Vous êtes sur la page 1sur 8

A RELEVNCIA DA MATEMTICA FINANCEIRA NO ENSINO MDIO

Renato Kleber Azevedo Licenciando em Matemtica Universidade Catlica de Braslia Orientador: Prof. Dr. Ailton Paulo de Oliveira Junior
Resumo: A finalidade deste texto apresentar crticas construtivas e sugestes do ensino da Matemtica Financeira no Ensino Mdio, destacando a importncia de os professores de Matemtica destacarem os principais tpicos e seus pr-requisitos.

Palavras Chaves: matemtica financeira; livros didticos; ensino mdio.

1. INTRODUO

Este trabalho tem como objetivo destacar a importncia da aprendizagem da Matemtica Financeira no Ensino Mdio. Consideramos que este um assunto de grande relevncia no cotidiano de todas as pessoas que se servem ou viro a servir do sistema bancrio e do comrcio. Percebemos que, aps a estabilizao da economia nacional em virtude do plano real, as pessoas passaram a adquirir financiamentos e emprstimos com maior freqncia o que justificaria uma slida aprendizagem e futura aplicao da Matemtica Financeira. Para tanto, foram analisados os principais livros utilizados no Ensino Mdio e recomendados pelo Ministrio da Educao com o intuito de verificar como esto sendo tratados os principais tpicos da Matemtica Financeira. A partir desta anlise, pudemos elaborar um aspecto geral referente a cada livro. Destacamos os aspectos positivos e negativos de cada obra, identificando se seguem uma linha coerente e didtica e ainda se exploram o que os Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Mdio determinam. Pretendemos tambm com esta pesquisa dar sugestes e exemplos para que os professores do Ensino Mdio possam orientar e enriquecer sua prtica pedaggica de maneira adequada. Preocupamo-nos ainda em apontar os pr-requisitos fundamentais para a assimilao dos contedos, fazendo com que eles sejam estudados com a devida conexo.

2. DESENVOLVIMENTO

A Matemtica Financeira parte da matemtica aplicada e fundamental nas negociaes bancrias e comerciais, sendo de grande importncia sua aprendizagem pelos estudantes do terceiro ano do Ensino Mdio. Ela oferece a oportunidade de revisar tpicos matemticos vistos em sries anteriores, tais como funes logartmicas, funes exponenciais e progresses geomtricas. Esses contedos formam a base principal da Matemtica Financeira e devem ser abordados com especial ateno pelo professor.

A viabilidade da proposta pode ser constatada por Morgado (1993). Ele ministrou com grande xito um curso de Matemtica Financeira para professores do Ensino Mdio no Instituto de Matemtica Pura e Aplicada (IMPA) em 1992. Originou-se da seu livro que ressalta a possibilidade de os docentes explorarem de forma prtica o contedo por meio de comparaes do assunto com problemas reais de natureza diversa. Os professores devem propicia r aulas mais dinmicas e conseqentemente mais interessantes, fazendo uma relao direta e clara com seus pr-requisitos. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao, o professor tem autonomia suficiente para preparar com responsabilidade as aulas que sero ministradas. Evidentemente no podendo deixar de aplicar com conscincia o contedo do currculo sugerido pelas escolas. Diante disso, o Professor poderia, da maneira que ele achar melhor, incluir pelo menos os seguintes contedos da Matemtica Financeira para serem ministrados em sala de aula: juros, descontos, prazos e amortizaes. Concordamos com Parente (2001) que afirma que o aluno do Ensino Mdio possui maturidade suficiente para entender os tpicos discutidos inicialmente. Ele sugere que o ensino da Matemtica Financeira deva ser ministrado de maneira similar ao que era proposto nos currculos das escolas tcnicas. Elas possuam cursos profissionalizantes inseridos no antigo segundo grau, entre eles o curso de Tcnico em Servios Bancrios e Contabilidade que mantinham em seus currculos no apenas o contedo, mas a disciplina Matemtica Financeira. Situao que proporcionava a estes estudantes maior carga horria de aula e melhor aproveitamento da disciplina.

