Vous êtes sur la page 1sur 42

r o p vers

inar elim

fsica
GREF
ELETROMAGNETISMO para ler, fazer e pensar

leituras de

20 a 29 20. Usinas geradoras de eletricidade 21. Dnamo de bicicleta 22.Transformadores no circuito 23. A corrente eltrica vista por dentro 24. Fumaa, cheiros e campos 25. Exerccios 26. Pilhas e baterias 27. Fora e campo eltrico 28. A interao eltrica e seu papel 29. Exerccios

Leituras de Fsica uma publicao do

GREF - Grupo de Reelaborao do Ensino de Fsica


Instituto de Fsica da USP
EQUIPE DE ELABORAO DAS LEITURAS DE FSICA Anna Ceclia Copelli Carlos Toscano Dorival Rodrigues Teixeira Isilda Sampaio Silva Jairo Alves Pereira Joo Martins Lus Carlos de Menezes (coordenador) Lus Paulo de Carvalho Piassi Suely Baldin Pelaes Wilton da Silva Dias Yassuko Hosoume (coordenadora) ILUSTRAES: Fernando Chu de Menezes Mrio Kano

GREF - Instituto de Fsica da USP rua do Mato, travessa R, 187 Edifcio Principal, Ala 2, sala 305 05508-900 So Paulo - SP fone: (011) 818-7011 fax:(011) 818-7057
financiamento e apoio:

Convnio USP/MEC-FNDE Sub-programa de educao para as Cincias (CAPES-MEC) FAPESP / MEC - Programa Pr-Cincia Secretaria da Educao do Estado de So Paulo - CENP A reproduo deste material permitida, desde que observadas as seguintes condies: 1. Esta pgina deve estar presente em todas as cpias impressas ou eletrnicas. 2. Nenhuma alterao, excluso ou acrscimo de qualquer espcie podem ser efetuados no material. 3. As cpias impressas ou eletrnicas no podem ser utilizadas com fins comerciais de qualquer espcie. junho de 1998

Usinas geradoras de eletricidade


Vamos conhecer os processos pelos quais diferentes formas de energia podem ser transformadas em energia eltrica

20

Acende-apaga; liga-desliga; .. . Quantas fontes de energia eltrica voc j utilizou hoje?


77

20

A produo de energia eltrica


Alm A maior parte da energia eltrica utilizada no Brasil provm dos geradores de eletricidade das usinas, temos tambm os de usinas hidroeltricas. Nessas usinas a gua represadaalternadores e os dinmos de automveis que tm o mesmo por meio de barragens, que tm a finalidade princpio de funcionamento. A diferena se d na maneira como de obtida a rotao do eixo do gerador: atravs da exploso do proporcionar um desnvel de gua capaz de movimentar combustvel no cilindro do motor. enormes turbinas. As turbinas so formadas por conjuntos de ps ligadas ao eixo do gerador de eletricidade, que posto a girar com a passagem da gua.

Todos os aparelhos capazes de transformar alguma energia em energia eltrica so classificados como fontes de energia eltrica.

As turbinas podem tambm ser movimentadas por vapor d'gua a alta presso. Nesse caso, as usinas so termoeltricas ou nucleares. Nas termoeltricas, o vapor d'gua, obtido atravs do aquecimento de gua em caldeiras, pela queima de carvo, leo, derivados de petrleo. J nas usinas nucleares, o vapor dgua obtido atravs da fisso do urnio.

Outra forma de utilizao de energia eltrica atravs do processo de separao de cargas. Um exemplo bastante tpico desses geradores a pilha e tambm nas baterias comumente utilizadas em rdios, brinquedos, lanternas, relgios, etc.

Nesses sistemas uma reao qumica faz com que cargas eltricas sejam concentradas em certas regies chamadas plos. Assim obtm-se os plos positivos (onde se concentram ons com falta de eltrons) e os plos negativos (onde os ons tem eltrons em excesso). Atravs desses plos, tem-se a tenso eltrica que per mite o estabelecimento da corrente eltrica quando um circuito ligado a eles fechado. Alm da reao qumica, existem outras formas de se promover a separao de cargas. Nas portas automticas e sistemas de segurana, a separao de cargas produzida pela incidncia de luz sobre material fotossensvel. O resultado a corrente eltrica num circuito.

78

Nas mquinas fotogrficas totalmente automticas, uma clula fotossensvel regula a abertura do diafragma e o tempo de exposio ao filme. Em outras mquinas no automticas, o medidor de luminosidade um aparelho chamado fotmetro. A luz incidente na clula que tem duas camadas de material condutor separados por uma pelcula de selnio ou cdmio cria uma tenso proporcional intensidade de luz e a corrente obtida muda a posio do ponteiro do galvanmetro. J no acendedor de fogo sem fio a separao de cargas ocorre ao pressionarmos um cristal. Este denominado efeito piezoeltrico que tambm est presente no funcionamento de alguns tipos de agulhas de toca-discos e de microfones de cristal.

Quando esvaziamos um saco plstico contendo arroz muito comum acontecer de alguns gros per manecerem grudados na parte interna do saco, mesmo quando este totalmente virado para baixo e chacoalhado. Isto acontece porque esses gros ao serem atritados com o plstico, durante o esvaziamento, ficam eletrizados e por isso so atrados.

A separao de cargas por atrito bastante fcil de ser efetuada. Basta, por exemplo, esfregar um objeto plstico, tal como uma rgua ou uma caneta esferogrfica, em papel ou numa blusa de l. Quando aproximamos a regio atritada a pequenos pedaos de papel, aos plos do brao ou cabelos, notamos que eles se atraem.

Atravs da diferena de temperatura tambm se pode provocar a separao de cargas em alguns materiais. Esse efeito utilizado para medir a temperatura nos automveis quando as extremidades de dois metais diferentes entram em contato e so submetidas a distintas temperaturas: um ligado ao motor outro a carcaa. possvel, tambm, produzir separao de cargas por meio do atrito entre certas espcies de materiais, Esse processo de separao de cargas pode ser observado em muitas situaes do cotidiano. Os raios que aparecem durante as tempestades so grandes movimentos de cargas eltricas da Terra para as nuvens ou das nuvens para a Terra. Essas grandes quantidades de cargas nas nuvens so produzidas por atrito das gotculas de gua com o ar.

Em muitos labortrios didticos de demonstrao comum encontrarmos um aparelho que separa cargas eltricas por atrito com grande eficincia: o gerador de Van de Graaff. Enquanto a correia movimentada pelo motor eltrico um pente metlico ligado a uma fonte de alta tenso transfere cargas eltricas para ela. Estas so transportadas at o interior da esfera metlica e transferidas para ela atravs de um contato metlico. Assim, as cargas eltricas vo sendo acumuladas em sua superfcie externa, atingindo milhares de volts.

79

Rapidinhas
1. A maior usina hidroeltrica do mundo est no Brasil, localizada no rio Paran. Tem 18 turbinas que em operao so capazes de gerar 13.320.000.000 Watt de energia eltrica. Sua construo teve como consequncia a inundao de uma rea enorme para acmulo de gua, o que torna muito discutvel a construo de grandes usinas e o impacto ambiental provocado.

exercitando ...

1. Quais as fontes de energia que voc conhece? No Brasil, qual a mais utilizada? Por que? 2. Alguns tipos de acendedores de fogo no utilizam diretamente a energia eltrica da tomada e tampouco a de uma bateria comum. No entanto, tais acendedores produzem uma fasca quando pressionados por uma espcie de gatilho preso a uma mola. Discuta que transformaes de energia ocorrem nesse dispositivo. 3. Os dnamo e os alternadores podem ser classificados como fontes de energia eltrica. Quais as formas de energia transformadas em energia eltrica nesses aparelhos?

2. A construo das usinas nucleares utilizadas para gerao de energia eltrica, foi uma maneira de manter em atividade a indstria dos artefatos nucleares. A entrada do Brasil na chamada era nuclear, comprando usinas de uma empresa americana - a Westinghouse foi muito polmica, uma vez que sua necessidade para o pas era questionada. Localizada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, sua construo teve incio em 1972 e comeou a operar somente em 1985. Tendo como caracterstica o fato de interromper o seu funcionamento - 30 vezes somente nos primeiros 6 anos - conhecida como "vaga-lume".

PARA FAZER E PENSAR


Atrite uma caneta 'bic' junto a um pedao de plstico e depois aproxime-a de pedacinhos de folha de papel. O que ocorreu com a caneta aps ela ter sido atritada? Esse processo semelhante a qual dos discutidos nas pginas 78 e 79?

