Vous êtes sur la page 1sur 11

Origens do rock Este gnero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 (dcada de 1950).

Inovador e diferente de tudo que j tinha ocorrido na msica, o rock unia um ritmo rpido com pitadas de msica negra do sul dos EUA e o country. Uma das caractersticas mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra eltrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo danante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez num programa de rdio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951. O rock na dcada de 1950: primeiros passos a fase inicial deste estilo, ganhando a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo. No ano de 1954, Bill Haley lana o grande sucesso Shake, Rattle and Roll. No ano seguinte, surge no cenrio musical o rei do rock Elvis Presley. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O roqueiro de maior sucesso at ento, Elvis Presley lanaria o disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, atingindo vendas extraordinrias. Nesta dcada, outros roqueiros fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Little Richard.

A msica uma arte imutvel, tem evoluindo com o passar dos anos e continuar a ser assim. A msica sofreu alteraes devido necessidade de inovao. A globalizao desempenhou um papel importante nesta inovao, "impondo" padres selectivos, como por exemplo: Cantar em ingls, ter uma boa aparncia visto que vivemos num mundo capitalista e o que intressa vender, introduzir nas msicas guitarras e baterias tambm foi uma das "condies aprovadas", infelizmente graas a tudo isto as pessoas esquecem-se da sua prpria cultura e como se essa cultura fosse "eliminada" e apenas se valoriza o gnero musical dominante. Mas ser que com a globalizao a qualidade de msica aumentou? ou por outro lado s fez com que fosse tudo mais igual, obrigando a que toda a gente seguisse o mesmo? Pois bem, a globalizao fez com que houvesse mais estilos musicas,

porm, esses estilos perderam um pouco a sua qualidade visto que tm que seguir padres que a partida agradem as pessoas, mesmo que no seja a vontade dos artistas o fazerem. Muitos artistas agem de forma a obter cada vez mais lucro no ligando aos seus prprios gostos, querem apenas lucrar! Isto tambm se deve ao facto da televiso, rdio, etc, bombardear a cabea das pessoas fazendo uma espcie de "lavagem" e mostrando que s a msica estrangeira boa e essa apenas que merece ser valorizada. A globalizao faz do longe uma vila, isto , uma msica estrangeira tem o mesmo impacto tanto no seu Pas de origem como rapidamente se torna a mais adorada num Pas longe do seu. A globalizao permitiu-nos aceder a muitas outras msicas, um facto, permitiu dar a conhecer novos gneros msicas de outras culturas, mas ao mesmo tempo tambm as limitou. Fez com que esses gneros msica passassem a seguir o gnero musical dominante. A globalizao quer a uniformidade de tudo, e j chegou como veem msica!

Trabalho de Biologia!
a) gua utilizada como bebida ou na preparao de alimentos; b) gua utilizada no asseio corporal ou a que, por razes profissionais ou outras quaisquer, venha a ter contato direto com a pele ou mucosas do corpo humano: ex.: trabalhadores agrcolas em cultura por inundaes, lavadeiras, atividades recreativas (lagos, piscinas, etc.); c) gua empregada na manuteno da higiene do ambiente e, em especial, dos locais, instalaes e utenslios usados no manuseio, preparo e ingesto de alimentos (domiclio, restaurantes, bares, etc.,); d) gua utilizada na rega de hortalias ou nos criadouros de moluscos ostras, mariscos e mexilhes. Em (a) e (b) h contato direto entre a gua e o organismo humano; em (c) e (d) h principalmente contato direto.

Bactrias so parasitas unicelulares que constitui a classe dos esquizomicetos, e cujos tipos morfolgicos fundamentais so os cocos, os bacilos e os espirilos. As bactrias patgenas encontradas na gua e/ou alimentos, constituem uma das principais fontes de morbidade e mortalidade em nosso meio. So os responsveis pelos numerosos casos de enterites, diarrias infantis e doenas epidmicas com resultados freqentemente letais. Exemplos de doenas bastante conhecidas em nosso meio tambm provocado por bactrias so: leptospirose, tifo, febre tifide, brucelose, lepra, clera, difteria, ttano, meningite, coqueluche e vrias doenas venreas, doenas nos olhos e na boca. Vrus so diminutos agentes infecciosos, invisveis, com algumas excees, pela microscopia ptica, e que se caracterizam por no terem metabolismo independente e terem capacidade de reproduo apenas no interior de clulas hospedeiras vivas. So tpicas doenas virticas e comuns em nossa regio, as gripes e resfriados, catapora (varicela), rubola, sarampo, caxumba, febre amarela, raiva e hepatite e poliomielite virticas e alguns tipos de doenas venreas. Os vrus mais comumente encontrados nas guas contaminadas por dejetos humanos so os da hepatite infecciosa e da poliomielite.

