Vous êtes sur la page 1sur 4

DOCUMENTAÇÃO DA ROTINA DE BACKUP

I. Servidores envolvidos: srv02, srv03, srv06, srv09, srv11

1. SRV02

2.1 Neste servidor há um script para replicação do sistema Sigesp (sistema de ponto da Administração Central) do SRV03 e um outro script para cada estação de usuário que necessita de um backup diário.

2.2 O primeiro script executa todos os dias às 00:08hs, no agendador de tarefas do Windows 2003 Server, utilizando a conta de rede “BACKUP” para execução da rotina com prioridade e copia as pastas \\srv03\c$\msm, \\srv03\c$\sigesp e \\srv03\d$\msm para a pasta local “F:\BACKUP.SRV\SRV03” no SRV02. É gerado um arquivo com o nome SRV03.DDMMYYY, onde, corresponde respectivamente ao dia, mês e ano. Segue abaixo o script de execução:

@echo off

rem /E

Copia pastas e subpastas, inclusive as vazias. Continua copiando, mesmo que ocorram erros. Copia arquivos alterados durante ou após a data especificada. Se nenhuma data for

rem /C

rem /D:m-d-y

definida, copia somente os arquivos cujo tempo de origem seja mais novo do que o tempo de destino.

rem /S

Copia pastas e subpastas, exceto as vazias.

rem /F

Exibe os nomes de arquivos de origem e de destino completos ao copiar.

rem /L

Exibe arquivos que seriam copiados.

rem /I

Se o destino não existir e estiver copiando mais de um arquivo, pressupõe que o

destino deva ser uma pasta.

rem /R

Substitui arquivos somente leitura.

rem /Y

Suprime o prompt para você confirmar se deseja substituir um arquivo de destino

existente.

rem ######### Variaveis de Sistema ########## set var1=- set data=%date:~4,2%%date:~7,2%%date:~10,4% set datetime=%date:~4,2%%date:~7,2%%date:~10,4%%var1%%time:~1,1%.%time:~3,2%.%time:~6,2% set caminho_backup=F:\BACKUP.SRV\SRV03 set caminho_log=F:\BACKUP.SRV\SRV03.%datetime%.log.txt rem ######### FIM Variaveis #################

echo . >> %caminho_log% echo . >> %caminho_log% echo %date:~0,14% %time:~0,8% >> %caminho_log% echo %computername% >> %caminho_log% echo Iniciando a copia dos arquivos echo ATENCAO: Serao copiados somente arquivos que sofreram alteracao! rem rem ############################################################### rem ## AQUI SE ALTERA O CAMINHO DAS PASTAS QUE SERAO COPIADAS ### rem ############################################################### xcopy \\srv03\c$\msm %caminho_backup%\SRV03.%DATA%\msmc /E /C /D /F /I /R /Y >> %caminho_log% xcopy \\srv03\c$\msm %caminho_backup%\SRV03.%DATA%\msmc /E /C /D /F /I /R /Y

xcopy \\srv03\c$\sigesp %caminho_backup%\SRV03.%DATA%\sigesp /E /C /D /F /I /R /Y >> %caminho_log% xcopy \\srv03\c$\sigesp %caminho_backup%\SRV03.%DATA%\sigesp /E /C /D /F /I /R /Y xcopy \\srv03\d$\msm %caminho_backup%\SRV03.%DATA%\msmd /E /C /D /F /I /R /Y >> %caminho_log% xcopy \\srv03\d$\msm %caminho_backup%\SRV03.%DATA%\msmd /E /C /D /F /I /R /Y rem ###############################################################

rem ## FIM

rem ############################################################### rem echo ATENCAO: Serao copiados somente arquivos que sofreram alteracao! >> %caminho_log% echo Copia concluida! echo Copia concluida as %time:~0,8%! >> %caminho_log%

###

2.3 O segundo script, foi gerado um para cada usuário na pasta “F:\BACKUP USUARIOS\Scripts e LOGS” do SRV02, executando todos os dias a partir das 17:00hs. Este script copia apenas os

arquivos que sofreram alteração, portanto, caso um usuário apague algum arquivo de sua estação para que deixe de ser copiado para backup, esta cópia não é apagada simultaneamente do servidor. O script é semelhante ao script acima, mudando-se apenas os caminhos do backup, do log e dos arquivos locais da estação a ser backupeada.

2. SRV03

2.1 Tem uma tarefa agendada neste servidor que executa todos os dias dois comandos:

Stop no banco Sigesp às 23:30hs com a seguinte linha de código: “C:\WINNT\system32\NET.EXE stop MSMSRV /y”.

Start no banco Sigesp às 06:00hs com a seguinte linha de código: “C:\WINNT\system32\NET.EXE start MSMSRV /y”

2.2 Estes dois agendamentos são necessários para que o backup do banco execute de forma correta. O Sistema SIGESP necessita que o banco esteja parado para permitir a cópia dos arquivos.

3. SRV06

3.1 Tem um script que executa todos os dias um backup agendado pela microsoft backup gerando um arquivo de backup das pastas \\srv03\c$\msm, \\srv03\c$\sigesp e \\srv03\d$\msm às 0:30hs. O arquivo é gerado com o nome bkpsrv03 na pasta “D:\BKP_SRV03” do SRV06. O arquivo necessita ser renomeado para que não seja sobrescrito.

