Vous êtes sur la page 1sur 16

1

EXECUO PENAL

1.1

FINALIDADE DA EXECUO A Lei de Execues Penais traz em seu art. 1 duas ordens de finalidade. A primeira delas a correta efetivao dos mandamentos existentes na sentena ou outra

deciso criminal, destinados a reprimir e prevenir os delitos. A segunda a de proporcionar condies para a harmnica integrao social do condenado e do internado, instrumentalizada por meio da oferta de meios pelos quais os apenados e os submetidos s medidas de segurana possam participar construtivamente da comunho social .
1

Prolatada a sentena condenatria ou deferida a execuo provisria da pena dar-se- incio execuo penal, de acordo com o disposto na Lei 7210/84.
A jurisdio penal dos Juzes ou Tribunais da Justia ordinria, em todo o Territrio Nacional, ser exercida, no processo de execuo, em conformidade com a Lei 7.210/84 e do Cdigo de Processo Penal, aplicando-se as referidas leis tambm ao preso provisrio e ao condenado pela Justia Eleitoral ou Militar, quando recolhido a estabelecimento sujeito jurisdio ordinria. Ao condenado e ao internado sero assegurados todos os direitos no atingidos pela sentena ou pela lei. vedada qualquer distino de natureza racial, social, religiosa ou poltica.

1.2

DOS RGOS DA EXECUO PENAL Art. 61. So rgos da execuo penal:

I - o Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria; II - o Juzo da Execuo; III - o Ministrio Pblico; IV - o Conselho Penitencirio; V - os Departamentos Penitencirios; VI - o Patronato; VII - o Conselho da Comunidade.

1.3

DO JUZO DA EXECUO Art. 65. A execuo penal competir ao Juiz indicado na lei local de organizao judiciria e, na sua ausncia, ao da sentena.2

Art. 66. Compete ao Juiz da execuo: I - aplicar aos casos julgados lei posterior que de qualquer modo favorecer o condenado; II - declarar extinta a punibilidade; III - decidir sobre: a) soma ou unificao de penas; b) progresso ou regresso nos regimes; c) detrao e remio da pena; d) suspenso condicional da pena; e) livramento condicional; f) incidentes da execuo. IV - autorizar sadas temporrias; V - determinar: a) a forma de cumprimento da pena restritiva de direitos e fiscalizar sua execuo;

Caso o preso esteja implantado no sistema carcerrio, o mesmo estar submetido jurisdio da Vara de Execues Penais correspondente. Caso o mesmo encontre-se cumprindo pena em Cadeia Pblica local (no implantado) o mesmo se submeter jurisdio do juzo que prolatou a sentena ou do local em que se encontrar preso.

b) a converso da pena restritiva de direitos e de multa em privativa de liberdade;c) a converso da pena privativa de liberdade em restritiva de direitos;d) a aplicao da medida de segurana, bem como a substituio da pena por medida de segurana; e) a revogao da medida de segurana;f) a desinternao e o restabelecimento da situao anterior; g) o cumprimento de pena ou medida de segurana em outra comarca; h) a remoo do condenado na hiptese prevista no 1, do artigo 86, desta Lei. VI - zelar pelo correto cumprimento da pena e da medida de segurana; VII - inspecionar, mensalmente, os estabelecimentos penais, tomando providncias para o adequado funcionamento e promovendo, quando for o caso, a apurao de responsabilidade;

VIII - interditar, no todo ou em parte, estabelecimento penal que estiver funcionando em condies inadequadas ou com infringncia aos dispositivos desta Lei; IX - compor e instalar o Conselho da Comunidade. X emitir anualmente atestado de pena a cumprir.

1.4

DO MINISTRIO PBLICO

Art. 67. O Ministrio Pblico fiscalizar a execuo da pena e da medida de segurana, oficiando no processo executivo e nos incidentes da execuo. Art. 68. Incumbe, ainda, ao Ministrio Pblico: I - fiscalizar a regularidade formal das guias de recolhimento e de internamento; II - requerer: a) todas as providncias necessrias ao desenvolvimento do processo executivo; b) a instaurao dos incidentes de excesso ou desvio de execuo; c) a aplicao de medida de segurana, bem como a substituio da pena por medida de segurana; d) a revogao da medida de segurana; e) a converso de penas, a progresso ou regresso nos regimes e a revogao da suspenso condicional da pena e do livramento condicional; f) a internao, a desinternao e o restabelecimento da situao anterior. III - interpor recursos de decises proferidas pela autoridade judiciria, durante a execuo. Pargrafo nico. O rgo do Ministrio Pblico visitar mensalmente os estabelecimentos penais, registrando a sua presena em livro prprio.