3. A MATEMTICA FINANCEIRA E OS PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MDIO

Assim como a Estatstica e a Probabilidade, a Matemtica Financeira subrea da matemtica aplicada, especialmente ligada s aplicaes. Por isso importante que o aluno perceba que as definies, demonstraes, encadeamentos conceituais e lgicos tenha m a funo principal de construir novos conceitos e estruturas a partir de outros. Os Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Mdio preceituam que se interprete informaes e seus significados (tabelas, grficos e expresses). Eles devem ser relacionados a contextos scio-econmicos ou ao cotidiano que se adaptam certamente a Matemtica Financeira. Devem formular questes a partir de situaes da prpria realidade e compreender aquelas j enunciadas. Os Parmetros tambm consideram relevante e stabelecer conexes entre diferentes temas matemticos e entre esses temas e o conhecimento de outras reas do currculo. Mesmo que o contedo seja abordado de forma completa e aprofundado, nada garante que o aluno estabelea alguma significao para as idias isoladas e desconectadas umas das outras. O ponto central o da contextualizao que insere o assunto na realidade do aluno e da interdisciplinaridade que procura inter-relacionar as disciplinas entre si. No tratamento desses temas, a mdia, as calculadoras e os computadores adquirem importncia natural como recursos que permitem a abordagem de problemas com dados reais e requerem habilidades de

seleo e anlise de informaes.

4. ANLISE DE LIVROS DIDTICOS

Faremos agora a anlise de alguns livros didticos do Ensino Mdio, observando se os tpicos da Matemtica Financeira esto sendo tratados coerentemente com o que os Parmetros curriculares Nacionais do Ensino Mdio determinam. Aplicaremos crticas e sugestes com o intuito de enriquecer o ensino e a aprendizagem do tema.

4.1. Matemtica - Volume nico dos Autores Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, David Mauro Degenszajn e Roberto Prigo

O livro aborda inicialmente a Matemtica Financeira revisando Razo, Proporo e Porcentagem que so conceitos relevantes do ensino fundamental e que geralmente os estudantes no se recordam. Define razo e proporo diretamente com exerccios que se relacionam com o mundo real do tipo: na bula de um remdio peditrico recomenda-se a seguinte dosagem, cinco gotas para cada dois kg do peso da criana. Se uma criana tem doze kg, qual a dosagem correta do remdio que a criana dever tomar? Primeiro o autor monta o problema comentando que um exerccio de regra de trs simples, mas no define claramente a porcentagem referente ao valor total (100 %). Em seguida, aplica exemplos e exerccios relacionados ao cotidiano das pessoas. Em relao aos juros, apesar de no haver definido forma lmente, apresenta a idia principal do que significa, relacionando-o com compra a prazo e emprstimos em um banco, vinculado ao perodo (dia, ms, ano). Juros Simples definido apenas como a taxa fixa de juros e calculada referente quantia inicial. Apresenta-se a frmula bsica do montante e em seguida aplica exemplos e exerccios em que a nica dificuldade do estudante a simples substituio. Nos Juros Compostos, o autor insere o contedo de modo geral no demonstrando a derivao da frmula, apresenta exemplos, sendo que em um deles h a necessidade da aplicao dos logaritmos e nos outros, como no so fixos os juros, seria necessrio apresentar o desenvolvimento da frmula do Montante como uma progresso geomtrica. Aplicam-se exerccios em que h a necessidade do estudante entender alguns conceitos que infelizmente no foram abordados diretamente no contedo. No que se refere ao Desconto Simples, apresentado somente idia de desconto, em que um ttulo resgatado antecipadamente gera um desconto lquido dado pela frmula: Desconto (D) igual Taxa (i) multiplicado pelo Valor Nominal (C) e multiplicado novamente pelo Tempo de Antecipao (n), sendo que o Valor Nominal menos o Valor Atual na data do resgate igual ao Desconto. O livro aplica testes de universidades diversas, com a opo de se escolher o item certo. Aplicam-se tambm alguns desafios que podem testar a capacidade de raciocnio do estudante. Infelizmente, em nenhum momento o livro sugere o uso de calculadoras, mesmo contendo exercc ios que tratam dos logaritmos decimais. O contedo de Matemtica Financeira

suprimido e alguns conceitos omitidos. Os poucos exemplos e exerccios que so propostos no captulo no exigem o raciocnio do estudante na sua resoluo, pois basta apenas substituir os dados apresentados na frmula. O livro no apresenta grficos e tabelas que acredito serem importantes na visualizao e assimilao do contedo.

