Vous êtes sur la page 1sur 56

Comandos do Linux

Me desculpe, Sr. Cristo. Voc s tem licena para cinco pes e dois peixes

Notas de Aulas Sistema Operacional II

Estrutura de Diretrios em Sistemas Linux


Os diretrios e arquivos em um sistema Linux so organizados hierarquicamente, em forma de uma rvore.
/bin /boot /cdrom /media /dev /etc /floppy /home /lib /lost+found /mnt /proc /root /sbin /tmp /usr /var /opt

Diretrio raiz /

Estrutura de Diretrios em Sistemas Linux


/bin - Contm aplicativos e utilitrios usados durante a inicializao do sistema (boot); /boot - diretrio contm o Kernel e tudo o que necessrio ao processo de boot; /cdrom ponto de montagem da unidade de CD-rom; /media ponto de montagem de dispositivos diversos do sistema (rede, pen-drives, CD-ROM em distribuies mais novas); /dev contm arquivos usados para acessar dispositivos (perifricos) existentes no computador (discos, portas I/O, memria, etc). Ex: /dev/hdaX (onde hda se refere ao disco master de IDE primria, e X determina a partio), fd0 (primeiro drive de disquete), sub-diretrio usb/, etc; /etc arquivos e diretrios de configurao de aplicativos e de configurao da rede. /floppy ponto de montagem de unidade de disquetes; /home contm os diretrios de trabalho dos usurios do sistema;

Estrutura de Diretrios em Sistemas Linux


/lib bibliotecas compartilhadas pelos programas do sistema e mdulos do kernel; /lost+found local para a gravao de arquivos/diretrios recuperados pelo utilitrio fsck.ext2. Cada partio possui seu prprio diretrio lost+found; /mnt ponto de montagem temporrios; /proc sistema de arquivo do kernel. Este diretrio no existe em seu disco rgido, ele colocado l pelo kernel e usado por diversos programas que fazem sua leitura, verificam configuraes do sistema ou modificar o funcionamento de dispositivos do sistema atravs da alterao em seus arquivos. Os arquivos ali listados no existem fisicamente no disco, sendo mapeados apenas em memria; /root diretrio do usurio root; /sbin diretrio de programas usados pelo superusurio (root) para administrao e controle do funcionamento do sistema. Contm arquivos executveis, interessantes administrao e inicializao do sistema;

Estrutura de Diretrios em Sistemas Linux


/tmp diretrio para armazenamento de arquivos temporrios criados por qualquer usurio; /usr contem maior parte de seus programas. Normalmente acessvel somente como leitura. Este diretrio a segunda maior seo do sistema de arquivos: praticamente todo o sistema Linux encontra-se sob ele; /var contm maior parte dos arquivos que so gravados com frequncia pelos programas do sistema, e-mails, spoll de impressora, cache, login, arquivos transitrios, dados de administrao. /opt Este diretrio opcional em um sistema Linux. utilizado para que programas desenvolvidos por terceiros (e no pelo fornecedor Linux) possam ser instalados.

O diretrio . - o diretrio corrente; O diretrio .. o diretrio anterior;

Dicas:
A estrutura de diretrios Linux pode variar de uma distribuio para outra, dependendo do tamanho da distribuio e de seu propsito; Procure sempre fazer limpezas no sistema, verificando diretrios que possuam arquivos temporrios ou arquivos de log, que possam ser apagados (o /tmp e o /var);

importante evitar o desligamento da mquina atravs do boto Reset (desligar e ligar), isto porque apesar dos sistemas de arquivos atuais possurem suporte a recuperao de dados, pode acontecer que arquivos sejam corrompidos. Procure acessar os menus de desligamento na interface grfica, ou utilizar comandos especficos (shutdown ou halt).

Nomes de dispositivos - Hardware


DOS/Windows A: B: C: LPT1 LPT2 LPT3 COM1 COM2 COM3 COM4 Linux /dev/fd0 /dev/fd1 /dev/hda1 ou /dev/sda1 /dev/lp0 /dev/lp1 /dev/lp2 /dev/ttyS0 /dev/ttyS1 /dev/ttyS2 /dev/ttyS3

Exerccios:
1. Relacione corretamente os diretrios com os seus respectivos contedos: 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) 11) 12) 13) 14) / /bin /boot /dev /etc /home /lib /mnt /sbin /tmp /usr /usr/share/doc /var /var/spool/mail ( ) Arquivos de configuraes locais da mquina ( ) Contm os diretrios pessoais dos usurios ( ) Hierarquia secundria de diretrios ( ) Diretrio de arquivos temporrios ( ) Bibliotecas dinmicas ( ) Kernel do Linux mais arquivos estticos do carregador de boot ( ) Ponto de montagem para sistemas de arquivos temporrios ( ) Comandos executveis, necessrios para completar o boot e para utilizao do sistema ( ) Diretrio de documentao de softwares instalados ( ) Arquivos e comandos adicionais, normalmente utilizados pelo administrador e para completar o boot ( ) Caixas de correio dos usurios ( ) Arquivos de tamanho varivel como spool e log ( ) Diretrio raiz onde comea a estrutura de arquivos ( ) Arquivos de acesso a dispositivos do sistema

2. Escreva no espao em branco o nome do diretrio que deve/pode ser consultado, para que cada uma das tarefas a seguir possa ser executada: a) b) c) d) e) f) g) h) Para verificar logs genricos do sistema _______________ Para verificar a documentao de um programa _______________ Para verificar informaes sobre a memria do sistema _______________ Para verificar o contedo de um CD-ROM, que foi montado _______________ Para verificar arquivos do gerenciador de inicializao _______________ Para verificar arquivos temporrios _______________ Para abrir o cdigo-fonte instalado do kernel _______________ Para verificar um software de terceiros que foi instalado _______________

3. Marque V para as sentenas verdadeiras e F para as falsas:


( ) Em uma estrutura de diretrios Linux, o diretrio /opt imprescindvel e indispensvel, pois sem ele os programas no podem ser instalados. ( ) O proc serve como sistema de arquivos virtuais, e est montado (geralmente) no diretrio /proc. ( ) O Linux atribui letras para identificar unidades de disco. ( ) O diretrio de trabalho dos usurios no Linux est localizado em /usr/home. ( ) O usurio root tambm possui um diretrio de trabalho, localizado em /root. ( ) A documentao de programas geralmente pode ser encontrada no diretrio /usr/share/doc. ( ) O supermount um programa que permite o acesso automtico a CDs e disquetes. ( ) Caso ocorra um erro interno no sistema, os registros sobre este erro provavelmente devero estar no diretrio /var, pois l que ficam guardados os logs e informaes variveis do sistema.

