Vous êtes sur la page 1sur 19

Medicina Legal Prof Neusa Bittar

Reproduo Assistida
Infertilidade a esterilidade relativa, isto , a causa que impede a gravidez, pode ser tratada. J na esterilidade no houve resposta ou no h tratamento da causa, estando a indicados os mtodos de reproduo assistida. Tipo de mtodos:
1.

Inseminao Artificial: O espermatozoide introduzido pelo mdico na vagina ou no ltero ou nas trompas e o restante do processo se d de forma natural. O espermatozoide fecunda o vulo dentro da trompa, ocorrendo neste momento a concepo (fecundao). A clula ovo ou zigoto ou embrio unicelular vai se multiplicando e caminhando em direo ao tero comeando a nidar, ou seja, se fixar, a partir do 7 dia, completando-se com 14 dias. Esse processo d incio gravidez. Fertilizao in vitro: Neste caso, a mulher recebe uma estimulao de hormnios para amadurecer o maior numero de vulos possvel que sero captados e colocados num ambiente semelhante ao da trompa, dentro do laboratrio. O esperma do homem, j capacitado, colocado junto com os vulos e a fertilizao se d naturalmente, mas fora do corpo da mulher. Se o homem tiver raros espermatozoides, ou se estes tiverem problema de mobilidade, utiliza-se a ingesso dentro do vulo (ICSI ingesso introcitoplasmatica do espermatozide).
Luma Guedes Representante 8 NB

2.

Medicina Legal Prof Neusa Bittar

O vulo e o espermatozide possuem 23 cromossomos (todas as outras clulas do organismo possuem 46), ao se unirem do origem um embrio unicelular cujo o ncleo possui 46 cromossomos herdados metade da me e metade do pai. Quando um novo ser depende de 2 patrimnios genticos a reproduo dita sexuada. Na clonagem nuclear, onde de uma clula tronco, no caso, o vulo substitudo pelo ncleo de uma clula adulta com 46 cromossomos, o embrio que se forma possui um nico patrimnio gentico que vive com o ncleo, sendo essa reproduo chamada de assexuada. NOTA: o embrio resultante dar origem um indivduo quase igual ao que doou o ncleo, porque o DNA da mitrocondria da doadora do vulo e na evoluo ocorre tambm mutaes. Existe uma clonagem natural que se verifica nos gemeos idnticos, inicialmente tem-se um nico zigoto. Com a multiplicao das clulas numa fase inicial elas se separam em dois blocos dando origem cada um deles a um embrio, ambos com a mesma carga gentica. NOTA: Isto ocorre na primeiras multiplicaes. Ao redor do 14 dia surge nas clulas do embrio o primeiro sinal de diferenciao com a formao do tubo neural. A partir da vai ocorrendo uma sequncia de diferenciao celular e, se houver separao dessas clulas, teremos os gmeos siameses, onde so nicas as estruturas que j se diferenciaram.
Luma Guedes Representante 8 NB

Medicina Legal Prof Neusa Bittar

Na Inglaterra deferiu-se que at o 14 dias, pela falta de diferenciao das clulas embrionrias, no existiria um ser humano atual, apenas um prembrio. S a partir do 14 dias com a diferenciao se poderia falar em embrio. Isso cria uma forma de burlar a lei, por exemplo, se a lei probe a clonagem humana e se o pr-embrio no humano, a clonagem pode ser feita.

Psicopatologia Forense
1.Normalidade Mental No existe um conceito, pois a normalidade depende, inclusive, do ambiente cultural. O perito vai se basear na presena de razo do indivduo e livre arbtrio (capacidade de autodeterminao). At animais so capazes de atos voluntrios, mas s o homem faz escolhas, porque o animal age de acordo os seus instintos. Os crimes praticados possuem sempre motivao. Mesmo quando forem assassinos em srie. Ex: Matador de Aluguel Motivao: Econmica Terrorista Motivao: Religio Chefes de Estados (Hittler) Motivao: Poltica 2.Desenvolvimento Mental Incompleto Aqui o crebro normal, mas ainda no se desenvolveu completamente, mas pode se desenvolver. a) Menoridade: At os 18 anos;

