Vous êtes sur la page 1sur 46

4

Mandado de Segurana Coletivo Ambiental

Introduo

As questes ambientais so sempre polemicas, e a luta entre a iniciativa privada e os ambientalistas interminvel. A busca por um meio ambiente ecologicamente equilibrado se torna difcil com o aumento das necessidades do homem. verdade que para o desenvolvimento de um Pas necessrio sacrificar seus recursos naturais, e quando h um descompasso entre desenvolvimento e meio ambiente, o Poder Judicirio acionado para solucionar tal impasse. Neste contexto, insere-se o presente mandado de segurana. A Associao Gacha de Proteo ao Ambiente Natural AGAPAN buscar reverter a legitimidade, dada pela Justia Federal, da construo da Usina Hidreltrica de Barra Grande, em uma localidade no vale do rio Pelotas, divisa de Santa Catarina com Rio Grande do Sul, onde a geografia traa belssimos desenhos na paisagem formando uma calha de rio com declives acentuados, cobertos ora por uma exuberante floresta com araucrias, ora por campos nativos, ora por propriedades agrcolas que l se implantaram ao longo do tempo. Segundo a AGAPAN, a legitimidade decorrente da deciso da Desembargadora Federal Silvia Goraieb ocasionaria dois danos graves e irrecuperveis. O primeiro relacionado ao meio ambiente, decorrente da supresso da Mata Atlntica j estava em andamento amparada na Autorizao de Supresso de Vegetao no. 12/2004, emitida pela Presidncia do IBAMA e legitimada atravs de um Termo de Compromisso, firmado entre a BAESA e representantes do Poder Pblico, dentre os quais o IBAMA, para dar continuidade s obras da Usina Hidreltrica Barra Grande. E o segundo, decorrente do primeiro, ou seja, a supresso da Mata Atlntica. Por fim, a Associao afirma ainda que a rea a ser suprimida nica, ou seja, pela integrao da totalidade das espcies ali encontradas, flora e fauna, que se compem um cenrio de biodiversidade irreproduzvel, aonde as medidas compensatrias contempladas esto muito aqum da finalidade legal de um Termo de Compromisso, j que este no contempla as duas espcies de Florestas existentes no local, a fauna, a ictiofauna impactada

(fauna aqutica), eis que a inundao praticamente acabar com o Rio Pelotas, e nem faz remisso a qualquer levantamento tcnico do local, revelando grande possibilidade de que tenha sido elaborado sem o devido conhecimento tcnico da vegetao a ser suprimida para o enchimento do reservatrio, o que compromete a sua eficcia compensatria.

Captulo I Mandado de Segurana Coletivo Ambiental

Importa salientar, primeiramente, que o mandado de segurana coletivo veio a ser normatizado pela primeira vez na Constituio Federal de 1988. Anteriormente, eram aplicadas ao mandado de segurana coletivo as mesmas leis que regiam o mandado de segurana individual. Agora, o mandado de segurana coletivo est disciplinado no somente na Magna Carta, mas tambm na recente Lei que entrou em vigor em 2009, de nmero 12.016: a Lei do Mandado de Segurana. O mandado de segurana um remdio constitucional subsidirio. Dessa forma, consoante o artigo 5, LXIX, da Constituio Federal somente pode ser impetrado nos casos concretos em que o habeas corpus ou o habeas data no for cabvel. Alm disso, o mandado de segurana serve para proteger direito lquido e certo de ilegalidade ou abuso de poder de autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico. O inciso LXX, do artigo 5 da Carta Magna, por sua vez, tratando especificamente sobre o mandado de segurana coletivo, afirma que este poder ser impetrado por (a) partido poltico com representao no Congresso Nacional e (b) organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados. Como o inciso no trata dos pressupostos desse mandamus, a doutrina conclui que so os mesmos do mandado de segurana individual, visto que os dois tipos so espcies do gnero do mandado de segurana. o que entende di Pietro (2006, p. 746 apud Dantas, 2010, p. 346) quando aduz que se o constituinte no definiu a medida, porque ela j estava delimitada, quanto aos seus pressupostos, no inciso anterior.

1 Hipteses de Cabimento

O mandado de segurana coletivo tem por escopo a proteo de direito lquido e certo, aqui entendido como uma expresso de direito processual, que diz com a prova, que deve ser apresentada no momento da petio inicial. No h necessidade que o direito invocado seja induvidoso, que no haja controvrsia sobre ele. Inclusive, nesse mesmo sentido se pronuncia o Supremo Tribunal Federal com a Smula 625, que aduz que controvrsia sobre matria de direito no impede concesso de mandado de segurana. Contudo, nos casos em que os documentos indispensveis comprovao dos fatos alegados na inicial estejam em reparties ou estabelecimentos pblicos, em poder de autoridade que recuse fornec-las por certido ou de terceiro, o juiz determinar, de forma preliminar e ex officio, sua exibio, por original ou cpia, no prazo de 10 (dez) dias (art. 6, 1, Lei n 12.016/09). Por sua vez, o 2 afirma que, se a autoridade que proceder da maneira acima exposta for a prpria coatora, a ordem judicial para exibio dos documentos constar do prprio instrumento de notificao. O mandado de segurana coletivo, assim como o individual, ser cabvel para combater ilegalidades em sentido amplo, abrangendo tanto a ilegalidade propriamente dita como os atos que forem praticados com excesso de poder e os que forem praticados com desvio de finalidade. Podendo ser utilizado, tambm, nos casos de leso ou ameaa a direito, seja por ao ou omisso da autoridade pblica ou do agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico. Insta salientar que uma das diferenas bsicas do mandado de segurana coletivo e individual se encontra no fato de que o primeiro no se destina a tutelar os direitos de um individuo particular, mas sim os direitos coletivos em sentido amplo. Esse mandamus, contudo, no necessita tutelar direito coletivo da totalidade de seus associados. Nesse mesmo sentido, mais uma vez o Supremo Tribunal Federal se pronunciou ao editar a Smula 630, que afirma que a entidade de classe tem legitimao para o mandado de segurana ainda quando a pretenso veiculada interesse apenas a uma parte da respectiva categoria. Buzaglo (2011, p. 96) aduz que:

[...] a norma constitucional no disciplinou a questo relativa ao cabimento do mandamus em defesa de outros interesses metaindividuais, como os difusos ou os individuais homogneos. Ora, como a defesa do meio ambiente normalmente revela a proteo a um direito difuso [...], pertencente coletividade como um todo,

8 fundamental verificar-se a possibilidade da impetrao do writ visando tutela de um bem ambiental. Embora tenha havido certa controvrsia na doutrina, o entendimento que sempre prevaleceu foi no sentido de admitir o mandado de segurana coletivo em defesa de interesses difusos. [...]

O doutrinador aduz ainda que a nova Lei do Mandado de Segurana prev que os direitos passveis de serem protegidos seriam os coletivos e os individuais homogneos, sendo que a constitucionalidade dessa norma se configuraria duvidosa, visto impor restries a remdio constitucional que a Carta Magna no previu. E vai alm, afirma que, em sede de tutela do meio ambiente, por serem as questes, muitas vezes, de difcil comprovao de plano, exigindo uma cognio mais aprofundada, o que no possvel em sede de ao mandamental, seria prefervel, ento, o uso da Ao Civil Pblico ou mesmo da Ao Popular.

2 Hipteses de no cabimento

Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, que editou a Smula 266, no cabe mandado de segurana contra lei em tese. O artigo 5, da Lei n 12.016/09, por sua vez, estabelece trs hipteses onde o mandado de segurana no cabvel, in verbis:

Art. 5o No se conceder mandado de segurana quando se tratar: I - de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de cauo; II - de deciso judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo; III - de deciso judicial transitada em julgado.

Na primeira hiptese, no caso de o recurso administrativo ser recebido apenas com efeito devolutivo, poder ser impetrado o mandado de segurana. De mesma forma, se a parte deixar esgotar o prazo recursal, visto que no obrigada a interpor o recurso administrativo, poder impetrar o mandamus.

Ainda sobre a primeira hiptese, Dantas (2010, p. 349) preleciona que a existncia de recurso administrativo com efeito suspensivo no impede o uso do mandado de segurana, caso seja hiptese de omisso da autoridade coatora (Smula n 429 do STF), assim como o mero pedido de reconsiderao na via administrativa no interrompe o prazo para o mandado de segurana (Smula n 430 do STF). Na segunda hiptese, tem-se como escopo evitar que a parte uso o mandado de segurana como substitutivo de recursos judiciais. Assim, existindo recurso judicial que possa evitar o dano ou risco de dano a direito seu, a parte fica impossibilitada de valer-se do mandado de segurana. Ademais, no pode a parte deixar o prazo escoar, pois aqui, diferente do que ocorre na primeira hiptese, operar-se- a precluso, no podendo haver a impetrao posterior do mandado de segurana. A ltima hiptese, por fim, est de acordo com entendimento jurisprudencial j pacificado, no sentido de que a coisa julgada, produzida pela deciso judicial transitada em julgado, no pode ser modificada por qualquer recurso ordinrio ou extraordinrio. A nica hiptese de afastamento dessa garantia constitucional atravs da ao rescisria, caso estejam presentes os seus requisitos legais.

3 Legitimao ativa e passiva

Outra diferena existente entre os mandados de segurana coletivo e individual reside justamente na legitimidade ativa. No mandado de segurana individual, a regra a legitimao ordinria, enquanto que no mandado de segurana coletivo ser sempre extraordinria, ou seja, os legitimados atuam em nome prprio, mas em defesa de direitos transidividuais de terceiros (Dantas, 2010, p. 350). Aduz o artigo 21 da Lei n 12.016 que est legitimado para propor mandado de segurana coletivo: (a) partido poltico com representao no Congresso Nacional, na defesa de seus interesses legtimos relativos a seus integrantes ou finalidade partidria ou (b) a organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h, pelo menos um ano, em defesa de direitos lquidos e certos da totalidade,

10

ou de parte, dos seus membros ou associados, na forma dos seus estatutos e desde que pertinentes s suas finalidades, dispensada, para tanto, autorizao especial. No que tange aos partidos polticos, aponta Moraes que antes da entrada em vigor da Nova Lei do Mandado de Segurana havia divergncia relativa ao tema. A primeira corrente defendia que os partidos polticos estavam legitimados para impetrar mandado de segurana coletivo para proteger qualquer interesse coletivo ou difuso ligado sociedade. A Ministra Ellen Gracie se filiava a esta corrente, aduzindo que:

Se o legislador constitucional dividiu os legitimados para a impetrao do mandado de segurana coletivo em duas alneas, e empregou somente com relao organizao sindical, entidade de classe e associao legalmente constituda a expresso em defesa dos interesses de seus membros ou associados porque no quis criar esta restrio aos partidos polticos. Isso significa dizer que est reconhecendo na Constituio o dever do partido poltico de zelar pelos interesses coletivos, independente de estarem relacionados a seus filiados.

