Vous êtes sur la page 1sur 19

151

O DIREITO DE SER SUJEITO DE DIREITOS1 Vania Baldi2

RESUMO O presente texto tem por objetivo discutir os direitos humanos desconstruindo e reconstruindo a concepo universalstica dos mesmos e observando que para tanto se faz necessrio reexaminar a categoria de humano, de universal e de direito. A estratgia de articulao entre cada uma dessas categorias envolve uma constante prtica de traduo histrica e cultural entre elas. Uma prtica participativa, transversal e circular, apontada na direo de um ethos auto-reflexivo. Palavras-chave: Direito diferena. Direitos Humanos. Multiculturalismo.

INTRODUO Como possvel dar um novo corpo a retrica universalstica dos direitos humanos? Como iniciar um percurso cultural que faa justia a hipocrisia subjacente de sua pretextuosa propaganda poltica? Intervir e falar em nome dos direitos desde j sintomtico de um libi cultural e de uma poltica estratgica que reconduz certas pessoas e certos povos a ser objeto de direitos humanos e no ao invs a ser sujeito. Para desconstruir e reconstruir a concepo universalstica dos direitos humanos seria necessrio reexaminar a categoria de humano, de universal e de direito. A estratgia de articulao entre cada uma dessas categorias envolve uma constante prtica de traduo histrica e cultural entre elas. Uma pratica participativa, transversal e circular, apontada na direo de um ethos auto-reflexivo. Para uma autora como Judith Butler, por exemplo, reelaborar o humano , poderamos dizer, uma incessante tarefa dos direitos humanos, na medida em que a sua presumida universalidade no tem um campo de ao universal3. A mesma coisa poderia-se dizer sobre a necessidade de reelaborar o universal, na medida em que a sua aspirao abrangente fala historicamente do reconhecimento da prpria gnese poltica e cultural, da prpria constitutiva incompletude, do reconhecimento das outras aspiraes ao universal e da natureza parcial e conflittual dos direitos que alcanam pela sua realizao. Para um autor como Makau Mutua, por exemplo, As crticas ao corpus dos direitos humanos por parte de africanos, asiticos, muulmanos, hindus, e por um vasto conjunto de pensadores crticos de todo o mundo so a nica via atravs da qual os direitos humanos podero ser redimidos e verdadeiramente universalizados4. Por ltimo, o direito, do qual se remove habitualmente a sua condio de possibilidade pr-jurdica, o contexto scio-antropolgico que o determina com

152

juzos de valores ancorados a especficas relaes de poder dissimuladas, a sua volta, a presena de categorias desconhecidas e explicativas aparentemente neutras e abstratas. O uso neutro das categorias filosficas esconde uma prtica socialmente marcada de valorizaes das aes e estigmatizaes dos indivduos, ou tambm uma situao de coliso nos agone poltico. A filosofia oculta, sem por isto poder remove-la completamente do prprio inconsciente disciplinar, uma genealogia impura do poder, anterior ao direito de julgar: a neutralidade do pensamento filosfico, como aquela do pensamento poltico, s presumida e mistificada, enquanto abaixo dessa agem juzes hierarquizantes e performativos escondidos sob a pretensa superioridade da fria lgica racional.

1 DESCONHECIMENTO E DISCRIMINAO POSTCOLONIAIS Decididamente, plausvel pensar que o destino relativo maneira de habitar aquela que Edgar Morin chamou terra-ptria encontre uma divergncia substancial na capacidade de acertar as contas com uma lgica obsessiva e possessiva do copertencimento e da identidade, sejam elas entendidas na sua declinao poltica ou religiosa, sexual ou tnica, geogrfia ou econmica. Um antroplogo como Clifford Geertz j tinha sintetizado esta tendncia dos grupos humanos de exasperar ideologicamente a prpria identidade atravs de categorias de excluso e reivindicao: as pretenses mais absurdas alegadas pelos homens nos confrontos da humanidade so sempre formuladas na linguagem do orgulho do pertencimento a um grupo5. Todavia, a civilizao dos desencontros que parece se diferenciar como uma das cifras da modernidade avanada emerge em face da contextualidade com a qual se promove a relao com o mundo sempre menos contornvel. Na verdade, o sentido de propriedade pretendido acerca de uma disposio ticocultural qualquer imprprio, porque alimentado por uma concepo fetichista da histria e da identidade. Esse fetichismo identitrio interpretavel, entre outras coisas, como reao e paradoxal complemento de uma voraz lgica competitiva e colonizadora do capitalismo contemporneo. As prticas discursivas humansticas que, nos ltimos decnios, foram geradas em torno de questes como aquelas dos conflitos tnicos ou das disporas migratrias, tanto da circulao transnacional dos fluxos econmicos e mercantis, quanto daqueles mediticos e decisionais, do estado de exceo permanente ou da sociedade do risco, tm realmente encontrado a dialtica mais apropriada no debate sobre globalizao e transcultura. A multiplicao de fenmenos culturais deslocantes, a sua irreversvel interseco e sobreposio em grande escala, a violncia de uma razo econmica que no quer conhecer razes nem mediaes, a desarticulao e a constante superao de todo mbito tradicional e conveno da experincia social ordinria das ltimas dcadas estimulam a cultura crtica a uma nova srie de problematizaes sobre a natureza poltica da identidade cultural.

153

A trama das relaes culturais, ademais, aproxima-se constantemente com a sua sobreposio quela das relaes de poder. Os direitos humanos refletiram, e ainda refletem, uma lgica similar. Como escreve o socilogo Boaventura de Sousa Santos,
Se observamos a histria dos direitos humanos no perodo imediatamente a seguir Segunda Grande Guerra, no difcil concluir que as polticas de direitos humanos estiveram em geral ao servio dos interesses econmicos e geopoliticos dos Estados capitalistas hegemnicos. Um discurso generoso e sedutor sobre os direios humanos coexistiu com atrocidade indescritveis, 6 as quais foram avaliadas de acordo com revoltante duplicidade de critrios .

Os direitos humanos universais so portanto um artefacto cultural do Ocidente, assim que os direitos humanos so universais apenas quando olhados de um ponto de vista ocidental. Por isso mesmo, a questo da universalidade dos direitos humanos trai a universalidade do que questiona ao question-lo7. A origem paradigmtica destas narcisistas separaes conceituais, correlatas a uma violenta discriminao scio-poltica, ressalta na experincia da colonizao e do paroveitamento sistemtico das populaes dominadas e culturalmente objetificadas. As modernas democracias ocidentais so herdeiras de uma tradio que j dura cinco sculos na qual a modalidade de relacionar-se com o outro foi tendencialmente mantida por uma violncia epistmica que agiu em funo da pretenso voltada reproduo de um original atravs de uma cpia, na reproposio de um antes em um depois8. A cultura ocidental apresentou-se e constituiu-se atravs desta violncia relacional com o outro, com uma violncia que reflete uma lgica de projeo narcisista do mais forte sobre o mais fraco; uma modernidade, ento, que se converteu em sistema-mundo, da qual se tornou filosoficamente razo com um gesto ordinrio de reduo do plural das histrias locais ao singular coletivo da Histria9. Esta lgica dupla e discriminatria repercorreu e reproduziu-se dentro do mesmo corao ocidental dos modernos modelos republicanos de democracia europia. Formas de dominaes hereditrias do passado colonial so sacudidas atravs do desconhecimento e da traio daqueles direitos de cidadania que o universalismo republicano proclama, mas que protege instrumentalmente poucos privilegiados. A experincia histrica da democratizao da cidadania se realiza parcialmente no quadro dos Estados-nao do norte europeu atravs dos conflitos sociais durados mais de um sculo. A cidadania social, isto a extenso as populaes nativas europias de maior segurana e benefcios para poder cultivar a prpria independncia e autonomia, tem dado sentido de realidade a cidadania poltica de modo nunca de todo completo e definitivo. Dentre das civilizaes ocidentais se conservam zonas de sombra e feridas que na histria recente so perigosamente ressurgidas, verticalizando a economia das relaes sociais e negando, de tal modo,

