Vous êtes sur la page 1sur 7

AULA 4 TEOREMAS BOOLEANOS, LGEBRA BOOLEANA E CIRCUITOS LGICOS Como visto, a lgebra Booleana nos auxilia para representao,

, implementao e estudo de circuitos lgicos, iremos continuar a nos aprofundar neste estudo apresentando os teoremas Booleanos que so muito importantes para a simplificao de circuitos lgicos:

O teorema 1 nos mostra que se for realizada uma operao AND de 0 com qualquer varivel o resultado sempre ser 0, podemos exemplificar pelas duas chaves em srie, s haver tenso na sada se as duas estiverem fechadas (1) se uma delas estiver aberta (0) a sada no ter tenso (0) ou mesmo lembrarmos da multiplicao convencional onde qualquer produto com zero resulta em zero. O teorema 2 diz que a operao AND de qualquer varivel com nvel 1 resulta no valor da prpria varivel, na lgebra convencional neste caso igual, bem como se imaginarmos que uma das chaves em srie est fechada a tenso na sada ir depender da outra chave em questo, se ela estiver fechada a sada ser 1, por outro lado se estiver aberta a sada ser 0. O teorema 3 mostra que qualquer varivel que tenha uma operao AND com ela mesma tem como resultado a prpria varivel, j que em srie uma chave fechada com outra fechada gera nvel 1 e a recproca verdadeira se uma chave aberta est em srie com outra chave aberta a sada ficar em 0. O teorema 4 mostra que se uma varivel qualquer efetuar uma operao AND com a sua negao, o resultado sempre ser 0, em srie se uma chave estiver fechada a outra sempre estar aberta, logo na sada sempre teremos 0. O teorema 5 diz que qualquer varivel que efetue uma operao OU com nvel lgico 0 ter em sua sada sempre o valor da prpria varivel, no exemplo das duas chaves em paralelo, se uma delas sempre est aberta, a sada depender da outra que no nosso caso a varivel. O teorema 6 diz que qualquer varivel aplicada a uma operao OU com nvel lgico 1 nos resulta na sada o mesmo nvel 1, podemos exemplificar pelas chaves em paralelo onde qualquer uma das chaves que esteja fechada nos proporciona tenso na sada. O teorema 7 apresenta que qualquer varivel que efetue uma operao OU com ela mesma tem como resultado seu prprio valor, se as duas chaves em paralelo estiverem abertas teremos nvel 0 na sada, se as duas chaves estiverem fechadas teremos 1 na sada.

O teorema 8 mostra que qualquer varivel aplicada a uma operao OU com a sua negao, ter sempre como resultado o nvel lgico 1 na sada, uma vez que se uma das chaves est aberta a sua negao ser a chave fechada, logo proporcionando 1 na sada, se uma das chaves estiver fechada, j garante nvel 1 na sada, TEOREMAS COM MAIS DE UMA VARIVEL: (9) x + y = y + x (10) x . y = y . x (11) x + ( y + z ) = ( x + y ) + z = x + y +z (12) x . ( y . z ) = ( x . y ) . z = x . y . z (13) x . ( y + z ) = ( x . y ) + ( x . z ) (14) ( w + x ) . ( y + z ) = ( w . y ) + ( w . z ) + ( x . y ) + ( x . z ) (15) x + ( x . y ) = x (16) x + ( x . y ) = x + y (17) x + ( x . y ) = x + y Os teoremas 9 e 10 mostram as propriedades comutativas, essas leis dizem que no importa a ordem das variveis nas operaes de AND e OR. Os teoremas 11 e 12 mostram as propriedades associativas, em operaes OU e AND pode-se associar como desejarmos. Os teoremas 13 e 14 mostram as propriedades distributivas, podemos aplicar a distribuio de termos comuns, assim como podemos colocar em evidncia termos idnticos que aprecem em expresses. (A.B.C)+(A.B.C) = B.(A.C+AC) (A.B.C)+(A.B.D) = A.B.(C+D)