Caractersticas dos Arquivos no Linux


Uma descrio simples de um sistema Unix, tambm aplicvel ao Linux, a seguinte: Em um sistema UNIX, tudo um arquivo; se algo no um arquivo, ento um processo.

Isto verdadeiro porque esta uma das principais caractersticas de um sistema operacional Linux: tudo tratado como um arquivo. Dispositivos de hardware, comandos executados, os diretrios, sockets de comunicao, os prprios arquivos.
O sistema no sabe, por exemplo, a diferena entre diretrio e arquivo. Alm disso, a extenso no nome de arquivo apenas de natureza informativa, no sendo utilizada para determinar se, por exemplo, um arquivo executvel ou no (para isso, utiliza o esquema de permisses).

Principais caractersticas de arquivos em ambientes Linux:


Extenses so apenas informativas, no definindo caractersticas dos arquivos. Na verdade, formalmente, no existe o conceito de extenso, uma vez que podemos utilizar pontos no nome de arquivos; Nomes de arquivos so case-sensitive, ou seja, h distino entre maisculas e minsculas; O nico caractere no permitido em um nome de arquivo o /; O tamanho mximo de um nome de arquivo de 255 caracteres; Por conveno, arquivos iniciados por . no so listados por padro na maioria dos programas. Em outras palavras, so arquivos ocultos. O comando ls a (lista todos os arquivos, inclusive os ocultos).

Informaes sobre os Arquivos


Quando um novo arquivo criado, o sistema de arquivos do Linux guarda suas informaes em um inode (estrutura particular do SO), que conter informaes como:

Proprietrio e grupo do arquivo (UID User Identification e GID Group Identification);

Tipo do arquivo;
Permisses do arquivo; Data e hora da criao, e tambm da ltima modificao; Nmero de links deste arquivo; Tamanho do arquivo; Um endereo, definindo a localizao real dos dados do arquivo;

Informaes sobre os Arquivos


Ex: $ ls l -rw- r- - r- - 1 maria maria 21 2011-07-20 10:02 teste.txt
O comando serve para listar informaes sobre um arquivo. A primeira informao retornada por esta listagem um conjunto de 10 caracteres. Aqui ser analisado apenas o caractere inicial, que indica o tipo de arquivo:
Atributos de arquivos Arquivo regular Descrio

d l
b c s

Diretrio Link simblico


Dispositivos orientados a bloco (disco, memria, CD-ROM) Dispositivos orientados a caracteres (modem, porta-serial) Socket (comunicao via rede)

Pipe (comunicao via rede)

O sinal $ indica o prompt de um usurio normal; O sinal # - indica uma linha de comando do superusurio ou root

Comandos de Ajuda
Sintaxe: comando [opes] <parmetros> Sendo que <parmetros> consiste em informaes para a execuo do comando (como nomes de arquivos) e [opes], em geral, tem dois formatos: longo e curto. O formato longo composto de uma palavra precedida por dois traos, e curto uma letra seguida de um trao apenas. Exemplos: $ ls --help Exibe uma tela de ajuda; $ ls --version Exibe a verso do programa e informaes do copyright; $ ls -a Exibe os arquivos inclusive os ocultos; Comando: $ man consulta a pgina de um determinado comando. Pode ser especificada a seo (1- 9). Sees: 1. Comandos do usurio 6. Jogos 2. Chamadas ao sistema 7. Informaes gerais 3. Bibliotecas de funes 8. Administrao do sistema 4. Dispositivos 9. Programao em geral 5. Formatos de arquivos $ man man Apresentar uma tela com informaes sobre o comando man e sua descrio. $ man k driver Procura pelo termo driver em todas as pginas de manual do sistema. $ man 1 echo Indica que deve ser procurada a pgina de manual do comando echo na primeira seo, e caso no seja encontrada na primeira seo, um erro ser retornado. $ man bash manual bash (terminal).

Comandos de Ajuda
$ info exibe pginas de informaes sobre comandos. $ info ls mostra a pgina info do comando ls.

$ help mostra uma ajuda rpida sobre o shell bash. $ help exit mostra uma ajuda sobre o comando exit. $ help s cd mostra um sinopse (resumo) do comando cd.

Comandos de Gerenciamento do Shell/Terminal


$ echo utilizado para mostrar um determinado texto na tela do terminal. Opes: -n expresso retira o caractere de nova linha ao final de expresso. -e habilita a barra invertida como caractere de escape, para a sada de caracteres na expresso. Caracteres que podem ser utilizados com esta opo so: \c: suprime a nova linha \r: retorno de linha \n: nova linha \t: tabulao horizontal \v: tabulao vertical $ echo Isto um teste mostra a expresso entre as aspas. Neste caso as aspas so opcionais. $ echo n Isto um teste exibe a expresso entre aspas, tirando o espao extra. $ echo e Isto u\bm\b teste a opo e permite que \b seja entendido como apagar caractere anterior, ou seja, tudo que estiver antes do \b ser suprimido.

Comandos de Gerenciamento do Shell/Terminal


$ clear Limpa a tela do terminal, apagando o contedo e movendo o prompt para o incio do terminal.

$ reset restaura o estado original do terminal, corrigindo problemas com fontes e posicionamento do cursor. $ reset q o tipo do terminal mostrado na sada padro. $ reset s imprime na tela a sequencia de comandos shell para reiniciar o ambiente do terminal. $ exit sai do shell/console atual.

Comandos para Navegao no Sistema de Arquivos


$ pwd Exibe o diretrio onde o usurio est. $ cd [diretrio de destino] acessa um diretrio, ou seja, muda o diretrio atual para o diretrio especificado. $ cd /usr/bin leva o usurio para o diretrio /usr/bin . $ cd ../ ou cd .. faz o usurio retornar um diretrio na estrutura de diretrios. $ cd - o usurio retornar ao ltimo diretrio acessado. $ cd faz com que o usurio seja direcionado para o seu diretrio home.

Comandos para Navegao no Sistema de Arquivos


$ tree exibe a estrutura de diretrios a partir do diretrio atual, ou do diretrio passado na linha de comando. $ tree d lista a estrutura de diretrios a partir de /etc, mostrando apenas diretrios. $ tree /var/log lista toda a estrutura de diretrios a partir de /var/log .

file retorna o tipo do arquivo, aps a execuo dos testes apropriados. Opes: -b no inclui o nome dos arquivos nas linhas de sada. -f arq_desc o arquivo arq_desc deve conter uma lista de arquivos (um em cada linha). Assim, o comando ir tentar descobrir e mostrar o tipo de cada um dos arquivos contidos em arq_desc. $ file teste.txt fornece o nome do arquivo e o tipo do arquivo teste.txt. $ file b teste.txt fornece apenas o tipo do arquivo teste.txt.