Vrus Hepatite A A Hepatite A, tambm conhecida como hepatite infecciosa uma doena aguda do fgado, causada pelo vrus da hepatite A (HAV), geralmente de curso benigno. um vrus de RNA com capsdeo constitudo pelo antgeno HAVAg, seu dimetro de cerca de 27 nm. Os sintomas iniciais so perda de apetite, fadiga, desconforto abdominal, febre e possveis vmitos. Mais tarde ocorre ictercia, o que indica dano no fgado. A hepatite tipo A raramente fatal, e a recuperao ocorre gradualmente num perodo de duas a seis semanas.

Profilaxia

Respeito s medidas de higiene universais: hbito de higienizao das mos alimentarse com alimentos de origem esclarecida, ingerir gua tratada (uso de cloro na desinfeco da gua). Cuidados de saneamento bsico: (esgoto, fossas spticas). Imunizao ativa atravs de vacina (duas doses no sendo necessrio reforo). Imunizao passiva por imunoglobulinas humanas no especficas para prevenir casos secundrios, quando existncia de caso ndex.

Poliomielite
A Poliomielite causada pelo poliovrus, um vrus no envelopado composto por RNA de cadeia simples, que ataca preferencialmente as clulas nervosas motoras. Ciclo evolutivo: A multiplicao inicial do poliovrus ocorre nos locais por onde penetra no organismo (garganta e intestinos).Em seguida dissemina-se pela corrente sangunea e, ento, infecta o sistema nervoso, onde a sua multiplicao pode ocasionar a destruio de clulas (neurnios motores), o que resulta em paralisia flcida. Sintomas:- Em 90% dos casos no h sintomas. Quando h paralisia: Deficincia motora -Febre -Paralisia -Flacidez muscular -Diarria Contgio: Modo de transmisso: Fecal-oral -Ingesto de substncias contaminadas por fezes infectadas -Falta de higiene pessoal -Falta de saneamento na moradia Como diagnosticas e tratar: Exames: O diagnstico feito pelo isolamento e identificao do vrus nas fezes, preferencialmente nas primeiras duas semanas aps a instalao da paralisia.

Tratamento: No h nenhuma droga que pode matar o poliovrus. So utilizados remdios em pessoas infectadas apenas com a inteno de amenizar a febre e dores musculares. Sequelas: -A complicao mais grave da poliomielite a paralisia permanente. Embora a paralisia ocorra em menos de 1% dos casos, a debilidade permanente de um ou mais msculos bastante frequente. -Pode haver tambm atrofia muscular, como mostra na figura a perna esquerda do menino. FEBRE AMARELA
A febre amarela uma doena infecciosa causada por um flavivrus (o vrus da febre amarela), para a qual est disponvel uma vacina altamente eficaz. A doena transmitida por mosquitos e ocorre exclusivamente na Amrica Central, na Amrica do Sul e na frica. No Brasil, a febre amarela geralmente adquirida quando uma pessoa no vacinada entra em reas de transmisso silvestre (regies de cerrado, florestas). Uma pessoa no transmite febre amarela diretamente para outra. Para que isto ocorra, necessrio que o mosquito pique uma pessoa infectada e, aps o vrus ter se multiplicado, pique um indivduo que ainda no teve a doena e no tenha sido vacinado.

A transmisso da febre amarela em rea silvestre feita por intermdio de mosquitos do gnero (principalmente) Haemagogus. O ciclo do vrus em reas silvestres so mantidas atravs da infeco de macacos e da transmisso transovariana (passado de mosquito para os seus descendentes, filhos) no prprio mosquito. A infeco humana ocorre quando uma pessoa no imunizada entra em reas de cerrado ou de florestas. Uma vez infectada, a pessoa pode, ao retornar, servir como fonte de infeco para o Aedes aegypti, que ento pode iniciar a transmisso da febre amarela em rea urbana. Uma pessoa pode ser fonte de infeco para o mosquito desde imediatamente antes de surgirem os sintomas at o quinto dia da infeco. O Aedes aegypti torna-se capaz de transmitir o vrus da febre amarela 9 a 12 dias aps ter picado uma pessoa infectada. No Brasil, a transmisso da febre amarela em reas urbanas no ocorre desde 1942. Em reas de fronteiras de desenvolvimento agrcola, pode haver uma adaptao do transmissor silvestre ao novo habitat e ocorre a conseqente possibilidade de transmisso da febre amarela em reas rurais ("intermediria"). http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua12.php http://www.slideshare.net/eld09/trabalho-de-biologia-4104260 http://pt.wikipedia.org/wiki/Hepatite_A

