Vous êtes sur la page 1sur 9

Administrao de Bandas

Venho por meio deste pequeno guia, tentar ajudar os msicos em incio de carreira que sempre tem dvidas a respeito de como administrar e conduzir sua prpria banda. Dvidas como, por onde comear? O que livro caixa? O que realmente faz um empresrio de musica ? Como fazer para no cair em armadilhas? Cap. 1 Componentes Em primeiro lugar, uma banda, seja ela de qualquer estilo musical, deve definir que funo ter cada integrante. No apenas quem ira tocar o baixo ou a bateria, mas delegar funes administrativas a cada um dos membros, pois o que uma banda se no uma equipe. Encare a sua banda de garagem como uma empresa e j perceber mudanas positivas no seu negcio. Uma banda precisar no mnimo de : Empresrio : Este indivduo tem a funo de agendar shows, definir valores de cachs, pagar os msicos, tratar de contratos de gravao de discos e dever receber 5% do valor arrecadado em shows e negociaes de contratos com gravadoras. sempre melhor que esta funo seja exercida por apenas um integrante da banda. Escolham o integrante que tenha mais desenvoltura e saiba expressar suas idias de forma clara e objetiva. Esse indivduo deve dominar se possvel conceitos bsicos de marketing, vendas e ser firme em negociaes. Administrador : Popularmente conhecido como O HOMEM DO DINHEIRO, este integrante, tem a funo de fazer o livro caixa da banda, apurando lucros e eventuais prejuzos ocorridos. Ele deve recolher o cach e administrar o dinheiro da banda para ser gasto com a banda, cordas novas, um PA decente, cabos e infra estrutura bsica para a banda. Os primeiros cachs devem ser revertidos para este caixa e no repartido entre todos. primeira vista, esta idia, no parece a mais agradvel, mas assim que a banda vai conseguir se estruturar melhor para conseguir mais shows e mais dinheiro. um esforo de todos para um bem em comum. O administrador deve ser uma pessoa da confiana de toda a banda, responsvel e principalmente organizada. Deve comprar primeiramente um livro caixa e nele marcar todas as entradas de dinheiro e gastos da banda, neste livro ele dever tambm armazenar todas as notas fiscais do que foi gasto para prestar contas com os outros. Decidir o que fazer com o dinheiro no funo do administrador, todos devem fazer parte deste tipo de deciso. Ele tambm deve aplicar o dinheiro do grupo em uma poupana ou algum fundo com boa rentabilidade. Ele ser tambm o consultor financeiro da banda e para este trabalho ele deve receber 5% dos cachs.