Comandos para Navegao no Sistema de Arquivos


$ ls lista o contedo do diretrio atual, ou do diretrio/arquivo que for indicado na linha de comando. Aceita inmeros parmetros e opes. Opes: -l listagem no formato longo, com detalhes dos arquivos. -a lista todos os arquivos, incluindo arquivos ocultos (aqueles que tem seu nome iniciado por .). --color listagem colorida. -F coloca no final dos nomes de arquivo um smbolo indicando o seu tipo (a barra no final da listagem indica que um diretrio). -r inverte a ordem de classificao. -R faz uma listagem em modo recursivo, ou seja, diretrios e subdiretrios. -1 exibe a listagem em uma coluna nica. | more lista pausadamente $ cd /var/log $ ls laF faz uma listagem completa do diretrio, mostrando todos os arquivos e sub-diretrios (indicados com uma barra / ) do diretrio, e todos os seus detalhes. $ ls lr executa a listagem no mesmo diretrio (/var/log), mas em modo recursivo. $ ls color /usr/bin lista os arquivos e sub-diretrios de /usr/bin de modo simples (sem detalhes em uma nica coluna), colorindo o resultado apropriadamente.

Comandos de Manipulao de Arquivos, Diretrios e Links


mkdir cria um diretrio. O nico caractere que no pode ser usado para o nome de diretrio a barra (/). Opo: -p cria o diretrio e a estrutura de sub-diretrios passada, mesmo no tendo o diretrio passado.
$ mkdir teste1 cria o diretrio teste1 no diretrio onde o usurio se encontra. $ mkdir ../teste2 cria o diretrio teste2 no diretrio anterior, na estrutura de diretrios. $ mkdir p /tmp/teste/outro/local\ da\ estrutura cria, dentro do diretrio /tmp, toda a estrutura de sub-diretrios listada. Note que a barra invertida deve ser colocada em nomes de diretrios, para que o caractere de espao possa ser includo. Para acessar dar: $ cd /tmp/teste/outro/local\ da\ estrutura

Comandos de Manipulao de Arquivos, Diretrios e Links


rmdir remove um diretrio. O diretrio deve estar vazio para poder ser removido. Opo: -p remove a estrutura de sub-diretrios passada. O diretrio e seus subdiretrios devem estar vazios.
$ rmdir teste1 apaga o diretrio teste1, no local onde o usurio se encontra atualmente.

$ rmdir /teste2 apaga o diretrio teste2, localizado no diretrio acima do diretrio atual, na estrutura de diretrios.
$ rmdir p /tmp/teste/outro/local\ da\ estrutura remove a estrutura de diretrios indicada (no apaga o diretrio pai no caso, /tmp).

Comandos de Manipulao de Arquivos, Diretrios e Links


Cat envia o contedo de um ou mais arquivos para a sada padro. Serve tambm para concatenar arquivos, mas mais utilizado para listar o contedo de um arquivo. Opes: -b numera todas as linhas, menos as linhas em branco. -E mostra um caractere $ ao final de cada linha. -n numera todas as linhas mostradas. -T mostra, em vez de caracteres de tabulao (Tab), um sinal ^| $ cat /home/maria/documentos/teste.txt joga na sada padro (terminal) o contedo do arquivo /home/maria/Documentos/teste.txt. $ cat b /home/maria/documentos/teste.txt exibe o contedo do arquivo /home/maria/documentos/teste.txt , numerando as linhas que so diferentes de linhas em branco. $ cat teste.txt teste2.txt concatena os dois arquivos na ordem indicada, e mostra-os na sada padro.

O comando tac possui a mesma funo do cat, s que a listagem/concatenao dos arquivos na ordem inversa.

Comandos de Manipulao de Arquivos, Diretrios e Links


More Mostra o arquivo na sada padro. Se o tamanho do arquivo for maior do que o nmero de linhas da tela, faz uma pausa e aguarda o pressionamento de uma tecla (enter, espao ou q/esc) para continuar a exibio. Opes: -d mostra informaes para o usurio de como prosseguir. +num inicia a exibio na linha indicada no nmero num. -p limpa a tela e depois exibe o contedo do arquivo, ao invs de paginar o contedo do arquivo. -s junta vrias linhas em branco seguidas de trechos do arquivo e mostra apenas uma linha.

$ more d teste1.txt teste2.txt concatena os arquivos e exibe-os nesta ordem. $ more /home/maria/documentos/teste.txt faz a visualizao do arquivo /home/maria/documentos/teste.txt na tela, esperando a interao do usurio para prosseguir. $ more +4 /home/maria/documentos/teste.txt inicia a exibio do arquivo /home/maria/documentos/teste.txt a partir da linha 4.

Comandos de Manipulao de Arquivos, Diretrios e Links


Less parecido com comando more, mas permite a navegao dentro do arquivo utilizando as setas do teclado.
Comparao entre More e Less Ao More Less

Avana uma linha Enter Volta uma linha Avana um tela Espao, z,f Volta uma tela b Arquivo anterior :p

Enter, e,j, cursor para baixo Y, k, cursor para cima


Espao, z, f b :p

Arquivo seguinte :n
Pesquisa / Sair q

:n
/ q

$ less /home/maria/documentos/teste.txt mostra na tela o contedo de /home/maria/documentos/teste.txt $ less teste.txt teste2.txt Exibe o arquivo teste.txt e, para exibir o arquivo teste2.txt, o usurio dever digitar no terminal :n na tela.