No primeiro exemplo o termo B negado foi colocado em evidncia e no segundo exemplo o termos A.B foi colocado em evidncia. Os teoremas 9 a 14 so mais fceis de entender, uma vez que so similares lgebra convencional, j os teoremas 15 a 17 no tem este paralelo. Por isso podemos testar as condies substituindo as variveis por 0 e 1. Ou ainda podemos simplificar a expresso do teorema 15 para evidenciar o resultado: x+(x.y)=x.(1+y)=x.(1)=x Todos estes teoremas so extremamente teis na simplificao de circuitos, nos prximos tpicos iremos sempre tentar minimizar o nmero de porta utilizados nos circuitos lgicos. TEOREMAS DE DEMORGAN: Dois dos mais importantes teoremas da lgebra Booleana foram desenvolvidos por um matemtico chamado Demorgan, estes teoremas so muito teis na expresses que utilizam a soma ou produto barrado ( invertido ). (16) ( x + y ) = x . y

(17) ( x . y ) = x + y O teorema 16 diz que o inverso da operao OR das variveis x e y igual a operao AND da varivel x invertida com a varivel y invertida. O teorema 17 nos mostra que o inverso da operao AND das variveis x e y igual a operao OR do inverso da varivel x com o inverso da varivel y. Muito embora o teorema apresentado com duas variveis pode ser utilizado para quantas variveis a expresso tiver, veja os exemplos abaixo: [( A . B ) + C ] = ( A . B ) . C ( A . B ) . C = ( A + B ) . C = ( A + B ) . C = ( A.C ) + ( B . C ) Outros exemplos: Simplificando a expresso Z = ( A + C ).( B + D) Utilizando o termo ( A + C ) como se fosse x e o termo ( B + D) como se fosse y temos o inverso da operao AND entre estes dois termos e portanto podemos aplicar o teorema de Demorgan: Z = ( A + C ) + ( B + D) Z = ( A.C ) + ( B.D) Z = A.C + B.D Na primeira linha acima temos o inverso de operao OR em dois termos e por isso podemos aplicar Demorgan novamente. O objetivo sempre atingir apenas variveis simples, veja mais exemplo abaixo:

Z = A+ B +C

W = ( A + BC ).( D + EF ) W = ( A + BC ) + ( D + EF ) W = ( A.BC ) + ( D.EF ) W = [ A.( B + C )] + [ D.( E + F )]


W = A B + AC + D E + D F

Z = A.( B.C )
Z = A.( B.C )

Z = A.( B + C )

Pode-se aplicar os teoremas de Demorgan para mais do que uma varivel:

x + y + z = x. y.z
Ou ainda
x = AB.CD.EF x = AB + CD + EF x = AB + CD + EF

assim como

x. y.z = x + y + z

IMPLICAES DOS TEOREMAS DE DEMORGAN:

Estes teoremas de Demorgan nos mostram em termos de portas lgicas certas equivalncias, como podemos ver a seguir:

UNIVERSALIDADE DAS PORTAS NAND E NOR:

Todas as expresses Booleanas consistem de combinaes das trs operaes bsicas OR, AND e NOT. Tendo em vista tudo o que discutimos at aqui tendo somente portas lgicas NAND e NOR podemos implementar cada uma destas trs funes lgicas bsicas, veja abaixo:

Portas lgicas somente com portas NAND

Portas lgicas somente com portas NOR

Exemplo prtico: Em um determinado processo de fabricao, uma esteira de transporte deve ser desligada sempre que determinadas condies ocorrerem. Essas condies so monitoradas e tm seus estados sinalizados por quatro sinais lgicos, que so A ser alto sempre que a velocidade da esteira de transporte for muito alta ; o sinal B ser alto sempre que o recipiente localizado no final da esteira estiver cheio, o sinal C ser alto quando a tenso na esteira for muito alta e o sinal D ser alto quando o comando manual estiver desabilitado. Um circuito lgico necessrio para gerar um sinal x que ser alto sempre que as condies A e B existirem simultaneamente ou sempre que as condies C e D existirem simultaneamente. Obviamente a expresso lgica que descreve o circuito necessrio x = AB+CD, entretanto temos uma limitao de circuitos integrados disponveis para implementao do projeto, qual a soluo ? Somente temos os circuitos integrados TTL que seguem abaixo:

Em princpio necessitamos de 2 portas AND e um porta OR, portanto poderamos utilizar duas portas do CI 74LS08 e mais 1 porta do CI 74LS32, porm podemos simplificar este circuito de tal forma a utilizar apenas um nico CI o 74LS00, veja abaixo:

SIMBOLOGIA ALTERNATIVA PARA PORTAS LGICAS:

At aqui j foram vistas as cinco portas lgicas bsicas ( AND, OR, NOT, NAND e NOR ), estas portas lgicas podem ser encontradas com simbologias alternativas, porm que descrevem a mesma funcionalidade lgicas e portanto so equivalentes. Basicamente as portas devem receber inverso em cada um dos terminais, representativamente colocamos um pequeno crculo no terminal, onde j existe a inverso retiramos, e fazemos a troca da operao AND para OR e vice-versa:

As equivalncias podem ser aplicadas para portas com qualquer nmero de entradas, nenhum dos smbolos padro possui crculos em suas entradas, todos os alternativos tm, as portas NAND e NOR so inversoras e portanto tem inversores ou na entrada ou na sada, j as portas AND e OR, no so inversoras e portanto tem inversores na entrada e sada, o inverso da inverso a no-inverso.

Esse pequeno crculo tambm nos descreve em que nvel ativa uma entrada ou sada, veja os exemplos abaixo:

Podemos utilizar qualquer das simbologias, tanto a bsica, quanto a alternativa que o resultado lgico dever ser o mesmo, entretanto pode facilitar uma ou outra simbologia dependendo do circuito implementado, temos o exemplo abaixo que nos mostra que a sada Z ir para nvel alto sempre que A=B=1 ou C=D=1 ou ainda em ambas as condies ( A=B=C=D=1 ).

De outra forma podemos tambm dizer que a sada Z ter nvel lgico baixo apenas quando A ou B for nvel baixo e C ou D for nvel baixo. Abaixo temos um exemplo que a utilizao do smbolo alternativo facilita a anlise do circuito, um alarme que ativo em nvel alto ( funciona quando Z=1 ):

Perceba que no circuito do item (b) fica muito claro que as entradas A e B so ativas em nvel 0, enquanto as entradas C e D so ativas em nvel 1 e portanto para acionar o alarme necessariamente deveremos ter A=B=0 e C=D=1.

NVEIS DE ACIONAMENTO:

Um determinado sinal pode ser acionado em nvel lgico baixo ou nvel alto, dizemos que um sinal est acionado quando est ativo, fazendo a sua funo, em contrapartida um sinal no-acionado est em estado inativo, convencionado que os sinais ativos em nvel baixo tenham uma barra acima do nome do sinal, por conseqncia o sinal que no possui esta barra ativo em nvel 1: Sinais ativos em nvel 0: DRIVE ,WR, RD Sinais ativos em nvel 1: BUSY, ACK, SET.

Existem ainda os sinais que em cada nvel acionam um determinado circuito da ento convencionada a representao da seguinte forma:
WR / RD => Quando em nvel baixo est realizao uma operao de Write ( escrita ) e quando est em nvel alto, realiza uma operao de Read ( leitura ).

PADRO IEEE/ANSI:

Toda a simbologia que utilizamos at aqui tradicional, em geral mais utilizada na indstria digital h anos, entretanto em 1984 um novo padro foi desenvolvido pelo IEEE ( Institute of Electrical and Electronics Engineers ) que um instituto cria, desenvolve, integra e compartilha conhecimento para Engenharia Eltrica, bem como trata da padronizao. Este novo padro conhecido como IEEE/ANSI 91-1984 tem a simbologia que segue abaixo:

O tringulo substitui o pequeno crculo para a inverso ( ativa-baixo ) e os smbolos dentro dos retngulos descrevem a operao lgica. Em geral a simbologia tradicional mais utilizada, entretanto pode-se encontrar em algum esquema a simbologia IEEE/ANSI, exatamente por esta razo importante conhecermos os dois formatos.

Vous aimerez peut-être aussi