1.5

DOS ESTABELECIMENTOS PENAIS Art. 82. Os estabelecimentos penais destinam-se ao condenado, ao submetido medida de segurana, ao preso provisrio e ao egresso. Art. 102. A cadeia pblica destina-se ao recolhimento de presos provisrios. Art. 103. Cada comarca ter, pelo menos 1 (uma) cadeia pblica a fim de resguardar o interesse da Administrao da Justia Criminal e a permanncia do preso em

local prximo ao seu meio social e familiar. Art. 105. Transitando em julgado a sentena que aplicar pena privativa de liberdade, se o ru estiver ou vier a ser preso, o Juiz ordenar a expedio de guia de recolhimento para a execuo. A guia de recolhimento conter o nome do condenado, qualificao, inteiro teor da denncia e da sentena condenatria, bem como certido do trnsito em julgado, informao sobre antecedentes, grau de instruo do apenado, a data do trmino da pena e outras peas do processo reputadas indispensveis ao adequado tratamento penitencirio.

1.6

DOS DEVERES DO APENADO Art. 44. A disciplina consiste na colaborao com a ordem, na obedincia s determinaes das autoridades e seus agentes e no desempenho do trabalho. Pargrafo

nico. Esto sujeitos disciplina o condenado pena privativa de liberdade ou restritiva de direitos e o preso provisrio. Art. 45. No haver falta nem sano disciplinar sem expressa e anterior previso legal ou regulamentar.

1.7

DAS FALTAS DISCIPLINARES Art. 49. As faltas disciplinares classificam-se em leves, mdias e graves. A legislao local especificar as leves e mdias, bem assim as respectivas sanes.

Pargrafo nico. Pune-se a tentativa com a sano correspondente falta consumada. Art. 50. Comete falta grave o condenado pena privativa de liberdade que: I - incitar ou participar de movimento para subverter a ordem ou a disciplina; II - fugir; III - possuir, indevidamente, instrumento capaz de ofender a integridade fsica de outrem; IV - provocar acidente de trabalho; V - descumprir, no regime aberto, as condies impostas; VI - inobservar os deveres previstos nos incisos II e V, do artigo 39, desta Lei. VII tiver em sua posse, utilizar ou fornecer aparelho telefnico, de rdio ou similar, que permita a comunicao com outros presos ou com o ambiente externo. nico. O disposto neste artigo aplica-se, no que couber, ao preso provisrio Pargrafo

Cometida falta disciplinar de natureza grave, o tempo de pena cumprido para fins de benefcio da progresso computado antes de sua prtica desconsiderado (zerado). Ou seja, reinicia-se o novo cmputo do lapso temporal de 1/6 sobre a pena remanescente. Lembrando que, no caso do livramento condicional tal entendimento no prevalece, uma vez que, o cmputo no se interrompe (conforme jurisprudncia majoritria).
Art. 51. Comete falta grave o condenado pena restritiva de direitos que: I - descumprir, injustificadamente, a restrio imposta; I - retardar, injustificadamente, o cumprimento da obrigao imposta;

III - inobservar os deveres previstos nos incisos II e V, do artigo 39, desta Lei. Art. 52. A prtica de fato previsto como crime doloso constitui falta grave e, quando ocasione subverso da ordem ou disciplina internas, sujeita o preso provisrio, ou condenado, sem prejuzo da sano penal, ao regime disciplinar diferenciado, com as seguintes caractersticas: I - durao mxima de trezentos e sessenta dias, sem prejuzo de repetio da sano por nova falta grave de mesma espcie, at o limite de um sexto da pena aplicada; II - recolhimento em cela individual; III - visitas semanais de duas pessoas, sem contar as crianas, com durao de duas horas; IV - o preso ter direito sada da cela por 2 horas dirias para banho de sol. 1 O regime disciplinar diferenciado tambm poder abrigar presos provisrios ou condenados, nacionais ou estrangeiros, que apresentem alto risco para a ordem e a segurana do estabelecimento penal ou da sociedade. 2 Estar igualmente sujeito ao regime disciplinar diferenciado o preso provisrio ou o condenado sob o qual recaiam fundadas suspeitas de envolvimento ou participao, a qualquer ttulo, em organizaes criminosas, quadrilha ou bando.
o o