3. At o acidente na usina de Chernobyl na Ucrnia em 1986,era voz corrente que uma usina nuclear jamais podia explodir: "As chances de fuso de um ncleo so de uma a cada 10.000 anos. As usinas so dotadas de controle seguros e confiveis, protegidos de qualquer colapso por trs sistemas de segurana diferentes e independentes...". Entretando, o impossvel acontece! Com a exploso que arrancou o teto do reator de 700 toneladas, uma bola de fogo lanou no ar, a mais de 1000 metros de altura, uma mistura de elementos radiativos. Estima-se que entre 7 e 10.000 o nmero de mortos e 160.000 km2 de rea contaminada.

80

Dnamo de bicicleta
A Fsica do dnamo de bicicleta ser ilustrativa para entender o gerador de usina hidreltrica

21

Quando ouvimos falar em geradores de eletricidade, pensamos logo nas usinas, suas barragens; mas o dnamo de bicicleta tambm um gerador que representa uma das duas maneiras conhecidas de se obter energia eltrica. Uma pista para se saber como isso obtido est presente na ilustrao. Qual ela?

81

21

Dnamo de bibicleta
Os geradores das usinas e os dnamos de bicicleta so construdos de formas semelhante e tm o mesmo princpio de funcionamento. Em ambos, h produo de energia eltrica a partir da energia mecnica de rotao de um eixo. A partir da atividade que vem logo a seguir vamos comear a desvendar esse mistrio.

Dnamo de Bicicleta: o gerador arroz com feijo


Para fazer esta atividade voc vai precisar tomar duas provedncias: 1. trazer ou ajudar seu professor a obter um dnamo desse tipo; 2. alm dele ser necessrio uma bssola. Com eles voc vai estar pronto para fazer a primeira parte. Parte 1 a. aproxime a bssola do dnamo parado e verifique o que acontece com ela. b. repita girando devagar com a mo o eixo do dnamo. O que possivel dizer sobre o que h l dentro? Parte 2 Para verificar se ele de fato um gerador de eletricidade conecte nos seus ter minais um led(diodo fotoemissor).Gire o seu eixo e observe o que ocorre com o led. Gire para o lado oposto.E agora?

Parte 3 a. desparafuse a porca que fixa o eixo e retire-o com cuidado. Do que ele feito? Torne a aproximar dele a bssola.

82

b. observe a parte do dmano que fica em volta da carcaa na parte interna. Do que ela feita?

Quando o dnamo est em contato com a roda, o seu movimento de rotao transferido para o eixo do dnamo pelo contato com o pneu.

De acordo com o princpio da conservao de energia, o fluxo contnuo de energia luminosa e trmica para fora do sistema no pode ser causado por algo que no muda ao longo do tempo. Em outras palavras, no h como o m . parado possa "bombear" energia, continuamente, para a lmpada. Para que isso ocorra preciso fornecer energia e isto feito atravs do movimento. Para facilitar a dicusso do fenmeno fsico da gerao de corrente eltrica pelo dnamo de bicicleta, vamos represent-lo esquematicamente por um m colocado entre duas espiras.

Como o m fixado ao eixo, ele fica girando entre as bobinas. O fato da lmpada do farol acender est associado a esse movimento. No dnamo no h contato fsico entre o m e as bobinas. Entretanto, elas se enfluenciam mutuamente. Como diz Paulinho da Viola, preciso lembrar que "a vida no s isso que se v, um pouco mais, que os olhos no conseguem perceber...". Neste caso, esse algo mais, invisvel, mas real, o campo magntico, no qual as bobinas esto imersas. Deste modo, por meio do campo magntico as partes fixa e mvel do dnamo podem se "comunicar". Mas issso no tudo, porque apenas a presena do m no interior do dnamo no suficiente para acender a lmpada. Isso pode ser compreendido usando-se o princpio da conservao da energia. Quando a lmpada est acesa, ela irradia continuamente energia luminosa e trmica para o meio. Se o acendimento da lmpada pudesse ser causado apenas pela presena do m em repouso, isso significa que a energia estaria "saindo" do interior desse m, o que sugere que ele deveria "gastarse" depois de um certo tempo. Entretanto, ms no se "gastam", ao contrrio das baterias. a que entra o arroz e feijo! Algum tem que pedalar a bicileta para acender o farol ou girar o eixo do dnamo para acender o led.

O campo magntico de um m parado varia de ponto para ponto do espao, mas em cada um desses pontos ele permanece constante no tempo. Quando o m gira, como acontece com a parte mvel do dnamo de bicicleta o campo magntico varia no espao ao redor dele. Essa variao gera o campo eltrico produzindo uma corrente eltrica que percebida com o acendimento da lmpada O funcionamento do dnamo ilustra um caso particular de uma das quatro leis gerais do Eletromagnetismo: a lei de Faraday, segundo a qual uma corrente eltrica gerada num circuito fechado sempre que houver uma variao de um campo magntico nessa regio. Esse processo de gerao de corrente pode ser representado pelo seguinte encadeamento de efeitos:

A corrente eltrica que surge tambm chamada de corrente induzida.

83

c a m p o magntico varivel

c o r r e n t e eltrica no c i r c u i t o fechado

exercitando ...
1. Nos geradores em que o rotor um eletrom localizado internamente a um estator constitudo por bobinas, para manter o movimento de rotao necessrio um torque externo, alm daquele realizado contra as foras de atrito. Discuta a necessidade desse torque externo na manuteno do movimento do rotor, partindo do princpio de que na ausncia de torques externos a quantidade de movimento angular (momento angular) se mantm constante. 2. Analise as situaes descritas abaixo, e verifique se h ou no produo de campo magntico varivel na regio prxima a- Um fio com corrente alternada e parado em relao ao cho. b - Um fio com corrente contnua e parado em relao ao cho. c - Uma bobina com corrente contnua e parada em relao ao cho. d - Uma bobina com corrente contnua se deslocando com velocidade v em relao ao cho. e - Um m se deslocando com velocidade v em relao ao cho. f - Um m girando com velocidade angular . LEI DE LENZ Faraday descobriu que uma corrente eltrica gerada num circuito eltrico fechado, colocado numa regio onde haja um campo magntico varivel. Este fenmeno recebeu o nome de induo eletromagntica, e a corrente que surge chamada de corrente induzida. Um outro trabalho foi realizado para saber o conhecimento do sentido desta corrente induzida, que no qualquer. Ele tem relao com a causa que lhe deu origem. isso que nos informa a chamada lei de Lenz: "O sentido da corrente induzida tal que, o campo magntico criado por ela, se ope causa que lhe deu origem". Para entendermos o significado dessa nova lei observe a situao mostrada na figura (a).

O ato de empurrar um m na direo da espira corresponde "causa" responsvel pela origem da corrente induzida na espira. De acordo com a lei de Lenz, o campo magntico da corrrente induzida deve se opor aproximao do m, ou seja, o m deve ser repelido. Assim, na situao indicada para que ocorra repulso ao m, a face da espira voltada para ele deve corresponder ao "polo" sul. Para isso ser possivel, a corrente induzida deve ter o sentido indicado na figura (b). Se afastarmos o m da espira, a corrente induzida deve tambm opor-se a essa separao. Para tanto, dar origem a um "polo" norte na face da espira voltada para o m como indica a figura (c).

(b)

(c)

A aproximao ou o afastamento do m em relao espira encontra uma certa resistncia que precisa ser vencida. Isso significa que necessrio a realizao de um trabalho por um agente externo. Esse comportamento, est de acordo com o princpio da conservao da energia, j estudado anteriormente.

84

Transformadores no circuito
Entre a usina e os centros consumidores de energia eltrica h um enorme circuito. Suas caractersticas, voc vai estudar agora.

22

Entre a usina hidreltrica e a nossa residncia existem muitos transformadores, uma vez que a tenso de sada dos geradores da ordem de 10.000V, nos fios de alta tenso de 700.000V e a de consumo domstico encontra-se na faixa de 110/220V. A tenso no consumo comercial/industrial varia de 110/220V at 550V, enquanto que no consumo em transporte (trens eltricos, metr) varia de 600V a 3.000V.

Por que necessrio elevar ou baixar a tenso eltrica e como isso pode ser feito?

