Vous êtes sur la page 1sur 14

UFF - Instituto de Fsica

Situaes-Problema a partir de Tiras de Humor

Novembro/2003

Equipe: Prof Lucia da Cruz de Almeida Prof Isa Costa Prof Maria Camila Morato Prof Renato Cardoso Santos Adriano Ferreira da Silva Jaqueline Michele da Silva

1 Introduo Exerccios/problemas de Fsica no ensino mdio: Prtica Usual


- Excessivo nmero de exerccios repetitivos;

Diretrizes Atuais
- Desenvolvimento de competncias e habilidades que permitam: a explicitao de concepes, a elaborao de hipteses, busca por soluo e senso crtico; abordagem

- Abordagem quantitativa em detrimento dos Frmulas: sntese da conceitos/aplicao de frmulas; conceitual/um tipo de linguagem;

- Na maioria das vezes, sem aplicabilidade no - Situaes contextualizadas, relacionadas com cotidiano do aluno; o cotidiano do aluno; Aprendizagem: memorizao. predominncia da - Aprendizagem: assimilao ativa (percepo, compreenso, reflexo e aplicao)

Situaes-Problema: So compreendidas como situaes que abrangem, alm dos tradicionais

problemas numricos de Fsica, outras que favoream a explicitao das concepes alternativas dos estudantes, a elaborao e verificao de hipteses e, num estgio final, permitam o aprofundamento dos contedos se configurando como desafios.

Outras Formas de Linguagem e a Linguagem Cientfica

A literatura decorrente das pesquisas educacionais tem revelado a importncia da utilizao das diversas formas de expresso cultural como ponte para que os alunos venham a dominar o discurso racional da Cincia. Dessa forma, tm sido empregados como recursos de ensino diferentes materiais que integram a vivncia do aluno fora do espao escolar. Dentre eles, textos literrios,

letras de msica, filmes de fico cientfica, desenho animado, anncios, jornais e histrias em quadrinhos. Em relao s histrias em quadrinhos, percebe-se que uma das suas particularidades as tiras de humor (THs) - tm sido bastante usadas em livros didticos e alguns concursos de vestibular. Nos livros didticos, na maioria das vezes, elas tm servido apenas de ilustrao para o contedo. Uma outra forma de explorao das THs no ensino de Fsica, que tem tido boa aceitao nos meios acadmicos, a proposta por Francisco Caruso e Luisa Daou. Ao

invs de serem utilizadas THs de reconhecidos autores nacionais e estrangeiros, as tiras so criadas por estudantes do ensino mdio com orientao de professores universitrios, centradas em temas da Fsica.

3. Proposta para a utilizao de THs

As caractersticas das THs de circulao social (jornais, revistas, catlogos e Internet) permite destac-las como um recurso importante para o ensino. Como elas integram a vivncia cotidiana das pessoas, considera-se que podero servir de elo entre os contedos escolares e as experincias dos alunos, estimulando-os ao estudo. Dentre as caractersticas das THs, destaca-se: Familiaridade dos estudantes com o material; Articulam elementos bsicos da comunicao: desenho e linguagem direta; Abrangem mltiplos universos, inclusive o cientfico (Fsica); Linguagem e contexto comuns aos estudantes; Material de fcil acesso aos professores; Vertente ldica.

Em relao Fsica, parte-se do pressuposto que a explorao das THs como elemento central na elaborao de enunciados de situaes-problema em aulas de Fsica do ensino mdio possa resultar em: Desenvolvimento do senso crtico; Domnio da linguagem cientfica; Aplicabilidade dos contedos da Fsica em situaes cotidianas; Compreenso dos modelos cientficos em confronto com outras formas de interpretao do mundo Fsico; Contribuir para a superao de falhas na leitura e na escrita. A anlise de diversas THs de autores nacionais e internacionais, tais como Maurcio de Sousa, Ziraldo, Fernando Gonsales, Quino, A. Silvrio, Bill Watterson, J. Davis, para citar apenas alguns, indicaram que em relao aos contedos da Fsica que abrangem podem ser classificadas como: Dilogos e desenhos apresentam diretamente os enunciados

www.monica.com.br

http://www.publico.pt/calvin_and_hobbes

Dilogos e desenhos apresentam a situao fsica para a elaborao do enunciado;

A anlise da tira pelo leitor (professor) permite a criao do contexto para a situao.

