Vous êtes sur la page 1sur 16

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS Curso de Engenharia Civil

APRESENTAO DO PROGRAMA CYPECAD

Clayton Donizetti Raimundo Helton de Almeida Prata Llian Thas de Figueiredo Barbosa Natanael Ramon Delega Castanheiro Samara Kelly de Gouva Sara Crispim da Costa

Poos de Caldas 2011

1. Desenvolvimento Terico 1.1. Dados Gerais Escolha as condies de vento e sismo (anlise modal espectral), selecionando as caractersticas segundo o descrito no regulamento. Nos dois casos pode realizar a considerao de efeitos de segunda ordem (P-delta). 1.1.1. Livre definio do n de aes. Cargas lineares, superficiais e pontuais, em qualquer posio (gerao automtica do peso prprio de todos os elementos e lajes). Biblioteca de combinaes predefinidas ou definidas pelo utilizador. OBS: CYPECAD dispe de numerosas opes de clculo, para personalizar a anlise, clculo e armadura. Pode criar ou modificar tabelas e combinaes de armaduras e definir os critrios para as armaduras. 1.2. Introduo de Dados A introduo geomtrica de uma obra no CYPECAD realiza-se ao nvel dos diferentes nveis da estrutura, do mesmo modo como se visualizam os desenhos da obra evitando desta maneira a introduo de dados em trs dimenses que seria mais complexa. Com o CYPECAD pode introduzir os dados de uma estrutura de trs modos diferentes: 1.2.1. Introduo automtica de obras: DXF, DWG e modelos CAD/BIM. O mdulo Introduo automtica de obras: DXF, DWG e modelos CAD/BIM de CYPECAD dispem de duas opes que foram concebidas para gerar automaticamente a estrutura utilizando a informao dos seguintes tipos de ficheiros: 1.2.1.1. Importao de ficheiros em formato IFC gerados por programas

CAD/BIM. 1.2.1.2. Interpretao da informao de ficheiros DXF ou DWG.

Na Introduo automtica de obras pode obter mais informao. 1.2.2. Com ajuda de DXF ou DWG usados como mscaras: Pode introduzir os elementos verticais e as vigas da estrutura ajudando-se de um desenho em

formato DXF ou DWG. Nesta modalidade possvel utilizar as capturas aos elementos de desenho em formato DXF ou DWG, de modo que se possa ajustar a estrutura posio definida nesses ficheiros. 1.2.3. Introduo por coordenadas globais ou relativas: O programa tambm permite a introduo de pilares e vigas por coordenadas referidas origem das coordenadas ou a qualquer outro ponto.

Na introduo de uma estrutura pode-se combinar, qualquer das trs modalidades mencionadas: Introduo (importando automtica ficheiros de IFC obras ou,

interpretando DXF e DWG). Com ajuda de DXF e DWG utilizados como mscaras. Mediante relativas. Gera plantas de qualquer geometria. Admite qualquer nmero de pisos, pilares, vigas, lajes, etc., com funes de ajuste de vigas, prolongar e deslocar vigas, etc. Obtm a vista 3D slida e imediata (na perspectiva cnica ou isomtrica) de qualquer planta ou do edifcio completo, sem necessidade de um clculo prvio. possvel mover-se pelo interior da estrutura com total liberdade quando se visualiza uma perspectiva cnica. Na vista 3D, as lajes e os muros possuem um grau de transparncia que facilita a visualizao dos elementos que ficam ocultos. Pode introduzir lajes horizontais ou inclinadas. A introduo destas ltimas muito simples, uma vez que apenas se devem definir planos inclinados e, a seguir, atribuem-se s lajes introduzidas em projeo horizontal, evitando a complexa introduo em 3D. coordenadas globais ou

1.3. Introduo Automtica de Obras O mdulo Introduo automtica de obras: DXF, DWG e modelos CAD/BIM de CYPECAD foi concebido para gerar automaticamente a estrutura mediante duas modalidades:

Importao de ficheiros em formato IFC gerados por programas CAD/BIM. Interpretao da informao de ficheiros DXF ou DWG.

Em ambos os casos a estrutura gera-se automaticamente aps a interveno de um assistente que solicita ao utilizador a confirmao ou o cumprimento dos dados contidos nestes tipos de ficheiros.