85

22

Transformadores
Ligar um aparelho tomada significa fazer com que ele se torne parte de um circuito muito maior, que pode ter centenas de quilmetros de extenso. Se acompanharmos os fios que chegam a uma tomada podemos verificar que eles esto ligados rede eltrica de nossa casa. Essa rede, por sua vez, est ligada aos fios que vm do poste, atravs da caixa de distribuio. Esses fios, antes de chegar s residncias, "passam" por sucessivos aparelhos, denominados transformadores, localizados em pontos estratgicos ao longo da rede eltrica. Os fios da rua so distribudos a partir de uma subestao rebaixadora de tenso, que est ligada por cabos de alta tenso a outra subestao, localizada ao lado da usina geradora de energia eltrica. A funo desta subestao elevar a tenso gerada na usina para ser transportada por longas distncias.

usina hidroeltrica linhas de alta tenso

subestao rebaixadora de tenso subestao elevadora de tenso

transformador rebaixador de tenso fbrica

A transmisso da energia eltrica das usinas at os pontos de consumo efetuada atravs de fios condutores e por isso parte dela dissipada na forma de calor. De acordo com a lei de Joule-Lenz (P = R.i2 ), essa perda proporcional ao quadrado da corrente. Dessa forma, para reduzi-la conveniente diminuirmos a intensidade da corrente. Como a potncia proporcional tenso e corrente ( P = U.i ), podemos obter a mesma quantidade de energia

transmitida na unidade de tempo atravs de uma corrente menor, se aumentarmos a tenso. o transformador que realiza tais alteraes. Por isso ele est presente nas duas subestaes, ora para elevar, ora para baixar a tenso. Tambm est presente em alguns postes onde a tenso novamente rebaixada ou elevada para ser colocada em condies de uso.

86

Basicamente o transformador constitudo de fios enrolados em um ncleo de ferro. So dois enrolamentos independentes: o enrolamento primrio, ligado fonte e o enrolamento secundrio, onde se obtm a tenso desejada. Os dois enrolamentos podem estar: um sobre o outro isolados eletricamente e com o ncleo de ferro comum a ambos; ou podem estar separados, ou seja, o enrolamento primrio numa parte do ncleo e o secundrio em outra parte.

Sendo UP e US as tenses nos terminais dos fios nos enrolamentos primrio e secundrio e NP e NS o nmero de voltas de fio em cada um desses enrolamentos, vale a seguinte relao para o transformador:

Up/Us = Np/Ns

Balano energtico no transformador


O rendimento nos transformadores em torno de 98%, o que significa que a potncia eltrica no enrolamento primrio praticamente igual do enrolamento secundrio, ou seja, UP iP (enrolamento primrio) = US iS (enrolamento secundrio) ou

Nos transformadores da subestao elevadora de tenso, o enrolamento primrio tem menor nmero de voltas de fio que o enrolamento secundrio, podendo, em muitos casos, este enrolamento ser constitudo por fios mais finos.

UP/US = iS /iP

A queda de potncia ou energia, da ordem de 2%, devese aos seguintes fatores: - aquecimento dos enrolamentos (de acordo com a lei de Joule-Lenz); Os transformadores rebaixadores de tenso tm maior nmero de voltas de fio no enrolamento primrio que no secundrio. Em geral, nesse tipo de transformador os fios utilizados no enrolamento secundrio so mais grossos. - correntes induzidas no ncleo de ferro do transformador, que criam um campo magntico contrrio quele criado pela corrente no enrolamento primrio. Tais correntes induzidas so tambm conhecidas por correntes de Foucault. - processo de magnetizao que ocorre no ncleo de ferro do transformador (pelo fato da corrente, que cria o campo, magntico, ser alternada, h um ciclo de magnetizao do ncleo, que acompanha as variaes da intensidade e de sentido da corrente). Por esse motivo, o ncleo de ferro laminado, separado com material isolante. Todos esses fatores podem provocar o aquecimento. por isso que aparelhos de som e videocassetes esquentam "durante" o funcionamento, e o seu gabinete possui orifcios para ventilao junto ao transformador.

87

exercitando ...
1. Um transfor mador constitudo por dois enrolamentos de fios de cobre, um de 200 e outro de 1 200 espiras. Esses solenides envolvem uma mesma barra de ferro. a) Se a tenso no enrolamento (primrio) de 200 espiras for de 12 volts, que tenso obtemos no outro enrolamento (secundrio)? b) Qual a funo do ncleo de ferro? c) possvel esse transformador funcionar se a tenso de 12 volts for de uma bateria (corrente contnua)? Por qu? 2. Um transformador tem 200 espiras no primrio, recebendo uma tenso de 110V. Quantas espiras deve ter no secundrio, para que a tenso de sada seja 220V? 3. Qual a tenso retirada da sada de um transformador, sabendo que a tenso de entrada de 220V e a razo entre o nmero de espiras do secundrio e o nmero de espiras do primrio 1/20? O transformador funcionou como elevador ou como rebaixador de tenso? 4. Explique porque o ncleo de ferro do transformador laminado. 5. Um transformador est sendo usado para baixar a tenso de 120V para 9V. Sabendo-se que o nmero de espiras do primrio 240 voltas e que a potncia no circuito secundrio 6W e considerando que a perda de energia desprezvel, responda:

Saiba um pouco mais sobre o transformador


Os aparelhos eltricos so construdos para funcionarem com deternminadas tenses. Quando a tenso de funcionamento dos aparelhos no coincidir com a tenso da fonte necessrio intercalar entre os dois um transformador para adequar essas tenses. Quando o enrolamento primrio ligado a um circuito de corrente alternada, esta corrente cria um campo magntico proporcional a ela prpria e ao nmero de voltas do enrolamento. Como a corrente alternada, o campo magntico criado por ela tambm varivel com o tempo e, consequentemente, aparece um fluxo da variao deste campo na regio onde se encontra o enrolamento secundrio. Este fluxo de variao do campo magntico do primrio, induz um campo eltrico no enrolamento secundrio, de tal forma que, quanto maior for o fluxo dessa variao, maior a intensidade do campo eltrico induzido em cada espira. A tenso que resulta nos terminais do enrolamento secundrio proporacional ao campo eltrico induzido e ao nmero de voltas do enrolamento. O transformador um aparelho consumidor de energia eltrica quando considerado do lado do enrolamento primrio e, tambm, fonte ou gerador de energia eltrica do lado do enrolamento secundrio. Uma aplicao da lei de Faraday. A induo eletromagntica nos transformadores. Segundo a lei de Faraday, quando numa regio do espao ocorre uma variao do campo magntico, induzido nessa regio um campo eltrico.

88

a. qual o nmero de espiras do secundrio; b. qual a corrente eltrica no secundrio; c. qual a corrente eltrica no primrio.

A corrente eltrica vista por dentro


Como imaginado um metal com e sem corrente eltrica, voc vai saber agora com a ajuda de um modelo fsico.

23

Se no for s para apertar boto, est na hora de responder algumas questes: O que significa ligar um aparelho eltrico? Por que existe corrente em um aparelho ligado? No que consiste a corrente eltrica?

89

23
modelo, eu?

A corrente eltrica nos metais vista por dentro


As questes indicadas na pgina anterior somente podem ser respondidas considerando-se o que acontece no interior do fio quando se estabelece nele uma corrente eltrica. Assim, ser necessrio conhecer um modelo terico que explica o que ocorre microscpicamente em um fio sem corrente eltrica, e depois, com corrente eltrica. Antes, poderamos perguntar: o que um modelo ? Um modelo um conjunto de hipteses que buscam explicar um fenmeno. tambm imaginao e esttica. Nesse caso, o modelo para a corrente eltrica utiliza a teoria atmica da matria. Hoje em dia, acreditamos que toda matria seja constituda de corpsculos extremamente minsculos denominados TOMOS. tamanho de um ponto, a bolinha da ponta de uma caneta teria 10km de dimetro. Para se ter uma idea do tamanho desses tijolinhos que forma os materiais, uma bolinha de ponta de caneta deve conter ... Os tomos so muito pequenos. Se um tomo fosse deste

Como imaginado o metal internamente?


Um fio de metal um conjunto muito grande de tomos ligados uns aos outros mas que guardam uma certa distncia entre si. Esta organizao forma uma estrutura tridimensional bastante regular que pode mudar de um metal para outro e chamada de rede cristalina.

1 000 000 000 000 000 000 000


de tomos. A figura a seguir uma representao esquemtica do tomo. Note que eles so formados de partculas ainda menores: os prtons e os neutrons que formam o ncleo e os eltrons que giram em torno dele.

Alm disso, no interior do metal, cada tomo perde um ou dois eltrons que ficam vagando pelos espaos vazios no interior do metal (sendo por isso chamados de eltrons livres, enquanto a maioria dos eltrons est presa nas vizinhanas dos ncleos.

Em um tomo neutro, os nmeros de prtons e eltrons so iguais.

temperatura ambiente tanto os eltrons quanto os ncleos atmicos esto em movimento cuja origem trmica. Enquanto os ncleos vibram juntamente com os eltrons presos a ele, os eltons que se desprenderam realizam um tipo de movimento que aleatrio pelo interior da rede cristalina.

90

O que muda no metal quando h corrente eltrica?