154

duplamente a universalidade daqueles direitos humanos, dos quais os princpios de cidadania deveriam ser o reflexo complementar. Desenvolvendo os trabalhos de Ferdinand Braudel, Immanuel Wallerstein, tem mostrado como o capitalismo se est desenvolvendo no quadro de uma economiamundo que essencialmente uma relao assimtrica de um centro com as suas periferias10. Ora, esta assimetria no s uma relao frente a regies estrangeiras. Se criaram periferias nos centro das metrpoles ocidentais, uma classe do sul nas quais se acumulam discriminaes de todos os tipos: pobreza, violncia, racismo, insegurana social e civil. Como sublinha Robert Castels para o caso dos banlieue francesi, as discriminaes de raa e de classes sociais se cruzam e sobrepe sempre mais, e os universalismos republicanos mostram o prprio lado deficitrio tambm quando formalmente reconhecem a igualdade de todos os cidados. Antes de tudo:
preciso sublinhar a relao que existe entre esta democratizao da cidadania e a posio dominante que ocupam os Estados-nao que a colocam em prtica e podem desenvolver programas sociais ambiciosos, ao menos em parte, porque se beneficiam de um sistema de trocas desiguais que procura seus recursos externos atravs de relaes de domnio 11 colonial, pois ps-colonial .

Para Castels se assiste na Frana a uma radicalizao da excluso de cidados franceses com origem tnica e pertencimento religioso diversos:
Os acontecimentos do outono de 2005 e os problemas das banlieues se inscrevem assim no quadro de uma questo que se agudiza sem pausa a qualquer ano. Esta verte sobre a presena, na sociedade francesa, de formas de dominaes hereditrias do passado colonial que assinalam o tratamento das populaes vindas de regies em outros tempos postas sob a hegemonia francesa. De modo que um nmero crescente de representantes das minorias tnicas pensa seja chegado o momento de colocar frontalmente a questo: alguns cidados franceses so tratados como nativos da Repblica? []. possvel imaginar uma refundao do modelo republicano, assim como um alargamento da conceo da cidadania, que os torne capazes de constituir os princpios unificadores de 12 uma sociedade pluritnica e pluricultural?

A cultura e a economia poltica do Ocidente se revelaram assim falsas tambm a respeito dos prprios cidados, degradando a credibilidade das prprias instituies e a coeso do tecido social de referncia. Se, historicamente, o custo inicial da progressiva democratizao da cidadania conduziu alguns Estados-nao a projetarem as prprias desigualdades e injustias originadas fora, sobre o Sul do mundo, agora estes mesmos dispositivos discriminatrios caracterizam a experincia poltico-cultural da cidadania, assim dita democrtica, no seu interior. O modelo republicano, todavia, poderia abrir um horizonte mais ambicioso, aquele que Achille Mbembe caracteriza assim: a fora do nosso modelo de universalismo brotar da nossa capacidade de compreender que a ligao com

155

aqueles que no so os nossos consiste, em larga parte, na experimentao de histrias comuns, sobretudo quando estas foram objeto de desconhecimento13.

2 POR UMA TICA DA TRADUO CULTURAL Uma longa srie de eventos histrico-sociais, inerentes aos impulsos globalizantes dos interesses econmicos e das necessidades polticas das istituies, determina, portanto, uma desorientao e uma confuso entre contextos culturais habitualmente considerados domsticos, reconhecveis, quase com uma segunda natureza, mas progressivamente evolventes para qualquer outra coisa; processos histricos que, alm disso, implicam transformaes estruturais de habitats institucionais consolidados. Dimenses da experincia como aquelas assinaladas pelos atuais processos migratrios, pela desestruturao do mundo do trabalho, pela escassez evocada dos recursos sociais e democrticos ou, ainda, pela demolio do papel decisional e simblico das instituies polticas nacionais e supranacionais, so algumas daquelas instncias do heterotpico que participam de tal mbito histrico, caracterizando os seus conflitos e colocando as cartas que esto em jogo. A problemtica reconhecimento-distino entre agentes e agncias sociais resulta marcada pela exigncia paroxstica de definir constantemente as diversas identidades culturais, com relativos espaos de co-pertena poltica e normativa, num contexto histrico-poltico agora descentralizado, e pelas filiaes disseminadas. Cada uma destas identidades, desvinculadas de um substancial mundo comum, torna-se no-mais-diferente, perdendo aquela relao que a tornava diferente-por. A fluidez das pertenas culturais conduziu, por reao, a uma impetuosa busca das distines e a uma demarcao obsessiva das diferenas no prprio centro de cada terririo nacional. Sobrepondo-se, as diferenas so percebidas imediatamente (paradoxal e nervosamente) como similares, medida que menos distinguveis, provocando, em seu conjunto, uma torso entrpica das relaes sociais, das quais um sintoma representativo a conhecida rejeio de indivduos e grupos, historicamente distantes (ou, ao menos, socialmente inscritos em categorias precisas), que se tornaram repentinamente muito prximos. Destaca-se uma passagem necessria, no mbito da crtica e da poltica, de uma concepo idealstica do cosmopolitismo para uma hibridao diferenciada mais concreta. H quem pode viver a hibridade como um luxo e quem pode viv-la como uma ameaa, mas a natureza destas modalidades assimtricas de nos relacionarmos decorre, antes de tudo, de uma condio igualmente assimtrica de disponibilidade de acesso gesto dos recursos culturais e polticos. A mesma coisa acontece com os direitos humanos e com a pressuposta universalidade deles. Todos os grupos humanos e todas as culturas tendem a definir como universal os valores que consideram fundamentais. Neste sentido revela-se importante integrar o desafio epistemolgico e poltico daquela hermenutica diatpica, proposta por Boaventura de Sousa Santos em relao a uma reconstruo intercultural dos direitos humanos, que presuppe a aceitao do seguinte imperativo transcultural: temos o direito a ser iguais quando a diferena nos inferioriza; temos o direitos a ser diferentes quando a igualdade nos

156

descarateriza14. Por Sousa Santos a hermenutica diatpica pressupe o reconhecimento da incomensurabilidade entre diferentes universos de sentido e tambm alcana o objectivo de tomar conscincia da incompletude de todos os topoi que os caracterizam atravs de um dilogo entre eles:
Tais universos de sentido consistem em costelaes de topoi fortes. Os topoi so os lugares comuns retricos mais abragentes de determinada cultura. Funcionam como premissas de argumentao que, por no se discutirem, dada a sua evidncia, tornam possvel a produp e a troca de argumentos. Topoi fortes tornam-se altamente vulnerveis quando usados numa cultura diferente. O melhor que lhes pode acontecer serem despromovidos de premissas de argumentao a meros 15 argumentos .