1.8

DAS SANES E DAS RECOMPENSAS Art. 53. Constituem sanes disciplinares:

I - advertncia verbal; II - repreenso; III - suspenso ou restrio de direitos (artigo 41, pargrafo nico); IV - isolamento na prpria cela, ou em local adequado, nos estabelecimentos que possuam alojamento coletivo, observado o disposto no artigo 88 desta Lei. V - incluso no regime disciplinar diferenciado. Art. 54. As sanes dos incisos I a IV do art. 53 sero aplicadas por ato motivado do diretor do estabelecimento e a do inciso V, por prvio e fundamentado despacho do juiz competente. 1 A autorizao para a incluso do preso em regime disciplinar depender de requerimento circunstanciado elaborado pelo diretor do estabelecimento ou outra autoridade administrativa. 2 A deciso judicial sobre incluso de preso em regime disciplinar ser precedida de manifestao do Ministrio Pblico e da defesa e prolatada no prazo mximo de quinze dias.
o o

1.9

DA APLICAO DAS SANES Ar. 57. Pargrafo nico. Nas faltas graves, aplicam-se as sanes previstas nos incisos III a V do art. 53 desta Lei. Art. 59. Praticada a falta disciplinar, dever ser instaurado o procedimento para sua apurao, conforme regulamento, assegurado o direito de defesa.

Pargrafo nico. A deciso ser motivada. 1.10 DO TRABALHO INTERNO Art. 31. O condenado pena privativa de liberdade est obrigado ao trabalho na medida de suas aptides e capacidade. Pargrafo nico. Para o preso provisrio, o trabalho no obrigatrio e s poder ser executado no interior do estabelecimento.

Do Trabalho Externo: Art. 42 - Aplica-se ao preso provisrio e ao submetido medida de segurana, no que couber, o disposto nesta Seo.

Da Remio: o desconto de parte da pena mediante trabalho ou estudo. Lembrando que, a proporo de 3 dias de trabalho/estudo para 1 d ia de pena. Sendo que, os dias remidos so considerados como de pena efetivamente cumprida. Art. 126. O condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semi-aberto poder remir, pelo trabalho, parte do tempo de execuo da pena. 1 A contagem do tempo para o fim deste artigo ser feita razo de 1 (um) dia de pena por 3 (trs) de trabalho.

Portanto, 90 dias trabalhados/ estudados correspondem a 30 dias de pena cumprida.


2 O preso impossibilitado de prosseguir no trabalho, por acidente, continuar a beneficiar-se com a remio. 3 A remio ser declarada pelo Juiz da Execuo, ouvido o Ministrio Pblico. Art. 127. O condenado que for punido por falta grave perder o direito ao tempo remido, comeando o novo perodo a partir da data da infrao disciplinar. Art. 128. O tempo remido ser computado para a concesso de livramento condicional e indulto.

1.11

DOS REGIMES Art. 110. O Juiz, na sentena, estabelecer o regime no qual o condenado iniciar o cumprimento da pena privativa de liberdade, observado o disposto no artigo 33 e

seus pargrafos do Cdigo Penal. Art. 111. Quando houver condenao por mais de um crime, no mesmo processo ou em processos distintos, a determinao do regime de cumprimento ser feita pelo resultado da soma ou unificao das penas, observada, quando for o caso, a detrao ou remio. Pargrafo nico. Sobrevindo condenao no curso da execuo, somar-se- a pena ao restante da que est sendo cumprida, para determinao do regime.