Luma Guedes Representante 8 NB

Medicina Legal Prof Neusa Bittar

b)Silvcula no aculturado: Carece de identidade social, mantendo as caractersticas da sua tribo, inclusive com certa frieza;
c)

Surdo-Mudo (nascena): A ausncia de sensaes auditivas, afeta o contato com o meio exterior e a aquisio de noes que dependem da linguagem falada, mesmo com educao especializada, comprometendo o discernimento. Os preceitos e valores ticos e morais entram pelas palavras (principalmente) faladas e ouvidas;

d)Apedeutismo: a total ignorncia. Sem saber ler e escrever. 3.Desenvolvimento Mental Retardado um distrbio quantitativo da mente, que se manifesta desde o nascimento ou nos primeiros anos de vida. Podemos ter: a)Dbil: Cujo a idade mental est acima de 8 anos, mas no chega 12. b)Imbecil: Idade mental de 3 a 8 anos. c) Idiota: Idade mental abaixo de 3 anos. Esse distrbio se refere, principalmente, ao intelecto, mas afeta a adaptao social. Os crimes praticados dizem respeito ao lado extintivo exaltado. Geralmente, crimes na esfera sexual e leses corporais. O idiota raramente comete crimes, porque mal se locomove. O imbecil e o dbil so,
Luma Guedes Representante 8 NB

Medicina Legal Prof Neusa Bittar

freqentemente, usados como laranjas por no saberem se defender. O maior problema consiste nos indivduos limtrofes, que mantm auto-executoriedade e executa tarefas, sendo aproveitado pelas organizaes criminais, inclusive por no ameaarem a chefia. 4.Doena Mental Normalidade Mental |----------------------------------|-----------------------------------| Doena Mental Fronteira No existe uma definio de doena mental, e o perito vai se alicerar em certos achados para dar o diagnostico: a)Alteraes de Pensamento; b)Alteraes de Conduta; c) Alteraes de Sentimento; Estando comprometido o juzo valorativo. O pensamento lgico substitudo pela confuso e surge desorientao temporal, espacial e delrio. Delrio: Convico errnea baseada em concluses falsas tiradas da realidade. Surgem tambm alteraes da sensoperao. Isto , alucinaes.

Alucinaes: So sensaes, geralmente, auditivas ou visuais, sem base na realidade.

Luma Guedes Representante 8 NB

Medicina Legal Prof Neusa Bittar

Iluses: a falsa percepo decorrente dos rgos dos sentidos ou da mente, que interpreta de maneira equivocada. So doenas mentais:
1.

Demncia: uma regresso de todas as funes da mente, que pode ocorrer com a idade, no caso a demncia senil em indivduos mais jovens, abaixo dos 60 anos que o Alzheimer e o alcoolismo, e, na fase final de outras doenas mentais e da toxicomania. Ocorre na fase final de outras doenas mentais e incapacitante, e o indivduo no delinqe. Na demncia senil podem ocorrer homicdios por cimes, quando a mulher mais jovem ou crimes relacionados esfera social, j comprometidas no idoso, que se utiliza, muitas vezes, de crianas, inclusive dos prprios netos. Psicose: a ruptura total ou parcial com a realidade (delrio, alucinao ou iluso). a) Psicose Manaco Depressiva (PMD): Inclui o Distrbio Bipolar, que o grave distrbio de humor, no qual existe uma alternncia entre depresso e euforia. Na fase depressiva, o indivduo mal sai da cama, mas pode cometer crimes, como, matar toda a famlia e se matar depois, acreditando que os est livrando de todo o mal. Na fase manaca h uma extrema euforia e o indivduo faz gastos abusivos, achando que vai entrar dinheiro sem qualquer base para tal.
Luma Guedes Representante 8 NB

2.