A vulnerabilidade das identidades culturais tanto constitutiva quanto conjuntural. O dilogo entre culturas possvel na medida em que a vontade deste dilogo seja sustentada por um ethos de reciprocidade. Existe uma intrnseca incoerncia poltica entre os diversos nveis de hibridao cultural: uma enorme diferena separa homens de negcios ou intelectuais cosmopolitas, que podem experimentar interaes diversificadas sem que a prpria cultura e indentidade sejam colocadas em discusso, e outros sujeitos que (de baixo e imediatamente) vivem a interao com mundos desconhecidos como uma constrio angustiante. Mesmo em relao aos direitos humanos universais:
Sendo a questo da universalidade a resposta a uma aspirao de completude, e porque cada cultura situa esta aspirao em torno dos seus valores fundamentais e da sua validade universal, aspiraes diversas a diferentes valores fundamentais em diferentes culturas podem conduzir a preocupaes isomrficas que, dados os procedimentos de traduo intercultural adequados, se podem tornar mutuamente intelegveis. Na melhor das hipteses, ser mesmo possvel conseguir uma mestiagem ou interprenetrao de preocupaes e concepes. Quanto mais igualitrias forem as relaes de poder entre culturas, mais provvel ser a occorncia 16 desta mestiagem .

Em busca de um objetivo semelhante que se prope a categoria da traduo cultural como a atividade de um saber em movimento entre outros nveis de mediao: atividade reflexiva que alcana seja o plano das relaes intersubjetivas, seja aquele dos percursos intrasubjetivos e, contextualmente, o exerccio de estima e de verificao das foras que marcam o campo sobre o qual tais mediaes se realizam. Uma ponte circular de elaboraes diferentes, mas conexas. Traduzir, nessa esfera, significa levar em conta a sua dplice acepo, ativa e passiva, de ser traduzido e de ser agente de traduo. A co-presena destas duas modalidades, intrnsecas prtica da traduo, simbolicamente representada pelo seu prprio prefixo: tra (entre, intra, inter); traduzir consite, portanto, em acertar as contas com aquele contigente todo em torno, sendo inevitavelmente aquilo que o n e a refrao de uma rede heterognea de relaes. No se trata de discorrer necessariamente sobre a transferibilidade de sentido de um texto, ou de um enunciado, de uma lngua outra, mesmo porque, caso quisssemos permanecer no interior da topologia lingstica, poder-se-ia retomar as

157

observaes j feitas sobre a traduo como movimento imanente de toda lngua singular, uma vez que em toda linguagem opera sempre um modelo de trans-lao, de transferncia vertical ou horizontal17. Portanto, alm do modo como no interior da prpria cultura lingstica se encontram passagens contnuas e intermedirias de traduo entre termos que, em si, j remetem um ao outro, a ateno aqui se coloca sobre a transposio de tais passagens no mbito da codificao excedente a semiose lingstica, em contextos de prticas e operaes culturais que atravessa mais planos discursivos, em que as prprias lnguas se revelam instrumentos de um saber-fazer relacional mais complexo. Evitando todo tipo de reductio ad unum, a traduo cultural pode ser concebida, ento, como condio e expresso de relaes transculturais, como pressuposto tcito que opera em toda situao de co-presena, como fronteira mvel e sinalizadora da relao que cada um mantm consigo mesmo. Ponto de encontro destas diversas dimenses da experincia, a traduo cultural pode colaborar na construo de um projeto tico-poltico especfico, levado a cabo na compreenso aproximada do prprio contexto de traduo, manifestando e filtrando aquelas lgicas que, de qualquer modo, o pr-ocupam. Em princpio, a traduo cultural pode manifestar-se favoravelmente, mediante uma ponderao sobre a efetiva condio relacional, numa apreenso para o destino das cartas colocadas em jogo e para o reconhecimento recproco das diferenas entre quem age; implica, em suma, uma autoavaliao reflexiva. preciso, ento, analisar o terreno sobre o qual se cultiva tal experincia atualmente, reconstruir os seus panoramas histricos e crticos, e, ao mesmo tempo, verificar como e onde se tornam articulveis. O humano inscreve-se sempre como marca cultural de um evento social ou discursivo; historicidade significa reconhecer que tudo aquilo que humano precisa de traduo. Por exemplo, uma concepo como aquela pirandelliana da vida nua, mencionada em 1908 no ensaio sobre O humorismo, e retomada por Agamben em nua vida, revela-se portanto espiritualista, porque a vida tem sempre um vestido, tambm quando parece transparente! Os contextos em torno dos quais se condensa a maior problematicidade e dos quais se irradiam as tenses cognitivas e afetivas mais delicadas so aqueles interessados pelos intrincados processos econmico-culturais das disporas, da fragmentao e da despolitizao do poder. Mais ou menos diretamente, os analistas sociais que debatem a respeito do tecido da socialidade atual no podem deixar de acertar as contas com aquele territrio definido por alguns como slippery, desarticulado, diferenciado, escorregadio, mas tambm sincrtico, que ao mesmo tempo o envolve e o excede, que o nosso horizonte cultural. O carter meta-histrico da prtica tradutora se torna, nesse contexto, um instrumento insidiado e afixado por uma compresso dos processos scio-culturais que, incindindo sobre todo ser histrico e configurao mental, constringem a rpidas e difusas readaptaes locais de sentido, cumulando, por sua vez, contnuos efeitos descentralizadores. Aquilo que perturba a disposio tradutora, contudo, no tanto a descentralizao ou a readaptao enquanto tal, j que desde sempre o ser humano debate com (e se nutre de) estas condies inelutveis da experincia, mas o cenrio no interior do qual estas experincias se apresentam e as

