Vous êtes sur la page 1sur 3

Esse artigo demonstra como solucionar os problemas de quebra de disco em um servidor, Dependendo dos servios que esto sendo

rodados no servidor, geralmente acesso banco de dados, e-mail, sistema corporativos, etc, no seria legal perder todo esse contedo por causa de uma falha de disco rgido, e por isso empresas de mdio a grande porte investem em sistemas de "tolerncia falhas" ou seja, o Sistema RAID. Uma das melhores solues para tolerncia falhas para seu servidor o Sistema RAID. Definio de RAID: RAID significa "Redundant Array of Inexpensive Disks". Pesquisadores da Universidade de Berkeley na Califrnia foram os que publicaram um estudo definindo o RAID, as suas caractersticas e tecnologias. Atualmente existem onze tipos de RAID: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 10, 53 e 0+1. Abaixo esto as descries dos RAID mais utilizados: RAID 0 - striping sem tolerncia falha Este nvel tem o nome de "striping". Os dados do computador so divididos entre dois ou mais discos rgidos, o que oferece uma alta performance de transferncia de dados, porm no oferece segurana de dados, pois caso haja alguma pane em um disco rgido, todo o contedo gravado neles ir ser perdido. O RAID 0 pode ser usado para se ter uma alta performance, porm no indicado para sistemas que necessitam de segurana de dados. possvel usar de dois a quatro discos rgidos em RAID 0, onde os mesmos sero acessados como se fosse um nico disco, aumentando radicalmente o desempenho do acesso aos HDs. Os dados gravados so divididos em partes e so gravados por todos os discos. Na hora de ler, os discos so acessados ao mesmo tempo. Na prtica, temos um aumento de desempenho de cerca de 98% usando dois discos, 180% usando 3 discos e algo prximo a 250% usando 4 discos. As capacidades dos discos so somadas. Usando 4 discos de 10 GB, por exemplo, voc passar a ter um grande disco de 40 GB. Este modo o melhor do ponto de vista do desempenho, mas ruim do ponto de vista da segurana e da confiabilidade, pois como os dados so divididos entre os discos, caso apenas um disco falhe, voc perder os dados gravados em todos os discos. importante citar que neste nvel voc deve usar discos rgidos idnticos. at possvel usar discos de diferentes capacidades, mas o desempenho ficar limitado ao desempenho do disco mais lento.

RAID 1 (mirror e duplexing) O RAID 1 tambm conhecido como "espelhamento", ou seja, os dados do computador so divididos e gravados em dois ou mais discos ao mesmo tempo, oferecendo, portanto, uma redundncia dos dados com segurana contra falha em disco. Esse nvel de RAID tende a ter uma demora maior na gravao de dados nos discos, pelo fato da replicao ocorrer entre os dois discos instalados, mais sua leitura ser mais rpida, pois o sistema ter duas pontes de procura para achar os arquivos requeridos. Neste nvel so utilizados dois discos, sendo que o segundo ter uma cpia idntica do primeiro, ou seja, um CLONE. Na prtica, ser como se existisse apenas um nico disco rgido instalado, pois o segundo seria usado para espelhamento dos dados gravados no primeiro - mas caso o disco principal falhe por qualquer motivo, voc ter uma cpia de segurana armazenada no segundo disco. Este o modo ideal se voc deseja aumentar a confiabilidade e a segurana do sistema. Um detalhe importante em RAID 1 que, caso os dois discos estejam na mesma IDE, (1 em master e o 2 em slave), voc teria que resetar o micro caso o primeiro disco quebrar, usando um disco por IDE a placa far a troca automaticamente, sem necessidade de reset. RAID 10 (mirror e striping com alta performance) O RAID 10 pode ser usado apenas com 4 discos rgidos. Os dois primeiros trabalharo em modo Striping (aumentando o desempenho), enquanto os outros dois armazenaro uma cpia exata dos dois primeiros, mantendo uma tolerncia falhas. Este modo na verdade uma juno do RAID 0 com o RAID 1 e muito utilizado em servidores de banco de dados que necessitem alta performance e tolerncia falhas. RAID 0+1 (alta performance com tolerncia) Ao contrrio do que muitos pensam, o RAID 0+1 no o mesmo que o RAID 10: embora ambos exijam no mnimo quatro discos rgidos para operarem e funcionam de uma maneira similar, o RAID 0+1 e tem a mesma tolerncia falha do RAID 5. No RAID 0+1, se um dos discos rgidos falhar, ele se torna essencialmente um RAID 0 RAID 2 (ECC) Este nvel de RAID direcionado para uso em discos que no possuem deteco de erro de fbrica. O RAID 2 muito pouco usado uma vez que os discos modernos j possuem de fbrica a deteco de erro no prprio disco.

RAID 3 (cpia em paralelo com paridade) O RAID 3 divide os dados, a nvel de byte, entre vrios discos. A paridade gravada em um disco em separado. Para ser usado este nvel, o hardware dever possuir este tipo de suporte implementado. Ele muito parecido com o RAID 4.

RAID 4 (paridade em separado) O RAID 4 divide os dados, a nvel de "blocos", entre vrios discos. A paridade gravada em um disco separado. Os nveis de leitura so muito parecidos com o RAID 0, porm a gravao requer que a paridade seja atualizada toda as vezes que ocorrerem gravaes no disco, tornando-a mais lenta a gravao dos dados no disco. O RAID 4 exige no mnimo trs discos rgidos. RAID 5 (paridade distribuda) O RAID 5 comparvel ao RAID 4, mas ao invs de gravar a paridade em um disco separado, a gravao distribuda entre os discos instalados. O RAID 5 aumenta a velocidade em gravaes de arquivos pequenos, uma vez que no h um disco separado para a paridade. Porm como o dado de paridade tem que ser distribudo entre todos os discos instalados, durante o processo de leitura, a performance dever ser um pouco mais lenta que o RAID 4. O RAID 5 exige no mnimo trs discos rgidos. Existem outros RAID que so utilizados em menor escala e/ou so baseados naquele acima mencionados: RAID 6 (dupla paridade) essencialmente uma extenso do RAID 5 com dupla paridade RAID 7 (altssima performance) As informaes so transmitidas em modo assncrono que so controladas e cacheadas de modo independente. obtendo performances altssimas. RAID 53 (alta performance) essencialmente um RAID 3 com cinco discos rgidos Com certeza pode-se afirmar que o Sistema de arquitetura RAID o mais utilizado entre empresas que querem manter segurana de dados em seus servidores. Algumas solues so bastante caras, mas permitem um nvel de segurana compatvel com o investimento realizado.

Autor original: Danilo Montagna Direitos Autorais: Danilo Montagna

Fonte - BABOO - http://www.baboo.com.br/

Vous aimerez peut-être aussi