BACTRIA:

Febre tifide Agente causador: Doena endmica, estando sua presena relacionada com guas no tratada e contaminada com a bactria Salmonella typhi. Sintomas: Seus sintomas mais comuns so mal estar geral, febre alta, falta de apetite,

tosse seca, diarria ou priso de ventre, dores de cabea, retardamento do ritmo do corao, aumento do volume do bao e manchas rosadas sobre a pele na regio do tronco.
Transmisso: Sua transmisso se d atravs do contato direto com fezes, urina, vmito

e secrees da pessoa infectada. Ocorre tambm atravs da ingesto de gua ou alimentos contaminados por desejos humanos com a bactria salmonella entrica sorotipo Typhi. Preveno A melhor forma de se prevenir contra esta doena adotar medidas preventivas como o consumo somente de gua filtrada ou fervida, cuidados com a higiene pessoal, saneamento bsico, cuidado e higiene no manuseio de alimentos e evitar consumir alimentos vendidos na rua. Tratamento. Uma vez que a bactria entra em contato com o organismo humano, a pessoa infectada dever receber tratamento mdico. Em casos mais especficos, ocorre a necessidade de internao para hidratao e administrao venenosa de antibiticos. Em ambos os casos, importante que a pessoa procure atendimento mdico, pois, sem o tratamento adequado, esta enfermidade pode levar a bito.
. CLERA: Agente causador: vibrio colrico (vibrio cholerae), uma bactria na forma de vrgula. Transmisso: Ocorre pela ingesto de gua e alimentos contaminados com a bactria. As precrias condies de saneamento bsico (abastecimento de gua potvel e sistemas de esgoto) so as principais causas de propagao da clera. Sintomas: A incubao de cerca de cinco dias. Aps esse perodo comea

abruptamente a diarria aquosa e serosa, como gua de arroz.

As perdas de gua podem atingir os 20 litros por dia, com desidratao intensa e risco de morte, particularmente em crianas. Como so perdidos na diarria sais assim como gua, beber gua doce ajuda, mas no to eficaz como beber gua com um pouco de sal. Todos os sintomas resultam da perda de gua e eletrlitos:

* Diarria volumosa e aquosa, tipo gua de arroz, sempre sem sangue ou muco (se contiver estes elementos trata-se de disenteria). * Dores abdominais tipo clica. * Nuseas e vmitos. * Hipotenso com risco de choque hipovolmico (perda de volume sanguineo) fatal, a principal causa de morte na clera. * Taquicardia: acelerao do corao para responder s necessidades dos tecidos, com menos volume sangneo. * Anria: diminuio da mico, devido perda de liquido. * Hipotermia: a gua um bom isolante trmico e a sua perda leva a maiores flutuaes perigosas da temperatura corporal. O risco de morte de 50% se no tratada, sendo muito mais alto em crianas pequenas. A morte particularmente impressionante: o doente fica por vezes completamente mirrado pela desidratao, enquanto a pele fica cheia de cogulos verde-azulados devido ruptura dos capilares cutneos.
Profilaxia:*Saneamento bsico*Instalaes sanitrias adequadas*Tratamento dos doentes*Educao sanitria*Higiene alimentar.
Beber somente gua potvel ou, se no dispe desta, ferver ou utilizar hipoclorito de sdio em toda a gua para o consumo; Consumir todos os alimentos cozidos, especialmente verduras e mariscos; Depois da coco (cozimento), proteg-los contra a contaminao; Destino e tratamento adequado dos dejetos humanos; Destino adequado do lixo; Lavar as mos antes de manipular os alimentos, antes de comer e depois de ir ao banheiro. Leptospirose
A leptospirose uma doena bacteriana, que afeta humanos e animais, causada pela bactria do gnero Leptospira. transmitida pela gua e alimentos contaminados pela urinas de animais, principalmente o rato. uma doena muito comum depois de enchentes, pois as pessoas andam sem proteo em guas contaminadas.