Medicina Legal Prof Neusa Bittar

b) Esquizofrenia: o mais grave desarranjo da mente. Aqui interessa sua forma paranide. Desse tipo, predominam as alucinaes auditivas, que do um comando imperativo e agressivo que, para o doente, constituem a realidade. Em se tratando de crime, acreditam ter agido em legtima defesa e por isso, no fogem do local e nem se arrependem. c) Psicose Epiltica: Aqui estamos nos referindo epilepsia comportamental. Isto , as atitudes do indivduo se assemelham uma convulso e quando comete crimes, os golpes so repetitivos e ferozes, ele reage em curto circuito. Isto , sem referncia do juzo valorativo. Muitas vezes tem uma amnsia relativa ao crime.
3.

Toxicomanias e Alcoolismo: So graves porque afetam a razo e o livre arbtrio. Assassino Serial Mentalmente Doente: a) Mass Murderer: Traduzindo, o matador em massa. o que mata vrias pessoas conhecidas ou no, num nico episdio e geralmente no foge ou se mata a seguir. b) Spree Killer: o matador ao acaso, onde a distncia entre os homicdios mnima porque ele vai andando e atirando.

4.

Luma Guedes Representante 8 NB

Medicina Legal Prof Neusa Bittar

5. Perturbao da Sade Mental Inclui indivduos que no so normais, mas tambm no so doentes mentais.
1.

Neurose: Angstia (medo do desconhecido) + Ansiedade (inquietao). Conforme esses sintomas assumem esta direo, configuram-se os vrios tipos de neurose: a) Neurose Obsessiva Compulsiva (TOC): Uma atitude se impe ao indivduo. Ele sabe que est doente, mas no consegue reagir. Aqui se enquadram: Cleptomania, Jogo Patolgico (furtar para cobrir as dvidas), Loucura de dvida (medo de pegar doena). b) Neurose Histrica: Simulao semiconsciente de doena. Nesses casos, so freqentes os crimes omissivos. c) Neurose Fbica: Consiste no terror paralisante diante de pessoas, objetos, locais, situaes e aqui se enquadram a sndrome do pnico. No incio do problema, a pessoa tem um episdio em que, tem a impresso que vai morrer. Essa crise dura certa de 10 minutos e se repete aps uma ou duas semanas. A paciente acha que est ficando louco e relaciona os sintomas com a relao a qual se encontra. Assume a atitude de evitao.

Luma Guedes Representante 8 NB

Medicina Legal Prof Neusa Bittar

Se ocorrer em locais fechados, chama-se Claustrofobia; Em locais abertos Agorofobia. De modo geral, os neurticos no apresentam ndice de incidncia maior que os normais.
2.

Condutopatias/Sociopatias/Psicopatias: uma loucura dos atos, a patologia da vontade e dos sentimentos contrastando com uma inteligncia geralmente normal. Os condutopatas, tambm chamados de psicopatas, sociopatas ou fronteirios, so egostas, insensveis, impulsivos, incapazes de sentir culpa ou de aprender com a experincia ou com o castigo. Consiste num distrbio da personalidade que se reflete na conduta. Basicamente esto afetados a afetividade, a conao (inteno mal dirigida) e a violao (movimento em direo ao ato). A inteno mal dirigida e o movimento em direo ao ato interrompido porque est ausente a autocrtica. A caracterstica bsica a ausncia de arrependimento. So sedutores, mentirosos profissionais, dissimulados, enganam juzes, promotores e at o psiquiatra que os avalia. No apresentam alteraes do sensopercepo. No tem delrio. A memria e a inteligncia so normas, mas observam comportamento diferente que vo depender da base em que a psicopatia se aceita. a) Conduta de base esquizofrnica: Aqui
Luma Guedes Representante 8 NB

