Vous êtes sur la page 1sur 15

1

O que afiao?
Afiao a operao de dar forma e perfilar arestas de ferramentas novas (ltima fase do processo de fabricao) e de restaurar o corte ou o perfil de ferramentas desgastadas pelo uso. A afiao das ferramentas feita som ente nas superfcies que determinam os ngulos de ataque, de cunha e sada. Ferramentas de corte monocortantes: uma aresta de corte (ferramentas de torno e de plaina) Ferramentas de corte policor tantes: vrias arestas de corte (fresas, brocas e serras). Especificao do rebolo Para o ao-carbono e ao rpido, utilizar o rebolo de xido de alumnio, para fazer a afiao. Para o metal duro utilizar o rebolo de carboneto de silcio. A afiao A afiao das ferramentas monocortantes (torno, plaina) pode ser feita manualm ente ou em mquinas. Quando manual, o resultado depende da habilidade do operador. As ferram entas policortantes so afiadas em mquinas especiais, sendo impossvel afi-las manualmente. Nessas mquinas possvel afiar todo tipo de fresas: cilndricas, angulares, com dentes postios, etc. A afiao necessria para que a broca m antenha um bom poder de corte do material e para que suas arestas ou fios cortantes fiquem simtricos em relao ao eixo da broca. s vezes, necessrio afiar ferramentas de corte com trs tipos de operaes: desbaste, semi-acabamento e acabamento, utilizando-se rebolos diferentes em cada operao. Operao de afiar No caso que se queira apenas reavivar arestas cortantes de uma ferramenta. Nesse caso, pode-se fazer apenas uma afiao manual utilizando esmeril ou uma pedra abrasiva. Se for preciso afiar fresas por m eio de rebolo: Para essa operao, preciso levar em conta que cada dente da fresa limitado por duas superfcies ativas: uma de sada e uma de incidncia. O dente da fresa deve se manter numa mesma posio em relao ao rebolo. Durante a afiao, a mesa acionada pelo operador com movimentos rpidos de vaivm. A fresa deve ser m antida constantemente apoiada na guia da mquina afiadora.

AT411 Proc ess os de cort e Prof. Iv an Vens on

AFIAO FERRAMENTAS DE CORTE DEVEM SER AFIADAS QUANDO... Quando a qualidade da superfcie da pea trabalhada no m ais satisfatria. Quando a extenso da marca de desgaste (VB) nas costas do gume de corte for superior a 0,2 mm. Aberturas so encontradas no gum e de corte. O servio de acordo com o m aterial constituinte da pea: ao de alta liga, stellite, m etal duro ou diamante.

AT411 Proc ess os de cort e Prof. Iv an Vens on

DESGASTE DO GUME DE CORTE


1) DESG ASTE EM SERRAS P AR A REDUO DA M ADEIRA a) Desgaste do gume de corte (metal duro) Desgaste mecnico e qumico causam boleam ento nos gumes de corte do dente da serra. Processando madeira mida (estado verde) o desgaste qumico aproximadamente o mesmo do desgaste mecnico. Empregando graduaes de carboneto de tungstnio (metal duro) com ligas especiais, o desgaste qumico pode ser reduzido. Entretanto, o setor madeireiro processa madeira seca, onde o desgaste mecnico predomina. b) Lascas e fraturas no gume de corte (metal duro) Objetos duros estranhos, com o partculas minerais inseridos nas peas a serem trabalhadas, ocasionam lascas nos gumes de corte e a deteriorao da qualidade de corte, elevando as foras de cisalham ento ao mesmo tempo. As pontas formadas podem cortar, contudo, devido a razo de alimentao, o desgaste do gum e e as f oras de corte aum entam consideravelm ente. Quando a altura do dente alta dem ais, pode ocasionar a obstruo do fundo do dente e a quebra do mesmo do corpo da serra.

AT411 Proc ess os de cort e Prof. Iv an Vens on

4 c) Quebr a do corpo da lmina de serra (m etal duro) O gume de corte altam ente pressurizado e o corpo da lmina de serra causam vibraes, devido ao aumento da perda do fio de corte, do elevado avano do dente ou do stress desigual. Isto pode causar fissuras no fundo do dente ou f endas excntricas. Elevado e desigual stress ocorre quando o gume de corte induz ao flexionam ento, lascamento ou cisalhamento do corpo da ferramenta. d) Desgaste do gume de corte em metal duro diamantado (diamante policristalizado - PKD) Desgaste mecnico de peas de trabalho uniform e causam boleamento nos gumes de corte de dentes de serra. Alm do boleamento, pequenas lascas podem ocorrer devido a objetos estranhos presentes em determinados derivados de madeira quando so processados. Boleamento dos gum es secundrios do dente de serra pode induzir um reduzido tem po de performance (durao) e a deteriorao na qualidade do gum e e do corte. Ao desgaste lateral superior no ngulo de sada do dente. Conseqncia projeo lateral do dente inferior; perda da largura de corte; custos de retificao mais elevados.

AT411 Proc ess os de cort e Prof. Iv an Vens on

5 e) Lascas e fraturas no gume de corte em metal duro diamantado (diamante policristalizado - PKD) Minerais duros ou objetos metlicos ocasionam lascas no gume de cort e e a deteriorao na qualidade de corte. Lascas no gume de corte tambm podem ser causadas pela ineficiente extrao de resduo (fluxo de cavaco). Extrem a perda do gume de corte e lascas ocasionam elevadas foras de corte e, conseqentemente, a quebra do corpo da lmina de serra. As condies dos gum es de corte e o corpo das lminas de serra devem ser checados regularmente. Quando o tem po de desempenho aumenta as ferram entas devem ser reafiadas por especialistas.