Diretor Musical Este integrante da banda o responsvel pela definio do repertrio a ser executado, mediante consenso da banda sob qual misso dever ser seguida. Responsvel tambm pelos arranjos escritos. Ele deve ser o mais musical da banda, tendo bom conhecimento em harmonia e arranjo em diversos estilos musicais. Para este trabalho ele deve receber 5% do valor dos cachs. Homem do Marketing Este tem que ser um os mais criativos do grupo. Tem a responsabilidade da comunicao visual da banda, tipo de figurino, tipo de folder a ser distribudo. Ele tambm deve ajudar a traar a estratgia de aceitao do pblico em relao ao som do grupo, cuidar de promover os shows, distribuio de panfletos e tudo mais que envolva a promoo de um show. Este integrante tambm deve ter uma lista vasta de e-mails e contatos telefnicos para comunicar os f da banda da agenda de shows, deve tambm se possvel fundar um f clube e um site na internet com assuntos relacionados a banda e manter a agenda de shows atualizada. Como voc pode perceber este integrante deve ter um bom conhecimento no ramo da informtica. O Marketing nunca deve ser deixado de lado em uma banda comercial, pois ele o combustvel fundamental do sucesso. Para este trabalho ele deve receber 5% do valor dos cachs. Todas estas funes bsicas no devem ser acumuladas por um integrante do grupo, e sim divididas igualmente por todos . O sucesso e o fracasso de um projeto esto intimamente ligados a esta questo. Cap. 2 A MISSO A misso de um grupo musical (outra questo fundamental de sucesso ou fracasso) deve ser definida no momento de seu nascimento. A misso deve ser fundamentada nos seguintes moldes : Estilo musical O estilo musical vai definir que pblico alvo vai ser atingido pelo som da banda. No estilo, devem estar as coisas em que o grupo acredita, como ideais ou letras romnticas, msicas que fizeram parte de uma gerao. O grupo deve sempre tocar o que acredita, no adianta montar um trabalho de AX se voc detesta este estilo, o pblico sempre preferir a banda que ama o estilo de verdade e nunca a que se faz passar por uma mentira. O pblico, seja ele de classe A , B , C , D ou E, mais inteligente do que do que voc supe. Bandas COVER so um timo exemplo de misso, elas tem um pblico alvo definido, tem uma misso difundir o som da banda que mais gostam e seus integrantes geralmente so aficionados pelo som, o que j lhes da uma base mais slida do que a maioria das bandas comuns. O Calcanhar de Aquiles das bandas COVER justamente o que as faz mais forte. Isto no uma contradio, porque ao mesmo tempo que estar na cola de uma banda famosa bom pelo seu enorme nmero de fs, ruim porque amarra o potencial criativo do grupo.

Cap. 3 Ensaios Neste tpico muito importante definirmos muitos pontos importantes e derrubarmos muitos mitos. Quantos ensaios devemos fazer por semana? O maior nmero possvel de ensaios, porque s assim o diretor musical poder testar efetivamente seus arranjos e a banda poder se entrosar e discutir eventuais convenes musicais que daro a cara da banda. Meus amigos no tem tanto tempo assim para ensaiar, muitos deles trabalham em outra rea. O que devo fazer ? Est a uma das questes fundamentais do sucesso ou fracasso de um projeto musical. Procure de todas as formas trabalhar apenas com Msicos profissionais. S quem vive de msica vai dar o devido valor ao projeto e poder se aplicar em tempo integral. Profissionais de outras reas usam a musica como terapia para desestressar. Isso pode causar um desequilbrio de foras e interesses dentro da banda que podero determinar o fim do projeto. No estou dizendo aqui que voc nunca deva se juntar aos amigos para fazer um som, mas se acredita no projeto, se a sua expectativa de tirar algum dinheiro disso, CUIDADO, misturar dois mundos diferentes pode ser muito perigoso. Devo pagar para ensaiar ? NO, se voc musico profissional , NO deve pagar para trabalhar. Se no houver outra forma, tenho certeza que algum dos integrantes da banda ou voc mesmo tero um espao para ceder e com uma boa consultoria tcnica, pouqussimo dinheiro, podero montar um pequeno estdio para ensaios e depois para as primeiras gravaes. Se colocar no papel o custo da construo de um estdio simples, rateando o investimento entre os integrantes, ver que compensa mais do que gastar em locao de estdios. Um estdio de ensaio bsico sai em torno de 150 Dlares.