158

modalidades atravs das quais se intensificam: um contexto histrico-poltico baseado no primado da contingncia, condicionado por dinmicas que tornam tal compreenso de eventos injustificvel, imprevisvel efeito de remotas relaes de fora experimentadas como annimas e, no final, gerando uma sensao de impotncia poltica que determinada na experincia difusa do mundo social como algo em que nada de verdadeiramente importante ou decisivo pode acontecer. Ademais, essas dinmicas vm integradas no interior de um quadro tautolgico da representao social. Uma representao pr-julgadora, em que aparentemente se tem tudo em uma agenda simblica e pblica que organiza um consenso de fundo, ou seja, aquele conjunto de evidncias compartilhadas que so constitutivas do sentido comum, que, por sua vez, informa por si (traduz) as categorias reconhecedoras (tradutoras), os esquemas prticos de percepo, de valorao e de ao18. Assim, nos movemos em torno de questes que diversamente remetem aos xitos dos aristotlicos ndoxa, da colonizao das conscincias e do domnio simblico, etapas ou deslizes da experincia individual e coletiva da qual se trata de registrar e historicizar o vnculo com a atual fenomenologia de um poder exercitado segundo as tcnicas de tratamento homeoptico e da metabolizao do desejo19. preciso, portanto, paralelamente, confrontar-se com os discursos de quem, operando na justificao do existente, institui um vocabulrio de fundo que sustenta e vincula os juzos, as representaes e as molduras do reconhecimento, pr-especificando as gramticas cognitivas e emotivas atravs das quais se concebem e agem as vrias relaes sociais. Estudiosos como Ludwig Wittgenstein ou Pierre Bourdieu nunca deixaram de indicar que as discusses em torno dos mtodos e dos sistemas de classificao no devem fazer com que se esquea que todo instrumento de conhecimento tambm se reveste de funes que no so de puro conhecimento. Os modos convencionais de conhecimento e de expresso esto sempre ancorados nas condies sociais da sua produo e reproduo; as prticas taxinmicas, instrumentos de conhecimento e de comunicao que so as condies da constituio do sentido e do consenso sobre o sentido e que no exercitam a sua eficcia estruturante seno esto, por sua vez, estruturadas20. Somente atravs de um corte gramatical na estrutura deste tipo de vocabulrio, fundamental para reconstruir o arbtrio histrico da instituio histrica que se faz esquecer como tal, tentando fundar-se numa razo mtica21, a crtica pode se aproximar mais livremente de um horizonte de inspirao cooperativa entre as diferenas.

3 A POLTICA UNIVERSALISTA DA DIFERENA Assim como no pode existir uma prtica reconhecedora intersubjetiva que no inclua contemporaneamente (mas no por isso sincronicamente) um complexo reconhecer-se intrasubjetivo, tambm no pode existir traduo cultural que no compreenda dinmicas autotradutoras, conhecimento da prpria forma de conhecimento. Ao contrrio, nenhuma prtica de individualizao possvel sem

159

traduzir e reconhecer a prpria tradio de co-pertena e a estrutura do espao social no interior do qual se age e se prefere. Trata-se, com efeito, de um processo circular que exige um trabalho compartilhado. Toda prtica tradutora tambm (quando no se fecha em movimentos centrpetos que afastam) uma fico da hibridao. Operar em um espao aberto possvel realizao de imprevisveis solues necessita, como j referido, de paralelos processos de reconhecimentos, que, por sua vez, implicam as sociologias reflexivas sobre o espao social de ao. Operaes que (para quem com elas est diretamente envolvido) no so necessariamente resultado de projetos deliberados, que podem no passar pela mediao consciente da conscincia, mas que, no obstante isso, agem freqentemente no cotidiano como sbia ignorncia atravs de uma srie de insistentes solicitaes prticas. Todo fennemo cultural pode ser lido somente a partir dos seus significados locais, gerados no interior do prprio espao social22; toda leitura extrnseca ou desconhecedora das relaes constitutivas deste espao tender sempre a interpretar os fatos que recaem sobre ele considerando os significados associados posio de quem os observa. O destino da tica tradutora depende do uso de fundo das categorias reconhecedoras, da sua permeabilidade s situaes, da receptividade e da expressividade no que diz respeito ao sentir prprio e ao sentir dos outros, da sua capacidade de integrar mais olhares sobre o mesmo espao social, do modo e da freqncia com que, em determinados contextos, tais categorias so aplicadas23. A ocasio representada pela emerso contempornea de subjetividades transculturais no obstante os ambientes em que se geram, no mais das vezes, serem o palco de sofridas colises entre pessoas e grupos divididos por interesses e habitus diversos oferece a possibilidade de pensar uma poltica universalista da diferena24, sob uma pespectiva tica intermediria em relao aos plos extremos de um comunitarismo que hipostasia as diferenas e de um neoliberalismo individualista. Tratar-se-ia de transpor, cultura e prtica poltica baseadas no direito, o reconhecimento daquelas condies concretas que tornam conveniente e realista a mediao e a co-existncia entre sujeitos portadores de novos direitos particulares e de diferentes valores fundamentais. Promover um lobby democrtico e garantir a universalidade das estraggias de universalizao. O acesso aos benefcios sociais e civis oferecidos pelas categorias democrticas da igualdade e do universal , cada vez mais, desigual; da a promoo de uma estratgia geral de generalizao do direito como sua traduo em direitos, como abertura exigncia de legitimidade universal proveniente de instncias particulares25. Aproveitar estes sintomas quer dizer promover aquela socialidade que indiscernvel para uma busca de individualizao por parte dos singulares, aquela que tem como premissa necessria a dupla implicao entre indivduos e grupos de referncia que se procuram e se constituem atravs dos outros. Trata-se de retomar

160

e praticar por extenso a velha e basilar lio aristotlica, segundo a qual se humano somente na medida em que se pertence a um grupo social (o animal poltico), e de revisitar aquela racionalidade prtica que se manifesta em situaes (phronesis). A socialidade o mbito de um tornar-se em que o grupo e o indivduo do grupo no param de procurar um caminho prprio, e tal busca constitui o tempo humano26. A individualizao precisamente o resultado parcial de uma circularidade entre tempos: embora no seja, com certeza, o tempo do ns, o tempo do eu desenvolve-se no tempo do ns, que , por sua vez, condicionado pelo tempo dos eus que o compem27. O imundo prospera na remoo destas passagens de troca, na incapacidade de traduzir a interferncia ou a interdependncia em dispositivos emancipatrios, na impacincia ou na m-vontade de se pensar, juntamente, interligados e separados. Resulta frtil, portanto, referir-se queles mbitos em que os encontros entre diversas histrias e habitus ocorrem, aparecem inventivos e determinam a maturidade de uma co-existncia real. No mais das vezes, so mbitos cotidianos de relao prtica, ambientes que favorecem o reconhecimento espontneo das situaes do prprio encontro, microcosmos de participao em que se concretizam disposies psicolgicas dcteis no articular a proposio de si com a discrio, a autorepresentao com a reciprocidade (dir-se-ia contextos capazes de gerar response-ability, concern ou acknowledgment). So situaes que se produzem s margens dos grandes relatos da globalizao, o que tambm contribui para fornecer o seu palco local e, ao mesmo tempo, so movimentos de resistncia e transformao, experimentos de uma mediao multilateral que se joga entre outros contextos e outros imaginrios. Estas relaes permitem a articulao daquela experincia de mutamento tpica de sociedades desarticuladas pelo desenvolvimento da modernizao e, ento, facilitam o avano das exigncia de transformao social28. Nesta esfera do agir prtico e da contigidade entre linguagens estranhas, a traduo apresenta-se como uma experincia de trnsito compartilhada entre benjamianos espaos contnuos de transformao, no abstratas regies de igualdade e semelhana29; experincia que se inicia com maior intensidade quase sempre de baixo e que, enquanto tangivelmente cansativa pelas dificuldades culturais e pelas profundas dimenses da conflitualidade, em certos casos, traa percursos de socialidade e adapta formas de comprometimento. A isso corresponde o risco, mas tambm a oportunidade de descobrir a incoerncia subtancial de toda narrativa cultural, assim como a inutilidade de buscar solues consensuais definitivas. So ambientes em que prevalece a lgica das coisas acima das coisas da lgica: Modos de ser da troca (e de uma certa inclinao hibridao) que no devem ser sobrevalorados, mas que tm o mesmo direito de existncia no territrio da imaginao em que assumem, preliminarmente, forma de idias com as quais reconfiguramos a cultura, a histria e a sociedade daquela outra tendncia, nos dias de dominante, segundo a qual a cultura seria alguma coisa fixa, determinante, uma espcie de maldio ou de beno que nos acompanha do nascimento morte30.

