Vous êtes sur la page 1sur 4

QUMICA

LIGAES QUMICAS
1. INTRODUO

fato que, de todos os elementos qumicos conhecidos, apenas os gases nobres so encontrados na forma de tomos isolados, sendo que os demais encontram-se ligados a outros de maneiras variadas e nas mais diferentes combinaes.
2. TEORIA DO OCTETO

1s2 2s2 2p6 3s1 k 2 L 8 M 1 1s2 2s2 sp 6 3s2 3p 5 Cl 17 k 2 L 8 M7


11

Na

Todo elemento adquire estabilidade ao atingir a configurao eletrnica de seu gs nobre mais prximo (de modo geral, 8 eltrons na camada de valncia). Caso tenha uma nica camada, esta deve apresentar 2 eltrons, tal qual o gs nobre Hlio. Observe o quadro: 1A 1e- na C.V. doa metal + 2A 2e- na C.V. doa metal + 3A 3e- na C.V. doa metal + 4A 4e- na C.V. recebe ametal 5A 5e- na C.V. recebe ametal 6A 6e- na C.V. recebe ametal 7A 7e- na C.V. recebe ametal 8A 8e- na C.V. estvel gs nobre Exemplo: 2 2 6 1 11Na 1s 2s 2p 3s (1 eltron na C. V.) doar 1e- (metal) Na1+
8O

No esto estveis, pois no apresentam 8 eltrons na ltima camada. De acordo com a teoria do octeto, nenhum dos dois estvel. Contudo, se houver uma transferncia de 1 eltron do sdio para o cloro, ambos atingiro a estabilidade, pois ficaro com 8 eltrons na ltima camada (configurao do gs nobre mais prximo). Este processo pode ser esquematizado simplificadamente, representando-se, por exemplo, os eltrons da ltima camada, chamada de camada de valncia, ao redor do smbolo do elemento. 2 1 1+ 3Li 1s 2s (1e na C.V. doar) Li
16S

1s2 2s2 2p6 3s2 3p4 (6e- na C.V. receber) S2


2-

S Li + Li + Frmula Eletrnica

Li 2 S Frmula Molecular

1s2 2s2 2p4 (6 eltrons na C. V.) receber 2e- (ametal)


O2

b) LIGAO COVALENTE: uma outra forma de ligao atravs da qual os tomos se combinam por meio de compartilhamento de eltrons, assim sendo, em tal ligao no ocorre a formao de ons, como no caso da ligao inica. Ocorre geralmente entre: Ametal ametal Ametal hidrognio Hidrognio hidrognio Com o compartilhamento de eltrons, existe a formao do par eletrnico, onde o par de eltrons compartilhado pertence simultaneamente aos dois tomos envolvidos na ligao. Lembrando que o compartilhamento tem o objetivo de estabilizar os tomos envolvidos na ligao (Teoria do octeto). Vejamos o exemplo abaixo: Exemplo: Composto molecular de 15P e 17Cl

3. TIPOS DE LIGAES

a) LIGAO INICA (ELETROVALENTE): a ligao que ocorre com transferncia de eltrons, ocasionando a formao de ons. Ocorre geralmente entre: Metal Ametal Metal Hidrognio Exemplo: Consideremos tomos neutros dos elementos sdio e cloro:
Editora Exato 19

QUMICA
15P

1s2 2s2 2P 3s 2 3P 5 e- na 8 2 C.V.


{

(no metal) Tendncia de fazer 3 ligaes covalentes (no metal) Tendncia de fazer apenas 1 ligao covalente

ESTUDO DIRIGIDO

17Cl

1s 2s 2P 3s 3P 7 e- na 8 2 C.V.

Explique qual a relao entre o valor de propriedades fsicas como fase de agregao temperatura ambiente, ponto de fuso e ebulio dos compostos inicos. Explique tambm por que os compostos inicos, apesar de sua elevada dureza, so extremamente quebradios. Para as molculas N2 e N2H4 (Hidrazina) pedese: a) Escreva as respectivas estruturas de Lewis. b) Em qual das duas molculas a distncia de ligao nitrognio-nitrognio menor? Justifique sua resposta. Considere os tomos hipotticos e seus respectivos nmeros de eltrons de valncia: A (4 eltrons) B (6 eltrons) C (7 ettrons) Quais so as frmulas estruturais dos compostos obtidos pela combinao entre A e B e entre A e C?
EXERCCIOS RESOLVIDOS