10 ATITUDES VENCEDORAS(PRA QUEM TEM BANDA) 10 ATITUDES VENCEDORAS! 1 - JAMAIS ACEITE TOCAR EM FESTIVAIS PARA SELEO DE BANDAS. . A verdade sobre esta prtica que a casa no est interessada na sua banda! Tudo que ela quer msica ao vivo de graa e, pela quantidade de bandas que nascem todos os dias, vo passar o ano inteiro fazendo essas tais "selees" sem jamais contratar ningum. . 2 - CD DEMO, MYSPACE, PALCO MP3, YOUTUBE ETC... . Invista na criao de demos em udio e vdeo. Com a diversidade de opes tecnolgicas disponveis, no h qualquer justificativa para selees ao vivo gratuitas (ou pagas, o que ainda pior). . 3 - TOCAR DE GRAA, S EM EVENTOS COMPROVADAMENTE BENEFICENTES. . Se a sua banda est comeando agora, oferea-se para tocar em eventos beneficentes (os srios). Alm de ajudar a quem precisa de uma fora, voc vai ter uma tima oportunidade para registrar o seu desempenho ao vivo e, por exemplo, divulgar via YouTube, DVD, etc... . 4 - VENDER INGRESSO TRABALHO DA CASA OU DA PRODUO DO EVENTO! . Obrigar a banda comprar ingressos para revender s uma forma mal disfarada de fazer a banda pagar para tocar. Se uma produtora incapaz de realizar o bsico de suas funes, pode acreditar, ela no vai poder acrescentar nada de til para voc. Se uma casa est com problemas para atrair pblico, ela jamais conseguir investir em uma banda e, consequentemente, no vale a sua ateno. 5 - PASSAR O CHAPU NO NENHUMA VERGONHA! . Nosso povo maravilhoso, mas ainda insiste na mania de comer merda e arrotar caviar, mas esta uma prtica antiga e bastante comum em muitas partes do globo. Muitas casas no possuem estrutura para o controle de ingressos ou "couverts". Algumas delas acham que nem devem obrigar os seus clientes a pagar pela msica ao vivo (afinal, nem todo mundo vai ao bar pela msica). Nesses casos, no tenha vergonha de sugerir um tipo de "couvert opcional" com valores lvres (ou mnimos), ou seja, quem quiser e puder paga. Se a sua banda for mesmo boa, voc vai se surpreender com o apoio que receber do seu pblico! Em alguns casos, possvel arrecadar bem mais do que qualquer cach combinado... . 6 - NEM S DE CACHAA VIVE O HOMEM... . No aceite tocar em troca de pinga, prato de comida, garrafa de gua, paoquita ou seja l o que for! Voc est TRABALHANDO e, se for capaz de manter isso em mente, voc ter dinheiro bastante para comer antes de sair de casa e de tomar umas e outras com os amigos depois do "servio". Do mesmo modo, a casa no obrigada a liberar o

consumo de nada para voc... O dono do bar tambm est trabalhando! . 7 - SE VOC TOCA POR "HOBBIE", FAA UM CHURRASCO NA SUA CASA! . Seja consciente: msica a profisso de muita gente! Tem gente que precisa disso para viver, educar seus filhos, pagar planos de sade e tudo mais, igualzinho a voc no seu emprego naquele banco ou naquela multi-nacional... Se voc no est tentando fazer disso a sua renda principal (ou at exclusiva) saia da frente, abra espao, ceda a vez, organize um churrasco na sua casa e chame os seus amigos para curtirem com voc, toque de graa em eventos beneficentes, etc... Lembre-se de que, por melhor que voc seja, voc um "hobista", ento pense bem antes de tirar o po da boca de quem vive disso! 8 - PARENTES, AMIGOS E NAMORADAS TAMBM PAGAM! . Imagine-se como o caixa de um supermercado... Voc levaria a sua namorada todos os dias para o trabalho com voc? Quando voc ou a sua banda esto tocando, isso trabalho! claro que, pela natureza da sua profisso, voc at pode levar quem quiser, mas tire do seu bolso o que eles consumirem, ou mesmo combine antes quem vai rachar a conta. No tente fazer a banda inteira pagar por isso, no imponha mais este custo ao dono do bar e nem mesmo pense em liberar ingressos para ningum! Para ser tratado como profissional, comporte-se como profissional! Se o que voc quer curtio, faa um churrasco na sua casa... . 9 - SOM E TRANSPORTE TAMBM CUSTAM DINHEIRO . Muitas casas no possuem estrutura mnima de som para bandas. O aluguel dirio de equipamentos sai por pelo menos R$80,00 se for muito pouca coisa, mesmo! muito importante saber quem vai pagar essa conta. Em qualquer negcio do mundo, os custos interferem diretamente nos preos. Por que tem de ser diferente com o msico profissional? No importa se a sua banda j possui todos os equipamentos! Se voc tiver de utiliz-los, inclua o valor na relao de custos como se voc tivesse alugado tudo. Inclua o custo de transporte de toda a sua parafernalha. Sem saber o quanto voc gastou, no tem como voc calcular o seu lucro... . 10 - SE CADA UM FIZER A SUA PARTE, NO VAI FALTAR PARA NINGUM! . O dono do bar tem de ganhar no consumo; a produtora, com a venda de igressos e patrocnios; a equipe de som vive da locao e operao dos seus equipamentos; o empresrio vive de conseguir bons trabalhos para os seus agenciados... e o msico vive de tocar o seu instrumento... Simples assim! Se cada um tiver conscincia do seu papel, todos vo sair ganhando, o dinheiro ir circular e todos podero crescer juntos e felizes.