Comandos de Manipulao de Arquivos, Diretrios e Links


cp copia um ou mais arquivos para o local especificado. Observaes: Copiar um arquivo para outro diretrio onde j existe outro arquivo com mesmo nome: o arquivo ser sobrescrito. Copiar um arquivo para outro diretrio que, por sua vez, possui um diretrio com mesmo nome do arquivo a ser copiado: no permitido. Copiar um arquivo, especificando como arquivo_destino outro nome: o arquivo ser renomeado durante a cpia. $ cp [opes] arquivo1 [arquivo2 diretrio....] diretrio Opes: -a preserva o mximo possvel a estrutura e atributos dos arquivos originais na cpia (mas no preserva a estrutura de diretrio). Equivalente a dpR. -b faz backup de arquivos que sero sobrescritos. -f fora a cpia, sobrescrevendo arquivos no destino sem confirmao. Usar esta opo com cuidado. -d copia ligaes simblicas com ligaes simblicas no lugar de copiar os arquivos para as quais apontam. -i modo interativo, solicita confirmao antes de sobrescrever arquivos. -p preserva o proprietrio, grupo, permisses, tempo da ltima modificao e o tempo do ltimo acesso originais. -R copia diretrios recursivamente, ou seja, toda a rvore abaixo do diretrio de origem. O destino sempre ser um diretrio.

Comandos de Manipulao de Arquivos, Diretrios e Links


$ cp teste.txt teste3.txt criao do arquivo teste3.txt a partir do arquivo teste.txt, ou seja, faz uma cpia.

$ cp teste.txt /tmp como no foi mencionado o nome do arquivo destino, ser criado um arquivo com o mesmo nome do atual, no diretrio /tmp.
$ cp i teste.txt imagem.jpg /tmp com o parmetro i, pede a confirmao da cpia, sobrescrevendo o arquivo em /tmp. Note que a cpia de mltiplos arquivos requer que o ltimo parmetro seja o diretrio de destino.

$ cp b teste.txt /tmp copia o arquivo teste.txt para /tmp que ser sobrescrito e cria um backup, chamado teste.txt~.

Comandos de Manipulao de Arquivos, Diretrios e Links


mv move ou renomeia arquivos e diretrios dentro de um sistema Linux. $ mv [opes] arquivo1 [arquivo2 diretrio...] destino Opes: -f sobrescreve arquivos no destino. -i solicita confirmao antes de sobrescrever um arquivo.
$ mv /tmp/teste.txt /home/maria/teste2.txt move o arquivo teste.txt para o /home/maria/teste2.txt . $ mv f teste.txt texto.txt renomeia o arquivo teste.txt, forando a sobrescrita.

$ mv diretorio1 diretorio2 move toda a rvore do diretrio1 para dentro do diretorio2. Caso o diretorio2 no exista, o diretorio1 ser renomeado para diretorio2.

Comandos de Manipulao de Arquivos, Diretrios e Links


rm apaga um arquivo ou diretrio. possvel remover vrios arquivos simultaneamente, bastando para tal colocar o nome dos arquivos a remover, logo depois do comando.

$ rm [opes] arquivo1 [arquivo2 diretrio...] Opes: -f no solicita confirmao -i modo interativo: solicita confirmao para cada remoo -r ou R modo recursivo, apaga toda uma rvore de diretrios. Cuidado ao usar este parmetro, principalmente junto com f.
$ rm teste.txt teste2.txt teste23.txt remove, do diretrio onde o usurio se encontra, os arquivos especificados. $ rm ri /tmp remove o diretrio /tmp, removendo arquivos e sub-diretrios contidos nele (parmetro r), e pedindo a confirmao para cada remoo (parmetro i). $ rm f teste.txt remove, sem perguntar, o arquivo teste.txt, no diretrio local.

Comandos de Manipulao de Arquivos, Diretrios e Links


ln cria um link para outro arquivo. Por padro, o link um link direto ou hard link. importante relembrar que no possvel criar hard links para diretrios, e tambm impossvel criar links diretos entre sistemas de arquivos. ln [opes] origem [destino] Opes: -f fora a criao do link, sobrescrevendo o outro arquivo (se for possvel). -s cria um link simblico. $ ln s ~/arquivo.txt /tmp/arquivoX cria o link simblico arquivoX em /tmp, apontando para o arquivo ~/arquivo.txt ( o sinal de til indica o diretrio home do aluno). Desta forma, possvel acessar este diretrio por qualquer um dos caminhos. $ ln s /home/maria/Documentos ls cria o link simblico no diretrio onde o usurio se encontra, apontando para /home/maria/Documentos.
Link Simblico (symlink) atalho ou conexes lgicas para um arquivo. Aponta para um nome de arquivo, incluindo seu caminho.

Link Direto (hard link) diferentes nomes para um mesmo arquivo, ou seja, uma poro de dados pode ter vrios nomes apontando para ela. Qualquer modificao em um deles refletida em todos os outros.

Comandos Avanados
$ ps lista os processos do tty atual.

$ ps x lista todos os processos da mquina


$ ps u inclui o autor do processo. $ ps -aux inclui os processos ocultos.

$ top lista os processos, mas os atualiza regularmente.


Opes: -d - atualiza o top aps um determinado perodo de tempo (em segundos). Para isso, informe a quantidade de segundos aps a letra d. Por exemplo: top -d 3; -c - exibe a linha de comando ao invs do nome do processo; -i - faz o top ignorar processos em estado zumbi; -s - executa o top em modo seguro.

Exerccios
1.Complete os espaos em branco com as respostas corretas:
a)O parmetro _____ do comando ln serve para criar links simblicos. b)O comando _____ serve para limpar o terminal. c)Para visualizar um arquivo na tela, possvel usar o comando ____ ou _____. d)O comando rm utiliza os parmetros ____ e _______ para apagar um rvore de diretrios, sem pedir confirmao. 2. Qual destas afirmaes falsa? a)man man um comando vlido. b)Existem alguns comandos que no possuem pginas de manual. c)Um tpico em particular pode ser tratado em mais de uma seo de pgina de manual. d)As pginas de manual documentam apenas comandos. 3. Qual a diferena do comando ps aux e o comando top? 4. Exerccios com os comandos rm, cp, mkdir, cd, ls e ln. 1)Crie um diretrio chamado ~/temp e crie os diretrios A, B, C e D dentro do diretrio ~/temp. (lembre-se de que o caractere til representa o diretrio do usurio. Exemplo:/home/maria). 2)Crie a estrutura de diretrios A/X/Y/Z dentro do diretrio ~/temp. 3)Remova os diretrios B, C, e D de dentro do diretrio ~/temp, verificando onde voc se encontra. 4)Crie um link simblico para o diretrio /proc/sysqnet/ipv4 dentro do diretrio ~/temp com o nome de net. 5)Copie o contedo do diretrio /bin para o diretrio X, criado anteriormente. 6)Liste o contedo do diretrio ~/temp no formato longo. 7)Remova o diretrio Z (somente ele). Navegue pela rvore e confira se est tudo certo. 8)Remova o diretrio A. 9)Remova todo o contedo restante do diretrio ~/temp de forma interativa.