1.12

DA PROGRESSO DE REGIME Art. 112. A pena privativa de liberdade ser executada em forma progressiva com a transferncia para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando o

preso tiver cumprido ao menos um sexto da pena no regime anterior e ostentar bom comportamento carcerrio, comprovado pelo diretor do estabelecimento, respeitadas as normas que vedam a progresso. 1 A deciso ser sempre motivada e precedida de manifestao do Ministrio Pblico e do defensor. 2 Idntico procedimento ser adotado na concesso de livramento condicional, indulto e comutao de penas, respeitados os prazos previstos nas normas vigentes.
o o

Progresso de regime prisional feita de maneira progressiva, ou seja:


Art. 118. A execuo ficar sujeita forma da pena privativa de liberdade

regime fechado, semi-aberto e aberto. vedada a progresso por saltos (fechado para o aberto). O prazo para progresso de regime prisional difere se for crime hediondo ou comum.

regressiva, com a transferncia rigorosos, quando o

para qualquer dos regimes mais condenado: I - praticar fato definido como

crime doloso ou falta grave;

II - sofrer condenao, por crime anterior, cuja pena, somada ao restante da pena em execuo, torne incabvel o regime (artigo 111). 2 Nas hipteses do inciso I e do pargrafo anterior, dever ser ouvido previamente o condenado.

Ocorrida a regresso de regime prisional, reinicia-se a nova contagem do lapso temporal de 1/6 sobre a pena remanescente para a obteno de uma nova progresso de regime.
1.13 DO LIVRAMENTO CONDICIONAL

Art. 131. O livramento c

OBSERVAO IMPORTANTE:

10

ondicional poder ser concedido pelo Juiz da execuo, presentes os requisitos do artigo 83, incisos e pargrafo nico, do Cdigo Penal (vide anexo 3), ouvidos o Ministrio Pblico e Conselho Penitencirio.

- Cumprimento de 1/3 da pena, se primrio. - Cumprimento de da pena, se reincidente. - Cumprimento de 2/3 da pena, se condenado por crime hediondo. - Salientando que, alm do requisito de ordem objetiva necessrio a implementao tambm do requisito de ordem subjetiva.

1.14

DO PROCEDIMENTO JUDICIAL Art. 194. O procedimento correspondente s situaes previstas nesta Lei ser judicial, desenvolvendo-se perante o Juzo da execuo. Art. 195. O procedimento judicial iniciar-se- de ofcio, a requerimento do Ministrio Pblico, do interessado, de quem o represente, de seu cnjuge, parente ou

descendente, mediante proposta do Conselho Penitencirio, ou, ainda, da autoridade administrativa. Art. 197. Das decises proferidas pelo Juiz caber recurso de agravo, sem efeito suspensivo.

1.15

COMUTAO E INDULTO O indulto um ato de clemncia do Poder Pblico em favor de um ru condenado ou de natureza coletiva quando abrange vrios condenados que preenchem os

requisitos exigidos. O indulto individual pode ser total (ou pleno), alcanando todas as sanes impostas ao condenado, ou parcial, com reduo ou substituio da sano, caso em que toma o nome de comutao, segundo esclio de MIRABETE. Sendo a comutao, uma forma de indulto parcial, emanada do poder de clemncia soberana do Estado, cabe aos decretos que os concedem estabelecer as circunstncias nas quais o benefcio ser concedido. Para a concesso do benefcio, devero ser observados somente os requisitos que o decreto exige, pois, como entende MIRABETE , No possvel, (...), que sejam exigidos outros requisitos pela autoridade judiciria, sob pena de se substituir a quem detm os poderes de clemncia, sem dispor de delegao para tanto.
3

11

Dessa forma, indeferir pedido de comutao em razo de prtica de falta disciplinar cometida em data posterior ao perodo delimitado, criar requisito no previsto no aludido decreto. Todos os anos, no ms de dezembro, editado o Decreto Presidencial. Est em vigor, portanto, o Decreto n. 6.706/2008.

1.16

PRECEDNCIA DAS PENAS Segundo Julio Fabbrini Mirabete : Na hiptese de vrias penas impostas em um mesmo ou em processos diversos, deve ser obedecida, em decorrncia do sistema
4

progressivo adotado na execuo, a precedncia das penas mais graves. Assim, recolhido o condenado ao estabelecimento prisional, a ordem das penas que devero ser executadas ser de ordem decrescente da gravidade, juntamente com a elaborao do clculo de liquidao para a retificao dos documentos. Deve-se observar que existindo condenao por crime hediondo ou equiparado a hediondo, a execuo da pena aplicada no processo correspondente p receder as demais penas.