Em humanos a leptospirose causa uma vasta gama de sintomas, sendo que algumas pessoas infectadas podem no ter sintoma algum. Os sintomas da leptospirose incluem febre alta, dor de cabea forte, calafrio, dor muscular e vmito. A doena tambm pode causar os seguintes sintomas: olhos e pele amarelada, olhos vermelhos, dor abdominal, diarria e erupes na pele. Se a leptospirose no for tratada, o paciente pode sofrer danos nos rins, meningite (inflamao na membrana ao redor do crebro e cordo espinhal), falha nos rins e problemas respiratrios. E raras ocasies leptospirose podem ser fatais. Muitos desses sintomas podem ser confundidos com outras doenas, de modo que a leptospirose confirmada atravs de testes laboratoriais de sangue ou urina.

Controle: Destruir ratos Evite o contato com gua ou lama de enchentes e impea que crianas nadem ou brinquem em ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos. Pessoas que trabalham na limpeza de lamas, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (se isto for possvel, usar sacos plsticos duplos amarrados nas mos e nos ps). Tambm so necessrias medidas ligadas ao meio ambiente, tais como o controle de roedores, obras de saneamento bsico (abastecimento de gua, lixo e esgoto) e melhorias nas habitaes humanas.

Quais so as principais medidas para evitar ratos? Manter os alimentos armazenados em vasilhames tampados e prova de roedores; Acondicionar o lixo em sacos plsticos em locais elevados do solo, colocando-o para coleta pouco antes do lixeiro passar; Caso existam animais no domiclio (ces, gatos e outros), retirar e lavar os vasilhames de alimento do animal todos os dias antes do anoitecer, pois ele tambm pode ser contaminado pela urina do rato; Manter limpos e desmatados os terrenos baldios; Jamais jogar lixo beira de crregos, pois alm de atrair roedores, o lixo dificulta o escoamento das guas, agravando o problema das enchentes; Grama e mato devem ser mantidos roados, p ara evitar que sirvam de abrigo para os ratos; Fechar buracos de telhas, paredes e rodaps para evitar o ingresso dos ratos para dentro de sua casa; Manter as caixas dgua, ralos e vasos sanitrios fechados com tampas pesadas; Lembre-se: uma vez instalados num determinado local, os ratos comeam a se reproduzir, multiplicando-se rapidamente, o que dificulta o seu controle e aumenta o risco de transmitir doenas.
PROTOZORIOS: AMEBASE

A Amebase humana ocorre quando o protozorio Entamoeba histolytica ingerido atravs de algum alimento contaminado. Ele fica no intestino grosso, de onde come (fagocita) o nosso alimento digerido, e tambm pode ocorrer de comer parte da parede intestinal, podendo atingir a corrente sangunea e depois, ir para o crebro e corao. O E. histolytica toma a forma de um cisto quando est fora do corpo humano. No cisto, a ameba fica muito mais resistente, podendo viver durante anos dentro da gua de rios,

lagos, verduras, etc; Quando o homem os ingere novamente, o cisto se quebra liberando as amebas, fechando o ciclo. Sintomas Os sintomas da amebase variam muito, indo desde diarrias agudas (e com sangue) at dores abdominais mais fracas. Transmisso - Alimentos e gua infectados; - Contatos sexuais anal-oral;
Transmisso: Eliminados com as fezes pelas pessoas doentes, os cistos contaminam a gua dos rios e, levados por esta, ou pela poeira e pelas moscas, baratas e outros animais, tambm contaminam frutos, verduras e diversos alimentos, permitindo o alastramento dessas protozoose. Preveno Manter a higiene essencial para prevenir essa doena. Lavar as mos aps usar o banheiro, lavar muito bem as verduras, frutas, etc; No utilizar excrementos animais como fertilizante nas lavouras, combater insetos que podem facilmente se contaminar, como moscas, baratas, ratos, saneamento bsico nas regies onde a pobreza e a promiscuidade facilitam a disperso da endemia.