Exerccios
5. Exerccios com os comandos ln, pwd, tree, mv, cat, more e less. 1)Crie um link simblico do comando ls que est no diretrio /bin para dentro do diretrio ~/temp (se no existir, crie o diretrio temp). 2)Crie os diretrios A, B, C e D e os arquivos arq1, arq2 e arq3 dentro do diretrio ~/temp. Utilize o comando cat para a criao dos arquivos, preenchendo cada arquivo seguindo o exemplo: $ cat > arq1 Este o arquivo 1 ^D 3)V para o diretrio ~/temp e liste o contedo dos diretrios criados no formato longo, inclusive arquivos ocultos. Em seguida, dirija-se ao diretrio C e mova os arquivos arq1, arq2, e arq3 para o diretrio atual. 4)Verifique em que diretrio voc se encontra, e mostre o contedo dos arquivos na tela. 5)Volte para ~/temp e mova os arquivos arq1, arq2 e arq3 respectivamente para os diretrios A, B e D. 6)Ainda em ~/temp, mova os diretrios de forma que A seja pai de B, B de C e C de D. 7)V ao diretrio ~/temp e visualize a estrutura formada, em forma de rvore. 8)Dirija-se ao diretrio B e visualize o arquivo arq2 com os comandos more e less. 9)Crie um link simblico do arquivo arq3 em ~/temp. 10)Remova o diretrio temp de modo interativo, pedindo confirmao para cada remoo. 11)Estando em seu diretrio home, liste o contedo do diretrio atual (use os comandos: dir, vdir e ls). 12)Limpe a tela atual, e em seguida, mude para o diretrio /etc e liste o seu contedo. 13)Liste o contedo do diretrio em que voc estava anteriormente sem sair do diretrio /etc. 14)Retorne ao seu diretrio de trabalho ou home (cd - ), e verifique se voc se encontra realmente em seu diretrio de trabalho. 15)Utilizando os comandos help, info e man, procure saber as opes de todos os comandos que voc executou at agora. 16)Utilize o comando file para verificar o tipo dos arquivos /bin/ls, /etc/passwd e /etc/pam.d. Qual o tipo de cada arquivo?

Exerccios
17) Crie a seguinte estrutura de pastas no seu diretrio home: Diretrio do usurio -Casa - cozinha - armrio - fogo - geladeira - frutas - mesa - quarto - cama - guarda-roupa - sala - poltrona - sof 18) Copie o arquivo /etc/bashrc para o diretrio Casa. 19) Copie o arquivo /etc/crontab para o diretrio sala. 20) Sem sair do seu diretrio home, cpie o arquivo passwd do diretrio /etc para o diretrio geladeira, alterando o nome da cpia para ArquivoSenhas. 21) Ainda sem sair do seu diretrio home, troque o nome do arquivo bashrc do diretrio Casa para que este passe a se chamar config. 22) Remova recursivamente a estrutura de diretrios e os arquivos criados.

Conceito de Permisso
O sistema de arquivos do Linux possibilita que sejam atribudos direitos de acesso diferenciados para os usurios do sistema. A cada arquivo ou diretrio do sistema associado um proprietrio, um grupo e seus respectivos direitos de acesso, ou permisses.

Cada arquivo ou diretrio possui trs nveis de permisso: usurio dono: (owner), o proprietrio do arquivo/diretrio grupo dono: o grupo proprietrio do arquivo/diretrio. Pode conter um ou vrios usurios. outros: aplica-se a qualquer outro usurio, que no se encaixa nos nveis anteriores. E para cada nvel de permisso, existem trs tipos de permisso: Leitura (r): permisso para visualizar o contedo do arquivo, (read) Escrita (w): permisso para alterar o contedo do arquivo, (write) Execuo (x): permisso para executar o arquivo, (execution)

Conceito de Permisso
Para visualizar as permisses de um arquivo, pode-se utilizar o comando ls l, que listar os arquivos do diretrio atual com uma srie de informaes, incluindo colunas com as permisses, nome do usurio e do grupo donos do arquivo.

-rw-r--r-- 1 aluno grupo01 36720 jul 22 14:25 documento.txt


grupo usurio links tamanho

outros
grupo usurio Atributos de tipo

Principais Comandos Curinga - ? Representa um caractere, uma nica vez. Ex: ls teste.??? -* Representa qualquer caractere, qualquer nmero de vezes. Ex1: ls *.txt Ex2: a*.txt Ex3: ls arquivo.* - [] Especifica uma determinada faixa de caracteres. O caractere ^ pode ser utilizado para representar negao. Ex1: ls *[0-9].txt Ex2: ls [A-Z]*.txt Ex3: ls [^a-z]*.txt - {} Especifica um determinado conjunto de palavras/caracteres. Ex1: *.{txt,TXT,doc,DOC}

Modo Octal e Modo Textual Textual: utilizam-se os caracteres u para representar usurio dono do arquivo, g
para grupo dono do arquivo e o para outros, com sinal de mais (+) para adicionar a permisso e menos (-) para remover. $ chmod u+rw,g+w,o-rwx arquivo2.txt Adiciona leitura e escrita para o dono, adiciona escrita para o grupo e remove todas as outras permisses para outros usurios, em arquivo2.txt $ chmod ugo=r arquivo3.txt

Octal: as permisses so representadas por nmeros na base octal, onde leitura


representado pelo valor 4, a escrita por 2 e execuo por 1. Somando-se os valores obtm-se a permisso desejada para cada nvel.

$ chmod 640 arquivo.txt Configura a permisso de arquivo.txt como sendo 640: 6= leitura (4) + escrita (2) para usurio dono, 4= leitura para o grupo e 0 (nenhuma permisso) para outros.
O usurio root possui permisses ilimitadas, ou seja, ele poder visualizar ou modificar qualquer permisso de qualquer usurio, em qualquer diretrio.