AT411 Proc ess os de cort e Prof. Iv an Vens on

6 2) DESG ASTE EM FERRAMENT AS DE CORTE TIPO HOGGER a) Desgaste do gume de corte (metal duro) Quando se processa m adeira slida ou produtos derivados de madeira, com ou sem revestimento, os dentes da ferram enta de corte sofrem desgaste mecnico e qumico. A qualidade da superfcie determina o tam anho da abraso do gume de corte. Dentes extrem amente gastos requerem afiao adicional e reduzem o nm ero de afiaes possveis de serem feitas na ferramenta.

b) Destruio do gume de corte causado por uso imprprio (metal dur o) Se a relao do nmero de dentes com a razo de alimentao estiver errada, as foras de corte tornam-se elevadas demais em madeira slida, principalm ente em madeiras com alto teor de umidade. Tal condio entope a garganta do dente e, conseqentemente, ocorre a destruio do dente de serra.

AT411 Proc ess os de cort e Prof. Iv an Vens on

7 c) Destruio do gume de cor te devido ao over-str ess (metal duro) Se o material a ser removido superior largura da ferramenta de corte tipo hogger, a pastilha de metal duro destruda pelo over-stress. A exteno do corte deve ser sempre inferior a largura do corte da ferramenta.

d) Desgaste do gume de corte em metal duro diamantado (diamante policristalizado PKD) A figura apresenta um gum e de corte sem fio devido abraso mecnica resultante do processamento em m ateriais uniform es (Ex.: MDF). A retirada da incrustao de resina na lateral dos dentes deve ser feita entre os intervalos de afiao, pois desta maneira a performance ou durao torna-se superior, pois evita uma perda de relevo lateral do dente. A exteno do desgaste deve estar entre 0,2 a, no mximo, 0,3 mm.

AT411 Proc ess os de cort e Prof. Iv an Vens on

e) Desgaste do gume de corte e formao de camada de resina (diamante policristalizado PKD) Alm do desgaste do gume de corte, tambm se forma uma camada lateral de adesivo devido a poeira de adesivo e das partculas de madeira quando o material a ser trabalhado possui um alto teor de resina e/ou quando a ferramenta de corte utilizada por um longo perodo de tempo sem ser limpa. Isto leva a um aumento da fora de corte e a uma m qualidade de superfcie trabalhada, alm de um tem po de performance (durao) consideravelm ente inferior.

f) Destruio do gume de corte (diamante policristalizado PKD) Os gumes de corte podem ser destrudos quando as peas a serem trabalhadas contm alto teor de areia com dimetro de 2 a 3 mm, ou que contenham partculas m etlicas. Este tipo de material no recomendado por ser muito problemtico.

AT411 Proc ess os de cort e Prof. Iv an Vens on

9 Manuteno e reafiao de ferramentas de corte para madeira. Como afiao, se entende principalmente a retificao do gume da ferramenta, que tambm denominado geom etria de corte da ferramenta. A afiao de ferramentas de ao rpido diferente da afiao de ferram entas de metal duro (Norma DIN 8085). Para afiao de discos de serra calados com metal duro foram desenvolvidas mquinas automticas que trabalham com leo refrigerante. Espcies de afiao a) Afiao a seco: desvantagens: pela presso ou oscilao excessiva podem aparecer trincas ou perda de dureza (destempera). Pode acontecer aquecimento exagerado. b) Afiao com leo refrigerante: Vantagens: sem nenhum aquecimento, sem trincas ou perda de dureza da ferramenta. Desvantagem: m visibilidade da afiao; quando o leo refrigerante for insuficiente tambm causar trincas na ferramenta. Cuidados de manuteno e afiao de serras circulares A primeira etapa para a afiao de uma ferram enta sua limpeza. Equipam entos disponveis: afiadora automtica ou uma mquina universal manual de afiao. O desgaste nunca deve ser superior a 0,2 mm por gume de ferramenta. O desgaste normal deve ser, no mxim o, de 0,2 mm no ngulo de sada e 0,05 mm no ngulo de ataque da pastilha. Etapas da afiao Retificao da periferia da ferramenta; Operao para igualizar e retificar os dentes Retificao das costas dos dentes da serra circular (rebaixamento do corposuporte) Afiao do ngulo de ataque (peito do dente); Afiao do ngulo de sada (costa do dente); Mquinas para afiar ferramentas Retfica universal Uma retfica universal com todos os acessrios resolve a maioria dos problem as de afiao de ferramentas de corte para m adeira e seus derivados. Ela deve ser um a mquina de alta preciso, na qual se possa fixar vrios acessrios com regulagens rpidas. equipada para afiar serras circulares, fresas retas e de perfil, brocas de todos os tipos, fresas de haste, cabeotes para plainas moldureiras, facas para plainas.

AT411 Proc ess os de cort e Prof. Iv an Vens on

10

AT411 Proc ess os de cort e Prof. Iv an Vens on

11

AT411 Proc ess os de cort e Prof. Iv an Vens on

12

Afiadeiras para serras circulares Pode-se afiar muito bem uma serra circular utilizando todas as regulagens num a afiadeira simples. As mquinas especiais, ou seja, as automticas soteis quando a empresa necessitar afiar m aior quantidade de serras circulares.

AT411 Proc ess os de cort e Prof. Iv an Vens on

13

AT411 Proc ess os de cort e Prof. Iv an Vens on

14

Afiadeiras para facas e navalhas de plainas As facas para plainas podem ser afiadas com o chanfro em forma cncava ou reta. Os ngulos mais corretos podem variar de 40 a 45

AT411 Proc ess os de cort e Prof. Iv an Vens on

15

AT411 Proc ess os de cort e Prof. Iv an Vens on

Vous aimerez peut-être aussi