Vous êtes sur la page 1sur 32

O Processamento Radiogrfico

O primeiro estgio da formao da imagem latente a absoro de ftons de luz pelos ons de brometo de prata. No conseguimos distinguir os gros modificados devido luz que receberam dos gros no expostos. No entanto, os gros expostos so muito mais sensveis ao do revelador qumico. A distribuio desses gros invisveis no filme que foram ativados pela luz que formam a imagem latente. Quatro processos so necessrios para a obteno do filme: Revelao, Fixao, Lavagem e Secagem.
1

Iluminao de Segurana
Os filmes devem ser abertos e manuseados somente sob luz especial com um filtro de segurana e lmpada vermelha de 15 watts uma distncia maior do que 1,2 metros. Como os filmes verdes so mais sensveis s condies de iluminao de segurana das cmaras escuras (pela proximidade do verde e do vermelho no espectro de cores), os filtros de segurana das luminrias devem ser do tipo adequado (vermelho / mbar). Alm disso, a manipulao dos filmes deve ser rpida, uma vez que a iluminao de segurana pode aumentar rapidamente o vu desses filmes.
2

A - Revelao
A imagem latente torna-se visvel por ao do agente qumico chamado de revelador. A soluo reveladora fornece eltrons que migram para gros que foram sensibilizados pelos raios X, e converte os outros ons de prata que no foram expostos em ons metlicos de cor escura. Isto faz com que apaream pintas pretas na emulso. Geralmente, o filme radiogrfico revelado por uma processadora automtica onde se mostram os quatro estgios do processamento. Em uma processadora convencional, o filme revelado por um perodo entre 20 e 25 segundos.
3

Funo dos Reveladores Qumicos


A.1) reduo: a reduo dos gros de brometo de prata expostos luz (invisveis) um processo que os converte em prata metlica visvel. A reduo realizada pelos qumicos: fenidona e hidroquinona. A fenidona mais ativa e responsvel pela produo dos tons baixos e mdios da escala de cinza. A hidroquinona produz os tons escuros ou de densidade tica alta nas reas da radiografia. A.2) moderao da velocidade de revelao: em geral, o brometo de potssio desempenha esta funo.

Revelao
A.3) ativao: a funo do ativador, geralmente carbonato de clcio, amolecer e expandir a emulso para que o redutor possa alcanar os gros sensibilizados pela luz. A.4) conservao: o sulfeto de sdio ajuda a proteger os agentes redutores da oxidao que se d com o contato com o ar. Tambm reagem com produtos da oxidao para reduzir sua atividade. A.5) endurecimento: o glutalaldedo utilizado para impedir o amolecimento excessivo da emulso. Isto necessrio em processadoras automticas que transportam os filmes atravs de rolos.
5

Processadora Automtica

B - Fixao
Aps passa pelo revelador, o filme transportado para um segundo tanque que contm uma soluo fixadora. O fixador uma mistura de vrias solues qumicas que desempenham as funes: B.1) Neutralizao: quando o filme sai do revelador, ele ainda est molhado pela soluo reveladora. necessrio que se estanque o processo para evitar uma revelao excessiva e o aumento do fog do filme. Utiliza-se o cido actico para este fim.

Fixao
B.2) Clareamento: a soluo fixadora tambm clareia os gros de haletos de prata no revelados. Utiliza-se amnia ou tiosulfato de sdio. Os gros no expostos so retirados do filme e se dissolvem na soluo fixadora. A prata que se acumula no fixador durante o processo de clareamento pode ser recuperada. B.3) Conservao: o sulfato de sdio usado para proteger o fixador de reaes que o deterioram.