1.3.1. Importao de ficheiros IFC de programas CAD/BIM O mdulo Introduo automtica de obras: DXF, DWG e modelos CAD/BIM permite

importar para o CYPECAD os ficheiros no formato IFC gerados pelos principais programas CAD/BIM (Allplan, Archicad, Revit

Architecture). Mediante um assistente o utilizador confirma e completa a informao obtida do ficheiro IFC, aps o qual gera-se automaticamente os seguintes elementos da estrutura (distribuio de plantas, cargas gerais, pilares, vigas de contornos exteriores e de aberturas interiores e mscaras de cada planta). O assistente para a introduo automtica IFC dispe de uma srie de pontos onde se mostram ou solicitam os dados que serviro para gerar automaticamente a obra.

Seleo do ficheiro IFC O utilizador indica a localizao do ficheiro IFC, do qual o programa importar os dados que se mostram nas seguintes etapas da introduo automtica.

Alturas das plantas Definem-se as alturas de todas as plantas contidas no ficheiro IFC selecionado. CYPECAD prope as alturas e nomes de plantas contidas no ficheiro IFC. O utilizador pode validar ou modificar estes dados. Tambm se indica aqui o tipo de fundao: Encastrada (com vinculao exterior) ou Flutuante (sem vinculao exterior), e a cota da planta de fundao.

Cargas em plantas O utilizador indica as sobrecargas de utilizao e as cargas permanentes das plantas contidas no ficheiro IFC selecionado.

Pilares Mostram-se numa lista os elementos do tipo pilares (entidade IFCCOLUMN) contidas no

ficheiro IFC. O utilizador activa aquelas que deseja importar para gerar os pilares estruturais da obra.

Lajes e Coberturas Mostram-se numa lista os elementos do tipo lajes e coberturas (entidades IFCSLAB e

IFCROOF) contidas no ficheiro IFC. O utilizador ativa aqueles tipos de lajes e coberturas dos quais deseja que se gerem no CYPECAD os seus contornos exteriores e interiores (aberturas). Tambm deve selecionar os tipos de vigas com os quais se vo gerar estes contornos.

Cargas de paredes Mostram-se numa lista os elementos do tipo paredes (IFCWALL e IFCWALLSTANDARCASE) contidos no ficheiro IFC. O utilizador ativa aquelas paredes das quais deseja que se obtenham as suas cargas para coloc-las automaticamente como cargas lineares sobre as plantas da obra de CYPECAD. CYPECAD obtm o valor das cargas lineares a partir das dimenses das paredes selecionadas; e dos pesos superficiais escolhidos pelo utilizador atravs de um dilogo onde se pormenoriza a sua composio e o peso superficial. possvel escolher um tipo genrico e atribuir um valor do peso superficial.

Mscaras de desenho O utilizador pode ativar a criao automtica de mscaras de desenho para a obra de CYPECAD com os elementos que aqui selecione: pilares, lajes, paredes e elementos auxiliares.

1.3.2. Interpretao da informao de ficheiros DXF ou DWG Com a opo Introduo automtica DXF/DWG do mdulo Introduo

automtica de obras: DXF, DWG e modelos CAD/BIM, o utilizador indica uma srie de dados, mediante um assistente, que possibilita que o programa interprete ficheiros no formato DXF ou DWG para gerar automaticamente a estrutura da obra (distribuio de plantas, cargas gerais, pilares, vigas de contorno e de aberturas interiores e mscaras de cada planta).

Tudo isto possvel aps a solicitao ao utilizador dos dados gerais que definem a estrutura e interpretao, por parte do programa, dos desenhos de arquitetura em formato DXF ou DWG. O utilizador define a composio das plantas da estrutura: caves, r/c, pisos, cobertura, laje de piso e cobertura da casa das mquinas. Salvo o r/c e a cobertura, o resto das plantas so opcionais. Indicam-se tambm as alturas, sobrecargas, cargas de revestimentos e paredes divisrias de cada piso. Seguidamente selecionam-se os DXF ou DWG da estrutura e definem-se as layers que representam pilares, contornos exteriores e contornos de aberturas. possvel selecionar que tipos de vigas constituem o contorno exterior e interior e, inclusive,

definir opcionalmente um deslocamento da viga relativamente linha de contorno, sendo muito til no caso em que o contorno desenhado no DXF ou DWG representa o bordo da fachada e no o bordo estrutural. Tambm possvel indicar uma layer que contenha a definio de pontos fixos de pilares. Com a geometria de pilares e vigas j introduzida, o utilizador pode realizar qualquer retoque manual da estrutura gerada, colocar as lajes e completar a definio da estrutura. Permite, ainda, atribuir qualquer tipo de viga a uma poligonal ou linha do DXF ou DWG em qualquer planta. A poligonal pode ser constituda por linhas retas e curvas e pode ser fechada ou aberta. Deste modo no necessrio introduzir a geometria da poligonal viga a viga.