1.17

PRESCRIO Transitada em julgado a sentena para a acusao, comea a correr o prazo (artigo 112, I do CP), que se interrompe apenas pelo incio ou continuao do

cumprimento de pena. Caso o condenado tenha vrias penas a cumprir, em decorrncia de um s ou de vrios processos, a prescrio de cada uma delas corre simultaneamente com as demais enquanto no for preso. Preso o condenado e interrompida a prescrio, ela no corre para nenhuma das penas (art. 116, pargrafo nico, CP). Essa prescrio contada isoladamente para cada uma das penas impostas, correndo simultaneamente e no de acordo com a soma das sanes a serem cumpridas, mesmo porque as regras de prescrio da pretenso executria tm por base a pena aplicada (art. 110 CP) .
5

1.18

VISITAS Dispe o artigo 68 da LEP: Artigo 68 - Incumbe, ainda, ao Ministrio Pblico: (...) Pargrafo nico - O orgo do Ministrio Pblico visitar mensalmente os estabelecimentos penais, registrando a sua presena em livro prprio.

4 5

Idem, p. 318-319. Idem, p. 320-321.

12

Essa incumbncia de possibilitar a fiscalizao das atividades administrativas ligadas Execuo Penal, ou seja, verificar a lei de ordem pblica est sendo cumprida em toda a sua extenso, possibilitando-os aplicar as medidas judiciais e administrativas para sanar as ilegalidades constatadas durante as visitas. (ver anexo III). ANEXOS 1.19 ANEXO I RECOMENDAO N 03/2009 CORREGEDORIA GERAL DO MINISTRIO PBLICO DO PARAN

O Corregedor-Geral do Ministrio Pblico do Estado do Paran, no exerccio das atribuies que lhe so conferidas pelo inc. IV do art. 17 da Lei Federal n 8.625/93, e pelo inc. IV do art. 36 da Lei Complementar Estadual n 85/99 e acolhendo proposio do Promotor de Justia, Dr. Antero Egdio da Silveira no sentido de dar atendimento ao contido no artigo 118, pargrafo 2, da Lei de Execuo Penal Lei 7.210, de 11 de julho de 1984, e considerando que o artigo 118, pargrafo 2, da Lei de Execuo Penal (Lei 7.210/84) dispe sobre a necessidade de prvia oitiva do condenado nas hipteses de regresso do regime prisional quando da prtica de fato definido como crime doloso ou falta grave, bem como, no caso de cumprimento da pena em regime aberto, quando o sentenciado frustrar os fins da execuo ou no pagar, podendo, a multa cumulativamente imposta: considerando que a jurisdicionalizao da execuo da pena estabeleceu o sistema contraditrio tambm na fase de execuo da reprimenda aplicada; considerando que as decises do Egrgio Tribunal de Justia e do Egrgio Superior Tribunal de Justia so unnimes no que se refere nulidade da deciso de regresso do regime prisional sem a prvia oitiva do condenado, nas condies acima estipuladas; considerando a necessidade de realizao de providncias para se tornar efetiva a pena aplicada, nos casos em que o sentenciado esteja frustrando os fins da execuo da pena ou no comparea audincia admonitria designada, RECOMENDA aos Promotores de Justia com atribuies na rea de execues penais: 1. Que se abstenham de requerer a regresso do regime de cumprimento da pena, de forma definitiva, antes da realizao da audincia de justificao, prevista no pargrafo 2 do artigo 118 da Lei de Execuo Penal; 2. Que apresentem, quando o caso exigir, requerimento de regresso cautelar do regime de cumprimento da pena, com a expedio de mandado de priso em desfavor do condenado; 3. Que requeiram, aps o cumprimento da medida cautelar de priso, a imediata designao de audincia de justificao, para verificao da necessidade de regresso definitiva do regime de cumprimento da pena. Curitiba, 04 de setembro de 2009. Edison do Rgo Monteiro Rocha Corregedor-Geral RECOMENDA aos Promotores de Justia com atribuies na rea de execues penais:

13

1. Que, assim que houver o trnsito em julgado da sentena condenatria para a acusao, seja diligenciado para que o Cartrio proceda a imediata comunicao Vara de Execues Penais (VEP) da qual a comarca faz parte, conforme item 1.13.54 do Cdigo de Normas da Corregedoria-Geral da Justia do Paran e anexo VIII do Cdigo de Organizao e Diviso Judicirias (Lei n 14.277/2003); 2. Que, aps o trnsito em julgado da sentena condenatria para a acusao, se o ru estiver ou vier a ser preso, sejam tomadas as providncias visando a extrao da guia de recolhimento ou de internao, instruda com os seguintes documentos: cpia da denncia, da sentena (com certido de trnsito em julgado), a data da terminao da pena e outras peas reputadas indispensveis. Ato seguinte, que seja remetida ao juzo de execues penais competente, tudo conforme os artigos 106 da lei de execuo penal e item 7.4.1 do Cdigo de Normas; 3. Que a guia de recolhimento, conforme item 7.4.1.2, do Cdigo de Normas, tambm seja remetida ao estabelecimento prisional do cumprimento da pena ou autoridade administrativa incumbida da execuo e, se for o caso, ao Conselho Penitencirio, assim como ao estabelecimento de internao, na hiptese de medidas de segurana; 4. Por ocasio das visitas regulares de inspeo s Cadeias Pblicas, o Promotor de Justia dever verificar se os presos que j tm sentena condenatria esto devidamente cadastrados na Vara de Execues Penais e se h guia de recolhimento. No caso de execuo provisria da pena, observar o item 7.5.1 e seguintes do Cdigo de Normas, que tratam do procedimento e dos documentos a serem juntados para a formao da respectiva guia de recolhimento. 5. O Promotor de Justia dever acompanhar a execuo da pena, definitiva ou provisria, enquanto o preso no for removido da Cadeia Pblica, manifestando-se no caso de incidentes na execuo e eventuais benefcios. Curitiba, 14 de outubro de 2009. Edison do Rgo Monteiro Rocha Corregedor-Geral ANEXO III RELATRIO DE VISITAS DE CONTROLE EXTERNO Em atendimento Resoluo 1004, da E. Procuradoria-Geral de Justia, apresentamos, dentro do prazo de 05 dias teis (ex vi art.5.), o relatrio da visita realizada em data de xxxxxx, consignando de forma objetiva os seguintes dados: a) UNIDADE POLICIAL E RESPONSVEL (art.4., IV, a, da Resoluo 1004/2009): b) NMERO DE INQURITOS POLICIAIS EM ANDAMENTO (art.4., IV, b, da Resoluo 1004/2009): c) d) NMERO DE PRESOS E/OU ADOLESCENTES INTERNADOS PROVISORIAMENTE (art.4., IV, c, da Resoluo 1004/2009): e) SITUAO DA GUARDA E DESTINAO DE ARMAS, VALORES, DROGAS, VECULOS E OBJETOS APREENDIDOS (art.3, III, da Resoluo 1004/2009): f) SITUAO DOS REGISTROS DE TRAMITAO DE INQURITOS POLICIAIS E IDENTIFICAO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PARA O ENCERRAMENTO DAS INVESTIGAES (art.3., II, IV, V e XII, da Resoluo 1004/2009):

14

Art. 9 As penas fixadas no art. 6 para os crimes capitulados nos arts. 157, 3, 158, 2, 159, caput e seus 1, 2 e 3, 213, caput e sua combinao com o art. 223, caput e pargrafo nico, 214 e sua combinao com o art. 223, caput e pargrafo nico, todos do Cdigo Penal, so acrescidas de metade, respeitado o limite superior de trinta anos de recluso, estando a vtima em qualquer das hipteses referidas no art. 224 tambm do Cdigo Penal. Art. 10. O art. 35 da Lei n 6.368, de 21 de outubro de 1976, passa a vigorar acrescido de pargrafo nico, com a seguinte redao: (...) Art. 12. Esta lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 13. Revogam-se as disposies em contrrio. Braslia, 25 de julho de 1990; 169 da Independncia e 102 da Repblica. FERNANDO COLLOR Bernardo Cabral Este texto no substitui o publicado no D.O.U. de 26.7.1990

ANEXO VI REINCIDNCIA Art. 63. do Cdigo Penal - Verifica-se a reincidncia quando o agente comete novo crime, depois de transitar em julgado a sentena que, no Pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime anterior. Art. 64. do Cdigo Penal - Para efeito de reincidncia: I - no prevalece a condenao anterior, se entre a data do cumprimento ou extino da pena e a infrao posterior tiver decorrido perodo de tempo superior a 5 (cinco) anos, computado o perodo de prova da suspenso ou do livramento condicional, se no ocorrer revogao; II - no se consideram os crimes militares prprios e polticos.