Nessa mesma esteira salientou o Ministro Jesus Costa Lima, do Superior Tribunal de Justia:

O legislador constituinte, ao assegurar aos partidos polticos o direito de impetrar mandado de segurana coletivo, desde que tenham representao no Congresso Nacional, est dando cumprimento sua destinao e outorgando-lhes o instrumento legal, para o exerccio de uma de suas finalidades.

A segunda corrente defendia que os partidos polticos estavam legitimados somente para proteger seus filiados em questes polticas e quando autorizados. Foi como se pronunciou o Superior Tribunal de Justia no Mandado de Segurana 197/DF, do qual o Min. Jesus Costa Lima foi voto vencido:

Quando a Constituio autoriza um partido poltico a impetrar mandado de segurana, s pode ser no sentido de defender os seus filiados e em questes polticas, ainda assim, quando autorizado por lei ou pelo estatuto. Impossibilidade de dar a um partido poltico legitimidade para vir a Juzo defender 50 milhes de aposentados, que no so, em sua totalidade, filiados ao partido e que no autorizaram o mesmo a impetrar mandado de segurana em nome deles.

11

Essa, contudo, no parecia a melhor soluo. Agora, a Lei n 12.016/09 acabou com qualquer divergncia ao permitir que os partidos polticos atuem tambm na defesa de suas finalidades partidrias e, assim, findou por conferir a eles legitimao ampla, podendo estes valer-se do mandado de segurana coletivo para proteger quaisquer direitos coletivos da sociedade. Quanto s organizaes sindicais, as entidades de classe e as associaes, estas precisam demonstrar a existncia de interesse de agir, consubstanciado na pertinncia temtica. O Pleno do Supremo, contudo, flexibilizou a necessidade da pertinncia temtica ao aduzir que o objeto do mandado de segurana coletivo poder ser um direito dos associados. exigncia que esse direito ou interesse esteja compreendido na titularidade dos associados e que existem ele em razo das atividades exercidas pelos associados, no sendo, dessa maneira, exigido, que esse direito ou interesse seja peculiar, prprio, da classe. (RE 181.438/SP, Rel. Carlos Velloso apud Dantas, 2010, p. 351). A necessidade de constituio regular e funcionamento h pelo menos um ano referese apenas s associaes, conforme entendimento do prprio Supremo Tribunal Federal, in verbis: [...] indevida a exigncia de um ano de constituio e funcionamento, porquanto esta restrio destina-se apenas s associaes, nos termos do art. 5, LXX, b, in fine, da CF (RE. n 198.919/DF, Rel. Min. Ilmar Galvo, 1999, apud Moraes, 2008, p. 163). Havendo previso nos atos constitutivos dos sindicatos, entidades de classes e associaes, estes podero impetrar mandado de segurana coletivo em favor de seus associados mesmo sem prvia autorizao destes. Importa ressaltar tambm que, em sede de mandado de segurana coletivo, por no se tratar de litisconsrcio ativo em mandado de segurana individual, no se faz necessria a especificao de todos os membros associados, sendo que todos os membros que se enquadrem nos termos do pedido sero beneficirios, inclusive aqueles que se associaram aps a propositura da ao. Alguns doutrinadores afirmam, ainda, poder o Ministrio Pblico, embora no expressamente previsto na Constituio Federal ou na Lei n 12.016/09, figurar no mandado de segurana coletivo como legitimado ativo, em razo do artigo 129, III, da Constituio. Quanto sentena, caso seja concessiva, far coisa julgada somente em relao aos membros do grupo ou categoria substitudos pelo impetrante. Acerca da litispendncia, a

12

impetrao do mandamus coletivo no a induz para as aes individuais, no entanto, os efeitos da coisa julgada s beneficiaro o impetrante individual se este desistir do mandado de segurana individual, no prazo de trinta dias a contar da data de cincia da impetrao do mandado de segurana coletiva, o que aduz Dantas (2010, p. 352). Quanto legitimao passiva, deve-se salientar que o mandado de segurana coletivo dever ser impetrado em face da autoridade apontada como coatora e no contra a pessoa jurdica de direito pblico da qual faa parte. De acordo com o artigo 6, 3 da Lei n 12.016/09, considera-se autoridade coatora aquela que tenha praticado o ato impugnado ou da qual emane a ordem para a sua prtica. Contudo, para melhor identificar quem seria a autoridade pblica que se consideraria coatora, deve-se entender serem todas as pessoas fsicas que exeram atividade estatal, investidas de poder decisrio, que seja necessrio para poder rever o ato tipo por ilegal ou abuso. Reza o artigo 1, 1 da nova Lei dos Mandados de Segurana, por sua vez, que se equiparam s autoridades os representantes ou rgos de partidos polticos e os administradores de entidades autrquicas, bem como os dirigentes de pessoas jurdicas ou as pessoas naturais no exerccio de atribuies do poder pblico, somente no que disser respeito a essas atribuies. Por outro lado, o 2 do mesmo artigo nos informa que no so equiparados s autoridades os administradores de empresas pblicas, de sociedade de economia mista e de concessionrias de servio pblico. Ademais, est assentado na jurisprudncia dominante que o Poder Judicirio no pode, de ofcio, retificar a indicao errada da autoridade apontada como coatora, devendo extinguir o feito, sem resoluo do mrito, nos termos do artigo 267, inciso VI, do Cdigo de Processo Civil.

4 Competncia

Em sede de mandado de segurana, seja coletivo, seja individual, compete ao Supremo Tribunal Federal julgar, originariamente, quando a autoridade coatora for o Presidente da Repblica, as Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, o Tribunal de Contas da Unio, o Procurador-Geral da Repblica e o prprio STF. Ainda, tem este, ainda, competncia

13

para julgar em recurso ordinrio quando o mandado de segurana decidido em nica instncia pelos Tribunais Superiores, se denegatria a deciso. A competncia ser originria do Superior Tribunal de Justia quando a autoridade coatora for Ministro de Estado, Comandante da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica ou o prprio STJ. Ser deste tambm a competncia quando, em recurso ordinrio, o mandado de segurana for decidido em nica instncia pelos Tribunais Federais ou pelos Tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territrio, se denegatria a deciso. originria a competncia dos Tribunais Regionais Federais quando a autoridade coatora for juiz federal ou o prprio Tribunal. Aos juzes federais, por sua vez, cabe processar e julgar os mandados de segurana contra ato de autoridade federal, salvo nos casos de competncias dos TRFs. Cumpre ressaltar que os prprios Tribunais so competentes para processar e julgar mandados de segurana impetrados contra seus atos e omisses. Por fim, entende o Supremo Tribunal Federal que contra decises proferidas por suas Turmas, no cabvel mandado de segurana. De mesma forma no possvel impetrar o mandamus nas decises proferidas pelo Pleno, casos em que somente ser cabvel uma eventual ao rescisria.

5 Medida Liminar

O artigo 7, III, da Lei dos Mandados de Segurana permite, de maneira expressa, a concesso de liminar no mandado de segurana. In verbis:

Art. 7o Ao despachar a inicial, o juiz ordenar: [...] III - que se suspenda o ato que deu motivo ao pedido, quando houver fundamento relevante e do ato impugnado puder resultar a ineficcia da medida, caso seja finalmente deferida, sendo facultado exigir do impetrante cauo, fiana ou depsito, com o objetivo de assegurar o ressarcimento pessoa jurdica.

14

No mandado de segurana coletivo, a medida liminar somente poder ser concedida aps a audincia do representante judicial da pessoa jurdica de direito pblico, devendo este pronunciar-se no prazo de setenta e duas horas (art. 22, 2 da mesma lei). Inovao se deu, obtempera Dantas (2010, p. 357), com o fato de o juiz, agora, poder exigir cauo, fiana ou depsito do impetrante, tendo como objetivo assegurar o ressarcimento pessoa jurdica. Quanto deciso que conceder ou denegar liminar, nos termos do 1 do art. 7 da Lei n 12.016/09, caber agravo de instrumento, nas regras estabelecidas do Cdigo de Processo Civil. Quanto aos efeitos, reza o 3 do mesmo artigo que, salvo no caso de a medida liminar ser revogada ou cassada, estes persistiro at a prolao da sentena, sendo que, uma vez deferida a liminar, o mandamus ter prioridade para julgamento (art. 7, 4, Lei n 12.106/09). Ainda, pelo artigo 8 da Lei dos Mandados de Segurana, poder ser decretada a perempo ou caducidade da medida liminar, de ofcio pelo juiz ou a requerimento do Ministrio Pblico quando, concedida a medida, o impetrante criar obstculo ao normal andamento do processo ou deixar de promover, por mais de 3 (trs) dias teis, os atos e as diligncias que lhe cumprirem. Por sua vez, o artigo 7, 2, da mesma lei veda a concesso de medida liminar que objetive a compensao dos crditos tributrios, a entrega de mercadorias e bens importados, a reclassificao ou equiparao de servidores pblicos e a concesso de aumento ou a extenso de vantagens ou pagamento de qualquer natureza. Mais, no que se refere a antecipao dos efeitos da tutela, a ela so estendidas as mesmas vedaes relacionadas concesso de liminares. Por fim, aduz Dantas (2010, p. 359) que ser cabvel a concesso de liminar sempre que se verifique a relevncia do fundamento do pedido e que o ato impugnado possa gerar danos no suscetveis de reparao pela deciso final.