C - Lavagem
O prximo estgio do filme passar por um banho de gua para retirar dele a soluo fixadora em contato com a emulso. muito importante que se remova todo o tiosulfato proveniente do fixador. Se o tiosulfato ficar retido na emulso, ele eventualmente poderia reagir com nitrato de prata e o ar para formar o sulfato de prata, dando a radiografia uma colorao marrom-amarelada. A quantidade de tiosulfato retida na emulso determina o tempo de vida til da radiografia do filme processado. O American National Standart Institute recomenda uma reteno mxima de 30 g por polegada quadrada.
9

D - Secagem
A ltima etapa do processamento do filme a secagem. Em uma processadora automtica o filme passa em uma cmara por onde circula o ar quente. Fixao Revelao Lavagem

Remoo da Prata

10

A Sensibilidade do Filme Radiogrfico


Uma das mais importantes caractersticas dos filmes radiogrficos a sua sensibilidade. A sensibilidade de um filme determina a quantidade de exposio que ele deve receber para produzir uma imagem. Um filme de sensibilidade alta (ou velocidade alta) necessita de menos exposio que um filme de baixa sensibilidade. As sensibilidades de filmes so comparados atravs das quantidades de exposio necessrias para produzir uma densidade tica de valor unitrio acima do nvel de densidade base+fog.
11

Sensibilidade
Uma mesma exposio produzir uma densidade tica maior em um filme de sensibilidade maior, em relao a um de menor sensibilidade. Portanto, a produo de um valor de densidade unitrio ( D=1 ) no filme mais sensvel requer uma exposio menor. Filmes de alta sensibilidade (velocidade) so escolhidos quando mais importante limitar a dose de radiao no paciente e limitar o aquecimento do tubo de raios X.

12

Comparao entre dois filmes

Filmes de baixa sensibilidade so usados para reduzir o rudo da imagem.


13

Gros de um Filme
Um filme de baixa sensibilidade, com gros menores e maior nitidez

Um filme "mdio", com boa sensibilidade e nitidez relativa.

Um filme rpido. Pelo tamanho de seus gros, no proporciona grandes ampliaes.


14

Influncia da Sensibilidade do Filme


A sensibilidade de um filme influenciada pelo seguintes fatores.

15

Influncias - Sensibilidade
A sensibilidade de um filme determinada pela composio da emulso. A forma e tamanho dos cristais de haletos de prata tambm influenciam. Aumentando-se o tamanho dos gros, geralmente aumenta-se a sensibilidade. A sensibilidade de um filme depende de vrios fatores associados ao qumico revelador como: to fornecidos pelos fabricantes no so iguais. comum processar-se filmes com qumicos diferentes. A conseqncia que no se reproduz uma mesma sensibilidade.
16

O Tipo de Revelador - os qumicos de processamen-

Influncia do Revelador
Concentrao - o revelador, em geral, fornecido

em forma de um concentrado que deve ser diludo em gua para abastecer a processadora. Se a diluio no for correta haver alteraes na sensibilidade.

Taxa de reposio - a revelao do filme consome uma quantidade de soluo reveladora e torna o restante menos reativa. Se no houvesse reposio do revelador, a sensibilidade diminuiria gradualmente. Nas processadoras a reposio automtica.
17

Revelador
A taxa de reposio depende do tamanho do filme. Uma processadora usada apenas para revelar radio-grafias de trax necessita de uma taxa maior de reposio que as usadas para revelar radiografias menores. Contaminao - se o revelador for contaminado com outro qumico, como o fixador, por exemplo, ocorrero alteraes abruptas na sensibilidade do filme (aumento ou decrscimo), dependendo do tipo e da quantidade de contaminao. mais provvel que a contaminao do revelador ocorra quando os rolos de transporte so removidos ou substitudos.
18

Revelao
a revelao no instantnea. um processo gradual durante o qual os gros so revelados, aumentando a densidade do filme. O processo termina com a sada do tanque de revelao e a ida do filme para o tanque de fixao Geralmente, aumentando-se o tempo de revelao, aumenta-se a sensibilidade do filme, pois menos exposio necessria para produzir uma determinada densidade ptica. O tempo de processamento em geral de 20 a 25 s.
19

Tempo - quando o filme entra na soluo reveladora,

Revelao
Temperatura - a atividade do revelador varia com a
sua temperatura. Um aumento na temperatura aumenta a taxa da reao, e tambm aumenta a sensibilidade do filme j que menos exposio necessria para produzir uma determinada densidade tica. Geralmente, a temperatura do revelador est na faixa de 32 a 35 C.