ANEXO VII - LIVRAMENTO CONDICIONAL Art. 83. do Cdigo Penal - O juiz poder conceder livramento condicional ao condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 (dois) anos, desde que: I - cumprida mais de um tero da pena se o condenado no for reincidente em crime doloso e tiver bons antecedentes; II - cumprida mais da metade se o condenado for reincidente em crime doloso;

15

III - comprovado comportamento satisfatrio durante a execuo da pena, bom desempenho no trabalho que lhe foi atribudo e aptido para prover prpria subsistncia mediante trabalho honesto; IV - tenha reparado, salvo efetiva impossibilidade de faz-lo, o dano causado pela infrao; V - cumprido mais de dois teros da pena, nos casos de condenao por crime hediondo, prtica da tortura, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, e terrorismo, se o apenado no for reincidente especfico em crimes dessa natureza. Pargrafo nico. Para o condenado por crime doloso, cometido com violncia ou grave ameaa pessoa, a concesso do livramento ficar tambm subordinada constatao de condies pessoais que faam presumir que o liberado no voltar a delinqir. Art. 84. do Cdigo Penal - As penas que correspondem a infraes diversas devem somar-se para efeito do livramento.

16

1.20

ANEXO VIII TABELA DOS INCIDENTES NA EXECUO PENAL BENEFCIO REQUISITOS Requisito Subjetivo: bom comportamento carcerrio. Crime Comum: Requisito Objetivo: cumprimento de 1/6 da pena. Crime Hediondo: a) Condenado Primrio Requisito Objetivo: cumprimento de 2/5 da pena. b) Condenado Reincidente Requisito Objetivo: cumprimento de 3/5 da pena. OBSERVAES Crime Hediondo: regime inicial fechado

Progresso de Regime Prisional (art. 112 da Lei 7210/84 e art.2 da Lei 11.464/06)

Livramento Condicional (art.83 e ss. do Cdigo Penal)

1) Requisito Subjetivo: (art. 83 III e IV CP). - comprovado comportamento satisfatrio durante a execuo da pena, bom desempenho no trabalho que lhe foi atribudo e aptido para prover a prpria subsistncia mediante trabalho honesto; - em caso de crime doloso, cometido com violncia ou grave ameaa a pessoa, a concesso do livramento ficar tambm subordinada a constatao de condies pessoais que faam presumir que o liberado no voltar a delinqir. tenha reparado, salvo efetiva impossibilidade de faz-lo, o dano causado pela infrao. 2) Requisito Objetivo: (art. 83 I, II e V CP). - condenado no reincidente em crime doloso e bons antecedentes: cumprimento de mais de 1/3 da pena; - condenado reincidente em crime doloso: cumprimento de mais da metade da pena se condenado for reincidente em crime doloso. - condenado por crime hediondo ou equiparado: cumprimento de mais de 2/3 da pena se o apenado no for reincidente

a) nas que correspondem a infraes diversas devem somar-se para efeito do livramento (art. 84 CP); b) A sentena especificar as condies a que fica subordinado o livramento (art. 85 CP); c) Revogao facultativa (art. 87 CP) e revogao obrigatria (art. 86 CP); d) Revogado o livramento, no poder ser novamente concedido, e, salvo quando a revogao resulta de condenao por outro crime anterior aquele benefcio, no se desconta na pena o tempo em que esteve solto o condenado (art. 88 CP).

17

especifico em crimes dessa natureza.

Regresso de Regime Prisional (art.118 da Lei n. 210/84).

Remio da Pena (art. 126 da n. Lei 7210/84).

Art. 118. A execuo da pena privativa de liberdade ficar sujeita a forma regressiva, com a transferncia para qualquer dos regimes mais rigorosos, quando o condenado: I praticar fato definido como crime doloso ou falta grave; II sofrer condenao, por crime anterior, cuja pena, somada ao restante da pena em execuo, torne incabvel o regime (art. 111 LEP). Requisito: condenado que cumpre pena em regime fechado ou semi-aberto poder remir, pelo trabalho, parte do tempo de execuo da pena. Contagem do tempo: 1 (um) dia de pena por 3 (trs) de trabalho.