1.4. Interao com o Novo Metal 3D O CYPECAD permite que o utilizador possa tirar proveito das potencialidades do Novo Metal 3D permitindo que o utilizador crie uma determinada estrutura, podendo posteriormente import-la e continuar no CYPECAD a restante introduo dos elementos pertencentes mesma. Uma estrutura 3D integrada uma

estrutura metlica ou de madeira, formada por ns e barras com seis graus de liberdade que se conecta e vincula estrutura principal do edifcio criada no CYPECAD.

1.5. Clculo 1.5.1. Anlise de solicitaes A anlise das solicitaes realiza-se atravs de um clculo espacial em 3D, por mtodos matriciais de rigidez, atravs de todos os elementos que definem a estrutura: pilares, paredes, muros, vigas e lajes. Ao finalizar o clculo pode consultar os erros dos diferentes elementos.

1.5.2. Clculo Ssmico

O clculo ssmico realiza-se mediante uma anlise modal espectral completa que resolve cada modo como uma hiptese e realiza a expanso modal e a combinao modal para a obteno de esforos.

1.5.3. Verificao de resistncia ao fogo Com o mdulo Resistncia a e verificao dimensiona dos ao da o

fogo, CYPECAD efetua resistncia revestimento ao de fogo

proteo

elementos

estruturais de ao e beto que compem a obra (vigas, lajes, pilares, paredes e muros de beto; vigas e pilares de metlicas; e barras de ao nas estruturas 3D integradas) para as normas Euro cdigo (EN 1992-12:2004 e EN 1993-1-2:2005). Para os muros de blocos de beto e para as lajes mistas CYPECAD no efetua a verificao da resistncia ao fogo. A verificao da resistncia ao fogo para os elementos estruturais de madeira nas Estruturas 3D integradas de CYPECAD realiza-se num mdulo diferente: o mdulo Perfis de madeira (comum ao Novo Metal 3D, Metal 3D clssico e Estruturas 3D integradas de CYPECAD). Este mdulo dimensiona as sees de madeira frente ao do fogo para que cumpram com a norma Euro cdigo 5.

1.5.4. Ligaes Soldadas e Aparafusadas Os mdulos de ligaes concebidos por CYPE Ingenieros (Ligaes I Soldadas para Naves com perfis laminados e compostos em duplo T, Ligaes II Aparafusadas para Naves com perfis laminados e compostos em duplo T, Ligaes III Soldadas para Edificao com perfis laminados e compostos em duplo T, Ligaes IV Aparafusadas para Edificao com perfis laminados e compostos em duplo T e Ligaes V Trelias planas com perfis tubulares) podem utilizar-se tanto no CYPECAD como no Novo Metal 3D (incluindo as Estruturas 3D integradas de CYPECAD). As tipologias de ligaes implementadas nos mdulos Ligaes I, Ligaes II e Ligaes V tem maior campo de aplicao nas naves introduzidas no Novo Metal 3D e nas Estruturas 3D integradas de CYPECAD, as tipologias de ligaes que dimensiona o mdulo Ligaes III e Ligaes IV tem um campo de aplicao mais amplo nas

estruturas de edificao formadas por prticos que se calculam em CYPECAD. De qualquer forma, cada ligao dimensionada por qualquer dos mdulos indicados resolve-se do mesmo modo num programa ou noutro. Posto isto, os mdulos Ligaes I, Ligaes II, Ligaes III e Ligaes IV possuem tipos de ligaes comuns. Em cada um dos seguintes pontos pode encontrar bastante informao sobre as caractersticas destes mdulos:

1.5.4.1.

Ligaes I: Soldadas para naves com perfis laminados e

compostos em duplo T
o o o o o

Tipologia de ligaes soldadas implementadas. Opes de clculo. Dimensionamento de ligaes soldadas. Consulta de ligaes soldadas. Placas de amarrao dimensionadas com o mdulo Ligaes soldadas.

o o

Listagens de ligaes. Desenhos de ligaes.

1.5.4.2.