Na maioria das aplicaes mdicas, o objetivo no manipular esses fatores para variar a sensibilidade do filme, mas control-las par manter a sensibilidade constante e previsvel.
Se, por exemplo, um filme sensvel luz azul for usada com uma tela intensificadora apropriada para filmes sensveis ao verde, sua sensibilidade ser drasticamente reduzida.
20

10

Cmara Escura Luz de Segurana


As luzes de segurana so utilizadas em locais escuros onde os cassetes de filme radiogrfico so carregados e transportados para a processadora. A luz de segurana emitida em um comprimento de onda (correspondente ao vermelho) que pode ser vista por nossos olhos, mas que no acarretam exposio no filme.
21

Sensibilidade Luz de Segurana


Embora os filmes tenham uma sensibilidade muito baixa s luzes de segurana, elas podem induzir fog (densidade tica presente no relacionada exposio do filme). Portanto, deve-se controlar a cor da luz, brilho, localizao ou distncia dos filmes e durao do tempo de manipulao dos filme de forma a minimizar a exposio dos mesmos. A cor da luz deve ser controlada por meio de filtros de luz. A luz vermelha indicada quando se trabalha com filmes sensveis luz verde, para tal, usa-se filtros do tipo GBX.
22

11

Tempo de Exposio
Como a intensidade dos raios X proporcional corrente no tubo (mA-miliAmpre), equivalente dizer que uma dada exposio (em miliAmpre) pode ser produzida com muitas combinaes diferentes de tempo (t) e mA, conhecida como lei da reciprocidade. possvel permutar a intensidade de radiao (em mA) pelo tempo de exposio (t) e obter a mesma exposio do filme.

Quando um filme diretamente exposto aos raios X, a lei da reciprocidade permanece vlida.
23

Exemplo - Reciprocidade
100 mAs produziro a mesma densidade no filme se exposto a 1.000 mA e 0,1 s ou 10 mA e 10 s.
Quando um filme exposto luz das telas intensificadoras (ou tubos de imagem), esta lei da reciprocidade no vale.

A relevncia desse fator que nos procedimentos em que se usa mAs, que fornece densidades ticos adequadas e com tempos longos, evitar-se a perda de sensibilidade do filme.
24

12

Noes de Controle de Qualidade em Processamento


Processamento Insuficiente Caso ocorra um processamento insuficiente, a sensibilidade do filme e o contraste sero menores que os especificados. A perda de sensibilidade pode ser compensada por um aumento na exposio, mas o contraste no pode ser recuperado. Processamento Excessivo A sensibilidade aumenta quando ocorre processamento excessivo. O contraste de alguns filmes aumenta at certo ponto, depois diminui.

O maior problema neste caso o aumento de fog (densidade base+fog) que contribui para diminuir o contraste.
25

Controle de Qualidade
Qualidade de Processamento O primeiro passo no controle de qualidade do processamento ajustar as condies de processamento e verificar se o mesmo est correto: Condies de processamento: verificar se esto dentro das especificaes, temperatura, tempo, tipo de qumicos, taxa de reposio, etc. As condies ideais devem ser fornecidas pelos fornecedores de filmes e qumicos. Verificao do processamento: depois que as condies ideais recomendadas estiverem satisfatrias, dever ser realizado, para cada tipo de filme, um teste para verificar se a sensibilidade e as caractersticas de contraste do filme condizem com aquelas especificadas pelo 26 fabricante.

13

Especificaes do Filme
As especificaes de um filme so geralmente fornecidas em forma de um grfico que relaciona a densidade tica e a exposio do filme que gerou esta densidade tica. A curva caracterstica do filme pode ser comparada com os dados obtidos na avaliao da processadora. O segundo passo no controle de qualidade do processamento reduzir a variao do nvel de processamento ao longo do tempo, que podem alterar a sensibilidade do filme. Um dos objetivos do programa de controle de qualidade reduzir erros na exposio que acarretam subexposio ou superexposio.
27

Sensitmetros
As processadoras devem ser checadas vrias vezes por semana a fim de detectar variaes nas condies de processamento. Isto feito expondo-se um filme de teste a uma quantidade de luz dentro de um aparelho chamado sensitmetro.