CD demo Agora que temos a nossa banda montada, com funes administrativas definidas e ensaiada, chegou a hora de registrar isso em CD. No seja crtico demais nas primeiras gravaes, lembre-se, nenhuma banda comea tocando, compondo e gravando como os BEATLES. Isso um processo lento que leva anos at seu amadurecimento. Procure um estdio de boa qualidade, ou ento opte por montar um HOME ESTDIO. Faa as contas, s vezes, dominar a tecnologia mais barato e melhor do que procurar o estdio do vizinho, pagar pouco e receber um som de baixa qualidade por isso. Seu DEMO seu cato de visita, por isso deve ter a melhor qualidade possvel. FOLDER O seu CD demo deve vir acompanhado de um folheto explicativo com informaes sobre a banda. A beleza e bom gosto na confeco do folheto so fundamentais para o sucesso no fechamento do contrato para futuros shows. No economize, o aspecto do folheto reflete o quanto pode custar o cach da banda . CACH!!!!!! Esse assunto sem dvida o mais polmico de todos. Muitos diro que banda iniciante no cobra cach, banda tem que tocar por couver artstico, grupos musicais no devem cobrar muito para se apresentar, pois esto apenas se divertindo. Mas no captulo, Dados reais do IBGE , conseguimos observar a quem interessa essas afirmaes. E para onde vai toda essa receita gerada por cach , couvers e contratos ? A maior parte fica para as gravadoras, casas noturnas, TV, rdios e empresrios. E na outra ponta da pirmide encontra-se os msicos, que mesmo sabendo da diviso desigual submetem-se baixos cachs. E por qu? Porque se ele no for ganhar a mereca outro ir. Isto nos faz voltar a outro ponto: qualidade! O msico que precisa se submeter para ganhar um dinheirinho, talvez no seja um msico to bem preparado assim. Pois se voc for um msico de uma formao slida , profissional, chega na hora, estuda udio, sabe montar um palco, conhece harmonia, arranjos, toca um pouco de cada instrumento, tem noes bsicas de administrao e marketing. Isto , se voc um msico completo, conseguir, alm de vender seu peixe muito bem, administrar o dinheiro, coordenar sua banda, montar o palco, dar um jeito no udio que deu merda na ltima hora e principalmente tocar seu instrumento. Vai com certeza economizar rios de dinheiro para seu contratante e ele sabe que isto vale mais a pena do contratar o meio msico a preo de banana. Mas quanto deve ser o cach de uma banda? Vamos fazer umas contas simples. Partindo do principio que um show tem em mdia 2 horas de durao, os msicos devem receber o equivalente a 2 horas de trabalho. ERRADO!!!!! Temos que levar em conta o tempo do trajeto ,o tempo da montagem de palco (se houver), tempo da passagem de som, tempo da desmontagem dos equipamentos e o combustvel. Ex em Dlar.: Horrio do inicio show 23 : 00 hs Horrio do trmino do show 1: 00 hs