6 Suspenso da liminar e da segurana

O artigo 15, da Lei dos Mandados de Segurana afirma que a pessoa jurdica de direito pblico interessada ou o Ministrio Pblico, para evitar grave leso ordem, sade,

15

segurana e economia pblica, podem requerer ao presidente do tribunal ao qual couber conhecer o respectivo recurso, suspender a execuo da liminar e da sentena. Dessa deciso, seja ela concessiva ou denegatria, caber agravo, sem efeito suspensivo, no prazo de cinco dias, sendo leva a julgamento na sesso seguinte sua interposio. Mais, caso seja indeferido o pedido de suspenso ou no seja provido o agravo, caber novo pedido de suspenso ao presidente do tribunal competente para conhecer de eventual recurso especial ou extraordinrio (art. 15, 1). Quando, por sua vez, for negado provimento ao agravo de instrumento interposto contra medida liminar concedida no mandado de segurana, caber pedido de suspenso, de acordo com o 2 do mesmo artigo. Alm, a suspenso da liminar do mandamus poder ser utilizada e julgada pelo tribunal, ainda que haja a interposio de agravo de instrumento contra a mesma liminar. Ademais, a suspenso vigora at o transito em julgado da deciso definitiva de concesso da segurana, ou, havendo recurso, at sua manuteno pelo Supremo Tribunal Federal, desde que o objeto da liminar deferida coincida, total ou parcialmente, com o da impetrao (Smula n 626 do STF) (Dantas, 2010, p. 338).

7 Cognio

Aduz Watanabe (1987 apud Fiorillo, ANO, p. 442) que a cognio:

prevalentemente um ato de inteligncia, consistente em considerar, analisar e valorar as alegaes e as provas produzidas pelas partes, vale dizer, as questes de fato e as de direito que so deduzidas no processo e cujo resultado o alicerce, o fundamento do judicium, do julgamento do objeto litigioso do processo.

Dentro do tema podem ser verificadas duas espcies de cognio vertical: (a) exauriente, quando o juiz no encontra limites intensidade e verticalizao de seu conhecimento, e, (b) sumria, quando o conhecimento do magistrado se encontra limitado. Essa ltima espcie prpria do juzo de probabilidade, ligada s tutelas cautelares e antecipatrias. J a primeira espcie est ligada ao contraditrio e a instruo probatria.

16

Em sede de mandado de segurana coletivo ambiental, imperioso destacar que, ao se aludir expresso direito lquido e certo, no se pretende sua existncia de plano, mas sim se est fazendo, segundo Fiorillo (ANO, p. 442):

Uma meno caracterizao de um momento sumrio de cognio do julga, qual seja, aquele em que verificar a possibilidade de concesso de liminar. Tanto verdade que um entendimento contrrio tornaria impossvel a prolao de um mandado de segurana improcedente, porquanto s seria admitido seu processamento quando o direito fosse de fato lquido e certo.

Dessa forma, em consonncia com a Constituio Federal de 1988 e a Lei n 6.938/81 Poltica Nacional do Meio Ambiente, o meio ambiente ecologicamente equilibrado um direito lquido e certo. Assim, a realizao da liquidez e da certeza do direito, em sede de direito ambiental, estar restrita demonstrao de que a violao impede o gozo do direito insculpido na Magna Carta que o meio ambiente ecologicamente equilibrado.

8 Principais regras procedimentais

De acordo com o artigo 6, da Lei do Mandado de Segurana, a petio inicial, que dever preencher os requisitos do Cdigo de Processo Civil, dever ser apresentada em duas vias, sendo que os documentos que instrurem a primeira devero ser reproduzidos na segunda, devendo o impetrante, ainda, indicar a autoridade coatora e a pessoa jurdica a qual integra ou que se ache vinculada ou na qual exera atribuies. Pela redao do 5 do mesmo artigo, o mandado de segurana coletivo ser denegado nos casos previstos no artigo 267, do Cdigo de Processo Civil. Mais, o mandamus coletivo poder ser renovado, segundo 6, dentro do prazo decadencial. O artigo 23, por sua vez, assevera que o direito de impetrar mandado de segurana decai em cento e vinte dias, a partir da cincia, pelo interessado, do ato impugnado. Esse prazo, por ser de natureza decadencial, no se interrompe nem se suspende, alm de ser improrrogvel. Pelo artigo 7, I, o juiz, ao despachar a inicial, ordenar a notificao autoridade coatora do contedo da petio, entregando-lhe a segunda via apresentada pelo impetrante,

17

com o intuito de que este, no prazo de dez dias, preste as informaes que reputar necessrias. Alm disso, o inciso segundo determinada que o magistrado, tambm ao despachar a inicial, d cincia do feito ao rgo de representao judicial da pessoa jurdica interessada, mediante o envio de cpia da inicial, sem os documentos, para que, querendo, ingresse no feito. O artigo 9, por sua vez, determina que:

As autoridades administrativas, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas da notificao da medida liminar, remetero ao Ministrio ou rgo a que se acham subordinadas e ao Advogado-Geral da Unio ou a quem tiver a representao judicial da Unio, do Estado, do Municpio ou da entidade apontada como coatora cpia autenticada do mandado notificatrio, assim como indicaes e elementos outros necessrios s providncias a serem tomadas para a eventual suspenso da medida e defesa do ato apontado como ilegal ou abusivo de poder.

Pela redao do artigo 10, quando no for o caso de mandado de segurana, ou a este faltar algum dos requisitos legais, ou quando tiver decado o prazo para sua impetrao, a petio inicial ser desde logo indeferida, por meio de deciso motivada do juiz. Nos termos do 1, do indeferimento caber apelao, quando no primeiro grau e quando a competncia para o julgamento do mandado de segurana couber originariamente a um dos tribunais, do ato do relator caber agravo para o rgo competente do tribunal que integre. De acordo com o artigo 12, findo o prazo de dez dias para a autoridade coatora prestar informaes, o Ministrio Pblico ter mesmo prazo par opinar. Contudo, com ou sem seu parecer, os autos sero conclusos ao juiz, para a deciso, que dever ser proferida, necessariamente, em trinta dias. O artigo 14, caput, afirma que da sentena, concedendo ou denegando o mandado, caber apelao, estando, obrigatoriamente, no caso de concesso, sujeita ao duplo grau de jurisdio ( 1). autoridade coatora assiste o direito de recorrer ( 2). O 3 diz que a sentena que conceder o mandamus poder ser executada provisoriamente, exceto nos casos em que for vedada a concesso da medida liminar. O 4, por sua vez, determina que o pagamento de vencimentos e vantagens pecunirias que forem assegurados em sentena concessiva de mandado de segurana a servidor pblico da administrao direta ou autrquica federal, estadual ou municipal, ser efetuado apenas em relao s prestaes que se vencerem a contar da data do ajuizamento da inicial.

18

O artigo 16 diz respeito competncia originria dos tribunais, cabendo ao relator a instruo do processo e sendo assegurada a defesa oral na sesso de julgamento. Da deciso que conceder ou denegar a medida liminar caber agravo ao rgo competente do tribunal que integre (Pargrafo nico do art. 16). J o artigo 18 prev que das decises em mandado de segurana proferidas em nica instncia pelos tribunais cabe recurso especial e extraordinrio, nos casos legalmente previstos, e recurso ordinrio, quando a ordem for denegada. O artigo 25, por fim, perfeitamente aplicvel ao mandado de segurana coletivo. Dispe ele sobre o no cabimento da interposio de embargos infringentes e tambm dispe sobre a condenao em honorrios advocatcios, sem prejuzo das sanes cabveis no caso de litigncia de m-f.

19

Captulo II Mandado de Segurana Coletivo Ambiental n 2005.04.01.002115-0/RS

1 Contexto Histrico

O rio Pelotas encontra-se na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e possua ao longo de suas margens uma exuberante formao florestal integrante do bioma da Mata Atlntica. Devido ao relevo da regio, ao seu potencial hidreltrico e a necessidade do Ministrio de Minas e Energia de ampliar o parque energtico do pas foi realizada uma licitao para a construo de uma hidreltrica no rio Pelotas. O processo licitatrio fora vencido pela BAESA, um consrcio de empresas que decidiu construir e explorar o que viria a se tornar a UHE Barra Grande S/A, cuja atual composio acionria tem a participao das empresas ALCOA Alumnio S/A (multinacional e acionista majoritria), Barra Grande Energia S/A (Begesa), Camargo Corra, Companhia Brasileira de Alumnio (CBA), DME Energtica Ltda. e do Banco Bradesco. aqui que comea uma srie de conflitos judiciais e extrajudiciais entre estes empreendedores e grupos ambientalistas e das comunidades locais atingidas pela obra. A barragem a ser construda teria aproximadamente 190 metros de altura o que geraria, por consequncia, a inundao de uma vasta rea territorial. A formao de seu lago chegaria a inundar uma rea de aproximadamente 8.140 hectares, 90% do qual recoberta por floresta primria e em diferentes estgios de regenerao e por campos naturais. A floresta a ser inundada representava um dos mais bem preservados e biologicamente ricos fragmentos de floresta Ombrfila Mista do estado de Santa Cantarina, em cujas populaes de araucria foram identificados os mais altos ndices de variabilidade gentica j vistos em todo o ecossistema. O imenso lago criado pela represa tambm viria a atingir cerca de 1500 famlias ao longo de 9 cidades dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Atualmente estas localidades recebem uma espcie de indenizao paga pela UHE Barra Grande devido o uso da gua e aos danos causados nestes municpios. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA) da empresa responsvel pela obra, que fora apresentado, com vistas a obter a licena de

20

operao do empreendimento, foi entregue em 1998 ao IBAMA, na poca do Presidente Fernando Henrique Cardoso, omitiu a existncia de florestas com araucria e a presena de espcies ameaadas de extino. A licena ambiental prvia (LP) foi concedida em 1999 pela ento presidente do IBAMA Marlia Marreco e a licena de instalao (LI) foi concedida em 2001 pelo ento presidente do IBAMA Hamilton Casara. Em 2003, j no governo Lula, o IBAMA solicitou um inventrio florestal, elaborado e apresentado pelo empreendedor, que mostrou, desta vez, a real situao da cobertura florestal existente na rea a ser inundada. Alm disso, no fazia meno clara sobre os campos naturais, que esto presentes em mais de 1.000 hectares. Ou seja: a licena de instalao da obra havia sido concedida pelo prprio IBAMA, em junho de 2001, em pleno vigor da Resoluo CONAMA n 278 de 27.05.2001(que protege as espcies ameaadas de extino), com base em um documento que falsificara a real situao dos remanescentes de Mata Atlntica existentes na rea a ser diretamente afetada pelo reservatrio. Omitira, inclusive, a existncia de um raro fragmento de Floresta com Araucria com alto ndice de diversidade gentica informaes que, considerando a legislao em vigor, poderiam inviabilizar a instalao do empreendimento. Essa situao chamou a ateno de algumas organizaes ambientais que se deslocaram at a regio com o intuito de verificar os riscos que a obra representava para o ecossistema. Diante a constatao das irregularidades constantes no EIA/RIMA estas ONGs e a Federao de Entidades Ecologistas Catarinenses, em setembro de 2004, impetraram uma ao civil pblica na Justia Federal de Florianpolis, na tentativa de reverter esta absurda situao. Ao mesmo tempo em que os ambientalistas se movimentavam para impedir a obra o governo federal assinava com a empresa BAESA um Termo de Compromisso que viabilizou a emisso de uma autorizao de desmatamento (A.S. n 12/2004). Desde o inicio deste processo ficou clara a posio dos rgos pblicos (MPF, IBAMA, MMA e Ministrio de Minas e Energia) que agiram como verdadeiros advogados deste consrcio de empresas. Fechando os olhos para EIA e um RIMA fraudulentos. De um geral modo a trajetria da construo da Hidreltrica de Barra Grande segue o seguinte cronograma: 1. Em 1998 ocorre a elaborao do EIA e do RIMA; 2. Em 1999 o IBAMA concede a Licena Ambiental Prvia (LP);