4.2. Matemtica: Volume nico dos Autores Marcondes, Gentil e Srgio O captulo destinado Matemtica Comercial e Financeira inserido adequadamente aps o captulo referente s progresses geomtricas, pois um dos pr-requisitos mais importantes para o entendimento do contedo. Inicia o assunto revisando as porcentagens do ensino fundamental e recorre a um exemplo simples, onde mostra que um cliente ter um desconto de 10% de uma compra de R$ 150,00, o que resulta em um desconte de R$ 15,00. Achamos que deveria aplicar na reviso exemplos mais complexos usando de preferncia valores decimais. Juros Simples abordado de forma geral e confusa, pois no explica que os juros referem-se apenas ao capital inicial, conceituado somente em um nico exemplo. Apresenta exerccios resolvidos e propostos em que a nica exigncia do estudante a substituio na frmula dada. Quanto aos Juros Compostos, achamos que o autor foi feliz, pois o define relacionado como progresso geomtrica, apresentando ao aluno esta conexo e demonstrando a frmula principal do montante. O autor aplica exerccios resolvidos em que a nica exigncia do estudante a substituio na frmula principal. O mesmo refere-se aos exerccios propostos. Os autores aconselham o uso de calculadoras, pois fundamental no c lculo de certas expresses e relaciona a Progresso Geomtrica com os Juros Compostos encadeando positivamente os contedos. Os autores no relacionam o assunto na sua prtica e no apresentam os conceitos e demonstraes principais de Matemtica Financeira. Aplicam exemplos e exerccios que no exigem raciocnio do estudante e sim a substituio em frmulas. No apresentam grficos e tabelas que ajudam a visualizar e fixar o contedo e a reviso dos pr-requisitos da matemtica financeira no ensino fundamental, restringindo-se apenas a tratar de porcentagens.

4.3 Matemtica: Contexto e Aplicaes - Volume nico do Autor Luiz Roberto Dante O autor introduz o contedo apresentando comparaes entre pagamento vista ou parcelado, o que consideramos ser interessante do ponto de vista financeiro. Ele exemplifica algumas das aplicaes da Matemtica Comercial e Financeira como clculo do valor de prestaes, pagamento de impostos e rendimento de poupana situando o estudante no cotidiano do assunto. A reviso do Ensino Fundamental se inicia pelos nmeros proporcionais. O autor define algebricamente nmeros diretamente e inversamente proporcionais. Os exemplos so do tipo: os nmeros 35, 14 e X so proporcionais aos nmeros Y, 16 e 24 nessa ordem. Vamos determinar X e Y. O exemplo seguinte propicia ao Professor contextualizar sua aula: trs scios tiveram a seguinte participao em um negcio. O primeiro investiu R$ 5.000,00, o segundo R$ 4.000,00 e o terceiro R$ 2.000,00. No final de um certo perodo foi apurado um

lucro de R$ 3.300,00. Como deve ser repartido esse lucro? Sugerimos que neste exemplo o professor associe os scios aos alunos presentes em sala de aula. As porcentagens so resolvidas pelo autor por equivalncia onde indica uma frao de denominador 100 e regra de trs simples. Ele ainda explora nas resolues dos exemplos conceitos importantes como frao irredutvel, forma decimal da frao e principalmente, percentual. Ele ainda utiliza um crculo da geometria plana para analisar uma parte pelo todo, o que interessante, pois mostra ao estudante como a Matemtica pode se relacionar com outros contedos na resoluo de exerccios. Dante foi feliz ao definir o que fator de atualizao, pois na maioria dos livros que analisamos no apresentam a idia principal da Matemtica Financeira conectada ao valor unitrio da porcentagem. Ele explica que se f (fator de atualizao) maior do que 1, houve um acrscimo do valor; se f menor do que 1, houve um desconto do valor; se f igual a 1, no houve variao. Entendemos que se o estudante compreende este conceito, a aprend izagem dos tpicos principais da Matemtica Financeira torna-se mais fcil. Ainda, referindo-se ao fator de atualizao que permite o clculo do valor acumulado, ele aplica exemplos que exploram o cotidiano das pessoas como o clculo da inflao em determinado perodo, ndice da bolsa de valores e a variao do preo do dlar. Nestes exemplos o estudante poder montar uma tabela no Excel e calcular o fator acumulado ou simplesmente utilizar a calculadora como ferramenta que facilitar a resoluo dos exemplos. Os juros simples so resolvidos nos exemplos de duas formas distintas, usando as porcentagens ou generalizando por meio da frmula do montante para clculo de juros simples. No que se refere aos juros compostos, o autor faz a analogia entre os juros e as funes por intermdio de um exemplo cujo grfico resultante uma reta do tipo linear nos juros simples e uma variao exponencial nos juros compostos. Pensamos que tal idia interessante para o entendimento do contedo, pois os grficos e tabelas quando bem abordados facilitam na visualizao e interpretao do problema.