P
x x x x x x

P
x

2
PCl3 Cl frmula molecular

Cl

Cl

Cl
x

Cl

Cl frmula estrutural

frmula eletrnica

c) LIGAO METLICA: Ocorre entre metais, formando cristais como na ligao inica. Ocorre uma sobreposio dos orbitais mais externos dos tomos, formando uma nuvem eletrnica que envolve todo o cristal. Com a perda de eltrons para a nuvem, os tomos se transformam em ons positivos, que so mantidos ligados pelos eltrons livres que se movem entre eles. Exemplo:
11Na

1s2 2s2 2p6 3s 1 8 1e na 2 C.V.


+

1
Tendncia de perder este eltron

Na+ Na+

Na Na+ Na+ Na+ Retculo cristalino

ction (Na+) 1 eltron

4. LIGAO COVALENTE DATIVA

Tambm chamada de ligao coordenada. Ocorre quando um dos ametais empresta o par eletrnico a ser compartilhado. Essa ligao s realizada aps a ocorrncia das ligaes covalentes comuns. Exemplo: 46C 2,4 C (4 ligaes) 28O 2,6 O (2 ligaes)

C = O

x x x x

x x

Na molcula do CO, existem duas ligaes covalentes comuns e uma ligao dativa, representada pela seta ( ).

Toda substncia inica slida temperatura ambiente. Com base na afirmativa acima, pode-se dizer que uma substncia inica: a) Gelo (H2O). b) Amnia (NH3). c) Acar (C12H22O11) d) Sal de cozinha (NaCl) Resoluo: a) Realizando a distribuio eletrnica do hidrognio (H) e do oxignio (O), temos o seguinte: 1 2 2 4 1H 1s ; 8O 1s , 2s , 2p (Ametal). A ligao de Ametal com Hidrognio classificada como ligao covalente. b) Como j foi feita a distribuio do hidrognio, basta apenas realizar a distribuio do nitrognio (N); 7N 1s2, 2s2, 2p3 (Ametal). A ligao de Ametal com Hidrognio classificada como ligao covalente. c) Realizando a distribuio eletrnica do carbono (C); 6C 1s2, 2s2, 2p2 (Ametal). A ligao de Ametal (Carbono) + Ametal (Oxignio) com Hidrognio classificada como ligao covalente. d) Realizando a distribuio eletrnica do Sdio (Na) e do Cloro (Cl): 11Na 1s2, 2s2, 2p6, 3s1 (Metal); 17Cl 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p5 (Ametal). A ligao de Ametal (Cloro) + Metal (Sdio) classificada como ligao inica.

Editora Exato

20

QUMICA

Uma determinada substncia apresenta as seguintes propriedades fsico-qumicas: I. O estado fsico mais estvel a 25C e 1 atm o slido. II. No estado slido, apresenta estrutura cristalina. III. A condutividade eltrica praticamente nula no estado fsico mais estvel a 25C e 1 atm. IV. A condutividade eltrica alta no estado lquido. A alternativa relativa substncia que apresenta todas as propriedades acima a: a) Poliacetileno. b) Brometo de sdio. c) Iodo. d) Silcio. e) Grafita. Resoluo: De todas as substncias citadas, apenas o brometo de sdio (NaBr) possui todas as propriedades apresentadas, pois ele uma substncia inica e todas as substncias inicas possuem as caractersticas citadas.
EXERCCIOS

gnio polar, pois o oxignio mais eletronegativo do que o hidrognio. 3 Se o hidrognio pertencesse mesma coluna do oxignio, ento no seria possvel a explicao da existncia do on hidrnio, H3O+, por meio da regra do octeto. 4 O oxignio um elemento representativo que possui dois nveis energticos e pertence, portanto, famlia 2A. 3 tomos do elemento X (nmero atmico 20) e do elemento Y (nmero atmico 16) unem-se por ligaes inicas, originando o composto de frmula: a) XY. b) X2Y. c) X3Y2. d) X2Y3. e) X3Y4. Um elemento A, que possui a configurao eletrnica 1s2 2s2 2p6 3s2 : 1 apresenta 3 eltrons na camada de valncia. 2 combina-se com tomos do elemento B (Z = 7), formando um composto A3B2. 3 apresenta tendncia em receber 6 eltrons. 4 um gs nobre. 5 combina-se com tomos do elemento D (Z = 9), formando um composto A2D. Julgue os itens.