161

4 O DIREITO DE RECONHECER-SE HUMANOS Uma questo aparentemente estranha tem feito pano de fundo a esse escrito: das leadshirp contemporneas dos pases hegemnicos e das maiores instituies internacionais no parecem emergir culturas polticas movidas pela perquisa de uma nova relao com os problemas sociais das desigualdades, das discriminaes e do aproveitamento ambiental. Se tende invs a fechar-se na contemplao do prprio domnio ou no ocultamento da prpria inrcia administrativa, acreditando substituir o governo com o comando e a poltica com o poder carismtico. Uma questo que solicita respostas globais, divergentes mas combinadas a lcida necessidade que precisa dar urgentemente espao aquelas epistemologias e aquelas prticas sociais inspiradas na construo de uma nova educao sentimental e do reconhecimento de cada destino como pertencente a uma comunidade de destino. Seguindo um propsito smile, com mrito as realizaes de uma cultura dos direitos humanos, um autor como Ricador Rorty se pergunta: O que fazer de ns? Que tipo de mundo queremos construir para os filhos dos nossos netos31? Para Rorty, se existe qualquer coisa que combina os seres humanos entre eles precisa procura-la naquela capacidade de ser plsticos e maleveis, tanto nas disposies cognitivas quanto naquelas emotivas. Experimentar sentimentos, complexos e ambivalentes, o seu basilar trato distintivo; empenhar-se em causas comuns uma potencialidade inscrita na nossa antropologia, sem por isso ser deduzida a sua traduo na atualidade. Para Rorty,32
Mais duras so as condies de vida, maior a quantidade de coisas que fazem medo; mais perigosa a existncia, mais diminuem o tempo e a vontade de imaginar como pode ser a vida das pessoas com as quais no existe uma identificao imediata. A educao sentimental funciona somente onde a gente bastante relaxada a permitir-se ouvir. [] Este progresso (da educao sentimental) consiste em uma mais acentuada disponibilidade de reconhecer os elementos de semelhana entre ns e as pessoas diversas de ns um peso maior do que aquele que tem os elementos de diferenciao. Tal seria, ento, o resultado daquela definida educao sentimental. As semelhanas que contam, neste caso, teriam bem pouco a ver com o compartilhamento universal de um si verdade ou abaixo da superfcie e instncia primeira de uma humanidade verdadeira, coincidindo ao invs com tantas pequenas semelhanas de superfcie, 33 como por exemplo o afeto para os genitores e para os filhos .

Aquela de Rorty , sem dvida, uma viso otimista, no sempre de fato a ateno e o interesse pela diversidade brotam de uma classe de benefcios exonerante das preocupaes cotidianas. Pelo contrrio, como demonstram os racismos e as indiferenas contemporneas, muitas ignorncias sentimentais emergem e se propagam do corao mesmo das elites metropolitanas do Ocidente. Todavia, importante sublinhar a importncia que pode ter concentrar a potencialidade da cultura dos direitos humanos no nos fundacionismos antropolgicos (as variantes biolgicas da espcie humana), quanto no terreno histrico que constantemente as cultiva como qualquer coisa de precioso. Com efeito, sublinhando o significado etimolgico da palavra cultura, a qual provm do latim colere, que quer dizer tanto habitar quanto cultivar, se pode escavar um

162

nexo que conduz sobre uma crtica da clssica noo de natureza. A natureza no tem uma dimenso ontolgica universalmente vlida, mas seria essa mesma um produto cultural: em suma uma natureza j habitada e cultivada. Ocorre, ento, ter sempre presente que certos dispositivos antropolgicos, ainda que naturalmente propcios a implantao do recproco reconhecimento, podem no ter lugar. A mesma noo de humanidade, de resto, no se confunde com um modelo ideal qualquer (ser humanos como fim em si), que fugiria do critrio de distino entre isto que humano e isto que no . Precisa dissipar a impresso desviante que exista uma entidade (naturalstica) isolvel e claramente indentificvel que se chama humanidade; as mesmas tipologias mediantes as quais o ser humano se manifesta so reencontrveis nas nossas mesmas reaes a este que humano (o campo de concentrao um exemplo), no sentido que estas reaes no podem considerar-se naturais. Ou melhor: no podem ser garantidas pela natureza34. No se pode definir a humanidade em termos rgidos, referindo-se a um princpio moral geral. Precisa recordar, ao contrrio, que os nossos modos de responder aos outros so:
o produto do complexo das atividades humanas atravs das quais viemos a formar os conceitos de vida humana e de ser humano como qualquer coisa de especial [...]. E esta histria a hereditariedade a representar a partida sob a qual faz trabalhar a reflexo moral. Portanto sero no as diferenas em si a ditar-nos intrinsecamente o que devemos fazer, mas ser aquilo que 35 fizemos de tais diferenas que pode ser valorado em termos morais .

No por menos, relativamente a insurgncia do direito humano, e do direito humano enquanto direito universal, que se pode igualmente aproximar a uma sua especificao orientada a compreender alguns fatores ligados a sua possvel gnese scio-antropolgica. A que coisa responde o direito e o direito humano? Qual exigncia antropolgica ou organizativa encerra em si? Qual afirmao de desejo traz a luz manifesta? Tentar responder no fcil, em primeiro lugar porque no pode ser uma resposta universalmente vlida; a histria humana coleciona diversas experincias para poder-lhes indicar algumas como exaurientes de todas as outras. Todavia, fazendo referncia a alguns universali empirici (universais empricos) , aqueles que assinalam como cada hbito cultural enfronhado de uma biologia que ao mesmo tempo permite e pretende socializao, se podem traar algumas pistas de reflexo teis para compreender como certos direitos nascem e se definem. Uma primeira reflexo de matriz pascaliana: aquela pela qual uma sociedade, uma instituio, uma lei, em breve, uma entidade terceira encarna uma ideal riserva aurea e que, por isto, resulta titular daquele capitale simbolico necessrio a conferncia, mais ou menos direta, de justificao para cada ser social (problema indissolvel, escatolgico e sociolgico)36. Uma segunda reflexo pertence a ateno para as fragilidades que o ser humano traz consigo como constitutivas. Na trama das primeirssimas relaes sociais se jogam delicados equilbrios para o futuro da psique do ser humano: a