4.4 Matemtica - Volume Dois do Autor Manoel Paiva O livro trata do assunto como extenso das Progresses Geomtricas, talvez esse seja o motivo de se excluir do contedo os juros simples. O autor afirma ainda, para justificar tal excluso, que os juros compostos so os mais freqentemente usados nas transaes financeiras e demonstra a frmula por meio de uma tabela que pode ser montada pelo aluno com o auxlio do Excel. O autor fornece as respostas para os clculos exponenciais ao invs de sugerir que o prprio aluno poderia encontr- los por meio da calculadora cient fica ou financeira. Achamos interessante o exerccio que faz a conexo da Biologia com a frmula do montante, apresentando ao estudante uma aplicao da frmula em outra rea de atuao. Entendemos que o autor poderia ter revisado alguns tpicos importantes do Ensino Fundamental que so pr-requisitos da Matemtica Financeira e que os alunos geralmente no se recordam.

5. SUGESTES PARA O PROFESSOR DE MATEMTICA DO ENSINO MDIO

O Professor poder utilizar planilhas eletrnicas, calculadoras financeiras e cientficas inserindo o estudante nos meios tecnolgicos que so sugeridos pelos Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Mdio. A Matemtica Financeira propicia tambm a contextualizao das aulas atravs de propagandas na televiso, jornais e revistas. Poder, tambm, revisar e reforar contedos do ensino fundamental importante para a aplicao da Matemtica Financeira tais como : proporo, porcentagem, equivalncia, regra de trs e ainda vrios tipos de funes assim como seus respectivos grficos. Igualmente como a estatstica e as probabilidades, o contedo da Matemtica Financeira a oportunidade de os professores aplicarem vrios conceitos matemticos fazendo analogia com o mundo real em que ela encontra-se inserida. Poder tambm usar recursos prticos como as propagandas de emprstimos e financiamentos das instituies bancrias ou folhetos de lojas, abrindo discusso em sala de aula, destacando os aspectos positivos e negativos de cada caso e conferindo os dados analisados, tentando detectar a veracidade deles. Nas escolas que possuem laboratrio de informtica, o professor poder montar alguns exemplos com o auxilio do Excel, inserindo o aluno nos meios tecnolgicos. Nesse caso, haver a necessidade de os professores dominarem o sistema aplicado para esclarecer as dvidas que surgirem, no esquecendo que interessante o prprio aluno tentar descobrir sozinho ou em grupo os recursos que so disponibilizados no sistema.

5.1 Sugesto de Atividades para o Professor Aplicar em Sala de Aula A seguir propomos algumas atividades para o professor de Matemtica utilizar em suas aulas de Matemtica Financeira.

Exemplo 1: Pedro vai fazer a compra de um computador no valor de R$ 4.000,00, usando o que tem depositado na caderneta de poupana, que est rendendo 1% ao ms. Ele quer saber, do ponto de vista financeiro, qual plano de pagamento oferecido pela loja o mais vantajoso: a) pagar vista; b) pagar em duas prestaes iguais a R$ 2005,00 cada uma. Resposta: Pedro possui duas possibilidades que exigem algum conhecimento de Matemtica Financeira. Pagando vista toda quantia, no sobrar nada na caderneta de Poupana. Mas pagando em duas prestaes de R$ 2005,00 sobrar R$ 1995,00 aps o pagamento da primeira prestao que render R$ 19,95 ao final de um ms. Ento o capital aplicado na poupana somado aos juros render um total de R$ 2014,95. obvio que quitando sua dvida, ainda lhe sobrar R$ 9,95 o que comprova neste caso que a alternativa b a mais vivel. Comentrio: o exemplo apresentado acima apenas uma das inmeras situaes em que se podem aplicar conhecimentos de Financeiros comuns no cotidia no das pessoas. Neste caso o

Professor poder conscientizar o aluno da importncia na sua vida futura do conhecimento destes aspectos.