Aparentemente nada, que possa ser visto a olho n! Mas.. e internamente?

O resultado desse processo uma superposio de dois movimentos: o de origem trmica que j existia e continua e o movimento adicional provocado pela fonte de energia eltrica. esse movimento adicional que consiste o que se entende por corrente eltrica. A velocidade de cada eltron livre associada a cada um desses dois movimentos tem valor completamente diferente: enquanto a velocidade devido ao movimento trmico da ordem de 100.000 m/s, a velocidade devido ao movimento adicional aproximadamente 1,0 mm/s.

Um aparelho eltrico s entra em funcionamento se for ligado a uma fonte de energia eltrica que pode ser uma usina, uma pilha ou bateria. Nessa situao h transformao de energia eltrica em outras formas de energia e o que possibilita tal transformao a existncia de corrente eltrica. Internamente, a energia da fonte utilizada para acelerar os eltrons livres no interior da rede cristalina, atravs de uma fora de natureza eltrica. Essa fora provoca um movimento adicional ao j existente em cada eltron livre do metal.

Qual o significado da intensidade da corrente eltrica nesse modelo?


Vamos imaginar que quisssemos medir uma "corrente" de carros em uma estrada. Uma corrente de 100 carros por minuto indicaria que a cada minuto 100 carros passam pela faixa. Se contarmos durante o tempo de 5 minutos a passagem de 600 carros e quisermos saber quantos passa, em mdia,em um minuto faramos: corrente = 600 carros/ 5 minutos = 120 carros/minuto Assim poderamos escrever a frmula da intensidade de corrente da seguinte maneira: corrente = no de carros/tempo Para uma corrente de eltrons num fio metlico, poderamos escrever algo semelhante: corrente eltrica = no de eltrons/tempo No entanto, o que nos interessa a quantidade de carga que passa e no o nmero de eltrons. Desse modo, a intensidade de corrente pode ser calculada pela expresso: i = N.e t onde : N o nmero de eltrons e a carga eltrica do eltron t o tempo transcorrido

Quando a carga medida em Coulombs e o tempo medido em segundos a corrente medida em ampre (A)

91

exerccios...
1. Do que so formados os tomos? 2. Do que constituido e como est organizado o metal? 3. Por que alguns eltrons recebem a denominao de eltrons livres? 4. Que alteraes ocorrem internamente num fio metlico com corrente eltrica? 5. O que se entende por movimento trmico aplicado aos componentes de um fio metlico? 6. A figura a seguir representa os componentes microscpicos de um fio metlico.

Um pouco mais sobre a corrente


Quando um aparelho ligado a uma pilha ou bateria a corrente eltrica se mantm constantemente em um mesmo sentido. Isso quer dizer que a fora que impulsiona os eltrons sempre no mesmo sentido. J na tomada, a corrente alternada. Isso significa que ora a corrente tem um sentido ora tem outro, oposto ao primeiro. Isso ocorre porque a fora que impulsiona os eltrons livres inverte constantemente de sentido.

9. A instalao eltrica de um chuveiro, cuja inscrio na chapinha 220V - 2800/4400W, feita com fio de cobre de bitola 12, estabelece uma corrente eltrica de aproximadamente 12A, quando a chave est ligada na posio "vero". Na posio "inverno" a corrente de aproximadamente 20A. Calcule o nmero de eltrons que atravessa, em mdia, uma seo transversal do fio em um segundo, para a chave nas posies "vero" e nverno", sabendo-se que a carga de um eltron , em mdulo igual a 1,6.10-19 C. 10.Explique a diferena no filamento das lmpadas com tenses nominais 110V e 220V, porm com mesmas potncias, usando o modelo de corrente. 11. Determine a intensidade da corrente eltrica num fio condutor, sabendo que em 5 segundos uma carga de 60 C atavessa uma seco reta desse fio. 12.Explique a diferena entre corrente contnua e corrente alternada levando em conta a fora eltrica sobre os eltrons livres.

Indique o nome dos componente indicados com as letras X e Y. 7. Sabendo que 1 200 eltrons atravessam por segundo a seco reta de um condutor e que a carga elementar tem intensidade e = 1,6 . 10-19C, calcule a intensidade da corrente eltrica nesse condutor. 8. No circuito eltrico, existe uma correte de 1A.Quantos eltrons atravessam uma seo transversal deste fio metlico por segundo?

92

Fumaa, cheiros e campos


Nessa aula voc vai entender como se explica o surgimento da corrente eltrica

24

No campo de futebol, se joga..., bem voc sabe. J numa quadra poliesportiva se pode jogar: basquete, volei, futebol de salo, ... , desde que se conhea as regras. E nos campos da Fsica, que jogos podem ser jogados? E com que regras?

93

24

Fumaa , cheiros e campos


H uma frase bastante conhecida que diz:

"onde h fumaa, h fogo"


que serve para dizer muitas coisas. Uma delas, que a gente pode identificar a existncia de algo queimando mesmo que no vejamos. Por que podemos dizer isso? Algo queimando sempre provoca a produo de gases que se misturam com o ar e estes podem ser detectados pelo olfato ainda que no esteja visvel a chama. De forma semelhante podemos perceber o odor de um perfume, ainda que no possamos v-lo. De um frasco de perfume aberto, emanam molculas que, por estarem em movimento, misturam-se com o ar prximo, criando uma espcie de "campo de cheiro" em todos os pontos desse ambiente. At que ocorresse toda a evaporao do perfume, esse ambiente ficaria com essa carcterstica: alm das molculas do ar, estariam presentes as molculas da substncia desse perfume e qualquer nariz poderia detectar a sua existncia, mesmo que no fosse pssvel ver o frasco.

desse modo que se entende hoje a atrao gravitacional: a Terra, como qualquer corpo com massa, concebida como se tivesse em torno de si uma 'aura', isto , como uma exteno no material, que preenche todo o espao ao redor.

Assim, qualquer outra massa "imersa" no campo gravitacional da Terra atrada por ela, atravs da fora peso. Assim, podemos entender que o peso a evidncia mais comum da ao do campo gravitacional.

Mas a essa altura, poderia-se perguntar: onde vai nos levar isso tudo? Essa conversa introdutria para chamar a ateno de algumas carctersticas comuns a um conceito muito importante na fsica: o de campo. O conceito fsico de campo caracteriza a propriedade que a matria tem de influenciar o espao que fica ao redor dela, dandolhe uma carcterstica que ele no tinha antes. Nesse sentido que o "campo de cheiro" do perfume anlogo ao conceito fsico de campo. Um aspecto muito importante do conceito fsico de campo que ele no separvel da matria que o origina. Assim, o campo gravitacional da Terra to inseparvel dela como o campo magntico de um m inseparvel dele. Desse modo, se a matria se move, o seu campo tambm se move, acompanhando a matria.

94

Uma outra propriedade interessante do conceito de campo de que ele age tambm no interior dos objetos. Quando plantamos "bananeira" por exemplo, o campo gravitacional que faz o sangue descer para nossa cabea. Uma outra caracterstica importante do conceito fsico de campo que ele tem um valor que varia com a distncia em relao matria que o produz. O campo gravitacional da Terra, por exemplo, capaz de "prender" a Lua ao nosso planeta, o que significa que ele se estende por grandes distncias. Aqui na superfcie da Terra, onde nos encontramos ele vale 9,8 N/kg, mas l na superfcie da Lua seu valor aproximadamente 0,0027 N/kg.

Nessa situao podemos perceber que o campo gerado pela Terra existe independente de haver alunos na classe e, alm disso, seu valor o mesmo para todos os pontos.

Essa discusso acerca das propriedades do campo gravitacional vai ser til para entendermos mais sobre o que ocorre no interior do fio quando h corrente eltrica. J sabemos que os eltrons livres ficam sujeitos a um movimento adicional, provocado pela ao de uma fora eltrica sobre eles. Essa fora tambm devida a existncia de um campo criado pela fonte de energia eltrica: o campo eltrico! Assim, quando um circuito eltrico est fechado e conectado a uma fonte como pilha, bateria, ou usina, dentro do fio estabelecido um campo eltrico.

Prxima superficie da Terra ou sobre ela, onde nos encontramos, o campo gravitacional da Terra praticamente constante. Assim podemos afirmar que no interior da sala de aula, o campo gravitacional uniforme e pode ser representado conforme ilustra o tom cinza da figura.

Do mesmo modo que o campo gravitacional age sobre uma massa, o campo eltrico produzido pela fonte agir sobre todas as partculas eletricamente carregadas, presentes no fio, causando uma fora eltrica sobre elas. Em particular ele agir sobre os eltrons livres e, por isso, eles adquiriro um movimento adicional ao j existente que o de agitao trmica.