Ligaes II: Aparafusadas para naves com perfis laminados e

compostos em duplo T o Normas implementadas para o clculo de ligaes aparafusadas. o Tipologias de ligaes aparafusadas implementadas. o Opes de clculo.

o Ligaes aparafusadas pr-esforadas e no pr-esforadas. o Dimensionamento de ligaes aparafusadas. o Consulta de ligaes aparafusadas. o Listagens de ligaes. o Desenhos de ligaes.

1.5.4.3.

Ligaes III: Soldadas para Edificao com perfis laminados e

compostos em duplo T
o o o o o o o

Tipologia de ligaes soldadas para edificao implementadas. Opes de clculo. Dimensionamento de ligaes soldadas para edificao. Consulta de ligaes soldadas. Placas de amarrao dimensionadas com o mdulo Ligaes III. Listagens de ligaes. Desenhos de ligaes soldadas.

1.5.4.4.

Ligao IV: Aparafusadas para Edificao com perfis laminados e

compostos em duplo T
o o

Tipologia de ligaes aparafusadas para edificao implementadas. Opes de clculo.

1.5.4.5.
o o

Ligaes V: Trelias planas com perfis tubulares

Norma implementada para o clculo das ligaes. Tipologias de ligaes de trelias planas com perfis tubulares implementadas.

o o

Dimensionamento das ligaes. Consulta das ligaes.

1.5.5. Clculo paralelo com 2 ou 4 (mais dois) processadores CYPECAD e Novo Metal 3D utilizam no clculo das suas estruturas o potencial que tm os multiprocessadores com dois mdulos comuns que permitem ao utilizador utilizar as vantagens de rendimento dos multiprocessadores:
o o

Clculo em paralelo com dois processadores. Clculo em paralelo com quatro processadores. Em Clculo paralelo com 2 ou 4 (mais dois) processadores pode encontrar mais

informao sobre estes mdulos e estudos comparativos sobre o tempo de clculo numa mquina com dois processadores e noutra com quatro processadores.

1.6. Resultados Dispe de numerosas ferramentas que permitem verificar e modificar todos os resultados grficos no ecr.

A vista da deformada e da sua animao so ferramentas muito teis para a anlise de resultados. Permite obter isovalores, atravs de diagramas a cores, e isolinhas de

deslocamentos e esforos em lajes fungiformes aligeiradas, lajes macias e lajes de fundao.

Permite tambm a consulta grfica de envolventes de esforos, deslocamentos, etc. Pode modificar as armaduras de todos os elementos com a conseqente verificao. Com o editor de armadura de vigas ter a visualizao completa do prtico e poder modificar graficamente os resultados, acrescentar, apagar, unir, dividir vares e estribos, assim como modificar os comprimentos e amarraes. Permite modificar armaduras de lajes fungiformes aligeiradas e lajes macias atravs de tabelas. Pode copiar a armadura de uma planta para outra, modificar a geometria depois do clculo e introduzir armaduras sem calcular. A edio de fundaes, de vigas de equilbrio e de lintis uma ferramenta muito potente que permite verificar qualquer geometria e armadura definida pelo utilizador.

1.7. Desenhos Podem-se configurar os desenhos de projeto em diferentes formatos e tamanhos de papel, quer sejam standard ou definidos pelo utilizador. Alm disso, podem-se desenhar atravs da impressora, plotter ou exportar em formato DXF e DWG. Nos desenhos da prpria obra dispe de um editor de desenho, que permite utilizar mltiplos recursos: acrescentar cotas, textos, pormenores construtivos, cortes de laje, modificar a localizao de textos, etc. Estas modificaes gravam-se com o projeto.

Pode aplicar qualquer escala, espessura de traos, tamanho de letra, legenda, etc. Desta forma pode personalizar completamente as peas desenhadas. CYPECAD fornece um editor de desenhos completo e claro de implantao, plantas, fundaes, vigas, quadro de pilares, pormenor de pilares e paredes, escadas, aes na fundao, muros, cargas, consolas curtas, etc.

1.8. Listagens Obter com grande facilidade listagens de todos os dados introduzidos e resultados: listagem de dados de obra, combinaes utilizadas no clculo, envolventes, armaduras e medio de todos os elementos, quantidades de obra, cargas horizontais de vento,

coeficientes de participao (sismo), efeitos de segunda ordem, etc. Obtm-se tudo isto no ecr ou atravs da impressora, mas tambm pode criar ficheiros em formato TXT, HTML, RTF, PDF ou DOCX.