Tempo da passagem de som 2 : 00 hs Tempo do trajeto de ida e volta 1: 00 hora Custo do combustvel $ 20,00 Custo do estacionamento dos veculos $ 15,00 Custo da locao do equipamento ( geralmente somos obrigados a levar nosso equipamento, pois os bares e casas noturna, geralmente no tem esse tipo de equipamento ) $ 200,00.Este custo de um equipamento bem simples, sem contar o equipamento de voz. DICAS PARA A BANDA Ensaiem o show e no somente as msicas inclusive entre uma msica e outra Sejam uma equipe e no vrias estrelas pois bandas timas acabam por esse motivo Conversem sempre antes e depois dos ensaios e shows para melhorar a performance da banda Testem todas as idias que forem sugeridas pelos integrantes da banda para que todos se sintam parte da equipe Cadastre o pblico em todos os shows e faa um Mailing e mande uma mala direta com os dias das prximas apresentaes, lanamento de Cd, etc... Se possvel grave em vdeo as apresentaes do grupo, para que posteriormente o grupo assista a fita e melhore sua performance de palco CONTRATOS Em um contrato de cesso de DIREITOS PATRIMONIAIS, realizado entre uma editora e um autor, normalmente o percentual de direitos retidos pela editora de 18% a 25%, e o percentual restante e repassado para o autor em questo, sobre qualquer remunerao que tenha por origem a utilizao da referida msica editada. Em um contrato de cesso de DIREITOS PATRIMONIAIS SOBRE INTERPRETAES ARTSTICO MUSICAIS, realizado entre uma gravadora e um intrprete, o percentual de ROYALTIES varia em decorrncia do artista e da gravadora, sendo em mdia 8%. Se vocs finalmente conseguiram uma gravadora disposta a investir no seu trabalho, na reunio com o diretor artstico e agora s assinar o contrato impresso que ele tira da gaveta. , NO FAA ISSO !!!!!! Pegue o contrato, no leia, no discuta e diga que quer lev-lo pra dar uma olhada com calma, guarde-o e mude de assunto rapidamente. Procure extrair algumas promessas explcitas do diretor, como verbas para divulgao e promoo de shows, cartazes, direito de aprovar cada capa de disco, dentre outras. Depois de passados os primeiros momentos de exaltao, leia com calma o contrato e perceber que nem tudo to bonito quanto parece e voc pode se tornar um escravo da gravadora.

Todo contrato pode ser discutido, cabe a voc indicar em conjunto com um advogado, as alteraes que voc ache importante e esperar uma contraproposta da gravadora. Se ela tiver interessada realmente em voc, existe uma boa margem de negociao. Lembre-se de que voc s poder cobrar da gravadora o que estiver no contrato pois promessas verbais podem no ser cumpridas, caso no conste no contrato voc poder pedir quer a gravadora assuma em uma carta devidamente assinada o compromisso. Quanto maiores forem as exigncias de ambos mais haver discusses que podero atrasar o incio das gravaes " ESQUEA" que voc um artista e torne-se um empresrio tratando com outro empresrio . OUA muito e FALE pouco pea tempo para pensar antes de assumir qualquer coisa. REGISTRO DE MSICA Uma obra ltero musical (msica e letra), na qualidade de obra intelectual protegida pela Lei de Direitos Autorais, deve ser registrada nos rgos competentes a ttulo de proteo. Remeta a partitura (harmonia cifrada e melodia) e cpia da letra em duas vias junto com o requerimento de solicitao de registro Competitividade Vamos imaginar que voc seja um msico com uma formao musical slida ,mas no entenda nada de udio. Voc tem grande chances de fracassar na msica. Vamos supor que voc seja um timo tcnico de udio, mas no entenda nada de msica. Voc tem grande chances de fracassar na msica. Vamos supor que voc seja um timo tcnico de instrumentos musicais ( luthier), mas no entenda nada de msica e muito menos de tecnologia. Voc tem grande chances de fracassar na msica. Entenda que essas so apenas suposies , mas inegvel que se voc tive uma formao musical slida , conhecer tecnologia , estudar udio, ter noes de marketing , pedagogia e tiver alguma noo de luthieria , suas chances de sucesso aumentam consideravelmente. Esta ai o melhor exemplo de COMPETITIVIDADE. A competitividade pode ser comparada a uma corrente ,quem tem mais elos e elos mais fortes tem uma corrente maior e mais forte do que os demais. Com isso consegue maior resultado em seu trabalho. Viso do mercado em relao msica Viso do "msico" em relao ao mercado Viso do Msico em relao ao mercado Viso do pblico leigo Misso de mudana de comportamento do "msico" na virada do sculo 19 para o 20 msicos que se apresentavam nos cinemas mudos , fizeram a primeira greve de msicos que se tem notcia. eles alegavam que estavam perdendo mercado para uma novidade tecnolgica da poca , o ento novo cinema falado. com o passar do tempo os prprios msicos que haviam protestado contra aquela novidade observaram que o mercado de trabalho tinha crescido e no encolhido como