28

14

Valores da Densidade de um Filme


Aps este filme ser processado, mede-se a densidade tica atravs de outro aparelho chamado densitmetro. No necessrio medir a densidade de todos os degraus. A figura mostra um filme luz do densitmetro e j revelado, de onde possvel obter-se os dados necessrios avaliao.
29

Avaliao com o Sensitmetro


Densidade Base+fog A densidade de base+fog obtida medindo-se a densidade de uma rea do filme que no foi exposta. O valor dessa densidade deve ser idealmente baixo. Um processamento excessivo aumento o valor da densidade base+fog. ndice de Velocidade O degrau do sensitmetro que produzir uma densidade de valor igual a 1 (um) acima do nvel base+fog, ser o degrau indicador da velocidade do filme, o degrau do ndice de velocidade. O valor da densidade desse mesmo degrau, identificado por um nmero, deve ser anotado diariamente e registrado em uma tabela ou grfico.

30

15

Avaliao
A densidade desse degrau um indicador da sensibilidade (ou velocidade) do filme. A ocorrncia de variaes anormais indica problemas, que podem estar sendo causados por deteriorao em qualquer uma das etapas do processamento. Contraste A diferena de densidade entre dois degraus selecionados usada para medir o contraste do filme (chamado ndice de contraste). Se os dois degraus do sensitmetro que foram selecionados representarem uma razo de exposio de 2:1 (ou seja, 50% de contraste), ento o ndice de contraste ser o mesmo que o contraste discutido anteriormente.
31

Artefatos
So imagens na radiografia que no correspondem a estruturas pertencentes ao corpo do examinado. So imagens que surgem por falhas na formao da imagem e que podem induzir o radiologista a erros de avaliao. Podem ser produzidos diversos tipos de artefatos durante a estocagem, manipulao e processamento do filme. Dobras em filmes no processados podem produzir marcas que podem aparecer em reas claras ou escuras na imagem processada. A manipulao dos filmes em ambientes muito seco, pode gerar fascas (devido eletricidade esttica) que marcam o filme com pontos negros ou estrias.
32

16

Artefatos Processadora
Outra fonte de artefatos presso no uniforme que pode ser exercida pelos rolos de transporte da processadora, ou mesmo acumulao de sujeira neles. Este tipo de artefato, mais fcil de detectar, se repete em intervalos que correspondem ao tamanho do permetro do rolo de transporte.

Ao tornar a procura de artefatos em filmes parte de sua rotina diria, voc estar melhor preparado para identificar e eliminar a causa da ocorrncia deles assim que tal problema surgir. A deteco prematura deles pode ajud-lo a reduzir o nmero de filmes afetados por artefatos indesejados. Isso apresenta duas vantagens: 1. reduo dos custos operacionais

2. menor exposio do paciente a raios x.

33

Caractersticas de Contraste de Filmes Radiolgicos


O contraste talvez seja a caracterstica mais importante de uma imagem registrada em filme. O contraste de exposio entre duas reas pode ser expresso como uma razo ou valor percentual. A capacidade do filme de converter o contraste da exposio em contraste no filme pode ser expresso em termos de um fator de contraste. O valor do fator de contraste a quantidade de contraste do filme resultante de um contraste na exposio de 50%.
34

17

Fatores que influenciam o contraste


A quantidade de contraste produzido em filmes depende de quatro fatores bsicos: 1 - tipo de emulso; 2 - quantidade de exposio; 3 - processamento; e 4 - fog

35

Transferncia de Contraste
A capacidade do filme de converter exposies em contraste no filme pode ser avaliada observando-se a diferena na densidade entre duas reas que receberam uma determinada quantidade de exposio conhecida.