21

3. Em julho de 2001 ocorre a concesso da Licena de Instalao (LI) com o consequente incio das obras da barragem; 4. Em 2004 o inventrio ambiental descobre a existncia de 6.000 hectares de mata no constantes no EIA; 5. Em 15 de setembro de 2004 a BAESA, o IBAMA, o MPF e outros rgos do governo assinam um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) autorizando o desmatamento mediante a adoo de medidas compensatrias; 6. Em 19 de outubro de 2004 os membros do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) acampam na rea de desmatamento e impedem o corte de rvores; 7. Em 25 de outubro de 2004 o Juiz Federal Osni Cardoso, de Santa Catarina, suspende o desmatamento:

AO CIVIL PBLICA N 2004.72.00.013781-9. 3 VARA FEDERAL DE FLORIANPOLIS/SC Ora, verifica-se que o ato que outorgou ao empreendedor a Licena Prvia no estava alicerada na Lei, pois desconheceu fatos imprescindveis para uma adequada anlise jurdica do caso. Tivesse o EIA/Rima dito a verdade, demonstrado que 70% da rea que se pretende inundar formada por mata atlntica protegida Especialmente pela legislao, seguramente a deciso teria sido outra. , portanto, nula de pleno direito, por falta de motivao legal, a Licena Prvia emitida pelo Ibama em favor da UHE Barra Grande. [...] Em face do que foi dito, defiro a liminar para suspender os efeitos da Autorizao de Supresso n 12/2004, da Presidncia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA bem como ordenar a absteno da autarquia federal em conceder qualquer outra que autorize, por qualquer meio, o desmatamento de rea para construir bacia de inundao da Usina Hidreltrica Barra Grande.

8. Em 05 de novembro de 2004 a referida liminar foi cassada pelo Presidente do Tribunal Regional Federal da 4 Regio (TRF4), Desembargador Vladimir Passos de Freitas:

SUSPENSO DE EXECUO DE LIMINAR N 2004.04.01.0494321/SC-TRF4

22 Em suma, a Administrao Federal demonstra que est conduzindo a questo de modo responsvel e equilibrado, que se no o ideal pelo menos o que melhor se adapta s necessidades de reposio do dano ambiental inevitvel, contando, inclusive, com o assentimento do Ministrio Pblico Federal. Nesse contexto, a paralisao do empreendimento efetivamente causa leso ordem administrativa e economia pblica. Pelas razes expostas, presentes os pressupostos do deferimento do pedido, com base na ilegitimidade da medida antecipatria ordenada por Juzo incompetente e na leso ordem pblica (jurdica e administrativa) e economia pblica, suspendo a execuo da liminar deferida nos autos da Ao Civil Pblica n 2004.72.00.013781-9. Comunique-se. Intimem-se as partes. Aps o trnsito em julgado, arquivem-se.

9. Em 16 de dezembro de 2004 o Presidente do TRF4 reconsidera sua deciso e proibi o desmatamento da rea a ser inundada:

AGRAVO NA SUSPENSO DE EXECUO DE LIMINAR N 2004.04.01.049432-1/SC-TRF4 RELATOR: Des. Federal VLADIMIR FREITAS AGRAVANTE: REDE DE GOVERNAMENTAIS DA MATA ATLANTICA ORGANIZACOES NAO-

: FEDERACAO DAS ENTIDADES ECOLOGISTAS DE SANTA CATARINA - FEEC ADVOGADO: Diogo Ribeiro Daiello e Mauro Figueiredo de Figueiredo AGRAVADO: UNIAO FEDERAL ADVOGAD : Luis Henrique Martins dos Anjos INTERESSADO: INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVEIS IBAMA ADVOGADO: Luis Gustavo Wasilewski [...] 7- O fato de o Ministrio Pblico ter participado de um acordo no torna o compromisso legtimo e legal, pois, por melhor que sejam as intenes, muitas vezes erros so cometidos, como parece ter ocorrido no caso em tela. De mais a mais, a sociedade civil organizada no foi chamada a participar das negociaes que redundaram no Termo de Compromisso (Lei n 7.347/85, art. 5, 6). [...] Para a tentativa que ora se faz com a designao de dia e hora, sero cientificados, por fac-smile, com cpia deste despacho, todos os partcipes da controvrsia, ou seja, o Ministrio Pblico Federal (Procurador da Repblica em Lages, Caxias do Sul e Subprocurador-Geral da Repblica), representantes do Ministrio de Minas e Energia e do Meio Ambiente, da BAESA (fl. 193), da Advocacia da Unio, Advogados das Agravantes e representante legal do IBAMA. Fica, at segunda ordem, reconsiderada minha deciso concessiva de liminar (fls. 484/7), ou seja, restaurando-se a vigncia da ordem judicial do MM. Juiz Federal da

23 3a. Vara Federal de Florianpolis, SC, a quem se far comunicao por idntica via. Secretaria, para que providencie as comunicaes com a mxima urgncia. Porto Alegre, 16 de dezembro de 2004.

10.

Em 22 de dezembro de 2004 os membros do MAB acabam com o

acampamento no local da construo da barragem em troca de benefcios firmados atravs de um Novo Termo de Ajustamento e Conduta com a BAESA, que retoma os trabalhos; 11. Em 04 de fevereiro de 2005 a Desembargadora Federal Silvia Goraieb

concedeu efeito suspensivo, em sede de agravo, referente a deciso do Desembargador Federal Vladimir Passos de Freitas e a BAESA retoma as obras:

AGRAVO DE INSTRUMENTO N 2004.04.01.052945-1/SC-TRF4 RELATORA: Des. Federal SILVIA GORAIEB AGRAVANTE: UNIAO FEDERAL ADVOGADO: Luis Henrique Martins dos Anjos AGRAVADO: REDE DE ORGANIZACOES GOVERNAMENTAIS DA MATA ATLANTICA ADVOGADO: Diogo Ribeiro Daiello e outros : FEDERACAO DAS ENTIDADES ECOLOGISTAS DE SANTA CATARINA FEEC ADVOGADO: Mauro Figueredo de Figueiredo e outros INTERESSADO: INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVEIS - IBAMA ADVOGADO: Luis Gustavo Wasilewski INTERESSADO: ENERGETICA BARRA GRANDE S/A NAO-

DESPACHO Tendo em vista que na primeira sesso da Corte Especial, realizada no dia 01-02-2005 foi iniciado o julgamento do agravo regimental interposto contra o despacho da Presidncia deste Tribunal, no qual se baseou o efeito suspensivo outorgado no presente recurso, onde a maioria dos votos proferidos at o momento seguem o voto condutor no sentido de suspender a deciso monocrtica aqui tambm impugnada e, considerando o pedido de vista que suspendeu o julgamento, certo que no h necessidade de aguardar-se a deciso final do rgo antes referido para dar prosseguimento a este agravo. No tendo sido interposto agravo regimental contra o despacho de fl. 442 dos autos e, havendo mero pedido de reconsiderao formulado pela REDE DE ORGANIZAES NOGOVERNAMENTAIS DA MATA ATLNTICA, mantenho-o por seus prprios

24 fundamentos. Certifique a Secretaria o decurso de prazo, intimem-se as partes quanto a este despacho, abrindo-se de imediato vista ao Ministrio Pblico Federal. Cumpra-se, COM URGNCIA.

12.

Assim, durante o ano de 2005, as obras avanam enquanto as aes

contrrias a esta ficam refns da burocracia e de vrios recursos, prprios do sistema normativo nacional.

Essa situao levou, ainda em 2005, a Associao Gacha de Proteo ao Ambiente Natural AGAPAN a impetrar Mandado de Segurana Coletivo Ambiental com vistas a cassao da deciso da Desembargadora Silvia Goraieb que permitia o desmatamento pela BAESA. A AGAPAN alegou que a deciso da ilustre desembargadora feria o direito liquido e certo a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, alm de ferir o principio da eficcia da ao tendo em vistas que as obras estavam sendo realizadas antes da apreciao final aes civis pblicas que tramitavam no TRF da 4 Regio. A continuidade da obra ameaava a eficcia das referidas aes que poderiam perder o objeto.