1.8.1. Listagens justificativas de verificaes dos estados limite ltimos CYPECAD, Novo Metal 3D e as Estruturas 3D integradas de CYPECAD geram listagens justificativas de verificaes dos estados limite ltimos de perfis de ao, madeira e alumnio. Estas listagens contm todas as verificaes realizadas pelo programa para dimensionar os perfis e constituem um importante documento com o qual o utilizador pode:
o o

Verificar o dimensionamento dos perfis. Otimizar o dimensionamento dos perfis. O nvel de pormenorizao destas listagens tambm proporciona um carter

didtico, pois permite ao utilizador conhecer todas as verificaes a que est submetido um perfil. Em Listagens justificativas de verificaes de estados limite ltimos pode encontrar mais informao sobre estes documentos (modos de obteno, tipos de perfis e normas para os que se podem gerar, etc).

1.9. Caractersticas diferenciais de CYPECAD 1.9.1. Introduo automtica de obras Com o mdulo Introduo automtica de obras: DXF, DWG e modelos CAD/BIM de CYPECAD possui duas opes que permitem gerar automaticamente a estrutura mediante a importao de ficheiros em formato IFC gerados pelos principais programas CAD/BIM (Allplan, Archicad, Revit Architecture); ou mediante a interpretao de ficheiros em formato DXF e DWG. 1.9.2. Enorme potncia de clculo Obter a inversa da matriz de rigidez global das estruturas no menor tempo possvel, devido aos mtodos de otimizao implementados. Sem limite de ns e barras, na sua prtica habitual. 1.9.3. Clculo Ssmico Anlise modal espectral completa que resolve cada modo e realiza a expanso modal e a combinao modal para a obteno de esforos, sem a utilizao de foras estticas equivalentes. 1.9.4. Clculo Personalizado Dispe de uma grande quantidade de opes de clculo e armaduras que permitem fazer as consideraes mais adequadas. Alm disso, para cada elemento estrutural e cada posio de armaduras pode definir personalizadas. Pode personalizar os desenhos segundo as suas necessidades, j que o programa permite configurar todas as layers e elementos do desenho. Posteriormente pode export-los para DXF, DWG, impressora e plotter. 1.9.5. Versatilidade da fundao As sapatas e os macios de encabeamento de estacas permitem dispor sobre cada elemento de fundao vrios elementos de suporte vertical, sendo do mesmo tipo ou combinando pilares, paredes e muros. Nas fundaes, pode introduzir vrias vigas de equilbrio em cada direco e estabelecer o seu efeito de equilbrio quer num extremo ou em ambos. 1.9.6. Potente editor de armaduras Em todos os elementos de dimensionamento poder editar e modificar a sua geometria e armaduras, com mltiplas ferramentas que lhe facilitaro a tarefa. tabelas de armaduras

1.9.7. Desenhos completos So desenhos de execuo das estruturas, muito completos, com a possibilidade de comp-los, incluir pormenores construtivos, DXF, DWG, tabelas de medio, etc., e que deste modo, proporcionam os desenhos mais precisos e pormenorizados para executar a obra. Exportao para TEKLA Structures, TecnoMETAL 4D e formato CIS/2. O programa dispe de mdulos adicionais, comuns para CYPECAD e Novo Metal 3D, que permitem exportar para TEKLA Structures, TecnoMETAL 4D e formato CIS/2 as estruturas 3D integradas.. Mais de 1.100 pormenores compem a extensa biblioteca de pormenores construtivos metlicos, de beto, mistos e de lajes inclinadas disponveis para incluir nos desenhos gerados pelo programa 1.9.8. Fiabilidade no clculo Fiabilidade no clculo. CYPE, com mais de 30 milhes de metros quadrados de estruturas calculadas, coloca nos seus programas a sua experincia constante e a de mais de 40000 utilizadores em todo o mundo. Esta a melhor garantia que podemos oferecer. Com CYPECAD obter as melhores prestaes do software para engenharia e construo. As possibilidades de dimensionamento na introduo da estrutura so ilimitadas. Verifica e otimiza os elementos que a compem. Realizar os seus projetos com a mxima fiabilidade no clculo da estrutura e total segurana e garantia no dimensionamento e resultados obtidos.

2. Bibliografia CYPECAD (2011) Acedido em 25 de novembro de 2011 http://cypecad.cype.pt/

Vous aimerez peut-être aussi