Medicina Legal Prof Neusa Bittar

existe a tendncia para a esquizofrenia, mas dela s se desenvolve o distrbio de conduta. Esse tipo retrado, desconfiado, manipulador e se sentem acima do bem e do mal. b) Conduta de base epiltica: Aqui a tendncia para epilepsia (comportamental), dela s se desenvolvendo o tipo de conduta. So anti-sociais, explosivos, no para em emprego, desrespeitam as leis, etc. Os dois tipo so hereditrios. c) Conduta de base encefaloptica: adquirido e surge aps traumatismo ou infeco que atinge o crebro. A inteligncia e a memria ficam comprometidas. Equiparam-se na agressividade aos de base epiltica, mas so inseguros, indecisos e muito freqentes nas organizaes criminosas. Seja qual for a base, de modo geral, existe distrbio na esfera sexual, seja do desejo sexual (frigidez, por exemplo), ou desvio sexual (pedofilia), seja distrbio de identidade de gnero (travestismo). Quando agressivos, entram em verdadeiro transe, denominado sndrome de Drcula. Podem cometer qualquer tipo de crime, em especial, parricdios, piromania e assassinatos em srie. O parricdio matar pai e me. Indivduo normal no mata pai e me, a no ser em

Luma Guedes Representante 8 NB

Medicina Legal Prof Neusa Bittar

legtima defesa prpria ou de terceiro. Quem comete, geralmente, condutopata ou esquizofrnico. Na psicopatia, esse crime, geralmente, est ligado datas festivas que estimulam os impulsos mrbidos. d) Psicopata: O verdadeiro serial killer o psicopata que comete os crimes com semelhana na situao, no tipo de vitima, no espao entre eles, sendo freqentemente reincidentes especficos. A vtima pode ser conhecida ou no e muitas vezes mora na vizinhana e o assassino vai ao enterro dela e consola a famlia. Os crimes tem conotao sexual, mesmo que tal no ocorra e h sinais de que a vitima foi humilhada e frequentemente o canibalismo. Muitas vezes comete um ato especfico, como se fosse sua assinatura. Atuam com velocidade e a seguir relaxam, sendo, por isso, comparados com a sndrome de Drcula, quando presos, comportam-se de modo exemplar para logo ganhar a liberdade e tornar a matar. Agora corrigindo os erros. No h tratamento e a periculosidade no cessa nunca. Imputabilidade Para que se estabelea a responsabilidade penal, o perito deve dar a sua opinio no caso considerando: 1. Que tenha sido praticado um delito;
Luma Guedes Representante 8 NB

Medicina Legal Prof Neusa Bittar 2.

O indivduo que o praticou vai ser avaliado quanto ao entendimento do carter ilcito do fato. Isso , se ele tem razo (raciocnio).

3. Capacidade de se comportar de acordo com esse entendimento: livre arbtrio. A razo e o livre arbtrio vo dar a capacidade de imputao jurdica do autor. Entretanto, deve ser analisado se existe ou no nexo causal entre a doena e o delito. Isto , analisa-se a imputabilidade do fato, Dessa forma, o indivduo no imputvel ou inimputvel em si mesmo. No o fato que lhe pode ser imputado ou no. Concluindo, no se pode atribuir doena mental toda a conduta do indivduo. Imputabilidade do Psicopata: Ele ser imputvel se o distrbio da conduta

for

leve e o delito no tiver nexo causal com o


distrbio. Ser semimputvel se os distrbios forem acentuados e houver nexo causal com os distrbios.

O condutopata sempre entende o carter ilcito do fato. Isto , sabe o que certo e o que errado, mas no consegue se comportar de acordo com esse entendimento quando surge o
Luma Guedes Representante 8 NB

Medicina Legal Prof Neusa Bittar

impulso mrbido.

Entretanto, se ele conseguir brecar esse impulso quando lhe seja desfavorvel, est demonstrando que a sua incapacidade parcial. Por fim, ser inimputvel se, alm do nexo causal, realizar o ato, mesmo que o prejudique. Intervalo Lcido Significa longo perodo de tempo sem qualquer manifestao da doena atestadas aps vrias avaliaes psiquitricas. Ausncia de qualquer sintoma, incluindo os desvios de personalidade . NOTA: Perodo de calma no intervalo lcido.