163

experincia do reconhecimento e da reciprocidade lhes um emblema, e tal emblema pode ser motivo de lutas para o reconhecimento como estratgias vitais de valorizao. Como mostra um psicanalista como Bruno Bettelheim, os sujeitos autistas no possuem o sentimento de serem parte ativa de um dilogo construtivo prprio porque cada iniciativa sua e expectativa comunicativa iniciativa e esperana que no estado infantil ao mesmo tempo afetiva e cognitiva, nutricional e libidinosa, corporal e simblica ficou iludida, frustrada ou o correspondente de modo inadaptado, mecnico, genrico, aproximativo. Recordando como trao caracterizador comum a todos os sujeitos autistas seja, com graduaes diferentes segundo os casos, o seu sentimento de depender, passivamente e completamente, de uma fora iminente como um Destino ou um Ser imprescrutvel que o domina e o faz agir, Bettelheim especifica:
Isto significa que para alcanar a psicose basta que uma criana (que enquanto tal nunca teve a possibilidade de desenvolver uma personalidade estvel) esteja convicta que a sua existncia guiada por foras irracionais e imodificveis que tem sobre ela direito absoluto de vida e de morte. Ao contrrio, para que um adulto normal chegue a desenvolver reaes psicticas deste tipo, tal correspondncia deve verificar-se realmente na 37 realidade, prprio como acontecia nos campos de concentrao .

A ateno e o interesse nos confrontos de estilos das relaes interpessoais atravs das quais se forjam as identidades, assim como a prudncia e a discrio com que se interage nas trocas comunicativas, agem como funo pedaggica.
No se pode, de fato, forar uma criana a falar, no sentido de comunicar, pois que a linguagem se adquire s na medida em que se estabelecem as relaes pessoais. Impor a uma criana a ecolalia premiando-a ou punindo38 a no pode mais do que conduzi-lo a uma sempre maior desumanizao .

A terceira reflexo tem uma matriz arendtiana: aquela pela qual parece que um homem que no nada mais que um homem tenha perdido as qualidades especficas que fazem possvel aos outros trata-lo como um homem igual a eles39. Que se seja capaz de ver e representar uma alteridade interna no homem a garantia de uma cultura de direitos humanos. Sobre esta expectativa Jean-Franois Lyotard tem elaborado um pensamento prprio sobre direitos dos outros. Partindo da experincia da faculdade de linguagem, da sua difcil iniciao e articulao na condio infantil como representativas de um sofrimento de excluso da comunidade adulta dos falantes, Lyotard tem comparado a experincia de abjeo como aquela da qual dever-se resgatar atravs do acesso ao direito a palavra. A objeo, em tal prospectiva, no um fato episdico.
Por isto a abjeo uma condio inata da relao que os seres humanos instauram com a experincia comunicativa e a interlocuo. As crianas so tidas as margens da interlocuo e condenados ao exlio. A condio da

164

infncia aquela do ser humano incompleto, que no sabe ainda falar. A criana fala e se fala dela, mas ela no um interlocutor, porm sendo inserida a fora na comunidade interlocutria. As afirmaes que a consideram no tem valor para ela, se no enquanto sinal ou gesto; lhe resulta difcil decifrar porque so arbitrrias, e ela te pouco instinto. Certo lhe ressente o efeito, mas no possui uma linguagem que lhe permita articular os seus prprios estados afetivos, e estes subsistem dentro dela inconscientemente, em um esquecimento que sempre presente, sem 40 nunca entrar na temporalidade associada as instncias do eu e do tu .

De tais condies de prematuridade descende uma angstia muda, e a ela que devemos a capacidade de colocarmo-nos interrogativos sobre todas as coisas que nos circundam, mas tambm a nossa necessidade de ser bem acolhido, a exigncia de ser autorizados a entrar e fazer parte da comunidade dos falantes.
Na interlocuo se desenrola o drama entre o mim e o vs: o drama da autorizao. A pergunta ou a afirmao que dirigimos aos outros so invariavelmente associadas a um pedido: libera-me da minha condio de abandono, deixa que comece a fazer parte de vs. Este pedido pode imprimir-se em uma ampla variedade de formas: amizade, dio, amor, at mesmo indiferena. Mas nessa reside o fundamento do direito de falar, pois que este direito a dar-me a certeza que a minha demanda ser ouvida, e 41 que no ser rejeitada na objeo da infncia.

Uma ltima, mas no ltima, reflexo aquela que v na violao originria de um direito a experincia disso como um resto que resiste, por contraste, a sua inviabilizao. Um direito latente a ser reconhecido e a reconhecer-se sujeito afectivo e cognitivo, e no objecto indiferente, de reconhecimento. Retornando a matriz violenta da colonizao capitalista, Boaventura de Sousa Santos afirma como cada direito tem fundamentos reconhecidos e fundamentos subterraneos, clandestinos e invisiveis. Em relao aos direitos humanos, estes direitos se podem pensar como ur-direitos42: normatividades originrias que o colonialismo ocidental e a modernidade capitalista suprimiram da maneira mais radical, de forma a erigirem sobre as suas runas, a estrutura monumental dos direitos humanos fundamentais43. A comprenso destes direitos originarios exigiria
um exercicio de imaginao retrospectiva radical porque consiste em formular negatividades abissais. Implica denunciar um acto abissal de negativismo no mago da expanso colonial, uma negatividade abissal na qual a modernidade Ocidental se baseou para erigir as suas deslumbrantes construes epistemolgicas, polticas, econmicas e culturais. Por isso, os ur-direitos no so direitos naturais, so direitos de naturezas cruelmente desfiguradas que existem apenas no processo de serem negados e enquanto negaes. Reivindic-los abrir o espao-tempo para uma 44 concepo ps-colonial e ps-imperial de direitos humanos.

165

THE RIGHT TO BE SUBJECT OF RIGHTS

ABSTRACT The present text has for objective discuss the human rights deconstructing and reconstructing the universalistic conception of them and noting that to do so is necessary to reconsider the category of human, universal and law. The strategy of articulation between each one of those categories involves a constant practice of cultural and historical translation between them. A participatory practice, transverse and circular, pointed toward an ethos of self-reflection. Keywords: Human Rights. Multiculturalism. Right to difference.