2 Analise da Petio Inicial referente ao Mandado de Segurana Coletivo Ambiental n 2005.04.01.002115-0 interposto pela AGAPAN junto ao TRF da 4 Regio

2.1 Aspectos constitucionais da proteo ao meio ambiente presentes na ao

O principal aspecto constitucional presente no referido Mandado de Segurana o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. De forma muito capaz, o artigo 225, da Constituio Federal, declara que Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. Classifica-se na categoria de direito social, qualificado pela doutrina como direito de terceira gerao, pois uma de suas obrigaes, enquanto Estado,

25

atuar em favor dos grupos sociais que buscam no judicirio o apoio s suas necessidades bsicas, para manter "a dignidade humana". Esse direito, no mandato de segurana, reivindicado pela AGAPAN frente ilegalidade cometida no licenciamento ambiental da UHE Barra Grande e do uso do instituto jurdico - Termo de Compromisso para tentar compensar dano ambiental a patrimnio nacional, formulado sem a devida observao de preceitos legais e da prpria diversidade biolgica da flora, alm de no mencionar qualquer compensao relacionada fauna. A legislao constitucional estatui que a utilizao do Patrimnio Nacional Mata Atlntica ser feita conforme a lei, dentro de condies que assegurem a preservao do Meio Ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. O Cdigo Florestal Brasileiro vincula a explorao da Mata Atlntica obrigatoriedade de preservao dos recursos naturais que integram seu Bioma. Hoje, o corte, a explorao e a supresso de Mata Atlntica esto regulamentados pelo Decreto Federal 750/93, que veda a supresso de vegetao primria e secundria em estgio avanado e mdio de regenerao. A Associao trs ainda que no processo de licenciamento ambiental da UHE de Barra grande, o empreendedor apresentou um Estudo de Impacto Ambiental e seu consequente Relatrio de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) com informaes inverdicas, que, conforme a legislao aplicvel, acarreta a nulidade de todas as licenas ambientais concedidas at ento, haja vista que no constou no referido Relatrio a extenso de aproximadamente 5.000 hectares de Mata Atlntica, sendo metade considerada primria e a outra em avanado estgio de regenerao, desrespeitando o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

2.2 Da fauna

Segundo a Petio Inicial em anlise o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatrio de Impacto Ambiental, apresentados pela Angevix, no citavam a existncia nem os impactos referentes a fauna da regio a ser inundada. Embora tenham sido esquecidos, havia naquela rea uma grande quantidade de espcies de animais das quais muitas estavam ameaadas de extino. Como exemplo, podemos citar: gralha azul, macuco, inambu, jacutinga, jacu, curicaca, surucus, araponga, papagaio-charo, bugio, ona-parda, jaguatirica, gato-do-mato,

26

cachorro-do-mato, pica-pau do campo, dentre outras. A omisso por si s j atesta o carter fraudulento do EIA realizado e, por consequncia, sua nulidade. Segundo o art. 7 do decreto n 750/93:

Fica proibida a explorao de vegetao que tenha a funo de proteger espcies da flora e fauna silvestres ameaadas de extino, formar corredores entre remanescentes de vegetao primria ou estgio avanado e mdio de regenerao, ou ainda de proteger o entorno de unidades de conservao, bem como a utilizao das reas de preservao permanente, de que tratam os arts. 2 e 3 da Lei n 4.771, de 15 de setembro de 1965. (grifo nosso)

Aqui, merece destaque o risco que a inundao representava principalmente para os animais de maior porte como a ona-pintada (Panthera onca), o puma (Puma concolor), a jaguatirica (Felis pardalis), a anta (Tapirus terrestris) e o lobo-guar (Chrysocyon brachyurus). A eliminao flora local vai de encontro s necessidades destas espcies que, para se reproduzir, precisam que seja realizada a manuteno do seu habitat e do plantio de corredores adicionais, as chamadas ilhas de passagem, de modo ampliar a conectividade entre os fragmentos de Mata Atlntica, de maneira a promover o fluxo gnico e a diversificao gentica destas espcies.

2.3 Da flora

O EIA e o RIMA continham informaes incorretas referentes existncia e ao tipo de flora existente ao longo do vale do rio Pelotas. Houve a reduo proposital dos dados relativos cobertura florestal primria da rea a ser alagada de 2.077 para 702 hectares; da rea de floresta em estgio avanado de regenerao de 2.158 para 860 hectares, alis, esta fora classificada no documento como um mero capoeiro e; da rea de floresta em estgios mdio e inicial de regenerao de 2.415 hectares para apenas 830 hectares, alm de ter sido classificada como uma rea de capoeira. Segundo a petio, o item 6.2.3. do EIA, que trata do uso do solo e vegetao, traz dados que tentam passar a impresso de que a cobertura vegetal da rea a ser inundada no possui significncia ambiental podendo se inundada sem maiores danos ao meio ambiente, o que no condiz com a realidade:

27

rea ocupada pelas classes de uso e cobertura do solo apresentada na folha n 15. CULTURA Agricultura Vegetao arbrea secundria Pasto Total H 272 6.917 511 7.700 % 3,5 89,8 6,6 100

A tabela acima traz dados referentes existncia de reas destinadas a pratica de agricultura, outras destinadas pastagem e uma terceira coberta por vegetao arbrea secundria. Entretanto, no faz aluso a presena da Mata Atlntica e sua incrvel diversidade biolgica. O EIA continha informaes inverdicas, que, conforme a legislao aplicvel acarreta a nulidade de todas as licenas ambientais concedidas at ento. Professores e pesquisadores ligados a UFRGS fizeram um estudo na regio e puderam constatar os equvocos do EIA. Seu texto afirma que a maior parte da rea a ser inundada constituda de pequenas culturas, capoeiras e campos com arvoredos e araucrias esparsas. Entretanto, foi constatada a existncia de aproximadamente 5.000 hectares de Mata Atlntica marcados pela presena de um ecossistema riqussimo em espcies animais e vegetais, sendo que muitas esto em risco de extino. Os pesquisadores da UFRGS observaram ali a ocorrncia da maior variabilidade gentica do mundo de populaes de araucrias. A supresso da Mata Atlntica est regulamentada pelo Decreto Federal n 750/93, que veda esse tipo de prtica em relao a vegetao primria e secundria em estgio avanado e mdio de regenerao. Assim, podemos afirmar que o Estudo de Impacto Ambiental da BAESA, primeiro, no contemplava a fauna; segundo, no contemplava a ictiofauna impactada (fauna aqutica que ser afetada pela implantao da barragem); nem apresentava conhecimento tcnico da vegetao a ser suprimida, o que inviabiliza a eficcia compensatria do EIA (Lei n 9.605/98, art. 79.A, 7). No consta na petio, mas para aprofundar ainda mais o estudo sobre o caso concreto podemos citar que os pesquisadores da UFRGS registraram a existncia naquela regio de

28

uma espcie refita, do gnero Collaea (fabaceae) que nem sequer fora descrita pela cincia, ou seja, era uma espcie indita. Observou-se tambm a ocorrncia de uma espcie rara de bromlia, a Dyckia distachya, que consta na Lista Oficial da Flora Ameaada de Extino publicada pelo IBAMA (Portaria 37-N/92). Alis, o vale do rio Pelotas era o nico lugar do mundo em que havia a ocorrncia deste tipo de bromlia. Como exemplos de flora pode-se destacar a ocorrncia da Araucaria angustiflia, rvore de maior ocorrncia na Floresta Ombrlia Mista que possui grande valor para a indstria madeireira. Foi verificado ainda a presena de outras espcies como canela sassafrs, canela-preta, imbuia, canela-amarela, canela-fogo, erva-mate, carne-de-vaca, peroba, racha-ligeiro, pindabuna, aoita-cavalo, dentre inmeras outras. importante ressaltar que as autoridades envolvidas no caso (membros do MPF, IBAMA e Ministrio de Minas e Energia) nem sequer tiveram a preocupao de consultar o Comit Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlntica, figura legalmente instituda no Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza (art. 41 da Lei n 9.985/2000). O que atesta a omisso dos rgos pblicos e a imposio dos interesses econmicos sobre nossas leis e sobre o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

2.4 Cabimento

O presente mandado de segurana coletivo tem cabimento uma vez que cumpre os requisitos estabelecidos no art. 5, LXX, da Constituio Federal vigente.

2.5 Legitimidade

A legitimao no mandado de segurana coletivo do tipo extraordinria ou de substituio processual, posto que os legitimados atuam em nome prprio na defesa de direito ou interesse alheio.

29

Legitimidade Ativa: Associao Gacha de Proteo ao Meio Ambiente Natural AGAPAN foi fundada em 1971 em Porto Alegre por Jos Lutzenberger, Augusto Carneiro e outros ecologistas, atualmente a entidade presidida por Eduardo Finardi Rodrigues. Assim cumpre o requisito estabelecido pelo art. 5, LXX: O mandado de segurana poder ser impetrado por [...] associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano [...]. De acordo com a sma n 629 do Supremo Tribunal Federal: A impetrao de mandado de segurana coletivo por entidade de classe em favor dos associados independe da autorizao destes. Legimidade Passiva: Desembargadora Federal Silvia Goraieb do Tribunal Regional Federal da Quarta Regio, a qual concedeu efeito suspensivo ao Agravo de Instrumento n 2004.04.01.052945-1/ SC. Efeito suspensivo o que ocorre em regra normal, exceto se por disposio legal for dado unicamente efeito devolutivo, e cuja consequncia tornar a sentena inexecutvel, at o julgamento do recurso, ficando suspensos seus efeitos. De acordo com o art. 5, LXX: conceder-se- mandado de segurana [...] quando o responsvel for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico. Nos termos do art. 6, 3, da Lei 12.016, de 7/8/2009, que disciplina o mandado de segurana coletivo, autoridade coatora aquela que tenha praticado o ato impugnado ou da qual emane a ordem para a sua prtica.

2.6 Competncia

Tribunal Regional Federal. De acordo com o art. 108, I, c da Constituio Federal de 1988:

30 Compete aos Tribunais Regionais Federais: I - processar e julgar, originalmente: c) os mandado de segurana e os habeas data contra ato do prprio Tribunal ou de juiz federal.

Quanto ao licenciamento ambiental previsto nos artigos 10 da Lei n 6.938/81 e 17 do Decreto n 99.274/1990:

A construo, instalao, ampliao e funcionamento do estabelecimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, considerados efetiva ou potencialmente poluidores, bem como os capazes, sob qualquer forma, de causar degradao ambiental, dependero de prvio licenciamento de rgo estadual competente, integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA, e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis IBAMA, em carter supletivo, sem prejuzo de outras licenas exigveis.

A Resoluo CONAMA n 237/97 definiu como impacto ambiental regional todo e qualquer impacto ambiental que afete diretamente, no todo ou em parte, o territrio de dois ou mais Estados. Segundo o artigo 4, II, da Resoluo do CONAMA 237/97:

Art. 4 - Compete ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis - IBAMA, rgo executor do SISNAMA, o licenciamento ambiental, a que se refere o artigo 10 da Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981, de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de mbito nacional ou regional, a saber: [...] II - localizadas ou desenvolvidas em dois ou mais Estados;

Logo, o IBAMA atua, principalmente, no licenciamento de grandes projetos de infraestrutura que envolvam impactos em mais de um estado, como ocorre no presente mandado de segurana coletivo, j que o Rio Pelotas, objeto da Usina Hidreltrica Barra Grande, atravessa os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul

31

2.7 Objeto

De acordo com Alexandre de Moraes (2008, 162) o mandado de segurana coletivo ter por objeto:

[...] defesa dos interesses coletivos em sentido amplo, englobando os direitos coletivos em sentido estrito, os interesses individuais homogneos e os interesses difusos, contra ato ou omisso ilegais ou com abuso de poder de autoridade, desde que presentes os atributos da liquidez e certeza.