Modificando Proprietrios e Grupos


Chmod permite que se alterem as permisses e propriedades de um ou mais
arquivos. importante que o usurio deve ter permisses para fazer as alteraes. Opes: -R permite que se altere recursivamente as permisses de arquivos e diretrios. --reference=rarquivo - permite que o arquivo seja modificado tomando como referncia as permisses de rarquivo. Notaes utilizadas pelo chmod:

Nvel de Permisso u g Usurio ou dono do arquivo Grupo do arquivo

o
a

Outros usurios que no so donos e no esto cadastrados no grupo


Afeta todos os anteriores (u, g, o)

Modificando Proprietrios e Grupos


Tipo de Permisso Notao Textual r Concede ou remove permisso de leitura

w
x a

Concede ou remove permisso de escrita


Concede ou remove permisso de execuo Concede ou remove todas as permisses anteriores (all)

Exemplos: $ chmod 753 test / -R $ ls l /bin/ls $ ls Rl test/ $ chmod test/ --reference=/bin/ls R

pega as permisses de /bin/ls e passa para o /test

Modificando Proprietrios e Grupos


Tipo de Permisso Notao Octal
4 Indica permisso de leitura 2 Indica permisso de escrita

1 Indica permisso de execuo


7 Indica todas as permisses 0 Indica sem permisso Operadores + Concede permisso(es) especificada(s) Remove permisso(es)

Atribui somente esta(s) permisso(es) ao arquivo, removendo a(s) que no se encontra(m) explcita(s)

Exemplos: $ chmod u+rw, g+x documento.txt $ chmod 610 documento.txt $ chmod +x documento.txt $ chmod reference=documento.txt documento2.txt aplica as mesmas permisses de documento.txt para documento2.txt $ chmod R ug=rw, o=r testes/ concede permisso de leitura e gravao ao dono e ao grupo, e permisso de leitura a outros, para o diretrio testes e todos os arquivos ou sub-diretrios contidos dentro dele.

Modificando Proprietrios e Grupos


Chown - Permite a alterao do dono e do grupo relacionado ao arquivo, ou arquivos, selecionados. Somente o usurio pode alterar o grupo caso ele pertena tanto ao grupo de origem como ao grupo de destino. Opes: $ chown [novo_proprietrio] [:novo_grupo] arquivo/diretrio -R Permite que se altere recursivamente o proprietrio e o grupo do(s) arquivos(s). --reference=arquivo2 O arquivo usar o grupo configurado para arquivo2.

Exemplos: $ chown :grupo02 documento.txt $ ls la documento.txt -rwxrwxr-- 1 maria grupo02 19127 2011-07-15 18:10 documento.txt $ chown aluno2:grupo02 documento.txt $ chown R :grupo2 alunos/

Por padro, quando um usurio criado, criado um grupo com o mesmo nome de usurio. possvel visualizar estas informaes com o comando id.

Modificando Proprietrios e Grupos


Chgrp Altera apenas o grupo para o(s) arquivo(s) indicados. O grupo deve ser vlido, e o usurio deve ter permisses para executar isto. Pode-se tambm mudar grupos de diretrios. O comando chown somente com o parmetro :grupo (sem modificar o usurio dono, somente o grupo) equivalente ao comando chgrp. Opces: -R Permite que se altere recursivamente a propriedade de grupo de diretrios e de seus contedos. --reference=arquivo2 Permite que o comando use o grupo configurado para arquivo2 para configurar outros grupos. -c Descreve detalhadamente a ao para cada arquivo cuja propriedade de grupo est sendo alterada. -f Fora a mudana de grupo, sem relatrio de erros.

$ chgrp coisas texto1 texto2 Imagens/ Modifica o grupo associado aos arquivos texto1, texto2 e ao diretrio Imagens, associando-os ao grupo coisas. $ chgrp R empregados comercial/ Modifica o grupo associado ao diretrio comercial, associando-o ao grupo empregados, e modifica recursivamente todos os arquivos e subdiretrios contidos no diretrio comercial para o grupo empregados.

Exerccios
1)O que significa o modo 754 para um arquivo qualquer? a) Dono pode ler, gravar e executar; membros do grupo podem ler; outros usurios podem ler e executar. b)Dono pode ler e executar; membros do grupo podem ler e executar; outros usurios podem ler. c) Dono pode ler, gravar e executar, membros do grupo podem ler e executar; outros usurios podem ler e gravar. d)Dono pode ler, gravar e executar, membros do grupo podem ler e executar; outros usurios podem ler.
2) O comando utilizado para fazer alteraes relativas ao dono e grupos relacionados a um ou mais arquivos : a) chmod c) chgrp b)chown d) umask 3) O comando ________ define a permisso padro para arquivos novos, criados pelo usurio: a) chmod c) umask b)chown d) chgrp 4) Marque a alternativa correta: a) Um diretrio com permisses 710 permite que outros listem seu contedo, mas no acessem os arquivos. b)Sem modificar as outras permisses, o comando chmod 400 inclui o direito de leitura para o usurio domo do arquivo. c) O conjunto rwsr-xr-x descreve as permisses de um arquivo executvel, que ser executado com o UID do usurio dono do arquivo. d)A permisso 774 resulta em rwxrwxx.

Exerccios
5) Relacione as colunas corretamente: 1- Permisso o+r-x 2- Permisso 710 em diretrio 3- chgrp 4- chown r 5- 641 6- Permisso x para diretrio 7- Usurio, grupo e eoutros

( ( ( ( ( ( (

) Muda o grupo do arquivo/diretrio ) Nveis de permisso do Linux ) Permisso de acesso (no s listagem) ) rw para o dono, r para o grupo, x para outros ) Permite o acesso, mas no permite a listagem ) Altera o dono/grupo de modo recursivo ) Concede leitura e tira execuo para outros

6) Siga os comandos abaixo, anotando os resultados ou respondendo as perguntas. a) crie o diretrio ~/testes e dentro dele, crie os arquivos arq1 e arq2, com quaisquer contedos. b) Altere as permisses do arquivo arq1 para que o dono do arquivo tenha qualquer tipo de permisso, o grupo s tenha acesso de leitura e os outros usurios s possam ler o arquivo. c) Altere as permisses do arquivo arq2 para que somente o usurio dono do arquivo tenha todas as permisses. Em seguida, copie arq2 para o diretrio /tmp, acesse o sistema como outro usurio e tente acessar o arquivo. O que acontece? d) Adicione agora a permisso do arq2 para que qualquer outro usurio diferente do dono do arquivo e do grupo dono do arquivo possuam permisso de leitura. Em seguida, acesse o sistema como outro usurio. O que acontece? e) Remova o diretrio testes e todo o seu contedo.

Exerccios
7. Siga os comandos abaixo, anotando os resultados ou respondendo as perguntas. a) Copie o arquivo aplay do diretrio /usr/bin para o seu diretrio home. b) Crie um link simblico em /tmp para o arquivo aplay (do seu diretrio home), com o nome de aplaySoftLink. c) Crie um link direto em seu diretrio /home/fai para o arquivo aplay (do seu diretrio home), com o nome de aplayHardLink. d) Liste os arquivos do seu diretrio home e repare as permisses do arquivo copiado anteriormente e dos links que esto apontando para ele. e) Altere as permisses do arquivo aplay do seu diretrio home para u=rwx, g=r e o=r. f) Altere as permisses do link aplaySoftLink, criado anteriomente, para ugo=r. O que acontecedu? g) Remova todos os arquivos e links do diretrio home que foram criados neste exerccio.

