existe ADN. B . Segmento de ADN que contm determinada informao gentica. C . Conjunto de cromossomas de uma clula que pelo seu nmero, forma e tamanho caracteriza uma determinada espcie. D . Molcula constituda por longas cadeias enroladas em dupla hlice. E . Cromossoma no sexual.

Gene Cromossoma ADN Caritipo Autossoma

2/4

Ficha de preparao para a II ficha de avaliao.

7. O Antnio tem o cabelo castanho e casou com a Ana que tem o cabelo loiro. O casal teve quatro filhos: - o Jos, com cabelo loiro; - o Pedro, com cabelo castanho; - o David, com cabelo castanho; - a Rita, com cabelo loiro.

A Maria casou com o Jos e teve trs filhos: todos com cabelo castanho. A Rita casou o Simo e teve duas filhas com o cabelo loiro. Mariana, uma das filhas da Rita, casou com o Joo e teve dois rapazes e uma rapariga, os trs com o cabelo castanho.

7.1. Denomine o esquema representado na figura.

7.2. A partir dos dados, indique os nomes das pessoas representadas na figura pelas letras a, b, c e d.

7.3. Diga quantas geraes esto representadas na figura. 7.4. Indique o conjunto de informaes para a cor do cabelo: 7.4.1. do Jos. 7.4.2. do David. 7.4.3. do Simo. 7.5. Explique por que razo os filhos da Mariana tm o cabelo castanho.

8. Do casamento da Sra. Josefa com o Sr. Carlos resultaram 3 filhos: a Maria e o Joo, que apresentam cabelo ruivo, tal como o pai, e a Lurdes. Esta ltima teve tambm 3 filhos, 1 rapaz e 2 raparigas, uma delas, a Ins, com cabelo ruivo. A Maria casou com o Pedro e todos os seus filhos possuem cabelo castanho. O Joo, por seu lado, tem 2 rapazes: o Miguel, de cabelo castanho tal como a sua me, e o Rafael, que ruivo.

3/4

Ficha de preparao para a II ficha de avaliao.

8.1 Identifique, pelo respectivo algarismo, os seguintes indivduos: 8.1.1 Ins _____ 8.1.4 Joo ____ 8.1.2 Lurdes _____ 3.1.5 Maria ______ 8.1.3 Sr. Carlos _____ 8.1.6 Miguel _____

8.2 Refira o nmero de geraes representadas. 8.3 Indique o grau de parentesco existente entre os indivduos: a) 1 e 8.

b) 6 e 7.

8.4 Refere se o gene para cabelos ruivos dominante ou recessivo. Justifique a sua resposta.

8.5 Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes: A A Sra. Josefa de linhagem pura quanto caracterstica cabelos castanhos. B O Rafael herdou a caracterstica cabelos ruivos apenas do pai. C A probabilidade de a Sra. Josefa e o Sr. Carlos terem filhos ruivos era de 50%. D O Miguel herdou dois genes deferentes para a cor do cabelo. E Os pais da Ins possuam ambos o gene para cabelos ruivos. F O gentipo da Maria, para esta caracterstica, cabelo ruivo. 8.6 Corrija as afirmaes que considerou falsas na alnea anterior, sem recorrer negao

4/4

Ficha de preparao para a II ficha de avaliao.

Vous aimerez peut-être aussi