No presente caso podemos observar a proteo de defesa de interesse coletivo difuso que est materializado no meio ambiente ecologicamente equilibrado (art. 225, CF) especialmente da Mata Atlntica, a qual est sendo suprimida, em virtude da deciso da Desembargadora Federal Silvia Goraieb a qual concedeu efeito suspensivo ao Agravo de Instrumento n 2004.04.01.052945-1/SC referente deciso do Desembargador Federal Vladimir Passos de Freitas.

2.8 Do pedido

O Mandado de Segurana Coletivo ora comentado tem o Pedido com Liminar, Inaudita Altera Parts, ou seja, requere o afastamento da aplicao do artigo 2 da Lei 8.437/92. Esta lei dispe sobre a concesso de medidas cautelares contra atos do Poder Pblico e d outras providncias, o seu artigo 2 versa sobre a permisso da liminar que ser concedida, quando cabvel, aps a audincia do representante judicial da pessoa jurdica de direito pblico, que dever se pronunciar no prazo de setenta e duas horas. Que seja retirado o efeito suspensivo concedido ao Agravo de Instrumento n 2004.04.01.052945-1 / SC, restaurando os efeitos da liminar concedida nos autos da Ao Civil Pblica n 2004.72.00.013781-9 para que cesse imediatamente a supresso da Mata Atlntica.

32

2.9 nus da prova

O Cdigo de Processo Civil adotou, em sede de nus probatrio, a teoria esttica do nus da prova, segundo a qual ao autor cabe provar os fatos constitutivos de seu direito, enquanto que, ao ru caber provar os fatos impeditivos, modificativos ou extintivos daquele determinado direito, nos termos do art. 333 daquele diploma legal. o que a doutrina processual denomina de nus da prova. De acordo com a jurisprudncia ao interpretar o art. 6, VIII, da Lei n. 8.078/1990 c/c o art. 21 da Lei n. 7.347/1985, conjugado com o princpio da precauo, justifica-se a aplicao da inverso do nus da prova no direito ambiental, transferindo para o empreendedor da atividade potencialmente lesiva o nus de demonstrar a segurana do empreendimento. Precedente citado: REsp 1.049.822-RS, DJe 18/5/2009. REsp 972.902-RS, Rel. Min. Eliana Calmon, julgado em 25/8/2009.

2.10 Medida liminar

Em relao a concesso da medida liminar cautelar no Mandado de Segurana possvel desde que existente os pressupostos para a sua concesso: plausibilidade da alegao (fumus boni juris),ou seja, a probabilidade de exerccio do direito da ao em virtude da verossimilhana do direito material ora demandado, e urgncia (periculum in mora), que constitui o fundado temor de fatos que prejudiquem a anlise da ao ou frustrem a sua execuo. No presente caso o fumus boni juris de acordo com as alegaes da Associao Gacha de Proteo ao Meio Ambiente Natural evidenciado pela agresso clara aos princpios constitucionais invocados [...] na necessidade de manter a coerncia das decises proferidas por este Tribunal

33

Do periculum in mora no presente caso materializado no fato da a Mata Atlntica estar sendo destruda e no fato de que qualquer deciso de aprovao provisria das atividades da Usina Hidreltica da Barra Grande consistiria em crime ambiental.

2.11 Tutela antecipada

Igualmente, possvel a obteno de tutela antecipada em medida liminar, desde que presente os requisitos do art. 273, do Cdigo de Processo Civil: a) prova inequvoca e verossimilhana da alegao e b) fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao ou abuso de direito de defesa ou o manifesto propsito protelatrio do ru.

2.12 Eventuais recursos

Nestes termos havendo contra deciso o do de indeferimento do pedido de liminar caber agravo de instrumento nos termos da Lei 12.016/2009 podendo ter seu efeito devolutivo ou suspensivo. Ainda havendo a sentena denegatria de liminar, no havendo agravo, pode haver a interposio do recurso de apelao, ocasio em que o pedido de reapreciao da liminar deve ser feito de forma expressa. A apelao tem efeito apenas devolutivo nos casos dos incisos I a VII, do art. 520. Nesse caso, poder o relator suspender o cumprimento da deciso at o pronunciamento definitivo da cmara ou turma (CPC, art. 558, pargrafo nico). Das decises em mandado de segurana proferidas em nica instncia pelos tribunais cabe recurso especial e extraordinrio, nos casos legalmente previstos, e tambm recurso ordinrio, quando a ordem for denegada. o que preconiza o artigo 18, da Lei 12.016/2009.

2.13 Princpios do Direito Ambiental presentes na ao

34

Neste Mandado de Segurana coletivo impetrado pela AGAPAN no TRF da 4 Regio encontram-se princpios implcitos e explcitos do Direito Ambiental, os primeiros decorrem do sistema constitucional, mesmo que no expressos na Constituio Federal, fundamentamse basicamente na tica, visando manuteno da qualidade de vida e de um ambiente ecologicamente equilibrado, destinados s presentes e s futuras geraes; j os segundos, princpios explcitos, esto expressamente escritos na Constituio ou em leis

infraconstitucionais vigentes, onde so listados abaixo:

2.13.1 Princpio da Preveno

Busca evitar a ocorrncia de danos que sero causados ao ambiente por uma atividade humana ou obra, diz que se deve atuar preventivamente para evitar a extino de uma espcie da fauna ou flora. Normalmente no h informaes suficientes acerca dos processos ecolgicos capaz de fornecer subsdios para uma correta preveno de possveis impactos ambientais, utiliza-se na concretizao da poltica ambiental previsto no artigo 9 da Lei 6.938/81 inmeros instrumentos a serem utilizados onde temos o estabelecimento de padres de qualidade ambiental, o zoneamento ambiental, a avaliao de impacto ambiental (AIA), o licenciamento ambiental e a reviso de atividades efetivas ou potencialmente poluidoras, instrumentos econmicos como concesso florestal, servido ambiental, seguro ambiental e outros como o EIA/RIMA com o propsito de prevenir e eliminar danos ao meio ambiente e a biosfera, enquanto instrumento necessrio para tornar efetivo o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Nota: O Estudo de Impacto Ambiental (EIA), uma espcie do gnero (AIA), um estudo detalhado, cientfico e profissional, prvio ao proposta, que apresenta os impactos e as alternativas mitigadoras ou necessrias instado nos procedimentos de licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades que sejam definidas como de potencial carga poluidora e passveis de causar grande impacto ambiental. (art. 225, 1, IV da Constituio Federal).

35

2.13.2 Princpio da precauo (ou da prudncia ou da cautela)

Est previsto no art. 225, V, da CF/88, o qual o Poder Pblico tem o dever de controlar o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente. Da, a existncia da precauo, pois diante da incerteza cientifica sobre determinado assunto, deve-se agir com prudncia, de modo a afastar algum possvel risco (Resoluo 237/97 do CONAMA).

2.13.3 Princpio e garantia constitucional ao devido processo legal

Serve de base para outros direitos que garantem ao cidado o direito da ampla defesa e do contraditrio, atravs desse instrumento jurdico pertinente, o povo no apenas se sujeita a imposio de decises como participa da elaborao delas. Atravs de um processo justo com segurana probem-se decises arbitrrias e ilegais possibilitando um maior e mais amplo controle dos atos jurdicos estatais, contido no art. 5, LIV da Carta Magna, onde diz que ningum ser privado da liberdade ou dos seus bens sem o devido processo legal.

2.13.4 Princpio da preservao e defesa do meio ambiente

Visa proteger ou conservar a boa qualidade dele em decorrncia do dever imposto ao Poder Pblico e coletividade, defendendo o meio ambiente ecologicamente equilibrado, conforme caput do artigo 225 da CF. Atravs de licena ambiental, que tem natureza jurdica de autorizao, ante a possibilidade de sua revogao e a necessidade de pedido de renovao em ato precrio e discricionrio do Poder Pblico com o intuito de preservao dos processos ecolgicos essenciais (art. 225, 1, I) e preservao do patrimnio gentico (art. 225, 1, II), utilizam-se instrumentos para preservao e proteo das espcies ameaadas de extino nos ecossistemas naturais.

36

2.13.5 Princpio da proteo especial ao Patrimnio Nacional Mata Atlntica

Diz que o Brasil assumiu formalmente compromisso com a comunidade internacional onde a Mata Atlntica compe patrimnio global, sendo reconhecida pela UNESCO como uma reserva da Biosfera da Mata Atlntica. Sua conservao fundamental para o planeta e priorizar a conservao desses remanescentes de Mata, identificados como Zona Ncleo de Reserva da Biosfera, deve ser um compromisso inalienvel do governo e da sociedade brasileira. A Mata Atlntica ser utilizada na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso de recursos naturais. (4, art. 225 da CF/88 e Lei 11.428/06).

2.13.6 Princpio da segurana jurdica

Pode ser encontrado esparso na Constituio Federal nos incisos LXIX e LXX, ambos no artigo Art.5 que tratam dos mandados de segurana individual e coletivo para proteger direito lquido e certo do impetrante que decorre de direitos constitucionalmente previstos no art. 225, que garante um meio ambiente ecologicamente equilibrado, contra ato, omisso ou abuso de poder por parte de autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio do Poder Pblico. (Lei 12.016/09).

2.13.7 Princpio da Legalidade

Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei (art. 5, II, CF/88).

2.13.8 Princpio da efetividade do processo

37

Est previsto na Constituio Federal nos incisos LIII; LIV; LV, todos do artigo 5, onde diz que ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente; ningum ser privado da liberdade ou de seus bem sem o devido processo legal; aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes e o 3 do artigo 225 da mesmo diploma constitucional onde prescreve que as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos.