3.2 O backup em fitas do Sigesp é realizado com a gravação do conteúdo do arquivo gerado (bkpsrv03), em fitas do tipo DDS-4, de 40 Gbytes, com a seguinte metodologia:

Nome da Fita

Dia da semana correspondente

BKP Semana 1

Para as segundas-feiras

BKP Semana 2

Para as terças-feiras

BKP Semana 3

Para as quartas-feiras

BKP Semana 4

Para as quintas-feiras

BKP Semana 5

Para as sextas-feiras

3.3 As fitas são trocadas apenas quando há problema físico, esta rotatividade é permanente durante todo o ano.

3.4 É realizado um backup mensal do Sigesp sempre quando há o fechamento da folha de pagamento. O inicio deste procedimento se dá quando o responsável pela área de cadastro e pagamento informa que houve o fechamento da folha dando início ao backup mensal, variando entre os dias 16 a 20 de cada mês.

3.5 A fita recebe a nomenclatura de FECH PAGAMENTO XX_YY onde XX é o mês e YY o ano respectivo ao processo de guarda dos dados off-line. Esta fita é mantida sob guarda durante 5 anos.

4.

SRV09

4.1 Este servidor possui um equipamento LTO 2 Ultrium da Dell, externo, capaz de fazer backups de 200/400 Gbytes. O procedimento de inicio do backup é manual, executado no microsoft backup todos os dias às 17:00hs, onde é carregado um arquivo de texto com os caminhos que serão backupeados, conforme exemplo abaixo:

\\srv11\C$\search\

\\srv11\D$\Thesaurus\

\\srv11\D$\Aplics\

\\srv11\E$\BKP_USUARIOS\

\\srv02\f$\BACKUP.SRV\SRV03\

\\srv11\E$\COMPARTILHAMENTO DE UNIDADES\

\\srv11\e$\Documentacao\Sistemas

\\srv11\e$\Jakarta-Tomcat

\\srv11\F$\DBDataRestore\MSSQL\Backup\

\\srv13\d$\Microsoft SQL Server\MSSQL\BACKUP\ SystemState

4.2 Posteriormente serão explicadas a justificativa de backup para cada uma das pastas acima.

4.3 O backup em fitas é realizado em fitas do tipo LTO-2, de 200/400 Gbytes, com a seguinte metodologia:

Nome da Fita

Dia da semana correspondente

BKP LTO2 FITA1

Primeiro dia útil do mês

BKP LTO2 FITA2

Segundo dia útil do mês

BKP LTO2 FITA3

Terceiro dia útil do mês

BKP LTO2 FITA19

Décimo nono dia útil do mês

BKP LTO2 FITA20

Vigésimo dia útil do mês

4.4 Ao chegar ao final, o ciclo se repete mesmo que não tenha chegado ao início do mês seguinte, isto quer dizer que a primeira fita pode começar nos últimos dias do mês corrente.

5. SRV11

5.1 Este servidor possui um equipamento DLTtape IV, interno, de 40/80 Gbytes. O procedimento da rotina de backup diário deste servidor é manual, executado no microsoft backup todos os dias às 17:00hs, onde é carregado um arquivo de texto com os caminhos que serão backupeados, conforme modelo abaixo:

\\srv13\d$\Microsoft SQL Server\MSSQL\BACKUP\ C:\search\ D:\Thesaurus\ D:\Aplics\ F:\DBDataRestore\MSSQL\Backup\ E:\COMPARTILHAMENTO DE UNIDADES\Presidencia PAC E:\COMPARTILHAMENTO DE UNIDADES\SIS_PAC E:\COMPARTILHAMENTO DE UNIDADES\SIS_PRASS E:\COMPARTILHAMENTO DE UNIDADES\Sistema Presidencia SystemState

5.2 O backup em fitas é realizado em fitas do tipo DLTtape IV, de 40/80 Gbytes, com a seguinte metodologia:

Nome da Fita

Dia da semana correspondente

BCK Mensal FITA1

Primeiro dia útil do mês

BCK FITA1

Segundo dia útil do mês

BCK FITA2

Terceiro dia útil do mês

BCK FITA23

Primeiro dia útil do mês

BCK FITA24

Segundo dia útil do mês

BCK FITA25

Terceiro dia útil do mês

5.3 Ao final, o ciclo é reiniciado da fita BCK FITA1. Nesta metodologia, o backup mensal prevalece sobre o backup diário, são realizados 2 ciclos, sendo 1 mensal com 24 fitas e outro diário com 25 fitas. Sempre no primeiro dia de cada mês é feito um backup mensal. O ciclo diário é interrompido até o dia seguinte, continuando a mesma ordem conforme exemplo abaixo:

Nome da Fita

Dia da semana correspondente

BCK FITA1

Terceiro dia útil do mês

BCK FITA2

Quarto dia útil do mês

BCK FITA3

Quinto dia útil do mês

BCK FITA24

Último dia útil do mês

BCK Mensal FITA2

Primeiro dia útil do mês

BCK FITA25

Segundo dia útil do mês

5.4 Ao final, o ciclo se repete voltando novamente à FITA1, mesmo que tenha ultrapassado o primeiro dia do mês.