Vous êtes sur la page 1sur 3

Edital no 001/PGMAT/11- Critrios de seleo de alunos de mestrado

O Coordenador do Programa de Ps-graduao em Cincia e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina, torna pblico que no perodo de 03 de outubro a 11 de novembro de 2011, estaro abertas as inscries para o processo de seleo e admisso ao Curso de Mestrado. Para inscreverem-se no processo de seleo os candidatos devero apresentar Coordenadoria do Programa os seguintes documentos: I. Ficha de inscrio, devidamente preenchida II. Cpia do histrico escolar da graduao; III. Uma foto no tamanho 3x4; IV. Cpia da Certido de Nascimento ou Casamento V. Cpia do R.G e C.P.F VI. Projeto de at duas pginas sobre o tema que pretende desenvolver no mestrado VII. Cpia do diploma ou comprovante de concluso do curso de graduao; VIII. Currculo Lattes (modelo CNPq); IX. Duas Cartas de Referncia (formulrio prprio, preenchido e entregue junto com a documentao ou separadamente pelo informante consultar: (http://www.pgmat.ufsc.br) X. Inscrio:> http://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao/index.xhtml? cdCurso=41000315 Observao: No caso de o candidato estar concluindo o Curso de Graduao, deve ser apresentado o histrico constando disciplinas, conceitos e crditos at o penltimo semestre cursado, acompanhado de declarao da Coordenadoria do Curso informando a data prevista para a sua concluso. O ingresso do aluno ficar condicionado apresentao do diploma ou certificado de concluso do Curso de Graduao no perodo da matrcula. Na inscrio o candidato dever indicar a rea de concentrao, dentre Polmeros, Cermica ou Metais, que pretende desenvolver o trabalho experimental; Sero abertas 20 vagas para cada rea de concentrao; No sero aceitos documentos entregues ou postados aps o encerramento do prazo de inscrio. As inscries contendo documentao incompleta sero desconsideradas e devolvidas ao requerente; O candidato far uma prova escrita presencial, na UFSC ou em outro local (pedido deve ser aprovado pelo coordenador), sob superviso de pessoa previamente designada pelo Coordenador. A prova ser sem consulta a qualquer tipo de bibliografia ou anotaes, sobre temas gerais de Cincia e Engenharia de Materiais e da rea de concentrao indicada no ato da inscrio, devendo obter nota mnima igual a 6. A prova ser realizada no dia 21 de novembro de 2011, s 14h com durao de duas horas. O local (sala) da realizao da prova, em Florianpolis, ser divulgado na pgina do PGMAT (http://www.pgmat.ufsc.br).

Para efeito de admisso e classificao no curso de Mestrado, o candidato deve obter um mnimo de 6 pontos em um total de dez, no podendo tirar zero nos itens 2 e 3, ponderados como segue: 1. Prova: valer at 6 (seis) pontos, proporcionalmente a nota atingida; 2. Formao Escolar, considerando Histrico escolar da graduao, curso e instituio de origem, cartas de referncia e disciplinas que o candidato tenha cursado como aluno avulso - valer at 2 pontos; 3. Experincia Profissional: analisada a partir dos dados fornecidos no Currculo Lattes considerando: participao em congressos, participao em programas de iniciao cientfica e de monitoria, estgios, artigos publicados e atividades profissionais na rea de concentrao - valer at 2 pontos; A classificao do candidato ser por rea de concentrao definida na inscrio, respeitando o nmero de vagas de cada rea; A distribuio de bolsas ser realizada por rea de concentrao e por ordem de classificao; O Programa se reserva ao direito de no preencher a totalidade das vagas; Os candidatos selecionados devero contatar a Coordenadoria do Programa entre os dias 20 de fevereiro e 02 de maro de 2012, para efetuarem a matrcula, por e-mail: pgmat@pgmat.ufsc.br ou pelo telefone: (048) 3721.9415 no horrio das 8 s 12 h e das 13 s 17 h; Pedidos de reconsiderao devem ser encaminhados por escrito Coordenadoria at 48 h aps a divulgao do resultado. Os resultados sero divulgados pgina do PGMAT (http://www.pgmat.ufsc.br); Os casos omissos sero resolvidos pelo Colegiado do Programa de Ps Graduao. Bibliografia Metais SMITH, W. Structure and Properties of Engineering Alloys. New York: McGraw-Hill, 1992, ASKELAND, D.R., PHULE, P.P. Cincia e Engenharia dos Materiais. So Paulo: Cengage, 2008. Cermicas CALLISTER JR., W. D. Materials Science and Engineering: an Introduction. New York: Wiley, 2003.

REED, J. S. Principles of Ceramics Processing. 2nd. ed. New York: Wiley; 1995. Polmeros CALLISTER JR., W. D. Materials Science and Engineering: an Introduction. New York: Wiley, 2003. De Paoli, M. A. Degradao e Estabilizao de Polmeros, Chemkeys, Editado por Joo C. Andrade, 2008.

Vous aimerez peut-être aussi