2.13.9 Princpio do Direito Humano Fundamental

o responsvel pelos demais princpios de Direito Ambiental. Sua origem decorre do Princpio da Declarao de Estocolmo de 1972 e foi reafirmado pela Declarao do Rio, proferida na conferncia das Naes Unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento. Previsto no art. 225 da Constituio, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, como um direito humano fundamental. Diz que Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

2.13.10 Princpio Democrtico

Por este sabido que a soberania popular no Brasil exercida pelo sufrgio universal e pelo voto secreto, com valor igual para todos, e nos termos da lei, onde todo cidado tem o direito pleno de participar da elaborao das polticas pblicas ambientais, este direito materializado atravs dos direitos informao e participao nas trs esferas de Poderes. Na esfera legislativa pode o cidado exercer a soberania popular atravs do plebiscito, referendo e iniciativa popular, tal qual preconiza o artigo 14 da Constituio.

38

2.14 Responsabilidade Ambiental

Pode-se caracterizar responsabilidade como a repercusso obrigacional da atividade humana, sendo que todo ente capaz de adquirir direitos e exerc-los por si mesmo responder pelos danos causados por meio de sua atuao no mundo jurdico. Dessa forma, a responsabilidade pode ser civil, penal ou administrativa. As responsabilidades civil e penal so oriundas da prtica do ato ilcito, possuindo o mesmo fato gerador, porm, enquanto na esfera penal h ateno ao agente criminoso e sua repercusso no contexto social, o civil prioriza a vtima a fim de restaurar-lhe o prejuzo sofrido, tendo como objetivo o restabelecimento da situao anterior. Quanto ao dano ambiental, a pessoa jurdica que lhe deu causa responsvel por sua reparao, de acordo com o art. 225, 3 da CF, que prev:

3 - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados.

Por sua vez, a Lei 9.605 de 1998 disps em seu art. 3 a responsabilidade civil, penal e administrativa das pessoas jurdicas cometedoras dos crimes ambientais. O dano ambiental depende da ideia a se formar a respeito do bem jurdico protegido pelo ordenamento jurdico e atingido pelo dano. Nesse sentido, adentra-se na conceituao de meio ambiente, conforme art. 3, I, da Lei de Poltica Nacional do Meio Ambiente:

Art 3 - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por: I - meio ambiente, o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas;

O supracitado conceito foi recepcionado pela CF de 1988 no art. 225, que reza em seu caput:

39

Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

O dano ao meio ambiente representa leso a direito difuso, que um bem imaterial, incorpreo, autnomo, de interesse da coletividade, garantido constitucionalmente para o uso comum do povo e para contribuir com a qualidade de vida das pessoas. Assim, a reparao do dano no pode ser feita apenas s pessoas que postularam em juzo tal ressarcimento, pois se trata de direito coletivo. A responsabilidade civil ambiental objetiva e estritamente ligada ao princpio do poluidor pagador, que diz que todo aquele que polui ou causa dano ao meio ambiente deve arcar com as despesas causadas por seus atos. Assim, o poluidor no tem apenas o dever de reparar o dano cometido, mas de arcar com as despesas de preveno dos possveis danos. Tal responsabilidade civil objetiva assegurada pela Lei 6.938 de 1981, que prev em seu art. 14, 1:

1 - Sem obstar a aplicao das penalidades previstas neste artigo, o poluidor obrigado, independentemente da existncia de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade. O Ministrio Pblico da Unio e dos Estados ter legitimidade para propor ao de responsabilidade civil e criminal, por danos causados ao meio ambiente.

Nesse sentido, a reparao civil pelo dano ambiental consiste na reparao in natura e na reparao pecuniria. Sendo que sempre que possvel, haver retorno ao status quo, na impossibilidade da restituio especfica, recair sobre o infrator a condenao a um valor pecunirio No se pode esquecer a possibilidade de a indenizao atingir o patrimnio dos scios quando a pessoa jurdica responsvel dificultar a reparao, de acordo com a Lei 9.605. A Constituio Federal responsabilizou a pessoa jurdica pelos crimes cometidos atravs das atividades por ela desenvolvidas, afastando, assim, a relevncia da discusso

40

concernente capacidade ou no do ente coletivo praticar uma conduta, tendo em vista ser pacfico o entendimento de que a pessoa jurdica exerce uma atividade, e exatamente atravs desta atividade que ela poder vir a ofender o meio ambiente. A respeito das penas aplicveis pessoa jurdica descontando-se as medidas que no guardam um carter penal, quais sejam, a liquidao forada e a despersonalizao da pessoa jurdica tem-se a pena de multa, a restritiva de direitos e a prestao de servios comunidade. A pena de multa poder ser fixada de 1 a 360 salrios mnimos, podendo, ainda, ser aumentada em at trs vezes no caso de estar se demonstrando ineficaz, desde que observada a situao econmica do infrator (art. 6, III da Lei 9.605/98). As multas pagas pelo ente moral so destinadas ao Fundo Penitencirio Nacional, devendo o valor pago em decorrncia da prestao pecuniria ser deduzido da eventual reparao civil. A pena restritiva de direitos pode ser aplicada atravs da suspenso parcial ou total de atividades (quando a empresa no estiver sendo diligente em relao s normas ambientais), da interdio temporria de estabelecimento, obra ou atividade (quando a empresa estiver funcionando sem as devidas licenas) e, por fim, da proibio de contratar ou obter subsdios com o Poder Pblico (para a qual utilizado o prazo mximo de 10 anos). Relativamente aos outros prazos das penas restritivas de direitos, a durao da sano se dar pelo tempo que corresponderia pena privativa de liberdade substituda. Contudo, no caso de dano ambiental de difcil e longa recuperao, a qual demoraria mais do que o prazo aplicvel hipottica pena privativa de liberdade, a soluo surge atravs da interposio de uma ao civil pblica, que acompanhar o respectivo processo de restaurao. As espcies de prestao de servios comunidade, determinadas no artigo 23 da Lei dos Crimes Ambientais, so o custeio de programas de projetos ambientais, a realizao de obras de execuo de reas degradadas, a manuteno de espaos pblicos e a contribuio com entidades ambientais. A sentena do respectivo valor utiliza os mesmos parmetros da multa, de 1 a 360 salrios mnimos. O art. 3 da Lei dos Crimes Ambientais oferece dois requisitos essenciais para que haja a responsabilizao da pessoa jurdica. Em primeiro lugar, a infrao em questo deve ser cometida por deciso de seu representante legal ou contratual, ou de seu rgo colegiado, isto

41

, a deciso que provocou o dano ambiental deve ter se originado dos administradores da pessoa jurdica, sendo possvel a responsabilidade penal tambm pela omisso destes. O segundo requisito para a responsabilizao penal da pessoa jurdica, e talvez tambm o principal, consiste no aspecto de que o dano ambiental tenha sido praticado em prol do interesse ou benefcio da pessoa corporativa. Desse modo, se o dirigente do ente coletivo tomar uma deciso que em nada interesse ou beneficie a empresa, ainda que a utilize para seus fins ilcitos, no haver de se falar na responsabilizao da pessoa jurdica. A responsabilizao administrativa da pessoa jurdica encontra base no art. 70 da Lei dos Crimes Ambientais, que prev:

Art. 70. Considera-se infrao administrativa ambiental toda ao ou omisso que viole as regras jurdicas de uso, gozo, promoo, proteo e recuperao do meio ambiente.

Nesse sentido, pode-se verificar que a responsabilidade administrativa averiguada no mbito de cada rgo estatal, sempre respeitando suas respectivas competncias institucionais. A Lei de Poltica Nacional do Meio Ambiente prev em seu art. 14 as sanes a serem aplicadas na esfera administrativa, a saber:

Art. 14 - Sem prejuzo das penalidades definidas pela legislao federal, estadual e municipal, o no cumprimento das medidas necessrias preservao ou correo dos inconvenientes e danos causados pela degradao da qualidade ambiental sujeitar os transgressores: I - multa simples ou diria, nos valores correspondentes, no mnimo, a 10 (dez) e, no mximo, a 1.000 (mil) Obrigaes Reajustveis do Tesouro Nacional ORTNs, agravada em casos de reincidncia especfica, conforme dispuser o regulamento, vedada a sua cobrana pela Unio se j tiver sido aplicada pelo Estado, Distrito Federal, Territrios ou pelos Municpios. II - perda ou restrio de incentivos e benefcios fiscais concedidos pelo Poder Pblico; III - perda ou suspenso de participao em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crdito; IV - suspenso de sua atividade.

42

Em se tratando de processo administrativo e suas sanes, todas devero ser previstas em lei federal, estadual ou municipal, definindo cada qual suas competncias. Ainda na Lei 6.938, verifica-se algumas punies, a saber:

Art. 72. As infraes administrativas so punidas com as seguintes sanes, observado o disposto no art. 6: I - advertncia; II - multa simples; III - multa diria; IV - apreenso dos animais, produtos e subprodutos da fauna e flora, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veculos de qualquer natureza utilizados na infrao; V destruio ou inutilizao do produto; VI - suspenso de venda e fabricao do produto; VII - embargo de obra ou atividade; XIIII - demolio de obra; IX suspenso parcial ou total das atividades; X - (VETADO) XI - restritiva de direitos.

A aplicao das sanes administrativas requer a instaurao do respectivo processo administrativo punitivo, assegurados o contraditrio e a ampla defesa, sendo que aps passarse- fase de instruo com ouvida de testemunhas e demais produes de prova. Feitas as observaes referentes s possibilidades de responsabilizao da pessoa jurdica, parte-se agora para a anlise do caso concreto. Como j dito em momento anterior, a empresa Engevix Ltda. inobservou ou omitiu-se, quando da realizao do Estudo de Impacto Ambiental, em relao aos impactos na regio, permitindo que a inundao daquela rea atingisse inmeros animais e plantas ameaados de extino. Nesse sentido, analisa-se a responsabilizao da referida empresa pelos danos causados ao meio ambiente. Alm de desrespeitar a previso constitucional do art. 225, que diz ser o meio ambiente equilibrado um direito da coletividade, feriu a disposio do Decreto Federal n 750, vigente poca, que dispunha sobre o corte, a explorao e a supresso de vegetao primria ou nos estgios avanado e mdio de regenerao da Mata Atlntica, tendo tambm ignorado as previses da lei 11.428 de 2006 que dispe sobre a utilizao e proteo da vegetao nativa do Bioma Mata Atlntica. Observa-se, ainda, evidente desateno ao que prev a resoluo n 728 do CONAMA, que determina:

43

Art. 1. Determinar ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis-IBAMA, a suspenso das autorizaes concedidas por ato prprio ou por delegao aos demais rgos integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente-SISNAMA, para corte e explorao de espcies ameaadas de extino, constantes da lista oficial daquele rgo, em populaes naturais no bioma Mata Atlntica, at que sejam estabelecidos critrios tcnicos, cientificamente embasados, que garantam a sustentabilidade da explorao e a conservao gentica das populaes explorveis.