95

Contnua e alternada As pilhas e as baterias geram campo eltricos que no variam com o tempo, o que produz uma corrente eltrica contnua. J o gerador das usinas gera campo eltrico que se altera e, por isso, a corrente varivel. Podemos representar essa variao atravs da figura ao lado.

exercitando...
1. Como a fsica entende o conceito de campo? 2. Na representao do campo gravitacional da Terra pela cor cinza, explique por que no ponto A o valor do campo maior que em B? . B . A

Como essa variao se repete ao longo do tempo, tanto o campo eltrico gerado pela usina como a corrente eltrica no circuito recebem a denominao de alternado(a). Em nossa residncia, a repetio dessa variao ocorre 60 vezes por segundo. Por isso que aparece nas 'chapinhas' dos aparelhos o valor 60Hz. A corrente eltrica nos aparelhos ligados tomada ou diretamente rede eltrica do tipo alternada, ou seja, variam com tempo. Assim, os valores indicados nesses aparelhos pelo fabricante, no indicam o valor real mas aquele que os aparelhos necessitariam caso funcionassem com uma fonte que produz corrente contnua. Para se ter uma idia, se num chuveiro a corrente eltrica 20A, esse valor se refere corrente se a fonte produzisse corrente contnua. Na rede eltrica, entretanto, seu valor varia de +28A at -28A, sendo que os sinais + e - indicam sua alterao no sentido.

3. Explique como surge a corrente eltrica em um fio metlico usando os conceitos: eltron livre, fora eltrica e campo eltrico. 4. O que diferencia a corrente produzida pela pilha de uma usina? 5. Por que a corrente eltrica em um aparelho ligado tomada denominado de corrente alternada? 6. Alguns aparelhos trazem a seguinte informao do fabricante: 50-60Hz. O que significa tal informao? 7. Um ferro eltrico tem uma potncia de 1000W e funciona ligado tenso de 110V. a. calcule o valor da corrente eltrica no circuito quando em funcionamento. b. qual o significado do valor encontrado?

96

Exerccios: geradores e
outros dipositivos (1a parte)
Chegou a hora de fazer uma reviso de tudo o que estudamos at agora sobre geradores de energia eltrica.

25

EXEXEXEXEXEXERCCIOS
( Lei de Faraday e de Lenz, modelo de corrente eltrica)

97

25

Exerccios: Lei de Faraday e de Lenz, modelo de corrente eltrica


1. Quando empurramos um m na direo de uma espira (figura a), o agente que causa o movimento do m sofrer sempre a ao de uma fora resistente, o que o obrigar realizao de um trabalho a fim de conseguir efetuar o movimento desejado. a) Explique o aparecimento dessa fora resistente. b) Se cortarmos a espira como mostra a figura (b), ser necessrio realizar trabalho para movimentar o m? 3. Se deslocarmos um m permanente na direo de um solenide, como indica a figura (a), o ponteiro de um galvanmetro ligado ao circuito se mover no sentido indicado. a) Como se explica o movimento do ponteiro do galvanmetro associado ao solenide? b) Indique, nas situaes das figuras (b), (c) e (d), o que acontece com o ponteiro do galvanmetro e o sentido da corrente no fio do solenide.

2. A figura deste exerccio mostra uma espira condutora CDFG, colocada sobre uma mesa horizontal. Um m afastado verticalmente da espira da maneira indicada na figura.

4. Como um transformador? Qual sua funo? 5.Um transformador foi construdo com um primrio constitudo por uma bobina de 400 espiras e um secundrio com 2 000 espiras. Aplica-se ao primrio uma voltagem alternada de 120 volts. a) Qual a voltagem que ser obtida no secundrio? b) Suponha que este transformador esteja sendo usado para alimentar uma lmpada fluorescente ligada ao seu secundrio. Sabendo-se que a corrente no primrio vale i1 = 1,5 A, qual o valor da corrente i2 que passa pela lmpada (suponha que no haja dissipao de energia no transformador)?

a) O campo magntico estabelecido pelo m em pontos do interior da espira est dirigido para baixo ou para cima? b) As linhas de campo criadas pelo m, que atravessam a espira esto aumentando ou diminuindo? c) Ento, o campo magntico que a corrente induzida cria no interior da espira deve estar dirigido para baixo ou para cima? d) Usando a lei de Lenz determine o sentido da corrente induzida na espira.

98

teste seu vestibular...


6. "Os metais de forma geral, tais como o ouro, o cobre, a prata, o ferro, e outros so fundamentais para a existncia da sociedade moderna, no s pelo valor que possuem, mas principalmente pela utilidade que tm." De acordo com a frase acima, e baseado em seus estudos de eletricidade, qual a utilidade dos metais e em que sua estrutura cristalina os auxilia a terem esta utilidade. 7. Ao ligar dois fios de cobre de mesma bitola, porm de comprimentos diferentes, numa mesma pilha, notei que o fio curto esquenta muito mais que o fio longo. Qual a explicao para isto? 1. Uma corrente eltrica que flui num condutor tem um valor igual a 5A. Pode-se, ento, afirmar que a carga que passa numa seco reta do condutor de: a) 1C em cada 5s b) 5C em cada 5s c) 1/5C em cada 1s d) 1C em cada 1s e) 1C em cada 1/5s.

2. Em uma seo transversal de um fio condutor passa uma carga de 10C a cada 2s. Qual a intensidade de corrente neste fio? a) 5A b) 20A c) 200A d) 20mA e) 0,2A

8. Ao ligar dois fios de cobre de mesmo comprimento, porm de bitolas diferentes, numa mesma pilha, notei que o fio mais grosso esquenta mais que o fio mais fino. Qual a explicao para este fato?

3.Uma corrente eltrica de 10A mantida em um condutor metlico durante dois minutos. Pede-se a carga eltrica que atravessa uma seo do condutor. a) 120C b) 1200C c) 200C d) 20C e) 600C

9. A intensidade da corrente que foi estabelecida em um fio metlico i = 400 mA (1mA = 1 miliampre = 10-3A). Supondo que esta corrente foi mantida, no fio, durante 10 minutos, calcule: a) A quantidade total de carga que passou atravs de uma seco do fio. b) O nmero de eltrons que passou atravs desta seco.

4. Uma corrente eltrica de intensidade 11,2 .10-6A percorre um condutor metlico. A carga elementar e = 1,6 . 10-19C. O tipo e o nmero de partculas carregadas que atravessam uma seo transversal desse condutor por segundo so: a) prtons: 7,0 . 1023 partculas. b) ons de metal: 14,0 . 1016 partculas. c) prtons: 7,0 . 1019 partculas.

10. Qual a intensidade de corrente eltrica que passa por um fio de cobre durante 1 segundo, sendo que, por ele, passam 1,6 . 1019 eltrons?

99

d) eltrons: 14,0 . 1016 partculas. e) eltrons: 7,0 . 1013 partculas.

5. No esquema, a fig. (1) representa o movimento aleatrio de um eltron em um condutor. Aps muitos choques, a maior probabilidade do eltron permanecer nas proximidades do ponto (A). Na fig. (2), o condutor est submetido a um campo eltrico. Assim o eltron se arrasta sistematicamente para a direita, durante cada segmento da trajetria. Se o movimento d conforme a descrio, porque o campo eltrico :

7. Aproximando ou afastando um m de uma espira condutora retangular, a variao do fluxo de induo magntica determina o aparecimento de uma corrente eltrica induzida i.

Qual a figura que melhor representa a corrente eltrica induzida? a)( ) A a)( ) horizontal, para a direita b)( ) vertical, para cima c)( ) vertical, para baixo d)( ) horizontal para a esquerda e)( ) diferente dos casos citados acima 6. A lei de Lenz determina o sentido da corrente induzida. Tal lei diz que a corrente induzida: a)( ) surge em sentido tal, que tende a reforar a causa que lhe deu origem. b)( ) surge sempre num sentido que tende a anular a causa que lhe d origem. b)( ) B c)( ) C d)( ) D e)( ) E

8. A figura mostra trs posies secessivas de uma espira condutora que se desloca com velocidade constante numa regio em que h um campo magntico uniforme, perpendicular pgina e para dentro da pgina. Selecione a alternativa que supre as omisses nas frases seguintes: I - Na posio (1), a espira est penetrando na regio onde existe o campo magntico e, consequentemente, est............................ o fluxo magntico atravs da espira. II - Na posio (2), no h ..........................na espira. III - Na posio (3), a corrente eltrica induzida na espira, em relao corrente induzida na posio (1),tem sentido ......................... a)( ) aumentando, fluxo, igual b)( ) diminuindo, corrente, contrrio c)( ) diminuindo, fluxo, contrrio d)( ) aumentando, corrente, contrrio e)( ) diminuindo, fluxo, igual

100

c)( ) aparece num sentido difcil de ser determinado. d)( ) h duas alaternativas certas. e)( ) aparece sempre que alteramos a forma de uma espira

Al,..., pronto. Desculpe, engano!


