Vous êtes sur la page 1sur 13

Cpia (Backup) e Gravao de DVD

1- Introduo: O processo de cpias (backup) de DVDs originais altamente recomendado, pois objetivo aqui a preservao do DVD original. A simples manipulao dele sempre ir acarretar em riscos e engorduramentos na superfcie da mdia. A criao de uma cpia/backup do DVD original muito til no caso de se utilizar o mesmo em carros, o que envolve segurana, principalmente no que se refere roubos ou furtos, tanto do DVD como do prprio veculo. Como o custo de uma mdia virgem muito baixo (por volta de R$1,50) comparando-se com o custo da mdia/DVD original (por volta de R$45,00), altamente recomendada a realizao de uma cpia do original. 2- Requisitos de hardware: Para o trabalho de cpia/backup de DVDs so necessrios: 2a) computador com, no mnimo, processador Pentium 3/similar e, tambm no mnimo, com 256MB de memria RAM; 2b) HD com espao mnimo livre de 20GB; 2c) drive/unidade gravadora de DVD; 2d) softwares especficos e o sistema operacional Windows (verses 98/ME/XP). 3- Informaes preliminares: Para se fazer uma cpia do DVD original necessria a execuo de alguns procedimentos especficos. O primeiro procedimento fazer a quebra das travas que, normalmente existem nos DVDs originais. O segundo procedimento fazer a compactao do DVD, pois o contedo da maioria destes Dvds no cabe em mdias normais/comerciais. Evidentemente, se o contedo couber na mdia, basta usar um programa de gravao de DVD para fazer a cpia desejada. O 1 passo fazer a quebra das travas. Para isto vamos usar o programa DVD Decryter. O 2 passo compactar o DVD j destravado. O programa para esta finalidade o DVD Shrink. Observao: O programa DVD Shrink capaz de fazer a compactao e destravamento da maioria dos DVDs, porm, pessoalmente recomendo a utilizao do DVD Decryter, para o trabalho de destravamento.

4- Processo de quebra das travas: O DVD original dever ser inserido no seu respectivo drive. Normalmente o programa de execuo ir ser automaticamente iniciado/disparado. Devemos fech-lo ento. Vamos abrir o programa DVD Decrypter, clicando-se no seu cone .

Neste momento poder ser solicitada a escolha da regio para a leitura do DVD. Devemos escolher a opo onde consta Amrica latina. Se a mensagem de erro ASPI Initialization failed aparecer ao rodar o programa, ser necessria a instalao alguns drivers para continuar. Para isso, devemos procurar e instalar o seguinte programa: aspi_471a2.exe.

Na tela/janela de apresentao do programa, podemos observar que o contedo do DVD original j foi lido.

Para se saber onde ser feita a cpia destravada, devemos observar na janela/tela inicial do programa onde a mesma ser feita, como indicado na figura abaixo:

Caso se deseje outro local a ser feita a cpia destravada, vamos seguir os passos conforme indicado abaixo. Na opo Settings da janela/tela inicial do programa, na opo General, habilitamos o item custom, clicamos no cone da pasta e escolhemos o local desejado.

Devemos clicar no cone da seta verde para iniciar o processo de destravamento. Este processo consiste em criar uma cpia destravada no HD do computador. O programa ir criar uma pasta automaticamente (normalmente com o nome do DVD) ou em outra pasta a ser determinada/escolhida.

O processo tem incio, como mostrado abaixo:

Aps o trmino desta etapa/processo, ser exibida uma mini-janela com um relatrio conclusivo, como abaixo:

Neste relatrio so exibidas as informaes do total de arquivos copiados (copied) e o nmero de arquivos pulados (skipped). Se a quantidade de arquivos pulados for igual a 0 (zero), significa que a cpia foi feita com sucesso, caso contrrio, algum erro ocorreu. Nesta ltima situao, deve-se providenciar uma limpeza do DVD original e repetir o processo. Caso o erro persista, outro DVD original dever ser usado. Concluda esta etapa, devemos retirar o DVD original.