A figura mostra o caso em que as exposies utilizadas em duas reas adjacentes diferem por um fator 2 (50%).
36

18

Contraste
Como a quantidade de contraste afetada pela quantidade de radiao que o filme recebe, deve-se provocar exposio em intervalos de valores amplos, para que se possa avaliar as caractersticas de contraste de forma completa. Isto feito atravs de sensitmetro. Neste equipamento uma tira de filme dividida em pequenas reas (ou degraus) onde cada uma delas exposta a nveis de radiao diferentes. Ao se avaliar as caractersticas de um filme, no se est interessado na exposio em valores absolutos de cada rea, mas sim em uma comparao entre as exposies dentre as reas do filme.
37

Variao do Contraste
A figura mostra que as exposies das diferentes reas so fornecidas em relao rea do degrau central da escala qual atribudo o valor 1. A quantidade de contraste entre dois degraus adjacentes dada diferena entre suas densidades ticos. Outra caracterstica dos filmes muito importante, que o contraste entre duas reas adjacentes no constante ao longo da escala: o contraste entre as duas primeiras zero, mas cresce gradualmente com a exposio at atingir um valor mximo ento decresce para nveis de exposio mais altos.

38

19

Resumo
Em resumo, um tipo de filme no produz o mesmo contraste em todos nveis de exposio. Esta caracterstica deve ser considerada ao escolher que filmes radiogrficos devem ser usados para registrar imagens mdicas. Todos os filmes tm um intervalo de exposio no qual podem produzir contraste. Se reas do filme recebem exposio acima ou abaixo do intervalo de exposio til, o contraste ser menor, ou, por vezes, ausente. O contraste da imagem reduzido quando um filme subexposto ou superexposto.
39

Curva Caracterstica
A relao entre a densidade de um filme e a exposio freqentemente apresentada em um grfico que mostra a relao entre a densidade tica e a exposio de valores referentes figura anterior. Este tipo de grfico chamado de curva caracterstica e descreve o comportamento do contraste em um amplo intervalo de valores de exposio. A forma da curva depende do tipo da emulso do filme e do seu processamento. O contraste representado pela inclinao da curva, ou seja, a diferena entre densidades ticas produzidas por diferenas de exposio no filme.
40

20

Curva Caracterstica
A curva caracterstica de um filme tem trs regies distintas, com diferentes caractersticas de transferncia de contraste. A poro da curva, associada a baixas exposies, corresponde s reas de baixa densidade ptica do filme.

41

Discusso da Curva
A capacidade de transferir contraste tambm menor em reas que recebem exposio relativamente altas. o caso da poro mais alta da curva caracterstica, ou ombro, onde a inclinao diminui com o aumento da exposio. reas da imagem que recebem exposio dentro desses intervalos so completamente escuras (ou densas) e com contraste reduzido. Em muitos casos, o contraste da imagem est presente e no pode ser observado em negatoscpios comuns, mas possvel que sejam visveis em negatoscpio que possuem luzes mais intensas. O contraste do filme dado pela presena de densidades correspondentes aos extremos da poro da curva cujo formato se aproxima ao de uma reta inclinada.
42

21

Pontos importantes
A densidade mnima, na parte baixa, a densidade residual, que medida aps o processamento de um filme no exposto cujo valor est entre 0,1 e 0,2 unidades de densidade. Esta densidade produzida pela densidade natural inerente da base constituda de polister transparente no nvel mnimo de densidade de fog da emulso. A densidade mxima Dmx, no ombro da curva, determinada pela emulso do filme e pelo processamento.