Nessa aula voc vai aprender como o som transformado em eletricidade e depois recuperado como som

26

Al .... pronto; desculpe ..... engano. Quem no disse uma destas frases ao telefone! Mas quem sabe o que ocorre com a voz que vai e a voz que vem?

101

26

Microfone e Alto-falante
Atividade: Operao desmonte
Arrume um alto-falante usado, que possa ser desmontado mas antes, observe-o e responda as questes a seguir: a. que materiais fazem parte de sua fabricao? b. o que torna o alto falante to pesado? c. qual o elo de ligao entre o cone de papelo e a base? d. agora sim! abra o interior do alto-falante e verifique os demais compomentes

O microfone um dispositivo utilizado para converter o som - energia mecnica em energia eltrica. Os modelos mais comuns possuem um diafragma que vibra de acordo com as presses exercidas pelas ondas sonoras. No microfone de induo, as variaes de presso do ar movimentam uma

Nos microfones mais antigos - os que utilizam carvo - as variaes de presso do ar atingem o p de carvo, comprimindo-o e descomprimindo-o. Este p de carvo faz parte de um circuito eltrico que inclui uma fonte de energia eltrica. A compresso aproxima os gros de carvo, diminuindo a resistncia eltrica do circuito. Desta forma, a corrente eltrica varia de intensidade com o mesmo rtmo das alteraes da presso do ar.

102

bobina que est sob ao de um campo magntico produzido por um m permanente. Nesse caso, com o movimento, surge na bobina uma corrente eltrica induzida devida fora magntica, que atua sobre os eltrons livres do condutor.

A corrente eltrica obtida no microfone, que representa o som transformado, do tipo alternada e de baixa frequncia. Assim, o som transformado em corrente eltrica pode ser representado conforme a figura a seguir.

Os primeiros alto-falantes surgiram entre 1924 e 1925, como equipamento capaz de amplificar o som produzido pelos fongrafos eltricos primitivos.

No alto-falante ocorre a transformao inversa quela do microfone:a corrente eltrica transformada em vibraes mecnicas do ar, reconstituindo o som inicial. Para tanto, necessrio o uso de uma bobina, um cone (em geral de papelo) e um m permanente ou um eletrom. Quando a corrente eltrica, que representa o som transformado, se estabelece na bobina do alto-falante, pelo fato de ela estar sob a ao de um campo magntico criado por um m (ou por um eltrom), a bobina com corrente eltrica fica sob a ao de foras e entra em movimento. A intensidade das foras magnticas depende da intensidade da corrente eltrica que atinge a bobina.

Para melhorar a reproduo e reduzir os efeitos de interferncia, o alto-falante passou a ser montado em caixa acstica.

Como a bobina e o cone esto unidos quando ela entra em movimento, as vibraes mecncias do cone se transferem para o ar, reconstituindo o som que atingiu o microfone.

As caixas acsticas de alta qualidade possuem sempre mais de um alto-falante, para cobrir melhor toda faixa de frequncia audveis. As unidades pequenas (tweeters), com diafragma de apenas 3 a 5 cm, so responsveis pela faixa de frequncia dos sons agudos. Alm do tweeter (uma ou mais unidades), a caixa deve possuir um alto-falante de baixa frequncia (woofer) de 25 cm (10 polegadas) de dimetro, cobrindo a faixa de frequncia que vais aproximadamente 300 a 500 hertz, e uma unidade de frequncia intermediria, de mais ou menos 15cm (6 polegadas) de dimetro, apresenta entre 500 hz e 4 k Hz.

103

Que tal um pouco de som?


As ondas sonoras so variaes da presso do ar, e sua propagao depende assim de um meio material. medida que a onda se propaga, o ar primeiro comprimido e depois rarefeito, pois a mudana de presso no ar que produz o som.
matria temperatura (C) 15 20 20 velocidade (m/s) 1450 5130 6000

exercitando... 1.De que modo o microfone de induo faz a transformao do som em corrente eltrica? 2.Qual o princpio de funcionamento do microfone que usa carvo? 3.Qual o tipo de transformao de energia que ocorre no alto-falante? 4. O som se propaga no vcuo? justifique. 5. Calcule o comprimento de onda de uma onda sonora cuja freqncia 250Hz e se propaga no ar com uma velocidade de 340 m/s. 6.Calcule o comprimento de onda do som do exerccio anterior, admitindo que sua propagao agora se d na gua com uma velocidade de 1400 m/s. 7. As ondas sonoras tem freqncia de 20 a 20.000 Hz. Que valores de comprimento de onda delimitam estas freqncias?

gua ferro granito

Alm da freqncia, as ondas sonoras tambm so caracterizadas pelo seu tamanho ou comprimento de onda. Esse comprimento pode ser calculado por uma expresso que o relaciona com sua freqncia e velocidade de propagao: velocidade = freqncia x comprimento de onda Para se ter uma idia do tamanho das ondas sonoras audveis pelos seres humanos, basta dividirmos o valor da velocidade de sua propagao pela sua freqncia. Assim, para 20Hz, o comprimento da onda sonora ser de 17 metros. J para ondas sonoras de 20.000 Hz, o comprimento da onda ser de 1,7 cm. As ondas sonoras so ondas mecnicas que precisam de um meio material para se pr opagarem, provocando vibrao deste meio no mesmo sentido de sua propagao. Por esta razo, elas so denominadas de ondas longitudinais. O vcuo no transmite o som, pois ele precisa de um meio material para se pr opagar.

As ondas sonoras capazes de ser apreciados pelo ouvido humano tm frequncias variveis entre crca de 20 hertz e 20 000 hertz. A voz feminina produz um som cuja freqncia varia de entre 200 Hz a 250Hz, enquanto a masculina apresenta uma variao de 100 a 125 Hz. Para transmitir a voz humana ou uma msica preciso converter as ondas sonoras em sinais eltricos, e depois reconvert-los em sonoras a fim de que possam ser ouvidas. O primeiro papel desempenhado pelo microfone e segundo pelo alto-falante.

104

No ar temperatura ambiente, o som se propaga com uma velocidade aproximada de 340m/s. J a luz viaja a quase 300.000 km/s. por esta razo que o trovo ouvido depois da viso do relmpago.

Fora e Campo Eltrico


Nesta aula voc vai estudar a interao entre as partculas eletrizadas.

27

Sabemos que a matria formada de partculas eletrizadas embora ela, geralmente, encontra-se no estado neutro.

Como se pode fazer para que as cargas positivas sejam em maior nmero? E para que o nmero maior seja de cargas negativas ? Como a interao entre os objetos eletrizados?

105

27

Fora e Campo Eltrico


Acumulador de cargas As pilhas e baterias, atravs de processos qumicos, separam cargas eltricas, acumulando-as em seus terminais. Porm, no s os processos qumicos realizam essa separao. Utilizando um pequeno recipiente de material isolante (por exemplo, um tubo de plstico acondicionador de filmes fotogrficos), dois colchetes de prender papel, um pedao de bombril, e um pedao de papel alumnio, propomos nesta atividade a construo de um armazenador de cargas, cujo funcionamento baseia-se nos processos de eletrizao por atrito, por contato e por induo.

Procedimentos:
1. Recorte dois pedaos de papel alumnio. Fixe um deles na parede interna do tubo plstico e cole o outro na sua lateral externa. 2. Preencha cerca de 1/3 do tubo com bombril. 3. Abra um dos colchetes, dobre uma de suas extremidades formando um L e prenda-o com fita adesiva lateral externa do tubo sobre o papel alumnio. 4. Perfure a tampa do tubo,passe o outro colchete pelo orifcio e abra suas hastes de forma que possam ter contato com a rea preenchida pelo bombril. 5. Coloque a tampa no tubo e ajuste o colchete de forma que sua altura coincida com do que foi fixado lateral do tubo. 6. Para acumalar cargas eltrica na garrafa, friccione um canudinho de refrigerante (ou pedao de acetato) com um pedao de papel higinico ou pano seco, a fim de eletriz-lo. Segure o tubo pela parede lateral e passe o plstico eletrizado na "cabea" do colchete para transferir carga eltrica do plstico para o colchete. Com esse procedimento este capacitor est "carregado".

