Vous êtes sur la page 1sur 3

( ( ( ( ( Disciplina: Clculo I Turma: Alunos (as):

) 1 Parcial (x) 2 Parcial ) Recuperao ( ) Exame Final/Certificao ) Exerccios ( ) Prova Modular ) Avaliao Substitutiva ) Aproveitamento Extraordinrio de Estudos Professor: Grupo de Clculo I Data:

Nota:

Trabalho de Clculo I (Engenharias)

Perodo: 2010-2

Taxas de Variao Relacionadas


Introduo:

Quando bombeamos ar para dentro de um balo, tanto o volume como o raio do balo crescem, e suas taxas de crescimento esto relacionadas. Mais muito mais fcil medir diretamente a taxa de crescimento do volume do que a do raio. Em um problema de taxas relacionadas, o objetivo calcular a taxa de variao de uma grandeza em termos da taxa de variao da outra (que pode ser medida mais facilmente). O procedimento achar uma equao que relacione as duas grandezas e ento usar a Regra da Cadeia para diferenciar ambos os lados em relao ao tempo.

Vamos mostrar um exemplo para facilitar a compreenso: Est sendo bombeado ar para dentro de um balo esfrico, e seu volume cresce a uma taxa de 100 cm3 / s . Quo rpido o raio do balo est crescendo quando o dimetro 50 cm ? Soluo: Vamos comear identificando duas coisas: a informao dada: a taxa de crescimento do volume do ar 100 cm3 / s e o que foi pedido: a taxa de crescimento do raio quando o dimetro 50 cm . Para expressar matematicamente essas grandezas vamos introduzir a seguinte notao: V o volume do balo e r o seu raio. A chave est em lembrar-se de que taxas de variao so derivadas. Neste problema, o volume e o raio so ambos funes do tempo t . A taxa de crescimento do volume em
RQ 0501 Rev. 12 Pgina 1 de 3

dV dr , e a taxa de crescimento do raio . Podemos, dt dt portanto, reapresentar o que foi dado e pedido como a seguir:

relao ao tempo a derivada

Dado:

dV = 100 cm3 / s . dt dr quando r = 25 cm . Pedido: dt

Para conectar uma esfera:

dV dr e primeiro relacionamos V e r pela frmula para o volume de dt dt 4 V = . .r 3 3

Para usar a informao dada, diferenciamos cada lado dessa equao em relao a t . Para diferenciar o lado direito precisamos usar a Regra da Cadeia:
dV dV dr dV dr = . = 4r 2 . dt dr dt dt dt

Agora isolamos a grandeza desconhecida:


dr 1 dV = . dt 4r 2 dt

Se colocarmos r = 25 e

dV = 100 nessa equao, obteremos: dt

dr 1 dr 1 = .100 = 2 dt 4 (25) dt 25

O raio do balo est crescendo a uma taxa de

1 cm / s 25

Objetivos: Com base no problema de taxas relacionadas fornecido resolva o que est sendo solicitado. Obs.: No trabalho deve constar: folha de rosto, breve fundamentao terica, desenvolvimento (manuscrito) e concluso. Nmero de alunos por equipe: at 3 alunos Peso: 20% da 2. Parcial Data de entrega: at 30/11/2010
RQ 0501 Rev. 12 Pgina 2 de 3

Algum da equipe apresenta os nomes da equipe e recebe o nmero da questo. N Problemas de Taxas de Variao Relacionadas 1

10

RQ 0501 Rev. 12 Pgina 3 de 3

Vous aimerez peut-être aussi