Comandos para Localizao de Arquivos


Find Procura por arquivos em um diretrio (recursivamente) com determinadas caractersticas. Opes: -atime +n | -n | n Procura arquivos que foram acessados h menos do que n (-n), mais do que n (+n), ou a exatamente n (n) dias. -ctime +n | -n | n Procura arquivos que foram alterados h menos do que n (-n), mais do que n (+n), ou a exatamente n (n) dias. -exec comando {} \; Executa comando para cada arquivo achado pelo find. -iname padro mesmo que o parmetro name, porm ignora a diferena entre letras maisculas e minsculas. -perm permisso (modo) do arquivo, especificado em octal. -type especifica um tipo de arquivo, podendo ser f para arquivo regular, d para diretrio e l para link simblico. -user usurio faz buscas por documentos os quais o usurio seja o dono.
$ find /home name documento.txt procura na rvore de diretrios, a partir de /home, arquivos com nome de documento.txt $ find . name *.txt procura, partindo do diretrio local em diante (note o ponto), todos os arquivos com extenso .txt $ find /tmp type d iname *[0-9] procura, no diretrio /tmp, por nomes de diretrios (parmetro type d, e iname especificando nomes, no diferenciando maisculas de minsculas), que iniciem por qualquer caractere (asterisco), mas que sejam finalizados por algum dgito. $ find / -name *.rpm type f perm 644 user fai procura, iniciando no diretrio raiz, por nomes de arquivos regulares (-type f) que possuam a extenso .rpm, com permisso 644 e que pertenam ao usurio fai $ find /usr atime -2 exec ls l {} \; procura arquivos, a partir do diretrio /usr, que tenham sido acessados nos ltimos dois dias, e medida em que forem encontrados, lista-os mostrando seus atributos .

Comandos para Localizao de Arquivos


Which Aponta o caminho para determinado comando.
$ which ls mostra onde est localizado o comando ls.

Whereis o mesmo que o comando which, mas pode indicar tambm outras informaes, como por
exemplo onde est a pgina de manual do comando. Opes: -b procura somente por binrios -B altera ou limita os lugares de procura por executveis -f faz a busca em sub-diretrios e faz a listagem, sinalizando o incio de nomes de arquivos. Deve ser usado quando as opes B, -M, ou S forem usadas. -m procura somente por pginas de manual -M altera ou limita os lugares de procura por pginas de manual -s procura somente por fontes -S altera ou limita os lugares de procura por fontes -u procura por informaes faltantes para determinado comando. Deve ser usado em conjunto com outros parmetros $ whereis ls indica o local do executvel e das pginas de manual do comando ls $ cd /usr/bin $ whereis u M /usr/share/man S /usr/src f * encontra todos os arquivos em /usr/bin que no esto documentados em /usr/share/man com fontes em /usr/src $ whereis m echo exibe o local onde esto as pginas de manual para o comando echo $ whereis m u * procura somente pelos arquivos no diretrio atual que no possuam documentao

Comandos para Localizao de Arquivos


Locate procura por arquivos que coincidam com o padro informado. Locate padro_de_busca $ locate passwd procura todos os arquivos e diretrios que possuam a string passwd em seu nome.
$ locate *.conf | less localiza todos os arquivos e diretrios da base de dados que possuam a extenso conf, e joga o resultado na sada padro, direcionando para o paginador less.

Utilitrios para Manipulao de Texto


Grep aplica um filtro entrada padro ou a um arquivo passado na linha de comando, exibindo apenas as linhas que casarem com determinado padro fornecido. Geralmente utilizado com caracteres de redirecionamento e canalizao, tornando-se assim uma ferramenta poderosa de busca. Opes: Grep [opes] expresso <arquivo | diretrio | curinga> -E habilita modo estendido, que suporta expresses regulares -i ignora distino entre maisculas e minsculas -l lista os nomes dos arquivos em vez de linhas individualizadas -n adiciona no incio de cada linha encontrada o nmero da linha no arquivo de entrada -v lista apenas as linhas que no coincidirem com a expresso procurada $ cat /etc/passwd | grep fai faz a busca pela string em /etc/passwd, e exibe todas as linhas que contiverem a string fai na saida padro. $ grep fai < /etc/passwd mesmo efeito do comando anterior, mas escrito de outra forma: o arquivo /etc/passwd direcionado para a entrada do comando grep, que faz a busca e exibe as linhas que coincidirem com a string na sada padro. $ grep fai /etc/passwd mesmo efeito do primeiro comando. $ grep i fai /etc/passwd faz a mesma busca que o comando anterior, apenas ignorando a caixa (no existe distino entre maisculas e minsculas). $ grep v aa lista.txt lista todas as linhas do arquivo lista.txt que no contenham a string aa

Utilitrios para Manipulao de Texto


Head exibe o incio (10 linhas por padro) de um arquivo passado em linha de comando ou do texto enviado entrada padro. Opes: Head [opes] arquivo [arquivo1, arquivo2...] -n define o nmero de linhas a serem exibidas -v imprime o(s) cabealhos(s) com o(s) nome(s) do(s) arquivo(s)
$ head LEIAME.txt exibe na sada padro as 10 primeiras linhas do arquivo LEIAME.txt $ head -25 v estados.txt cidades.txt exibe as 25 primeiras linhas dos arquivos estados.txt e cidades.txt, identificando o incio de cada arquivo com cabealho. $ cat lista.txt | head n 50 lista as primeiras 50 linhas do arquivo lista.txt. Note que a linha de comando anterior equivalente a head n 50 lista.txt $ cat lista.txt | grep i miriam | head n 15 faz a busca por miriam no arquivo lista.txt, e mostra as primeiras 15 linhas do resultado. Note que cada sada de comando respectivamente direcionada para a entrada do outro.

Utilitrios para Manipulao de Texto


Tail exibe o final (10 linhas por padro) de um arquivo passado em linha de comando ou do texto enviado sua entrada padro. Opes: Tail [opes] arquivo [arquivo1, arquivo2...] -c n ao invs de linhas, envia os n ltimos caracteres do arquivo ou string. -f mantm o arquivo aberto, mostrando novas linhas medida que forem adicionadas, assumindo que o arquivo est crescendo. Esta opo ignorada se a entrada for um pipe. -n define o nmero de linhas a serem exibidas em n.