106

7. Aproxime lentamente o colchete fixo parede externa da "cabea" do outro preso tampa do tubo. O que ocorre? voc tem alguma explicao para isto? 8. Tanto as baterias como as pilhas acumulam cargas eltricas, baseados no processo de separao de cargas. O que os diferencia?
*Adaptao da contruo proposta na Revista de Ensino de Cincias, FUNBEC, n. 16,set/1986

Quando o canudo atritado com o papel higinico ou pano seco, provocamos sua eletrizao. Nesta situao, o plstico eletrizado transfere cargas eltricas para o colchete da tampa, quando estabelecemos o contato entre eles. Tais cargas so transferidas para a parte interna atravs dos materiais condutores de eletricidade. Repetindo-se vrias vezes esse procedimento, pode-se acumular uma certa quantidade de cargas. Essa eletrizao provoca uma outra separao de cargas eltricas na haste lateral, s que de sinal contrrio quela que lhe deu origem. Ao fazermos a aproximao entre a extremidade lateral e o colchete, estabelecemos uma forte atrao eltrica entre cargas de sinais opostos, que permite o movimento das cargas negativas atravs do ar. Tais cargas ionizam as molculas presentes no ar, que emitem luz ( a fasca).

Cada carga possui seu campo eltrico e a relao entre os dois no pode ser modificada de nenhum modo. Com isso queremos dizer que a relao entre uma carga e o seu campo no se modifica quando colocamos ou retiramos outras cargas eltricas na mesma regio do espao. O campo eltrico uma grandeza vetorial e, portanto, deve ser caracterizado por intensidade, direo e sentido. A intensidade do campo eltrico de uma carga puntiforme* em repouso diminui com a distncia. A direo do campo de uma carga puntiforme radial, ou seja, num determinado ponto o campo tem a direo da reta que une esse ponto carga. Essas duas caractersticas, intensidade e direo do campo eltrico so as mesmas para cargas positivas e negativas. Entretanto, o sentido do campo eltrico depende do tipo de carga considerado: para uma carga positiva o campo radial e diverge da carga, e para uma negativa ele radial e converge para ela.** Quando uma outra carga eltrica q colocada no campo eltrico criado por uma carga Q. o campo eltrico criado pela carga Q atua sobre a carga q exercendo nela uma fora F. O sentido da fora eltrica sobre a carga q ser o mesmo do campo eltrico se esta carga for do tipo positiva. Se a carga q for do tipo negativa, o sentido da fora eltrica sobre ela ser oposto ao campo eltrico. Qualquer carga tem o seu prprio campo eltrico e desse modo a carga Q imersa no campo da carga q tambm sofre a ao desse campo. Isso explica a atrao ou a repulso entre dois corpos eletrizados.
*Uma carga denominada puntiforme quando o objeto em que est localizada possui dimenses muito pequenas em relao distncia que o separa de outros objetos.

Um pouco mais alm

(nada a ver com Matusalm)

Uma carga eltrica possui sempre em torno de si um campo eltrico. Esse campo uma propriedade da carga. Ela sempre traz consigo seu campo , sendo impossvel separlos. Pode-se pensar no campo eltrico como sendo uma parte real, mas no material de uma partcula carregada que a envolve, preenchendo todo o espao que a circunda. O conceito de campo eltrico podemos entender como sendo uma "aura" que envolve a carga eltrica. No existe carga eltrica sem campo. Por exemplo, quando damos "um puxo" em uma carga fazemos com que ela se mova, o campo eltrico tambm arrastado junto com a carga.O campo eltrico de uma carga eterno, sendo, por isso, incorreto pensar que uma carga emite campo eltrico. Essa idia pode ser melhor compreendida com uma comparao entre um frasco de perfume e a carga eltrica.

**O sentido "convergente" ou "divergente" para o campo eltrico das cargas positivas e negativas mera conveno.

107

A lei de Coulomb
O campo eltrico de uma carga est associado a sua "capacidade" de poder criar foras eltricas sobre outras cargas eltricas. Essa capacidade est presente em torno de uma carga, independente de existirem ou no outras cargas em torno dela capazes de "sentir" esse campo. O campo eltrico E em um ponto P, criado por uma carga Q puntiforme em repouso, tem as seguintes caractersticas: - a direo dada pela reta que une o ponto P e a carga Q. - o sentido de E aponta para P se Q positiva; e no sentido oposto se Q negativa. - o mdulo de E dado pela expresso: E = K .
Q d
2

exercitando ...
1.Representar as foras eltricas em cada situao: a. b. c.

2. Determine a intensidade da fora de repulso entre duas cargas iguais a 1C, que se encontram no vcuo, distanciadas em 1m.

3. Trs corpos com cargas eltricas iguais so colocadas como indica a figura abaixo.A intensidade da fora eltrica que A exerce em B de F = 3,0 . 10-6 N: Determinar a instensidade da fora eltrica: a) que C exerce em B b) resultante no corpo B 4. Podemos eletrizar um objeto neutro atravs do atrito com outro objeto neutro, ou atravs de um objeto carregado. possvel eletrizarmos um objeto sem atrito ou contato? Como? 5. Analise o texto a seguir e diga se verdadeiro ou falso:

onde K uma constante que no SI e vale: 9.109 N.m2/C2.

A intensidade da fora eltrica entre duas cargas Q e q dada pela expresso que representa a lei de Coulomb;
F = K. Q. q d
2

onde d a distncia entre as cargas. Quando uma carga eltrica Q est imersa num campo eltrico E, o valor da fora eltrica que age sobre ela dada por: F = Q.E No sitema internacional de unidades, a fora medida em newton (N), a carga eltrica em coulomb (C) e o campo eltrico em newton/coulomb (N/C).

108

"O fato de uma carga poder exercer fora sobre a outra atravs do campo est de acordo com o princpio de ao e reao (3a lei de Newton). Segundo este princpio, podemos considerar as foras F e F' como par de ao e reao que tem, portanto, o mesmo mdulo, porm sentidos opostos, alm de estarem aplicados a corpos diferentes.."

A interao eltrica e seu papel no mundo


Voc vai ver a importncia da interao de natureza eltrica no mundo que nos cerca

28

(des)Acredite se puder!!!!! Sem exagero, todas as propriedades do mundo material que nos cerca devem-se s interaes eltricas! Difcil de aceitar? Voc mesmo poder verificar lendo as pginas a seguir.
109

28

A interao eltrica e seu papel no mundo


A eletricidade est muito mais presente em nossa vida que podemos pensar. Voc consegue enxergar as letras deste livro por que elas so capazes de "desviar" a luz emitida por alguma fonte: o Sol, as lmpadas... . Isso ocorre porque as cargas eltricas tm a capacidade de 'desviar' a luz. Durante o processo de impresso desse livro, cada letra fixada no papel devido a foras eltricas. O papel constitudo de fibras e ele no se desfaz porque elas esto presas entre si por foras de origem eltrica. Da mesma forma, a solidez de cadeira que voc senta como a de todos os objetos da sala em que voc se encontra devida a foras de natureza eltrica. Mesmo o oxignio que respiramos incorporado ao sangue por meio de foras eltricas. Essas foras tambm esto presentes na transformao dos alimentos, na transmisso dos sinais nervosos, no funcionamento de cada clula ... Todos os sentidos funcionam base de foras eltricas! Em resumo, todas as foras percebidas e sentidas por ns tm origem eltrica, com excesso da fora gravitacional ou peso. Ainda no est convencido? Ento vejamos... Para orientar o pensamento procure imaginar como ficaria o seu planeta e depois o sistema solar. Procure representar as imagens que lhe vieram cabea por meio de desenhos.

Desafio n 01

110

IMAGINE UMA SITUAO HIPOTTICA EM QUE NS PUDSSEMOS "DESLIGAR" A FORA GRAVITACIONAL NO SISTEMA SOLAR, DEIXANDO INALTERADAS AS FORAS ELTRICAS. QUE MUDANAS OCORRERIAM AO NOSSO MUNDO?

A Terra se desligaria do Sistema Solar e sairia numa trajetria reta com movimento uniforme ( Lei da Inrcia). Devido rotao em seu prprio eixo, todos os objetos da sua superfcie, incluindo a atmosfera e ns prprios, seriam lanados tangencialmente e dispersariam-se pelo espao. A Terra perderia sua forma esfrica. Os objetos lanados no espao, entretanto, no se desagregariam.

Desafio n 02

A PARTIR DE AGORA VAMOS INVERTER A SITUAO: IMAGINE O QUE ACONTECERIA COM A TERRA SE
MANTIVERMOS A FORA GRAVITACIONAL E

"DESLIGSSEMOS" AS FORAS ELTRICAS.


Para orientar o seu pensamento no esquea que os tomos so constitudos de partculas eletrizadas e que isso possibilita no somente a estabilidade deles bem como a unio entre eles.