eles mesmos haviam previsto. Logo se voc esta com medo da tecnologia melhor se adaptar a ela de alguma forma e pensar diferente e de maneira mais criativa como os msicos da poca do cinema mudo , que aumentaram suas participaes em filmes dando a verdadeira alma do cinema que conhecemos hoje , pois voc consegue imaginar o cinema sem som? no mundo sempre vai existir o bom musico e o mau musico . Tomando como exemplo a famlia lima usa a musica erudita para o mal, jaco pastorius usa o Jazz para fazer musica para o espirito , Pedrinho matar usa o piano para a mediocridade e Hermeto para a superao , cabe a ns decidirmos o que ouvir. Uma banda de pagode adora pagode , DANIELA MERCURE adora ax , sandy e jr adoram brega eles passar verdade no que fazem e o publico capaz de identificar esse verdade . e o principal nunca pergunte o que a musica pode fazer por voc e sim o que voc pode fazer em beneficio da musica pois s pensando assim iremos melhorar a musica como um todo e teremos mais mercado para trabalhar ,mais alunos , mais shows, etc. Novamente em seu discurso percebo erros clssicos dos msicos em geral , que papo esse de mudar refro por que no pop. ? diminuir tamanho de musica ?se sua musica tem 10 minutos por que assim que ela faz sentido . E outro erro dizer quem pode me ajudar? quem pode patrocinar meu trabalho?, e eu te digo, no p em que est ningum . J pensou se o Hermeto estivesse ate hoje esperando algum patrocinar os trabalhos dele ? Estaria sem tocar ate hoje. conseguir que algum acredite em seu trabalho muito mais do que aquele que paga para seu trabalho acontecer. O patrocinador quer gozar do prestigio de seu trabalho junto ao meio cultural e assim agregar valor a marca dele , e assim todos diro " olha a coca cola esta patrocinando o trabalho da orquestra da osesp , nossa que legal". ento seu trabalho precisa acontecer , precisa mostrar a cara , precisa tocar , tocar e quem sabe daqui 4 , 5 anos as pessoas comecem a notar voc , e a originalidade de seu trabalho . Agora esse papo de "quem poder me defender" , muito cmodo , se vira pra botar esse trabalho na estrada, se no querem tocar com vc toque sozinho , se no querem emprestar o equipo pra voc construa ,se no tem aonde tocar toque na sua garagem , mas toque porque sempre cometemos os mesmos erros e nos acomodamos nas frases feitas , isso impossvel ,isso nunca dar certo , isso no existe, cuidado voc mesmo pode estar colocando obstculos aonde eles no existam.

Vous aimerez peut-être aussi