NOTAS
1 2

3 4

5 6

7 8

Traduo do italiano para o portugus de Fabiana Marion Spengler. Investigador- Ps-doutorando do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal), no mbito do programa de formaao avanada da Fundao para a Cincia e Tecnologia, sob a superviso do Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos. Doutor em tica e Antropoligia (Lecce/Itlia). Mestre em Antropologia (Nantes/Frana). Especialista em Sociedade, Poltica e Conflitos Culturais (Pucrs/Brasil). Graduado em Sociologia (Roma/Itlia). Autor de Professione essere umano (Besa, 2008) e Apparteneze sconosciute (Riuniti, 2007), alm de inmeros artigos em revistas internacionais. E-mail: vaniabaldi@ces.uc.pt. BUTLER, Judith. Vite precarie. Violenza, lutto, politica. Roma: Meltemi, 2004. p. 115 MUTUA, Makau. Savages, Victims, and Saviors: the Metaphor of Human Rights. In: Harvard International Law Journal. v. 42. Cambridge: Publications Center - Harvard Law School, 2001. p. 243 GEERTZ, Clifford. The Interpretation of Culture. New York: Basic Books, 1973. p.22 SANTOS, Boaventura de Souza. A gramtica do tempo: para uma Nova Cultura Poltica. Porto: Afrontamento, 2006. p. 411. SANTOS, Boaventura de Souza. A gramtica do tempo: para uma Nova Cultura Poltica. p. 410. A respeito do tema, merecem destaque as reflexes de Mario Perniola sobre a natureza do transito dallo stesso allo stesso; a crtica a esta idia de traduo, tambm na sua verso lingstica, reconduzida secundariedade debitada experincia do presente temporal e da presena espacial: o ato de traduzir implica que o original e a traduo sejam ao mesmo tempo, ou pelo menos, sejam estenses do mesmo tempo, e este no pode ser nada alm do presente (PERNIOLA, Mario. Transiti. Filosofia e perversione. Roma: Castelvecchi, 1998. p. 36). A natureza do trnsito muito familiar quela que se vai propor para traduo. O presente no o instante pontual, mas o conjunto daquilo perante o que se est presente, isto , perante o que se est inter-essado. A referncia a Reinhart Koselleck (Futuro passato. Per una semantica dei tempi storici. Genova: Il Melangolo, 1986). Segundo o filsofo alemo, a modernidade ocidental estruturou-se sobre uma concepo de sentido histrico configurada em torno de um vetor temporal de unidirecionalidade e linearidade, ou seja, de uma indistinta metafsica progressista, sobre a qual se implantou uma constante tenso entre horizonte de expectativa e espao de experincia. A crise histrica da constelao simblica da temporalidade cumulativa e irreversvel, de matriz hebraico-crist, conduz na direo de um experincia mundanizada e secular do se tornar histrico; esta reconfigurao da semntica histrica geraria um horizonte de sentido no interior do qual se radica, como se ver melhor em seguida, uma tonalidade emotiva considerada ps-histrica, caracterizada, portanto, por um sentido de esvaziamento da carga simblica do futuro, pela sua reduo a um dej vu ou a um futuro passado. Tambm cf. SANTOS, Boaventura de Souza. Para alm do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: Revista Crtica de Cincias Sociais. v. 78. Coimbra: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 2007.

166

10

11

12

13

14 15 16 17 18 19

20

21 22

23

24

25

26

27 28

29

30

31

32

33

34

WALLERSTEIN, Immanuel. The capitalist World-economy: Essay. Cambridge: Cambridge University Press, 1979. CASTEL, Robert. La discriminazione negativa. Cittadini o indigeni?. Macerata: Quodlibet, 2008. p. 111; La Discrimination ngative. Citoyens ou indigenes? Paris: ditions du Seuil, 2007. CASTEL, Robert. La discriminazione negativa. Cittadini o indigeni? p. 79-80.; La Discrimination ngative. Citoyens ou indigenes? MBEMBE, Achille. La Rpublique et limpens de la race. In: BLANCHARD, Pascal; BANCEL, Nicol; LEMAIRE, Sandrine. La Fracture coloniale. La socit franaise au prisme de lhritage colonial. Paris: La Dcouvert, 2005. p. 157. SANTOS, Boaventura de Souza. A gramtica do tempo: para uma Nova Cultura Poltica. p. 428. SANTOS, Boaventura de Souza. A gramtica do tempo: para uma Nova Cultura Poltica. p. 414. SANTOS, Boaventura de Souza. A gramtica do tempo: para uma Nova Cultura Poltica. p. 410. STEINER, George. Dopo Babele. Il linguaggio e la traduzione. Milano: Garanzi, 1994. BOURDIEU, Pierre. Meditazioni pascaliane. Milano: Feltrinelli, 1998. p. 184 Assim que Giacomo Marramao re-traduz o incio da Minima moralia adorneana. Ver, para tanto, MARRAMAO, Giacomo. Loltrepassamento della soglia dei desideri e la normativit della sofferenza. In: AA.VV. Nuove frontiere del diritto. Bari: Dedalo, 2001. p. 75. BOURDIEU, Pierre. Il senso pratico. Roma: Armando Editore, 2005. p. 147-148; tambm, WITTGENSTEIN, Ludwig. Lezioni e conversazioni sulletica, lestetica, la psicologia e la credenza religiosa. Milano: Adelphi, 1972. BOURDIEU, Pierre. Meditazioni pascaliane. p. 100. YOUNG, Robert J. Introduzione al postcolonialismo. Roma: Meltemi, 2005. p. 107; Postcolonialism. A very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press, 2003. Cf. SPARTI, Davide. Oltre la politica del riconoscimento. Per una rilettura del nesso identit/riconoscimento a partire da Hannah Arendt e Stanley Cavell. In: Teoria Politica. n. 2. Milano: Franco Angeli, 2005. p. 107-131. Ver, para tanto, MARRAMAO, Giacomo. Passaggio ad Occidente. Filosofia e globalizzazione. Torino: Bollati Boringhieri, 2003. importante sublinhar como o colocar em foco esta proposta encontrou um decisivo aprofundamento na ao desenvolvida pelos estudos ps-coloniais. Segundo Bourdieu, a estratgia poltica dos universais tem um efeito positivo tambm quando somente retrica, uma vez que vincula eticamente os sujeitos que nela esto representados. Cf. STIEGLER, Bernard. Passare allatto. Roma: Fazi, 2005. p. 9, onde h referncias explcitas obra de Gilbet Simondon sobre a individualizao psquica-coletiva (individuazione psichicacollettiva). STIEGLER, Bernard. Passare allatto. p. 10. Cf. YOUNG, Robert J. Introduzione al postcolonialismo. p. 97. A propsito, cumpre referir os emblemticos estudos de Arjun Appadurai acerca dos efeitos da modernity at large sobre as transformaes da experincia da localidade, dos imaginrios e das filiaes culturais. BENJAMIN, Walter. Sulla lingua in generale e sulla lingua delluomo. In: ______. Angelus Novus. Saggi e frammenti. Torino: Einaudi, 1995. p. 64, para quem a traduo dada por uma continuidade de transformaes que passam entre aqueles que denomina meios de espessura diversa, isto , gradualmente. DAL LAGO, Alessandro. Esistono davvero i conflitti fra culture? n. 421, Bologna: Il Mulino, maio 2005. RORTY, Richard. Human Rights, Rationality, and Sentimentality. In: SHUTE, S.; HURLEY, S. (Org.). On Human Rights The Oxford Amnesty Lectures 1993. New York: Basic Books, 1993. p. 112-134 RORTY, Richard. Human Rights, Rationality, and Sentimentality. In: SHUTE, S.; HURLEY, S. (Org.). On Human Rights The Oxford Amnesty Lectures 1993. p. 112-134 RORTY, Richard. Human Rights, Rationality, and Sentimentality. In: SHUTE, S.; HURLEY, S. (Org.). On Human Rights The Oxford Amnesty Lectures 1993. p. 145-146. Precisa sempre ter presente que isto que humano o enquanto partcipe de uma especfica forma de vida. Escreve Silvana Borutti em um artigo emblematicamente intitulado Wittgenstein impolitico?: enquanto estrutura de acordo e de reconhecimento intersubjetivo, a forma de vida no de pensar em um espao de anterioridade lgica e histrica, no fundamento no sentido de uma cena primria, de um acordo acontecido e distante no lugar sem tempo de origem. A forma de vida entre ns, a estrutura nmade e dinmica do acordo que torna possvel o constituir-se de uma comunidade; In: SPARTI, Davide (a cura di) Wittgenstein poltico. Milano: Feltrinelli, 2000. p. 147.