2 A ligao qumica entre o hidrognio e o oxi-

O nitrato de potssio (KNO3) muito usado como adubo, pois o potssio e o nitrognio favorecem, respectivamente, a florao e o crescimento das folhas. Assim como o cloreto de potssio (KCl) e o nitrato de sdio (NaNO3), o nitrato de potssio solvel em gua. Julgue os itens abaixo.
Z(K) = 19; Z(N) = 7; Z(O) = 8; Z(Cl) = 17; Z(Na) = 11

ficada como covalente. 3 Sdio e potssio so encontrados em cinzas de plantas (lcalis). 4 Comparando os raios de um tomo neutro de potssio e de seu on, observase que o tomo menor que seu respectivo on. 2 Na tabela peridica, o hidrognio geralmente representado na primeira coluna e no primeiro perodo e o oxignio na antepenltima coluna e no segundo perodo. Com base nessas informaes, podemse fazer algumas previses a respeito da estrutura da molcula de gua. Nesse sentido, julgue os itens a seguir. 1 A ligao qumica entre o hidrognio e o oxignio um exemplo de ligao entre um metal e um ametal. 6

1 O potssio um metal. 2 A ligao entre nitrognio e oxignio classi-

1 A ligao entre dois ametais sempre covalente.

2 A ligao entre o clcio e o hidrognio eletrovalente.

3 Um composto slido, inico, conduz corrente


eltrica em seu estado normal.

4 A ligao entre o cloro e o hidrognio inica.


Julgue os itens abaixo:

1 A substncia sulfato de sdio inica. 2 A substncia SO2 covalente. 3 A ligao entre metal + no-metal inica. 4 A ligao entre no-metal + no-metal inica.

5 O hidrognio s faz ligao covalente. 6 Gases nobres no fazem ligaes qumicas.

Editora Exato

21

QUMICA

(F. F. Uberlndia-MG) O fosfognio (COCI2), um gs, preparado industrialmente por meio da reao entre o monxido de carbono e o cloro. A frmula estrutural da molcula do fosfognio apresenta: a) uma ligao dupla e duas ligaes simples. b) uma ligao dupla e trs ligaes simples. c) duas ligaes duplas e duas ligaes simples. d) uma ligao tripla e duas ligaes simples. e) duas ligaes duplas e uma ligao simples. (CEUB) Assinale a alternativa correta. a) S se estabelece ligao covalente dativa, quando no composto j existe ligao covalente normal. b) Para que se estabelea ligao covalente dativa entre dois tomos, necessrio que ambos tenham deficincia eletrnica. c) A ligao covalente dativa mais forte do que a ligao covalente normal. d) Os compostos formados por ligaes covalentes dativas so muito instveis. e) Nenhuma. (FUVEST) Dois metais, designados X e Y, reagem com cloro, formando os compostos inicos XCl e YCl. Os ons dos elementos X e Y devem, portanto, possuir igual: a) raio inico. b) carga eltrica. c) nmero de prtons. d) energia de ionizao. e) nmero de eltrons.

fuso e ebulio. Possuem elevada dureza porque no podem ser riscados pela maioria dos materiais, mas so quebradios porque uma presso sobre o cristal faz com que ons de mesmo sinal se defrontem, sofrendo repulso e rompendo o cristal. 2

(Hidraa) NN (Nitrognio) e zina). b) Na molcula de N2, pois possuem maior interao atmica relacionada as ligaes qumicas. 3 Entre A e B, B=A=B. Entre A e C,

Exerccios 1 2 3 4 5 6 7 8 9 C, C, C, A E, C, C, E A E, C, E, E, E C, C, E, E C, C, C, E, E, E A A A

10 (CEUB-2/99) M, um elemento qumico localizado na coluna 2 no 3 perodo da tabela peridica, estabelece ligao qumica com o elemento X (Z = 17). A frmula do composto formado e o tipo de ligao sero, respectivamente. a) MXcovalente. b) MXinica. c) MXcovalente. d) MX2-inica. e) MX2covalente.
GABARITO

10 D

Estudo Dirigido 1 Atrao eltrica forte entre ons de cargas opostas que exige muita energia para ser rompida, por isso forma compostos slidos de altos pontos de
22

Editora Exato

Vous aimerez peut-être aussi