Quino,1993

4 A Construo de Situaes-Problema A explorao das THs no ensino de Fsica tm permitido a construo de enunciados de situaes-problema que permitem: introduo de contedos com explorao das representaes dos estudantes (exemplo 1); apropriao de conhecimentos e habilidades (exemplo 2); o aprofundamento de conhecimentos (exemplos 3 e 4); a correlao dos conceitos fsicos com os contedos disciplinares de outras reas do conhecimento (exemplo 5). Para melhor utilizao das THs, alm dos procedimentos usuais de informtica para digitalizao de imagens e textos decorrente de material impresso, os softwares I_view 32 e photo MG suite facilitam algumas alteraes importantes, tais como: inverso de imagens, omisso/incluso de dilogos, recorte de partes da TH, etc. A seguir, so apresentados alguns exemplos de situaes-problema construdas.

Exemplo 1: Analise a tirinha abaixo:

http://www.publico.pt/calvin_and_hobbes a) Suponha que voc dispe de fios, uma lmpada de 1,5 V e uma pilha. Dentre as opes a seguir, escolha aquela que representa a ligao correta para o funcionamento da lmpada.

a.1 ( )

a.2 ( )

a.3 ( )

b) Solicite ao seu professor a lmpada, os fios e a pilha e faa a ligao de acordo com a sua escolha anterior. Verifique se a lmpada acendeu. Tente outras ligaes at que a lmpada acenda. c) Se voc estivesse no lugar do pai do Calvin, qual seria a sua explicao para o funcionamento da lmpada de filamento?

Exemplo 2: Na tirinha a seguir apresentado um dilogo fisicamente incorreto.

http://www.publico.pt/calvin_and_hobbes

Utilizando seus conhecimentos sobre trocas de calor, crie, nos bales em branco da reproduo da tirinha, um dilogo coerente com a linguagem cientfica.

Exemplo 3 Observe a tirinha abaixo.

Maurcio de Sousa

a) A Mnica afirmou, num certo dia, que era conhecedora de todos os ramos e leis da Fsica. Sabendo desta afirmao e observando a tirinha acima voc concorda com ela? b) Agora chegou a sua vez de mostrar que conhece um pouco dos assuntos da Fsica. b.1) Que grandeza fsica a Mnica parece no conhecer? Justifique. b.2)Supondo que os mdulos da velocidade da bola na incidncia e reflexo na parede sejam iguais, represente vetorialmente, para a situao mostrada na terceira cena, a direo e o sentido da fora resultante na bola, durante o contato com a parede.

Exemplo 4: Tira 1

http://www.publico.pt/calvin_and_hobbes

Tira 2

http://www.publico.pt/calvin_and_hobbes

Tira 3

http://www.publico.pt/calvin_and_hobbes

Analise as cenas das tiras acima e responda os itens a seguir: a) Represente na figura da cena 3, da tira 1, as foras que esto atuando no Calvin. Apresente uma explicao para o questionamento do Calvin na cena 4 da mesma tira.

b) Sabendo que o peso do Calvin de aproximadamente 250 N, qual o volume mnimo do balo de gs para suspend-lo do cho? Considere que o balo est cheio de hlio ( = 1,7 x 10-4 g/cm3). c) Com base na resposta encontrada no item anterior, discuta com seus colegas de grupo sobre a possibilidade de um fato semelhante (um nico balo suspender uma criana) ocorrer no dia-a-dia. Justifique sua resposta. d) Nas cenas da tira 2, quando Calvin decidiu mudar o ponto de fixao da extremidade livre do fio do balo para uma das presilhas de sua cala, seu corpo sofreu um giro. Que grandeza fsica provocou a rotao do corpo de Calvin? e) Na tira 3, Calvin prev a exploso de seu balo, voc concorda com a explicao dele? Justifique.