Pelo exposto, vrias so as infraes ao que preceitua a Lei 9.605, Lei de Crimes Ambientais, podendo ser aplicadas empresa responsvel as sanes previstas no art. 21 da referida Lei, quais sejam, multa, penas restritivas de direitos e prestao de servios comunidade, sem esquecer-se da possibilidade de desconsiderao da pessoa jurdica nos casos previstos em lei. Observa-se que para gradao e aplicao da penalidade cabvel, a autoridade dever observar a gravidade, os motivos e as consequncias do fato, bem como antecedentes e condio econmica do infrator. Saliente-se que a pena ser agravada nos seguintes casos, conforme o art. 15 da referida Lei:

I - reincidncia nos crimes de natureza ambiental; II - ter o agente cometido a infrao: a) para obter vantagem pecuniria; b) coagindo outrem para a execuo material da infrao; c) afetando ou expondo a perigo, de maneira grave, a sade pblica ou o meio ambiente; d) concorrendo para danos propriedade alheia; e) atingindo reas de unidades de conservao ou reas sujeitas, por ato do Poder Pblico, a regime especial de uso; f) atingindo reas urbanas ou quaisquer assentamentos humanos; g) em perodo de defeso fauna; h) em domingos ou feriados; i) noite;

44 j) em pocas de seca ou inundaes; l) no interior do espao territorial especialmente protegido; m) com o emprego de mtodos cruis para abate ou captura de animais; n) mediante fraude ou abuso de confiana; o) mediante abuso do direito de licena, permisso ou autorizao ambiental; p) no interesse de pessoa jurdica mantida, total ou parcialmente, por verbas pblicas ou beneficiada por incentivos fiscais; q) atingindo espcies ameaadas, listadas em relatrios oficiais das autoridades competentes; r) facilitada por funcionrio pblico no exerccio de suas funes.

Nesse sentido, tendo em vista os vrios crimes contra a fauna e a flora, nos quais incorreu a empresa infratora, ignorando, inclusive, a existncia de animais e plantas ameaados de extino reconhecidos pelo prprio IBAMA, no momento da sentena, deveria ser considerada, na melhor das hipteses, a agravante constante da alnea q do artigo supracitado. Quando da constatao do dano ambiental, deve-se, de preferncia, ser fixado o montante correspondente ao prejuzo, para facilitar a fixao do valor da multa e o mnimo para reparao dos danos. De maneira especfica, quanto fauna, observa-se a incurso nos delitos previstos no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais:

Art. 29. Matar, perseguir, caar, apanhar, utilizar espcimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratria, sem a devida permisso, licena ou autorizao da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena - deteno de seis meses a um ano, e multa.

Quanto flora, sua conduta amoldou-se ao seguinte artigo:

Art. 48. Impedir ou dificultar a regenerao natural de florestas e demais formas de vegetao:

45 Pena - deteno, de seis meses a um ano, e multa.

Neste crime, a pena aplicada ser aumentada em um sexto, tendo em vista adequar-se previso da alnea c, II, do art. 53 da Lei em comento. Por fim, analisa-se o crime contra a administrao ambiental, diante da omisso dos mais de 2.000 hectares de florestas primrias de araucrias, existente no Vale do Rio Pelotas, rea de influncia direta da usina, alm de outros 4.000 hectares de floresta em diferentes estados de regenerao, animais raros e espcies de plantas existentes somente naquela regio, no estudo de impacto ambiental apresentado ao IBAMA, o qual ensejou a permisso para incio das obras da hidreltrica de Barra Grande. Nesse sentido, o art. 66 da Lei de Crimes Ambientais:

Art. 66. Fazer o funcionrio pblico afirmao falsa ou enganosa, omitir a verdade, sonegar informaes ou dados tcnico-cientficos em procedimentos de autorizao ou de licenciamento ambiental: Pena - recluso, de um a trs anos, e multa.

46

Concluso

O presente trabalho tratou dos aspectos tcnicos de sua pea objeto, sendo analisado tpico por tpico desde sua conceituao at uma anlise mais aprofundada da questo referente construo da Usina Hidreltrica de Barra Grande. A regio inundada pelas guas da usina abrange uma vasta regio de Mata Atlntica entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo ela habitat de diversas espcies de animais e plantas. Nesse grupo se encaixam, inclusive, espcies ameaadas de extino, outras, justamente em decorrncia da barragem, nem chegaram a ser catalogadas, resumindose apenas memria de quem as viu. ntida na problemtica a questo do interesse econmico versus interesse ambiental, sendo que este teoricamente seria o maior de todos, tendo em vista ser sucumbvel. Mesmo diante de inmeras irregularidades, at mesmo por parte de rgos governamentais, que calaram-se e, por fim, tornaram-se coniventes com o desrespeito ao direito constitucional ao meio ambiente saudvel e equilibrado, o primeiro sobressaiu-se em detrimento daquele mais valioso e frgil. Nesse sentido, questiona-se sobre o senso de justia que prevalece no Brasil, principalmente no que tange ao interesse econmico do poder pblico aliado ao das grandes empresas, o que nos leva a pensar na fragilidade das garantias coletivas, tendo em vista que nesse caso celebrou-se uma soluo sem relevantes sanes a quaisquer dos culpados, restando aos lesados, como de costume, aceitar.

47

Referncia Bibliogrfica

BRASIL. Cdigo de Processo Civil. Lex: Vade Mecum Saraiva Compacto. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 2010. ______. Constituio Federal. Lex: Vade Mecum Saraiva Compacto. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 2010. ______. Decreto n 750/93. Braslia: Planalto, 1993. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/d750.htm>. Acesso em 10 de jul. de 2011. ______. Decreto n 99.274/90. Braslia: Planalto, 1990. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/antigos/d99274.htm>. Acesso em 10 de jul. de 2011. ______. Lei n 6.938/81. Braslia: Planalto, 1981. Disponvel <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938.htm>. Acesso em 10 de jul. de 2011. em:

______. Lei n 7.347/85. Braslia: Planalto, 1985. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7347orig.htm>. Acesso em 10 de jul. de 2011. ______. Lei n 8.078/90. Braslia: Planalto, 1990. Disponvel <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm>. Acesso em 10 de jul. de 2011. ______. Lei n 8.437/92. [s.l.]: Lei Direito, [200-]. Disponvel <http://www.leidireto.com.br/lei-8437.html>. Acesso em 10 de jul. de 2011. em:

em:

______. Lei n 9.605/98. Braslia: IBAMA, 1998. Disponvel em: <http://www.ibama.gov.br/fauna/legislacao/lei_9605_98.pdf>. Acesso em 10 de jul. de 2011. ______. Lei n 9.985/00. Braslia: Planalto, 2000. Disponvel <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm>. Acesso em 10 de jul. de 2011. em:

______. Lei n 11.428/2006. Braslia: Planalto, 2006. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11428.htm>. Acesso em 10 de jul. de 2011. ______. Lei n 12.016. Braslia: Planalto, 2009. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12016.htm>. Acesso em 10 de jul. de 2011. ______. Resoluo CONAMA 237/97. Braslia: Ministrio do Meio Ambiente, 1997. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res97/res23797.html>. Acesso em 10 de jul. de 2011.

48

______. Resoluo CONAMA 278/01. Braslia: Ministrio do Meio Ambiente, 1997. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res01/res27801.html>. Acesso em 10 de jul. de 2011. ______. Supremo Tribunal Federal. Smula n 266. Lex: Vade Mecum Saraiva Compacto. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 2010. ______. Supremo Tribunal Federal. Smula n 429. Lex: Vade Mecum Saraiva Compacto. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 2010. ______. Supremo Tribunal Federal. Smula n 430. Lex: Vade Mecum Saraiva Compacto. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 2010. ______. Supremo Tribunal Federal. Smula n 625. Lex: Vade Mecum Saraiva Compacto. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 2010. ______. Supremo Tribunal Federal. Smula n 629. Lex: Vade Mecum Saraiva Compacto. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 2010. ______. Superior Tribunal Justia. Mandado de Segurana n. 197/DF. 1 Seo. Relator Ministro Garcia Vieira. IN: MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 23. ed. So Paulo: Atlas, 2008. ______. Supremo Tribunal Federal. Mandado de Segurana n 22.137-2/BA. Pleno. Relator Ministro Octavio Gallotti. Braslia, 28 de mar. de 1996. ______. Supremo Tribunal Federal. Recurso Extraordinrio n. 181.438/SP. Pleno. Relator Ministro Carlos Velloso. IN: DANTAS, Paulo Roberto de Figueiredo. Direito Processual Constitucional. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2010. ______. Supremo Tribunal Federal. Recurso Extraordinrio n. 196.184/AM. 2 Turma. Relatora Ministra Ellen Gracie. IN: MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 23. ed. So Paulo: Atlas, 2008. ______. Supremo Tribunal Federal. Recurso Extraordinrio n. 198.919/DF. 1 Turma. Relator Ministro Ilmar Galvo. IN: MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 23. ed. So Paulo: Atlas, 2008. DANTAS, Paulo Roberto de Figueiredo. Direito Processual Constitucional. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2010. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. IN: DANTAS, Paulo Roberto de Figueiredo. Direito Processual Constitucional. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2010. LEITE, Jos Rubens Morato. PILATI, Luciana Cardoso. DANTAS, Marcelo Buzaglo. Direito Ambiental Simplificado. So Paulo: Saraiva, 2011. MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 23. ed. So Paulo: Atlas, 2008.

49

PROCHNOW, Miriam (Org.). Barra Grande - A Hidreltrica que no viu a floresta. Rio do Sul: Apremavi, 2005. WATANABE, Kazuo. Da Cognio no processo civil. IN: FIORILLO, Celso A. Pacheco. Curso de direito ambiental brasileiro. 9. ed. rev. atual. e ampl. So Paulo: Saraiva, 2008. FIORILLO, Celso A. Pacheco. Curso de direito ambiental brasileiro. 9. ed. rev. atual. e ampl. So Paulo: Saraiva, 2008.

Vous aimerez peut-être aussi