MALRIA Agente causador: uma doena infecciosa, causada por um protozorio do gnero Plasmodium. As espcies de plasmdios que afetam o ser humano so: Plasmodium vivax, P. falciparum, P. malariae e P.ovale. Transmisso: transmitida de uma pessoa para outra, atravs da picada de um mosquito do gnero Anopheles ou por transfuso de sangue infectado com plasmdios. O transmissor conhecido tambm como: pernilongo, mosquito prego, carapan - a fmea se alimenta de sangue para maturao dos ovos, enquanto que o macho alimenta-se de seiva vegetal. As larvas se desenvolvem em guas paradas, e a prevalncia mxima ocorre durante as estaes com chuva abundante. Ciclo: No homem os plasmdios passam por uma evoluo inicial nas clulas do fgado e posteriormente invadem os glbulos vermelhos onde evoluem por perodos variveis, provocando a partir da os sintomas da doena. Nos anfeles, evoluem inicialmente no estmago e posteriormente nas glndulas salivares sendo, no momento da picada, inoculados no ser humano. Os plasmdios se multiplicam por reproduo assexuada no organismo humano e por reproduo sexuada nos anfeles.

Quadro clnico: febre intermitente, acompanhada de tremores. Profilaxia:

*Combate ao mosquito transmissor*Uso de telas em janelas e portas *Tratamento dos doentes.


Febre alta, sudorese e calafrios, palidez, cansao, falta de apetite e dores na cabea e em outras regies do corpo so os principais sintomas, que podem se manifestar a cada 48 horas, caso a infeco tenha sido causada pelo P. falciparum ou pelo P. vivax; e a cada 72 horas quando o agente causador o P. malarie (febre quart). Essa primeira espcie pode, ainda, afetar vrios rgos e sistemas do corpo, como o sistema nervoso e aparelho respiratrio. Para confirmar a presena do parasita no sangue, a anlise feita por meio de uma pequena amostra, geralmente retirada da ponta do dedo do paciente (teste de gota espessa). O tratamento feito com o uso de frmacos orais e deve ser iniciado o mais rapidamente possvel, para evitar complicaes como anemia, ictercia e mau funcionamento dos rgos vitais, alm dos riscos que um indivduo acometido pelo P. falciparum pode estar sujeito. A preveno consiste em evitar picadas do mosquito, fazendo o uso de repelentes, calas e camisas de manga longa, principalmente no perodo de fim da tarde e incio da noite. Evitar o acmulo de gua parada a fim de impedir a ovoposio e nascimento de novos mosquitos outra forma de evitar a malria.

Giardase
Agente causador: A giardase uma parasitose intestinal provocada pelo protozorio Giardia lamblia ou Giardia intestinalis. A girdia um protozorio flagelado, dotado de aspecto bem peculiar, lembrando, quando visto de frente, uma mscara. Sintomas Quando uma pessoa infectada com Girdia, o parasita comea a se multiplicar dentro do intestino. Aps uma ou duas semanas (a mdia de sete dias), os sintomas da giardase pode ocorrer. Os sintomas podem comear gradualmente ou vir de repente. Os sintomas tambm variam entre os indivduos. Os sintomas mais comuns da giardase podem incluir: * Diarria. * Gs ou flatulncia. * Inchao. * Vmitos. * Fezes oleosas, que tendem a flutuar. * Dor abdominal. * Arroto. * Clicas. * Indisposio gstrica ou nusea.

Estes sintomas podem levar perda de peso e desidratao.

Transmisso: A girdia transmitida por contgio direto, atravs da gua e de alimentos contaminados. Instala-se no jejuno-leo (intestino delgado) e, frequentemente, sobe pelo canal coldoco e vai se alojar na vescula biliar, tornando o tratamento bem mais difcil. Apesar do carter agudo com que se manifesta a doena, ela tem alta tendncia cronicidade. A incidncia acentuadamente maior em crianas, provavelmente porque entre estas so menores os cuidados higinicos com as mos, a gua e os alimentos. Girdia encontrada em: * No solo. * Alimentao. * gua. * As superfcies que tenham sido contaminados com fezes de humanos ou animais infectados. Sua transmisso pode ocorrer por ingesto acidental do parasita, mas voc no pode tornar-se infectado com Girdia atravs do contato com sangue.

Profilaxia: H vrias coisas que uma pessoa pode fazer para evitar a giardase. Algumas delas incluem: * Praticar a boa higiene. * Evitar que a gua possa contaminada. * Evitar alimentos que possam estar contaminados. * Evitar a exposio fecal durante a atividade sexual. *Saneamento bsico

Vous aimerez peut-être aussi