Toxicologia Forense

Substncias psicoativas so as que atuam no sistema nervoso central, acalmando, estimulando ou perturbando o indivduo. Desde a antiguidade existe o consumo de substncias psicoativa, mas este ficava restrito mstico e religioso e era controlado pelas regras da moralidade. Qualquer uso imoderado era atribudo freaquesa moral ou racional. As tentativas de criao de leis que restringem-se ao uso, tinham base econmica. E s a partir de 1970 que o problema foi tratado como uma doena. Dessa forma, quando se constatou que se trata de problema de sade

Luma Guedes Representante 8 NB

Medicina Legal Prof Neusa Bittar

pblica, o consumo de drogas e o narcotrfico j estavam fora de controle. Foi a lei que definiu: 1. Droga: Substncia psicoativa ilcita; 2. Toxicomania: Desejo constante de consumir substncia psicoativa para obter um estado de prazer ou de excitao; 3. Dependncia qumica: Que pode ser fsica, representada por sintomas fsicos desencadeados pela ausncia ou diminuio da droga no organismo. chamada sndrome de abstinncia. A fissura obriga o viciado a obter a droga por qualquer meio; 4. Tolerncia: a necessidade da dose cada vez mais para se obter os mesmos prazeres.

Tipos de Drogas:
I.

Drogas Psicolpticas: Acalmam o sistema nervoso, induzem ao sono, relaxam os msculos e em altas doses levam morte por parada respiratria. So, por exemplo, o pio e seus derivados, como: Morfina, Herona, Codena. So potentes analgsicos e inibidores da tosse. A herona produz sndrome amotivacional. Isto , o indivduo abandona tudo. De modo geral, as drogas psicolpticas atuam deprimindo inicialmente os centros inibitrios

Luma Guedes Representante 8 NB

Medicina Legal Prof Neusa Bittar

cerebrais. Ou seja, inibe, principalmente, as inibies No indivduo manifesta uma euforia inicial ilusria. Num segundo momento, repousa o centro excitatrio, produzindo uma depresso geral. Os Barbitricos so potentes anticonvulsivantes e alguns so anestsicos de uso hospitalar. Os calmantes e tranqilizantes constituem problema de sade pblica pelo uso indiscriminado. Causam dependncia e so usados sem sucesso nas tentativas de suicdio , porque a dose necessria para produzir parada respiratria muito alta.
II.

Drogas Psicoanalepticas: Estimulam o sistema nervoso. Tiram o sono e a fadiga. Tiram a fome, levando ao emagrecimento. So exemplos: a) Cocana: usada, geralmente, por inalao (aspirao nasal), causando a perfurao do septo nasal. O efeito para rapidamente e o usurio precisa repetir a dose. Para tanto, precisa se esconder em lugares pblicos e acha que todos esto o vendo. Desenvolve delrios de percepo. A tolerncia rpida, levando a necessidade de doses cada vez maiores, at que o usurio j no obtenha nenhum prazer, mas use a droga para combater a sndrome de abstinncia. A cocana produz inverso da tolerncia. Isto , indivduos acostumados a altas doses quando ficam certo perodo sem a droga, podem ter overdose com pequena quantidade.
Luma Guedes Representante 8 NB

Medicina Legal Prof Neusa Bittar

b) Crack: O poder viciante do crack e do Oxidato muito grande, no existindo quele que usou pela 4 vez sem se viciar. O efeito muito curto e o viciado repete inmeras vezes o uso. Levam decadncia fsica e mental e os usurios morrem cedo. Em brigas entre eles , ou com a polcia, ou por doena. c) Anfetaminas: Constituem problema de sade pblica, afetando principalmente as mulheres. Induz uma dupla dependncia porque o usurio necessita de calmante para conseguir dormir. Os caminhoneiros utilizam o REBITE que uma anfetamina utilizada para inibir o sono e acaba ocorrendo acidentes porque provoca apago.
III.