43

Curva de Contraste
mais fcil ver a relao entre o contraste e a exposio na curva contraste na figura seguinte. A curva de contraste correspondente inclinao da curva caracterstica. Ela representa a capacidade do filme de transferir contrastes da exposio em mudanas de contraste no filme de acordo com o nvel de exposio. O contraste mximo produzido somente dentro de um intervalo de exposies limitado. O intervalo de exposio dentro do qual produzido contraste a latitude. Uma rea do filme no exposta contm pouco ou nem um contraste. Valores de exposio acima do intervalo de latitude tambm produziro muito pouco contraste e, alm disso, so reas muito escuras ou densas.
44

22

Relao entre contraste e exposio


Latitude do Filme O contraste de todos os filmes radiogrficos limitado a um intervalo especfico de exposio como mostra a figura. O intervalo de exposio no qual um filme capaz de produzir contraste til conhecido como latitude.
45

Latitude de um Filme
A latitude de um filme depende do tipo de composio da emulso e, em menor escala, das condies de processamento. A importncia da latitude de um filme que ela representa as limitaes na exposio que fornecer contraste til. A exposio em qualquer rea do filme que no estiver na faixa ideal (poro reta da curva da figura), recair ou acima (ombro da curva) ou abaixo (poro inferior da curva). Caso a exposio caia fora de um desses trs intervalos, as causas poderiam ser:

46

23

Latitude
um ajuste errado da exposio no equipamento emissor de raios X, que pode gerar subexposio ou superexposio; ou uma estrutura anatmica, que produz um amplo intervalo de valores dentro de uma imagem que excede o intervalo correspondente latitude. Exposio Errada Em todos os processos de formao necessrio ajustar uma exposio que seja adequada sensibilidade (velocidade) do filme, o que nem sempre tarefa fcil.

47

Contraste e Latitude
O contraste do filme est relacionado diferena de densidade observada para uma dada diferena de exposio do filme. O contraste do filme determinado pela inclinao da curva caracterstica. O gama do filme a inclinao mxima da curva. O gradiente a inclinao mdia da curva entre dois pontos especficos de densidade tica (normalmente entre 0,25 e 2,0 unidades de OD). Um alto gradiente (>1,0) significa que o contraste radiogrfico amplificado. A latitude do filme o intervalo de nveis de exposio no qual o filme pode ser utilizado.

48

24

Contraste e Latitude de Filmes


Contraste e latitude esto inversamente relacionados: um filme com grande latitude tem um pequeno gradiente e baixo contraste. Intervalo dinmico a razo da mais alta para a mais baixa exposio que pode ser detectada e de aproximadamente 40:1. Exposies fora deste intervalo esto no "dedo" ou no "ombro" da curva e portanto resultam em imagens de baixo contraste. Filmes de grande latitude so utilizados em radiografia de trax. Filmes com emulses simples (no duplas) e alto contraste so utilizados em mamografia.
49

Exposio errada
Erros na exposio ajustada no equipamento so, geralmente mais significativos na radiografia convencional do que em outros mtodos de radiodiagnstico. Nem sempre possvel prever com preciso a quantidade de raios X necessria para se obter uma imagem otimizada em todos os procedimentos, por causa de variao sutis no tamanho do corpo do paciente e em sua composio. Na prtica, muito comum a repetio de exames radiogrficos devido a erros na avaliao dos parmetros de exposio.
50

25

Intervalo de Variao
Quando um feixe de raios X passa atravs de certas reas do corpo, a penetrao varia consideravelmente por causa das diferenas de espessura e composio dos tecidos. Sob essas condies, possvel que a exposio advinda ou que emerge do corpo do paciente (contraste virtual) esteja fora de latitude do filme. Isto provoca um nvel de contraste entre reas muito alto, como discutido anteriormente. A radiografia de trax um exemplo, a rea de imagem correspondente ao mediastino recebe pouca exposio, enquanto que a rea do pulmo recebe muita exposio.
51

Tipos de Filmes
A caracterizao total do contraste de um filme (forma da curva caracterstica e latitude) determinada pela composio da emulso. Refere-se a um filme radiogrfico como sendo de alto ou de baixo contraste. A quando se seleciona um filme para uma aplicao mdica, obvio que se deve considerar as caractersticas de contraste. A figura seguinte compara as caractersticas de dois tipos de filmes genricos.

