Vous êtes sur la page 1sur 2

MODELO DE PARECER JURDICO EXIGIDO PELO ART.

32 DA LRF

De: Consultor Jurdico do Municpio Para: Gabinete de Prefeito

Senhor Prefeito, Fazemos referncia ao financiamento com recursos do Programa de Modernizao da Administrao Tributaria e da Gesto dos Setores Sociais Bsicos PMAT que o Municpio pretende contratar com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social - BNDES, tendo o Banco do Brasil S.A., como agente financeiro mandatrio do daquela Instituio. Aplicam-se s operaes da espcie as disposies do art.32 da Lei Complementar n 101, de 04.05.2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF), bem como os limites e condies fixados pela Resoluo n 40 e n 43/2001, do Senado Federal, cuja verificao, previa contratao, est a cargo do Ministrio da Fazenda.
Obs.. o texto abaixo descreve uma situao hipottica, devendo ser aproveitado apenas se representar a situao real do municpio.

Atestamos que o financiamento pretendido consta do Plano Plurianual deste municpio, aprovado em.... O Municipio de..... vem cumprindo os limites de endividamento e de mais condies aplicveis previstos nas Resolues do Senado Federal ns 40/2001 e 43/2001, bem como na Lei Complementar 101/2000.

O Municpio atende s condies mencionadas incisos I a VI do 1 do art. 32 da LRF, pelas seguintes razes:
a)

inciso I - a contratao foi autorizada por lei especifica (Lei n. ......., de ..........); inciso II - os recursos provenientes da operao foram includos no oramento ou em credito adicional (Lei ou Decreto n. ......., de ...........); inciso III - caber ao Banco Central verificar a observncia dos limites e condies fixados pela Resoluo n 40 e n 43/2001, do Senado Federal; inciso IV - no se aplica operao, por se tratar de credito interno; inciso V - a operao atende ao disposto no inciso III do art. 167 da Constituio, considerando que o valor da operao, a ser contratada no

b)

c)

d) e)

corrente exerccio no excede o montante das despesas de capital fixadas na lei oramentria anual (Lei n. ......, de ...........), em conformidade com os critrios estabelecidos no 3 do art. 32, da LRF, e art. 5 da Resoluo n 78/98, do Senado Federal;
f)

inciso VI - o Municpio observa as demais restries estabelecidas na LRF, no estando sujeito s proibies de realizar operao de credito previstas no art. 23, 3, inciso III, art. 31, 1, inciso I, art. 33, 3, art. 51, 2; art. 52, 2., e art. 55, 3, tendo em vista que tais dispositivos ou no lhe so aplicveis ou esto sendo cumpridos na forma daquela Lei, conforme demonstrado no Parecer Tcnico.

Dessa forma, entendemos que o financiamento poder ser contratado pelo Municpio. o parecer.

Local e data.

Nome e assinatura do Consultor Jurdico do Municpio

De acordo.

Nome e assinatura do Chefe do Poder Executivo

Vous aimerez peut-être aussi