Drogas Psicodislpticas: No acalmam, nem estimulam, mas perturbam o sistema nervoso, alterando a sensopercepo. So exemplos: a) LSD: Produz alucinaes que o usurio acha engraado. O ndice de suicdio alto e comum a bad trip (m viagem), com alucinaes terrificantes. Tambm comum o flashback, onde o indivduo tem os efeitos da droga, mesmo aps tendo de deix-la por mais de 6 meses. b) Metanfetaminas: fabricada por laboratrios de fundo de quintal e recebe vrias substncias como cristal, sendo utilizada no xtase. Causa movimentao frentica, acelera o corao, levando ao enfarte e acidentes vasculares cerebrais e eleva a temperatura acima de 42 graus, causando morte de clula cerebral.
Luma Guedes Representante 8 NB

Medicina Legal Prof Neusa Bittar

c) Psilocybina: Cogumelos. Consumida pela gerao hippie dos anos 60. d) Mescalina: Extrada de um cactus. usado pelos ndios em rituais msticos. e) Santo Daime: Extrada do cip-amaririi, na forma de ch. No compe a lista de entorpecentes, tendo seu uso permitido em cultos religiosos. f) Maconha: Provoca sndrome amotivacional. D mais cncer de pulmo do que o cigarro e leva alterao cromossmica. Causa seminma (cncer de testculo).
IV. Outras

drogas: a) Solventes e Inalantes: Tiner, querosene, acetona, esmalte, cloroforme, lana-perfume, etc. So substncias de uso no comrcio que, inaladas tem efeitos depressores. So utilizados por menores de 16 anos e o usurio com a idade muda de droga. Se permanecer, retardado ou est ligado s gangues de menores. b) Maria Louca: a gua ardente dos presdios. Obtida da fermentao de cereais e cascas de frutas que aumentam ainda mais a agressividade.

Viciado: Perde tudo. Decai fsica e moralmente. Fere a lei para obter a droga para consumo, porque tem personalidade psicoflica (personalidade toxicoflica). Traficante: Prospera economicamente (s custas dos trouxas). Fere a lei com fins lucrativos, mesmo
Luma Guedes Representante 8 NB

Medicina Legal Prof Neusa Bittar

que tambm seja m consumidos. imputvel, enquanto o viciado inimputvel.

Imputabilidade

Imputvel: Quando a dependncia for leve. Consumo apenas em grupo nos finais de semana. O crime no tem relao com a droga. Semimputvel: A dependncia moderada. Isto , j consome sozinho, mas fora dos horrios de atividade, e o crime tem relao com a droga. Inimputvel: Quando a dependncia for grave, no respeitando os horrios de atividade e o crime tem relao com a droga.

Alcoolismo
Diferentemente das outras substncias picoativas, o lcool leva muitos anos para causar dependncia. Nesse caso, tambm se acredit a numa personalidade toxicoflica, mas atualmente se discute a influncia da aprendizagem. Isto , o indivduo aprende a lidar com seus sentimentos atravs do lcool. O alcoolismo pode ser:
1.

Alcoolismo Agudo: Embriagues, cujos sintomas desaparecem com a eliminao do lcool. a) Alcoolista Social: Os porres so espaados. b) Alcoolista Habitual: Os porres so freqentes.

Luma Guedes Representante 8 NB

Medicina Legal Prof Neusa Bittar 2.

Alcoolismo Crnico: Aqui j existe dependncia qumica. Isto , quando o indivduo elimina o lcool, no volta ao normal, porque surgem os sintomas da sndrome de abstinncia. Tipos: a) Demncia Alcolica: o rebaixamento de todas as funes da mente. b) Delirium Tremens: um quadro clnico grave com febre, alteraes cardiolgicas, podendo at morrer e alucinaes visuais. c) Alucinose Alcolica: Ainda mantm perodos de lucidez e tem alucinaes auditivas, ouvindo vozes agressivas com as quais discute. d) Embriaguez Patolgica: a embriaguez sbita com pequenas quantidades de lcool, muitas vezes levando agresses, estupros, inclusive contra crianas. e) Dipromania: Aqui o indivduo bebe dias seguidos e praticamente no se embriaga. Depois capaz de ficar longos perodos sem beber, sendo avesso bebida. f) Psicose de Kosakow: Aqui o indivduo no fixa nada, tem alucinaes visuais e confabulao (inventa uma histria e passa acreditar nela como se verdadeira fosse).

As trs ltimas patologias j so doenas mentais em si mesmas, e se ligam ao lcool.

Luma Guedes Representante 8 NB

Vous aimerez peut-être aussi