Vous êtes sur la page 1sur 38

Prof Claudio Souza

Claudio Anderson Rodrigues de Souza


Docente no curso de especializao em tomografia computadorizada a nvel mdio Famesp, nas disciplinas de protocolos em tomografia computadorizada, procedimentos invasivos e anlise de imagens patolgicas por tomografia. Docente no curso tcnico em radiologia Famesp, nas disciplinas de tomografia computadorizada e imaginologia.

Discente do curso de tecnologia em radiologia.

Geraes
Desde a introduo do uso clnico dos tomgrafos a partir do incio dos anos de 1970, os sistemas j sofreram grandes evolues. A diferena entre cada gerao esta diretamente relacionada a quantidade de detectores e sua fileiras.
1 Gerao Utilizava um feixe fino de raios x , um nico detector que acompanhava o tubo numa rotao de 180 graus, cerca de 4 minutos e meio para obteno de uma nica imagem, limitado apenas a tomografias de crnio.

Geraes
2 Gerao Foram bastante melhorados com o feixe de raios x em forma de leque com 30 ou mais detectores os tempos de exposio eram mais curtos, cerca de 15 segundos por corte, e ainda limitado a rotao de 180 graus.

Geraes
3 Gerao A terceira gerao inclui um conjunto de at 960 detectores que giram junto com o tubo numa rotao completa de 360 graus, e com isso os tempos de aquisio de imagem foram significativamente reduzidos se comparados aos tomgrafos de primeira e segunda gerao.

Geraes
4 Gerao ( Helicoidal) Os tomgrafos de 4 Gerao foram desenvolvidos durante a dcada de 1980, possuem um anel fixo de 4800 detectores ou mais, cobrindo totalmente o crculo completo do gantry, sendo assim a fileira de detector no acompanha mais a rotao do tubo. Por meio de movimentos rotatrios contnuos, curtos feixes de radiao so emitidos o que propicia menores tempos de aquisio.

Evoluo
A aplicao clnica da tomografia computadorizada inicialmente foi para avaliao do encfalo, mas com a evoluo dos tomgrafos foi observado que esta tcnica de diagnstico por imagem poderia avaliar Matriz 512x512 todos os sistemas. Matriz 80x80

1972

2011

Aplicao
Com a evoluo dos tomgrafos aumentando as fileiras de detectores e diminuindo o tempo de rotao do tubo a modalidade de tomografia computadorizada acabou por se tornar uma das mais utilizadas para a pesquisa de diversos tipos de patologia, e com isso damos incio a era dos tomgrafos multislices ou multidetectores.

Aquisies
Seqencial ( corte a corte)
O objeto se desloca em direo ao gantry para a aquisio das imagens uma a uma a cada rotao do tubo. Cortes mais espessos e devido a isso no possibilidade de reformatar as imagens adquiridas nesse modo.

Aquisies
Helicoidal (Volumtrica)
O objeto se desloca continuamente em direo ao gantry, onde sua velocidade de deslocamento calculada de acordo com o tempo de rotao de 360 graus do tubo com um fator denominado PITCH. Obteno de cortes finos com um volume de imagens.

Aquisies
Multi corte ( Multislice)
O que difere em principal aparelhos multislices de apenas helicoidais so as quantidades de fileiras de detectores, ou seja da que vem o nome de multi corte temos a obteno de mais de uma imagem a cada giro do tubo, sendo assim um aparelho de 2 canais ou fileiras capaz de gerar 2 imagens a cada rotao, um de 4 ,6, 8, 16, 32, 64, 128, 164, 320 geram quantidades de imagens respectivas a quantidade de fileiras de detectores. Com a evoluo dos tomgrafos tivemos um imensa diminuio nos tempos de aquisio e rotao do tubo.

Protocolos para trax


Trax Rotina
No protocolo para trax de rotina utilizamos a seguinte tcnica: Posicionamento do cliente em relao ao gantry Em supino ( decbito dorsal), MMSS abduzidos acima da cabea, em head first ou feet first vai depender da rotina do trabalho e algumas vezes das condies do cliente. Scout anterior 0 em apnia aps inspirao profunda Inicio dos cortes: pice Pulmonar Trmino: Ao nvel das glndulas supra renais ( fim das cpulas) . Espessura de corte: 5 a 7 mm Incremento: 5 a 7 mm Recon: 2,5 mm F.O.V: 30 a 35 cm Kv: 140 Ma: 250 MPR: No h necessidade Algoritmos: Standard/ Lung

Protocolos para trax


1 Corte

Standard para visualizao de mediastino.

ltimo corte

Lung para visualizao de parnquima pulmonar

Protocolos para trax Vascular


Para o estudos de pequenos e grandes vasos da regio torcica h a necessidade de tomgrafos no somente multislice mas tambm uma quantidade necessria de fileiras de detectores para cada tipo de estudo. Estudo de aorta torcica Necessrio ao menos 6 fileiras de detectores. Incio e trmino dos cortes so os mesmo do trax rotina. Espessura e incremento, recomendado sempre um volume de imagem para que seja possvel a manipulao das imagens ps aquisio, sendo assim meu incremento nunca poder ser maior que a espessura de corte para que haja uma melhor interpolao da imagens evitando a formao de degraus. Espessura e incremento sugerido 2,5mm com 2,5mm, respeitar sempre as limitaes do tomgrafo e do cliente.