Exemplo 2: Aplicando R$ 100,00 durante seis meses taxa de juros de 10 % ao ms, qual ser o juro simples e composto produzido no perodo? Comentrio: Neste exemplo de juros compostos propomos ao professor que monte uma tabela ms a ms, como mostrado na tabela 1, para o clculo dos juros simples e outra para o clculo dos juros compostos e em seguida faa no plano cartesiano os respectivos grficos, grfico 1. Entendemos que a tabela e o grfico facilitariam o entendimento do contedo e proporciona riam uma anlise mais aprofundada dos tpicos.

Tabela de Juros Simples Ms 1 2 3 4 5 Capital 100,00 100,00 100,00 100,00 100,00 Juros 10,00 10,00 10,00 10,00 10,00 Montante Simples 110,00 120,00 130,00 140,00 150,00

Tabela de Juros Compostos Ms 1 2 3 4 5 Capital 100,00 110,00 121,00 133,10 146,41 Juros 10,00 11,00 12,10 13,31 14,64 Montante Composto 110,00 121,00 133,10 146,41 161,05

6 100,00 10,00 160,00 6 161,05 16,11 177,16 Tabela 1 Desenvolvimento no tempo de juros simples e compostos, a partir de um mesmo capital inicial.
Montante (R$)

190,00 180,00 170,00 160,00 150,00 140,00 130,00 120,00 110,00 100,00 1 2 3 Tempo 4 5 6 Montante C. Montante S.

Grfico 1 Comparao dos montantes simples e compostos, a partir de um mesmo capital inicial e seu desenvolvimento no tempo.

Exemplo 3: Marcela aplicou R$ 400,00 num investimento que rende 2% ao ms, a juros compostos. Qual o tempo necessrio para que ela obtenha um montante de R$ 600,00. Comentrio: aps substitudo os dados na frmula do montante, o Professor ter que aplicar conceitos dos logaritmos e precisar utilizar como ferramenta de resoluo a calculadora cientifica inserindo o estudante na tecnologia que os PCNs preceituam.

6. CONSIDERAES FINAIS

Esperamos que a elaborao deste trabalho possa ser de grande utilidade, principalmente para os professores do Ensino Mdio. Achamos que a aprendizagem da Matemtica Financeira no pode ser tratada sem a devida significao ou deixada de lado, pois o estudante que possui conhecimentos financeiros, poder ser no futuro um consumidor mais prudente. Percebemos que alguns livros no preparam suficientemente o aluno frente s dvidas mais simples do tema. Afirmamos que em nenhum momento, tivemos a pretenso de que a Matemtica Financeira no Ensino Mdio seja aprofundada similarmente como nos cursos de graduao, tais como: Administrao, Contabilidade e Economia. Apenas desejamos que seja ensinado o suficiente para que no futuro tanto os bancos quanto as instituies financeiras no consigam mais induzir o consumidor com propagandas que o levam a pagar juros altssimos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS DANTE, Luiz Roberto. (2004) Matemtica Volume nico. 2. Ed. So Paulo: tica. IEZZI, Gelson; Osvaldo Dolce. Matemtica Volume nico. 6. Ed. So Paulo: Atual. MEC. (1995) Leis de Diretrizes e Bases da Educao. Brasil. MEC. (1999) Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Mdio. Brasil. MARCONDES, Carlos Alberto, Gentil, Srgio. (2002) Matemtica Volume nico. 6. Ed. So Paulo: tica. MORGADO, Augusto Cezar. (1995) Progresses e Matemtica Financeira. 1. Ed. Rio de Janeiro: IMPA. PARENTE, Eduardo. (2001) Curso de Matemtica Comercial e Financeira. 2. Ed. So Paulo: Moderna. PAIVA, Manoel Rodrigues. (1999) Matemtica Volume 2. 2. Ed. Rio de Janeiro: tica.

Vous aimerez peut-être aussi