O condenado ser transferido do regime aberto se, alm das hipteses referidas nos incisos anteriores, frustrar os fins da execuo ou no pagar, podendo, a multa cumulativamente imposta. (art. 118 1). a) o preso impossibilitado de prosseguir no trabalho, por acidente, continuar a beneficiar-se com a remio. (art. 126 2). b) O condenado que for punido por falta grave perder o direito ao tempo remido, comeando o novo perodo a partir da data da infrao disciplinar.

JURISPRUDNCIA - EXAME CRIMINOLGICO A impetrante alega que, a partir da vigncia da Lei n. 10.792/2003, tornou-se desnecessrio, para fins de concesso do benefcio da progresso de regime, o exame criminolgico, exigindo-se, em seu lugar, apenas o atestado de bom comportamento carcerrio. Porm, a Turma denegou a ordem ao argumento de que o art. 112 da LEP, com a nova redao dada pela referida lei, dispe ser necessrio, para a concesso da progresso de regime, apenas o preenchimento cumulativo dos requisitos objetivo (ter cumprido ao menos um sexto da pena no regime anterior) e subjetivo (ostentar bom comportamento carcerrio, comprovado pelo diretor do estabelecimento), sem tratar da necessidade do exame criminolgico. Contudo, o referido exame pode ser solicitado, quando as peculiaridades da causa assim o recomendarem, atendendo-se ao princpio da individualizao da pena previsto no art. 5, XLVI, da CF/1988, como aconteceu na hiptese, em que se exigiu a realizao da percia sob o fundamento de que o paciente registra prtica de falta disciplinar de natureza grave. HC 122.706-SP, Rel. Min. Laurita Vaz, julgado em 27/4/2009. - FALTA GRAVE EFEITOS

18

A Turma, por maioria, concedeu a ordem de habeas corpus ao entendimento de que o cometimento de falta grave, em tese, no interrompe o prazo para obteno de futuros benefcios do apenado, pois isso foge totalmente ao esprito da execuo penal. HC 123.451-RS, Rel. Min. Nilson Naves, julgado em 17/2/2009.

A Turma denegou a ordem e reiterou o entendimento de que o cometimento de falta grave pelo condenado implica reincio da contagem dos prazos para obter os benefcios da progresso de regime. Precedentes citados: HC 98.880-SP, DJ 5/5/2008; HC 64.847-SP, DJ 29/10/2007, e HC 66.009-PE, DJ 10/9/2007. HC 117.068-SP, Rel. Min. Laurita Vaz, julgado em 27/4/2009.

EXECUO PENAL. RECURSO ESPECIAL. FALTA GRAVE. PERDA DOS DIAS REMIDOS. ART. 127 DA LEP. INTERRUPO DO PRAZO PARA FINS DE CONCESSO DE BENEFCIOS DA EXECUO PENAL. PROGRESSO DE REGIME. I - A perda dos dias remidos tem como pressuposto a declarao da remio. E, esta no absoluta, sendo incabvel cogitar-se de ofensa a direito adquirido ou a coisa julgada na eventual decretao da perda dos dias remidos em decorrncia de falta grave. A quaestio se soluciona com a aplicao direta do disposto no art. 127 da LEP (Precedentes do STJ e do STF). II - O c. Pretrio Excelso sepultou de vez a controvrsia acerca da recepo, pela nova ordem constitucional, do disposto no art. 127 da LEP, assentando em seu Enunciado de Smula Vinculante n. 09: "O disposto no artigo 127 da Lei n 7.210/1984 (Lei de Execuo Penal) foi recebido pela ordem constitucional vigente, e no se lhe aplica o limite temporal previsto no caput do artigo 58". III - Outrossim, em caso de cometimento de falta grave pelo condenado, ser interrompido o cmputo do interstcio exigido para a concesso do benefcio da progresso de regime, qual seja, o cumprimento de pelo menos 1/6 (um sexto) da pena no regime anterior, de acordo com o dispositivo legal vigente na poca dos fatos (Precedentes do STJ e do c. Pretrio Excelso). Recurso provido. (REsp 1068673/SP, Rel. Ministro FELIX FISCHER, QUINTA TURMA, julgado em 18/11/2008, DJe 02/02/2009)

Vous aimerez peut-être aussi