52

26

Comparao entre filmes de alto e baixo contraste

53

Comparao entre Filmes


Os filmes de alto contraste podem gerar um contraste maior. Por exemplo, as reas que correspondem aos valores de exposio relativa 1 e 2, apresentam um degrau de contraste de 0,6 (que corresponde diferena entre as respectivas densidade pticas). Entretanto, no filme de contraste baixo o contraste mais limitado, pois tem uma latitude menor. O filme de contraste mdio (latitude), produz menos contraste entre as mesmas reas de exposio relativa, 1 e 2, mas pode faz-lo em uma faixa mais ampla de exposio.

54

27

Curva Caracterstica Filmes A e B


A curva caracterstica mostrando a relao entre exposio e densidade tica para dois diferentes filmes. O filme A tem um contraste alto. O filme B tem uma maior latitude de exposio.

55

Efeitos do Processamento
As caractersticas de contraste e de sensibilidade de um filme so afetadas pelo processamento. O grau de processamento recebido pelo filme depende de trs fatores:

1 - atividade qumica do revelador; 2 - temperatura do revelador; e 3 - tempo de imerso do filme no revelador.

56

28

Grau de Revelao
Embora a sensibilidade do filme possa ser aumentada, elevando-se o grau de revelao, h uma desvantagem e, como conseqncia, o fog aumentaria, pois mais gros da emulso que no foram expostos sofrero ao do revelador e sero tornando-se visveis. Um processamento mais longo aumenta a sensibilidade, mas acarreta perda de contraste. Um processamento muito curto diminui a sensibilidade, e provoca tambm perda de contraste

57

Fog
Fog de um filme consiste de qualquer densidade tica presente na radiografia que no tiver sido causada por exposio gerada no momento do exame. As principais fonte de fog so: Inerente - devido pequena opacidade da base do filme e tambm camada de emulso no exposta. Valores tpicos de 0,15 a 0,20 unidades de densidade.
Qumico - ocorre quando h um processamento mais longo. Gros pouco expostos ou no expostos so revelados.
58

29

Fontes de Fog
Exposio acidental - causada por fuga de raios X ou de luz na cmara escura. Idade do filme - o fog gradualmente com a idade. O filme no deve ser estocado por muito tempo. Calor - aumenta o fog. A refrigerao aumenta o tempo de vida til do filme.

59

Controle da Densidade Radiogrfica


A visibilidade mxima em uma radiografia requer que as densidades ticas estejam dentro de um intervalo que reduza um contraste adequado. Isto pode ser alcanado ajustando-se a exposio em funo do tipo de procedimento, do conjunto receptor da imagem e do paciente. O nvel de exposio pode ser selecionado ajustandose kV, mAs, tempo de exposio ou ainda, atravs do uso de um dispositivo AEC. Deve-se, portanto considerar a possibilidade de erros na exposio na produo da radiografia, pois nenhum dos mtodos garante exposies timas em todos os exames.
60

30

Densidade Radiogrfica

61

Exposio correta
Depois que um sistema radiogrfico estiver instalado, tiverem sido escolhidos os filmes, telas, grades, assim como o processamento adequado, deve-se proceder tarefa de escolher os valores de kVp e mAs ideais, de forma a compensar as variaes de espessura e composio do paciente. Se o kVp e o mAs so selecionados manualmente, devese usar tabelas de referncia. O tipo de tabela mais comum, fornece os valores de kVp e o mAs em funo da espessura das diferentes partes do corpo. Antes, deve-se observar se a tabela apropriada para o equipamento e para a combinao filme-tela-grade para os quais ela foi confeccionada.
62

31

Erros de Exposio
Podem ocorrer erros produzidos por variaes em qualquer dos fatores mostrados na figura. Quando for necessrio efetuar uma mudana em algum parmetro para atender a um exame especfico, como a distncia foco-filme ou kVp, ela pode ser compensada modificando-se um outro fator, mas sempre respeitando as relaes entre as grandezas, de acordo com a lei do inverso do quadrado da distncia, por exemplo.

63

32

Vous aimerez peut-être aussi