Vous êtes sur la page 1sur 3

Os Dois Lados do Ao

Anderson de Oliveira Srgio Gonalves Furlan

Por que tantas construtoras optam ou no pelo uso do ao em suas obras e quais os cuidados indispensveis quando de sua utilizao?
O Setor de Construo Civil o que mais consome ao, tendo sido responsvel, no ano de 2002, pelo consumo de mais de 32% do total do material produzido no Pas. Entretanto, as construes realizadas utilizando-se esse produto so minoria devido falta de tradio entre os usurios e os agentes econmicos. No que tange questo cultural, pode-se verificar a ocorrncia de um grave equvoco quando da anlise do custo da utilizao do ao: a comparao do custo das estruturas metlicas com o custo dos demais tipos de estruturas disponveis no mercado. Isso porque no se leva em considerao na grande maioria dos casos o ganho global que pode ser obtido mediante a combinao do emprego do ao quando o emprego de solues construtivas para os problemas que seu uso apresenta. Atualmente, a grande oferta de perfis, a variedade de produtos e a capacidade tcnica de produo e montagem dos fabricantes esto contribuindo para o aumento do uso do ao. Ocorre, porm, que no segmento de edificaes multipavimentos, tal crescimento ainda restrito, devido ao custo maior e exigncia de disponibilidade de capital imediata. sabido que o custo da estrutura metlica 20% maior do que o da estrutura convencional. Porm, tal desvantagem compensada pelo fato das construes realizadas mediante o uso do ao serem concludas com maior rapidez e preciso, alm de a estrutura apresentar maior esbelteza e vos maiores. Portanto, apesar da obra apresentar um custo total 5% maior com o uso do ao, se levarmos em considerao que sua estrutura ter menor peso resultando em uma economia no dimensionamento das fundaes, alm de menores perdas, custos indiretos mais baixos e maior rapidez, limpeza e exigncia de menor mo-de-obra, possvel concluirmos que o uso desse material poder proporcionar uma maior economia no resultado final da obra. Porm, o alto custo da utilizao do ao, apesar das vantagens que ele apresenta em contrapartida, ainda um fator de peso na hora da escolha do material a ser empregado pelas construtoras. Nesse aspecto, leva-se em considerao a necessidade do uso de equipamentos pesados ou semipesados, como guindastes e gruas, para o seu emprego, o que encarece demasiadamente a construo. Alm
Graduandos do Curso de Engenharia de Produo Civil da Universidade FUMEC, 2004.

disso, h problemas com a impermeabilizao, pois devido maior movimentao da estrutura e interfaces entre elementos, nem todas as empresas so capacitadas para trabalhar com estruturas metlicas. Outro aspecto de relevncia no que diz respeito utilizao do ao a necessidade de um maior acompanhamento e comprometimento do profissional da rea. Os detalhes pertinentes s ligaes devem ser pensados de forma cautelosa, bem como interfaces com vedaes. Ou seja, o profissional, no caso o arquiteto ou engenheiro, deve analisar se a viga metlica ser aparafusada ou soldada, como a mesma vai ser apoiada, como ser a unio entre ela e os outros elementos, alm de inmeros outros detalhes de estudo imprescindvel. Ao contrrio da execuo da estrutura de concreto, que ocorre em diversas etapas e, portanto, permite a realizao de ajustes antes do resultado final, a estrutura metlica entregue nas medidas certas, com tolerncias dimensionais mnimas. Diante disso, o tempo gasto no detalhamento da obra chega a ser trs vezes maior que em outros tipos de projeto, o que permite um maior controle do processo e uma maior responsabilidade para as construtoras, sendo aqui o cometimento de erros muito menos tolervel. Outra questo de relevncia a necessidade de tornar a estrutura rgida; o que pode ser obtido mediante o emprego de contraventamentos. Pode-se, ainda, travar a estrutura metlica projetando um ncleo central de concreto, em geral destinado aos elevadores e escadas. Tambm possvel utilizar as estruturas enrijecidas com cabos (vagonadas). Outro ponto que merece destaque so as interfaces da estrutura de ao com outros subsistemas, tais como de vedao, como alvenaria, painis pr-fabricados e chapas de gesso acartonado. Essas movimentaes precisam ser controladas e amortecidas sem transferir esforos para as vedaes, principalmente nos grandes vos. Alm disso, deve ser estudado com cuidado a estanqueidade e as ligaes visando evitar infiltrao de gua. Outra forma de equacionar as interfaces evitar esses encontros, adotando estruturas independentes para uma fachada envidraada. Para tanto, h solues como o emprego de aranhas metlicas, que criam uma estrutura para o vidro, afastando-o da estrutura principal. J os encontros com alvenaria merecem cuidados em relao a estanqueidade. As ligaes entre os pilares e os ferros-cabelo, que funcionam como esperas metlicas, devem sempre coincidir com as fiadas. Entretanto, j foi realizado um projeto de alvenaria independente da estrutura em que o projetista criou em fechamento com alvenaria de tal maneira que a estrutura principal ficava do lado de fora das paredes. Assim, a alvenaria funcionaria ainda como barreira contra incndio o que retrata uma soluo criativa encontrada por esse profissional. Temos, entretanto, conforme j elucidado, que as estruturas de ao pedem que os demais componentes acompanhem todo o sistema. Assim, enquanto o concreto exige encunhamento para se travar a alvenaria, a estrutura metlica demanda que a alvenaria trabalhe telescopicamente.

Como a estrutura flexvel, recomenda-se que se utilize juntas, folgas, mstiques e elastmeros, pois a rigidez das interfaces pode gerar trincas. Isto posto, a unio com os outros subsistemas tem de seguir a lgica do material, que trabalha com coeficientes altos de dilatao trmica. Alm disso, deve-se observar que as instalaes de ar-condicionado, eltrica e hidrulica, telefonia e automao no devem ser embutidas na alvenaria, devido fragilidade ocasionada pelo corte. Nesse caso, deve-se recorrer a shafts, forros rebaixados, gesso acartonado e pisos elevados. Por fim, merece comentrio o emprego de perfis laminados na construo civil. Antigamente, sua utilizao era bastante restrita o que no motivava sua oferta no mercado. Ocorre, porm, que atualmente tal quadro mudou, havendo uma grande variedade dimensional de perfis no mercado, sendo diversas as suas dimenses, o que facilita e estimula o seu emprego nas construes civis.

Vous aimerez peut-être aussi