Exemplo 5:

Enquanto em algumas regies do Brasil ocorrem grandes desperdcios de energia eltrica, milhes de brasileiros no tm acesso a este bem.

Em pleno sculo XXI, mais de 10 milhes de brasileiros ainda no tm energia eltrica em casa. Em regies como Gravat, zona rural a apenas 85 km de Recife, famlias passam noites luz de vela. (...) Geograficamente, o maior desafio levar energia eltrica s regies mais distantes dos grandes centros. A regio Norte a de menor ndice de eletrificao. Entre as reas menos atendidas, destacam-se o Alto do Solimes, no Amazonas, e uma grande faixa do estado do Par que vai da divisa com o Mato Grosso, ao sul, at o Oceano Atlntico. So reas maiores do que o estado de So Paulo ... ( Jornal O Globo, 19/09/2003)
O plano do atual governo prev que em 5 anos todos os brasileiros que no tm energia eltrica em suas residncias sejam atendidos. Porm, especialistas consideram ser evidente a necessidade de melhorar a eficincia nos processos de gerao de energia e de utiliz-la de forma racional, evitando desperdcios.

a) Qual o consumo mdio de energia eltrica em sua residncia nos ltimos doze meses (voc pode encontrar este valor na conta mensal de energia eltrica, procure se informar)? b) Na tabela, a seguir, esto listados alguns aparelhos eltricos utilizados com freqncia nas residncias. Complete as informaes da tabela, de acordo com os dados de sua residncia. Aparelho Eltrico Chuveiro Ferro de passar Lmpadas c) Voc acha que sua famlia est desperdiando energia? Justifique. d) Suponha que voc deixe a lmpada do seu quarto acesa por 6 h diariamente. Considerando que estava desperdiando energia eltrica, decidiu reduzir 10% do tempo de permanncia da lmpada em funcionamento. Ao trmino de 30 dias: d.1) Qual foi a reduo, em kWh, no consumo de energia? d.2) Qual o valor, em Reais, que foi economizado por sua famlia? e) No quadro a seguir est identificada a matriz de gerao de energia eltrica do Brasil. Potncia Eltrica Tempo de uso mensal Consumo de energia mensal

Faa uma pesquisa sobre estas formas de gerao de energia eltrica e seus aspectos positivos e negativos. Apresente os resultados de sua pesquisa num texto de aproximadamente uma pgina.

6 Onde encontrar THs Sites:

- www.mnica.com.br - www.publico.pt/calvin_and_hobbes - www.meninomaluquinho.com.br Jornais:

- O Globo - Folha de So Paulo - Jornal do Brasil - O Dia Catlogos

- Gonsales, F. (2002) Nquel Nausea: com mil demnios. So Paulo: Devir - _________ (2002) Nquel Nusea Botando os Bofes para Fora. So Paulo: Devir - Lavado, J. S. (Quino) (1993) Toda Mafalda. Tradutores Andra Stahel et al. So Paulo: Martins Fontes. - Watterson, B. (1995) Os Dias esto Simplesmente Lotados. Traduo e adaptao: Sueli de Jesus Lopes e Antony R. l. Seadon. So Paulo: Best Expresso Social e Editora Ltda. - Watterson, B. (1996) Felino Selvagem Psicopata Homicida. Traduo: Marcelo de Castro Bastos. So Paulo: Best Expresso Social e Editora Ltda. - Davis, J. Garfield em Ao (vrios volumes). RJ:Salamandra. - Davis, J. Garfield em Peso. Traduo de Laura Rosseti Barreto Ribeiro. SP:CEDIBRA. - Sousa, Maurcio (2003) As Melhores Tiras de Nico Demo. So Paulo:Globo.

Vous aimerez peut-être aussi