Aquisio
Para visualizao de qualquer vaso por tomografia computadorizada necessrio a administrao de meio de contraste por via endovenosa, em tomografia s utilizamos iodo como meio de contraste radiopaco.

Anamnese. Puno adequada. Fluxo de injeo. Monitoramento que possvel.

Manipulao das imagens

Aquisio padro

MPR Sagital

Tridimensional

Manipulao das imagens

Coronrias
A avaliao das artrias coronrias somente se tornou possvel devido a grande evoluo dos tomgrafos, isso no que diz respeito a fileiras de detectores. Para este estudo necessrio no mnimo 32 fileiras, porm quanto mais fileiras menor ser o tempo de aquisio e maior ser a qualidade das reconstrues. Scout anterior 0 em inspirao profunda Monitoramento cardaco pela onda R Bomba de injeo 4ml/s Inicio dos cortes: Tronco pulmonar Trmino: pice cardaco Espessura de corte: 1mm ou menor Incremento: 1mm ou menor nunca maior que a espessura F.O.V: 20 cm Kv: 140 Sugerido Ma: 250 Sugerido

Manipulao das imagens

Manipulao das imagens

Abdome e pelve
Quando falamos em abdome dentro da tomografia computadorizada por uma questo de radioproteo e tambm financeira o exame dividido em, abdome superior e inferior ou pelve, e o protocolo aplicado de acordo com a patologia a ser estudada.

Abdome superior

Abdome total

Pelve

Abdome e pelve
A cavidade abdominal agrupa uma diversidade de rgos, dentre eles os que participam do sistema digestrio, endcrino e gnito urinrio, da a importncia de se dividir o exame em abdome superior e pelve, para que no haja a exposio desnecessria de outros rgos no ser os de interesse.

Abdome e pelve
Orientao do paciente A orientao do paciente em relao ao gantry pode ser em head first (cabeas primeiro), ou feet first (ps primeiro), tudo vai depender de como foi montado o protocolo e as condies do cliente isso em casos de politraumatizados, porm usualmente se utiliza em feet first, com MMSS abduzidos acima da cabea.

Head first Feet first

Abdome e pelve
Tcnica abdome total rotina Scout anterior 0 com apnia aps inspirao total
Inicio dos cortes: Acima da

silhueta heptica Trmino: squio Espessura de corte: 5 a 7 mm Incremento: 5 a 7 mm Recon: 2,5 mm F.O.V: 35 cm a 40 cm kv: 140 mA: 250 Aquisio: Axial puro MPR: No h necessidade Algoritmos: Standard/Soft

Imagens
1 Imagem ltima

Abdome e pelve
Para nefrolitase
Scout anterior 0 com apnia aps inspirao total
Inicio dos cortes: A nvel das supra renais (T12) Trmino: squio Espessura de corte: 2 mm ou menor Incremento: igual ou menor a espessura F.O.V: 35 cm Kv: 140 Ma: 250 Aquisio: Axial puro MPR: Coronal Algoritmos: Standard/Soft

Manipulao das imagens

Abdome e pelve
Hipervascular
Com a administrao de meios de contraste por via endovenosa dentro da tomografia computadorizada multislice podemos obter um estudo do abdome em fases, essas fases so de grande importncia para a avaliao de diversas patologias com o estudo que se baseia na captao do meio de contraste em cada fase.

Fases
No protocolo para abdome hipervascular fazemos obtenes de imagens em diferentes tempos, esses tempos so denominados delay, que o tempo decorrido do incio da injeo do meio de contraste at ao comeo das aquisies de imagens. O abdome hipervascular s se tornou possvel graas a evoluo do tomgrafos. Para este protocolo temos de 3 a 4 fases tudo vai depender do estudo em questo e da rotina do servio.

Arterial
A fase arterial a fase onde o meio de contraste esta apenas nas artrias, com ela possvel fazermos a anlise dos vasos cujo qual damos o nome de angiotomografia, ela tambm utilizada no protocolo para abdome hipervascular para se ter uma comparao da captao do meio de contraste em fases distintas.

Delay de 25 a 30 segundos

Portal (Venoso)
Fase onde observamos o contraste que saiu de sua fase arterial voltando pela veia porta, da se deu o nome de fase portal.
Delay de 60 a 70 segundos

Equilibrio
Nesta fase no h mais a presena de contraste nas artrias, e circula em pouco volume nas veias, podemos identificar essa fase pela boa constrastao da medula renal, porm ainda no h a excreo do material.

Delay de 180 segundos

Excreo
Esta fase de grande importncia e valia, pois com ela fazemos o estudo funcional do sistema renal, esta a ultima fase do meios de contraste dentro do nosso organismo, com ela podemos observar os ureteres, clices e pelve renal e deve ser finalizado apenas com o preenchimento da vescula urinria.

Delay mnimo de 10 minutos

Manipulao das imagens

Manipulao das imagens

Manipulao das imagens

Manipulao das imagens

Muito Obrigado!!!!
Prof Cludio A. R. de Souza

No tenha um sonho em sua vida, mas sim vrios objetivos


Claudio Souza

Acesse www.claudiosouza.spaceblog.com.br

Vous aimerez peut-être aussi