$ tail -25 texto.txt exibe as 25 ltimas linhas do arquivo texto.txt $ tail f /var/log/messages verifica as 10 linhas finais do arquivo /var/log/messages, que contm arquivos genricos de log do sistema. $ tail arquivo.txt | tail n 50 mostra o arquivo arquivo.txt na sada padro, mostrando apenas as 50 ltimas linhas do arquivo.

Utilitrios para Manipulao de Texto


Sort - ordena (enciando para a sada padro) o contedo de um arquivo passado em linha de comando, ou o contedo de sua entrada padro. Opes: -b ignora os espaos em branco e tabulaes. -d classifica em ordem de dicionrio. -f no faz distino entre maisculas e minsculas -r ordem reversa de classificao -t padro usa o caractere definido em padro como separador de campos -u no retorna linhas duplicadas $ sort bd texto.txt ordena o arquivo texto.txt ignorando os espaos e tabulaes e classificando em forma de dicionrio. $ sort f /tmp/teste.txt > /tmp/teste-ordenada.txt ordena o arquivo /tmp/teste.txt, no fazendo distino de maisculas e minsculas, e direciona a sada para o arquivo /tmp/teste-ordenada.txt (se no existir o arquivo, ele criado).

Utilitrios para Manipulao de Texto


Diff exibe a diferena entre dois arquivos. Muito utilizado por programadores. Opes: Diff [opes] arquivo1 arquivo2 --brief no mostra detalhes da diferena; indica apenas que os arquivos diferem entre si. -i no faz distino entre maisculas e minsculas. --paginate passa o resultado para o comando pr, que ir pagin-lo. -r modo recursivo, percorre sub-diretrios e seus arquivos. -u a formatao da diferena est inclusa no resultado.

$ diff texto.txt texto2.txt mostra a diferena entre um arquivo texto.txt e o arquivo texto2.txt $ diff --brief texto.txt texto2.txt indica apenas que os arquivos diferem entre si. $ diff u texto.txt texto2.txt mostra exatamente o local da diferena, includa na formatao do resultado.

Exerccios
1. Descreva o que cada um dos comandos abaixo executa: a) $ cat teste.txt | grep miriam b) $ ls *.txt | head -5 | sort

2. O comando tail utilizado para: a)Enviar para a sada padro as ltimas linhas de um arquivo. b)Recortar colunas ou campos de um arquivo texto. c)Localizar dentro de um arquivo, um conjunto de strings especificado. d)Concatenar a sada de um arquivo a outro. e)Enviar para a sada padro as primeiras linhas de um arquivo.
3. Qual destes comandos utilizado para enviar para a sada padro as primeiras linhas de um arquivo? a)Tail b)Expand c)Head d)Cut e)Locate

4. Assinale o significado do seguinte comando: $ find ~/tmp name *.txt exec ls la {} \; a)Lista o arquivo *.txt do diretrio /tmp b)Busca por todos os arquivos com extenso .txt do diretrio /tmp e os lista no terminal c)Busca por todos os arquivos com extenso .txt do diretrio /tmp e escreve a frase ls la em cada um deles. d)Busca por todos os arquivos com extenso .txt do diretrio /home/fai/tmp e os lista no terminal

Exerccios
5. Em relao ao comando find correto afirmar: a) A opo atime -5 faz a busca por arquivos que foram acessados a exatamente 5 dias b) A opo ctime +3 faz a busca por arquivos que foram acessados a mais do que 3 dias c) A opo exec comando {}\; executa o comando para cada arquivo encontrado d) A opo name indica que a busca deve ser iniciada pela letra n 6. Com relao ao comando grep, incorreto afirmar: a) A opo i do grep considera as letras maisculas e minsculas como sendo iguais b) O comando grep com a opo l lista os nomes dos arquivos em vez de listar as linhas de forma individual c) O grep executa buscas por strings ou expresses regulares contendo caracteres normais misturados com caracteres curinga d) O grep pode executar buscas dentro de um ou mais arquivos e) O comando grep v xx teste.txt lista todas as linhas que contenham a string xx no arquivo teste.txt 7. Utilize o comando find para localizar os seguintes arquivos, e escreva a localizao ao lado: a) menu.lst b) Bashrc c) Fstab d) Konqueror

8. Localize todos os arquivos que so de sua propriedade (usurio fai, ou o usurio que estiver utilizando). 9. Encontre todos os arquivos a partir do diretrio raiz, cujas permisses correspondam a 111 (executvel), e guarde-os em um arquivo chamado executvel_total, em seu diretrio home.

Editor Visual - VI
Insero: ESC
i antes do cursor o linha abaixo A fim da linha

I inicio da linha
O linha acima

Comandos:
k seta cima h seta esquerda ^ - inicio da linha M meio da linha XG vai para linha x r substitui caracter 3b retorna palavra fx avana at caracter x ^d desce meia tela

w avana palavra
b retorna palavra e fim da palavra Fx retorna at caracter x

:! comando shell
u restaura arquivo j seta baixo f seta direita

^f desce uma tela


H topo da tela L fim da tela x deleta caracter

^u sobe meia tela


^d sobe uma tela

$ - fim da linha
3w avana 3 palavras

X deleta caracter anterior


:sh shell U restaura a linha

Pesquisa:
/cadeia frente

Editor Visual - VI
:q quit N repete sentido contrrio

n repete mesmo sentido :set list lista variveis do vi % - desloca o cursor para o parnteses ou chave que casa com a que est sob o cursor
Xyy coloca linha corrente + (x1) linhas no buffer :set all mostra a setagem das variveis S substitui caracter e abre insero J junta linhas Cw substitui word :rewind arquivo anterior

:next prximo arquivo Put pe contedo no buffer :e! edio forada, abandona mudanas
g todas as ocorrncias :x grava e sai :x,y s/velho/novo/g substitui string :wq- grava e sai ?cadeia para trs x,y linha e coluna

P coloca buffer aps linha do cursor : set (no) number com ou sem numerao de linhas :set (no) sm casamento de parenteses e chaves
:set (no) ai com ou sem autoidentao R substitui caracter (contnuo) dd - deleta linha (buffer) c$ - substitui at o final da linha :q! saida forada :w grava arquivo

\ - help

dx deleta x linhas

y,x guarda no buffer x linhas a partir da linha do cursor

Vous aimerez peut-être aussi