167

35

36

37

38 39 40

41

42

43

44

SPARTI, Davide. Limportanza di essere umani. Etica del riconoscimento. Milano: Feltrinelli, 2003. p. 145-187. Sparti no utiliza tais conceitos nem no sentido da Achtung kantiana (igual respeito), nem no sentido dea Anerkennung hegeliana (reconhecimento recproco); o ser empregado ao invs o termo reconhecimento prtico, entendido como traduo aproximada do termo ingls acknowledgement. Uma sntese com a qual Pierre Bourdieu recupera as observaes pascalianas no mrito da razo de ser e do ser social: a pesquisa de legitimidade para a prpria existncia particular, a conquista do direito de um indivduo a sentir-se justificado para como ele existe. Uma razo de ser que move numa luta para no sucumbir a percepo da contingncia da existncia humana e ao pensamento da finitude, uma antropolgica necessidade de estima e consideraes sociais porque a sociedade Deus, capaz de dilacerar, isto , com os seus atributos reconhecidos e a sua cogncia simblica, o indivduo social ao risco da gratuidade da sua identidade e aquele da insignificncia de uma existncia sem necessidade, estando entregue ao absurdo. (Meditazioni pascaliane. p. 248-251.) BETTELHEIM, Bruno. La fortezza vuota. Lautismo infantile e la nascita del s. Milano: Garzanti, 2001. p. 50. BETTELHEIM, Bruno. La fortezza vuota. Lautismo infantile e la nascita del s. p. 430 . ARENDT, Hannah. The Origins of Totalitarianism. New York: Medina, 1966. p. 300. LYOTARD, Jean-Franois. The others right. In: SHUTE, S.; HURLEY, S. (Org). On Human Rights The Oxford Amnesty Lectures 1993. p. 146. LYOTARD, Jean-Franois. The others right. In: SHUTE, S.; HURLEY, S. (Org). On Human Rights The Oxford Amnesty Lectures 1993. p. 147. LYOTARD, Jean-Franois. The others right. In: SHUTE, S.; HURLEY, S. (Org). On Human Rights The Oxford Amnesty Lectures 1993. p. 427. LYOTARD, Jean-Franois. The others right. In: SHUTE, S.; HURLEY, S. (Org). On Human Rights The Oxford Amnesty Lectures 1993. p. 427. LYOTARD, Jean-Franois. The others right. In: SHUTE, S.; HURLEY, S. (Org). On Human Rights The Oxford Amnesty Lectures 1993. p. 427. Veja-se tambm SANTOS, Boaventura de Souza. If God were a Human Rights Activist: Human Rights and the Challenge of Political Theologies. In: Law Social Justice and Global Development, 1. Festschrift for Upendra Baxi, 2009.

REFERNCIAS ARENDT, Hannah. The Origins of Totalitarianism. New York: Medina, 1966. BENJAMIN, Walter. Sulla lingua in generale e sulla lingua delluomo. In: ______. Angelus Novus. Saggi e frammenti. Torino: Einaudi, 1995. BETTELHEIM, Bruno. La fortezza vuota. Lautismo infantile e la nascita del s. Milano: Garzanti, 2001. BORUTTI, Silvana. Wittgenstein impolitico? In: SPARTI, Davide (a cura di) Wittgenstein poltico. Milano: Feltrinelli, 2000. BOURDIEU, Pierre. Il senso pratico. Roma: Armando Editore, 2005. ______. Meditazioni pascaliane. Milano: Feltrinelli, 1998. BUTLER, Judith. Vite precarie. Violenza, lutto, politica. Roma: Meltemi, 2004. CASTEL, Robert. La Discrimination ngative. Citoyens ou indigenes? Paris: ditions du Seuil, 2007.

168

______. La discriminazione negativa. Cittadini o indigeni?. Macerata: Quodlibet, 2008. DAL LAGO, Alessandro. Esistono davvero i conflitti fra culture? n. 421, Bologna: Il Mulino, maio 2005. GEERTZ, Clifford. The Interpretation of Culture. New York: Basic Books, 1973. KOSELLECK, Reinhart. Futuro passato. Per una semantica dei tempi storici. Genova: Il Melangolo, 1986. MARRAMAO, Giacomo. Loltrepassamento della soglia dei desideri e la normativit della sofferenza. In: AA.VV. Nuove frontiere del diritto. Bari: Dedalo, 2001. ______. Passaggio ad Occidente. Filosofia e globalizzazione. Torino: Bollati Boringhieri, 2003. MBEMBE, Achille. La Rpublique et limpens de la race. In: BLANCHARD, Pascal; BANCEL, Nicol; LEMAIRE, Sandrine. La Fracture coloniale. La socit franaise au prisme de lhritage colonial. Paris: La Dcouvert, 2005. MUTUA, Makau. Savages, Victims, and Saviors: the Metaphor of Human Rights. In: Harvard International Law Journal. v. 42. Cambridge: Publications Center - Harvard Law School, 2001. PERNIOLA, Mario. Transiti. Filosofia e perversione. Roma: Castelvecchi, 1998. RORTY, Richard. Human Rights, Rationality, and Sentimentality. In: SHUTE, S.; HURLEY, S. (Org.). On Human Rights The Oxford Amnesty Lectures 1993. New York: Basic Books, 1993. SANTOS, Boaventura de Souza. A gramtica do tempo: para uma Nova Cultura Poltica. Porto: Afrontamento, 2006. ______. Para alm do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: Revista Crtica de Cincias Sociais. v. 78. Coimbra: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 2007. SPARTI, Davide. Limportanza di essere umani. Etica del riconoscimento. Milano: Feltrinelli, 2003. ______. Oltre la politica del riconoscimento. Per una rilettura del nesso identit/riconoscimento a partire da Hannah Arendt e Stanley Cavell. In: Teoria Politica. n. 2. Milano: Franco Angeli, 2005. STEINER, George. Dopo Babele. Il linguaggio e la traduzione. Milano: Garanzi, 1994. STIEGLER, Bernard. Passare allatto. Roma: Fazi, 2005.

169

WALLERSTEIN, Immanuel. The capitalist World-economy: Essay. Cambridge: Cambridge University Press, 1979. WITTGENSTEIN, Ludwig. Lezioni e conversazioni sulletica, lestetica, la psicologia e la credenza religiosa. Milano: Adelphi, 1972. YOUNG, Robert J. Introduzione al postcolonialismo. Roma: Meltemi, 2005. ______. Postcolonialism. A very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press, 2003.

Recebido para publicao: 16/09/2010 Aceito para publicao: 27/12/2010

Vous aimerez peut-être aussi