Uma vez que so as foras eltricas que predem o ncleo atmico aos eltrons, se desligarmos tais foras os eltrons se despreenderiam. Desse modo, os tomos,as molculas e os corpos slidos dexariam de existir. Os ncleos atmicos continuariam a existir, porque o que mantm os prtons ligados uns aos outros e aos nutrons uma outra fora, de natureza tambm atrativa denominada de fora forte. Como resultado desse processo, a Terra se tornaria um grande aglomerado de ncleos atmicos, cujo volume ocupado seria muito menor. Isso explicado pelo fato de que um ncleo atmico cerca de

100.000 vezes menor que o tamanho do tomo.


Desafio n 03

SE AS FORAS ELTRICAS FOSSEM DESLIGADAS, A MASSA DA TERRA SOFRERIA ALTERAO???


Para responder a esse desafio procure levar em conta as massas das partculas que constituem o tomo. Lembre-se que os prtons e os nutrons tm massa praticamente iguais e que a massa do eltron cerca de

menor que a massa de um prton.


Sendo assim,

1840 vezes 111

a massa do ncleo atmico representa 99,99% da massa do tomo!

A interao eltrica e os aglomerados de matria


Os eltrons esto "presos" ao ncleo devido s foras eltricas. Tais foras so atrativas j que as cargas eltricas dos prtons e dos eltrons so de tipos diferentes. devido tambm interao eltrica que os tomos se juntam formando molculas, que representam a menor parte de uma substncia. Estas, por sua vez, ligam-se umas s outras, tambm por foras atrativas de natureza eltrica. Assim sendo, tais foras que so responsveis pela coeso e propriedades elsticas dos slidos, pelas propriedades dos lquidos como a viscosidade e tambm pelas propriedades dos gases.

Desafio n 04

PORQUE NO OBSERVAMOS OS EFEITOS ASSOCIADOS AOS CAMPOS ELTRICO NOS MATERIAIS?


O papel desta folha, por exemplo, formado por cargas eltricas que interagem entre si: os prtons se repelem enquanto os prtons atraem os eltrons. O mesmo se pode falar para os outros tipos de materiais. No estado neutro, a quantidade de prtons igual a de eltrons e no sentimos a presena dos campo eltricos criados por tais cargas eltricas. Por que isso acontece? Podemos pensar que os campos eltricos criados por estas cargas esto "escondidos" uma vez que as quantidades destas cargas so iguais. Os tomos so muito pequenos e uma certa distncia, os eltrons parecem estar muito prximos dos prtons. Isso faz com que o campo eltrico de um seja praticamente encoberto pelo campo do outro. Sendo assim, embora o campo eltrico das partculas que formam o tomo influencie as dos tomos vizinhos, formando molculas, ele no percebido a grandes distncias, quando comparadas ao tamanho do tomo.

RAPIDINHAS

E BOAS

a. os gases no tm forma nem volume, conforme j estudamos. Explique, utilizando a idia de interaes eltricas entre as molculas e entre as partculas que formam os tomos.

AGORA,

penLTIMA...

112

b. a olho n temos a sensao que uma folha de papel um contnuo de matria. E do ponto de vista atmico?

Quando ocorre eletrizao por atrito, pode-se perceber a presena dos campos eltricos produzidos pelos prtons e eltrons. Como se explica?

Exerccios: geradores e
outros dispositivos ( 2 parte)
a

29

EEEEEEECCO XXXXXXRIS
( Processos de separao de cargas eltricas, lei de Coulomb)

Vamos fazer uma reviso do que voc aprendeu sobre as pilhas, baterias e as propriedades eltricas da matria

113

29

Exerccios: processos de separao de cargas eltricas, lei de Coulomb


1. Um estudante possui um rdio que funciona com uma voltagem constante de 6 V. a) Quantas pilhas secas deve o estudante associar em srie para fazer funcionar o seu rdio? b) Faa um desenho mostrando como deve ser a disposio das pilhas na associao feita pelo estudante. 2. Qual o tipo de corrente fornecida pelas companhias eltricas s nossas residncias? 3) Descreva como montada uma baterria de automvel. 4. Quando ligamos os plos de uma bateria por meio de um fio condutor, qual o sentido: a) da corrente que passa neste fio? b) do movimento dos eltrons livres? 5. Os dnamos. os alternadores e os acendedores de fogo sem fio, podem ser classificados como fontes de eneergia eltrica. a. explique por que isso correto. b. quais as transformaes de energia envolvidas. 6. Quais as maneiras pelas quais podemos eletrizar objetos inicialmente neutros. Explique cada um deles. 7. Tomar choque eltrico ao passar pelo tapete ou ao deslizar sobre o assento do automvel uma experincia bastante comum. a. explique porque isso ocorre. 9. Segundo a Lei de Coulomb, o valor da fora eltrica entre duas cargas : I. proporcional ao produto das cargas; II. proporcional distncia entre as cargas; III. inversamente proporcional ao quadrado da distncia entre as cargas; IV. inversamente proporcional ao produto das cargas Das quatro airmaes acima, esto ERRADAS: a. I e III b. II e IV c. II e III d. I,II e IV e. I e II 10. Apesar de a olho n parecer "cheio" um pedao de matria na verdade um aglomerado de tomos na escala microscpica, onde prevalece o vazio. a. a afirmao acima verdadeira ou falsa? justifique. b. explique ento por que podemos colocar um objeto sobre outro e ele assim permanece. 8. A respeito do acumulador de cargas construdo na aula 27, responda? a. qual ou quais os processos de eletrizao envolvidos? b. como se explica o surgimento da fasca eltrica?

114

b. por que esse efeito no ocorre quando se est parado sobre o tapete?

11. As figuras abaixo ilustram o campo eltrico criado por uma ou duas cargas prximas. Identifique o sinal de cada carga. a.

teste seu vestibular...


1. Um on imerso num campo eltrico ficar: a)( ) sempre sujeito ao de uma fora magntica. b)( ) sob a ao de fora eltrica, sempre que estiver em movimento. c)( ) sob a ao de fora eltrica, qualquer que seja sua posio em relao linhas de campo. d)( ) sob a ao de fora eltrica, se estiver em movimento no paralelo s linhas de campo.

b.

2. A corrente eltrica que passa por um fio metlico: a)( ) s produz campo eltrico. b)( ) s produz campo magntico no interior do fio. c)( ) apresenta no condutor o efeito joule e produz um campo magntico ao seu redor. d)( ) produz campo magntico somente se a corrente for varivel. e)( ) n.d.a.

c.

3. Uma partcula eletrizada tem 3 gramas de massa e carga eltrica 3. 10-9 C. Ela est em repouso sob a ao do campo eltrico e do campo gravitacional terrestre. Considerando que g= 10m/s2, responda: a. qual deve ser a direo e sentido do campo eltrico? justifique. b. qual o valor da fora eltrica que age sobre a carga? c. qual o valor do campo eltrico na regio onde se encontra a carga?

115

4. Trs esferas de isopor, M, N e P, esto suspensas por fios isolantes. Quando se aproxima N de P, nota-se uma repulso entre estas esferas; quando se aproxima N de M, nota-se uma atrao. Das possibilidades apontadas na tabela abaixo, quais so compatveis com as observaes?
POSSIBILIDADE

a. duplicar a distncia entre elas; b. quadruplicar a distncia entre elas; c. dividir por dois a distncia entre elas; d. dividir por quatro a distncia entre elas; e. duplicar o valor de Q ou de q. 7. O ponto O est imerso numa regio onde h um campo eltrico produzido por duas placas I e II. Qual dos vetores melhor representa o campo eltrico nesse ponto? a. I .O II -

M + zero +

N + + -

P + zero + -

1 2 3 4 5

d.

n.d.a

b.

e.

5. Se um condutor eletrizado positivamente for aproximado de um condutor neutro, sem toc-lo, podese afrmar que o condutor neutro: a. conserva sua carga total nula, mas atrado pelo eletrizado. b. eletriza-se negativamente e atrado pelo eletrizado. c. eletriza-se positivamente e repelido pelo eletrizado. d. conserva a sua carga total nula e no atrado pelo eletrizado. e. fica com a metade da carga do condutor eletrizado

c.

8.Trs pequenas esferas esto carregadas eltricamente com cargas q1,q2 e q3 e alinhadas sobre um plano horizontal sem atrito, conforme a figura.

Nesta situao elas encontram-se em equilibrio. A carga da esfera q2 positiva e vale 2,7.10-4 C. a. detemine os sinas das outras cargas . b. calcule os valores de q1 e q3 . c. se q1 e q3 forem fixas o que ocorrer com q2 ?

116

6. Duas cargas eltricas Q e q se atraem com uma fora eltrica F. Para quadruplicar a fora entre as cargas, necessrio:

Vous aimerez peut-être aussi