5- Processo de gerao da cpia compactada: Aqui nesta etapa necessria a criao de uma pasta, para que a cpia compactada seja nela armazenada. Esta pasta deve estar em local com espao mnimo de 5GB, pois as mdias de DVD tm capacidade de 4,7GB. Devemos neste momento colocar/inserir um disco de DVD virgem na unidade gravadora. Neste momento um programa nativo do Windows de autorun poder ser automaticamente ativado. Se isso acontecer, devemos fechar a janela aberta. Vamos, a partir da, clicar no cone do programa DVD Shrink

para abrirmos o mesmo. Surgir a janela/tela de entrada do software como na imagem abaixo:

Para iniciarmos o processo em questo, clicamos no boto open files

para localizarmos os arquivos da cpia destravada. Uma vez localizados estes arquivos, uma janela/tela ser apresentada onde uma anlise do DVD destravado ser exibida, inclusive com imagens animadas, como mostrado a seguir:

Nesta janela/tela podemos observar a citao que o DVD no est travado, pelo campo decrypton status: not encrypted. Aps esta fase, a cpia compactada ser iniciada ao clicarmos no cone/boto backup:

Na janela/tela abaixo mostrado o local onde ser gravado o contedo do DVD (select backup target) e o local da pasta temporria do mesmo contedo (select target folder for DVD output files).

No exemplo, a pasta temporria adotada pelo programa, a mesma onde foi feita a cpia destravada. Devemos, ento, alterar o local atual para a pasta DVD-temp, clicando no boto browse; na prxima figura temos a ilustrao de como ficar a nova configurao.

Clicamos no boto ok para o incio da cpia destravada.

A prxima imagem mostra o andamento/evoluo deste processo:

Ao final do processo ser exibida a mensagem da finalizao da cpia compactada, como na figura abaixo:

6- Gravao do contedo compactado para uma mdia de DVD: Aqui nesta apostila vamos fazer uso do programa Ashampoo Burning Studio 5 para a realizao da cpia na mdia. Se o programa de gravao Nero estiver instalado no computador, aps a criao da cpia compactada, e o local de destino (select backup target) estiver selecionado para a unidade gravadora, o processo de gravao ser automaticamente iniciado/disparado.

Vamos abrir o programa clicando no seu cone, como na figura:

A tela de incio do programa apresentada como ilustrado abaixo:

Devemos escolher a opo gravar arquivos de filmes, como na figura a seguir:

Aps devemos clicar na opo gravar um vdeo DVD de uma pasta preparada, a 1 opo da janela, como na figura indicada:

10

A partir da, na prxima janela/tela, devemos localizar a pasta, onde os arquivos da cpia compactada esto (que deveria ser a pasta DVD-temp criada e sub-pasta Video_TS), clicando no boto procurar. O prximo passo clicar no boto prximo para iniciar o processo de gravao na mdia.

Nesta janela/tela mostrada a avaliao que o programa faz da mdia.

11

Nesta janela/tela, o programa j analisou e aprovou a mdia inserida, ento clicamos no boto gravar DVD para efetivamente iniciar o processo de gravao.

Aps concludo este processo, um relatrio exibido e o DVD ejetado.

12

Clicamos em sair para encerrar o processo, como mostrado abaixo:

7- Finalizaes: Aps verificada a qualidade da cpia do DVD criado, devemos: 7a) apagar a pasta criada pelo programa DVD Decryter, ou o contedo de uma pasta criada pelo usurio; 7b) apagar o contedo da pasta DVD-temp. Estes procedimentos so necessrios, principalmente para liberar o espao usado para esta cpia. O procedimento da cpia destravada e compactada poder ser feita por um outro programa qualquer, desde que o mesmo tenha a opo de criar DVD de vdeo compatvel com aparelhos domsticos ( claro se estes sero usados para a sua reproduo).

13

Vous aimerez peut-être aussi